You are on page 1of 13

SIMULADO POLCIA FEDERAL (Agente e Escrivo) Aplicado em 14 de Dezembro de 2013 Aplicado em 30 de Julho de 2011

N006 P

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO

Escreva seu nome completo de forma legvel no CARTO DE RESPOSTAS. O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. DURAO DA PROVA: 4h30min, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Neste caderno, os itens esto numerados de 01 a 140. No CARTO DE RESPOSTAS, os itens esto representados por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, telefone celular, etc). O gabarito ser liberado aps as 12h30 horas.
Disciplinas Portugus Redao Oficial Informtica Atualidades RLM Administrao e AFO Arquivologia Direito Penal, Processo e Leis Direito Administrativo e Constitucional Contabilidade e Economia Redao Professores Marcelo Rosenthal Paulo Paranhos Renato da Costa Orlando Stiebler Domingos Cereja Alberto Almeida e Roberto Chapiro Antnio Victor Sarkis Joo Lasmar e Fbio Ramos Valter e Paulinho Sarkis

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

PROVA OBJETIVA
O valor dos valores (Henrique Meirelles) 1 Aspecto importante da produtividade de um pas, que no se mede em infraestrutura, ambiente de negcios, nvel tcnico dos trabalhadores e empresrios ou nvel de investimento. Falo da matriz cultural da produo. 5 Em visita recente Alemanha, fiquei mais uma vez impressionado pelo grau de organizao, limpeza e qualidade da produo visto desde a feira livre at a empresa de alta tecnologia. O que me chamou mais a ateno foram o entusiasmo e a satisfao de executar um bom trabalho. 10 um crculo virtuoso: na medida em que cada um trata os demais com eficincia e cortesia, tambm recebe bom tratamento. 12 Apesar de ter origem cultural diferente, o Brasil tem feito grandes progressos nessa direo. Tive duas experincias muito gratificantes que mostram isso. 15 A primeira foi a construo da operao brasileira de uma multinacional que atingiu os melhores ndices de eficincia, qualidade e satisfao do cliente na comparao com o resto do mundo. Depois, no setor pblico, dirigindo o Banco Central, tive experincia semelhante com equipe de colaboradores engajada e eficiente, que se orgulhava, valorizava muito o trabalho e, por meio dele, a si mesma. 22 Embora tenhamos caminhado muito na valorizao da qualidade e da produtividade, preciso um grande avano para elevar o nvel de renda ao padro dos pases desenvolvidos. 25 Tive primeira viso mais crtica da questo quando li h muitos anos o dirio de Charles Darwin sobre sua volta ao mundo nos anos 1830, na qual desenvolveu a teoria da evoluo. 28 Ao passar pelo Brasil, o que mais chamou sua ateno foi o conceito de que homem de bem era o que se dedicava s coisas nobres, como as artes, e no s coisas "menores", como o trabalho, visto como atividade de escravos ou malintencionados. Mal-intencionado era todo aquele que quisesse ganhar dinheiro almejando o lucro, fosse comerciante ou agricultor. 34 De l para c, o pas evoluiu muito com o fim da escravido, a urbanizao, as ondas migratrias, a massificao educacional e a ocupao produtiva do interior. Hoje o Brasil busca produtividade e conta com uma classe de trabalhadores e com empreendedores cientes do valor do trabalho. 39 Porm resiste em setores importantes uma viso arcaica contra o lucro e a meritocracia. Ter conscincia de que ela fruto de razes culturais ultrapassadas contribui para seguir o processo de valorizao da cultura do empreendedorismo, da meritocracia, da remunerao segundo a produtividade de cada um. 44 Quanto mais esses valores prevalecerem, mais perto estaremos do desenvolvimento que buscamos para todos.

Em relao ao texto acima, julgue as assertivas realizadas.


1

Conservam-se a coerncia e a correo gramatical com a substituio do ponto aps investimento (l. 3) por uma vrgula e do segmento Falo da (l. 3) pelo verbo SER na terceira pessoa do singular do presente do indicativo No fragmento visto desde a feira livre at a empresa de alta tecnologia (l. 7), o sentido gradativo fica exposto pela relao existente no emprego sequencial das preposies desde e at, donde se pode inferir que nas feiras livres no seria de se esperar tamanho grau de organizao, limpeza e qualidade da produo. A flexo da forma verbal foram (l. 8) na terceira pessoa do singular foi constitui falha gramatical, uma vez que seu sujeito composto. Depreende-se do perodo O que me chamou mais a ateno foram o entusiasmo e a satisfao de executar um bom trabalho. (l. 7-9) que h outros elementos, alm do entusiasmo e a satisfao de executar um bom trabalho, que podem ter chamado a ateno do autor do texto. Conservam-se a correo e o sentido original substituindo-se Na medida em que (l. 10) por medida que, proporo que ou medida em que. A substituio de Apesar de ter (l. 12) por Conquanto possui gera falha gramatical e consequentemente prejudica a coerncia. O emprego do termo A primeira (l. 1 5) refere-se ao desdobramento das experincias, aludidas no pargrafo anterior, e sugere que, na sequncia do texto, ser mencionada pelo menos uma segunda experincia Depreende-se do segmento com equipe de colaboradores engajada e eficiente, que se orgulhava, valorizava muito o trabalho e, por meio dele, a si mesma. (l. 1 9-21) que a

1
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

10

11

12

13

14

15

16

valorizao do trabalho era corolrio da valorizao do sentimento de equipe a orgulhar seus colaboradores. Mantm-se a correo e o sentido original do perodo Tive primeira viso mais crtica da questo quando li h muitos anos o dirio de Charles Darwin sobre sua volta ao mundo nos anos 1830, na qual desenvolveu a teoria da evoluo. (l. 2 527), reescrevendo-o, de forma que se obtenha o seguinte resultado: Tive primeira viso mais crtica da questo no momento que li faz muitos anos o dirio de Charles Darwin acerca de sua volta ao mundo nos anos 1830 em que desenvolveu a teoria da evoluo. A orao reduzida Ao passar pelo Brasil (l. 2 8), por expressar um nexo temporal, pode ser reescrita substituindose o vocbulo Ao por Quando e flexionando-se o verbo passar na terceira pessoa do singular do pretrito do indicativo, sem prejuzo para o sentido original tampouco para a correo gramatical. O fragmento era o que se dedicava s coisas nobres, como as artes, e no s coisas "menores", como o trabalho (l. 2 9-30) pode ser reescrito, conservando-se a correo, da seguinte forma: era o que se dedicava a coisas nobres, como as artes, e no a coisas "menores", como o trabalho. A expresso de De l para c (l. 34) faz referncia a dois momentos: o primeiro aquele em que Charles Darwin realizou uma volta pelo mundo e mais propriamente passou pelo Brasil; e o segundo o que est vivendo o autor quando da redao deste texto. Observa-se do fragmento o pas evoluiu muito com o fim da escravido, a urbanizao, as ondas migratrias, a massificao educacional e a ocupao produtiva do interior. (l. 34-36) a opo do autor em no repetir a preposio nas expresses em paralelismo. Tambm se adequaria ao padro culto da lngua se a opo fosse pela repetio da preposio de a ser contrada aos artigos em a urbanizao, as ondas migratrias, a massificao educacional e a ocupao produtiva do interior, sem prejuzo para o sentido original. A expresso uma viso arcaica contra o lucro e a meritocracia (l. 39-30) funciona como complemento direto da forma verbal resiste (l. 39). A forma verbal contribui (l. 41) est conjugada na terceira pessoa do singular em face de sua concordncia com o ncleo do sujeito fruto (l. 40). Conclui-se do texto que a proximidade do desenvolvimento que buscamos para todos se d na mesma proporo em que se valoriza a cultura do empreendedorismo, a meritocracia, a remunerao segundo a produtividade de cada um.

Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, julgue os prximos itens. As formas de tratamento Dignssimo e Ilustrssimo no devem ser utilizadas em correspondncias oficiais. 18 vedado o emprego de estrangeirismos em comunicaes oficiais. 19 O endereamento de um comunicado dirigido a um juiz de direito deve ser redigido, no envelope, da seguinte forma:
17

Ao Senhor Fulano de Tal Juiz de Direito da X.a Vara Cvel Rua ABC, n.o 123 12345-000 Braslia DF Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva que deve ser julgada com base nas disposies do Manual de Redao da Presidncia da Repblica. Aps ter redigido um ofcio, j no momento da impresso, um agente administrativo do DPF percebeu que as pginas do documento no haviam sido numeradas. Nessa situao, a fim de sanar o problema, o servidor deve proceder numerao a partir da segunda pgina do documento, devendo a primeira ser mantida sem numerao. 21 Uma senhora recebeu da administrao pblica notificao, encaminhada por meio de carta, a respeito da desapropriao de sua casa. Nessa situao, por tratar-se de assunto oficial entre a administrao pblica e um particular, o expediente oficial utilizado adequado ao propsito da comunicao.
20

Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, julgue os itens a seguir. So partes do aviso, do ofcio e do memorando, na seguinte ordem, o tipo e o nmero do expediente, o local e a data de sua expedio, o nome e o cargo da autoridade remetente, o corpo do texto, o fecho e, por fim, a assinatura da autoridade autora da comunicao. 23 Em memorando expedido pelo superintendente da Polcia Federal no Rio de Janeiro ao diretor-geral do Departamento de Polcia Federal deve-se empregar o pronome de tratamento Vossa Senhoria e o nome do destinatrio no deve constar do documento.
22

O diretor-geral do DPF recebeu delegao da Polcia Federal do Paraguai. O encontro teve como objetivo discutir cooperao tcnica para o combate ao contrabando. Participaram tambm do evento diversos superintendentes regionais do DPF. Com referncia ao texto acima e s normas de redao de correspondncias oficiais, julgue os itens a seguir.
24

Os dois pargrafos acima poderiam fazer parte de um relatrio, que poderia ser encaminhado ao Ministro da Justia atravs de correio eletrnico com certificao digital.

2
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

O fecho do convite ao chefe da delegao paraguaia deveria ter sido redigido e formatado com as determinaes expressas do Manual de Redao da Presidncia da Repblica. 26 Em documentos oficiais, as autoridades do DPF mencionadas no texto devem ser tratadas pelo vocativo Senhor/Senhora, seguido do cargo ocupado.
25

Com base na figura abaixo, que apresenta um texto em edio no Microsoft Word 2010, julgue os itens a seguir.

Acerca de sistemas operacionais e aplicativos, julgue os itens a seguir. O sistema operacional atua no gerenciamento de arquivos, embora no seja o nico responsvel pela velocidade de acesso a esses arquivos. 28 Uma planilha do Microsoft Excel pode ser inserida em um documento em edio no Microsoft Word mediante o uso do recurso Inserir objeto. 29 Fazer um backup de um arquivo de uma unidade mapeada na rede garante que todas as alteraes desse arquivo sero armazenadas Automaticamente.
27

A respeito de mecanismos de segurana da informao, julgue os itens que se seguem.


30

31

32 33

34

35

O certificado digital composto por dados que identificam uma entidade e pode ser emitido por pessoas fsicas ou jurdicas, associado a uma chave privada do emissor. Um firewall que atue como filtro de pacotes em uma rede deve suportar regras para bloqueio ou liberao do trfego de rede com o protocolo TCP (Transmission Control Protocol). A assinatura digital no garante a integridade da informao; sua funo garantir apenas a autenticidade da informao. A verificao da integridade de um arquivo transmitido entre dois computadores pode ser realizada por meio da gerao de um hash no computador de origem e da conferncia desse hash no computador de destino. Uma poltica de senha pode estabelecer, no primeiro acesso do usurio, critrios para troca de senha que faam restries quanto ao uso de tipos diferentes de caracteres, como letras maisculas, minsculas, nmeros e determinados smbolos. No Windows 7, diferentemente de verses anteriores, no possvel empregar a ferramenta Restaurao do Sistema, pois nessa verso as melhorias corrigiram erros no sistema operacional.

Na situao mostrada na figura, ao se clicar o cone , tanto as formataes de fonte do pargrafo selecionado no texto quanto o realce utilizado na palavra venceu sero eliminados. 37 Na figura em apreo, o pargrafo selecionado no texto est formatado com recuo de 2 cm na primeira linha, justificao (alinhamento das margens esquerda e direita) e estilo Normal.
36

Com relao ao Microsoft Excel 2010 e figura abaixo, que apresenta uma planilha em edio nesse software, julgue os itens seguintes.

3
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

A frmula =SOMASE($B$4:$B$9;"D";C4:C9) pode ser utilizada para se inserir, na clula C11, o total das despesas do ms de janeiro. 39 Para se calcular a mdia aritmtica dos gastos com luz nos meses de janeiro a maro, e colocar o resultado na clula F7, correto e suficiente clicar a clula F7, digitar a frmula MEDIA(C7:E7) e teclar <Enter>.
38

Em relao a conceitos de becape, julgue o item a seguir.


40

Caso um professor queira fazer becape de arquivos diversos de suas aulas em destino seguro, fora do disco rgido de seu computador, e esses arquivos ocupem dois gigabaites de espao em disco, ser recomendvel que ele opte pela utilizao de um CD, desde que ele grave seus arquivos em seu formato original, ou seja, que no empregue recursos de compresso ou de criptografia de dados.

O ex-presidente da frica do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretria, nesta quinta-feira (5), anunciou o atual presidente do pas, Jacob Zuma. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infeco pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu s 20h50, no horrio local de Pretria 16h50 do horrio brasileiro de vero. "Ele partiu, se foi pacificamente na companhia de sua famlia, afirmou o presidente Zuma. Ele descansou, agora est em paz. Nossa nao perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai. O funeral de Mandela deve durar 12 dias.
O Globo, 5 de dezembro de 2013

A partir das informaes apresentadas no texto acima, e considerando a amplitude do tema, julgue os itens que se seguem. Durante o apartheid, que vigorou por mais de 40 anos, imperava na frica do Sul uma poltica oficial de segregao dos cidados segundo a cor de sua pele - em que a minoria branca dominou a maioria negra. 45 Mandela considerado um cone justamente por guiar o pas das algemas deste regime para uma democracia multirracial. Alm disso, reconhecido por ter feito tudo isso renunciando luta armada, inspirado no lder indiano Mahatma Gandhi.
44

Uma falha na terceira e ltima etapa do lanamento do satlite sino-brasileiro Cbers-3 fez sua colocao em rbita fracassar, informou nesta segunda-feira (9) o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O motor de propulso do lanador chins foi desligado 11 segundos antes do previsto, o que impossibilitou que o equipamento atingisse a velocidade mnima para ser mantido em rbita. As causas do problema sero investigadas e, para amenizar o impacto da perda do satlite, o Inpe pretende antecipar o lanamento do Cbers 4. A partir das informaes apresentadas no texto acima, e considerando a amplitude do tema, julgue os itens que se seguem.

O Inpe, sediado em So Jos dos Campos (SP), tem unidades distribudas pelo pas, trabalha em parceria com pases da Europa, Amrica, frica e sia, e o responsvel pelo desenvolvimento de satlites para monitoramento do territrio nacional. 42 A instituio tambm trabalha com meteorologia e previso do tempo, nas pesquisas sobre mudanas climticas e mantm laboratrios de testes para a indstria aeroespacial e outros setores. 43 O programa espacial brasileiro sofreu um grave revs h 10 anos quando a estao em Alcntara pegou fogo. As suspeitas na poca de sabotagem estrangeira continuam atuais j que documentos revelados por Edward Snowden comprovam o envolvimento de agentes norte-americanos no suposto acidente.
41

Durante o perodo do apartheid, o governo tambm confiscou propriedades de negros e obrigou milhares de pessoas a se mudarem para reas reservadas por etnia. A cor da pele passou a definir se a pessoa poderia votar, onde iria estudar, morar, trabalhar e a receber tratamento mdico, diferenciando lugares e posies de brancos e negros na sociedade. 47 Apesar de todo o reconhecimento internacional, Nelson Mandela jamais ganhou o Nobel da paz, repetindo a injustia histrica feita a Mahatma Gandhi.
46

Com um acordo histrico alcanado pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC), o comrcio global poder comear a mostrar avanos. Neste sbado, aps quatro dias de reunies em Bali, na Indonsia, a OMC conseguiu desbloquear a Rodada de Doha - uma srie de reunies iniciadas em 2001, que visam discutir regras para tornar mais gil o comrcio entre os pases. Essas negociaes estavam paralisadas desde 2008.
G1, 7 de dezembro de 2013

Esse acordo global o primeiro na histria da organizao, que nasceu aps a concluso da Rodada do Uruguai, em 1994 em Marrakech (Marrocos), encontro que abriu caminho para a criao da OMC um ano mais tarde. 49 O final feliz da reunio ministerial representa uma vitria pessoal do novo diretor-geral da OMC, Roberto Azevdo. O brasileiro assumiu as rdeas da organizao em setembro com a ambio de melhorar os resultados de seu antecessor, Pascal Lamy: fazer a Rodada de Doha avanar.
48

4
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

Aps estudos sobre a violncia, chegou-se concluso que "Haver aumento nos ndices de violncia se o policiamento ostensivo no for eficaz e as investigaes forem falhas". Considerando apenas os aspectos atinentes lgica e que a proposio nele contida seja chamada de P, julgue os itens seguintes. Considerando que o policiamento ostensivo seja eficaz, podemos afirmar que no haver aumento nos ndices de violncia. 51 A proposio P equivalente a "Caso haja diminuio nos ndices de violncia, o policiamento ostensivo ser eficaz ou as investigaes no sero falhas. 52 Se a proposio "As investigaes no forem falhas" possuir valor lgico verdadeiro, ento a proposio P ser tambm verdadeira, independentemente dos valores lgicos das outras proposies. 53 A proposio "O aluno ser aprovado se, e somente se, tiver a mdia acima de 7" possui o mesmo valor lgico que "O aluno no ser aprovado se, e somente se, tiver a mdia abaixo de 7"
50

RASCUNHO

A e B so dois conjuntos no vazios. O conjunto A possui 32 subconjuntos e A B possui 4 elementos. Sabe -se, tambm, que (B - A) possui 6 elementos. Desse modo, conclui-se que: O nmero de elementos do conjunto B o dobro do nmero de elementos do conjunto A. 55 A probabilidade de escolhermos aleatoriamente um subconjunto de B, que possua 5 elementos, maior que 25%.
54

Considerando que em uma determinada misso haja 6 policiais escalados. Em cada quarto de hora, 4 desses policiais estaro de prontido. Considerando esses dados, julgue os prximos itens. Considerando que cada um desses 6 policiais ocupe uma funo distinta, a quantidade de possveis maneiras de distribuir uma funo para cada policial inferior a 500. 57 Considere todas as possveis listas de prontides, formadas por 4 policiais distintos. Nesse caso, se Andr, Bruno, Claudio e Danilo forem policiais escalados na referida misso, dois desses policias aparecero em menos de 7 dessas listas. 58 Considere todas as possveis listas formadas por 4 nomes distintos dos 6 policiais escalados. Nessa situao, trs entre os quatro policiais citados, Andr, Bruno, Claudio e Danilo, aparecero em 8 dessas listas de prontides.
56

5
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO
59

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13


74

60 61

62

63

O tipo de cadeira usado por um gerente de banco pode representar um artefato da cultura organizacional da instituio financeira. A teoria estruturalista faz parte da mesma abordagem qual pertence a teoria burocrtica das organizaes. No desenvolvimento do planejamento estratgico em um rgo pblico, a matriz GUT pode ser utilizada como instrumento de apoio para a gesto do processo decisrio. A funo controle do processo organizacional tem na rpida orientao para as excees uma de sua principais caractersticas. Uma das principais vantagens do SIAFI a descentralizao da entrada, consulta, execuo oramentria, financeira e patrimonial da Unio, isto com a superviso da Secretaria do Oramento Federal.

75

76

77

78

Em relao ao SIAFI, julgue o item a seguir.


79 64

A Ordem Bancria de Pagamento OBP utilizada para pagamentos de pessoas fsicas ou jurdicas que no possuem conta corrente.
80

Sobre a natureza jurdica do oramento, julgue os itens a seguir. No Brasil, o oramento do tipo executivo, tendo em vista que a iniciativa para propor um projeto de lei oramentria ao Poder Legislativo privativa do Poder Executivo. 66 A Lei que institui o oramento no necessita de quorum qualificado para sua aprovao no Poder Legislativo.
65 81

No tocante aos restos a pagar e despesa de exerccios anteriores, julgue o item a seguir.
67

82 83

Os restos a pagar com prescrio interrompida pelo credor sero pagos com a utilizao de dotao do oramento vigente destinada a cobrir despesas de exerccios anteriores. A legislao arquivstica considera como arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por rgos, sociedades de economia mista e entidades e organizaes sociais, assim como por pessoas jurdicas de carter privado e por pessoas fsicas, em suas atividades especficas. So considerados arquivos pblicos exclusivamente os documentos provenientes das atividades especficas de rgos pblicos, entidades de carter pblico, funcionrios pblicos no exerccio do cargo, assim como de entidades privadas encarregadas da gesto de servios pblicos. Terminada a vigncia jurdico-administrativa realizado o recolhimento fase permanente nos arquivos pblicos. Identificam-se como documentos inativos os que so preservados em funo de seu valor histrico, probatrio e informativo. Partituras, mapas e livros possuem gnero, formato e suporte respectivamente diferentes. Os atos enunciativos emitem opinies e so formados por registro, firmando fatos ou ocorrncia.

84

68

85

69

86

Um arquivo apresenta o esquema de classificao a seguir. PESSOAL: Admisso Demisso Folha de Pagamento Promoo Recrutamento Seleo. Este esquema denota uma classificao por assunto enquadrada no mtodo dicionrio. Os sistemas de arquivamento subdividem-se em trs grandes classes, a dos alfabticos, a dos numricos e a dos alfanumricos, cada uma delas, por sua vez, subdivide-se em diversas subclasses. De acordo com os princpios arquivsticos, chamamos provenincia territorial o principio que preconiza que a documentao pblica de um pas segue o destino deste. O processo de avaliao realizado pela comisso permanente de avaliao, que possui como membros eventuais representantes da organizao. A gesto das telecomunicaes tambm corresponde s responsabilidades da gesto de documentos. A definio de protocolo, de acordo com a teoria arquivstica, caracteriza-o especificamente como o setor encarregado do recebimento, registro, distribuio e movimentao e expedio de documentos. A elaborao de instrumentos de pesquisa para identificar, rastrear, localizar dados, seja pela via sumria ou pela analtica, facilitando o acesso aos documentos e a divulgao do acervo realizada na atividade de referncia. O instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou uma de suas divises so identificadas e descritas sucintamente, reflete o arranjo, sua finalidade descrever a composio do fundo, possui introduo chamado inventrio analtico. Sucedem ao recebimento do documento no protocolo as seguintes rotinas: difuso, avaliao e descrio. As condies de armazenamento de documentos em papel assemelham-se com as de documentos fotogrficos, como o eslaide, o negativo e o papel fotogrfico. A gesto de documentos pode ser interpretada como o processo de reduzir seletivamente a propores manipulveis a massa de documentos, de forma a conservar permanentemente os que tm valor cultural futuro, sem menosprezar a integridade substantiva da massa documental para efeitos de pesquisa. A restaurao dos documentos pblicos em processo de deteriorao de responsabilidade do Arquivo Nacional, caso a instituio seja rgo da Administrao Federal. O tamanho do acervo documental e a sua complexidade definem se o fundo de arquivo de uma instituio pblica ou privada um fundo fechado ou aberto.

70 71

72 73

A sentena estrangeira poder ser homologada no Brasil para fins de imposio de medida de segurana, cabendo a iniciativa neste caso ao ministro da Justia. 88 Ainda que no tenha sido realizado exame de corpo de delito, pode ser reconhecida a presena da qualificadora de escalada do crime de furto (art. 155, 4, II, do CP) na hiptese em que a dinmica delitiva tenha sido registrada por meio de sistema de monitoramento com cmeras de segurana e a materialidade do crime qualificado possa ser comprovada por meio das filmagens e tambm por fotos e testemunhos.
87

6
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO
89

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

90 91 92

93

94

95

O funcionrio pblico que altera as informaes constantes do sistema de informaes da administrao pblica para fazer uma brincadeira com um colega de trabalho comete o crime de insero de dados falsos. No crime de leso corporal, incidir aumento de pena de 1/3 se o delito for cometido por grupo de extermnio. Segundo o STJ, possvel aplicar ao crime de contrabando, o princpio da insignificncia. Configura crime de extorso a exigncia de pagamento em troca da devoluo do veculo furtado, sob a ameaa de destruio do bem. Uma vez reparado o dano integralmente por um dos autores do delito, a causa de diminuio de pena do arrependimento posterior, prevista no art. 16 do CP, estende-se aos demais coautores, cabendo ao julgador avaliar a frao de reduo a ser aplicada, conforme a atuao de cada agente em relao reparao efetivada. No delito de abandono de funo, por se tratar de norma penal em branco, utiliza-se o mesmo prazo para a caracterizao da infrao administrativa, conforme previsto no estatuto de cada servidor. Segundo o STF e o STJ, adota-se em relao ao crime continuado, a teoria objetiva, segundo a qual, preenchidos os requisitos legais, estar configurada a continuidade. O reconhecimento fotogrfico tido pela doutrina como sendo o reconhecimento de pessoa. permitido ao surdo-mudo na qualidade de testemunha trazer suas respostas por escrito. O indiciamento ato privativo da autoridade policial, que dever fundament-lo por meio de despacho, nos moldes da legislao em vigor. Caber a priso preventiva quando o acusado for reincidente em crime doloso, qualquer que seja a pena do novo delito, bem como quando injustificadamente recusar-se a cumprir outra medida diversa. As provas colhidas no curso do inqurito policial possuem valor relativo, ante o fato de ser o mesmo um procedimento inquisitivo. Por tal razo, tais provas no podero influenciar de maneira alguma o convencimento do magistrado. A busca pessoal dever ser precedida de mandado, sendo este dispensado em alguns casos expressamente previstos no CPP. A lei processual penal possui aplicao imediata, inclusive para os processos em curso, devendo ser refeitos os atos anteriores. O interrogatrio do ru preso poder ser feito no estabelecimento prisional, se estiverem garantidas a segurana do juiz e do membro do ministrio pblico, bem como a presena do defensor. A priso temporria ser decretada exclusivamente para os delitos previstos na lei 7.960/89, tendo em vista o rol taxativo.

Dentre os controles a que a Administrao Pblica est sujeita, est a possibilidade do administrado recorrer das decises que o afetam. Como exemplo deste controle temos a impetrao de recurso hierrquico imprprio, ou seja, aquele interposto contra a deciso de dirigente de entidade da Administrao Indireta, para a autoridade a que est vinculada, na Administrao Direta. 106 As empresas estatais submetem-se ao regime jurdico tpico das empresas privadas, aplicando-se a elas, no entanto, algumas normas de direito pblico, tais como: juzo privativo; regime especial de execuo, sujeito a pagamento por ordem cronolgica de apresentao de precatrios; impenhorabilidade e imprescritibilidade de seus bens, independentemente de afetao ao servio pblico.
105

96 97 98

Levando-se em conta as seguintes situaes hipotticas: Remoo de servidor pblico ex officio, com o intuito de afastar o removido da sede do rgo, localidade onde tambm funciona a associao sindical da qual o referido servidor faz parte; Aplicao de penalidade de advertncia por comisso disciplinar constituda para apurar eventual prtica de infrao disciplinar, na lei 8.112/90; Deslocamento de servidor pblico, em servio, com o consequente pagamento de dirias e passagens, para a participao em suposta reunio que, na realidade, revestia festa de confraternizao entre os servidores da localidade de destino; Agente pblico que, durante a fiscalizao sanitria, interdita estabelecimento pelo fato de ter encontrado no local inspecionado um nico produto com prazo de validade expirado. Acresa o fato de que um agente pblico, ao valer-se das atribuies a ele conferidas, por vezes o faz de forma abusiva. Analisando os casos hipotticos apresentados e correlacionando o nmero (0) quando no houve abuso de poder ou (1) quando houve desvio de poder ou o nmero (2) quando houve excesso de poder. Aps essa anlise podemos afirmar que o nmero formado, respectivamente, por essa associao 1212 108 Em relao regulamentao das licitaes, a administrao pblica pode exigir dos licitantes depsito de valores ou caucionamento de bens em valor de at 1% (um por cento) da sua proposta. Na hiptese de ser exigido este requisito, os interessados que se apresentarem a uma concorrncia, leilo ou prego, sero declarados desabilitados ao no cumprirem tal requisito. 109 Segundo o Estatuto dos Servidores Pblicos Federais, os dbitos com o errio pblico sero previamente comunicados ao servidor ativo, aposentado ou pensionista, para que promova o pagamento no prazo mximo de trinta dias. Quando esses valores comprometerem a subsistncia do servidor e de sua famlia podero ser parcelados discricionariamente, pelo servidor, desde que o valor de cada parcela no seja inferior ao correspondente a dez por cento da remunerao, provento ou penso.
107

99

100

101 102

103

104

7
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13


120

A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens, de acordo com as disposies da Constituio Federal de 1988 (CF). No mandado de injuno, de acordo com o STF, somente podem configurar no polo passivo da relao processual instaurada as pessoas estatais, eis que apenas a elas imputvel o dever jurdico de emanao de provimentos normativos. 111 inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal.
110

Responder pelo delito assemelhado a possuir ou portar arma de fogo de uso restrito, aquele que possui arma de fogo de calibre permitido com a numerao de srie raspada.

As contas abaixo foram extradas do balancete de verificao de uma empresa. Com base, nesta lista, julgue os itens abaixo.

Considerando o item anterior e jurisprudncia do segundo o STF julgue:


112

Tibrio, servidor pblico, perito em informtica, est sendo investigado criminalmente, sabendo que a maioria das conversas de Tibrio acontecem via email, possvel que se apliquem os dispositivos da interceptao telefnica s interceptaes do fluxo de comunicao em sistemas de informtica, como neste caso.

Conta Aes em tesouraria Bancos Caixa Capital Clientes Emprstimos a pagar Fornecedores Imveis Instalaes Mquinas e equipamentos Material para escritrio Mveis e utenslios Ttulos a pagar Veculos
121 122 123

Saldo em R$ 5.000 6.500 15.700 100.000 15.000 15.000 15.000 70.000 5.000 10.000 800 4.000 18.000 11.000

Com relao aos direitos e s garantias fundamentais e ordem social, julgue o item seguinte.
113

Os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade.

Na lista acima, no h contas retificadoras. O balancete no est fechando. H mais contas devedoras do que credoras.

Acerca de conceitos, objetivos e finalidade da contabilidade, julgue o item a seguir.


124

Julgue os itens subsequentes, relativos defesa do Estado e das instituies democrticas.


114

A segurana pblica um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, conforme artigo 144 da Constituio Federal. Neste contexto, nas reas municipais onde houver necessidade, a guarda municipal poder exercer as funes de polcia martima ou de fronteira. De acordo com o STF, h inconstitucionalidade na imposio legal de regime inicialmente fechado para os condenados por crimes hediondos ou assemelhados. A configurao do crime de corrupo de menores, Art. 224B do ECA independe da prova da efetiva corrupo do menor, por se tratar de delito formal. De acordo com o STJ, cabvel a aplicao retroativa da Lei n. 11.343/2006, desde que o resultado da incidncia das suas disposies, seja mais favorvel ao ru do que o advindo da aplicao da Lei n. 6.368/1976, admitindo-se a combinao de leis. Consoante entendimento dos tribunais superiores o delito de trfico sempre absorver o ilcito referente ao maquinismo e equipamentos destinados produo da droga. Para o exerccio da funo de vigilante, exige a lei a idade mnima de 18 anos.

A finalidade da contabilidade fornecer informaes teis para que seus usurios possam tomar deciso. Para que esta informao seja til, deve ser relevante e representar de forma fidedigna as operaes.

No que diz respeito ao patrimnio e seus componentes, analise a assertiva que se segue.
125

115

Com base na nova doutrina contbil, emanada pelo Comit de pronunciamentos contbeis, ativos lquidos deve ser usado como sinnimo de patrimnio lquido.

116

Sobre atos e fatos administrativos, julgue os itens a seguir. A compra de mercadorias a prazo representa um fato permutativo aumentativo, pois aumenta o valor de ativo e passivo. 127 Um ato administrativo ir gerar efeito futuro na contabilidade da empresa, diferentemente, de um fato contbil que provoca alterao no momento da sua ocorrncia.
126

117

118

119

8
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

ACADEMIA DO CONCURSO

Simulado DPF ( AGENTE E ESCRIVO) n 006 14.12.13

Sobre as operaes contbeis diversas, julgue os itens abaixo: O reconhecimento da reduo de um direito, em funo da variao cambial, provoca um dbito no ativo e um crdito na conta de resultado. 129 A contabilizao da compra de mercadoria, vista, com pagamento de frete, pode ser feita atravs do seguinte lanamento: D- compras C- caixa
128

Sobre balancete de verificao, balano patrimonial e demonstrao do resultado do exerccio, julgue o item abaixo.
130

Se o balancete de verificao apresentou saldos credores superiores aos saldos devedores, em R$ 1.000. Podemos apresentar como justificativa para tal, a classificao da conta juros a vencer na coluna incorreta, desde que o valor da conta seja de R$ 500.

131

132

133 134

135

136

137 138

139

140

Um choque de oferta decorrente, por exemplo, do aumento do preo do petrleo no mercado internacional provoca deslocamento ao longo da curva de Phillips e aumenta tanto o emprego como a taxa de inflao. Na viso keynesiana, a coexistncia entre taxas elevadas de inflao e de desemprego, nas dcadas de 80 e 90 do sculo passado, explica-se no somente pelas expectativas de altas dessas duas variveis, mas tambm pela ausncia, mesmo no curto prazo, de um trade-off entre inflao e desemprego. No regime de metas de inflao, a estabilidade de preos constitui o principal objetivo da poltica monetria. A deciso de poltica econmica de adotar, simultaneamente, cmbio fixo, regime de metas de inflao e abertura da conta de capitais teoricamente inconsistente. Se o BACEN adotar uma estratgia de reduzir de forma permanente a taxa de inflao da economia, no longo-prazo, o nvel de desemprego natural ser menor que o verificado no momento inicial da poltica. No que se refere ao modelo IS/LM, o aumento dos gastos do governo gera o aumento da renda e da taxa de juros de equilbrio. Atualmente, uma desvalorizao da taxa nominal de cmbio acarreta reduo da dvida lquida do setor pblico. O financiamento pblico da pesquisa cientfica e das aes de sade pblica, voltados para o controle de epidemias, como as que envolvem a dengue e a clera, justificam-se pelo fato de essas atividades constiturem bens pblicos puros. Dvidas pblicas elevadas exigem dficit fiscal menor para manter a razo dvida/PIB constante, garantindo, assim, a sustentabilidade da dvida pblica. Nos anos 80 do sculo passado, o Brasil sofria uma crise inflacionria aguda, de natureza inercial. Para conter a inrcia inflacionria o governo brasileiro utilizou-se de polticas de controle de preos como os chamados congelamentos.

9
Cargo: Escrivo da Polcia Federal n 006-P 14.12.13

PROVA DISCURSIVA

Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de 30 linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Cerca das 22 horas, Carlos encontrava-se no interior de sua residncia quando ouviu um barulho no quintal. Munido de um revlver, abriu a janela de sua casa e percebeu que uma pessoa, que no pde identificar devido escurido, caminhava dentro dos limites de sua propriedade. Considerando tratarse de um ladro, desferiu trs tiros que acabaram atingindo a vtima em regio letal, causando a sua morte. Aos sair de sua residncia, Carlos constatou que havia efetivamente matado um menor, que ali estava apanhando algumas frutas cadas no cho de sua casa. Carlos se dirigiu delegacia de polcia mais prxima e comunicou o fato ao Delegado de Policia entregando a arma que utilizara na prtica de seu ato defensivo, acrescentando no ser a mesma registrada.

Diante de tal situao hipottica, desenvolva o tema abordando necessariamente os seguintes tpicos: ABCDA relevncia penal das condutas de Carlos e do menor. A possibilidade da autuao em flagrante delito de Carlos. A possibilidade da decretao da priso preventiva de Carlos. As providncias processuais penais a serem adotadas pela autoridade policial quanto ao local do crime.

Academia do Concurso Simulado de Polcia Federal (Agente e Escrivo)Prova Discursiva n 003-Serie P

Aplicao: 16/11/13

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Academia do Concurso Simulado de Polcia Federal (Agente e Escrivo)Prova Discursiva n 003-Serie P

Aplicao: 16/11/13

Nome: _______________________________________ Turma: _________________________ Data: ___ / ___ / ___


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Academia do Concurso Simulado de Polcia Federal (Agente e Escrivo)Prova Discursiva n 003-Serie P

Aplicao: 16/11/13

You might also like