You are on page 1of 1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO E CONTEMPORANEIDADE Disciplina: Bases Filosficas da Contemporaneidade Discente: Marcelo Peixoto ROUANET,

Paulo Srgio. Iluminismo e Contra-iluminismo. In: RUBIN, Antonio Albino Canelas. Textos de Cultura e Comunicao. Salvador, Fase II, n. 29, 1993.
Resumo do captulo Iluminismo e Contra-iluminismo

No sculo XVIII, surge na Europa, em razes francesas, um gigantesco movimento de transformao social, poltica, cultural, religiosa e econmica que se expandiu por todo mundo. Tal episdio, denominado de Iluminismo, historicamente, foi marcado pela modernizao, heterogeneidade de pensamento filosfico, novas tendncias no plano racional e cientfico, assim como a desagregao de antigos regimes polticos e religiosos, e o surgimento de novos modelos: o Capitalismo Liberal e Socialismo Real. Os elementos tradicionais do Iluminismo nortearam o caminho do mundo Contemporneo. Esses elementos so os pilares de construo dos ideais: o Universalismo, Individualismo e a Emancipao. O Universalismo possui uma viso cosmopolitana da natureza humana, universal, onde todos os homens eram iguais e possuam uma razo invarivel, de uma moralidade constante. O Individualismo ou Personalismo o indivduo destacado de suas articulaes com a coletividade, no eram os grupos, as tribos que se beneficiariam do projeto de modernizao, mas sim, a pessoa. A Emancipao surge no plano do Pensamento, da Poltica e Economia. O autor considera o Iluminismo do sculo XVIII como o ponto central da ideia que se traduz em Modernidade. Com processos histricos temporais distintos, porm atrelados, a Modernidade atual se configura como um projeto inacabado do Iluminismo. Para Rouanet, este programa tinha como objetivo emancipar os homens de todas as servides que estavam sujeitos e ajuda-los a transitar em um novo mundo. De fato, grandes transformaes ocorreram, se sucederam e, culminaram em uma redefinio do mundo, com novas perspectivas da humanidade e modelos sobrejacentes. Contudo, a insatisfao e desencantamento com mundo luz da modernidade provocou (o que o filsofos contemporneos chamam) crise da modernidade e mal-estar da modernidade. O prprio movimento Iluminista evoluiu Modernidade com todo mrito de crescimento, ascenso e transformao mundial aos moldes da hegemonia capitalista liberal e fracasso do socialismo, mas, foi tambm, responsvel pelo surgimento de sua contestao (Contra-Iluminismo), da crise social-econmica da sociedade moderna, declnio e depresso. Para superar o descontentamento, o nosso mal-estar, Rouanet prope um terceiro caminho, o Iluminismo Original. Uma tentativa de resgatar o impulso universalista da Ilustrao do sculo XVIII; a apropriao da razo aberta e dialtica. Uma crena da utopia mesclada na f e dvida, ou seja, saber navegar entre o niilismo e o dogmatismo.

You might also like