You are on page 1of 1

Recozimento Pleno: diminuir a dureza para aumentar a usinabilidade do ao.

Aquecimento do ao acima da zona critica durante o tempo necessrio e suficiente pra se ter a soluo do carbono ou elementos de liga no ferro gama, seguido de um resfriamento muito lento, mediante controle de resfriamento do forno ou desligando pro ao refriar ao mesmo tempo que ele. Obtm perlita grosseira para mdio e baixo carbono, esferoidita para alto carbono obtida pelo coalescimento. Constituintes estruturais: perlita e ferrita (ao hipoeutetide), cementita e perlita(ao eutetide).

perlia fina ou sementita e perlita fina, eventualmente bainita dependendo do tipo de ao.

aquecimento no sofrendo nenhuma alterao. O meio aspergido ou borrifado ou a pea mergulhada no meio depois do aquecimento. Tempera por chama: aquece a superfcie com chama de oxiacetileno seguido de jato de gua. Tempera por induo: calor gerado por induo eletromagntica. Revenido: Normalmente acompanha a tempera pois alivia as tenses internas, corrige excessiva dureza e fragilidade, aumentando a ductilidade e resistncia ao choque. Revenir logo aps a tempera para diminuir a perda por ruptura.

temperatura constante. Constituinte:bainita, propriedades idnticas ou superiores as martensiticas revenidas. Evita a formao direta de martensita eliminando os incovenientes que essa estrutura apresenta. Para garantir total transformao da austenita em bainita o material deve ser resfriado a partir da temperatura de austenizao at a do banho austempera muito rapidamente, mantido no banho(sal fundido mais indicado) tempo necessrio para completa transformao. Martempera: diminuir distoro ou empenamento. Aquecimento a uma temp. dentro da faixa de austenizao; resfriamento em leo quente ou sal fundido a uma temp. correpondente a parte superior da faixa martensitica; manuteno do resfriamento at que a temp. se torne uniforme em toda a seco ao; resfriamento gerlamente no ar em velocidade moderada, para previnir grandes diferenas entre a parte interna e externa da pea. Esferoidizao: aquecimento e resfriamento subseqente. Melhorar a usinabilidade de aos de alto carbono. Maneiras de conseguir: Aquecimento a uma tmp. Logo acima da linha inferior de transformao seguido de esfriamento lento; Aquecimento por tempo prolongado a uma temp. logo abaixo da linha inferior da zona critica; Aquecimento e resfriamentos alternados entre temp. que esto logo acima e logo abaixo da linha de transformao inferior.

Tempera: Aumento do limite de resistencia a trao do ao e tambem sua dureza. Obteno da estrutura martensitica. Resfriamento rapido do ao de uma temperatura superior a sua temperatura critica em um meio com oleo, agua, salmoura ou mesmo ar. A velocidade de resfriamento dependera do tipo de ao, da forma e dimenses da pea, mas que impea a transformao de austenita nas temp. mais elevadas.

Recozimento para alivio de tenses: Aliviar tenses originadas durante a solidificao ou produzidas em operaes de transformao mecanica a frio, ou operaes de endireitamento. Aquecimento do ao a temperaturas abaixo do limite inferior da zona critica. Aquecimento lento at 500C, o a temperatura deve se rminima para que no se modifique a estrutura interna. Normalizao: Visa refinar a granulao de peas de ao fundido, e em peas laminadas e forjadas, tratamento preliminar a tempera e ao revenido, para produzir estrutura mais uniforme e reduzir empenamento.Aquecimento do ao a uma temp. acima da zona critica, resfriamento ao ar. Se obtem ferrira e Tempera superficial: mais conveniente, criao de uma superfcie dura resistncia ao desgaste e aabraso. ao sendo hipoeutetoide alem da austenita existira gros de ferrita. Quando resfriado em gua por exemplo apresentara masrtensita e ferrita, pois ela estrava presente acima da temperatura de

Austempera: substitui a Tempera e o revenido. Isotrmico. Baseia-se no conhecimento das curvas em C e aproveota as transformaes da austenita que podem ocorrer em

You might also like