You are on page 1of 4

Banco de Dados Hierrquico Sua estrutura do tipo arvore ou raiz que possui vrios ramos e cada galho tem

m vrias folhas. O caminho raiz-galho-folha nico, no existindo duas formas diferentes de chegar a uma folha a partir da raiz. Criando uma hierarquia entre os dados.

Banco de Dados em Rede Semelhante ao modelo de Banco de Dados hierrquico, com diferena de que cada registro filho pode ser ligado a mais de um registro pai, criando conexes complexas. Sua estrutura formada de entidade (registros), atributos (itens de dados), tipo de registro e ocorrncia do registro. . Banco de Dados Orienta a Objetos Modelo que tem por base um conjunto de objetos com valores armazenados em vrias instancias (conjunto de informaes). Os objetos possuem um conjunto de cdigos, chamados mtodos, que quando possuem tipos de valores e mtodos idnticos, so agrupados em classes. A classe pode ser vista como uma definio de tipo para objetos. Definio

Banco de dados/Base de Dados Conjunto de dados/informaes interrelacionados e organizados de forma a permitir a recuperao de forma eficiente das informaes. Atualmente, so armazenadas em meios pticos ou magnticos e acessadas local ou remotamente.

SGBD Software responsvel pelo gerenciamento (armazenamento e recuperao) da base de dados; Seus principais objetivos so: Gerenciar grande quantidade de informao: Evitar redundncia inconsistncia;

Evitar informaes duplicadas no sistema, evitando o desperdcio de memria, de espao de armazenamento e tempo computacional. Possibilitar a atualizao dos dados em todo o sistema evitando a inconsistncia. Facilitar o acesso Permitir acesso concorrente Segurana aos Dados;

Garantir a Integridade;

Restringir modificaes no autorizadas permitindo a consistncia e a coerncia dos dados. Facilitar Migrao;

Transferncia da base de dados ou informaes de um Banco de Dados para outro.

Estrutura de Dados Define a forma como os dados esto organizados, como se relacionam e como sero manipulados pelos programas.

Campo Menor unidade existente na tabela, destinada ao armazenamento de valor (dado). Unidade bsica de informao mnima com significado.

Registro Conjunto de campos da tabela (linha). a unidade bsica da informao. Cada linha um registro.

Tabela Conjunto de registros (linhas), na qual, cada linha possui a mesma quantidade de campos (colunas).

Chave de Acesso Chave usada para identificar o(s) registro(s) desejado(s) durante a operao de acesso.

Chave primria Define um valor diferente para cada registro do arquivo, usada para identificar, de forma nica, cada registro.

Chave Secundria Chave que pode possuir o mesmo valor em registro distintos. Utilizada estabelecer link entre tabelas distintas, tambm conhecida como chave estrangeira.

Abstrao de Dados Habilidade de concentrar aspectos essenciais de um contexto qualquer, ignorando caractersticas irrelevantes.

A abstrao dividida Nvel de viso do usurio Nvel conceitual Nvel fsico

Nvel de viso do usurio Partes do BD que o usurio tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usurio ou grupo de usurios.

Nvel conceitual Define quais os dados que esto armazenados e qual o relacionamento entre eles.

Nvel fsico Nvel mais baixo de abstrao, em que define efetivamente de que maneira os dados esto armazenados.

Modelagem de Banco de Dados Descrio das caractersticas de funcionamento e comportamento do banco de dados (descrio formal da estrutura do Bando de Dados) facilitando seu entendimento e seu projeto. Pode ser escrita em linguagem textual ou grfica.

Projeto de Banco de Dados O desenvolvimento do banco de dados deve ter sempre um projeto para organizar as informaes inseridas e adquirir bom desempenho. Geralmente o projeto se d em trs fases. Modelagem conceitual Modelagem lgica Modelagem Fsica

Modelagem conceitual Descrio do Banco de Dados de forma independente da implementao, define quais os dados aparecero, porm sem se importar com a implementao que se dar ao BD.

Modelagem conceitual

Modelo que representa graficamente as relaes entre as entidades, as especializaes, os atributos e as auto-relaes, por meio do diagrama de blocos (entidade-relacionamento (DER)).

Modelo Lgico Representa a estrutura de dados do banco de dados conforme vista pelo usurio do SGBD. A estrutura fundamental a relao (tabela). Uma relao constituda por um ou mais atributos (campos) que traduzem o tipo de dado a armazenar. Cada instncia (linha) chamada de tupla (registro).

Modelo Fsico Utilizado para implementar o modelo lgico, descreve as estruturas fsicas de armazenamento e de manipulao de dados (estrutura de armazenamento, endereamento, acesso e alocao fsica), a fim de criar as tabelas, estruturas e ligaes projetadas.

Modelo Entidade relacionamento Tem como objetivo representar as estruturas de dados da forma mais prxima do mundo real Existem trs conceitos: Entidade Atributo Relacionamento

Entidade So abstraes do mundo real que contem um conjunto de informaes inter-relacionadas e coerentes. Toda entidade possui um nome que a identifica,. A representao grfica da entidade e feita por um retngulo.

Atributo/Campo Informao que compe as entidades, possui nome, tipo e tamanho (numero de caracteres).

You might also like