You are on page 1of 25

POLTICA

Polticas configuram decises de carter geral que apontam os rumos e as linhas estratgicas de atuao de uma determinada gesto

Conjunto de objetivos que informam determinado programa de ao governamental e condicionam a sua execuo.

POLTICA
OBJETIVOS DAS POLTICAS PBLICAS

Tornar pblicas e expressas as intenes do Governo; Permitir o acesso da populao em geral e dos formadores de opinio, em particular, discusso das propostas de Governo; Orientar o planejamento governamental no detalhamento de programas, projetos e atividades; Funcionar como orientadoras da ao do Governo, reduzindo os efeitos da descontinuidade administrativa e potencializando os recursos disponveis.

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS


CONCEITO Conjunto de diretrizes, prioridades e decises na rea farmacutica, envolvendo diversos aspectos: polticos, regulatrios, tcnicos, gerenciais, entre outros.
A PNM tem como base os princpios e diretrizes do SUS e exigir, para a sua implementao, a definio ou redefinio de planos, programas e atividades especficas nas esferas federal, estadual e municipal.

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS


Um dos elementos fundamentais para a efetiva implementao de aes capazes de promover a melhoria das condies da assistncia sade da populao.

A Lei n. 8.080/90, em seu artigo 6., estabelece como campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) a formulao da poltica de medicamentos (...) de interesse para a sade (...)

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS


FATORES QUE INFLUENCIARAM PARA A CRIAO DE UMA PNM

Extino da CEME em julho de 1997 Desarticulao da Assistncia Farmacutica e a desorganizao dos servios. Problemas de acesso - excluso de grande parcela da populao. Aumento da demanda e envelhecimento populacional Qualidade dos medicamentos/ ocorrncia de muitos casos de falsificao Aumentos de preos dos medicamentos

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS


Portaria n. 3.916, de 30.10.1998 PROPSITOS Garantir a necessria segurana, eficcia e qualidade dos medicamentos Garantir a promoo do uso racional Garantir o acesso da populao queles medicamentos considerados essenciais

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS


DIRETRIZES

Adoo de relao de medicamentos essenciais. Regulamentao sanitria de medicamentos. Reorientao da Assistncia Farmacutica. Promoo do uso racional de medicamentos. Desenvolvimento cientfico e tecnolgico. Promoo da produo de medicamentos. Garantia da segurana, eficcia e qualidade dos medicamentos. Desenvolvimento e capacitao de recursos humanos.

POLTICA NACIONAL DE MEDICAMENTOS


PRIORIDADES
Reviso Permanente da RENAME Reorientao da Assistncia Farmacutica Promoo do Uso Racional de Medicamentos Organizao das Atividades de Vigilncia Sanitria de Medicamentos

PNM - PRIORIDADES
ADOO E REVISO DA RENAME Definio de uma seleo de medicamentos essenciais indispensveis para atender a maioria dos problemas de sade da populao e servir de referncia para:

Direcionamento da produo farmacutica, Desenvolvimento cientfico e tecnolgico Poltica de medicamentos no mbito estadual e municipal. Garantia do acesso Disponibilidade desses produtos aos segmentos da sociedade que deles necessitem, nas quantidades e formas farmacuticas apropriadas.

PNM - PRIORIDADES
REGULAMENTAO SANITRIA DE MEDICAMENTOS

Registro de medicamentos e autorizao para o funcionamento Restries a produtos inadequados ao uso. Regulamentao e decises que envolvam questes de natureza cientfica e tcnica. Obrigatoriedade da adoo da denominao genrica nos editais, propostas, contratos, notas fiscais e exigncias sobre requisitos de qualidade dos produtos. Obrigatoriedade da denominao genrica nas compras e licitaes pblicas de medicamentos, nas embalagens, rtulos, bulas, prospectos, textos e demais materiais de divulgao e informao mdica.

PNM - PRIORIDADES
REGULAMENTAO SANITRIA DE MEDICAMENTOS
Adoo de exigncias para o aviamento de receita mdica ou odontolgica, relativas sua forma e identificao do paciente e do profissional que a prescreve. Descentralizao das aes de VS- transferidas responsabilidade direta de estados e municpios, exceto, Registro de medicamentos e Autorizao do funcionamento de empresas, (papel indelegvel do gestor federal. Garantia da aplicao das normas existentes e a integrao operacional do sistema em todas as esferas.

PNM - PRIORIDADES
REORIENTAO DA ASSISTNCIA FARMACUTICA O modelo de AF dever ser reorientado de modo que no se restrinja AQUISIO e DISTRIBUIO de medicamentos, coordenada e disciplinada pelos trs gestores do Sistema, devendo estar fundamentada: Descentralizao da gesto; Promoo do uso racional dos medicamentos; Otimizao e na eficcia do sistema de distribuio no setor pblico; No desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a reduo nos preos dos produtos, viabilizando, o acesso.

PNM - PRIORIDADES
PROMOO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS Dever ser dado nfase ao processo educativo dos usurios acerca dos riscos da automedicao, interrupo e troca da medicamentos, necessidade da receita mdica na dispensao de medicamentos tarjados. Deve ser desenvolvida atividades dirigidas aos prescritores e dispensadores. Adequao dos currculos dos cursos de formao dos profissionais de sade, com enfoque a adoo de medicamentos genricos. A Farmcia deve ser considerada estabelecimento (comercial) de sade diferenciado, deve estar em conformidade com as definies constantes da Lei n.8.080/90. Dispor da obrigatria presena do profissional responsvel.

PNM - PRIORIDADES
PROMOO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Deve haver estmulo ao acesso do profissional de sade a conhecimentos e treinamentos especficos. Promoo de educao continuada dos profissionais de sade. Regulao da propaganda de medicamentos dentro de preceitos ticos e legais. Promoo de campanhas educativas. Implementao da RENAME. Promoo do uso de medicamentos genricos.

PNM - PRIORIDADES
DESENVOLVIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO

Incentivo a reviso das tecnologias de formulao farmacutica e a dinamizao de pesquisas na rea, com destaque para aquelas estratgicas para a capacitao e o desenvolvimento tecnolgico nacional, incentivo a integrao entre universidades, instituies de pesquisa e empresas do setor produtivo.

Apoio a pesquisas e o desenvolvimento tecnolgico da produo de frmacos, em especial os constantes da RENAME.

PNM - PRIORIDADES
GARANTIA DA SEGURANA, QUALIDADE DOS MEDICAMENTOS

EFICCIA

Cumprimento da regulamentao sanitria, destacando-se as atividades de inspeo e fiscalizao, com as quais feita a verificao regular e sistemtica. A coordenao em mbito nacional ser feita pela Secretaria de Vigilncia Sanitria, e efetivadas pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, no cumprimento dos regulamentos concernentes s Boas Prticas de Fabricao.

PNM - PRIORIDADES
DESENVOLVIMENTO E CAPACITAO DE RH

Formao e a educao continuada - inclusive, a criao de Comisso Permanente de integrao entre os servios de sade e as instituies de ensino profissional e superior, com a finalidade de "propor prioridades, mtodos e estratgias". Adequao dos cursos de formao na rea da sade, sobretudo no tocante qualificao nos campos da farmacologia e teraputica aplicada.

O desenvolvimento e a capacitao constituiro aes sistemticas que permearo todas as medidas, programas e atividades dela

RESPONSABILIDADES NA PNM
GESTOR FEDERAL Promover a reviso permanente da RENAME, Farmacopia Brasileira e Formulrio Teraputico Nacional

Implementar as atividades de controle da qualidade de medicamentos;


Coordenar e monitorar o Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria, atualizando legislao; Promover a capacitao de recursos humanos;

RESPONSABILIDADES NA PNM
GESTOR FEDERAL Acompanhar os preos dos medicamentos;

Promover a disseminao de experincias e de informaes cientficas; Adquirir e distribuir, articuladamente com as outras esferas de governo, os medicamentos essenciais;

Promover pesquisas estratgicas e incentivar a reviso das tecnologias de formulao farmacutica

RESPONSABILIDADES NA PNM
GESTOR ESTADUAL Promover a formulao da Poltica Estadual de Medicamentos; Coordenar o processo de articulao intersetorial no seu mbito, para implementao desta Poltica. Coordenar e executar a Assistncia Farmacutica no mbito do estado; Prestar cooperao tcnica e financeira aos municpios. Apoiar a organizao de consrcios intermunicipais de sade destinados prestao da AF Promover o uso racional de medicamentos junto populao, aos prescritores e aos dispensadores.

RESPONSABILIDADES NA PNM
GESTOR ESTADUAL Definir a relao estadual de medicamentos, com base na RENAME, e em conformidade com o perfil epidemiolgico do estado; Utilizar, prioritariamente, a capacidade instalada dos laboratrios oficiais para o suprimento das necessidades de medicamentos do estado; Investir em RH; Participar da promoo de pesquisas na rea farmacutica, em especial aquelas consideradas estratgicas Assegurar adequada dispensao dos medicamentos, promovendo o Investir em infra-estrutura das centrais farmacuticas, visando garantir a qualidade dos produtos at a sua distribuio.

RESPONSABILIDADES NA PNM
GESTOR MUNICIPAL Coordenar e executar a Assistncia Farmacutica no seu respectivo mbito; Definir a relao municipal de medicamentos essenciais, com base na RENAME, RESME, a partir das necessidades locais, decorrentes do perfil epidemiolgico da populao. Associar-se a outros municpios, por intermdio da organizao de consrcios, tendo em vista a execuo da AF. Promover o uso racional de medicamentos junto populao, aos prescritores e aos dispensadores; Treinar e capacitar os recursos humanos para o cumprimento das responsabilidades do municpio no que se refere a esta Poltica; Assegurar a dispensao adequada dos

RESPONSABILIDADES NA PNM
GESTOR MUNICIPAL Assegurar a dispensao adequada dos medicamentos. Assegurar o suprimento dos medicamentos destinados a ateno bsica sade de sua populao. Adquirir produtos definidos no Plano Municipal de Sade como responsabilidade concorrente do municpio. Utilizar, prioritariamente, a capacidade dos laboratrios oficiais para o suprimento das necessidades de medicamentos do municpio. Investir na infra-estrutura de centrais farmacuticas e das farmcias dos servios de sade, visando assegurar a qualidade dos medicamentos;

DESAFIOS
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

INTEGRALIDADE DAS AES GARANTIA DE FINANCIAMENTO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA UNIFICADO DE INFORMAES INSERO DO PROFISSIONAL FARMACUTICO EM TODOS OS NVEIS DE ATENO DEFINICAO DE MECANISMO DE CONTROLE E AVALIAO PROMOO DO USO RACIONAL FORMAO E CAPACITAO PROFISSIONAL

QUESTO

You might also like