You are on page 1of 5

FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CANDEIAS CURSO DE PEDAGOGIA, TURMA DO 4 SEMESTRE DISCIPLINA: ENSINO DAS METODOLGIA DA CINCIAS

SOCIAIS PROFESSOR (A): GENIVALDO SANTOS ESTUDANTE: IRAILSON SANTOS RODRIGUES TAREFA: RESUMO DO TEXTO FUNDAMENTOS TERICO-METODOLGICOS DO ENSINO DE HISTRIA. DATA: 12 DE FEVEREIRO DE 2014.

Consideraes Sobre a Concepo Norteadora: Segundo a proposta curricular de histria de Santa Catarina, a gesto escolar deve constituir-se por um projeto de ensino que envolva como equipe todos os membros da unidade escolar, pais e estudantes, para a identificao de diagnsticos dos problemas existentes, das metas a serem atingidas para o xito do projeto. Assim a avaliao ensino/aprendizagem ter cunho processual,

vislumbrando inclusive identificar os conhecimentos residuais dos estudantes, visando seus complementos e alteraes necessrias, possibilitando mensurar a apropriao intelectual ou aproveitamento do contedo. Para tanto, esta proposta deve ser reordenada, de forma a permitir o entendimento e adeso da sociedade em suas diversidades e pluralidades histricoculturais, referenciadas tanto no mbito das dimenses macroestruturais, quanto cotidianas. J no que se refere s dimenses simblico-culturais, destacam-se as contribuies significativas de: Henri Lefebvre, Nietzsche, Block, Febvre;

historiadores franceses, como Jacques Le Goff e Duby; ingleses, como Perry Anderson e Edward Thompson; assim como do italiano Carlo Ginzburg; os brasileiros Maria Odila Leite da Silva Dias, Fernando Novaes, Dea Fenelon, Francisco Iglesias, Katia Matoso, Carlos Guilherme Mota, Caio Prado Junior, Edgard de Deca, e Srgio Buarque de Holanda. Essa concepo destaca o reconhecimento dos nveis histricos vividos, refletidos e concebidos: No vivido encontra-se os homens e suas experincias concretas. No refletido acontecem as mediaes entre o tempo, o imediato e a memria que constituem as dimenses temporais a serem resgatadas.

O concebido define-se pelo conhecimento histrico a partir da construo historiogrfica dos processos histrico-culturais, ou seja, a partir das referncias histricas do pesquisador, ele adquire a capacidade analtica sobre o problema abordado. Este conhecimento requer uma operao de diferentes temporalidades, essa forma de investigao: presente/passado/presente chamada por Henri Lefebvre de Mtodo Progressivo/Regressivo/Progressivo.

possvel interpretar o contedo/forma entre as relaes estabelecidas no dia a dia da escola e o conhecimento produzido universalmente, destacando-se basicamente as categorias: Tempo: a) Cronolgico O tempo do relgio, dos dias, dos eventos, meses, anos, enfim, acompanhados atravs de diversos calendrios no mundo inteiro. b) Histrico Dos processos de desenvolvimentos tcnicos e das culturas relevantes. c) Cclicos, Circulares, Antigo e Moderno.

Espao: Esto distribudos entre mapas geogrficos, polticos, sociais, cadeia de produo, situao socioeconmica, faixa etria, etnias, cadeia alimentar, naes, ambientes de convivncia, racionalidade/inteligncia, religiosidade, e nveis de conhecimentos.

Relaes Socais: vital para o estudo da histria entender as transformaes e os significados das sociedades e suas relaes, e como as trocas de informaes e conhecimentos atravs das diferentes pocas, espao e lugares podem influenciar no presente compreenso, e o planejamento do futuro.

Relaes de Produo: As sociedades se organizam em funo das necessidades materiais, culturais e religiosas. Cotidiano: O tempo imediato, onde esto contidos a rebeldia, os controles, a alienao, e as formas de dominao, entendido como produto da sociedade moderna, dividido entre os esforos manuais e intelectuais, enquanto a cotidianeidade permite o reencontro dos tempos desiguais. Por isso, cabe ao professor formular hipteses sobre as mltiplas possibilidades. Memria e Identidade: Ela indica como o homem se relaciona com o passado, quais os seus elementos significativos, e servem como divisor de guas e ponto de partida para constante avaliao e edificao do futuro da humanidade.

Concluso: Este texto nos remete a uma profunda reflexo e entendimento sobre o quo importante o relacionamento do homem com a sua histria

passado/presente/passado para a construo dos degraus de aperfeioamento do homem, quanto ser humano. L esto as respostas s nossa perguntas, as lies a serem aprendidas, a fonte inesgotvel do to necessrio e buscado conhecimento e compreenso da existncia humana.

Bibliografia: Santos, GENIVALDO. Apostila Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino da Histria. FAC. Candeias, Aula em 05/02/2014.

FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE CANDEIAS CURSO DE PEDAGOGIA, TURMA DO 4 SEMESTRE DISCIPLINA: ENSINO DAS METODOLGIA DA CINCIAS SOCIAIS PROFESSOR (A): GENIVALDO SANTOS ESTUDANTE: IRAILSON SANTOS RODRIGUES TAREFA: RESUMO DO TEXTO FUNDAMENTOS TERICO-METODOLGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA. DATA: 12 DE FEVEREIRO DE 2014.

Introduo: Trata-se do resultado dos debates no curso epigrafado ocorrido em 1996, nas cidades de Brusque e Laguna, para professores que lecionam a disciplina elencada, nos cursos de Magistrio da rede estadual de ensino. Os contedos, a metodologia, as atividades, a avaliao e a indicao bibliogrfica aqui utilizadas, devem servir de norte para que os professores melhorem a qualidade dos seus trabalhos. Houve uma grande preocupao com as questes pedaggicas ligadas cincia, de maneira a proporcionar a compreenso de sua importncia no contexto escolar. Metodologia: A aprendizagem da Geografia nesse nvel de ensino, requer considerar que o aluno, futuro professor, seja habilitado na Educao Infantil e Ensino Fundamental. Deve-se portanto, proporcionar ao estudante a compreenso da aludida disciplina, sua funo social e a metodologia adequada para seu ensino, e para tanto, deve estar contida no Projeto da Escola e, dentro deste, ao Plano da rea e da disciplina, afinal, compreender os fundamentos da geografia significa conhecer a sua trajetria como cincia. A anlise deve estar centrada num tema e partir das problemticas, por exemplo: O tema industrializao, importante considerar que tipo, nvel tecnolgico, mercado que atende, mo-de-obra envolvida, capacidade de

desenvolvimento, e qual o seu papel no contexto correlato a nvel da sociedade a ser alcanada ou assistida.

Espao: Convm lembrar que desses referenciais bsicos, um deles, o espao, mais especfico geografia, porm o grupo e o tempo devem ser considerados no mesmo plano. A partir da alguns conceitos devem ser produzidos: O de paisagem que a fotografia do espao num determinado tempo, que expressa uma realidade espacial, contendo uma histria e sendo portanto apenas a aparncia do espao. Localizao Permite localizar/situar os acontecimentos. Orientao Encaminha a localizao no espao, eventos e lugares. Representao Forma de abstrair da realidade concreta e expressla mental ou graficamente.

Mapa: O mapa a forma de representar o espao e, requer que se percorra um caminho para entender, trajetos, percursos, desenhos de plantas do solo, de casa, da rua, do bairro, da cidade e etc. existem ainda os pr-mapas, utilizados em vrias atividades de localizao e orientao, atravs de legendas, imagens e linhas representativas. Concluso: A identidade de cada um, portanto, resultado de situaes/localizao absoluta, que definem e traduzem as, marcas do lugar. Estas, em contraposio com as possibilidades de localizao relativa geradas a partir principalmente, dos avanos das comunicaes e das possibilidades de relaes econmicas, culturais criam espaos diferenciados. Por isso, fundamental que usemos a geografia para introduzir a discusso de conceitos indispensveis, tanto para dar bases ao aprendizado, quanto para situar-se no universo da vida. Bibliografia: Santos, GENIVALDO. Apostila Fundamentos Terico-Metodolgicos do Ensino da Histria. FAC. Candeias, Aula em 05/02/2014.

You might also like