You are on page 1of 12

Como estudar o SIPIA CT

Verso 1.0

ndice 1. 2. 3.
3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5.

Introduo ............................................................................................................ 2 O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ......................................................... 2 Recursos do AVA ................................................................................................... 4
Frum de dvidas e discusses ................................................................................................. 5 Apostila Eletrnica .................................................................................................................... 8 Videoaulas na intenet ............................................................................................................... 9 Videoaulas para celular ........................................................................................................... 10 Atividades propostas .............................................................................................................. 11

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 2

1. Introduo
A capacitao de pessoas pode ocorrer de muitas formas. Quando existe disponibilidade de tempo e facilidade de acesso s salas de aulas, geralmente os programas de capacitao ocorrem presencialmente, onde alunos e professores reunidos em uma sala de aula abordam e discutem os temas do treinamento pessoalmente. Entretanto, comum em grupos de pessoas a incompatibilidade de horrios ou impossibilidade de acesso aos locais onde os treinamentos so oferecidos. A partir disso, surge uma nova forma de propiciar o acesso ao conhecimento, atravs dos chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). neste ambiente, tambm chamado por alguns de sala de aula virtual, que o nosso treinamento ocorrer. Nele estaro disponveis vrios recursos de modo que voc conhea e aprenda a manusear o sistema SIPIA CT. O objetivo desse treinamento a distncia capacit-lo no que diz respeito s funcionalidades do sistema, de modo que voc possa utiliz-lo no dia-a-dia, tendo-o como ferramenta para melhorar ainda mais o bom trabalho que voc j desempenha. Neste formato de curso, voc quem escolhe o melhor horrio para assistir s Videoaulas, estudar as apostilas ou resolver os exerccios propostos. Vale lembrar que o mais importante no deixar acumular os mdulos apresentados ou que eles sejam estudados sem a devida ateno. Nas prximas sees deste documento, ser apresentado o ambiente virtual de aprendizagem e os recursos que o ambiente oferece.

2. O Ambiente Virtual de Aprendizagem


Para comear, precisamos conhecer o ambiente de treinamento, a nossa sala de aula. Ela virtual, eletrnica e muito mais moderna. A partir de agora, vamos cham-la de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). nesse ambiente que encontramos os principais instrumentos para aprendermos sobre o SIPIA CT. Para acessar o AVA, digite o endereo www.sipia.com.br/treinamento no navegador de Internet e a tela abaixo vai aparecer. Os navegadores recomendados so o Internet Explorer 7 e o Mozilla Firefox 3.5 ou verses mais recentes dos dois navegadores.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 3

Figura 1 - Tela de acesso ao treinamento.

Com base na Figura 01, pode-se verificar que solicitado o nome de usurio e a senha. O nome do usurio ser seu CPF e a senha foi enviada para seu e-mail. Caso ainda no tenha sido enviada, por favor, procure nossa tutoria pelo e-mail tutoria.sipiact@recife.softex.br. Em suma, digitando corretamente o seu CPF no campo Nome de usurio e a senha que lhe foi enviada no campo senha, o acesso ao AVA dever ser liberado. Aps acessar o AVA, voc dever escolher em qual mdulo do treinamento pretende entrar. Inicialmente, alm destas orientaes iniciais, apenas um mdulo do curso estar disponvel: o de Introduo atividade de conselheiro tutelar. Cada novo mdulo ser disponibilizado imediatamente aps a sua aprovao no mdulo atual. Mesmo depois de aprovado em um determinado mdulo, voc ainda poder acess-lo em qualquer momento para rever, tirar dvidas, acessar apostilas, etc. Para acessar um mdulo do treinamento, basta clicar nele, conforme a Figura 02.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 4

Figura 2 - Como acessar um mdulo do treinamento.

Ao clicar sobre um mdulo do treinamento, voc acessa a pgina principal desse mdulo. Nesta pgina principal voc tem a disposio todos os recursos que o ambiente oferece para que voc possa estudar.

3. Recursos do AVA
Para cada mdulo do treinamento voc ter a sua disposio um conjunto de recursos que o ambiente oferece. So eles: 1. 2. 3. 4. 5. Frum de dvidas e discusses Apostila eletrnica Videoaula para Internet Videoaula para celular Atividades propostas

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 5

Estes recursos esto ilustrados na Figura 03, a seguir.

Figura 3 - Recursos disponveis no AVA

Objetivando o bom uso desses recursos, vamos detalhar cada um deles, comeando pelo frum de dvidas e discusses. 3.1. Frum de dvidas e discusses

O frum um espao onde voc poder escrever suas dvidas. Quando voc coloca suas dvidas no frum, o tutor toma conhecimento delas e o ajuda a solucion-las. Ao acessar o frum, clicando no link 1 da Figura 3, voc entrar na tela da Figura 4.

Figura 4 - Tela inicial do frum

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 6

Para criar um novo tpico de discusso, basta clicar aqui no boto Acrescentar um novo tpico de discusso. Aps clicar, vo aparecer dois campos: 1. O primeiro campo deve ser preenchido com o assunto a ser discutido. Tente ser bem direto ao colocar o assunto. 2. O segundo campo deve ser preenchido com a descrio sobre sua dvida. Quanto mais detalhes, melhor, pois ajuda o tutor a entend-la. Aps preencher os dois campos, desa a pgina e clique em enviar mensagem ao frum. O procedimento acima est ilustrado na Figura 05. Feito isso, voc vai perceber que seu tpico passou a aparecer na lista. Antes de escrever uma dvida no frum, recomendvel que voc observe os assuntos j postados por seus colegas. Fazendo isso voc pode descobrir que algum teve a mesma dvida e ela j foi respondida pelo tutor.

Figura 5 - Tela de insero de novo tpico de discusso.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 7

Para ler uma dvida, basta clicar sobre o tpico (na tela inicial do frum). Aps clicar, vo aparecer todas as perguntas e respostas feitas para aquela dvida. Voc tambm pode colocar a sua opinio a respeito, s clicar em Responder (Figura 06) na mensagem escolhida, esperar abrir a caixa de texto, digitar a mensagem e clicar em Enviar mensagem do frum (Figura 07).

Figura 6 - Tela de leitura do tpico.

Figura 7 - Tela de resposta ao tpico.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 8

3.2.

Apostila eletrnica

A apostila eletrnica muito importante para seu treinamento. Nela voc encontra o conhecimento terico de que precisa, alm de um passo a passo de telas. Para abrir a apostila eletrnica, s clicar no link correspondente (link 2 da figura 08) e aguardar que ela carregada na tela.

Figura 8 - Recursos disponveis no AVA.

Para salvar a apostila em seu computador, clique no link 02 da Figura 09 . Se preferir imprimi-la, clique no link 01 da mesma figura. importante salientar que a apostila est disponvel no formato pdf, que um padro muito utilizado para visualizao de documentos. Se voc no estiver conseguindo acess-la, talvez seja necessrio instalar o visualizador de pdf no seu computador. Caso voc precise de ajuda para isto, acesse o frum de dvidas e discusses e leia o tpico do frum Instalando o visualizador de documentos (pdf). Nele voc encontra o passo a passo para instalao.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 9

Figura 9 - Tela da apostila.

3.3.

Videoaulas na Intenet

Para assistir a uma videoaula, basta clicar no link 03 da Figura 10. Depois disso, vai aparecer a janela do vdeo (Figura 11). Nesta janela, voc deve clicar no Play (boto sinalizado na Figura 11) e depois no Pause (mesmo boto sinalizado na Figura 09) at que o vdeo carregue completamente. Feito isso, clique no Play novamente e voc j pode visualizar o contedo da Videoaula.

Figura 10 - Recursos disponveis no AVA.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 10

Figura 11 - Tela da Videoaula.

3.4.

Videoaulas para celular

Um outro recurso muito interessante do nosso treinamento a possibilidade de assistir s videoaulas a partir de um telefone celular ou outro dispositivo mvel, como um MP4 ou MP3. Para fazer isso, basta clicar no link 04 da Figura 10, e depois escolher o formato adequado para seu aparelho. Caso voc no tenha conhecimento do formato para seu celular, procure esta informao no frum, com nossa equipe de tutores. Para fazer o download do formato desejado, basta clicar em um dos links sinalizados na Figura 12.

Figura 12 - Tela de Videoaulas para dispositivos mveis.

Como estudar o SIPIA CT

Pg. 11

Depois de baixar para o computador, s transferir o arquivo para o aparelho desejado atravs do cabo USB ou outra tecnologia suportada pelo seu computador e seu celular. 3.5. Atividades propostas

Para concluir este primeiro mdulo, devemos entender como funciona um dos pontos mais importantes de nosso treinamento: a resoluo das atividades propostas. Vale lembrar que as atividades propostas so exerccios relacionados aos assuntos abordados em cada mdulo e so importantes para a fixao do contedo apresentado. Para acessar as atividades propostas, clique no link 05 da figura 13.

Figura 13 - Recursos disponveis no AVA.

IMPORTANTE: Quase todas as atividades pediro que voc acesse um link que vai te levar a uma tela do sistema SIPIA CT. Nesta tela voc dever proceder segundo uma sequncia de passos, at completar a atividade com sucesso, como por exemplo, cadastrar uma nova denncia ou consultar uma criana ou adolescente. O primeiro passo para realizar uma atividade ler atentamente o que diz o enunciado. A depender do desenvolvimento do treinamento, novos tipos de atividades podero ser criadas. Assim, no se esquea de ler atentamente o enunciado e, se tiver qualquer dvida, procure o frum ou a tutoria pelo e-mail tutoria.sipiact@recife.softex.br. Voc somente passar ao prximo tpico do curso, se conseguir realizar com sucesso a atividade do tpico atual. Portanto, no deixe acumular as atividades e/ou as dvidas. Acesse o frum e esclarea tudo o quanto antes.

You might also like