You are on page 1of 18

Educao de Adultos como Direito Humano

Moacir Gadotti
Livre Docente/USP gadotti@paulofreire.org

resumo

12

A educao necessria para a sobrevivncia do ser humano. Para que ele no precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade j produziu. Se isso era importante no passado, hoje ainda mais decisivo, numa sociedade baseada no conhecimento. O direito educao reconhecido no artigo 26 da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948, como direito de todos ao desenvolvimento pleno da personalidade humana e como uma necessidade para fortalecer o respeito aos direitos e liberdades fundamentais. Com base nesses pressupostos, Moacir Gadotti, neste artigo, sustenta que esse direito no se limita s crianas e jovens e, como tal, ele deve ser garantido pelo Estado a todos, estabelecendo-se prioridade ateno dos grupos sociais mais vulnerveis. Para ele, o direito educao no pode ser desvinculado dos direitos sociais. Os direitos humanos so todos interdependentes. O direito educao est associado aos outros direitos. Palavras-chave: Educao. Educao de adultos. Direitos humanos.

abstract

Education is necessary for human being survival. For it does not need to invent everything again, it needs to appropriate itself of culture, of what humanity has already produced. If this was important in the past, nowadays is even more decisive, in a society based on knowledge. The right to education is recognized in the article 26 of the Universal Declaration of Human Rights of 1948, as a right of all to full development of the human personality and as a need to strengthen the respect to fundamental rights and freedoms. Based on these assumptions, Moacir Gadotti, in this article, sustains that this right is not limited to children and youth and, as such, it must be guaranteed by the State for all, settling priority to attend more vulnerable social groups. For the author, the right to education can not be dissociated from social rights. The human rights are all interdependent. The right to education is associated with other rights. Keywords: Education. Adult education. Human rights.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

Introduo
Neste ano celebramos os 50 anos de uma experincia educacional que marcou a vida de um grande educador brasileiro e que se tornou um marco da educao mundial. Trata-se da experincia de alfabetizao de adultos de Paulo Freire em Angicos (RN), em 1963. Esse experimento era o primeiro passo do Programa Nacional de Alfabetizao criado em janeiro de 1964 no governo de Joo Goulart e extinto pelo golpe civil-militar naquele mesmo ano - que visava eliminao do analfabetismo no Brasil. Hoje no se trata apenas de celebrar essa data. Trata-se, sobretudo, de lembrar e retomar uma causa. A melhor homenagem que poderamos prestar a Paulo Freire eliminar o analfabetismo. Hoje, temos, no Brasil, aproximadamente, o mesmo nmero de analfabetos de quando Paulo Freire partiu para o exlio em 1964. Eliminar o analfabetismo de jovens e adultos um direito de cidadania e um dever do Estado. No podemos negar esse direito a milhes de brasileiros e brasileiras. Todos reconhecem a melhoria da educao brasileira nos ltimos anos. Por isso no d para entender porque o analfabetismo no tenha tido a mesma ateno de outras modalidades de ensino. A taxa de analfabetismo no Brasil est praticamente estagnada. Alm da crnica falta de recursos para essa que deveria ser considerada uma modalidade da educao bsica, como est no Plano Nacional de Educao, a deciso do governo, j em 2007, de afastar a sociedade civil do processo, contrariando a Comisso Nacional de Alfabetizao e Educao de Jovens e Adultos (CENAEJA), foi outro fator que contribuiu para esse resultado negativo. E no faltaram alertas para a equivocada reformatao do programa federal Brasil Alfabetizado. Como falar em Todos pela Educao, ignorando a decisiva e necessria participao da sociedade civil? Todos sabemos que o fim do analfabetismo no s responsabilidade do governo federal: responsabilidade das trs esferas de governo. Mas inaceitvel, seja quem for o responsvel, que o direito humano educao seja negado duas vezes aos jovens e adultos. O analfabetismo uma ofensa ao direito de cidadania: como negar o direito humano comida, liberdade, o direito a no ser torturado. Ser que devemos esperar que os analfabetos morram para que as estatsticas melhorem? Em 2009, realizamos, em Belm, a sexta Conferncia Internacional de Educao de Adultos (Confintea), no ano em que a primeira obra de Paulo Freire, Educao e atualidade brasileira, completava cinquenta anos. Paulo Freire havia sido convidado, pela UNESCO, para participar da Confintea V,
1 Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura.

13

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti

14

realizada em Hamburgo, na Alemanha, em julho de 1997. Infelizmente ele viria a falecer dois meses antes. Na ocasio, a Unesco me convidou para lhe prestar uma merecida homenagem. O nome de Paulo Freire foi muito citado naquela conferncia que instituiu a Dcada Paulo Freire da Alfabetizao. A Confintea, de carter intergovernamental, tem por objetivo a promoo da Educao de Adultos como poltica pblica no mundo. Pela primeira vez, ela aconteceu no hemisfrio sul, no pas de Paulo Freire e na Amaznia, que abriga a maior floresta do mundo, a ptria das guas, na expresso do poeta Thiago de Mello, que nos ensina uma grande lio: a do rio Amazonas, que nasce de outros rios, lio de saber seguir junto com outros sendo, e noutros se prolongando, e construir o encontro com as guas grandes do oceano sem fim (MELLO, 2007, p. 28). A preparao da Confintea VI incluiu consultas e revises temticas, presenciais e virtuais, pesquisas e estudos de caso selecionados de prticas exitosas, bem como informes nacionais e informes das reunies regionais preparatrias, que foram sintetizados no Informe Global sobre a Aprendizagem e a Educao de Adultos, discutido em Belm. No Brasil, houve reunies preparatrias em todos os estados, organizadas tanto pelo governo (SECAD/MEC) quanto pela sociedade civil (Fruns de Educao de Jovens e Adultos EJA). A Educao de Adultos (EA) relaciona-se com vrios temas, entre eles: a questo da pobreza e das desigualdades, a questo das ONGs, comunicao e informao, mudanas climticas, migraes (refugiados e imigrantes em situao irregular), interculturalidade, empregabilidade e sobrevivncia, economia solidria e, certamente, a educao como direito humano, como direito educao emancipadora, como defende o Frum Mundial de Educao. Fizeram parte da agenda, tambm, os temas da globalizao, do desenvolvimento sustentvel, da democracia econmica, da cultura da paz, do direito educao ambiental, a questo de gnero na EA, a mdia, a tecnologia, a educao no formal, a educao popular e outros. Como afirma Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil, a Educao de Adultos tem forte interface com questes capazes de melhorar a qualidade de vida mundial, como a erradicao da fome (DEFOURNY, 2009, p. 3). O Conselho Internacional de Educao de Adultos (ICAE), nas atividades preparatrias, defendeu a incluso de quatro assuntos prioritrios: a questo da pobreza e crescente desigualdade social e cultural, o direito educao e aprendizagem das mulheres e homens imigrantes, a absoluta prioridade da alfabetizao das pessoas adultas, novas polticas e legislao que assegurem o direito educao e aprendizagem de adultos.
2 3 Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso/Ministrio da Educao. Organizaes No Governamentais.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

As Conferncias Internacionais de Educao de Adultos da UNESCO, com mais de meio sculo de atividades, se constituem num imenso repositrio de dados e reflexes que podem nos ajudar a entender melhor o conceito, o contexto e as prticas de educao de adultos no mundo e a alfabetizao como parte desta.

O que educao de adultos?


Ao longo da histria, a educao de adultos foi compreendida de diferentes formas. A I Conferncia Internacional de Educao de Adultos, realizada em Elsinore (Dinamarca) logo depois da II Guerra Mundial (1949), entendeu a Educao de Adultos como uma espcie de educao moral. A educao formal, a escola, no havia conseguido evitar a barbrie da guerra. Ela no havia dado conta de formar o ser humano para a paz. Por isso, se fazia necessria uma educao paralela, fora da escola, alternativa, cujo objetivo seria contribuir para com o respeito aos direitos humanos e para a construo de uma paz duradoura, que seria uma educao continuada para jovens e adultos, mesmo depois da escola. A II Conferncia Internacional de Educao de Adultos, realizada em Montreal (1960), no Canad, teve dois enfoques distintos: a Educao de Adultos concebida como uma continuao da educao formal, como educao permanente, e, de outro lado, a educao de base ou educao comunitria. Na III Conferncia Internacional de Educao de Adultos, realizada em Tquio (1972), ela foi entendida como suplncia da educao fundamental (escola formal). O objetivo da Educao de Adultos seria o de reintroduzir os jovens e os adultos, sobretudo os analfabetos, no sistema formal de educao. Em 1985, foi realizada a IV Conferncia Internacional de Educao de Adultos, na cidade de Paris, caracterizando-se pela pluralidade de conceitos. Foram apresentados muitos temas, entre eles: alfabetizao de adultos, ps-alfabetizao, educao rural, educao familiar, educao da mulher, educao em sade e nutrio, educao cooperativa, educao vocacional, educao tcnica. Pode-se dizer que a Conferncia de Paris implodiu o conceito de Educao de Adultos. O conceito de Educao de Adultos continuou sofrendo diferentes interpretaes. A Conferncia Mundial de Educao para Todos, realizada em Jomtien (Tailndia), em 1990, entendeu que a alfabetizao de jovens e adultos seria uma primeira etapa da educao bsica. Ela consagrou, assim, a ideia de que a alfabetizao no pode ser separada da ps-alfabetizao, isto , separada das necessidades bsicas de aprendizagem.

15

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti

Em julho de 1997, a Unesco realizou, em Hamburgo, a V Conferncia Internacional de Educao de Adultos (Confintea V), aprovando a Declarao de Hamburgo e adotando uma Agenda para o futuro que incluiu a Dcada Paulo Freire da Alfabetizao, entendendo a Educao de Adultos como um direito de todos e destacando a importncia de diferenciar as necessidades especficas das mulheres, das comunidades indgenas e dos grupos minoritrios. Essa Declarao realou a importncia da diversidade cultural, os temas da cultura da paz, da educao para a cidadania e o desenvolvimento sustentvel. Vrios temas fizeram parte da agenda: a educao de gnero, a educao indgena, das minorias, a terceira idade, a educao para o trabalho, o papel dos meios de comunicao e a parceria entre Estado e sociedade civil.

Uma viso ampliada da Educao de Adultos


A Confintea V consagrou a tendncia do estabelecimento de parcerias entre governos e sociedade civil. Ela mesma no teria tido a importncia e o xito que teve sem essas parcerias. O processo de preparao desse evento foi possvel graas participao de inmeras redes, fruns, movimentos e ONGs que se articularam em torno dos seus objetivos. O papel protagnico das ONGs nos programas de Educao de Adultos reconhecido e defendido pela Unesco em diversos documentos: as ONGs e redes da sociedade civil desempenham agora um papel protagnico na defesa e promoo da alfabetizao, bem como na realizao de aes significativas na ponta (RICHMOND; ROBINSON; SACH-ISRAEL, 2009, p. 19-13). Qualquer viso prospectiva hoje, no campo da EJA, deve levar em conta as numerosas lies deixadas pela Confintea V. A Declarao de Hamburgo entende a Educao de Adultos como aquela que
[] engloba todo o processo de aprendizagem, formal ou informal, onde pessoas consideradas adultas pela sociedade, desenvolvem suas habilidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeioam suas qualificaes tcnicas e profissionais, direcionando-as para a satisfao de suas necessidades e as de sua sociedade (CONFINTEA V. apud ROMO; GADOTTI, 2007, p. 128).

16

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

A Confintea V nos deixou muitas lies. Entre elas, podemos destacar as seguintes: a) reconhecer o papel indispensvel do educador bem formado; b) reconhecer e reafirmar a diversidade de experincias; c) assumir o carter pblico da EJA; d) ter um enfoque intercultural e transversal; e) a importncia da EJA para a cidadania, o trabalho e a renda numa era de desemprego crescente; f) o reconhecimento da importncia da articulao de aes locais; g) reconceituar a EJA como um processo permanente de aprendizagem; h) reafirmar a responsabilidade inegvel do Estado diante da EJA; i) fortalecer a sociedade civil; j) reconhecer a EJA como uma modalidade da educao bsica; k) resgatar a tradio de luta poltica da EJA pela democracia e pela justia social. A Confintea V foi a primeira conferncia que teve uma participao substantiva das organizaes no governamentais: mais de 40 ONGs, com uma representao superior a 300 pessoas de 50 pases. Mesmo no tendo direito a voto, elas tiveram uma influncia decisiva, sobretudo na preparao dos documentos regionais e tambm na elaborao do documento final da Conferncia, buscando ampliar o papel da educao popular no conjunto das diretrizes polticas dos governos presentes. Essa Conferncia mostrou que existem ainda concepes muito diferenciadas de educao popular e de adultos. Alguns dos temas da Confintea VI gerou polmicas, como, por exemplo, a relao entre a educao ambiental e a educao para o desenvolvimento sustentvel, a concepo popular da Educao de Adultos e o conceito de Lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida, tema central da Confintea. Como afirma Rosa Maria Torres, autora do Relatrio Sntese Regional da Amrica Latina e Caribe, o conceito de aprendizagem ao longo da vida
[] permanece obscuro ao redor do mundo e tem sido entendido e utilizado das mais diversas maneiras. Ele surgiu no hemisfrio norte, intimamente relacionado ao crescimento econmico e competitividade e empregabilidade, uma estratgia para preparar os recursos necessrios para a sociedade da informao e para a economia baseada no conhecimento (TORRES, 2009, p. 56).

17

Para alguns educadores, o conceito de Adult Learning e de Lifelong learning deslocou o tema da educao para um nico polo: o da aprendizagem. Sabemos que educao ensino e aprendizagem. No s aprendizagem. Segundo Licnio Lima (2007, quarta capa) a educao ao longo da vida revela-se, no limite, como um projeto poltico-educativo invivel, j definitivamente em ruptura com as suas razes humanistas e crticas. Ele v fortemente diludas as suas dimenses propriamente

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti

educativas. Para ele, a expresso Lifelong learning ope-se tradio humanista-crtica, emancipatria e transformadora da educao popular:
[] subordinada aos imperativos globais da modernizao e da produtividade, da adaptao e da empregabilidade, a educao popular est sitiada. Ou objeto de uma reconfigurao de tipo funcional e vocacionalista, evoluindo para uma formao de tipo profissional e contnuo, articulada com a economia e com as empresas (e nesse caso prospera), ou insiste na sua tradio de mudana social e de conscientizao, articulando-se com movimentos sociais populares e renovando os ideais de educao poltica e de alfabetizao crtica (e nesse caso corre srios riscos) (LIMA, 2007, p. 55-56).

18

Responsabilizar apenas o aprendiz pela sua aprendizagem desvaloriza o papel do docente. O conceito de Lifelong Learning surgiu na Europa logo depois da primeira Guerra Mundial. Ele atendia, de um lado, necessidade de reeducar os adultos, cuja escola no havia sido capaz de educ-los para a paz e, de outro lado, crescente expectativa de vida. Era preciso oferecer mais oportunidades de aprendizagem populao idosa cada vez mais numerosa. Na Amrica Latina, o conceito teve pouca repercusso. No meu entender, quando falamos de centralidade da questo da aprendizagem, queremos realar a importncia da aprendizagem, sobretudo num pas como o Brasil, que se preocupou pouco com o direito do aluno aprender na escola. O direito educao no se limita ao acesso. Mas, verdade, a aprendizagem, na tica neoliberal, reala apenas o chamado conhecimento til e os aspectos individualistas e competitivos da aprendizagem. No se trata de deslocar a tnica da educao para a aprendizagem. Trata-se de garantir, por meio de uma educao com qualidade social, a aprendizagem de todos os cidados e cidads que deve ser sociocultural e socioambiental, como insiste Paulo Roberto Padilha (2007) expresses aprovadas e incorporadas, por sugesto dele, na Cpula do Mercosul Educacional, realizada em 2008. A questo no est apenas no ato de aprender, mas no que se aprende. Trata-se de garantir uma aprendizagem transformadora, como sustenta Edmund OSullivan (2004), no contedo e na forma. Ao contrrio dessa viso, a concepo da aprendizagem sustentada pelas polticas neoliberais centra-se na responsabilidade individual. A solidariedade substituda pela meritocracia. Por isso, temos que concordar com Licnio Lima (2006, p. 66): na pedagogia neoliberal,

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano


[] o indivduo aquele que, em primeiro lugar, responsvel pela sua prpria aprendizagem e por, naquele momento, gerir seu processo de aprendizagem e encontrar estratgias mais interessantes para ele prprio, numa base individual, competitiva. Quer dizer que o cidado d lugar muito mais ao cliente e ao consumidor.

A educao dever do Estado e a responsabilidade por ela no deve recair exclusivamente no indivduo.

Contexto do Brasil e da Amrica Latina


No Brasil, foram feitos alguns diagnsticos estaduais sobre a Educao de Adultos, mas os institutos de pesquisa ainda vm ignorando o tema. No temos, por exemplo, dados sobre o impacto do Fundeb4 na EJA. Sabemos, por outro lado, que h uma enorme precariedade na oferta de EJA, sobretudo no campo. Os Fruns de EJA vm evidenciando a enorme pulverizao de esforos e os recursos insuficientes destinados a essa modalidade da educao bsica. As diferentes esferas de governo, no Brasil, no esto valorizando as iniciativas da sociedade civil nesse campo. Exemplo disso foi a j citada reformatao, em 2007, do Programa Brasil Alfabetizado. A participao da sociedade civil tem sido pouco incentivada, na contramo das recomendaes da Unesco e da prpria Confintea. No de se estranhar, portanto, que persistam altos ndices de analfabetismo no Brasil e em toda a regio. Segundo o Informe Regional de monitoramento da Educao Para Todos da Unesco, publicado em janeiro de 2004 Educacin para Todos en Amrica Latina: un objetivo a nuestro alcance , apesar da crescente melhoria nos indicadores sociais da regio, existem, ainda, na Amrica Latina, cerca de 36 milhes de jovens e adultos analfabetos. A educao, independentemente da idade, um direito social e humano. Muitos jovens e adultos de hoje viram esse direito negado na chamada idade prpria e negar uma nova oportunidade a eles negarlhes, pela segunda vez, o direito educao. O analfabetismo de jovens e adultos uma deformao social inaceitvel, produzida pela desigualdade econmica, social e cultural. H ainda um agravante neste caso: muitos programas de alfabetizao ainda no atendem s necessidades especficas de cada segmento da populao: indgenas, negros, mulheres, deficientes, campo, etc, no levando em conta as culturas e as linguagens locais. No caso dos indgenas, por exemplo, para tornar a EJA realmente eficaz na construo
4 O Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao.

19

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti

20

de uma sociedade multitnica e pluralista, seria absolutamente necessria a alfabetizao multicultural bilngue. Na Amrica Latina, no marco da Dcada das Naes Unidas para a Alfabetizao e do Programa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, seria oportuno criar um sistema de monitoramento dos programas existentes que possa, ao mesmo tempo, acompanhar os resultados obtidos na Dcada, sistematizando e analisando as informaes coletadas e subsidiando pessoas e instituies interessadas em contribuir para tornar a regio territrio livre do analfabetismo. O processo de preparao da Confintea VI e a sua realizao evidenciaram ainda mais a necessidade de investirmos nossas energias nesse desafio. A Amrica Latina a regio mais inequitativa do mundo e temos ainda muitas polticas meramente compensatrias, inclusive no campo da Educao de Adultos. Construmos dois tipos de sociedade civil: a de cima (empresas privadas) e a debaixo (movimentos sociais). Segundo o Informe Mundial da Riqueza (2008), a regio tem 194 milhes de pobres e 71 milhes de indigentes (13,4% da populao). uma regio heterognea (Caribe francfono e anglfono), com migrao interna, xenofobia, pobreza extrema, desemprego, crise de alimentos, crise ambiental, guerras Mas tambm temos a emergncia de processos e governos democrticos e progressistas. A prioridade da regio tem sido a educao primria. Por isso, houve alguns avanos, como na expanso das oportunidades educacionais das crianas e jovens. Mas, na Educao de Adultos e, principalmente, na educao popular, faltam polticas pblicas. Nesse cenrio, difcil reduzir o analfabetismo, como estamos vendo no caso brasileiro. Fica ainda mais difcil por conta da idade e da regio onde mora o analfabeto (uma populao muito dispersa). Alfabetizar algum custa, em mdia, 200 dlares; 500, segundo a UNESCO. E vai custar cada vez mais reduzir o analfabetismo adulto residual. Veja-se, por exemplo, o caso do Mxico: h uma taxa de analfabetismo em torno de 7,9%, e 75% desses analfabetos tm mais de 40 anos. No Mxico, 48% dos analfabetos moram em cidades com menos de 2.500 habitantes. Alfabetizar um jovem de 15 a 29 anos, nas grandes cidades, custa menos do que alfabetizar pessoas com mais de 40 anos, habitando em regies remotas. O ncleo duro da alfabetizao como foi chamado na Conferncia regional preparatria realizada no Mxico, em setembro de 2008 est na idade acima de 40 anos e nos chamados grotes do analfabetismo. Muitas polticas pblicas encaram o combate ao analfabetismo como um custo e no como um investimento, no se levando em conta que o analfabetismo tem um impacto no s individual, mas tambm social. Ele impacta a vida das pessoas, na sade (mais enfermidades), no trabalho

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

(piores empregos), na educao, e impacta tambm a sociedade, a participao cidad, a perda de produtividade e de desenvolvimento social. Quanto mais estudada uma pessoa, menos pobre ela . Segundo Amartya Sen (2003, p. 20-30), prmio Nobel de Economia, a alfabetizao de adultos tem, entre outras virtudes, a capacidade de promover a segurana humana e isso acontece por diversas razes: porque o analfabetismo , por ele mesmo, uma forma de insegurana; porque a pessoa alfabetizada tem melhores chances de emprego, tem mais capacidade de defender seus direitos e participar da vida social e poltica; e, finalmente, porque a alfabetizao pode ajudar no combate ao sectarismo. No existe, na Amrica Latina, capacidade instalada para atender a toda a demanda de milhes de analfabetos (sem contar o analfabetismo funcional). Neste momento, no bastariam mais recursos. preciso garantir um financiamento permanente Educao de Adultos (no eventual, por meio de campanhas). A agenda do combate ao analfabetismo deve ser uma agenda educativa permanente e sustentada, para alm de partidos e governos. O analfabetismo no apenas um problema, um desafio; tambm uma oportunidade de investimento. estratgico investir na alfabetizao de adultos para desenvolver um pas. Se o Estado ajudar inicialmente, o prprio analfabeto acaba financiando seu prprio custo posterior. uma vergonha que estejamos ainda discutindo o custo do analfabetismo. S h uma explicao para isso: temos uma elite gananciosa, insensvel, atrasada, malvada, como dizia Paulo Freire, querendo explorar ao mximo a fora de trabalho. uma elite que no se importa com a rentabilidade, a qualidade e a produtividade. S se importa com o lucro. A alfabetizao de adultos deve deixar de ser um gueto, para tornarse uma poltica pblica, uma modalidade da educao bsica, como est escrito no Plano Nacional de Educao. Precisamos tornar a alfabetizao de adultos parte integrante do sistema educativo e superar a atual falta de profissionalizao da rea. Os analfabetos tiveram uma experincia negativa da escola e reinclu-los nela exige a adoo de metodologias e prticas educacionais e culturais que no reproduzam os erros cometidos antes, na escola que frequentaram e da qual foram expulsos. Se o analfabetismo comear em espaos da prpria comunidade pode ter um melhor incio, como ocorre hoje no Programa MOVA-Brasil (GADOTTI, 2008). Mas, o objetivo da EA deve ser tambm o de inserir o aluno alfabetizado no sistema escolar.

21

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti

Direito Educao de Adultos


Quando falamos de educao j no discutimos se ela ou no necessria. Parece bvio, para todos, que ela necessria para a conquista da liberdade de cada um e o seu exerccio da cidadania, para o trabalho, para tornar as pessoas mais autnomas e mais felizes. A educao necessria para a sobrevivncia do ser humano. Para que ele no precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade j produziu. Se isso era importante no passado, hoje ainda mais decisivo, numa sociedade baseada no conhecimento. O direito educao reconhecido no artigo 26 da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 como direito de todos ao desenvolvimento pleno da personalidade humana e como uma necessidade para fortalecer o respeito aos direitos e liberdades fundamentais. A conquista desse direito depende do acesso generalizado educao bsica, mas o direito educao no se esgota com o acesso, a permanncia e a concluso desse nvel de ensino: ele pressupe as condies para continuar os estudos em outros nveis. O direito educao no se limita s crianas e jovens. A partir desse conceito, devemos falar tambm de um direito associado o direito educao permanente , em condies de equidade e igualdade para todos e todas. Como tal, deve ser intercultural, garantindo a integralidade e a intersetorialidade. Esse direito deve ser garantido pelo Estado, estabelecendo prioridade ateno dos grupos sociais mais vulnerveis. Para o exerccio desse direito, o Estado precisa aproveitar o potencial da sociedade civil na formulao de polticas pblicas de educao e promover o desenvolvimento de sistemas solidrios de educao, centrados na cooperao e na incluso. Como afirma Mszros (2005, p. 65),
[] o papel da educao soberano, tanto para a elaborao de estratgias apropriadas e adequadas para mudar as condies objetivas de reproduo, como para a automudana consciente dos indivduos chamados a concretizar a criao de uma ordem social metablica radicalmente diferente.

22

Para ele, preciso desenvolver novas formas de educao que recuperem o sentido mesmo da educao, que conhecer-se a si mesmo e ser melhor como ser humano, aprendendo por diferentes meios, formais e no formais.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

O neoliberalismo concebe a educao como uma mercadoria, reduzindo nossas identidades s de meros consumidores, desprezando o espao pblico e a dimenso humanista da educao. O ncleo central dessa concepo a negao do sonho e da utopia, no s a negao ao direito educao integral. Por isso, devemos entender esse direito como direito educao emancipadora. Esse tem sido, por exemplo, o esforo desenvolvido pelo Frum Mundial de Educao. Opondo-se ao paradigma neoliberal, o FME prope uma educao para um outro mundo possvel (GADOTTI, 2007), que uma educao para o sonho e para a esperana. Para defender suas pro-posies, o FME pretende congregar cada vez mais pessoas e organizaes em torno de uma plataforma mundial de lutas em defesa do direito educao emancipadora, contra a mercantilizao da educao. O direito educao no pode ser desvinculado dos direitos sociais. Os direitos humanos so todos interdependentes. No podemos defender o direito educao sem associ-lo aos outros direitos. A educao que o FME defende no est separada de um projeto social, da tica e dos valores da diversidade e da pluralidade (MONCADA, 2008). Em Nairobi (Qunia), em janeiro de 2007, foi aprovada a Plataforma Mundial de Educao, com um calendrio mundial de aes coletivas globais por uma alternativa ao projeto neoliberal, que inclui

23
[] lutar pela universalizao do direito educao pblica com todas e todos os habitantes do planeta, como direito social e humano de aprender, indissocivel de outros direitos, e como dever do Estado, vinculando a luta pela educao agenda de lutas de todos os movimentos e organismos envolvidos na construo do processo do FME e do FSM (FME, 2007).

Na ocasio, o FME adotou, como mtodo de trabalho, cruzar essa plataforma com a agenda de lutas de outros movimentos e organizaes da sociedade civil. Fao questo de me reportar aqui a um dos maiores estudiosos atuais da questo do direito educao: Agostinho dos Reis Monteiro (1999). Para ele, o direito educao um direito prioritrio porque o direito mais fundamental para a vida humana com dignidade, liberdade, igualdade, criatividade (MONTEIRO, 1999 apud FME, 2007, p. 129). Ele distingue educao e direito educao. Para ele, a educao fundamentalmente uma forma de poder:

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti
[] a educao mesmo o maior dos poderes do homem sobre o homem []. O direito educao um direito novo a uma educao nova, com educadores novos e em escolas novas... direito a toda a educao, isto , a todos os nveis e formas de educao, segundo as capacidades e interesses individuais e tendo em conta as possibilidades e necessidades sociais [] e a uma educao que proporciona todas as aprendizagens necessrias ao pleno desenvolvimento da personalidade humana, com suas dimenses afetiva, tica, esttica, intelectual, profissional, cvica, por meio de mtodos que respeitam a dignidade e todos os direitos dos educandos (MONTEIRO, 1999 apud FME, 2007, p. 126-127).

24

Ao estabelecermos como prioridade de atendimento do direito educao os grupos sociais mais vulnerveis, devemos incluir a as pessoas analfabetas e tambm as privadas de liberdade. O analfabetismo representa a negao de um direito fundamental. No atender ao adulto analfabeto negar duas vezes o direito educao: primeiro, na chamada idade prpria; depois, na idade adulta. No h justificativa tica e nem jurdica para excluir os analfabetos do direito de ter acesso educao bsica. No Brasil, temos quase meio milho de presos e apenas 18% deles tm acesso a alguma atividade educacional. Nos pases mais pobres, tem sido assim: a educao nas prises raramente reconhecida como um direito. Depende, muitas vezes, da boa vontade da direo de cada estabelecimento e dos meios humanos e financeiros para garantir esse direito. Uma sensibilizao em relao a essa problemtica essencial. A educao das pessoas privadas de liberdade deve ser integrada campanha mundial pelo direito educao.

A Educao de adultos como direito humano


Reconhecemos que, entre ns, melhorou o acesso escola, mas subsiste o problema da qualidade. A educao no est contribuindo para a reduo da desigualdade. Ao contrrio, como afirmou Rosa Maria Torres na Conferncia regional da Amrica Latina e Caribe sobre alfabetizao e preparatria para a Confintea VI (Mxico, 10-13 de setembro de 2008), ela a refora e a perpetua, como mostram os dados da Cepal5, da UNESCO e da OREALC6. Uma boa notcia a vinculao cada vez maior da EA com as reas da sade, famlia, cidadania e economia solidria. A grande debilidade da regio continua sendo a questo do financiamento e tambm do monitoramento e da avaliao.
5 6 Comisso Econmica para Amrica Latina e Caribe. Oficina Regional de Educao para a Amrica Latina e Caribe.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

Os desafios da regio so enormes. Rosa Maria Torres, na mesma ocasio, afirmou que falta reconhecer a EA como direito educao tanto na sua aceitabilidade quanto na sua adaptabilidade, acessibilidade e disponibilidade (oferta). Precisamos, segundo ela, mudar a viso do sujeito da EA. Ele no carente e vulnervel, mas sujeito de direitos, sujeito que no ignorante, que sabe criar saberes, que sabe muitas coisas, como seus saberes essenciais vida humana e conservao do planeta. As palavras de Rosa Maria Torres, naquela memorvel Conferncia, foram muito aplaudidas pelos educadores populares: devemos voltar a pensar em termos de luta, como queria Paulo Freire. Devemos resgatar o carter participativo, alternativo, alterativo e contestador da Educao Popular. Toda educao poltica (TORRES, 2009, p. 90). A Educao de Adultos reconhecida pela Unesco como direito humano, estando ela implcita no direito educao, reconhecido pela Declarao Universal dos Direitos Humanos, a comear pelo primeiro nvel que o da alfabetizao. De fato, a alfabetizao a base para a aprendizagem ao longo da vida. Nenhuma educao possvel sem a habilidade da leitura e da escrita.
A alfabetizao um direito em si mesma precisamente porque, sem ela, as pessoas no tm oportunidades iguais na vida []. Aqueles que podem utilizar a escrita e a leitura para defender e exercer seus direitos legais tm vantagem significativa em relao queles que no podem. Por intermdio da alfabetizao, os indivduos obtm os meios de participao poltica na sociedade (RICHMOND; ROBINSON; SACH-ISRAEL, 2009, p. 19-28).

25

A Educao de Adultos deve ser tambm uma educao em direitos humanos. Para isso, fundamental que os contedos, os materiais e as metodologias utilizadas levem em conta esses direitos, e os programas propiciem um ambiente capaz de vivenci-los. A Educao de Adultos o espao da diversidade e de mltiplas vivncias, de relaes intergeracionais, de dilogo entre saberes e culturas. Ao lado da diversidade est tambm a desigualdade que atinge a todos, sobretudo num pas injusto como o nosso: negros, brancos, indgenas, amarelos, mestios, homens, mulheres, jovens, adultos, idosos, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, agricultores, pantaneiros, camponeses, sem terra, sem teto, sem emprego... das periferias urbanas e dos campos. A diversidade pode ser considerada como uma grande riqueza, mas a desigualdade social e econmica a nossa pobreza maior. O mapa do analfabetismo o mesmo mapa da pobreza, onde falta tudo, no s acesso educao.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti

26

Por isso, a luta pelo direito educao no est separada da luta pelos demais direitos. E no basta oferecer um programa de Educao de Adultos. preciso oferecer condies de aprendizagem, transporte, locais adequados, materiais apropriados, muita convivncia e tambm bolsas de estudo. H, em nosso pas, muitas bolsas de estudo para ps-graduados que se dedicam, exclusivamente, aos estudos, e nenhum auxlio para os analfabetos que precisam trabalhar para se sustentar e enfrentam as piores condies de estudo. Crianas, jovens e adultos podem aprender juntos muitas coisas. A idade no o nico critrio para organizar as aprendizagens. Todos aprendem juntos, mediados pelo mundo, dizia Paulo Freire. No devemos estabelecer limites entre o escolar, o no escolar, o formal, o informal e o no formal. Devemos criar comunidades de aprendizagem onde todos aprendem juntos, independentemente da idade, sem segmentao, mas articuladamente. Trata-se de aprender para a vida e para o bem viver. A meta no deve ser mais declarar um pas livre do analfabetismo, mas universalizar a Educao Bsica. A Educao de Adultos deve ser entendida como elemento essencial na superao da pobreza e da excluso social: a excluso social no significa apenas a excluso das oportunidades de aprendizagem, mas tambm a negao dos conhecimentos das pessoas (ICAE, 2009). O Documento de incidncia da sociedade civil do ICAE (2009) chama a ateno para a necessidade de atendimento s pessoas migrantes e refugiadas, s idosas, e o fim das prticas de discriminao para com as pessoas indgenas, pessoas descapacitadas (ou com capacidades diferentes) e para com homens e mulheres em contextos de privao de liberdade, para as quais so necessrias aes afirmativas e positivas. O ICAE defende polticas e programas de alfabetizao de longo prazo, intersetoriais e integrais, mecanismos formais explcitos de representao da sociedade civil e a destinao de, no mnimo, 6% do PIB educao e, dentro do oramento para a educao, destinar, no mnimo, 6% para a Educao de Adultos.

Concluso: por um Pacto pela Alfabetizao de Jovens e Adultos j


Voltando referncia inicial sobre os 50 anos da experincia de Angicos. Em 2012, o Ministro da Educao, Aloizio Mercadante, criou a Comisso Organizadora do programa de comemoraes Paulo Freire 50 anos de Angicos. Entre as propostas e sugestes dessa Comisso para celebrar os

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano

50 anos de Angicos est a redefinio da poltica nacional de educao de jovens e de adultos entendendo que a melhor homenagem que poderamos prestar a Paulo Freire, na passagem dos 50 anos de Angicos, sintetiza-se num esforo nacional pela universalizao da alfabetizao no Brasil e a criao de um Pacto pela Alfabetizao de Jovens e Adultos. O Ministro Mercadante, com o apoio direto da Presidenta Dilma, criou um Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa - envolvendo Estados, Municpios e Unio - um pacto pela infncia que inclui tambm a construo de numerosas creches. Complementar a essa importante iniciativa, poderia ser o Pacto pela alfabetizao de jovens e adultos, o qual poder mobilizar Unio, Estados e Municpios, por meio do Ministrio da Educao e, com o apoio da Secretaria Geral da Presidncia da Repblica, mobilizar tambm a sociedade civil, os movimentos sociais, as ONGs, estabelecendo parcerias com as organizaes no governamentais que tm programas de alfabetizao de jovens e adultos, num esforo conjunto para o fim do analfabetismo da vida de milhes de jovens e adultos brasileiros, como compromisso de um governo democrtico e popular. Esta poder ser uma marca fundamental de um Brasil sem misria, pois sabido que o analfabetismo fator e produto da misria de um povo. O ano de 2013 de intensa mobilizao municipal e estadual pela educao, preparando a II Conferncia Nacional de Educao (CONAE) de 2014, que novamente se concentrar no principal entrave da educao nacional que a falta de um sistema nacional articulado, colaborativo e emancipador. Todas as circunstncias hoje conspiram em favor de um Pacto Nacional pelo fim do analfabetismo no Brasil. Como diria Paulo Freire: necessrio, urgente e possvel. No podemos ficar indiferentes a esta nova oportunidade histrica!

27

Referncias
DEFOURNY, V. Valorizar a educao de jovens e adultos. Folha de S. Paulo, So Paulo, p. 3, 22 mar. 2009. DI PIERRO, M. C. (Org.). Alfabetizao de jovens e adultos no Brasil: lies da prtica. Braslia: Unesco, 2008. DAZ, J. R.. Hacia la sexta Conferncia Internacional de Educacin de Jvenes y Adultos: ocho inolvidables y once tesis. Revista Interamericana de Educacin de Adultos. Mxico: Nueva poca, ano 29, p. 199-250, 2007.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Moacir Gadotti FME. Memria do Frum Mundial de Educao: alternativas para construir um outro mundo possvel. Coordenao, organizao e texto de Stela Rosa. Braslia: MEC/INEP, 2007. GADOTTI, M. Educar para um outro mundo possvel. So Paulo: Publisher Brasil, 2007. ______. Mova, por um Brasil alfabetizado. So Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. ICAE. Documento de incidncia da sociedade civil. Montevideo: ICAE, 2009. LIMA, L. A Europa procura uma nova educao de nvel superior. In: ______. O DNA da educao: legisladores protagonizam as mais profundas e atuais reflexes sobre polticas pblicas. So Paulo: Instituto DNA Brasil, 2006. p. 63-77. ______. Educao ao longo da vida: entre a mo direita e a mo esquerda de Mir. So Paulo: Cortez, 2007. MELLO, T. de. Amazonas: ptria da gua. So Paulo: Boccato, 2007.

28

MSZROS, I. A educao para alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. MONCADA, R. El foro mundial de educacin: espacio y proceso de dilogo y movibizacin internacional por el derecho a la educacin. Medellin, 2008. Mimeografado. MONTEIRO, A. dos R. O direito educao. Lisboa: Livros Horizonte, 1999. OSULLIVAN, E. Aprendizagem transformadora: uma viso educacional para o sculo XXI. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004. PADILHA, P. R. Educar em todos os cantos: reflexes e canes por uma educao intertranscultural. So Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2007. PAIVA, J.; Macedo, M. M.; Ireland, T. (Org.). Educao de jovens e adultos: uma memria contempornea, 1996-2004. Braslia: Unesco/MEC, 2004. RICHMOND, M.; Robinson, C.; Sach-Israel, M. (Org.). O desafio da alfabetizao global: um perfil da alfabetizao de jovens e adultos na metade da Dcada das Naes Unidas para a Alfabetizao 2003-2012. Braslia: Unesco, 2009.

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

Educao de Adultos como Direito Humano ROMO, J. E.; Gadotti, M. Educao de adultos: cenrios, perspectivas e formao de educadores. Braslia: Liber/Instituto Paulo Freire, 2007. SEN, A. Reflections on Literacy. In: AKSORNKOOL, N. (Ed.). Literacy as Freedom. Paris: Unesco, 2003. p. 20-30. TORRES, R. M. Relatrio Sntese Regional da Amrica Latina e Caribe da alfabetizao aprendizagem ao longo da vida: tendncias, questes e desafios na educao de jovens e adultos na Amrica Latina e no Caribe. In: UNESCO. Educao e aprendizagem para todos: olhares dos cinco continentes. Braslia: Unesco/Ministrio da Educao, 2009. p. 37-109. UNESCO. Educao e aprendizagem para todos: olhares dos cinco continentes. Braslia: Unesco/MEC, 2009.

Recebido em: 02/03/2013 Aprovado em: 05/05/2013

29

EJA EM DEBATE, Florianpolis, Ano 2, n. 2. Jul. 2013.

http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA

You might also like