You are on page 1of 2

EXERCCIOS ISOMERIA 1) Com a frmula molecular C7H8O existem vrios compostos aromticos, como, por exemplo:

Considerando os compostos acima, afirma-se que: I. "X" pertence funo qumica ter. II. "Y" apresenta cadeia carbnica heterognea. III. "Z" apresenta ismeros de posio. IV. "X", "Y" e "Z" apresentam em comum o grupo benzila. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que somente esto corretas a) I e II b) I e III c) II e IV d) I, III e IV e) II, III e IV 2) Dentre os inmeros preparados farmacuticos para o combate dor, alguns contm em suas formulaes a "aspirina" - um analgsico e antitrmico, muito utilizado no combate dor de cabea -, outros so misturas de vitamina C e aspirina, tendo como finalidade combater os sintomas da gripe. As frmulas estruturais para esses compostos so apresentadas a seguir.

Com relao a esses compostos, correto afirmar que h quiralidade a) apenas na aspirina, pois na sua molcula h seis tomos de carbono do anel benznico. b) apenas na aspirina, pois na sua molcula h dois tomos de carbono ligados, simultaneamente, a dois tomos de oxignio. c) apenas na vitamina C, pois na sua molcula h dois tomos de carbono unidos por dupla ligao e que constituem o heterociclo. d) apenas na vitamina C, pois na sua molcula h dois tomos de carbono ligados, cada um deles, a quatro grupos distintos. e) nos dois casos, pois as molculas de ambos apresentam tomos de carbono unidos por ligaes duplas constituindo um ciclo. O composto responsvel pelo aroma de jasmim representado pela frmula estrutural plana a seguir, na qual algumas ligaes qumicas so identificadas por setas numeradas. 3) O nmero correspondente seta que indica a ligao responsvel pela isomeria espacial geomtrica na molcula representada :

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

4) Dores musculares so frequentemente causadas pelo acmulo do cido ltico (I) nos msculos, aps a realizao de exerccios prolongados. O seu ismero (II), por outro lado, encontrado no leite azedo. O cido (III) tambm ismero de (I) e de (II) . O glicerol (IV) um agente umectante comumente adicionado a produtos, como cremes dentais, para evitar que esses sequem rapidamente. O cido (V) um dos responsveis pelo sabor do queijo suo.

Com relao a esses compostos, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O composto (I) ismero constitucional do composto (II). b) O composto (I) enantimero do composto (II). c) Os compostos (III) e (IV) no apresentam atividade tica. d) O composto (I) ismero constitucional do composto (III). e) O composto (III) no ismero constitucional do composto (V). Em cada um dos seguintes pares de compostos um quiral e o outro aquiral. Identifique cada composto como quiral ou aquiral.

5) A anfetamina, um medicamento que pode ser usado no tratamento de pacientes que sofrem de depresso e tambm em regimes para emagrecimento, apresenta frmula estrutural:

Com relao a esse composto, correto afirmar que apresenta: a) cadeia carbnica heterognea. b) frmula molecular C9H8N. c) carbono assimtrico. d) somente tomos de carbono primrios e secundrios. e) ismeros geomtricos.

You might also like