You are on page 1of 16

34567

1. DE ABRIL DE 2014

VALE A PENA ORAR?

Vol. 135, No. 7

Semimonthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

Tiragem de cada nmero: 45.944.000 EM 213 IDIOMAS

APRIL 1, 2014

ESTA REVISTA, A Sentinela, honra a Jeova Deus, o Governante do Universo. Consola as pessoas com as boas novas de que o Reino celestial de Deus em breve acabara com toda a maldade e transformara a Terra num paraso. Incentiva a fe em Jesus Cristo, que morreu para que pudessemos ter vida eterna e que ja esta governando como Rei do Reino de Deus. Esta revista, publicada sem interrupc ao desde 1879, ` nao e poltica. Adere a Bblia como autoridade.

MATRIA DE CAPA

Vale a pena orar?

PGINAS3-7 Por que as pessoas oram? 3 Voc deve orar? 4

TAMBM NESTE NMERO


A Bblia Muda a Vida das Pessoas 8 ` Voc pode resistir tentao! 10 Voc Sabia? 13

Gostaria de receber mais informac ou oes ter um curso bblico gratuito em sua casa?
Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.
BRASIL: Testemunhas de Jeova Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901 PORTUGAL: Testemunhas de Jeova Apartado 91 P-2766-955 Estoril Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/pt/contato.

Thomas Emlyn herege ou defensor da verdade? 14 Perguntas Bblicas Respondidas 16

(s

LEIA MAIS ON-LINE | www.jw.org


OUTRAS PERGUNTAS BBLICAS RESPONDIDAS Qual o sentido da vida?
(Acesse ENSINOS BBLICOS > PERGUNTAS BBLICAS RESPONDIDAS.)

Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traduc ao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. A Sentinela e publicada quinzenalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 514. 5 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

r
34567
1 . DE ABRIL DE 201 4

BAIXE ESTA REVISTA EM VRIOS FORMATOS ON-LINE


VALE A PENA ORAR?

MATRIA DE CAPA

Por que as pessoas

oram?
Voc costuma fazer oraes? Muitas pessoas costumam, inclusive alguns ateus. Mas por que elas oram? De acordo com uma pesquisa feita na Frana, ` metade dos franceses ora, ou s vezes medita, simplesmente para se sentir melhor. Assim como outros europeus, eles no oram por motivos religiosos. Querem apenas os efeitos calmantes da orao. Mas at mesmo algumas pessoas religiosas s procuram a Deus quando precisam de algo, esperando receber uma resposta imediata. Isaas 26:16. E voc? Acha que a orao apenas uma forma de colocar os pensamentos em ordem? Se acredita em Deus, sente que as oraes o ajudam em sua vida? Ou sente que suas oraes no so respondidas? A Bblia pode ajud-lo a ver a orao, no como uma forma de terapia, mas como um excelente meio de se aproximar de Deus.

1. DE ABRIL DE 2014

Voc deve orar?


Chegai-vos a Deus, e ele se chegar a vs.
Tiago 4:8
Alguns se perguntam: Se Deus sabe de tudo, at mesmo dos meus pensamentos e necessidades, para que orar? Essa uma pergunta interessante. Afinal, Jesus disse que Deus sabe do que necessitamos antes de lhe pedirmos. (Mateus 6:8) O Rei Davi, do Israel antigo, sabia disso e escreveu: No h palavra na minha lngua, mas eis que tu, Jeov, j sabes de tudo. (Salmo 139:4) Ento, por que precisamos orar a Deus? Para responder isso, vamos ver o que a Bblia diz sobre a orao.
Para que Deus nos oua, precisamos orar da maneira que ele quer. S assim poderemos sentir o verdadeiro poder da orao. Para mais informaes, veja o captulo 17 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeov, ou acesse www.jw.org.

Esta a confiana que temos nele, que, no importa o que peamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 Joo 5:14

A ORAO NOS APROXIMA DE DEUS

Como vimos, a Bblia diz que Jeov sabe de todas as coisas. (Salmo 139:6; Romanos 11:33) Sua memria ilimitada. Mas diferentemente de um computador que s armazena dados, Deus no quer apenas conhecer fatos sobre ns. Ele est muito interessado em nossos pensamentos porque quer que nos acheguemos a ele. (Salmo 139:23, 24; Tiago 4:8) por isso que Jesus incentivou seus seguidores a orar apesar de seu Pai conhecer bem nossas necessidades. (Mateus 6:6-8) Quanto mais conversamos com nosso Criador, mais nos aproximamos dele. ` s vezes, no sabemos exatamente o que pe dir a Deus. Ainda assim, ele capaz de nos atender porque sabe o que est por trs de nossos sentimentos e conhece perfeitamente nossas circunstncias. (Romanos 8:26, 27; Efsios 3:20) Quando percebemos que Deus nos ajuda, mesmo que de modo no to evidente, nos sentimos mais prximos dele.
DEUS RESPONDE TODAS AS ORAES?

A Bblia nos garante que o Deus Todo-Poderoso responde as oraes de seus servos fiis, mas ela tambm explica por que ele no escuta al gumas oraes. Por exemplo, numa poca em que havia muita violncia no Israel antigo, Deus orientou o profeta Isaas a dizer ao povo: Embora faais muitas oraes, no escuto; as vossas prprias mos se encheram de derramamento de sangue. (Isaas 1:15) Fica claro que aqueles que desobedecem as leis de Deus ou oram por
1 Segundo a Bblia, Jeov o nome de Deus.

motivos errados no podem esperar que ele os oua. Provrbios 28:9; Tiago 4:3. Por outro lado, a Bblia diz: No importa o que peamos segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1 Joo 5:14) Significa isso que Deus atende a todos os pedidos de seus adoradores? No necessariamente. Veja o caso do apstolo Paulo, que suplicou trs vezes a Deus que removesse um espinho na carne. (2 Corntios 12:7, 8) possvel que Paulo sofresse de um problema crnico na vista. Isso deve ter sido frustrante para ele. Paulo havia recebido o dom de curar e tinha at mesmo realizado uma ressurreio, mas teve de se conformar com sua prpria doena. (Atos 19:11, 12; 20:9, 10) Mesmo que a resposta de Deus no tenha sido a que ele queria, Paulo a aceitou de bom grado. 2 Corntios 12:9, 10. verdade que Deus respondeu de forma milagrosa algumas oraes. (2 Reis 20:1-7) Mas, mesmo nos tempos bblicos, isso no era comum. Alguns servos de Deus ficaram perturbados quando acharam que ele no tinha respondido suas oraes. O Rei Davi perguntou: At quando te esquecers de mim, Jeov? Para sempre? (Salmo 13:1) Mas quando se deu conta das inmeras vezes que Jeov o havia ajudado, Davi confirmou que confiava nele, dizendo na mesma orao: Quanto a mim, confiei na tua benevolncia. (Salmo 13:5) Assim como Davi, ns devemos persistir em orao at sentir que Deus respondeu nossos pedidos. Romanos 12:12.

1. DE ABRIL DE 2014

Humilhai-vos, portanto, sob a mo poderosa de Deus, para que ele vos enaltea no tempo devido.
1 Pedro 5:6

COMO DEUS RESPONDE AS ORAES Deus atende as nossas verdadeiras necessidades.

Pais amorosos nem sempre do a seus filhos o que eles pedem ou na hora que eles pedem. Da mesma forma, Deus talvez no atenda nossos pedidos da maneira como gostaramos ou no momento que gostaramos. Mas podemos ter certeza de que nosso Criador, como um pai amoroso, atender nossas verdadeiras necessidades na hora certa e do jeito certo. Lucas 11:11-13.
A resposta de Deus pode no ser to evidente.

um amigo achegado para nos encorajar quando mais precisamos. (Provrbios 12:25) Visto que esse tipo de resposta no to evidente, talvez precisemos ficar mais atentos a como Deus responde nossas oraes.
A resposta talvez tenha de esperar o tempo certo de Deus.

E se oramos em busca de alvio para algum problema persistente? Devemos concluir que, por no haver uma resposta milagrosa, Jeov no deu resposta nenhuma? Pelo contrrio, ele pode ter respondido nossa orao de uma forma que no percebemos. Por exemplo, talvez um amigo amoroso tenha feito algo que nos ajudou bem na hora em que precisvamos. (Provrbios 17:17) Ser que no foi Jeov que tocou o corao daquele amigo preocupado para nos ajudar? A resposta de Deus a um pedido de ajuda tambm pode vir por meio da Bblia. Ela pode nos dar a necessria sabedoria para enfrentar uma situao desafiadora. 2 Timteo 3:16, 17. Em vez de remover nosso problema, Deus muitas vezes nos d a fora necessria para enfrent-lo. (2 Corntios 4:7) Por exemplo, certa ocasio Jesus suplicou a seu Pai que removesse uma provao por temer que ela difamasse o nome de Deus. Em vez de remov-la, Jeov enviou um anjo para fortalecer seu Filho. (Lucas 22:42, 43) Do mesmo modo, Deus pode usar

A Bblia diz que o Deus Todo-Poderoso mostra favor ao de condio humilde no tempo devido. (1 Pedro 5:6) Assim, se achamos que Deus est demorando em nos responder, no devemos pensar que ele no est interessado em ns. Pelo contrrio, por saber de tudo, nosso amoroso Criador com certeza avalia nossos pedidos le vando em conta o que melhor para ns. Para ilustrar: Imagine que seu filho lhe pea uma bicicleta. Voc no vai atender ao pedido dele automaticamente. Se acha que ele ain da no responsvel o suficiente para andar de bicicleta, voc talvez prefira adiar a compra. No entanto, com o passar do tempo voc pode lhe dar a bicicleta se tiver certeza de que isso ser bom para ele. Da mesma maneira, Deus talvez atenda aos pedidos do nosso corao no tempo certo, se continuarmos orando. Salmo 37:4.
DEUS REALMENTE ESCUTA

A Bblia nos incentiva a no perder a confiana na orao. Mas voc talvez diga: mais fcil dizer do que fazer. verdade que, se estamos enfrentando um problema persistente ou algum tipo de injustia, pode ser difcil esperar pela resposta de Deus. Mas podemos nos lembrar do que Jesus ensinou sobre persistir em orao.

A SENTINELA

Jesus fez a ilustrao de uma viva pobre que pedia com insistncia que um juiz injusto fizesse justia. (Lucas 18:1-3) De incio o juiz se recusou, mas por fim decidiu ajud-la para que parasse de importun-lo. (Lucas 18:4, 5) O sentido figurado do termo usado no idioma original d a entender que o juiz atendeu a viva s para que ela no manchasse sua reputao. Se at mesmo um juiz injusto preocupado com sua reputao ajudou uma viva pobre, quanto mais um Deus amoroso causar que se faa justia ` queles que clamam a ele dia e noite. Lucas 18:6-8. ` verdade que s vezes podemos nos cansar de pedir ajuda. Mas no devemos desistir. Quando persistimos em orao, mostramos que desejamos a orientao de Deus. Tambm aprendemos a enxergar as respostas de Deus a nossos pedidos e, em resultado disso, nos achegamos mais a ele. Ento, vale a pena orar, pois com certeza Jeov responder nossas oraes se continuarmos a pedir com f. Lucas 11:9.
Nos tempos bblicos, Deus esperava que os juzes mostras sem considerao especial por vivas e rfos. Deuteronmio 1:16, 17; 24:17; Salmo 68:5.

A resposta de Deus pode vir por meio da Bblia

Persisti em pedir, e dar-se-vos-. Lucas 11:9

Deus pode usar amigos amorosos para nos ajudar bem na hora que precisamos 1. DE ABRIL DE 2014

A BBLIA MUDA A VIDA DAS PESSOAS

Elas respondiam minhas perguntas usando a Bblia


MEU PASSADO: Quando nasci, meus pais tinham uma pequena propriedade rural na Galcia, no noroeste da Espanha. Eu era a quarta de oito filhos. Nossa famlia era muito amorosa. Naquela poca na Espanha, era comum que pelo menos um dos filhos entrasse num seminrio ou num convento. Em nossa famlia, trs fizeram isso. ` Aos 13 anos, me juntei minha irm num convento em Madri. O ambiente no convento no era nada acolhedor. No existia amizade ali apenas regras, oraes e formalidade. De manh cedo, ns nos reunamos na capela para meditar. Mas na maioria das vezes eu no conseguia pensar em nada. Depois, cantvamos hinos religiosos e celebrvamos a Missa, tudo em latim. Eu no entendia quase nada e achava que Deus estava distante de mim. Eu passava o dia em absoluto silncio. At mesmo quando eu e minha irm nos encontrvamos, s podamos dizer: Salve Maria imaculada! As freiras permitiam que conversssemos por apenas meia hora aps as refeies. Que diferena da vida feliz que eu tinha com minha famlia! Eu me sentia sozinha e muitas vezes chorava. Nunca havia me sentido prxima de Deus, mas mesmo assim me tornei freira aos 17 anos. Na verdade, eu s fiz o que esperavam de mim, mas logo comecei a duvidar se essa era realmente a minha vocao. As freiras diziam que quem tivesse esse tipo de dvida iria para o inferno. Ainda assim, minhas dvidas continuavam. Eu sabia que Jesus Cristo no vivia isolado; em vez disso, ele se mantinha ocupado ensinando e ajudando outros. (Mateus 4:23-25) Aos 20 anos, eu no via motivo para continuar como freira. Para minha surpresa, a madre superiora me disse que, se eu no tivesse certeza da minha vocao, era melhor que eu fosse embora o mais rpido possvel. Acho que ela tinha medo de que eu influenciasse as outras freiras. Ento, deixei o convento.

NARRADA POR ISOLINA LAMELA

ANO DE NASCIMENTO

1950
PAS DE ORIGEM

ESPANHA
HISTRICO

FREIRA CATLICA

A SENTINELA

Quando voltei para casa, meus pais foram muito compreensivos. Mas, como no havia emprego no nosso povoado, fui morar com meu irmo na Alemanha. Ele fazia parte de um grupo comunista ` de espanhis exilados. Eu me sentia vontade entre aquelas pessoas que lutavam pelos direitos dos trabalhadores e pela igualdade das mulheres. Assim, me tornei comunista e mais tarde me casei com um dos membros do grupo. Eu achava que es tava fazendo algo til ao distribuir publicaes comunistas e participar de protestos. Mas com o tempo fiquei decepcionada de novo. Percebi que os comunistas geralmente no praticavam o que pregavam. Tive certeza disso em 1971, quando alguns jovens do nosso grupo incendiaram o consulado espanhol em Frankfurt. Eles protestavam contra a injustia da ditadura espanhola. Mas para mim essa no era a maneira correta de demonstrar indignao. Quando meu primeiro filho nasceu, eu disse a meu marido que no iria mais participar das reunies comunistas. Eu me senti muito sozinha porque nenhum dos meus anteriores amigos veio nos visitar quando meu beb nasceu. Eu me perguntava sobre o objetivo da vida. Ser que valia a pena o esforo para melhorar a sociedade?
COMO A BBLIA MUDOU MINHA VIDA: Em 1976, um ` casal espanhol de Testemunhas de Jeov bateu minha porta e ofereceu algumas publicaes bblicas, que eu aceitei. Na segunda visita, fiz

muitas perguntas sobre sofrimento, desigualdade e injustia. Fiquei surpresa quando eles usaram a Bblia para responder todas as perguntas. Aceitei um estudo bblico na mesma hora. De incio, meu interesse era apenas aprender coisas novas. Mas tudo mudou quando eu e meu ma` rido comeamos a assistir s reunies no Salo do Reino das Testemunhas de Jeov. Naquela poca, tnhamos dois filhos. As Testemunhas de Jeov bon` dosamente nos levavam s reunies e nos ajudavam a cuidar das crianas. Isso tocou meu corao. Mesmo assim, eu ainda tinha algumas dvidas. Decidi visitar minha famlia na Espanha. Meu tio, que era padre, tentou me desanimar de estudar a Bblia. Mas as Testemunhas de Jeov me ajudaram muito. Elas respondiam minhas perguntas usando a Bblia, assim como faziam as Testemunhas de Jeov na Alemanha. Eu decidi continuar a estudar a Bblia quando voltasse para casa. Meu marido no quis mais estudar, mas eu no desisti. Em 1978, fui batizada como Testemunha de Jeov.
COMO FUI BENEFICIADA:O conhecimento exato da verdade bblica me d objetivo na vida. Por exemplo, 1 Pedro 3:1-4 incentiva a esposa a ter profundo respeito por seu marido e a desenvolver um esprito quieto e brando, que de grande valor aos olhos de Deus. Esses princpios tm me ajudado a cumprir meu papel como esposa e me. J se passaram uns 35 anos desde que me tornei Testemunha de Jeov. Sou feliz por servir a Deus e fazer parte de uma verdadeira famlia espiritual, junto com quatro dos meus cinco filhos.
1. DE ABRIL DE 2014

` Voc pode resistir tentao!


No era minha inteno ver pornografia. Mas eu estava na internet e de repente apareceu uma janela com propaganda ertica. No sei por que, mas acabei clicando nela. CARLOS. Uma colega de trabalho muito bonita comeou a flertar comigo. Um dia, ela sugeriu que fssemos a um motel para nos divertir um pouco. A inteno dela era bvia. DYLAN.

` OSSO resistir a tudo, menos tentao. Essa frase de um escritor famoso descreve de modo irnico a forma como algumas pessoas encaram a tentao como desejvel. J outras a encaram como um inimigo persistente que gostariam de vencer a todo custo. Qual a sua opinio? Quando confron tado com uma tentao, melhor ceder ou resistir? claro que nem todas as tentaes resultam em srios problemas. Por exemplo, comer um biscoito a mais quando voc est de dieta dificilmente vai destruir sua vida. Mas ceder a outras tentaes, em espe` cial as que levam imoralidade sexual, pode ter trgicas consequncias. A Bblia alerta: O homem que comete adultrio no tem juzo; ele est destruindo a si mesmo. Provrbios 6:32, 33, Bblia na Linguagem de Hoje.
1 Os nomes neste artigo foram mudados.

Se voc se deparar com uma tentao para fazer algo sexualmente imoral, como deve reagir? A Bblia responde: Isto o que Deus quer: Que vocs sejam totalmente dedicados a Ele e que no se envolvam com imoralidade sexual. Que cada um saiba controlar o seu prprio corpo e que o mantenha de maneira que ele seja santo e honrvel. (1 Tessalonicenses 4:3, 4, Bblia Fcil de Ler) Como voc pode ter essa determinao? Veja trs passos que podem ajud-lo.

1. passo: Vigie seus olhos


Ficar olhando imagens sensuais apenas estimular desejos errados. Confirmando a relao que existe entre ver e desejar, Jesus disse: Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixo por ela, j cometeu no corao adultrio com ela. Para mostrar a seriedade dessa atitude, ele deu

10

A SENTINELA

um forte conselho: Se, pois, aquele olho direito teu te faz tropear, arranca-o e lana-o para longe de ti. (Mateus 5:28, 29) O que Jesus quis dizer? Para resis` tir tentao, devemos estar decididos a no ficar olhando imagens provocantes. Para ilustrar: Qual seria a sua primeira reao ao se deparar com uma luz muito forte? Manteria seus olhos fixos nela? Claro que no! Voc se viraria ou protegeria seus olhos. Ento, ao ver de relance uma imagem sensual no papel, na tela ou ao vivo desvie rapidamente seu olhar. Proteja sua mente de ser contaminada. Juan, um ex-viciado em pornografia, diz: Quando vejo uma mulher atraente, em geral me sinto tentado a dar uma segunda e uma terceira olhada. Mas me obrigo a desviar os olhos e digo a mim mesmo: Juan, ore a Jeov! Voc precisa orar a Jeov agora! Depois de orar, o impulso logo passa. Mateus 6:9, 13; 1 Corntios 10:13. Considere tambm o que J, um homem fiel, disse: Prometi a mim mesmo nunca olhar com desejo para uma jovem. (J 31:1, Contemporary English Version) O que voc acha de fazer a mesma promessa a si mesmo?
Quando se deparar com imagens sensuais, desvie o olhar

Quando tiver pensamentos errados, pare e ore

TENTE O SEGUINTE: Se voc se deparar com uma imagem sensual, desvie rapidamente os olhos. Faa como o escritor bblico, que orou: Faze meus olhos passar adiante de ver o que ftil. Salmo 119:37.

2. passo: Vigie sua mente


` Visto que todos ns somos imperfeitos, s vezes precisamos lutar contra desejos errados. A Bblia diz: Cada um provado por ser provocado e engodado pelo seu prprio desejo. Ento o desejo, tendo-se tor` nado frtil, d luz o pecado. (Tiago 1:14, 15) Como voc pode evitar que isso acontea? Quando sentir desejos errados, lembre-se de que voc pode escolher o que fazer. Lute contra esses desejos. Elimine-os da sua mente. No alimente fantasias imorais. Troy, um homem que era viciado em pornografia pela internet, diz: Consegui parar de pensar em coisas erradas por pensar em coisas boas.
1. DE ABRIL DE 2014

11

No foi fcil. Tive muitas recadas. Mas com o tempo aprendi a controlar meus pensamentos. Elsa, uma mulher que lutou contra tentaes imorais na adolescncia, relembra: Por me manter ocupada e por orar a Jeov, consegui controlar meus pensamentos.
TENTE O SEGUINTE: Quando surgirem pensamentos imorais, pare imediatamente e ore. Lute contra esses pensamentos por encher a mente com todas as coisas que so verdadeiras, todas as que so de sria preocupao, todas as que so justas, todas as que so castas, todas as que so amveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que h, e toda coisa louvvel. Filipenses 4:8.

A Bblia sabiamente aconselha: A pessoa sensata v o perigo e se esconde; mas a insensata vai em frente e acaba mal. (Provrbios 22:3, BLH) Assim, vigie seus caminhos. Pense em situaes que poderiam trazer problemas e as evite. (Provrbios 7:25) Filipe, que venceu o vcio em pornografia, relata: Coloquei o computador da famlia onde todos podiam ver e instalei nele um filtro de internet. E eu s acesso a internet quando outras pessoas esto por perto. Assim como ele, Troy, j mencionado, diz: Eu evito assistir a filmes provocantes e ter amizade com pessoas que gostam de falar de sexo. No quero me colocar numa situao perigosa.
TENTE O SEGUINTE: Avalie honestamente suas fraquezas e fique atento para evitar situaes que o exponham a tentaes. Mateus 6:13.
NO DESISTA Mas e se apesar de todo esforo voc fraquejar e ` ceder tentao? No desanime nem pare de lutar. A Bblia diz: O justo talvez caia at mesmo sete vezes, e ele se h de levantar. (Provrbios 24:16) Com certeza, nosso Pai celestial nos d fora para levantar. Voc est disposto a permitir que ele o ajude? Ento, nunca desista de orar. Aumente sua f por estudar a Bblia. Fortalea sua determinao por assis` tir s reunies das Testemunhas de Jeov. No se esquea da promessa de Deus: Vou fortificar-te. Vou realmente ajudar-te. Isaas 41:10. Carlos, mencionado no incio deste artigo, diz: Precisei me esforar muito para vencer o hbito de ver pornografia. Tive muitas recadas, mas com a ajuda de Deus eu finalmente consegui. Dylan, tambm j mencionado, diz: Teria sido muito fcil fazer sexo com a minha colega. Mas eu fui firme e disse no. Eu tenho a conscincia limpa e isso me faz muito bem. Acima de tudo, sei que Jeov ficou orgulhoso de mim. ` Se voc se mantiver firme e resistir tentao, pode estar certo de que Deus ter orgulho de voc tambm! Provrbios 27:11.

3. passo: Vigie seus caminhos


Quando o desejo, a tentao e a oportunidade se juntam, as consequncias podem ser desastrosas. (Provrbios 7:6-23) O que fazer para no cair nessa armadilha?

Eu s acesso a internet quando outras pessoas esto por perto

VOC SABIA?

Como era a vida dos escravos no Imprio Romano?


No Imprio Romano, havia milhares de escravos por causa de conquistas militares ou sequestros. Os capturados eram vendidos e em geral nunca mais viam sua casa ou famlia. Muitos escravos trabalhavam at a morte nas minas. Os que trabalhavam nos campos ou faziam trabalhos domsticos viviam ` em melhores condies. Os escravos s vezes eram forados a usar um colar de ferro. Ele continha uma inscrio que prometia recompensar quem devolvesse um escravo fugido. Os que por vrias vezes tentavam escapar podiam ser marcados na testa, geralmente com a letra F de fugitivus (fugitivo). O apstolo Paulo escreveu uma carta a Filmon pedindo que aceitasse de volta seu escravo Onsimo. Essa carta veio a ser parte da Bblia. Filmon tinha o direito legal de punir Onsimo com severidade. Mas Paulo incentivou Filmon a receb-lo bondosamente com base no amor cristo e por considerao ao apstolo. Filmon 10, 11, 15-18.
COLAR DE UM ESCRAVO ROMANO
Vanni Archive/Art Resource, NY

Por que o corante prpura tornou famosa a antiga Fencia?


A Fencia, provavelmente o atual Lbano, ficou famosa por seu corante roxo, conhecido como prpura tria. O Rei Salomo, do Israel antigo, usou em seu templo l tingida de roxo produzida por um arteso de Tiro, uma importante cidade fencia. (2 Crnicas 2:13, 14) A prpura tria era o mais valioso corante de sua poca, em grande parte por causa do trabalho envolvido em sua produo. Primeiro, pescadores recolhiam do mar uma grande quantidade do molusco mrex. Uns 12 mil deles eram necessrios para pro duzir corante para um nico traje. A seguir, esses moluscos eram removidos das conchas para extrair suas glndulas produtoras de tinta. Os fabricantes de corante misturavam essas glndulas com sal e as deixavam expostas ao ar e ao sol por trs dias. Depois eram colocadas num tanque coberto e fervidas lentamente com gua do mar por vrios dias. Durante sculos, por meio de seu comrcio e colonizao, os fencios dominaram tanto o mercado como a produo da prpura tria. Foram encontrados vestgios de seus produtos perto do mar Mediterrneo e at bem ao oeste, em Cdiz, na Espanha.
1 A concha do mrex tem entre 5 e 8 centmetros de comprimento.

Cortesia de SDC Colour Experience (www.sdc.org.uk)

1. DE ABRIL DE 2014

13

Thomas Emlyn
Herege ou defensor da verdade?

UEM foi Thomas Emlyn, e o que o levou a defender o que achava ser verdade? O que aprendemos de seu exemplo? Para responder essas perguntas, precisamos voltar ao final do sculo 17 e incio do sculo 18 na Inglaterra e Irlanda. Na poca, a Igreja Anglicana exercia grande autoridade. Muitos grupos protestantes e pessoas eram contra os ensinos e as prticas da Igreja. Esse foi o cenrio em que Thomas Emlyn nasceu, no dia 27 de maio de 1663, em Stamford, Lincolnshire, na Inglaterra. Aos 19 anos, ele fez seu primeiro sermo. Mais tarde, foi ministro na capela de uma condessa que morava em Londres, Inglaterra. Tempos depois, ele se mudou para Belfast, Irlanda. Em Belfast, Emlyn passou a tomar conta de uma parquia e mais tarde foi ministro em vrios lugares, incluindo Dublin, Irlanda.
POR QUE FOI ACUSADO DE HERESIA? Nesse perodo, Emlyn estudou cuidadosamente a Bblia. Isso o levou a perder a crena na doutrina da Trindade. Ao pesquisar os Evangelhos, ele se convenceu de que seu novo entendimento estava correto. Emlyn no revelou de imediato o que havia descoberto. Mas alguns de sua igreja em Dublin perceberam que ele no mencionava a Trindade em seus sermes. Sabendo que sua descoberta no seria bem aceita, ele escreveu: No posso esperar permanecer em meu cargo depois de revelar minhas convices. Em junho de 1702, dois associados perguntaram por que ele no menciona-

Eu sofro por aquilo que acredito ser a verdade sobre [Deus] e sua glria.
Thomas Emlyn
va mais a Trindade em seus sermes. Emlyn confessou que no acreditava mais nessa doutrina e ` colocou seu cargo disposio. Em poucos dias, ele partiu de Dublin e foi para Londres. No entanto, aps dez semanas, ele voltou a Dublin para resolver alguns assuntos. Enquanto isso, para defender seu ponto de vista, ele publicou o livro Humilde Investigao sobre o Relato Bblico de Jesus Cristo (em ingls). Nele, Emlyn apresentou provas claras baseadas na Bblia, explicando por que Jesus no poderia ser o Deus Supremo. Isso enfureceu os membros de sua excongregao em Dublin. Deu-se entrada a uma acusao formal. Emlyn foi preso e levado perante a Corte Real da Irlanda, em Dublin, em 14 de junho de 1703. Em seu livro A Verdadeira Histria do Julgamento (em ingls), Emlyn disse que havia sido indiciado por publicar um livro no qual, segundo seus acusadores, ele afirmava de forma blasfema que Jesus Cristo no era igual a Deus, o Pai. O julgamento foi uma farsa. Sete bispos da Igreja da Irlanda foram os juzes. No se permitiu que Emlyn falasse em sua prpria defesa. Richard Levins, um famoso advogado, disse a Emlyn que ele seria ca& Do livro As Obras do Sr. Thomas Emlyn (em ingls), 1746 ,

14

A SENTINELA

ado como um lobo, sem d nem piedade. Na concluso do julgamento, o presidente do Supremo Tribunal de Justia da Irlanda, Richard Pyne, disse aos membros do jri que seus lderes, os bispos, estavam l, talvez dando a entender que o jri poderia ser punido caso no desse o veredicto esperado. Quando Emlyn foi declarado culpado, o procurador-geral sugeriu que ele se retratasse. Emlyn se recusou. Ele foi multado e sentenciado a um ano de priso. Como no podia pagar a multa, ele ficou preso por dois anos at que um amigo convenceu as autoridades a reduzir o valor da multa. Ele foi solto em 21 de julho de 1705. As humilhaes que sofreu o levaram a fazer a declarao j citada: Eu sofro por aquilo que acredito ser a verdade sobre [Deus] e sua glria. Emlyn se mudou para Londres, onde passou a se associar com William Whiston, outro erudito bblico que tinha sido repudiado por publicar o que achava ser a verdade bblica. Whiston respeitava Emlyn, chamando-o de o primeiro e principal confessor do cristianismo antigo.
POR QUE ELE REJEITOU A TRINDADE? Assim como William Whiston e Issac Newton, outro respeitado erudito bblico, Emlyn descobriu que a Bblia no apoia a doutrina da Trindade como apresentada no Credo Atanasiano. Ele explicou: Depois de profunda meditao e estudo das EsPublicao de Emlyn contendo provas bblicas de que Jesus no o Deus Supremo
A palavra confessor significa qualquer cristo que tenha professado sua f com herosmo.

crituras Sagradas, . . . encontrei fortes razes . . . para mudar meu conceito sobre a Trindade. Ele ` chegou concluso de que o Deus e Pai de Jesus Cristo o nico Ser Supremo. O que levou Emlyn a essa concluso? Ele encontrou muitos textos bblicos que mostravam a diferena entre Jesus e seu Pai. Aqui esto apenas alguns exemplos dos comentrios de Emlyn (em itlico): Joo 17:3: Cristo nunca descrito como sendo o Deus Todo-Poderoso, e muito menos como o nico Deus. Apenas o Pai chamado de o nico Deus verdadeiro. Joo 5:30: O filho no faz sua prpria vontade, mas a vontade do Pai. Joo 5:26: A vida dele foi dada por seu Pai. Efsios 1:3: Ao passo que Jesus chamado de Fi lho de Deus, o Pai nunca chamado de o Pai de Deus, mas com frequncia chamado de Pai de nosso Senhor Jesus. Depois de considerar todas as evidncias, Emlyn disse com convico: No h nenhuma passagem na Escritura Sagrada que d a entender que o Pai, o Filho e o esprito santo so claramente trs pessoas em uma s.
O QUE PODEMOS APRENDER? Muitos hoje tm medo de defender o que as Escrituras ensinam. Mas Emlyn estava disposto a lutar pela verdade da Bblia. Ele levantou a questo: Se um homem no pode professar as verdades mais importantes, que ele encontra de forma clara e evidente nas Santas Escrituras, ento de que serve l-las e pesquis-las? Ele se recusou a distorcer a verdade. Ser que estamos dispostos a defender a verdade mesmo sofrendo por causa disso, assim como Emlyn e outros fizeram? Podemos tambm nos perguntar: O que mais importante: receber honra e admirao da comunidade ou defender a verdade da Palavra de Deus?
1. DE ABRIL DE 2014

15

PERGUNTAS BBLICAS RESPONDIDAS

O que Jesus far no futuro?


Em 33 EC, Jesus morreu, foi ressuscitado e subiu ao cu. Muito tempo depois, ele recebeu autoridade para governar como Rei. (Daniel 7:13, 14) No futuro, Jesus estabelecer a paz mundial e acabar com a pobreza. Leia Salmo 72:7, 8, 13. Jesus far coisas grandiosas como Governante da humanidade. Ele usar o poder que recebeu de seu Pai para tornar os humanos perfeitos. Eles vivero na Terra sem jamais envelhecer e morrer. Leia Joo 5:26-29; 1 Corntios 15:25, 26.

O que Jesus est fazendo agora?


Jesus est liderando a obra de pregao mundial realizada por seus seguidores verdadeiros. Eles visitam as pessoas para lhes mostrar o que a Bblia diz sobre o Reino de Deus. Jesus garantiu que continuaria a apoiar a obra de seus discpulos at o dia em que o Reino de Deus acabar com os governos humanos. Leia Mateus 24:14; 28:19, 20. Por meio da verdadeira congregao, Jesus orienta as pessoas para que tenham um modo de vida melhor. Ele continuar a orient-las para ` que sobrevivam destruio do atual sistema e vivam no novo mundo prometido por Deus. Leia 2 Pedro 3:7, 13; Revelao (Apocalipse) 7:17.

Como Rei, Jesus acabar com a injustia

Para mais informaes, veja o captulo 8 deste livro, publicado pelas Testemunhas de Jeov Tambm disponvel para download em www.jw.org
O QUE A BIBLIA Realmente ENSINA?

VEJA MAIS RESPOSTAS A PERGUNTAS BBLICAS ON-LINE

wp14 04/01-T 131219

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

Bblia disponvel on-line em cerca de 50 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o cdigo

You might also like