You are on page 1of 3

Como trabalhar com raa em sociologia Antonio Srgio Alfredo Guimares

GUIMARES, Antonio Srgio Alfredo. Como trabalhar com raa em Sociologia. Educao e Pesquisa. So Paulo, v. 29, n. 1, p. 93-107, jan/jun 2003. Data do fichamento: 01 de dezembro de 2013. Destino: Questo racial na Sociologia.

***
Explicao de carter terico-metodolgica sobre o uso da categoria raa, em conexo com outras categorias, como cor, etnia, regio, classe. O autor faz a distino entre conceitos/categorias analticos e nativos. Categoria analtica faz sentido apenas no corpo de determinada teoria, enquanto a categoria nativa faz sentido no mundo prtico, efetivo (p. 95). preciso contextualizar, portanto, os conceitos, sejam eles analticos ou nativos. Isso implica em considerar o tempo e o espao em que foram elaboradas as teorias e os termos analisados. A raa, por exemplo, tem pelo menos dois sentidos analticos: o da biologia gentica e o da sociologia; alm de seu sentido enquanto categoria nativa. Ideia da biologia e antropologia fsica de dividir a humanidade em subespcies humanas, a partir da qual as divises entre as subespcies determinariam o desempenho psquico, moral e intelectual. O racismo surge a partir dessa ideia de dividir a humanidade em raas, que teriam qualidades especficas (p. 96). Tal ideia justificou, por exemplo, os genocdios. A partir da os cientistas de diferentes reas buscaram desautorizar o uso da ideia de raa para acabar com o racismo. Para substituir a ideia de raa, alguns cientistas mais voltados para as reas naturais propuseram o uso do termo populao como forma de classificar alguns grupos com proximidade genticas. As raas so, cientificamente, uma construo social e devem ser estudadas por um ramo prprio da sociologia ou das cincias sociais, que trata das identidades sociais (p. 96).

Como trabalhar com raa em sociologia Antonio Srgio Alfredo Guimares


Conceito de raa para a Sociologia: Discursos sobre as origens de um grupo, que usam termos que remetem transmisso de traos fisionmicos, qualidade morais, intelectuais, psicolgicas, etc., pelo sangue (conceito fundamental para entender raas e certas essncias) (p. 96). Quando os discursos dizem respeito a lugares, falamos em etnias. Quando dizem respeito a formas de se fazer as coisas, falamos em comunidade. Associao diferente de comunidade. Associao uma unio de pessoas ligadas por certos interesses. Por exemplo, um sindicato pode ser uma associao. Quando raas, etnias e comunidades buscam um destino poltico comum falamos em Nao. Falamos de povo quando nos referimos aos sujeitos dessas comunidades de origem e destino, o conjunto das pessoas da comunidade. Retoma a definio weberiana de Estado organizao poltica que tem domnio sobre um territrio e monopoliza o uso legtimo da fora. (p. 97) O autor simpatiza com a ideia de formao de classe, e no como classe dada analiticamente. Cor um conceito nativo, que naturalizado e por isso difcil de ser analisado. Autor mostra que cor pode ser um conceito nativo nas cincias sociais, mas no um conceito analtico. Anos 30 busca pelo smbolo da nao. ndio. Ideia de que no existiam raas. Final dos anos 30 estudos de Donald Pierson pensam as raas em termos de classe e mostram que no Brasil a sociedade era aberta e as classes (negros, brancos, ndios, mestios) transitavam por todos os espaos e grupos sociais. Estudos patrocinados pela Unesco Florestan Fernandes e Roger Bastide mostram a existncia do preconceito racial no Brasil. Escola paulista de Sociologia mostrou que em algumas reas tradicionais do Brasil, como Bahia e Pernambuco no existia o preconceito racial porque no havia competio entre brancos e negros, ento aqueles no se sentiam ameaados. Entretanto, em reas do desenvolvimento capitalista, existia o preconceito em razo da competio e do medo do branco de que o negro tomasse seu lugar. Essa escola cunhou a ideia de mito da democracia racial (p. 102).

Como trabalhar com raa em sociologia Antonio Srgio Alfredo Guimares


O termo democracia racial passa a carregar e sintetizar uma certa constelao de significados. Nela, raas no existem e a cor um acidente, algo totalmente natural, mas no importante, pois o que prevalece o Brasil como Estado e como nao: um Brasil em que praticamente no existem etnias, salvo alguns quistos de imigrantes estrangeiros. Inventa-se, portanto, um povo para o Brasil, que passa a ter samba, passa a ter um pouco da cultura negra, que at aqui no existia pois se, no Imprio, predominou a mstica do ndio, e na Repblica a mstica do imigrante europeu, somente na Segunda Repblica o negro vai dar colorao nao, ideia de uma nao mestia (p. 102). 1978 Movimento Negro Unificado introduz novamente a ideia de raa. Para o negro ser cidado era preciso reinventar a raa. Estudos de Hasenblag (1979) e Nelson do Valee e Silva (1980) mostram que as desigualdades econmicas e sociais entre brancos e negros (pretos e pardos) se dava em razo das diferenas de oportunidades de vida e formas de tratamento entre os grupos raciais e no em razo da herana escravagista e pertena a classes sociais distintas. Se pensarmos em raa como categoria que expressa um modo de classificao baseado na ideia de raa, podemos afirmar que estamos tratando de um conceito sociolgico, certamente no realista, no sentido ontolgico, pois no reflete algo existente no mundo real, mas um conceito analtico nominalista, no sentido de que se refere a algo que orienta o discurso sobre a vida real (p. 104).

You might also like