You are on page 1of 12

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Collaborative Design: Crictical Success Factor for Co-design Fontana, Isabela Mantovani; Universidade Federal do Paran isabelafontana@gmail.com Heemann, Adriano; Dr.; Universidade Federal do Paran adriano.heemann@gmail.com Gomes Ferreira, Marcelo Gitirana; Dr.; Universidade Estadual de Santa Catarina marcelo.gitirana@gmail.com

Resumo
A emergente necessidade de ampliar a quantidade e formas de interao na concepo de novos produtos e servios demanda uma ampliao de competncias no s dos designers, como de todos os envolvidos no processo, aumentando a complexidade projetual. Portanto, o presente artigo, atravs de uma anlise terica, prope, atravs da insero de conceitos interdisciplinares, a identificao e listagem de fatores crticos de sucesso para a colaborao no design, para que estes possam facilitar e nortear o processo de design proporcionando a possibilidade de aumentar os resultados positivos quanto aos objetivos comuns de projetao. Palavras Chave: Colaborao; interao no design colaborativo e fatores crticos de sucesso.

Abstract
The emerging need to increase the amount and forms of interaction on design of new products and services demand a broadening of skills not only for designers, but for all those involved in the process, increasing the project complexity. Therefore, this article, through a theoretical analysis proposed, by inserting interdisciplinary concepts, identification and listing of critical success factors for collaborative design, so that they can facilitate and guide the design process by providing the possibility to increase the positive results regarding the common goals of the project. Keywords: Collaboration; interaction on co-design and crictical success factors.

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

1 Introduo
Atuar nos cenrios da atualidade, definidos como dinmicos, fluidos, mutantes e complexos, tornou-se um desafio para os designers, tentando atingir as reas dos atributos intangveis dos bens de consumo, fazendo assim, o design interagir cada vez mais com outras reas, compondo uma colaborao interdisciplinar (MORAES, 2010). nesse contexto que a competncia principal do designer, at ento vista como a de conceber bons produtos ou servios, sofre questionamentos. Pesquisadores vm buscando novas e viveis maneiras para melhorar a contribuio do campo do Design diante dos desafios de sustentao da sociedade contempornea, orientando esforos para sensibilizar, construir capacidades e implantar procedimentos prticos que contribuam para o desenvolvimento de economias sustentveis por meio de aes, ferramentas e estratgias voltadas s mudanas profundas nos estilos de vida atuais (SILVA e SANTOS, 2009). No exclusividade da atualidade estudos relacionados ao conceito da colaborao, apesar de ser mais recentemente sua maior utilizao, provavelmente causada em resposta globalizao, que fez com que a colaborao entre pessoas de diferentes contextos fosse mais recorrente (HEEMANN et al. 2008). O termo, no sendo exclusividade da rea do Design, aparece em pesquisas de vrias reas. Esta presena em diferentes reas de estudo e em diferentes contextos, mostra que a colaborao um fenmeno inerente aos processos humanos, porm tornando-se algo tratado difusamente ou despercebida em decorrncia do senso comum. Dentro de uma nova realidade de consumo, o design colaborativo aparece com mais fora, sendo agora o momento em que deve-se transformar um mero redesenho mecnico do processo de design em um redesenho de suas interaes, levando em considerao uma abordagem mais humana (COUTINHO et al., 2010). Contudo, uma mudana de perspectiva de como o design ocorre dentro de uma organizao, tornando-o mais interativo entre os atores do processo, pode afetar sua estabilidade e de seus sistemas de deciso (COUTINHO et al., 2010). Desta forma, prope-se a utilizao de uma lista de fatores crticos de sucesso (FCS) dentro do co-design para que, alm de proporcionar um certo controle quanto possveis problemas na interao entre os atores, tambm aumente as possibilidade de resultados positivos que a colaborao efetiva pode trazer. Segundo Beuren (2011) os FCS so importantes pois ajudam a tomada de decises e a identificao de informaes necessrias para que um modelo de negcio aumente suas probabilidade de sucesso e na organizao do processo de planejamento estratgico e no planjamento a longo prazo. Assim, o presente artigo, atravs de uma anlise terica, prope a identificao e listagem dos FCS para a colaborao no design para que estes possam nortear a interao entre os atores dentro de um processo de co-design.

2 Mtodos
O presente artigo foi elaborado com base em uma pesquisa bibliogrfica, terica e preliminar sobre os temas colaborao no design e fatores crticos de sucesso. Em um primeiro momento, constatou-se a escassez de pesquisas nacionais e internacionais que contemplem os dois assuntos conjuntamente. Por esse motivo, foi feita uma nova pesquisa com o uso dos termos de busca isoladamente, o que possibilitou a coleta de informaes sobre cada assunto, mas que pudessem contribuir para uma reflexo integrada.
4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Dentre os trabalhos consultados, os principais, utilizados como foco dessa pesquisa bibliogrfica Coutinho et al. (2010), Beuren (2011), Heemann et al. (2008), Moraes (2010), Piirainen et al. (2009), Rockart (1978, 1979), Bullen e Rockart (1981), Piirainen et al. (2009), Kleismann (2006).

3 Resultados
Os resultados da pesquisa bibliogrfica so apresentados no presente tpico em trs partes. A primeira parte oferece uma viso geral do fenmeno da colaborao no design e uma possvel categorizao bsica. A segunda parte ocupa-se de um apanhado geral sobre fatores crticos de sucesso. E por fim, a terceira parte demonstra a interligao entre os dois assuntos, resultando em uma proposta de fatores crticos de sucesso para a colaborao no design. 3.1 Colaborao no Design No Design, a colaborao tem sido abordada frequentemente em estudos e pesquisas, pois as atividades projetuais vm se tornando cada vez mais complexas, em vista do aumento, tambm, da complexidade de tecnologias e sistemas que visam atender melhor s demandas do mercado, necessitando de equipes multidisciplinares para executar as diversas divises desse processo. A aceitao dessa premissa no projeto aponta para mltiplos critrios sobre todo o ciclo de vida de um sistema, o que, por sua vez, impulsiona a atividade projetual para uma interdisciplinaridade ainda mais profunda (MANZINI e VEZZOLI, 2008). no contexto interdisciplinar que um empreendimento de Design aumenta sua complexidade e, consequentemente, torna-se uma tarefa essencialmente multi-ator (PIIRAINEN et al., 2009). Ainda de acordo com Piirainen et al. (2009) muitas vezes no vivel nem desejvel para um profissional dominar todo o conhecimento necessrio para o desenvolvimento de um sistema complexo, sendo o design colaborativo uma das respostas a este impasse, justificando assim a maior frequencia do termo no Design. Segundo Kleismann (2006), o conceito vem ao Design para mostrar que deve ser criado um entendimento compartilhado integrador para que melhor seja explorado os conhecimentos das partes participantes do processo de design, tornando-o mais suscetvel alcanar o objetivo comum de criar um novo produto. Ainda segundo o autor, se os atores do processo no conseguirem alcanar o objetivo principal da colaborao, que a criao de novos conhecimentos e a integrao entre os membros, eles tambm no sero capazes de conceber um novo produto de forma satisfatria. Assim, o conceito de colaborao vem de sculos passados, de vrias reas de conhecimento, adaptando-se de, basicamente, um trabalho conjunto entre pessoas com um objetivo comum, para a existncia indispensvel no processo de design atual, tido como fator influenciador no resultado final na concepo de um novo produto. 3.1.1 Definio Podendo ser considerada uma condio fundamental da sociedade contempornea e no sendo um assunto exclusivo do Design (HEEMANN et al., 2008), a definio da palavra colaborao pode, muitas vezes, levantar dvidas ou confundir aqueles que a utilizam.
4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Pela dificuldade de se encontrar uma definio completa ou definitiva, foram coletados significados variados (Figura 1), de diversos autores de pesquisas relacionadas ao processo de design, para que fosse possvel analisar o que j foi proposto e considerado at ento.

Figura 1 Definies da Colaborao no Design

No tendo a pretenso de definir definitivamente, acredita-se que uma juno das definies j dadas a opo que tornaria a colaborao mais abrangentemente definida. Por isso, a definio a ser considerada no contexto desta pesquisa (Figura 2), foi elaborada a fim de melhor se adaptar as atuais necessidades da rea do Design.

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Figura 2: Definio de colaborao no design a ser considerada, adaptada de outras definies

3.1.3 Dimenses Para uma compreenso mais abrangente e possvel interveno no processo colaborativo de design, deve-se ter conhecimento que a colaborao no ocorre somente no nvel operacional de uma organizao (HEEMANN et al., 2009) Heemann et al. (2008) evidenciam que a colaborao est presente nos trs nveis de trabalho humano: estratgico, ttico e operacional. Sendo que no nvel estratgico est localizado o maior trabalho terico e enfoca mais no problema e no objetivo do projeto, no nvel ttico tambm h bastante teoria ao criar as metas para alcanar o objetivo estipulado no nvel anterior, e no nvel operacional onde se coloca em prtica o que foi explicitado pelos nveis anteriores. Ainda segundo os autores esses trs nveis se do de forma hierrquica, sendo o de menor hierarquia englobado pelo o de maior, porm no ocorrendo o inverso, sendo que, neste caso, o nvel operacional englobado pelo nvel ttico, que englobado pelo nvel estratgico (Figura 3), sende estes ento considerados como as trs dimenses onde ocorre a colaborao no design.

Figura 3 Hierarquia das dimenses da colaborao no design Fonte: Adaptado de Heemann et al.; Kleismann et al. (2008)

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

3.2 Fatores Crticos de Sucesso


A partir dos Fatores Crticos de Sucesso (FCS) tem-se um conjunto de variveis necessrias para atingir os objetivos de um negcio (ROCKART, 1979). Os FCS servem para auxiliar no planejamento empresarial, os quais representam os aspectos fundamentais para a obteno de sucesso nos negcios, podendo ser controlados e alterados por aes diretas da empresa. Este conceito j vem sido utilizado no desenvolvimento de planejamento estratgico por diversas reas de conhecimento. Por isso, esta pesquisa pretende identificar os principais FCS a fim de obter uma lista de fatores que devem ser considerados no design colaborativo. 3.2.1 Evoluo dos FCS Na presena da necessidade de melhores ferramentas de gesto para auxiliar organizaes a alcanar seus objetivos, o conceito de FCS foi relevantemente usado por Rockart (1978), que afirmou que, para facilitar a descoberta dos FCS em uma determinada situao, no existem mtodos pr-definidos. Segundo o autor, de acordo com cada situao, na maioria das vezes, so utilizados questionrios para identificar os FCS de maior importncia, em determinadas reas especficas de cada empresa. A determinao dos FCS considerada to importante quanto a elaborao das metas em uma organizao, apresentando-se de forma explcita, possuindo variveis com influncias positivas quanto negativas para a empresa (BULLEN & ROCKART, 1981). Uma das formas para essa determinao atravs de uma anlise bibliogrfica, que foi o escolhido para a presente pesquisa. Nessa anlise termos como benefcios, barreiras, oportunidades e desafios podem facilitar a identificao de possveis FCS, sendo estes so utilizados de acordo com o contexto e objetivos de uma empresa ou de um projeto. Rockart (1979) evidencia que a presena dos termos citados anteriormente (benefcios, barreiras, oportunidades e desafios) caracteriza um FCS, sendo esses retirados da, usualmente usado na rea administrativa, anlise SWOT (sigla provinda das palavras em ingls strengths, weaknesses, opportunities, threats). Segundo Osrio (2003) essa anlise estratgica se caracteriza pela identificao das quatro variveis significativas uma empresa, onde deve-se listar os fatores de fora, fatores de fraqueza, oportunidades e ameaas do ambiente. Assim, possvel identificar na literatura especializada os FCS para a colaborao no design, visto que estes esto atrelados a um planejamento estratgico, onde pode-se utilizar a anlise SWOT, identificando fatores que podem levar ao sucesso ou fracasso de um projeto. 3.2.2 Definio dos FCS Como sendo um assunto recorrente na rea administrativa, possuem diversas definies advindas de vrios autores em diversas dcadas. Porm, como poder ser notado no quadro abaixo (Figura 4), apesar de diferentes momentos econmicos, essas definies se complementam e caracterizam de forma semelhante os FCS.

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Figura 4 Definies de FCS

Conforme estipulado para a presente pesquisa, sem aprofundamento em outras reas de conhecimento, as definies que melhor atendem s necessidades de um processo de design colaborativo so a de Osrio (2003) e Rockart (1979).

3.3 Fatores Crticos de Sucesso para a Colaborao no Design Alguns autores j tm pesquisado a cerca das dificuldades dentro do processo colaborativo do design que possam influenciar no sucesso do projeto. Piirainen et al. (2009) compilou e listou, em ordem de importncia, essas dificuldades da seguinte forma: 1) Entendimento compartilhado: onde necessrio assegurar o entendimento compartilhado (modelos mentais do problema, estado atual do sistema e a soluo vislumbrada) entre os atores do processo de colaborao no design de um produto. 2) Qualidade satisfatria: onde se deve alcanar resultados positivos quanto qualidade estipulada equilibrando necessidades e limitaes individuais dos atores ao fazerem escolhas no processo de design colaborativo. 3) Equilbrio entre rigor e relevncia: onde necessrio equilibrar o rigor dos mtodos de design com a relevncia da participao das partes participantes no processo. 4) Organizao da interao: onde imperativo organizar eficazmente garantindo a interao entre os atores, atingindo racionalidade no processo e encontrando formas e meios para chegar melhor aos objetivos do projeto. 5) Garantia da propriedade: onde se deve garantir organizao detentora do projeto, dentro do processo colaborativo, a implementao do projeto com a transferncia de sua propriedade. Segundo Rockart (1979), essas dificuldades listadas podem ser consideradas como FCS, se considerada uma anlise SWOT, como explicado no item 3.2.1. Sendo assim, o primeiro item da lista acima, o FCS para a colaborao no design criar um entendimento compartilhado tido como o mais importante e essencial para a ocorrncia dos outros, pois necessrio criar este entendimento entre todos os atores no processo de colaborao no design, ou seja, conseguir encontrar uma semelhana nas percepes individuais sobre o contedo do projeto para que todas as decises tomadas sejam assertivas e de acordo com o objetivo geral do projeto (KLEISMANN, 2006). Ainda segundo Kleismann (2006), dentro desses atores participantes da colaborao, encontram-se todos os nveis de trabalho humano, como tambm citado por Heemann et al.

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

(2008), onde o entendimento compartilhado deve vir desde o nvel estratgico, passando pelo ttico at o operacional, sendo que os FCS podem ser agrupados de acordo com os trs nveis de trabalho humano (KLEISMANN, 2006). Assim, visto que esses FCS, independente de qual momento ou nvel ele estiver ocorrendo, afetaro todo o processo, e Kleismann et al. (2008) afirma ainda que, tentar resolver o FCS desta forma pontual, no o resolve totalmente, j que, a colaborao no design ocorre em todos os nveis do processo, algo pode ter ocorrido desde o comeo do processo, no primeiro nvel, em algum outro FCS, causando outros FCS em outros nveis. Sendo assim, acredita-se que os FCS devem ser tratados integralmente em todos os nveis, pois segundo estudos de Kleismann et al. (2008), os fatores que facilitam ou dificultam o processo de colaborao no design que estavam presentes em diferentes nveis, foram relacionados a outros de outros nveis, e assim por diante. Tabm a esse respeito, observa-se que o fenmeno do entendimento compartilhado no trabalho colaborativo, pode ser mais bem estabelecido se considerados os nveis estratgico, ttico e operacional do trabalho (HEEMANN et al., 2008). Baseado nessas premissas, os cinco FCS citados no inicio deste item, foram estruturados levando em considerao que podem ocorrer em qualquer um dos trs nveis de trabalho humano dentro da colaborao, conforme mostra a Figura 5.

Figura 5 FCS para a colaborao relacionados s suas dimenses Fonte: Adaptado PIIRAINEN et al. 2009; KLEISMANN, 2006 ; HEEMANN et al.,2008

Considerando a estruturao dos FCS conforme ilustrado acima, possivel estipular, para evitar informaes repetitivas que possam causar confuso, somente cinco FCS para a colaborao no design a serem seguidas (Figura 6):

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Figura 6 Os cinco FCS para a colaborao no design

4 Discusso
Com esse estudo observa-se que a prtica do design colaborativo ainda se encontra em fase de experimentao ou ainda em abordagens intuitivas, sem controles especficos da interao entre os membros do processo. Sua consolidao do campo do Design e principalmente dentro das empresas encontra barreiras em sua prpria concepo tradicional, podendo trazer insegurana e instabilidade no processo (COUTINHO et al, 2010). Embora novos direcionamentos baseados em solues sistmicas sejam facilmente incorporados pelo Design, este tipo de orientao no deixa de trazer novos desafios metodolgicos e conceituais. O estudo bibliogrfico apontou que o projeto colaborativo pode exigir de seus atores a percepo de que apesar de intuitivo, o processo deve ser controlado para aumentar a probabilidade de sucesso e alcance do objetivo comum a que o projeto se baseia. A aplicao dessa nova percepo no s amplifica os atuais sistemas utilizados e identifica novas oportunidades, mas tambm elucida novas lgicas de negcios nicas, combinando essa colaborao interna e externa uma organizao (COUTINHO et al, 2010). Assim, esse processo colaborao interdisciplinar e todas as suas dimenses, tambm identificadas como nveis de trabalho humano, devero ser permeadas dos FCS para o design colaborativo (Figura 7), norteando as interaes e tomadas de decises.

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Figura 7 FCS permeando o design colaborativo e todas as suas dimenses

Kleismann et al. (2008) afirma que tentar abordar um FCS de forma pontual normalmente no resolve a questo totalmente, haja visto que as interaes em um processo de desigm colaborativo normalmente ocorre em todos os nveis do processo. Sendo assim, FCSs de um processo colaborativo devem preferencialmente ser tratados integralmente em todos os nveis e durante todo o perodo de um projeto, facilitando e criando novas perspectivas e oportunidades para a atualidade (COUTINHO et al., 2010).

5 Consideraes Finais
A emergente necessidade de ampliar a quantidade e fomas de interao na concepo de novos produtos e servios demanda uma ampliao de competncias no s dos designers, como de todos os envolvidos no processo. Esse conjunto de novas competncias extenso emergindo a necessidade de maiores informaes que noteiem o processo colaborativo de design, aumentando as possibilidades de sucesso das organizaes em nossa atual realidade mercadolgica. O presente artigo apresentou um estudo terico e preliminar sobre como a insero de conceitos interdisciplinares, como os fatores crticos de sucesso, na colaborao no design pode facilitar a interao entre as pessoas dentro de um projeto de produto/servio, proporcionando aumentar os resultados positivos quanto a seus objetivos comuns de projetao. Com base nesse estudo, sugere-se que o design colaborativo seja mais frequentemente abordado como um processo que no deve permanecer somente de forma intuitiva em uma projetao. Contudo, o objetivo do estudo no foi o de exauri-lo. Acredita-se que os resultados aqui alcanados constituem um compromisso lgico entre os conceitos tericos sobre esse tema que ainda se encontram publicados em trabalhos distintos.

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

Nesse sentido, recomenda-se para trabalhos futuros, que os conceitos de colaborao no Design e fatores crticos de sucesso sejam integrados em um estudo amplo e exaustivo de modo a preencher a lacuna ainda existente em pesquisa a esse respeito, incluindo o mapeamento e a determinao dos atores e disciplinas envolvidas, a anlise das ferramentas relacionadas interao entre os envolvidos junto aos nveis de trabalho humano, estabelecimento dos tipos de interao dentro do processo colaborativo, entre outros.

Referncias
BEUREN, Fernanda Hansch. Principais fatores crticos de sucesso para sistemas produtoservio. Dissertao do Mestrado em Engenharia de Produo, UFSC. Florianpolis, 2011 BOCK, Conrad et al. Ontological product modeling for collaborative design. Advanced Engineering Informatics 24 (2010) 510524 BOUQUIN. Le Contrle de Gestion. PUF, 1994 BOYNTON, A. C.; ZMUD, R. W. An Assessment of Critical Success Factors. Sloan Management Review. Cambridge, v.2, 1984. BULLEN, C.; ROCKART, J. A Primer on Critical Success Factors. Working Paper, Alfred Sloan School of Management. Center for Information Systems Research, 1981. COUTINHO, A.; EGGER, D.; FERNANDES, M.; PENHA, A. 8 Minutes of Collaborative Design. 2010 DANIEL, R. D. Management information Crisis. Harvard Business Review. p. 111-121. 1961. DTIENNE, F. Collaborative design: managing task interdependencies and multiple perspectives. Interacting with Computers 2006;18:120. DU et al. Creating shared design thinking process for collaborative design. J Network Comput Appl (2011), doi:10.1016/j.jnca.2011.02.014 EAST et al. Verification and validation of a project collaboration tool. Automation in Construction (2007), doi:10.10 16/j. autocon. 2007.04.003. FATHIANATHAN, M & PANCHAL, J.H. Incorporating design outsourcing decisions within the design of collaborative design processes. Computers in Industry 60 (2009) 392 402 HEEMANN, A.; LIMA, P.J.V.; CORRA, S.J.. Compreendendo a Colaborao em Design de Produto. Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, Centro Federal de EducaoTecnolgica de Santa Catarina, Brasil. 2008 KLEISMAN et al. Barries and enablers for creating shared understanding in co-design projects. 2008

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

Design Colaborativo: Fatores Crticos para o Sucesso do Co-design

KLEISMAN, M. Understanding collaborative design. Ph.D. thesis, Delft University of Technology. Delft, 2006. KVAN, Thomas. Collaborative Design: what is it?. 2000. LIMA, P.; HEEMANN, A. Premissas para o Alcance do Trabalho Colaborativo em Design. V CIPED, Bauru, 2009. MANZINI, Ezio VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentveis: Os requisitos ambientais dos produtos industriais. So Paulo: Edusp, 2008. MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. So Paulo: Blucher, 2010 OSRIO, R. CMM e Qualidade: Estudo de Caso DATAPREV. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2003. PIIRAINEM, Kalle; KOLFSCHOTEN, Gwendolyn; LUKOSCH, Stephan. Unraveling Challenges in Collaborative Design: A Literature Study. 15th International Conference on Groupware: design, implementation, and use, 2009. Disponvel em: <http://www.springerlink.com/content/a61mv6lm1w37gl32/> ROCKART, J. A New Approach to Defining the Chief Executives Information Needs. Center for Information Systems Research, Sloan School of Management. Massachusetts Institute of Technology. 1978. ROCKART, J. Chief Executives Define Their Own Data Needs. Harvard Business Review, 1979. SILVA, Jucelia S. Giacomini; SANTOS, Aguinaldo dos. O conceito de sistemas produtoservio: um estudo introdutrio. III Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itaja, 2009. YESILBAS, L.G., LONBARD, M. Towards a knowledge repository for collaborative design process: focus on conflict management. Computers in Industry 55 (2004) 335350

4o Congresso Sul Americano de Design de Interao

You might also like