You are on page 1of 6

Diametral

Por Bruno Duque Diametral um trabalho de arte relacional que usa de tecnologia para criar contato entre pessoas que se localizam diametralmente opostas no globo terrestre. Funciona como um portal que se abre durante a aurora e a alvorada e gera telepresena de brasileiros no Japo e de japoneses no Brasil.

O trabalho funciona basicamente em dois eixos:

. Encontro - As pessoas mais distantes do mundo se encontram. So surpreendidas por olhares curiosos, se notam, interagem e logo se separam. . Sol - O dia e a noite ditam nossos rumos, ritmos, trabalhos, e lazeres. O sol a maior de todas as fontes de energia e ofusca o poder de nossa v tecnologia.

Diametral acontece atravs de eventos onde pessoas dos lados opostos do mundo, vo a locais pblicos, filmam e projetam o video gravado do outro lado em tempo real criando uma plataforma de comunicao.

Encontro
. As pessoas que esto mais distantes de ns aqui no Brasil so as que esto perto do Japo. . A telepresena aproxima essas pessoas, projetando l os que esto aqui e vice-versa. Esse acontecimento, em local pblico proporciona o encontro inesperado entre estranhos. . Muitas pessoas so surpreendidas em suas atividades cotidianas e so transportadas para o lado oposto do mundo em tempo real, vendo aquele lugar distante e sendo vistas por aqueles que esto l. . As culturas so muito diferentes. A fisionomia, as roupas e os costumes so diferentes. . H curiosidade, timidez, estranhamento, interesse, choque cultural, atrao, dificuldade de comunicao, indiferena, humor, desejo, cimes, inveja, pressa, covardia, compaixo, etc... Todos os sentimentos afloram diante de um encontro inusitado. .O sentido da obra surge a cada contato. Cada pessoa interpreta algo diferente, reage diferente e leva diferentes noes do que a obra. . As reaes no s modificam o trabalho, mas so o trabalho em si. A obra se torna o que cada participante pensa e faz dela.

Brasil e Japo esto diametralmente opostos no globo terrestre.

Este Shunsuke Nakamura: O primeiro colaborador japons de Diametral

Este Ryo Fujii. Artista colaborador em Diametral, comprometido com o prmio ArtePraia.

Quando dia no Japo, noite no Brasil. Por do sol no Brasil a sol nascente do Japo.

O SOL
- O sol regula a vida: . O cotidiano ditado pelo dia e pela noite. A hora de trabalhar, de se divertir e de descansar ditada pelo movimento que a Terra faz em torno de si prpria, distribuindo luz solar e calor por toda a superfcie do planeta. A cada momento uma parte diferente do planeta recebe luz e outra parte fica na escurido. Ns nos organizamos de acordo com este movimento porque o sol fornece energia vital. . A diferena de fuso-horrio entre lugares diametralmente opostos de 12h. Enquanto meio-dia em um ponto, meia-noite do lado oposto. . Para projetar em espao aberto necessrio escurido e para filmar com uma webcam preciso certa qualidade de luz. Por isso Diametral s funciona durante a aurora e a alvorada. Enquanto o sol se pe de um lado, ele nasce do outro e vice-versa. Nestes momentos as condies de luz permitem uma filmagem e transmisso de qualidade em ambos os lados. . Em relao ao cotidiano o sol nascendo representa para alguns o trabalho duro, a diverso continuada ou o despertar para o novo dia para outros. Enquanto o sol se pondo o fim da jornada de trabalho, o inicio do lazer, ou a hora do descanso. . O sol a fonte de energia primria. Por mais desenvolvida que seja nossa tecnologia, ela no suficiente para nos tornar independentes desta estrela.

Quando est claro demais a projeo fica muito clara e sem definio. (video da primeira experincia: (Shunsuke grava a alvorada japonesa que projetada em tempo real)

Na medida em que o sol ilumina mais o Japo a imagem fica mais ntida, e a medida em que o Brasil escurece a projeo fica melhor. Depois de algum tempo no Brasil fica escuro demais para filmar e no Japo claro demais para projetar.

Aspectos tcnicos
. Usaremos um projetor conectado a um iphone (em Natal - RN) e um projetor conectado a um laptop no Japo. Usaremos internet 4G ou alguma rede Wifi que esteja disponvel na regio. . Ryo Fujii relatou que devido ao acidente nuclear em Fukushima em 2011, as pessoas no frequentam mais as praias. Queremos ter a imagem de o sol nascendo no mar enquanto transmitimos imagens do sol se pondo no mar do outro lado, por isso estamos estudando a possibilidade de realizar o evento na orla japonesa, necessariamente em locais onde haja grande fluncia de pessoas. . Para conseguirmos energia eltrica para ligar os projetores temos trs possibilidades: a mais simples se trata de nos instalarmos perto de algum local onde haja tomadas, negociando com os donos dos estabelecimentos o uso de sua eletricidade. Outra alternativa usar nobrakes adaptados com baterias de carros. E a terceira alternativa alugar geradores de energia. . Precisaremos construir uma estrutura que proteja o os projetores para que no sejam danificados pela areia das praias. . A nica restrio por parte do coletivo a de no poder tocar no equipamento: projetor, computador e cmera. . Instalaremos o equipamento perto de pescadores, surfistas ou outras pessoas que comecem a trabalhar antes de o sol nascer (de um lado) e perto das pessoas que estejam saindo para se divertir, ou em local onde os trabalhadores passem para retornar a casa depois da jornada de trabalho. Assim garantiremos estar participando do ritmo da cidade.

Mais informaes em: http://www.facebook.com/projeto.diametral

You might also like