You are on page 1of 11

A PRISO SOBRE O CORPO TRAVESTI: GNERO, SIGNIFICADOS SOCIAIS E O LUSCO-FUSCO DO CRCERE

Guilherme Gomes Ferreira1 Beatriz Gershenson Aguinsky2 Marcelli Cipriani Rodrigues3 Resumo: O presente artigo fruto de uma pesquisa de Mestrado em Servio Social e desenvolve uma anlise baseada no estado atual da pesquisa que busca problematizar como vem se construindo as experincias sociais de travestis privadas de liberdade em regime fechado em Porto Alegre em estabelecimento prisional masculino. A pesquisa, que ainda est sendo desenvolvida, gerou reflexes quanto produo do gnero feminino no crcere, bem como trouxe questionamentos quanto s tenses geradas pela presena das travestis na priso envolvendo temas como violncia, transfobia, formao educacional, gerao de renda, sade/doena, movimento social e acesso aos direitos humanos. Palavras-chave: Travestilidades. Prises. Gnero. Direitos Humanos. Introduo A anlise presente elaborada a partir de uma pesquisa4 sobre as experincias sociais da populao travesti privada de liberdade, sobretudo aquelas que se relacionam produo do gnero feminino nos corpos e s condies materiais de acesso aos direitos no contexto da priso. A discusso do estado da arte sobre o tema corresponde etapa de finalizao das entrevistas e tambm est ancorada na observao participante de encontros realizados entre as travestis presas, seus companheiros presos, homens homossexuais e representantes do movimento social de travestis e transexuais atravs de um projeto social. Estudar as experincias sociais da populao de travestis na priso implica reconhecer a presena de direitos negados e de necessidades no respondidas. sabido que a sexualidade diferente da reconhecida como normal historicamente controlada e perscrutada por aparatos

Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Servio Social da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em tica e Direitos Humanos (GEPEDH) da FSS/PUCRS Porto Alegre/Brasil. 2 Doutora em Servio Social, professora e diretora da Faculdade de Servio Social da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em tica e Direitos Humanos (GEPEDH) da FSS/PUCRS Porto Alegre/Brasil. 3 Graduanda em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Graduanda em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista de iniciao cientfica do Grupo de Pesquisas e Estudos em tica e Direitos Humanos (GEPEDH) da FSS/PUCRS Porto Alegre/Brasil. 4 A pesquisa, intitulada A experincia social de travestis com a questo prisional (Ferreira, 2013) financiada pelo Edital da CAPES n. 024 Pr-ensino na sade. Seu objetivo analisar as formas como se constroem as experincias sociais das travestis no Sistema Prisional de Porto Alegre e os significados atribudos ao contexto da privao de liberdade, sobretudo no que se refere s experincias de gnero e de ser travesti em uma instituio como o presdio.

1 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

estatais cujos fundamentos baseiam-se em preceitos moralistas, patriarcais, sexistas e heteronormativos. Tambm no se deve esquecer que essas situaes de violncia, perda de direitos e vulnerabilidades das mais variadas tm profunda relao com a estrutura econmica. Com o adensamento das desigualdades sociais provocado pela explorao cada vez mais intensa da fora de trabalho e, consequentemente, das condies de vida necessrias para o provimento da dignidade humana, os processos de violncia balizados pelas assimetrias entre grupos sociais distintos ganham igualmente espao em relaes perversas que adota a sociedade capitalista para manuteno de seu funcionamento. At o presente momento, foram entrevistadas duas travestis privadas de liberdade, duas das cinco entrevistas previstas com travestis que j passaram pela experincia social da priso e hoje esto em liberdade e quatro das cinco entrevistas previstas com tcnicos penitencirios, alm de um grupo focal com 13 pessoas presas, sendo nove travestis e quatro homens que se relacionam com as travestis5.

O Presdio Central de Porto Alegre, as travestis e a produo de desigualdade O Presdio Central de Porto Alegre (PCPA), localizado no bairro Coronel Aparcio Borges, na zona leste da cidade, o maior presdio do Rio Grande do Sul e do Brasil e considerado o segundo maior da Amrica Latina (Rudnicki, 2011). Inaugurado em 1959 com seis pavilhes, comporta atualmente em torno de 3.976 presos de acordo com a Superintendncia de Servios Penitencirios (SUSEPE)6, dos quais 1.676 so presos em regime fechado e 2.295 so presos provisrios (Brasil, 2012), divididos hoje em dez pavilhes. Essa realidade reflete o contexto brasileiro que apresenta um nmero excessivo de presos em situao provisria, quer dizer, sem que estejam definitivamente condenados pelo trnsito em julgado da sentena condenatria esses, equivalem a 40% da populao carcerria, que aproximadamente de 500 mil presos, de acordo com o Conselho Nacional de Justia (CNJ)7. A Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) do Sistema Carcerrio considerou o PCPA o pior presdio brasileiro e o descreveu como uma verdadeira masmorra, representativo do dficit de civilidade com o sistema carcerrio (Dutras, 2008, p. 166). Contudo, o quadro aqui apresentado
5 6

O universo da pesquisa constitudo por 32 sujeitos. Dados atualizados em 17 de janeiro de 2013. Disponvel em: <http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod _menu=203&cod_conteudo=21>. Acesso em: 23 jun. 2013. 7 Disponvel em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-26/especialistas-advertem-para-numero-excessivode-presos-provisorios-no-pais>. Acesso em: 23 jun. 2013.

2 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

sobre o nmero de presos no PCPA somente comprova a lgica brasileira do encarceramento, que a manifestao de um modo de funcionamento geral das prises brasileiras e daquilo que as pessoas, pelo senso comum, consideram como necessrio para o sentimento de segurana. Por outro lado, algumas pessoas so mais facilmente capturadas pelo crcere do que outras, o que mostra a concretude da seletividade penal de negros/pardos e jovens8, conforme grfico elaborado pela Revista Exame9 dos dados publicados pelo Ministrio da Justia, que revelam a presena de 60,8% de pessoas negras/pardas e de 55,5% de jovens entre 18 e 24 anos de idade (Exame, 2013). Se por um lado o funcionamento geral das prises brasileiras reflexo de um contexto mais estrutural de desigualdade social que aprofunda as perversidades da priso influencia a experincia com o crcere das travestis em Porto Alegre, por outro lado, h aspectos desse funcionamento que so particulares s travestis, seus modos de vida e o estigma que carregam por sua identidade de gnero. O carter de seletividade das prises brasileiras, por exemplo, ao agir sobre determinada raa/etnia e faixa etria, est agindo tambm de maneira central numa classe social especfica, j que os negros e jovens presos no Brasil so tambm, em sua grande maioria, pobres. Assim como a pobreza e a negritude e a pobreza e a juventude se articulam ganhando novos contornos e relevncias em contextos especficos (Piscitelli, 2012), tambm a identidade travesti produzida em um contexto de pobreza interage de um modo muito prprio na sociedade brasileira. importante perguntar, considerando categorias de interseccionalidades, como interagem na priso as experincias de ser travesti, pobre, e algumas vezes negra, mas no de modo a criar eixos classificatrios de opresso ou opresses que incidem umas sobre as outras (dupla ou tripla opresses, por exemplo) e sim de dar visibilidade a um tipo novo de opresso, agravada e aprofundada por meio de diferentes dimenses (Piscitelli, 2012). Uma anlise da questo prisional precisa ser realizada em ternos interseccionais porque, embora alguns estudos da criminologia crtica chamem a ateno para o fato de que a pobreza preferencialmente capturada pelo sistema prisional sobretudo os sobrantes e os que no se inserem no processo produtivo (Wolff; Ferreira, 2011) no se trata aqui de qualquer pobre, mas daqueles j estigmatizados em razo de suas diferenas.

Mais da metade dos presos no PCPA so acusados por trfico de drogas (o nmero exato de 2.188). O nmero de jovens adultos, com idade entre 18 e 29 chega a 2.403. (Brasil, 2012). 9 Disponvel em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/conheca-de-uma-tacada-so-meio-milhao-de-brasileirospresos>. Acesso em: 27 jun. 2013.

3 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

A desigualdade social, de acordo com Wolff et al. (2007) faz parte da histria de vida de uma parcela significativa da populao carcerria brasileira. Se conjugada a questes que envolvem a desigualdade de gnero presente em prises masculinas onde h travestis, esses dois fatores se complementam para delinear a seletividade inerente ao sistema penal no Brasil. Para Baratta (2002), o processo de seletividade penal se d por meio de mecanismos de criminalizao que selecionam bens e comportamentos de determinadas classes inferiores, considerando-as lesivas com o propsito de proteger os interesses e imunizar os comportamentos das classes dominantes. Essa seleo penalizante, denominada criminalizao, tem por objetivo impor uma pena quelas pessoas sujeitas coao do poder punitivo da sociedade sujeitas por determinantes de cunho social, econmico, poltico e cultural tornando-as penalmente vulnerveis. Desse modo, a criminalizao cumpriria funo de conservao e de reproduo social: a punio de determinados comportamentos e sujeitos contribuiria para manter a escala social vertical e serviria de cobertura ideolgica a comportamentos e sujeitos socialmente imunizados (Baratta, 2002, p. 15). As sexualidades e gneros considerados desviantes, nesse sentido, seriam algumas das determinantes que certamente provocariam a seleo do sistema penal para as suas capturas. As prticas discursivas que normatizam os gneros e que conferem a ele performatividade 10, no refletem apenas nas mulheres em relao aos homens, como tambm se inscrevem sobre as travestis, que so constitudas, em certa medida, por essas normas de gnero. Assim, quando se fala, por exemplo, que as travestis na priso so especialmente controladas e tm suas manifestaes corporais docilizadas porque no lhes permitido transformar e expressar o corpo da maneira como gostariam, no significa que esse controle seja o mesmo que se d sobre todos os corpos presos, ou que seja o duplo controle que elas j sofrem fora da priso, no social; na verdade, a captura das travestis pela priso lhes confere padres distintos de controle sobre os corpos, at ento no experimentados. O abandono familiar experimentado pelas mulheres presas e que se repete no caso das travestis tambm possui condies distintas. No caso das mulheres presas, ele pode ser considerado consequncia de uma nova moralizao direcionada a elas por terem transgredido no apenas a lei como tambm as suas posies de gnero nas quais se presumia bom comportamento e

10

Butler (2003, p. 64) ensina que o gnero tomado de performatividade na medida em que resultante de um regime que regula as diferenas de gnero. Neste regime os gneros se dividem e se hierarquizam de forma coercitiva. Entendemos performatividade, assim, como prticas e discursos que se reiteram e que, por essa repetio, constroem realidades passveis da nossa compreenso.

4 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

docilidade. Para as travestis (e para os homens que assumem relacionamentos com elas na priso), o abandono familiar parece ser o reflexo de sexualidades e expresses de gnero dissidentes, o que confere experincia de privao de liberdade um significado novo. Se antes de ser presa a travesti j era discriminada em razo de gnero/sexualidade, ao ser presa o estigma da criminalizao ganha relevncia e o que at ento era motivo de suspeita (as sexualidades que fogem do padro heterossexual so sempre colocadas sob suspeita) confirmado ou corroborado pelo ingresso das travestis na priso e a ideia de sexualidade marginal ratificada como verdadeira, recebendo materialidade. Essas reflexes partiram das conversas trocadas com as prprias travestis e seus companheiros a respeito de suas histrias de vida11, especialmente as entrevistas ocorridas nos grupos focais e a observao participante dos encontros com o movimento social de travestis e transexuais. Algumas travestis relataram ter sado de casa j na adolescncia, em razo das brigas e discriminaes sofridas na famlia. Posteriormente a priso se tornou, para muitos de seus familiares, a gota dgua e o motivo que faltava para no estabelecer qualquer contato com elas. J com relao aos homens a ordem alterada: o abandono familiar acontece depois de, na priso, assumirem seus relacionamentos com as travestis publicamente. Considerados homossexuais, so rechaados pela famlia e pelo resto da massa carcerria12, conforme manifestaram duas travestis quando questionadas sobre o contato com a famlia:
TR01: Tem muitos aqui que esto abandonados pela famlia ou s vezes no tem nem contato com a famlia. Guilherme: Vocs no tm contato com a famlia, muitas de vocs? TR02: Faz trs anos e trs meses que eu estou aqui e nunca tive...

Se as travestis possuem algum tipo de vnculo familiar antes da experincia prisional (isso quando essa convivncia no cessada em razo do processo de travestilidade), essa convivncia rompida ou fragilizada na priso, pois aquilo que at ento era pensado a respeito de suas sexualidades/gneros ganha status de verdade: a travesti mesmo criminosa. Se o homem at
11

Como tcnica dessa anlise foi utilizada a codificao, com o objetivo de impossibilitar a identificao dos sujeitos da pesquisa: quando nos referimos s travestis e transexuais, utilizaremos a abreviatura TR e um nmero correspondente ordem da realizao das entrevistas; quando citarmos as falas das entrevistas dadas pelos companheiros delas, a abreviatura ser CT; aos gestores e tcnicos do sistema prisional, o mesmo ser feito: GT para gestor e TC para tcnico, seguindo, portanto, a mesma lgica. 12 Essa lgica no uma regra: alguns homens, companheiros das travestis, ainda recebem visitas e ligaes de familiares. Mas aqueles que assumem os relacionamentos com as travestis para alm dos muros, ou seja, no s publicamente, mas anunciando amplamente aos familiares, se queixam de terem sido abandonados ou terem perdido o contato dos pais, irmos e esposas.

5 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

ento possui vnculo familiar mesmo depois de ser preso (e muitas vezes as visitas que recebem so femininas esposa, me, irm), isso obliterado pela assuno de seus relacionamentos com as travestis e acabam sendo, ainda, excludos pelos outros presos.
Que nem eu, sempre puxei cadeia do outro lado do muro, do outro lado do muro as leis so diferentes. No outro lado, quer dizer as outras galerias. Nunca tinha me envolvido com homossexual dentro da cadeia, acabei vindo parar por causa de uma Lei Maria da Penha... que eu tenho no meu currculo uma Maria da Penha e me largaram aqui acabei me envolvendo com a [nome da travesti] e estamos a... J fiquei mal visto por outros por ter me envolvido com a travesti dentro da cadeia, vrios olham pra gente de cara virada. J no bebem no mesmo caneco que a gente, eles j no comem mais, eles j no fumam o mesmo cigarro que ns. No caso, pra me envolver com ela eu tive que abrir mo de tudo isso. O preconceito muito grande. Mas muitos que dizem ter o preconceito, na frente dos outros, porque eles se escondem dentro da cela com ns, eles bebem caf na nossa caneca, eles fumam o mesmo cigarro que ns, eles usam at a mesma colher que ns. Mas na frente dos outros, pros outros no dizerem ah, t comendo com as bichas, eles fazem escondido. (CT01).

Percebe-se, portanto, uma interao das categorias de sexualidade, gnero e aprisionamento que produzem como consequncia, nesse caso, mais opresso. Essas categorias no podem ser analisadas isoladamente, mas [...] em e atravs das relaes entre elas (Piscitelli, 2012, p. 205). Por isso, so categorias de articulao que aparecem sempre em relaes recprocas e contraditrias.

Relaes sociais, educao, gerao de renda e produo do gnero na priso O PCPA, cenrio do presente estudo, est configurado como um estabelecimento prisional exclusivamente masculino. Esse contexto determinante para a compreenso da violncia de gnero sofrida pelas travestis l reclusas. As informaes j coletadas na pesquisa demonstram que as travestis so mais controladas no crcere do que o restante dos presos, j que no so apenas os mecanismos disciplinares da priso que recaem sobre elas, mas tambm os olhares dos presos sobre suas manifestaes e prticas sociais. Os relacionamentos entre elas e seus companheiros, por exemplo, passam pelo crivo do chefe da galeria, que um dos presos que representa o interesse de todos os presos. Ele decide sobre os casamentos13 entre elas e seus companheiros e, se os relacionamentos terminam, a travesti tem que aguardar um tempo at iniciar outro. S so permitidas relaes monogmicas.
E o casamento das travestis era assim, no podia conversar com ningum. Deus o livre, a travesti que era casada com um cara, que dissesse que era bicha dele, conversar com outra travesti ou com o marido de outra travesti. No podia. No podia sair no ptio sozinha, no
13

O ritual do casamento entre as travestis e os homens uma ao bastante curiosa porque, se por um lado d visibilidade a um relacionamento fora dos padres heterossexuais, por outro realizado do ponto de vista da exotizao, da comdia. Quando uma travesti e um homem se interessam um pelo outro, eles tm que oficializar o relacionamento indo para o corredor de um dos ptios do PCPA e, na frente dos outros presos, se beijarem. O ato acompanhado por zombarias e deboches.

6 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

podia caminhar no corredor sozinha, s pela escolta dele [...]. Eu me senti, ah, estou presa em duas cadeias (TR05).

A violncia sofrida pelas travestis e seus companheiros levou criao de uma ala especial no PCPA em maro de 2011. A ala das travestis, como conhecido o terceiro pavimento da galeria H, recebe travestis reclusas, seus companheiros e outros homens homossexuais que tm conhecimento da ala e pedem sua transferncia. Contudo, as travestis so, de modo geral, subalternizadas pelos demais presos em razo de suas identidades de gnero. Antes da criao da ala das travestis eram constantes as prticas de violncia contra a identidade de gnero feminina e tal discriminao manifestada na obrigao, por exemplo, de cortar os cabelos e vestir roupas masculinas:
Antes existia corte de cabelo, tudo de faces, t me entendendo? Davam na cara de vrias. Hoje, vou te falar, at existe uns tapinhas ali, uns puxes de orelha aqui, mas que nem era antes no existe mais. (TR01). O ltimo planto que tinha era ruim, ele raspava a cabea das bichas, ele fazia um bolo. Ai eu pensava: eu posso at apanhar, mas muitas tinham que se submeter a fazer coisas... tipo, carregar coisas dentro da gente, em dias de geral 14. (TR05).

A discriminao da identidade travesti , portanto, ponto central na discusso quanto efetivao dos direitos humanos dessa populao no PCPA. A estrutura do sistema prisional e da legislao penitenciria no Brasil repete um modelo compulsrio de gnero e uma norma heterossexual. A criao da ala das travestis, embora com o propsito de evitar a violncia contra essa populao, acabou por dificultar suas demandas de educao e gerao de renda. Sobre esses aspectos, importante dizer que a realidade da priso possui mecanismos distintos para as travestis em comparao ao restante da massa carcerria. Enquanto todos os presos possuem, de modo geral, as mesmas chances de se inserirem no Protocolo de Ao Conjunta (PAC) de empresas que oferecem possibilidades de trabalhos proporcionando assim salrios e remisso da pena as travestis tm essa alternativa restrita sob o discurso da proteo, j que no exercem atividades no cotidiano prisional porque aparentemente sofreriam preconceito dos outros presos ao entrarem em contato com estes. De acordo com essa premissa, alis, as travestis so impossibilitadas de quaisquer atividades junto dos outros presos, o que torna o cotidiano prisional mais duro e solitrio reservado cela especial criada para as travestis e seus companheiros.

14

Planto a designao do preso que coordena os demais reclusos de uma galeria e os representa perante a administrao do presdio. Conforme o relato reproduzido, antes da existncia da ala das travestis, essas eram obrigadas a esconder dentro de si mesmas objetos proibidos, como drogas e aparelhos celulares.

7 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

[...] aqui dentro complicado. Quando no se tem visitas pior ainda, que tem que sobreviver ou se no pedindo, trabalhando. N, inventando alguma coisa pra fazer. Ento muito doloroso. (TR02).

Por outro lado, nos encontros realizados com as travestis no PCPA em decorrncia da pesquisa, foram ditas repetidas vezes por elas o quanto lhes interessava estudar e ter capacitao profissional e tcnica que possibilitasse sua insero no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal. Mas estudar na priso no to fcil para as travestis: elas relatam constantes assdios dos outros presos quando esto na presena de outros homens que no sejam os da ala que elas ficam, e mesmo que a situao tenha melhorado com o tempo em decorrncia da conquista da ala prpria, elas ainda no se sentem confortveis em lidar com os outros presos.
No podemos estudar por causa da homofobia, do preconceito, no corredor a gente agredido, dentro de uma sala de aula com outros detentos e em outras galerias a gente no pode ficar em funo do preconceito, n. Ento deveria ter um horrio que descessem s as do terceiro do H15 pra estudar. (TR01).

Embora a impossibilidade de estudo, assim como o frgil acesso ao mercado de trabalho, no sejam caractersticas apenas das travestis reclusas, essas questes so intensificadas na priso. Em estudo realizado em So Paulo, Navas (2011, p. 99) constatou que
A evaso escolar, a baixa escolaridade e o despreparo tcnico e profissional esto muito presentes na vida das travestis. Vale destacar que a discriminao no mercado de trabalho tambm relatada por travestis. So frequentes as queixas por no terem conseguido estudar e, consequentemente, obter uma profisso que lhes garantisse a sobrevivncia, tendo de recorrer prostituio.

A necessidade de prostituio tambm apontada na pesquisa de doutorado realizada por Patrcio (2008) que retrata a emigrao de travestis e transexuais brasileiras para a Europa no intuito de se firmarem no mercado da prostituio como uma das nicas alternativas para subsistncia e, ainda assim, para aquelas com perfil esttico mais desejado. Quanto pesquisa que consubstanciou o presente artigo, quase todas as travestis (com exceo de duas que no falaram sobre esse tema, em um universo de nove pessoas) j tinham sido ou eram atualmente profissionais do sexo. Nas suas narrativas isso se deve sempre baixa escolaridade, discriminao que sofrem pelas instituies e empregadores e ainda pela carncia de formao profissional e tcnica. Ao serem capturadas pelo sistema prisional, perdem a possibilidade de trabalhar novamente sob o discurso da proteo e acabam se ocupando de atividades de artesanato como nica alternativa de gerao de renda.
15

A ala onde permanecem as travestis e seus companheiros conhecida como terceira do H por estar situada no terceiro andar da galeria H do Presdio Central de Porto Alegre.

8 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

Consideraes finais O crcere, no modelo em que o temos, se constitui em um ambiente repressor e de violao de direitos humanos e fundamentais. Nesse cenrio, as travestis privadas de liberdade acabam sob um aprofundado signo de violncia, sofrendo as mazelas de um sistema prisional violador de garantias fundamentais e a represso de suas identidades de gnero. Compreendendo a seletividade existente no sistema penal e levando em considerao os pressupostos tericos aqui construdos sobre as dominaes de gnero e determinantes sociais, culturais, econmicos e polticos, cabe questionar se as pessoas expostas priso so sujeitos do mesmo processo de constituio de vulnerabilidades ou se temos tambm no interior do regime prisional uma nova separao entre os mais adaptados e os menos adaptados, de acordo com vulnerabilidades j anteriormente vivenciadas (Wolff; Ferreira, 2011). A realidade de vida das travestis, de um modo geral, atravessada por discriminaes e violncias evidenciadas por situaes que indicam nveis altos de vulnerabilidades individuais, sociais e programticas. (Peres, 2008). sabido, por exemplo, que as travestis geralmente so vulnerveis social e individualmente na busca pela fabricao do feminino nos seus corpos, pois no se pode esquecer que as travestis em fase de transformao do corpo sentem uma profunda urgncia em produzirem o quanto antes o feminino em si, contribuindo para que recorram, por exemplo, a silicones industriais lquidos em vez de cirrgicos (por serem mais baratos e menos controlados pelo Estado), a hormnios femininos e a outros mtodos cirrgicos que podem provocar danos sade. (Benedetti, 2005). Alm disso, essas substncias na grande maioria das vezes so aplicadas pelas prprias travestis ou por outras pessoas que se autointitulam com o conhecimento para tal, recorrentemente chamadas de bombadeiras.
Atos cotidianos podem se transformar em complicaes para a sade: ficar muito tempo sentada em cadeira dura provoca dor; dormir regularmente em colcho duro (do tipo ortopdico) desaconselhvel, porque pode alterar as formar originais seringadas pela bombadeira (Lopes, 1995). Ginsticas e exerccios corporais, ainda que sejam desejados e considerados importantes para manter a forma, so descartados, pois podem provocar o deslocamento do silicone pelo corpo ou mesmo desconstruir alguma silhueta. Qualquer batida mais forte pode alterar a forma que o silicone produziu. (BENEDETTI, 2005, p. 85).

Por estarem j fragilizadas em decorrncia de todas as situaes cotidianas carregadas de discriminao e violncias a que esto expostas, as travestis acabam por ser associadas a uma imagem pblica de delinquncia (Zaffaroni et al., 2003). Alm disso, so tambm marcados os componentes esttico e de classe social que atravessam essa imagem pelo fato de as travestis

9 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

carregarem, na maioria das vezes, traos ambguos dos gneros, o que em nossa sociedade considerado ainda delituoso e coloca ainda mas esse contingente humano na visibilidade do sistema penal (Zaffaroni et al., 2003). Essa desqualificao visvel no pouco caso de tcnicos em utilizar o nome social de travestis quando essas querem ser reconhecidas por eles, no olhar patologizante sobre seus corpos e no preconceito desses profissionais sobre as prticas sexuais e sociais de travestis, expressos por medo, nojo e repugnncia (Peres, 2008). Os efeitos dessas desigualdades aparecem tambm na priso, onde as expresses da violncia se intensificam, seja pela vulnerabilidade penal que selecionam as travestis, seja pela vulnerabilidade de um gnero que, mesmo transformado, no bem aceito como pertencente do feminino. Nesse cenrio de perda de diversos direitos, basilar reafirmar a universalidade dos direitos humanos, evidenciando a necessidade de aes afirmativas especficas a essa populao nas diversas polticas pblicas, dentre as quais a poltica de segurana pblica. Referncias BARATTA, Alessandro. Criminologia crtica e crtica do direito penal: introduo sociologia do direito penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan (Instituto Carioca de Criminologia), 2002. BENEDETTI, Marcos Renato. Toda feita: o corpo e o gnero das travestis. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. (Coleo Sexualidade, Gnero e Sociedade). BRASIL. Sistema Nacional de Informaes Penitencirias. Estatstica populacional do Presdio Central de Porto Alegre. Braslia: Ministrio da Justia, 2012. BUTLER, Judith. Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade. Traduo de Renato Aguiar. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2003. DUTRAS, Domingos. CPI do sistema carcerrio relatrio final. Braslia: Senado Federal, 2008. EXAME. O retrato tpico de quem est na priso. Disponvel em: <http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/conheca-de-uma-tacada-so-meio-milhao-de-brasileirospresos>. Acesso em: 5 jul. 2013. NAVAS, Kleber de Mascarenhas. Travestilidades: trajetrias de vida, lutas e resistncias de travestis como construo de sociabilidade. 2011. 113f. Dissertao (Mestrado em Servio Social) Faculdade de Servio Social, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2011. PATRCIO, Maria Ceclia. No truque: transnacionalidade e distino entre travestis brasileiras. Tese de doutorado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil, 2008. PERES, Wilian Siqueira. Travestis: corpo, cuidado de si e cidadania. In: Fazendo Gnero 8: Corpo, violncia e poder, 2008, Santa Catarina. Anais... Florianpolis: UFSC, 2008. p. 1-7.

10 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, direitos humanos e vtimas. In: MISKOLCI, Richard; PELCIO, Larissa (Orgs.). Discursos fora da ordem: sexualidades, saberes e direitos. So Paulo: Annablume, 2012. RUDNICKI, Dani. Comida e direitos humanos no Presdio Central de Porto Alegre. Revista Direito GV n.7, n. 2. So Paulo, ju./dez. 2010, p. 515-538. WOLFF, Maria Palma et al (coord.). Mulheres e priso: a experincia do Observatrio de Direitos Humanos da Penitenciria Feminina Madre Pelletier. Porto Alegre: Editora Dom Quixote, 2007. WOLFF, Maria Palma; FERREIRA, Guilherme Gomes. Vulnerabilidade penal no contexto das penas e medidas alternativas. In: SOMOS Comunicao, Sade e Sexualidade. Construindo ELOS Um debate sobre gnero, violncia e direitos humanos em penas e medidas alternativas, p. 47-55. Porto Alegre: SOMOS, 2011. ZAFFARONI, Eugenio Ral et al. Direito penal brasileiro, primeiro volume. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

The prison on the transvestites body: gender, social meanings and twilight of prison Abstract: The present article is the result of a Social Work Master's research and develops an analysis based on the current state of the research that seeks problematize how the social experiences of transvestites who are detained in the closed regime of Porto Alegre's male Central Prison are being built. The research, wich is still being developed, generated reflections on the production of female gender in prison and, as well, brought forth questions about incoming tensions by the presence of transvestites in prison involving themes such as violence, transphobia, educational background, income generation, health/disease, social movement and access to human rights. Keywords: Travestilities. Prisons. Gender. Human Rights.

11 Seminrio Internacional Fazendo Gnero 10 (Anais Eletrnicos), Florianpolis, 2012. ISSN 2179-510X

You might also like