You are on page 1of 78

DIRETORIA DE ENSINO REGIO DE PRESIDENTE PRUDENTE

SECRETARIA DA EDUCAO

ORIENTAO TCNICA PARTE III


PCNP RESPONSVEL WILLIAM VINCIUS R S FIORILLO

MAS COMO TRABALHAR O CURRCULO SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

+ =
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ARTE

COMO FAZER ISSO?

Partindo sempre das competncias e habilidades do currculo, que guiam seu trabalho pedaggico com a Arte pelas sries/nveis de ensino.

Nunca se esquecendo que a competncia e habilidade proposta s consegue ser efetivamente contemplada dentro dos territrios propostos para a srie/nvel de ensino. Sem os territrios dos saberes em Arte, o currculo rizomtico no funciona. Lembre-se sempre disso!

Esta OT tem como objetivo apresentar informaes que fortaleam a noo de currculo e esclarecer que este se completa com os documentos dirigidos aos professores e alunos nos quais so apresentadas Situaes de Aprendizagem que orientam o trabalho docente no ensino dos contedos disciplinares organizados por srie/bimestre.

Entretanto, tais Situaes de Aprendizagem e suas proposies, em todas as linguagens, so sugestes criadas com o intuito de contemplar os contedos e habilidades que esto dispostos no Currculo.

Passamos agora a citar exemplos de Situaes de Atividades, tendo como base o Currculo do Estado de So Paulo de Linguagens e Cdigos Arte, ressaltando, mais uma vez, que a aprendizagem o centro das atividades, que o arte educador o profissional da aprendizagem, que o objeto de estudo da disciplina a prpria Arte e que seus contedos so artsticos e estticos.

Os recortes feitos a seguir foram retirados dos Cadernos do Professor e no tm a inteno de reproduzir as proposies de aprendizagem em sua totalidade, entretanto, apresentam-se como sugestes que podem indicar caminhos a serem seguidos, bem como subsidiar as diversas possibilidades de explorao, pesquisa e ampliao do conhecimento, amparados pelos materiais anteriormente listados.

5 Srie / 6 Ano do Ensino Fundamental 1 Bimestre

A tridimensionalidade das linguagens artsticas

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 199 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Ao contemplar a tridimensionalidade como contedo, estamos tratando de objetos que possuem trs dimenses, ou seja, trs medidas largura, altura e profundidade. O volume seu elemento especfico e, para represent-lo no desenho, utilizamos tcnicas que nos causam a sensao de profundidade. O trabalho com a tridimensionalidade possibilita aos alunos exercitarem a percepo de volume e a noo de espao. Muitas so as oportunidades de apreciao e criao e de reflexo sobre obras que os auxiliaro a perceber a tridimensionalidade, alm de observar com mais critrios as esculturas, modalidade artstica das Artes Visuais.

Tambm no teatro possvel investigar o que os alunos conhecem sobre tridimensionalidade. Por meio de alguns elementos de significao que constituem uma pea teatral, como figurinos, objetos cnicos, cenrios, possvel abordar tal contedo e orient-los a estabelecer diferenciaes entre as formas bidimensionais e tridimensionais. importante tambm que eles reconheam e interpretem a tridimensionalidade em produes artsticas e utilizem o conceito em suas produes.

Seguindo as orientaes do Caderno do professor para contemplar a sequncia didtica, voc pode projetar as imagens das obras, ou em projetores digitais, ou em retro projetores, ou ainda em impresso. [Re]invente! Experimente!

Ou ainda substituir as obras apresentadas por outras. Mas lembre-se: As obras devem estar de acordo com as competncias e habilidades exigidas para a srie/bimestre e com os territrios dos saberes em arte estudados.

5 Srie / 6 Ano do Ensino Fundamental 2 Bimestre

O espao nos territrios das linguagens artsticas

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 200 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

O espao um dos elementos fundamentais do teatro e da dana, portanto, seria interessante focar os estudos nessas linguagens. Em ambas as manifestaes artsticas, a demarcao do espao imprescindvel para que a criao se realize, mas no se pode esquecer de que a plateia tambm ocupa um espao, assim como os objetos de cena. Sendo assim, podemos citar diferentes modos de ocupar um espao. Reconhecer, interpretar e estabelecer diferenciaes entre as linguagens artsticas tendo o espao como objeto de estudo propiciar experincias de leitura e produo que abordem o contedo tridimensionalidade.

6 Srie / 7 Ano do Ensino Fundamental 1 Bimestre

O desenho e a potencialidade do registro nas linguagens artsticas

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 203 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Ambos os contedos podem ser contemplados nas linguagens artsticas de inmeras maneiras e certamente o arte educador, mesmo no contando com exemplos, possui em seu repertrio informaes a respeito de proposies que contemplem (...) o exerccio do desenho e da memria visual, o pensamento investigativo, a argumentao, a checagem de hipteses, atravs da organizao do pensamento, da ateno s perguntas formuladas pelos colegas e s respostas do voluntrio, da seleo de pistas possveis [que favoream] a concentrao, a comparao, a imaginao, a percepo, a relao, a seleo, o trabalho com o todo e com as partes, com o repertrio de imagens (...). (SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Ensinar e aprender Arte. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2010. p. 41).

Nossa sugesto para trabalhar tais contedos utilizar o Projeto Cores e Formas, que se encontra em Ensinar e aprender Arte (p. 39) e que apresenta diversas possibilidades de atender ao que foi proposto. Ao abordar esses contedos, os alunos estaro: relacionando e interpretando as potencialidades do desenho como registro; considerando o desenho como modo de pensar, perceber, observar, imaginar, projetar e expressar-se nas diferentes linguagens artsticas.

Utilize o Projeto Cores e Formas, que se encontra em

Ensinar e aprender Arte (p.

39) para trabalhar as competncias e habilidades exigidas para o 1 bimestre da 6 srie / 7 ano do Ensino Fundamental. Experimente! [Re]invente!

6 Srie / 7 Ano do Ensino Fundamental 2 Bimestre

A forma como elemento e registro na arte

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 204 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Nas experincias vivenciadas pelos alunos no bimestre anterior, o desenho foi a modalidade das artes visuais que se mostrou presente em todas as demais linguagens. Se refletirmos o desenho como criao de uma forma, seja ela figurativa ou abstrata, ser possvel trabalhar com esse elemento para tornar visveis ideias nas diferentes linguagens. Por exemplo, o teatro de animao, gnero teatral que inclui bonecos, mscaras, formas ou sombras, representa a personagem utilizando um conjunto de tcnicas nas quais os recursos visuais inanimados ganham vida por meio da interveno de um ou mais atores que manipulam tais formas.

Na dana, possvel questionar como se faz o registro da forma dos movimentos de uma coreografia por meio de propostas que sero desenvolvidas pelos alunos. Assim, os educandos podero registrar, por meio do desenho, coreografias criadas por eles e anotar no papel movimentos que sero realizados pelos demais colegas. A mesma estratgia poder ser aplicada em propostas para a linguagem musical considerando-se que a notao musical pode ser realizada utilizando-se diferentes formas (smbolos).

7 Srie / 8 Ano do Ensino Fundamental 1 Bimestre

O suporte na matria e materialidade da arte

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 207 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Antes de iniciar efetivamente uma conversa sobre suporte com os alunos, a sugesto que seja realizada uma sondagem a fim de saber o que eles j conhecem a respeito do suporte como matria da Arte. Para isso, trs questes podem ser propostas para a classe:
O que vocs j usaram para fazer arte? O que os artistas usam para fazer arte? O corpo pode ser usado para fazer arte?

Aps esse levantamento, os alunos podero escrever um resumo sobre o que discutiram sobre suporte. importante observar se os alunos perceberam o corpo como suporte? Para ampliar essa ideia, podem experimentar, a partir da linguagem musical, a sonoridade existente em seu prprio corpo e socializar entre os colegas quais partes do corpo foram usadas para essa experimentao sonora. Essa primeira proposta pode ser ampliada com a escuta de composies do grupo Stomp, entre outras proposies que contemplem os parmetros do som. Os alunos tambm podem escutar as faixas 1 a 9 do CD Educao em Arte: msica, volume 1, para identificarem os instrumentos a partir da audio.

Danar e expressar-se por meio da dana so aes produzidas pelo corpo, vivenciadas dos ps cabea, interna e externamente. Desse modo, um bailarino ou danarino, quando dana, constri, elabora, oferece uma nova forma a seu corpo. O movimento o nico elemento indispensvel dana e pode ser apreciado, interpretado e analisado de inmeras maneiras. Os quatro fatores do movimento fluncia, espao, peso e tempo , identificados por Rudolf Laban, podem ser contemplados em criaes de dana para que os alunos reconheam o corpo como suporte.

Utilize o Projeto Dilogos do Corpo, que se encontra em

Ensinar e aprender Arte (p.


64) para trabalhar as competncias e habilidades exigidas para o 1 bimestre da 7 srie / 8 ano do Ensino Fundamental para dana.

7 Srie / 8 Ano do Ensino Fundamental 2 Bimestre

A ruptura das tradies nas linguagens artsticas (suporte)

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 208 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

No teatro e na dana, o corpo suporte fsico especfico. A pintura no restrita necessariamente aos limites da moldura. A escultura pode nascer no cho porque dispensa o pedestal. O som da msica pode vir de qualquer coisa ou lugar. Suporte tambm pode ser a tela do computador. Artes surpreendentes so realizadas com diferentes suportes que promovem novas experincias sensoriais e perceptivas para o espectador. Na linguagem musical, por exemplo, interessante destacar o trabalho do compositor Murray Schafer, que criou a expresso paisagem sonora, ou seja, o conjunto do ambiente sonoro, englobando a totalidade dos sons ambientais de nosso cotidiano, sejam eles de natureza agradvel ou desagradvel.

O ambiente acstico gerado por gravaes, manipulaes e transmisses sonoras ou, ainda, a incorporao musical de outros sons, como o som rudo ou rudo musical, abriram caminho, no sculo XX, para a renovao da linguagem musical, com a ruptura dos suportes tradicionais. Para introduzir o assunto, o arte educador pode verificar quais ideias os alunos tm sobre msica, fazendo as seguintes perguntas: O que msica para vocs? Vocs sabem qual a diferena entre o ambiente sonoro contemporneo e o de tempos antigos? Vocs percebem os sons da escola, do bairro ou da cidade onde vivem? O que vocs acham que o rudo? possvel a criao de uma composio musical com rudos ambientais? O que vocs pensam sobre isso?

Utilize o Projeto Experincias com a criao musical, que se encontra em

Ensinar e aprender Arte (p.


86) para trabalhar as competncias e habilidades exigidas para o 2 bimestre da 7 srie / 8 ano do Ensino Fundamental para msica.

8 Srie / 9 Ano do Ensino Fundamental 1 Bimestre

Processos de criao nas linguagens artsticas

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 211 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

No primeiro contato com a turma, a sugesto realizar um levantamento para saber o que os alunos pensam a respeito dos processos de criao. Essa conversa pode ser iniciada com uma pergunta:
O que vocs pensam sobre Arte? Essa abordagem auxiliar o arte educador a conhecer melhor seus alunos e, assim, desencadear processos educativos por meio de diversas Situaes de Aprendizagem que se reportem aos contedos e habilidades propostos para o bimestre. possvel conversarem ainda sobre o que j estudaram, pesquisaram, conheceram sobre produo artstica e como foi o processo de criao. Alm disso, os alunos podem relatar como imaginam que os artistas vivem esse processo. Essa conversa pode, ainda, abordar a questo da Arte como inspirao divina ou dom.

Em dana, o arte educador pode discutir com os alunos sobre o processo de criao a partir de imagens que contemplem momentos de coreografias. A conversa ter como foco o processo de criao de determinada ideia coreogrfica. Nas produes individuais ou coletivas propostas pelo arte educador, os alunos podem expor oralmente como foi o processo de criao que gerou a construo da coreografia apresentada em aula.

8 Srie / 9 Ano do Ensino Fundamental 2 Bimestre

Materialidade e gramtica das linguagens artsticas

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 212 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Para tratar da gramtica das linguagens artsticas, o arte educador pode propor aos alunos que realizem uma pesquisa sobre os elementos bsicos que compem cada uma dessas linguagens.
Dana: o corpo como suporte fsico, espao, movimento, tempo, msica, cenrio, figurino, coreografia, dinmica. Msica: som, silncio, melodia, harmonia, ritmo, altura, durao, intensidade, timbre, andamento, dinmica, percepo, afinao, textura, arranjo, orquestrao, improvisao, forma. Artes visuais: cor, luz, valor, linha, superfcie, ponto, textura, volume, espao, relaes entre elementos (composio, ritmo, movimento, simetria, assimetria, escala, contraste, tenso, bidimensionalidade, tridimensionalidade). Teatro: corpo, voz, gesto, texto, ao, adereos de cena, cenrio, figurino, msica, luz.

A sugesto que o professor inicie a proposta de dana a seguir, convidando os alunos para assistir ao vdeo Samwaad/Rua do encontro, com bailarinos da Companhia Ivaldo Bertazzo, de So Paulo.

1 Srie do Ensino Mdio 1 Bimestre

Arte, cidade e patrimnio cultural

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 215 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Considerando a cultura juvenil um modo de vida particular, que atua e constri formas de expresso artstico-esttica, que reconstri a cultura urbana local sob um movimento que trafega entre a tradio e a ruptura, entre a reinveno e a herana cultural, o arte educador pode conversar com os alunos, que j possuem certa autonomia, sobre o que guardam na memria daquilo que conheceram sobre Arte no Ensino Fundamental. Ao escut-los, abre-se a oportunidade de saber mais sobre seu repertrio, possibilitando avaliar a maneira de abordar os contedos previstos. Uma conversa que faa a juno entre patrimnio cultural, cidade e cultura urbana sob um olhar sociolgico pode ser uma boa introduo para o contedo.

Considerando as diversas possibilidades de conexo entre a mediao cultural e os processos de criao, sugere-se a apresentao de um vdeo sobre Alexandre Orion, que apresenta a obra Ossrio/Grafite Reverso e do Relato do artista, disponveis em <http://www.alexandreorion.com/ossario/ videop.html> (acesso em: 13 jan. 2013).

1 Srie do Ensino Mdio 2 Bimestre

In[ter]veno em arte: projetos poticos na escola

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 216 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

O propsito discutir a ideia de interveno, que, em Arte, utilizada com diferentes sentidos. Uma boa fonte de consulta para o arte educador o site da Enciclopdia Ita Cultural (<http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/e nciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_te xto&cd_verbete=8882> ; acesso em: 15 jan. 2013), que traz possibilidades de uso para o termo. Na sala de aula, antes de introduzir o assunto, preciso investigar o que os alunos sabem sobre isso. Aps uma conversa elucidativa, o arte educador pode propor a elaborao de projeto de interveno na escola. importante frisar que as intervenes podem acontecer em diversas linguagens ou at em mais de uma ao mesmo tempo.

2 Srie do Ensino Mdio 1 Bimestre

O encontro entre a arte e o pblico

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 219 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

Na complexa sociedade contempornea em que vivemos, com sua heterogeneidade, diversificao e desigualdade sociocultural, fica cada vez mais evidente a necessidade de o encontro entre Arte e pblico proporcionar um potencial para alterar as fronteiras estabelecidas. Esse encontro se d por meio da mediao cultural, como provocao de interaes comunicativas e dilogos entre pblico e obra. Neste bimestre, a mediao cultural ser pensada em conexo com as linguagens da Arte e os processos criativos, de modo que mova o jovem do Ensino Mdio experincia do papel de mediador cultural no espao escolar.

Processos semelhantes podem ser desencadeados com a inteno de aproximar os alunos dos espaos e formas de integrar Arte e pblico por meio das linguagens da dana, da msica e das artes visuais. Para fomentar os conhecimentos do arte educador sugerimos os livros: Histria da dana, de Maribel Portinari; Uma histria da msica popular brasileira das origens modernidade, de Jairo Severiano; ambos compem o acervo da Sala de Leitura.

2 Srie do Ensino Mdio 2 Bimestre

Poticas pessoais e processos colaborativos em arte

Vamos [re]lembrar as competncias e habilidades para esse territrio na pgina 220 do Currculo de Linguagens e Cdigos do Estado de So Paulo

MAS COMO TRABALHAR ESSAS COMPETNCIAS/HABILIDADES SEM OS MATERIAIS DE APOIO?

A ideia possibilitar aos alunos a criao de grupos de interesse para os projetos que se concretizaro no segundo semestre e medi-los nas descobertas que fizerem estudando as modalidades das linguagens da Arte. O estudo das produes artsticas nos coloca em contato com as singularidades de cada linguagem da Arte, seja para a compreenso da passagem, por exemplo, da arte moderna para a arte contempornea, seja para analisar os limites processuais, tcnicos, formais ou poticos que existem entre elas. A Arte nos faz parceiros estticos quando interpretamos e criamos significaes diante de uma obra que nos provoca. Por isso, certos saberes s se formam quando h experimentao e experincias nas linguagens artsticas, tanto como criadores quanto como leitores dessas prticas. Perceber poticas viajar pelas obras dos artistas e captar suas marcas pessoais. Muitos caminhos e modalidades da arte podem ser percorridos com essa inteno.

Uma conversa sobre essas questes abre espao para investigar o grau de convvio que os alunos tm com a fotografia e o ato de fotografar: Qual a relao que vocs tm com a fotografia? Quantas fotografias vocs tm em casa? Sobre o que nos falam as fotos que guardamos? Vocs tm o hbito de fotografar? O que fotografam? Dependendo das respostas pode-se pensar em algumas alternativas de trabalho para ampliar conceitos sobre a fotografia a partir da anlise de pequenos lbuns: Alternativa 1: se a turma tem o hbito de fotografar, solicitar que cada aluno escolha e traga cinco fotos de sua autoria (impressas) para a sala de aula. Alternativa 2: se houver a possibilidade, trazer cpias reprogrficas de fotografias que tenham em casa (orientar para que selecionem as fotos mais significativas de sua vida). Alternativa 3: caso as alternativas anteriores no sejam possveis, pea que selecionem e tragam cinco fotos de revistas que considerem interessantes.

E a 3 Srie do Ensino Mdio?

A SEE tem trabalhado em um mapa dos territrios de arte para a 3 Srie do Ensino Mdio, que ser abordado na OT de Agosto. At l, estude, experimente, [re]invente!

Obrigado pela sua participao!

Caf

You might also like