You are on page 1of 16

LNGUA PORTUGUESA Duas pesquisas mostram que as polticas sociais e de combate fome implementadas pelo governo federal comeam

m a apresentar resultados concretos na melhoria das condies de vida do povo brasileiro. Um estudo da Fundao Getlio Vargas-FGV, intitulado Misria em Queda, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio (PNAD), do IBGE, confirmou que a misria no Brasil caiu em 2004, e atingiu o nvel mais baixo desde 1992. O nmero de pessoas que esto abaixo da linha da pobreza passou de 27,26% da populao, em 2003, para 25,08%, em 2004. Em 1992, esse percentual era de 35,87%. considerado abaixo da linha da pobreza quem pertence a uma famlia com renda inferior a R$ 115 mensais, valor considerado o mnimo para garantir a alimentao de uma famlia. O estudo da FGV mostrou que o ndice de misria no Brasil caiu 8%, de 2003 para 2004, deixando o pas com a menor proporo de miserveis desde 1992.
(Adaptado de Em Questo, n. 379 - Braslia, 30 de novembro de 2005)

diminuio do grau de concentrao da renda do trabalho. Enquanto a metade da populao ocupada que recebe os menores rendimentos teve ganho real de 3,2%, a outra metade, que tem rendimentos maiores, teve perda de 0,6%. Os resultados da PNAD revelaram, tambm, que o Brasil melhorou em itens como nmero de trabalhadores ocupados, participao das mulheres no mercado de trabalho, indicadores da rea de educao e melhoria das condies de vida. 2. Assinale a opo que no constitui continuao coesa e coerente para o texto acima.

1.

Assinale a opo que no constitui continuao coesa e coerente para o texto acima.

a) A cobertura destes dois programas alcana os bolses de pobreza das zonas mais distantes dos grandes centros, reduzindo bastante a misria no pas. b) O coordenador do estudo da FGV atribuiu a queda da pobreza ao crescimento econmico do pas e listou fatores como estabilidade da inflao, reajuste do salrio mnimo, recuperao do mercado de trabalho, aumento da gerao de empregos formais e, ainda, o aumento da presena do Estado na economia, com uma maior transferncia de renda para a sociedade. c) O aumento da taxa de escolarizao da populao tem sido fundamental para a reduo da desigualdade entre ricos e pobres. d) H uma nova gerao de programas sociais que est fazendo a sociedade brasileira enxergar que preciso dar mais a quem tem menos e entre os exemplos esto o programa Bolsa Famlia e o programa de aposentadoria rural. e) A reduo da taxa de pobreza foi fortemente influenciada pela queda na distncia entre os ricos e pobres no Brasil, registrada em trs anos consecutivos. Somente em 2004, a desigualdade caiu duas vezes mais do que no ano anterior. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio, realizada pelo IBGE, revelou que a renda das famlias parou de cair em 2004, interrompendo uma trajetria de queda que acontecia desde 1997, e que houve

a) Para o secretrio de Avaliao e Gesto da Informao do Ministrio do Desenvolvimento Social, o resultado da pesquisa revela muito mais do que um aumento de renda: A desigualdade no Brasil no se alterava desde 88. A populao mais pobre do Brasil est ganhando mais se comparada populao mais rica, ou seja, a riqueza no Brasil est se desconcentrando. Essa a melhor notcia. O Brasil est redistribuindo melhor a sua riqueza. b) Entretanto, as aes na rea de educao, sade e transferncia de dinheiro, por exemplo, foram responsveis pelo resultado. c) A expectativa que, no prximo ano, a diminuio da misria no Pas seja ainda maior por causa das aes voltadas para os indgenas e quilombolas. d) O assessor especial da Presidncia da Repblica, Jos Graziano, avaliou que esses nmeros comprovam que o Pas est mudando. Esses resultados revertem uma mxima histrica no nosso pas de que os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. e) A PNAD a mais completa pesquisa anual sobre as condies de vida da populao, mostra um retrato do pas e, em 2004, foi estendida para as reas rurais dos estados de Rondnia, Acre, Amazonas, Roraima, Par e Amap, alcanando a cobertura completa do territrio nacional.
(Adaptado de Em Questo, n. 379, Braslia, 30 de novembro de 2005)

Em maro de 2005, o acordo com o FMI no foi renovado, resultado do sucesso do ajuste na economia promovido pelo governo federal nesses dois anos, que, entre outras coisas, permitiu a queda da relao dvida pblica/PIB por dois anos seguidos, ao mesmo tempo em que a distribuio de renda melhorava e se criavam 100.000 empregos formais por ms. Com a economia continuando a se fortalecer nos meses seguintes (mais exportaes, menos

inflao), a deciso de quitar integralmente a dvida com o Fundo de forma antecipada pde ser tomada com toda a segurana, trazendo benefcios para a melhora da imagem do pas e a diminuio do custo de captao da dvida pblica.
(Adaptado de Em Questo, n. 387 - Braslia, 26 de dezembro de 2005)

5.

Assinale a opo que est de acordo com as ideias do texto.

3.

Assinale a opo que no completa o perodo abaixo de acordo com as ideias do texto acima.

Foi possvel dispensar a renovao do acordo com o FMI em decorrncia de: a) sucesso do reajuste na economia promovido pelo governo federal. b) queda da dvida pblica/PIB por dois anos seguidos. c) melhoria da distribuio de renda e criao de 100.000 empregos por ms. d) fortalecimento da economia mais exportaes e menos inflao. e) melhora da imagem do pas no exterior.

a) O tratamento com clulas-tronco j se tornou importante recurso para o tratamento de doenas. b) As clulas-tronco provocam diminuio da capacidade funcional de determinados rgos. c) O tratamento com clulas-tronco pode vir a tornar-se recurso para reparar os danos sade causados por diversas doenas. d) Os transplantes de clulas-tronco j beneficiam doenas do corao e doenas neurovegetativas. e) As clulas-tronco j tratam, principalmente, certas formas de cncer, como as leucemias. Leia o texto abaixo para responder s questes 06 e 07. O Brasil tem potencial para se transformar em um dos maiores produtores de biodiesel do mundo e um grande exportador. Os Estados Unidos e alguns pases da Europa j so consumidores do biodiesel. A Unio Europeia definiu como meta que, at 2005, 2% dos combustveis utilizados devem ser renovveis e, em 2010, esse valor dever ser de 5,75%. Como o continente no tem rea de cultivo suficiente nem capacidade industrial instalada para atingir esses patamares, surgem as oportunidades de exportao do combustvel pelo Brasil. O biodiesel ainda vai contribuir para melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades pela reduo do uso de combustveis derivados de petrleo. O uso de fontes energticas renovveis e que no poluam o meio ambiente faz parte do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), uma das diretrizes do Protocolo de Quioto.
(Adaptado de Em Questo, n. 261 - Braslia, 08 de dezembro de 2004)

Leia o texto abaixo para responder s questes 04 e 05.


As pesquisas desenvolvidas nos vrios centros nacionais e internacionais, tanto em animais quanto em seres humanos, tm demonstrado que o tratamento regenerativo com clulas-tronco est deixando de ser uma utopia, podendo tornar-se importante recurso para o tratamento de diversas doenas. As pesquisas mostram que essas clulas tm potencial capaz de reparar as alteraes determinadas pelas doenas que provocam perda ou diminuio da capacidade funcional de determinados rgos do nosso corpo. Assim, especula-se que os transplantes de clulas-tronco possam vir a beneficiar doenas do corao, doenas neurovegetativas, degenerao celular ligada ao envelhecimento e a tratar certas formas de cncer, como as leucemias.
(O Globo, 11/03/2006. Jos Barbosa Filho e Roberto Benchimol Barbosa)

6.

Assinale a opo incorreta em relao ao texto.

4.

Assinale a opo correta em relao s formas verbais do texto.

a) tm(l.3) est no plural para concordar com seres humanos. b) est deixando de ser (l.4 e 5) concorda com clulas-tronco. c) provocam (l.9) est no plural para concordar com pesquisas(l.7). d) especula-se(l.11) apresenta sujeito explcito. e) a tratar(l.14 e 15) forma locuo verbal com possam vir(l.12).

a) A substituio de se transformar (l.1) por ser transformado mantm a correo gramatical do perodo. b) A redao Foi definida como meta pela Unio Europeia que...(l.5) mantm a correo gramatical do perodo. c) Entre o perodo iniciado por Como o continente..(l.7 e 8) e o perodo anterior, subentende-se uma relao que pode ser representada por Entretanto. d) Ao se substituir pela (l.13) pela estrutura por meio da prejudica-se a correo gramatical do perodo. e) A insero de que antes de uma das diretrizes(l.17) mantm a coeso e a coerncia do perodo.

7.

Assinale a opo que no est de acordo com as informaes do texto.

a) O fato de o biodiesel poluir o meio ambiente um fator que diminui as chances de exportao brasileira. b) O fato de os Estados Unidos e parte da Europa j serem consumidores de biodiesel favorece as exportaes brasileiras. c) A meta definida pela Unio Europeia quanto utilizao de combustveis renovveis favorvel s exportaes brasileiras. d) O fato de o continente europeu no contar com rea de cultivo sufi ciente nem capacidade industrial de produo de combustveis nos nveis requeridos favorece as exportaes brasileiras. e) As exportaes brasileiras so favorecidas pelas diretrizes do Protocolo de Quioto que propugnam pelo uso de fontes energticas renovveis.
(Adaptado de Em Questo, n. 261 - Braslia, 08 de dezembro de 2004)

nveis em que ele aparece na percepo, (3) na cabea e na histria dos homens. Quem ama o livro por ele mesmo no vai recuper-lo no filme. Quem ama as vrias verdades que Graciliano Ramos enfrentou com hombridade e coragem ir ver no filme uma engenhosa e ntegra transposio do livro. Seria pouco dizer que ambos se completam. Nelson Pereira dos Santos explora a tcnica cinematogrfica como Graciliano Ramos, a tcnica literria,(4) ou seja, (4) como recurso de descoberta da verdade,(5) arma de denncia intelectual e instrumento de luta poltica.
(Florestan Fernandes)

9.

Assinale a opo que apresenta justificativa correta para o emprego das vrgulas no texto acima. 1 - isolam aposto explicativo. 2 - isolam termos de mesma funo sinttica. 3 - isola adjunto adverbial deslocado. 4 - isolam expresso retificativa ou explicativa. 5 - isola aposto explicativo.

a) b) c) d) e)

Ningum melhor do que Voltaire definiu a real essncia da democracia quando escreveu: Posso no concordar com uma s palavra do que dizes, mas defenderei at morte o teu direito de diz-las. Ter ideias e comportamentos polticos ou sociais diversos de outros indivduos no significa, necessariamente, transform-los em inimigos ferrenhos. Afinal, o que se combate so as ideias do outro e no sua pessoa.
(Adaptado de Alfredo Ruy Barbosa, Jornal do Brasil, 11/03/2006)

8.

Em relao ao texto acima, assinale a opo incorreta.

a) A eliminao do termo do depois de melhor(l.1) mantm a correo gramatical do perodo. b) O emprego de segunda pessoa em teu(l.4) concorda com o emprego de dizes. c) Em transform-los(l.7), a forma pronominal los retoma a ideia explicitada em outros indivduos. d) Em o que se combate(l.7 e 8), o termo o pode , sem prejuzo gramatical para o perodo, ser substitudo pelo pronome aquilo. e) A substituio de se combate(l.8) por era combatido mantm a correo gramatical e as informaes originais do perodo. Memrias do crcere, (1) na verso cinematogrfica, (1) explora mais desenvoltamente a linguagem artstica e as possibilidades que esto ao alcance do cinema de fragmentar a realidade para, (2) em seguida, (2) recompor o concreto nos diversos

Para incentivar a fabricao do biodiesel, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) vai financiar at 90% dos itens passveis de apoio para projetos com o Selo Combustvel Social e at 80% para os demais projetos. Os recursos sero destinados a todas as fases de produo, como a agrcola, a fabricao do leo bruto, o armazenamento e a aquisio de mquinas. A partir do prximo ano, estaro disposio R$ 100 milhes para linhas de financiamento pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o cultivo da matria-prima do combustvel renovvel. Estima-se que 250 mil famlias de agricultores familiares e assentados da reforma agrria participam da produo de oleaginosas para atender o mercado de B2.

10. a) b) c) d) e)

Assinale a substituio necessria para que o texto acima fique gramaticalmente correto. vai financiar(l.3) por financiar sero destinados(l. 6) por destinar-se-o estaro(l.9) por vo estar para o cultivo da(l.12) por para que se cultive participam(l. 15) por participem

O governo federal tem estabelecido aes para promover as exportaes brasileiras. A primeira delas foi desburocratizar o procedimento de exportao, reduzindo a documentao exigida, eliminando autorizaes prvias e consolidando em um nico documento todas as normas relativas exportao.
(Adaptado de Em Questo n. 288 - Braslia, 04 de maro de 2005)

11.

Assinale a substituio que prejudica a correo gramatical no texto acima.

c)

de tais de dos

qual com a da qual

a) tem estabelecido(l.1) por vem estabelecendo b) desburocratizar o(l.3) por a desburocratizao do c) reduzindo a (l.4) por que reduziu a d) eliminando autorizaes prvias e consolidando (l.4 e 5) por pela eliminao de autorizaes prvias e pela consolidao e) relativas (l.6) por que tm relao com a

d) nas e) perante as

Diante de frente de Diante

quais no que em quais em cujos

14.

Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.

12.

Assinale a opo que no corretamente a lacuna do texto.

preenche Ningum pode opor-se s virtudes de So Paulo, __1__as do trabalho e da iniciativa empresarial, na vitoriosa aliana __2__ imigrantes que trouxeram a tcnica e algum capital e brasileiros de todo o pas, __3__ constituram seu grande exrcito de operrios. Mas s a federao garante o pas contra as sedues de hegemonia e previne os despotismos, que, __4__ serem manhosos, no deixam de ser tirnicos. Em sua viagem aos Estados Unidos, bem depois de Tocqueville, Lord Acton identifica, __5__ poder dos estados, a grande fora moderadora do governo central e a maior garantia da aplicao dos princpios democrticos.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 10/03/2006)

Outra medida que promove a pequena e mdia empresa brasileira a instalao pela Agncia de Promoo de Exportaes do Brasil APEX de um centro de distribuio de produtos nacionais, em Miami, Estados Unidos. O centro tem espao para armazenagem de produtos, um showroom e um escritrio comercial e administrativo. As empresas podem ficar instaladas por um perodo de 12 a 18 meses para a consolidao de seus produtos no mercado, ____________a ideia reduzir a distncia entre as empresas e seus clientes estrangeiros. O prximo centro ser instalado na Alemanha no segundo semestre deste ano.
(Adaptado de Em Questo n. 288 - Braslia, 04 de maro de 2005)

a) b) c) d) e) 13.

uma vez que porquanto pois conquanto j que Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto.

O sculo XXI desponta com a ateno da comunidade cientfica voltada __1__pesquisas que visam aprimorar os conhecimentos sobre a biologia celular. A aplicao racional __2__ conhecimentos possibilitar o surgimento de uma nova modalidade de tratamento de doenas: a teraputica celular regenerativa, __3__ base ser o emprego das chamadas clulas-tronco. __4__sua capacidade regenerativa, estas clulas se apresentam como potencialmente habilitadas para restituir o estado funcional de rgos doentes __5__forem implantadas.
(O Globo, 11/03/2006, Jos Barbosa Filho e Roberto Benchimol Barbosa)

1 a) como b) entre elas c) tais como d) haja vista e) seja


15.

2 com os entre os pelos sobre os dos

3 cujo que os quais os que no que

4 ao por de alm de com

5 ao no em do com

Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.

a)

1 para as

2 desses dos

3 cuja que a

b) a

4 Em face de Face

5 em que nos

A carteira de crdito do Banco do Brasil destinada ao agronegcio atingiu R$ 35,7 bilhes em 2005 crescimento de 18,9% em relao ao ano anterior. __1__mostra que o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produo __2__ longos perodos de seca, __3__ baixa cotao no preo das commodities (produtos agropecurios e minrios cotados internacionalmente, como soja e suco de laranja) e pela valorizao do real __4__ dlar. O banco ainda prorrogou dvidas do setor no valor de R$ 2,7 bilhes. Para os agricultores familiares o BB liberou R$ 4,3 bilhes ano passado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura

Familiar (Pronaf).__5__ programa do governo federal financia o custeio e o investimento de atividades produtivas de pequenos agricultores em todo o pas.
(Adaptado de Em Questo, n. 409 - Braslia, 13 de maro de 2006)

O Brasil scio fundador do FMI desde 1944 e o pagamento antecipado da dvida no vai alterar o bom relacionamento entre essa instituio e o Pas. Alm das relaes normais previstas no Artigo IV do Estatuto do Fundo para todos os pases-membros, __________que devero ter impacto importante em outros pases-membros, notadamente no que concerne ao Projeto Piloto de Investimento e implementao do Manual de Contas Pblicas. Alm disso, o Brasil dar prosseguimento ao dilogo que vem mantendo com o Fundo sobre a convenincia de desenvolver mecanismos que fortaleam a arquitetura financeira mundial e amenizem os impactos de choques sobre a conta de capital das economias abertas.
(Adaptado de Em Questo, n. 387 - Braslia, 26 de dezembro de 2005)

b) Com o Ato Adicional, de 1834, tentou-se amenizar o domnio de So Paulo e da cidade do Rio de Janeiro sobre o Imprio, o que foi contido pela regulamentao de Arajo Lima. A inteligncia arguta de Tavares Bastos denunciou os abusos da centralizao em 1860, e o Manifesto Republicano, dez anos depois, iniciase com a reivindicao federalista. c) Nunca demais repetir que durante trs dcadas seguidas, a partir de 1817, em Pernambuco, at 1848, na mesma Provncia, brasileiros de todas as regies foram compelidos a lutar pela autonomia provincial e essa necessidade o obrigou a retomar as armas, no perodo republicano, na Revoluo Federalista do Rio Grande do Sul, em 1893. d) A rebelio gacha foi derrotada pelas tropas federais enviadas por Floriano, apesar da bravura de seus combatentes e da fora doutrinria de Gaspar da Silveira Martins. A questo federalista voltou, em seguida, ao fermentar a Guerra do Contestado, iniciada entre Paran e Santa Catarina. e) Essa guerra converteu-se em um dos mais importantes conflitos sociais do Brasil, entre 1911 e 1916, contribuiu para as rebelies militares dos anos 20 e desembocou na Revoluo de 30 esta claramente contra os interesses hegemnicos de So Paulo.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 10/03/2006)

18.

Assinale a opo que apresenta erro gramatical.

16.

Assinale a opo que completa o texto acima com coeso e coerncia.

a) alguns dos projetos conjuntos b) o Brasil continuar desenvolvendo projetos conjuntos c) determinados projetos conjuntos d) o desenvolvimento de determinados projetos conjuntos e) o Brasil e o desenvolvimento conjunto de projetos

17.

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opo que apresenta erro gramatical.

a) O problema do Brasil , desde a primeira assembleia constituinte, de 1823, o da descentralizao do poder. O absolutismo de Pedro I levou resistncia das jornadas de abril de 1831 e abdicao do imperador.

a) Ao longo dos sculos, a poltica tem sido considerada, pelos economistas e pelos militares, fator de perturbao da paz e da ordem. b) Nos governos, e isso tem sido vezo histrico, os economistas pregam a austeridade, combatem a solidariedade para com os mais pobres, defendem a ideia de que o xito destinado aos mais dotados, pela natureza e pela posio social. c) Mas se um governo universal, com o consentimento de todos os seres humanos, parecem utpicos, o governo imperial experincia histrica repetida e sofrida. d) Imprios sempre os houve, da mesma forma que houve rebelies dos dominados. Quase sempre, a humanidade conseguiu impedir um imprio que fosse universal. e) Houve sempre duas potncias maiores, em cada tempo, que disputaram a hegemonia, e isso permitiu s naes suportar, fosse pela esperana, fosse pela mtua conteno, a submisso permanente e completa a um ou outro centro do poder.
(Adaptado de Mauro Santayana, Jornal do Brasil, 11/03/2006)

19.

Assinale a opo em que h problema de sintaxe.

MATEMTICA 21. Um quadrado possui um crculo circunscrito e um crculo inscrito. Qual a razo entre a rea do crculo inscrito e a rea do crculo circunscrito? a) 2 b) 2 2 c) 2 d) 1 e) 1/2 22. Se o sistema formado pelas equaes:

a) A crise de 2002 reduziu significativamente o fluxo de recursos externos no Brasil e elevou bastante o risco-pas, indicador de confiana do investidor estrangeiro num determinado pas. b) Em 2003, houve um ajuste fiscal mais firme para controlar a inflao, a expanso do crdito domstico e o aumento da demanda externa por produtos brasileiros, fato que permitiu a retomada do crescimento da economia em 2004. c) As polticas de ajuste ainda permitiram a diminuio de dvida lquida do setor pblico de 57,2% do PIB, no final de 2003, para 51,8%, no fim do ano passado. d) Para continuar a crescer de forma sustentvel necessrio recuperar os investimentos e ampliar a capacidade de atrairem recursos estrangeiros. e) Para enfrentar esses desafios, so necessrios os esforos para equilibrar as contas da Previdncia Social, reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), implementar a nova Poltica Industrial, Tecnolgica e de Comrcio Exterior e aprovar a lei das Parcerias Pblico-Privadas.
(Adaptado de Em Questo, n. 355- Braslia, 12 de setembro de 2005)

tem infinitas solues, ento o produto dos parmetros p e q igual a: a) 4 b) 5 c) 6 d) 8 e) 10 23. Se a mdia aritmtica dos nmeros 6, 8, X e Y igual a 12, ento a mdia aritmtica dos nmeros (X + 8) e (Y - 4) ser: a) 9,5 b) 13 c) 19 d) 20 e) 38 24. O nmero X tem trs algarismos. O produto dos algarismos de X 126 e a soma dos dois ltimos algarismos de X 11. O algarismo das centenas de X : a) 2 b) 3 c) 6 d) 7 e) 9 25. A soluo da inequao 32(x-1) > 1 dada pelo conjunto soluo: a) {x R / x < - 1} b) {x R / x < 1} c) {x R / x 1}

20.

Assinale a opo gramaticalmente correta.

a) O paranoico militante no tm nenhuma conscincia de seu desejo de ser Deus. Ele simplesmente est fundido e confundido com esse desejo, sob forma de sua realizao concreta e imediata. b) O paranoico no tem desejo de ser Napoleo, ele os , com as extravagantes consequncias de praxe. c) Seja como for, qualquer um de ns, na posse, no uso e no gozo da ordem da linguagem, pode criar um mundo imagem e semelhana das mais desvairadas ambies e fantasias. d) A representao significa, de uma parte, minha possibilidade racional e consciente de operar sobre o mundo, partir de uma avaliao que o reverencie em sua concretude e realidade. e) Mas, de outra parte, ela tambm a minha possibilidade mais radical de alienao e de extravio. Posso, por meio dela, dar as costas ao real, desfigur-lo, desrespeit-lo, tra-lo, neg-lo.
(Adaptado de Hlio Pellegrino)

d) {x R / x > - 1} e) {x R / x > 1} RLM 26. Pedro saiu de casa para comprar a camisa nova do seu time cuja venda ao pblico tinha se iniciado no dia anterior. Ao voltar para casa sem a camisa, o pai de Pedro comentou com a me: Pedro no tinha dinheiro suficiente ou a loja fechou. Do ponto de vista lgico, essa frase equivalente a:

Caso 3 Premissa 1: Hugo gosta de cozinhar. Premissa 2: Nenhum advogado gosta de cozinhar. Concluso: Hugo no advogado ( ). As concluses respectivamente: a) b) c) d) e) 29. F, F e V F, V e V V, F e V V, V e F V, V e V Sobre uma mesa h nove processos judiciais de 1 grau, dos quais cinco com mais de 50 pginas, e seis processos judiciais de 2 grau, dos quais trs com mais de 50 pginas. Dez desses processos so selecionados ao acaso. Sobre esses dez processos selecionados, correto concluir que: pelo menos dois so de 2 grau pelo menos cinco so de 1 grau pelo menos dois tm at 50 pginas cada um no mximo dois tm at 50 pginas cada um no mximo um de 2 grau Um peloto de 36 policiais est formado em 4 colunas com 9 policiais em cada uma delas. Joo um desses 36 policiais. Inicialmente, sorteia-se aleatoriamente um policial de cada coluna. Em seguida, sorteia-se, tambm aleatoriamente, um dos quatro policiais sorteados inicialmente. A probabilidade de o policial sorteado no fim desse processo ser o Joo : 13/36 1/4 1/9 1/13 1/36 INFORMTICA 31. A cerca dos conceitos sobre banco de dados e Gerenciadores de Bancos de Dados assinale a alternativa correta. dos trs casos acima so,

a) A loja fechou e Pedro no tinha dinheiro suficiente. b) A loja no fechou e Pedro no tinha dinheiro suficiente. c) Se Pedro no tinha dinheiro suficiente ento a loja no fechou. d) Se Pedro tinha dinheiro suficiente ento a loja fechou. e) Se a loja fechou ento Pedro tinha dinheiro suficiente 27. Em um escritrio h 6 tarefas bsicas diferentes que devem ser cumpridas pelos funcionrios: atender ao pblico, protocolar, arquivar, digitar, expedir documentos e fazer a manuteno dos computadores. Sabe-se que cada funcionrio do escritrio est capacitado para executar exatamente duas dessas tarefas e, para cada duas tarefas, h um nico funcionrio capacitado a execut-las. O nmero de funcionrios desse escritrio : 6 12 15 24 30 Em cada um dos trs casos a seguir aparecem duas premissas e uma concluso que deve decorrer exclusivamente dessas premissas. Identifique, em cada caso, se a concluso verdadeira (V) ou falsa (F).

a) b) c) d) e) 30.

a) b) c) d) e) 28.

a) b) c) d) e)

Caso 1 Premissa 1: Carlos advogado. Premissa 2: Alguns advogados gostam de cozinhar. Concluso: Carlos gosta de cozinhar ( ). Caso 2 Premissa 1: Lucas gosta de cozinhar. Premissa 2: Todos os advogados gostam de cozinhar. Concluso: Lucas advogado ( ).

a) Um SGDB deve controlar as contas de usurios, como restringir os acessos indevidos, no entanto no responsabilidade do SGBD realizar o controle de redundncias, pois o prprio banco de dados tem por responsabilidade tal controle. b) Um SGBD deve ser projetado para suportar vrias interfaces, para serem utilizadas por diferentes nveis de usurios.

c) Um SGBD no deve se preocupar com as restries de Integridade, uma vez que devem ser garantidas pelo projeto do banco de dados. d) PostgreSQL, ORACLE, SQL Server e Thunderbird so exemplos de SGBDs disponveis no mercado. e) A Linguagem SQL (Structure Query Language) pouco utilizada pelos SGBDs comerciais, pois uma linguagem de difcil compreenso e tambm conhecida como uma linguagem de baixo nvel. 32. a) b) c) d) e) 33. a) b) c) d) e) 34. Assinale a alternativa que no representa um dos tipos de descoberta de conhecimento (KDD): Regra de Associao; Hierarquia; Classificao; Isolamento; Padres sequenciais. Assinale a alternativa que no corresponde a uma caracterstica de um Data Warehouse: Multidimensionalidade; normalmente voltil; Baseia-se na arquitetura cliente-servidor; Multiusurio; Manipulao de matriz esparsa dinmica. Programa Malicioso que infecta a mquina do usurio de forma automtica, ou seja, sem necessidade de Ao do usurio e que utiliza o computador do usurio como um rob para realizar ataques. Tal definio aplica-se a: Screenlogger. Adware. Worm. Trojan. Keylogger. O termo cloud computing relativamente recente, como voc j sabe, mas se analisarmos bem, veremos que a ideia no , necessariamente, nova. Servios de e-mail, como Gmail e Yahoo! Mail; discos virtuais na internet, como Dropbox; sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vdeos, como Flickr e Youtube. Todos so exemplos de aplicaes que, de certa forma, esto dentro do conceito de computao nas nuvens.

II - Na maioria dos casos, o usurio pode acessar determinadas aplicaes independentemente do seu hardware, porm somente por meio do sistema operacional Windows. III - O Google Docs, que oferece aplicativos de textos, planilhas e apresentaes, agenda, armazenamento de dados entre outros servios, um exemplo de servio que incorpora o conceito de cloud computing. IV As principais desvantagens residem no fato de que fica ao encargo do usurio/cliente a preocupao com backups, controle de segurana das informaes, controle de acesso, e que pode haver risco de aumento de gastos. Esta CORRETO o que se afirmou em: a) b) c) d) e) 36. I e II. II e III. I e IV. I e III. III e IV. A figura abaixo pertence a um recurso grfico do Microsoft Office Word 2010. Este recurso permite inserir e modificar, com facilidade, informaes textuais presentes no grfico, podendo ser acessado atravs da guia Inserir, grupo

Ilustraes, elemento a) b) c) d) e) SmartArt. Imagem. Clip-art. Forma. Grficos.

a) b) c) d) e) 35.

37.

Os itens a seguir citam algumas caractersticas do cloud computing ou mesmo exemplo de servios dentro desse novo modelo. I - Compartilhamento de dados e trabalhos colaborativos se tornam mais fceis, uma vez que todos os usurios acessam as aplicaes e os dados do mesmo lugar: a nuvem.

Dada figura anterior que ilustra uma planilha em edio no Excel 2010, com as clulas A1 at B8 selecionadas, considere os itens a seguir.

I - Ao pressionar a tecla TAB e escolher a opo da Aba Dados, os dados sero ordenados pela coluna B;

II - Para alterar o Estilo de formatao da tabela selecionada possvel utilizar a opo Formatar

a) b) c) d) e)

O Organizador de Arquivos. A Barra de Tarefas. A Biblioteca. A Barra de Arquivos. A Barra de Endereos

como Tabela disponvel na Guia Pgina Inicial; III - Ao clicar o boto percentagem com a planilha selecionada o valor da clula B2 ser alterado para 10%. Assinale a alternativa que corresponde a apenas itens corretos. a) b) c) d) e) 38. Apenas I. Apenas II. I e II. I e III. II e III. Numa planilha inicialmente vazia do BrOffice, na clula D8 foi escrito =B5+$C4; depois de arrastar essa clula pela ala de preenchimento, at atingirmos a clula E8, o valor da clula E8 ser: =B5+$D4. =C5+$D4. =C5+$C5. =C5+$C4. =B5+$C4.

ATUALIDADES 41. Transformando-se em referncia da atual ordem econmica global, a China apresenta invejveis ndices anuais de crescimento e amplia sua presena nos mercados mundiais. Relativamente a essa trajetria chinesa, que vence a barreira do atraso e da misria e se insinua como potncia mundial, assinale a opo correta. a) As reformas introduzidas por Deng Xiaoping, ainda que vigorosas, reafirmam o modelo de economia socialista que tanto xito obtivera durante as dcadas de liderana incontestvel de Mao Zedong. b) Ao escolher no ingressar na Organizao Mundial do Comrcio (OMC), por certo que a China pretendeu ganhar liberdade para agir no comrcio global, no se submetendo s imposies legais a que esto sujeitos seus concorrentes. c) Um dos aspectos mais notveis apresentados pela renovada China dos dias atuais a convergncia entre duas formas de abertura: a econmica, que promove o crescimento, e a poltica, que democratiza o pas. d) A transformao da China em potncia mundial implica, alm de mudanas na orientao da economia, pesados investimentos na educao, cujo sistema baseado no mrito remonta ao passado imperial do pas. e) Apesar das visveis mudanas de comportamento, a China ainda mantm forte vis ideolgico em sua insero internacional, privilegiando as relaes com os inmeros parceiros identificados com a causa revolucionria marxista. 42. Muitos acontecimentos, ao longo de 2011, podem ser classificados como histricos, seja pelo impacto que causaram, seja pelas repercusses que ainda podem se desdobrar por muito tempo. A respeito desses fatos, assinale a opo correta. a) Diferentemente dos protestos no Egito, a atual onda contrria ao regime poltico russo especialmente voltada contra o sistema de poder implantado por Putin ainda no consegue fazer uso da chamada blogosfera. b) A chamada Primavera rabe, cujo ponto de partida foi o solitrio gesto de um homem

a) b) c) d) e)

A respeito das sutes de aplicativos Microsoft Office 2010 e LibreOffice Julgue as questes seguintes. 39. Em uma planilha em edio no Microsoft Excel foi inserido na Clula C5 a frmula =SE(CONT.SE($A$1:$B$5;B)>1;MOD(7;3);SO MA(A$1:B$5)), aps foi selecionada a clula C5 e copiada e colada na clula F8. Assinale a alternativa que indica a frmula presente em F8 aps a operao.

a) =SE(CONT.SE($D$1:$E$5;B)>1;MOD(7;3);SO MA(A$1:B$5)) b) =SE(CONT.SE($A$4:$B$8;B)>1;MOD(7;3);SO MA(D$4:E$8)) c) =SE(CONT.SE($D$4:$E$8;B)>1;MOD(7;3);SO MA(D$4:E$8)) d) =SE(CONT.SE($A$1:$B$5;B)>1;MOD(7;3);SO MA(D$1:E$5)) e) =SE(CONT.SE($A$1:$B$5;B)>1;MOD(7;3);SO MA(D$4:E$8)) 40. No sistema operacional Windows 7, existe um recurso que pode ser utilizado para organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a partir de um nico local. O recurso que pode ser utilizado para essa finalidade :

comum ao se imolar, representou o caminho sem volta dos pases rabes em direo democracia laica ocidentalizada. c) Na Argentina, depois de apertada reeleio, a presidente Cristina Kirchner comea o segundo mandato demonstrando disposio para o dilogo com a oposio e oferecendo benesses grande imprensa de seu pas. d) A crescente reduo da presena do petrleo no sistema produtivo contemporneo, substitudo por fontes limpas de energia, explica a perda da importncia relativa do Oriente Mdio na geopoltica mundial. e) Aparentemente fechando um ciclo, que trouxe pesadas perdas e indiscutvel desgaste para a imagem de seu pas, o presidente Barack Obama anuncia ter chegado ao fim a guerra no Iraque, aps nove anos. 43. As evidncias de que o uso de combustveis fsseis tem causado danos ambientais devido ao aquecimento global so irrefutveis. A finitude dos recursos fsseis, aliada a estes danos ambientais, tem levado a humanidade a uma busca cada vez mais intensa por fontes de energia limpas e renovveis.
(VICHI, Flavio Maron; MANSOR, Maria Teresa Castilho. Energia, meio ambiente e economia: o Brasil no contexto mundial. Qumica Nova, So Paulo, 2009. v. 32, n. 3, p. 757-767)

d) a China. e) o Peru. 45. Diariamente, os meios de comunicao nos informam sobre assaltos, assassinatos e chacinas nas cidades brasileiras. Estes fatos que, antes eram encontrados apenas nas grandes cidades, hoje ocorrem tambm nas pequenas e mdias cidades. Sobre a violncia urbana no Brasil so feitas as seguintes afirmaes: I. A partir da dcada de 2000, a falta de planejamento urbano e o trfico de drogas fizeram eclodir guerras nas periferias das cidades aumentando a violncia. II. A reduo dos ndices de pobreza e a estabilidade econmica do pas no foram acompanhadas da queda nos ndices de criminalidade. III. Na ltima dcada, os setores policiais que atuam nas reas urbanas aumentaram. Apesar disso, as estatsticas mostram que houve crescimento nos ndices de violncia. Est correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) I. I e II. I e III. II. II e III.

Consideram- se fontes de energia renovvel, entre outras, a) b) c) d) e) 44. a fora do vento e o carvo mineral. o etanol e os raios solares. a madeira e o xisto betuminoso. o gs natural e o biodiesel. o butano e a gua dos rios. O comrcio entre os dois pases caiu de US$ 39,6 bilhes em 2011 para US$ 34,4 bilhes no ano passado. Para o economista Matas Carugati o menor crescimento do pas significa consequncias negativas para a economia brasileira. "O economista disse que as barreiras comerciais aplicadas pelo governo do terceiro maior scio comercial do Brasil afetaram "mais o Brasil do que outros pases" e contriburam para reduzir as exportaes brasileiras para o mercado vizinho.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-0104/desaceleracao-reduz-exportacoes-brasileirasem-20. Adaptado. Acesso em 07 jan 2013)

46. O surgimento e a expanso do Mercosul esto relacionados ao contexto da globalizao. Na atualidade, este bloco econmico tem sido destacado na imprensa por um conjunto de fatos polticos de grande relevncia. Sobre o Mercosul so feitas as seguintes afirmaes: I. Aps o impeachment que destituiu o presidente paraguaio, os demais membros do Mercosul suspenderam a participao do Paraguai nas reunies do bloco. II. A integrao da Venezuela ao bloco permanece suspensa devido oposio do Uruguai e s restries polticas da Argentina. III. A Bolvia foi recentemente convidada a integrar o bloco como membro pleno e para isso dever promover acertos em sua economia. Est correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) I. I e II. I e III. II. III.

O texto destaca o pas parceiro comercial: a) a Argentina. b) os Estados Unidos. c) a Colmbia.

47. Em 1990, Brasil, Angola, Cabo Verde, GuinBissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe assinaram o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. O acordo foi promulgado pelo ento presidente Luiz Incio Lula da Silva, pelo Decreto no 6.583, de 29 de setembro de 2008, e alterado em dezembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff. Em relao a tal acordo, correto afirmar que a) a nova norma ortogrfica, pelo Decreto de 2008, deveria ser aplicada obrigatoriamente a partir de 2010 em toda a imprensa escrita, e, tambm, em todos os nveis de ensino. b) a aplicao obrigatria das novas normas no Brasil ocorreu aps um perodo de transio que foi de 1o de janeiro de 2009 at 31 de dezembro de 2011. c) a Academia Brasileira de Letras, que tem prerrogativas de ser a ltima palavra em matria de grafia, sugeriu prorrogar a data limite para a aplicao obrigatria das novas normas. d) as novas normas ortogrficas foram obrigatoriamente aplicadas em todos os nveis de ensino em Portugal, a partir de 2009. e) a norma ortogrfica atualmente em vigor no Brasil e a nova norma estabelecida coexistiro at 31 de dezembro de 2015. 48. O Brasil vive hoje uma revoluo econmica e ao mesmo tempo uma revoluo demogrfica, que no muito comentada. Da econmica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa. [...]. Na revoluo demogrfica h sinais to importantes quanto na outra. (Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n. 729. p.23) Um dos fatos importantes que fazem parte da revoluo demogrfica mencionada no texto a) a existncia de cerca de 50 milhes de pessoas entre 15 e 64 anos, isto , na idade produtiva. b) o crescente aumento da renda per capita, atualmente por volta de 28 mil dlares. c) a diminuio da taxa de fecundidade, atualmente abaixo da reposio populacional. d) o esvaziamento das pequenas e mdias cidades com o consequente aumento da populao das metrpoles. e) a reduo expressiva da taxa de analfabetismo em virtude dos investimentos em educao.

49. De tempos em tempos, as expresses utilizadas pelos economistas se renovam e ganham novas palavras. Atualmente, o termo que domina o noticirio econmico o "tsunami monetrio", expresso criada pela presidente Dilma Rousseff.
(http://economia.estadao.com.br/noticias/economi a+brasil,entenda-a-expressao-tsunamimonetario,104906,0.htm)

A expresso foi criada para a) criticar as aes de pases em crise que, para tentar estimular a economia, esto gerando um excesso de liquidez no mercado global. b) mostrar os efeitos negativos das catstrofes naturais, como a que ocorreu no Japo, em 2011, na economia mundial. c) destacar os problemas gerados pelas polticas protecionistas adotadas pelos pases industrializados do hemisfrio Norte. d) comentar as consequncias da desvalorizao das moedas dos pases emergentes frente ao dlar e ao euro. e) repreender as naes ricas em crise pelas polticas de conteno de gastos com os setores sociais. 50. Entre 1800 e 2010 a populao cresceu, aproximadamente, sete vezes (de 1 bilho para 7 bilhes de habitantes), e a economia (PIB) aumentou cerca de 50 vezes. Hoje, pode-se dimensionar o impacto do ser humano na Terra por meio de uma metodologia utilizada para medir as quantidades de terra e de gua (em termos de hectares globais gha) que seriam necessrias para sustentar o consumo atual da populao.
ALVES, J. A Terra no limite. Revista Veja, ed. especial, ano 43, n. 2196, dez. 2010, p. 24. Adaptado.

No contexto da sustentabilidade metodologia acima denominada a) b) c) d) e) agroecologia biorremediao controle biolgico manejo ambiental pegada ecolgica

planetria,

GESTO DE PESSOAS E DO ATENDIMENTO AO PBLICO 51. Sobre a cultura e o clima organizacional, assinale a nica opo falsa. a) A cultura representa o ambiente de crenas e valores, costumes, tradies, conhecimentos e prticas de convvio social e relacionamento entre as pessoas.

b) O clima pode ser tocado e visualizado. Pode tambm ser percebido psicologicamente. c) A cultura organizacional condiciona e determina as normas de comportamento das pessoas dentro de cada empresa. d) So elementos de avaliao do clima organizacional: processos de liderana, foras motivacionais, comunicaes, processos de interao/influncia, tomada de decises, formulao de objetivos e controles. e) O clima organizacional influencia a motivao, o desempenho humano e a satisfao no trabalho. 52. Como medida de satisfao dos membros de uma organizao em relao a diferentes aspectos da cultura ou da realidade aparente, a pesquisa sistemtica do clima organizacional se justifica pelos seguintes motivos, exceto: a) faz parte da misso organizacional realizar melhorias contnuas no ambiente de trabalho e, consequentemente, nos resultados dos negcios. b) como os clientes internos so a fora motriz da organizao, deve-se buscar mant-los satisfeitos. c) o desempenho dos recursos humanos, baseado na motivao, afeta diretamente o desempenho da organizao. d) uma das formas de a organizao assegurar seus objetivos identificar e anular as lideranas negativas. e) as constantes mudanas no ambiente de trabalho, fruto da automao e do uso de novas estratgias gerenciais, impactam diretamente a atitude dos trabalhadores. 53. Ao adotar o estilo de liderana da Teoria Y, um gestor de pessoas: a) Estimula a criao de vrias equipes de trabalho, fazendo questo de presidir todas elas. b) no se furta a usar o poder da autoridade para resolver um conflito, se necessrio. c) como principal instrumento motivacional, vale-se de punies ou recompensas salariais. d) estimula o desenvolvimento de competncias, j que boa parte dos indivduos no se interessa por novos aprendizados. e) ao mesmo tempo que empodera os indivduos e enriquece suas tarefas, centraliza as decises. 54. Tendo em vista o Decreto 6.932/2009 Carta de Servios ao cidado e Os desafios da Ouvidoria Pblica no Brasil, assinale a afirmativa incorreta.

b)

c)

d)

e)

qualquer documento produzido no Brasil destinado a fazer prova junto a rgos e entidades da administrao pblica federal, quando assinado perante o servidor pblico a quem deva ser apresentado. So diretrizes previstas no Decreto 6.932/2009 que devem ser observadas nas relaes entre o rgo do Poder Executivo Federal e os cidados, entre outros, a presuno de boa-f e a atuao integrada e sistmica na expedio de atestados, certides e documentos comprobatrios de regularidade. No ser exigida prova de fato j comprovado pela apresentao de outro documento considerado vlido. As certides que contenham informaes sigilosas do cidado podero ser obtidas por qualquer meio pelo rgo do Poder Executivo Federal. Um dos maiores desafios enfrentados pela ouvidoria no Brasil interpretar anseios dos cidados e cobrar os rgos responsveis as solues. Para os efeitos da Lei Federal n. o 12.527/11, considera-se informao sigilosa aquela submetida temporariamente restrio de acesso pblico, assinale a alternativa correta sobre o tema:

55.

a) Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica tem a prerrogativa de classificao das informaes consideradas ultrassecretas, que o pblico no poder ter acesso por no mximo 25 (vinte e cinco) anos. b) No dever do Estado controlar o acesso e a divulgao de informaes sigilosas produzidas por seus rgos e entidades, assegurando a sua proteo. c) As informaes secretas podero sofre restrio de acesso informao por no mnimo 15 (quinze) anos. d) A competncia prevista em lei no que se refere classificao de informaes como ultrassecreta e secreta, no poder ser delegada pela autoridade responsvel a agente pblico. e) A autoridade mxima de cada rgo ou entidade publicar, anualmente, em stio disposio na internet e destinado veiculao de dados e informaes administrativas, nos termos de regulamento, rol das informaes que tenham sido desclassificadas nos ltimos 10 (dez) meses TICA 56. O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo

a) Salvo na existncia de dvida fundada quanto autenticidade e no caso de imposio legal, fica dispensado o reconhecimento de firma em

Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, exalta alguns valores que devem ser observados no exerccio da funo pblica, a saber: I. verdade, como um direito do cidado, ainda que contrria aos seus interesses ou da Administrao. II. dignidade, que deve estar refletida em comportamentos e atitudes direcionados preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. III. moralidade, representada pelo equilbrio entre a legalidade e a finalidade do ato. IV. decoro, que deve ser mantido pelo servidor no apenas no local de trabalho, mas, tambm, fora dele. V. cortesia, boa vontade e respeito pelo cidado que paga os seus tributos. Esto corretas a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas II, III, IV e V. as afirmativas I, II, III, IV e V. apenas as afirmativas I, II, III e V. apenas as afirmativas I, III, IV e V. apenas as afirmativas III, IV e V.

I. determinar a um servidor que lhe subordinado que v ao banco pagar suas contas pessoais (contas do mandante). II. informar a um amigo sobre ato de carter geral que est para ser publicado, cujo teor o beneficia (o amigo), mas que ainda considerado assunto reservado no mbito da Administrao Pblica. III. exercer atividade no setor privado. IV. ser membro de organizao que defende a utilizao de crianas como mo-de-obra barata. V. representar contra seus superiores hierrquicos. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II e IV. as afirmativas I, II, III, IV e V. apenas as afirmativas I e IV. apenas as afirmativas I, II, IV e V. apenas as afirmativas II e IV

59. Esto subordinados ao Cdigo de Conduta tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994: I. os empregados das empresas pblicas federais. II. os empregados das empresas privadas que prestam servios aos rgos e entidades do Poder Executivo Federal mediante contrato de prestao de servios (servios terceirizados, tais como segurana, limpeza, etc.). III. os que prestam servio de natureza temporria na Administrao Pblica federal direta, sem remunerao. IV. os servidores do Poder Legislativo. V. os servidores do Poder Judicirio. Esto corretas a) b) c) d) e) 60. as afirmativas I, II, III, IV e V. apenas as afirmativas I, IV e V. apenas as afirmativas I e III. apenas as afirmativas I, II e III. nenhuma das afirmativas est correta. De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico: I. tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. II. omitir a verdade sobre fato que prejudique a Administrao e beneficie o cidado. III. ser assduo e freqente ao servio. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito.

57. De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994, vedado ao servidor pblico: I. receber gratificao financeira para o cumprimento de sua misso. II. ser scio de empresa que explore jogos de azar no-autorizados. III. informar, a um seu amigo de muitos anos, do conhecimento que teve, em razo das funes, de uma minuta de medida provisria que, quando publicada, afetar substancialmente as aplicaes financeiras desse amigo. IV. permitir que simpatias ou antipatias interfiram no trato com o pblico. V. ser, em funo do seu esprito de solidariedade, conivente com seu colega de trabalho que cometeu infrao de natureza tica. Esto corretas: a) b) c) d) e) Apenas as afirmativas I, II, IV e V as afirmativas I, II, III, IV e V. apenas as afirmativas I, II, III, e V. apenas as afirmativas I, II e V. apenas as afirmativas I e II.

58. De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico:

Esto corretos os itens: a) b) c) d) e) I, II e III II, III e IV I, III e IV I, II e IV I, II, III e IV ADMINISTRAO PBLICA BRASILEIRA 61. De acordo com o Decreto-Lei n 200, DE 25 de fevereiro de 1967 que dispe sobre a organizao da Administrao Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa correto:

( ) assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupo pelo controle rgido dos processos, com o controle dos procedimentos. ( ) prega a descentralizao, com delegao de poderes, atribuies e responsabilidades para os escales inferiores. ( ) pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperao e incerteza, na qual os cidados defendem seus interesses e afirma suas posies ideolgicas. a) b) c) d) e) 64. 2 1 2 2 2 1. 1 2 1 1 1 2. 2 2 1 2 1 1. 1 1 2 1 2 2. 1 1 1 2 2 2. De acordo com o Manual de Orientao para Arranjo Institucional de rgos e Entidades do Poder Executivo Federal de 2008 incorreto:

a) Em seu Art.4 estabelece que a Administrao Federal compreende somente a administrao direta. b) A administrao indireta compreende somente as Autarquias e Sociedades de Economia Mista. c) As entidades compreendidas na Administrao Indireta vinculam-se ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. d) Por Autarquia entende-se o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica. e) Por Empresa Pblica entende-se entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital controlado pela Unio. 62. No Decreto-Lei no 200/1967 em seu Art.6 diz que as atividades da Administrao Federal obedecero aos seguintes princpios fundamentais, exceto: Planejamento. Coordenao. Descentralizao. Delegao de Competncia. Eficincia. Em relao s diferenas entre a administrao pblica burocrtica e a gerencial, relacione a coluna da direita com a da esquerda. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

a) b) c) d) e) 63.

a) O arranjo institucional de uma organizao pblica deve ser projetado para fortalecer suas estratgias e se ajustar ao seu sistema de gesto. b) Concorrem para o sucesso da organizao no cumprimento de sua misso institucional: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. c) o desenho da estrutura deve se alicerar em dois eixos bsicos: Eixo dos Sistemas de Trabalho e o Eixo do Sistema de Liderana. d) Este manual um conjunto de orientaes e parmetros tcnicos aplicveis ao processo de organizao de estruturas do Poder Executivo Federal, referendados nos princpios da administrao pblica, estabelecidos no Art. 37 da Constituio Federal. e) Este manual procura atender a permanente demanda de dirigentes e tcnicos da Administrao Pblica federal por instrumentos de consulta e orientao na rea de organizao administrativa. 65. Dentre os Princpios Constitucionais Administrao Pblica correto: da

( ) Administrao Burocrtica. ( ) Administrao gerencial. ( ) centralizada, autoritria. ( ) prega o formalismo, rigidez e o rigor tcnico. ( ) orientada para o cidado, voltada para o consumidor, e se concentra nas necessidades e perspectivas desse consumidor, o cliente-cidado.

a) Por Moralidade entende-se a exigncia de uma atuao pautada em padres ticos de probidade, decoro e boa-f. Mesmo em consonncia com a lei, os atos da Administrao Pblica no podem ofender a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade e a ideia comum de honestidade. b) A imoralidade administrativa no produz efeitos jurdicos, porque acarreta a validade do ato, que

pode ser decretada pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. c) A Publicidade exige a propaganda dos atos praticados pela Administrao Pblica. d) A Eficincia considerada apenas em relao aos resultados obtidos pelos gestores pblicos. Sendo suas avaliaes relacionadas apenas aos resultados obtidos. e) A Impessoalidade deve ser entendido somente pela dimenso do beneficirio, ou seja, sua aplicao est relacionada com a finalidade pblica. REGIME JURDICO 66. Abaixo se encontram relacionadas algumas hipteses de vacncia do cargo pblico. Analise cada uma das hipteses e assinale (1) caso ela implique simultaneamente o provimento de novo cargo pelo servidor e (2) para aquelas que no se relacionem a provimento de novo cargo.

a) por 8 (oito) dias consecutivos em razo de casamento. b) por 1 (um) dia para doao de sangue. c) por 2 (dois) dias para se alistar como eleitor. d) por 5 (cinco) dias, ao servidor estudante, por perodo letivo, para cumprimento de atividades acadmicas obrigatrias. e) por 8 (oito) dias consecutivos em razo de falecimento de irmos. 69. As alternativas abaixo exprimem formas de provimento derivado do servidor pblico. Assinale a opo em que ambos os provimentos requeiram a estabilidade como uma das condies de sua implementao. Readaptao e reverso por invalidez cessada. Promoo e aproveitamento. Reintegrao e reconduo. Promoo e reconduo. Reverso por invalidez cessada e reconduo. Segundo a Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992, que trata dos atos de improbidade administrativa, correto afirmar que: a) somente servidor pblico pode ser sujeito ativo de ato de improbidade administrativa. b) o integral ressarcimento do dano causado ao patrimnio pblico somente se d se o agente tiver agido com dolo. c) no caso de enriquecimento ilcito, o agente pblico beneficirio somente perder os bens adquiridos at o limite do valor do dano causado ao patrimnio pblico. d) o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente est sujeito s cominaes da referida Lei at o limite do valor da herana. e) a referida Lei apresenta rol taxativo de condutas que importam o cometimento de atos de improbidade administrativa.

a) b) c) d) e) 70.

Aps a anlise, assinale a opo que contenha a sequncia correta. 1. Demisso ( ) 2. Exonerao ( ) 3. Promoo ( ) 4. Aposentadoria ( ) 5. Posse em outro cargo inacumulvel ( ) 6. Readaptao ( ) a) b) c) d) e) 67. 2/2/2/1/1/1 2/2/1/2/1/1 1/2/1/2/1/1 2/1/1/2/1/2 2/2/1/2/2/1 Quanto ao sistema remuneratrio do servidor pblico, assinale a opo incorreta.

a) b)

c)

d)

e)

a) Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. b) Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. c) O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente, irredutvel. d) Nenhum servidor receber remunerao inferior ao salrio mnimo. e) Em nenhuma hiptese poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, sendo o vencimento, a remunerao e os proventos do servidor pblico impenhorveis. 68. So ausncias admitidas ao servidor pblico da Unio, sem qualquer prejuzo, exceto

__________________________________________

RASCUNHO

You might also like