You are on page 1of 47

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS

CAMPUS SOROCABA

APOSTILA PARA A DISCIPLINA: INTRODUO A PRTICAS LABORATORIAIS

Tcnico e Docentes responsveis: Flvio Sampaio de Campos Rodrigues, Profa Dra Elisabete Alves Pereira e Profa Dra Luciana Camargo de Oliveira

Sorocaba/2013

1 Agradecimentos aos docentes e tcnicos que colaboram com a confeco desta apostila: Marystela Ferreira, Antonio Carvalho, Francisco Trivinho Strixino, Aparecido Junior de Menezes, Ana Lcia Brandl, Antonio Riul Junior, Luciana Camargo de Oliveira, Thiago Nogueira e Elisabete Alves e pelos tcnicos administrativos Marcos Oishi e Flvio Rodrigues.

1. Normas de Segurana
Os laboratrios, mesmo os de ensino, so lugares para trabalho srio, o que torna muito importante estar ciente das principais normas de segurana no seu interior, de modo que se trabalhe de forma consciente, lembrando que o bom senso e a intuio devem ser utilizados sempre que possvel. As normas de segurana esto descritas abaixo: 1. Na primeira vez que entrar no laboratrio, familiarize-se com a localizao dos extintores de incndio, chuveiro de emergncia, lava-olhos, kits de primeiros socorros, perguntando aos responsveis pelo laboratrio a sua localizao; O uso de avental, de preferncia cobrindo a maior parte do corpo e com mangas compridas, OBRIGATRIO durante a permanncia no laboratrio; OBRIGATRIO o uso de calas e calados fechados, por causa do perigo das substncias corrosivas que podem respingar nestas regies do corpo; PROIBIDO o uso de alimentos (bebidas, chicletes, salgados, etc.) dentro do laboratrio; Sempre utilize culos de proteo quando trabalhar com substncias perigosas ou quando receber instrues para faz-lo; PROIBIDO realizar experimentos paralelos. S faa aquilo que est indicado em seus procedimentos experimentais de ensino; Tenha cuidado com materiais inflamveis. Qualquer princpio de incndio deve ser combatido imediatamente atravs dos meios apropriados; No use lentes de contato dentro do laboratrio, mesmo com os culos de segurana; O trabalho com substncias que geram gases nocivos deve ser feito sempre dentro de capelas de exausto;

2.

3.

4. 5.

6.

7.

8. 9.

10. Nunca adicione gua ou lcool (solventes orgnicos) aos cidos. SEMPRE O CIDO EM GUA; 11. No suspenda ou libere lquidos com a boca, utilize sempre a pra de borracha (pipetador); 12. Leia com ateno o rtulo de qualquer frasco de reagente antes de us-lo. Leia duas vezes para ter certeza de que pegou o frasco certo; 13. Para sentir o odor de uma substncia, no coloque seu rosto diretamente sobre o recipiente. Em vez disso, com sua mo, traga os vapores at voc; 14. Comunique seu professor ou responsvel pelo laboratrio qualquer acidente, por menor que seja. Um pequeno incidente pode se tornar incontrolvel se no for cuidado; 15. Deixe qualquer pea de vidro quente esfriar durante bastante tempo. Lembre-se de que o vidro quente tem a mesma aparncia do vidro frio e que choques trmicos quando em contato com substncias frias pode acontecer; 16. NUNCA jogue materiais slidos nem reagentes dentro das pias. No devolva reagentes aos seus frascos originais. Reagentes e resduos devem ser colocados em recipientes apropriados para posterior tratamento; 17. Todos os frascos devem estar rotulados, de modo que seu contedo esteja claramente identificado; 18. Se alguma substncia qumica for derramada, lave o local imediatamente com bastante gua; 19. Ao deixar o laboratrio verifique se as torneiras de gs esto fechadas e todos os equipamentos utilizados devidamente desligados; 20. Neutralize cidos ou bases como a seguir: - cidos em roupas, use soluo diluda de bicarbonato de sdio; - Bases em roupas, use uma soluo de cido brico 50g/L; - cido ou base sobre a bancada, use bicarbonato de sdio em ambos os casos, seguido de gua.

2. Introduo s tcnicas laboratoriais comuns Um bom experimento depende de um bom planejamento, e para tal, o roteiro experimental deve ser lido e bem estudado antes da prtica, para que se conhea bem os reagentes que sero utilizados, o tipo de vidraria, o nvel de periculosidade, os clculos necessrios, etc. A bancada deve estar sempre limpa e livre de materiais que no esto sendo utilizados no momento, pois o risco de haver confuses grande. Sempre chame algum responsvel pelo laboratrio para verificar se o seu experimento est montado corretamente, como, por exemplo, uma aparelhagem de destilao. 2.1. Condio Indispensvel para Execuo dos Experimentos i) Leitura das Normas de Segurana em Laboratrio de Qumica (item 1); ii) Identificao dos equipamentos de segurana disponveis no laboratrio e sua utilizao, conforme recomendao; iii) Uso de jaleco adequado e cala comprida de tecido no inflamvel; iv) Uso de sapato fechado, de preferncia antiderrapante; v) Cabelos longos presos. Dedos e braos livres de adereos; vi) Uso do caderno de laboratrio; vii) Cumprimento dos horrios das aulas, com ateno ao incio das mesmas;
O uso de culos de segurana OBRIGATRIO

2.2. Final da aula de Laboratrio i) Observar se as torneiras de gua ou de gs esto bem fechadas; ii) Observar se ficaram desligadas todas as fontes de calor (fogareiros, mantas, estufas, banhos de gua, etc.), a no ser que haja instrues para no desligar alguma (s) dela(s) - neste caso, coloque um aviso! iii) Deixar toda a vidraria e equipamentos limpos; iv) Lavar bem as mos.

2.3. Caderno de Laboratrio O caderno de laboratrio de uso OBRIGATRIO e INDIVIDUAL em cada aula de laboratrio. O caderno de laboratrio serve para: i. Registrar as informaes e recomendaes essenciais para a execuo dos experimentos, com base nos procedimentos definidos e nos modelos de relatrios; ii. Registrar o que foi feito em cada aula; iii. Registrar o que foi observado em cada aula; iv. Ser legvel e compreendido por qualquer pessoa; v. Constituir o elemento de consulta base para o clculo de resultados e elaborao dos relatrios. 2.3.1 Sugesto para elaborao prvia dos experimentos que sero executados no laboratrio: i) Ttulo e data do experimento; ii) Objetivos do experimento; iii) Reaes envolvidas; iv) Fluxograma da parte prtica a ser desenvolvida no dia do(s) experimento(s); v) Tabela de vidrarias e equipamentos; vi) Tabela de reagentes com suas principais propriedades e caractersticas toxicolgicas; vii) Tabela de tratamento dos dados e resultados; viii) Clculos relativos prtica, quando pertinente; ix) Resultados x) Referncias 2.3.2 Como Fazer um Fluxograma Um fluxograma uma representao escrita do trabalho de laboratrio associado a uma experincia. uma maneira conveniente de apresentar as instrues ou etapas de uma experincia sendo muito til como meio de anotar a tcnica empregada, os dados obtidos e as eventuais observaes. A vantagem de uma representao desse tipo est no fato de poder anotar as instrues e informaes no caderno de laboratrio de forma clara, organizada e utilizando um mnimo de espao. A seguir so dados alguns simbolismos que podem ser empregados para fazer um fluxograma.

6 1. Num fluxograma os nomes e as quantidades dos reagentes que compem a mistura reacional de partida podem ser includos em retngulos ou quadrados.

2. A adio de um reagente mistura reacional indicada por uma seta apontada do reagente linha vertical que representa a mistura em questo.

3. Um tratamento (aquecer, resfriar, agitar, deixar em repouso, etc.) da mistura reacional que no envolva separao dos seus componentes indicado entre duas linhas paralelas horizontais.

4. Processos que requerem a separao dos componentes de uma mistura (filtrao, destilao, extrao, evaporao, etc.) so indicados entre parnteses sob uma linha horizontal.

5. Os produtos resultantes dos processos de separao como os mencionados acima so encerrados em retngulos e ligados por linhas verticais s extremidades da linha horizontal.

6. A retirada de uma alquota ou uma poro da mistura indicada por uma seta

7. Os produtos finais de certa reao so encerrados em retngulos

8. Todas as observaes so escritas em retngulos desenhados com linhas onduladas, abaixo ou ao lado de qualquer manipulao, mas sem fazer parte do diagrama.

9. Outros simbolismos podero ser idealizados para outras situaes.

2.4. Diretrizes para elaborao de um relatrio Para cada prtica realizada, dever ser entregue um relatrio contendo os seguintes tpicos na ordem descrita: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Folha de rosto; Introduo terica; Objetivos Materiais e mtodos; Resultados e Discusso Concluso; Referncias.

1. Folha de rosto As seguintes informaes devem estar folha de rosto: um ttulo descrevendo a prtica; nomes; data do experimento; data da entrega do relatrio; nome da disciplina; nome do laboratrio; nome do professor/professores. 2. Introduo Terica Uma descrio concisa da teoria relevante deve ser fornecida quando ela for necessria para a compreenso de outras partes do relatrio, tais como a discusso dos resultados. Esta seo combinada algumas vezes com a introduo. As equaes relevantes devem ser introduzidas e todos os termos usados devem ser definidos nesta seo.

3. Objetivos Declare concisamente o objetivo do experimento. Alguns dos verbos que podem ser usados neste tpico so: investigar, preparar, medir, descrever, ilustrar, verificar, analisar, comparar ou concluir. Esta seo deve informar ao leitor o objetivo da experincia.

4. Materiais e mtodos Esta seo deve conter o procedimento experimental passo a passo e os materiais utilizados (reagentes, vidraria, etc.). Devem-se fornecer informaes suficientes que permitam que um leitor repita o experimento de maneira idntica. Assim, como em todas as sees do relatrio, o procedimento descreve o que exatamente foi realizado no laboratrio e deve, portanto, ser redigido utilizando o verbo no passado ou passivo. Copiar o procedimento da apostila no correto e no ser aceito. 5. Resultados e Discusso Todos os resultados pertinentes obtidos durante o experimento so apresentados nesta seo. Esta seo tambm descreve de forma textual como a manipulao dos resultados foi realizada e precisa fornecer as equaes e procedimentos aplicados. Se mais de uma equao for utilizada, todas elas devero conter ndices (numerao) que podero ser utilizados como referncia em outra parte do texto quando forem citadas. Os resultados finais da anlise so relatados nesta seo, normalmente no formato de tabelas e grficos. Tambm deve incluir consideraes sobre a anlise estatstica dos dados. Aps esta parte inicia-se a interpretao textual dos resultados do experimento. A informao obtida anteriormente examinada e discutida. Deve-se escrever, analisar e explicar (no apenas reescrever) todos os resultados obtidos. Nesta parte devese responder questo O que os dados nos mostram?. Compare seus resultados com os resultados que seriam esperados, e explique aqueles inesperados. Dica: tente utilizar alguns dos verbos fornecidos no objetivo para analisar os resultados. 6. Concluses

As suas concluses devem estar baseadas nos resultados obtidos. Explique o significado do experimento e as implicaes dos seus resultados. Examine-os comparando com os objetivos declarados no incio do relatrio.

7. Referncias Cite todas as fontes que voc consultou para realizar o relatrio. Verifique na literatura o maneira correta de citar textos e documentos cientficos. Siga as regras da ABNT, por exemplo.

Consideraes sobre formatao e linguagem


Assim como na maioria dos meios de comunicao, os relatrios cientficos sero mais efetivos quando a linguagem e o estilo forem selecionados de modo que sejam compatveis com o nvel dos leitores. Os relatrios so julgados no apenas pelo contedo tcnico, mas tambm pela clareza, facilidade de entendimento, uso correto das palavras e da gramtica portuguesa. A seguir esto alguns pontos importantes:

1. Tabelas, grficos e equaes Todas as tabelas, grficos e equaes devem ser introduzidas por um pargrafo explicativo que o anteceda. Eles tambm devem conter ttulos explicativos. Estes devem ser utilizados com a mesma formatao de texto e numerados em sequncia ao longo do relatrio. Unidades e variveis devem ser identificadas sempre. A descrio verbal (texto) e visual (grficos, tabelas, equaes) bem feitas enriquece o relatrio por fornecer clareza ao leitor e permitir que o autor receba crditos por demonstrar uma boa interpretao dos resultados. Bons relatrios indicam que os autores so muito mais que simples manipuladores de dados. 2. Uso de verbos e pessoas O relatrio deve ser redigido no tempo passado e de modo impessoal. Como exemplo, no se deve usar uma frase como O

10

tcnico montou o equipamento antes de comearmos o experimento ou Eu pesei tal coisa.... Ao invs, deve-se usar O equipamento foi montado antes do experimento ou Foi pesado..., Pesou-se... e assim por diante...

Nesta prxima parte da apostila esto descritos os utenslios bsicos para a maioria dos trabalhos que sero realizados em um laboratrio, sendo que explicaes mais detalhadas sero dadas pelo professor/tcnico responsvel.

2.5. Vidrarias

A grande maioria dos materiais utilizados em laboratrio composta de vidro, portanto muito importante a sua familiarizao. Antes de iniciar qualquer trabalho com vidros, verifique se no esto quebrados ou trincados, e em caso positivo, recolha-os em recipiente apropriado, pois sero reaproveitados. Vidros trincados podem causar cortes srios ou quebrar sob aquecimento. Para a lavagem de vidrarias, recomendado o uso de escova e detergente, seguida de uma lavagem com gua destilada, devendo-se deixar a vidraria com a boca voltada para baixo e sobre papis absorventes. Caso a lavagem no seja bem-sucedida, uma limpeza mais eficiente seria o uso de soluo sulfocrmica (uma mistura de cido sulfrico com dicromato de potssio) seguida de gua destilada. Hoje em dia o uso desta soluo no mais recomendado pelo fato de gerar resduos muito txicos e prejudiciais ao meio ambiente. Abaixo est ilustrada uma listagem dos materiais de vidro, de porcelana e de metal mais utilizados no laboratrio:

11

Materiais de vidro:

Ilustrao 1 Materiais de vidro.

1. Tubo de ensaio: principal recipiente para realizao de experimentos em pequena escala; 2. Bquer: utilizado geralmente aquecimento de solues; para preparao e

3. Enlenmeyer: indicado para titulaes, pela facilidade de manuseio, agitao e pelo formato estreito do bocal; 4. Kitassato: utilizado para filtraes a vcuo;

12

5. Balo volumtrico: usado para preparo ou diluio de solues onde se deseja concentrao conhecidas; 6. Proveta ou Cilindro graduado: usado para medio de volumes aproximados de lquidos; 7. Bureta: usado em titulaes para a liberao de lquidos; 8. Pipeta volumtrica: usado para medir volumes fixos de lquidos; 9. Pipeta graduada: usado para liberao de volumes variados de lquidos; 10. Funil: utilizado para transferncia de lquidos e filtraes; 11. Balo de fundo chato: usado para armazenamento e aquecimento de lquidos; 12. Balo de fundo redondo: usado para reaes onde h desprendimento de gases; 13. Balo de destilao: usado em sistemas de destilao; 14. Funil de decantao: usado para separao em sistemas heterogneos lquido-lquido; 15. Vidro de relgio: usado para ensaios reacionais em pequena escala, e tambm usado para cobrir vidrarias para evitar escape de gases; 16. Placa de Petri: utilizado principalmente para preparao de culturas; 17. Cuba de vidro: utilizado para conter misturas refrigerantes e outras finalidades: 18. Basto de vidro: usado transferncia de lquidos; para preparo, agitao e

19. Pesa-filtro: usado para pesagem de slidos; 20. Condensadores: usado em destilaes para a condensao de gases; 21. Picnmetro: usado para a determinao de densidade de lquidos; 22. Aparelho de Kipp: usado na produo de gases, tais como dixido de carbono ou sulfeto de hidrognio; 23. Dessecador: usados para proporcionar aos materiais um ambiente livre de umidade e presso reduzida;

13

Materiais de metal:

Ilustrao 2 Materiais de metal.

1. Suporte universal, mufa e garra: sistema utilizado para diversas finalidades, como, por exemplo, na montagem de sistemas de titulao, filtrao e aquecimento de substncias; 2. Pina de Mohr e pina de Hofmann: usados em mangueiras para reduzir ou impedir o fluxo de gases; 3. Pina metlica: usado para manuseio de materiais quentes; 4. Trip: utilizado em conjunto com a tela de amianto e com o bico de Bunsen em sistemas de aquecimento; 5. Esptula: usada para transferncia de slidos.

14

Materiais de porcelana:

Ilustrao 3 Materiais de porcelana.

1. Cadinho: usado para aquecimento de substncias a altas temperaturas (calcinao); 2. Tringulo de porcelana: usado para aquecimento dos cadinhos de porcelana com bico de Bunsen; 3. Almofariz e pistilo: usado para triturao de slidos para produo de ps finos (pulverizao); 4. Cpsula: usada para evaporar lquidos; 5. Funil de Bchner: filtro usado para filtragem a vcuo; 6. Esptula: usado para transferncia de slidos, principalmente onde a esptula de metal no poderia ser utilizada em razo de corroso e ataques qumicos.

15

Outros materiais:

Ilustrao 4 Outros materiais.

1. Tela de amianto: usada sobre a chama do bico de Bunsen para aquecimento homogneo de substncias pela distribuio uniforme de calor; 2. Pina de madeira: usada para o manuseio de tubos de ensaio e sob aquecimento; 3. Pra ou pipetador: usado em pipetas para suspender ou liberar lquidos; 4. Pisseta ou frasco lavador: usado para lavagem de substncias, preparo de solues, etc. Podem conter gua destilada,lcool e outros solventes orgnicos (acetona, isopropanol); 5. Trompa dgua: usado em conjunto com o Kitassato e o funil de Bchner para filtragens a vcuo.

16

Consideraes sobre manuseio de slidos

Na pesagem de slidos utiliza-se uma esptula cuidadosamente limpa para evitar contaminaes. Por esse motivo, no recomendado inserir a esptula dentro do frasco do reagente, e sim transferir aproximadamente a quantidade a ser pesada para um bquer, papel manteiga ou copinha de caf, procedendo-se ento ao manuseio com a esptula. Evite deixar o frasco com o reagente aberto por muito tempo, para evitar que este pegue umidade. Recomenda-se abrir o frasco, retirar a quantidade necessria e imediatamente fech-lo. Esta regra especialmente importante para substncias higroscpicas (que absorvem umidade).

Consideraes sobre manuseio de lquidos

a) No coloque lquidos quentes em vidrarias volumtricas (como bales e pipetas volumtricos), pois estes podem se dilatar e prejudicar a sua calibrao. Neste caso resfrie o lquido antes de inseri-lo no recipiente; b) Ao utilizar um frasco de reagente lquido contendo um rtulo, pegue-o com o rtulo voltado para o lado contrrio da sua mo. Desse modo, caso escorra um pouco de lquido pelo lado de fora, ele no entrar em contato com o rtulo, evitando a danificao do mesmo; c) Sempre que possvel utilize bastes de vidro para transferir de lquidos. Os bastes so teis para evitar o derramamento de substncias; d) Na pipetagem de lquidos, em nenhuma hiptese insira diretamente a pipeta (ou qualquer outro material) dentro do frasco, sob risco de contaminao de todo o contedo do frasco. Ao invs, transfira a quantidade necessria para outro recipiente (um bquer, por exemplo) e ento trabalhe com ele; e) No retorne os lquidos aos seus frascos originais;

17

f) Lquidos volteis e txicos devem ser manuseados sempre dentro de sistemas de exausto (capelas), que modo que no haja contato do experimentador com eles.

Regras sobre aquecimento de substncias

Os aparelhos mais utilizados no laboratrio para aquecimento de substncias so o bico de Bunsen, as chapas aquecedoras, mantas aquecedoras e os banhos-maria. Alguns cuidados gerais: a) Ao aquecer tubos de ensaio, nunca o direcione a si mesmo ou a outros colegas. No aquece por muito tempo apenas um ponto do tubo, e sim faa constantes movimentos circulares ao redor da chama do bico de Bunsen. Utilize pinas de madeira para segurar os tubos; b) No use chamas para aquecer lquidos inflamveis, ao invs use chapas ou mantas aquecedoras, onde no so produzidas chamas durante o aquecimento; c) No aquea lquidos dentro de vidrarias analticas (bales e provetas), pelo problema de alterao de calibrao. Transfira o lquido para um recipiente apropriado (Becker); d) No aquea substncias dentro de recipientes totalmente fechados. Gases podem se formar e causar exploses.

18

Insero de tubos de vidros em rolhas de borracha

Trabalhar com vidros mais perigoso do que se pensa, pois um pequeno acidente pode provocar ferimentos profundos em pessoas que no tenham muita prtica. Seguem algumas recomendaes e precaues: Antes de tentar introduzir um tubo de vidro em uma rolha de borracha, verifique se o furo suficiente grande para se alargar e acomodar o tubo. Uma gota de glicerina ou um pouco de gua, colocados no furo da rolha ou na ponta do tubo, serviro como lubrificantes. Proteja suas mos envolvendo o tubo com um pedao de pano ou utilize luvas de couro. Segure o tubo junto rolha e empurre-o efetuando um delicado movimento giratrio. No use muita fora. Seja muito cuidadoso. Se tiver alguma dificuldade, chame o responsvel pelo laboratrio ou o professor.

19

O Bico de Bunsen

O bico de Bunsen o principal utenslio utilizado para aquecimento de substncias atravs de chamas. O gs entra no queimador pela sua base e seu fluxo controlado por um ajuste localizado na parte inferior. A quantidade de ar pode ser controlada girando-se o anel que fica sobre os orifcios. Para acender o bico de gs, segure um fsforo aceso um pouco acima e ao lado da extremidade do tubo. Abra a torneira de gs. Se o bico utilizado tem um dispositivo para ajustar a entrada de gs (como o da ilustrao abaixo), abra completamente a torneira e regule o gs com o ajustador do bico. Quando a chama est amarelada e fumacenta, h necessidade de mais ar. Quando a chama se desprende do bico, preciso reduzir a entrada de gs. Se a chama fica dentro do tubo, perto do dispositivo para regular o ar, feche o gs por um momento. No toque no tubo quente. Reduza a entrada de ar e torne a acender.

Ilustrao 5 Bico de Bunsen.

20

Prtica 0 - Normas de segurana e tcnicas de laboratrio I - Segurana:


Os laboratrios de qumica so locais onde materiais inflamveis ou txicos so usualmente manuseados. Esta caracterstica requer uma ateno especial e um comportamento adequado, para reduzir ao mnimo o risco de acidentes. O descuido e a ignorncia de perigos possveis so as causas principais de acidentes em laboratrio. Por isso voc deve ler com ateno as instrues abaixo.

II - Instrues: Trabalhe sempre com mtodo, ateno e calma.


1- Usar guarda-p para proteger a roupa. 2- No fumar, no comer e no beber dentro do laboratrio. 3- Ouvir com muita ateno as instrues de seu professor ou auxiliar. 4- Quando for utilizar um determinado reagente, ler com ateno o rtulo. 5- Ao ligar qualquer aparelho, verificar se a voltagem da rede corresponde indicada na etiqueta do aparelho. 6- Evitar o contato de qualquer substncia com a pele. Evitar tambm o uso de material com defeito, principalmente vidraria. 7- No provar reagentes, quaisquer que sejam. 8- No inalar gases ou vapores sem certificar-se de que no so txicos. 9- Reaes que liberam gases devem ser realizadas na cmara de exausto (capela).

21

10- Manter os recipientes contendo reagentes, solues, etc., etiquetados. Isso auxilia no trabalho e evita enganos com desperdcios de tempo e material. 11- No usar a mesma esptula em reagentes diferentes. Caso contrrio ocorrer alterao nas propriedades dos mesmos. 12- O material molhado com reativos, deve ser sacudido fora da pia. Ao solues em tubos de ensaio, no sua direo ou na de outra pessoa. nenhum slido ou lquido. completamente fechados. especialmente pipetas, no aquecer substncias ou virar a boca do tubo em No aquecer bruscamente Jamais aquecer sistemas

13- Manter a cabea e as roupas afastadas da chama. Diminuir a chama do bico de bunsen quando interromper o seu uso. 14- No trabalhar com substncias inflamveis perto da chama. (Ex: lcoois, teres, cetonas, etc.,). 15- Manusear com cuidado vidraria ou peas metlicas aquecidas. Lembrar-se de que materiais quentes frios possuem geralmente a mesma aparncia. 16- Ao diluir cido ou dissolver uma base, adicion-lo (a) lentamente gua, com agitao. Usar resfriamento, se necessrio. 17- Utilizar pipetas, provetas e buretas de volume adequado quantidade de lquido que se pretende medir. 18- No devolver sobras de reagentes aos frascos de origem sem consulta prvia ao professor. 19- No jogar detritos na pia ou nos ralos. Utilizar para isso lixeiras existentes no laboratrio. 20- Usar as quantidades de reagentes indicadas no roteiro de cada aula. 21- Antes de deixar o laboratrio, lavar a vidraria utilizada, limpar a mesa de trabalho e lavar bem as mos. 22- Ao retirar-se do laboratrio, verificar se todos os aparelhos esto desligados e se no h torneiras abertas (gua e gs).

22

SE OCORRER ALGUM ACIDENTE, CHAMAR O PROFESSOR IMEDIATAMENTE.

COMPLETE CORRETAMENTE:
01) Antes de usar as substncias contidas nos frascos devemos ler os seus_________________________. 02) Quando for testar um produto qumico pelo odor, no coloque o frasco diretamente sob o nariz, mantenha o rosto afastado e com movimentos ___________dirija os vapores em direo ao nariz. 03) Quando houver desprendimento de gases txicos ou irritantes utilize a_____________________________. 4) Nunca deixe prximas chama. frascos contendo substncias_________

5) Localize os_______________________ familiarize-se com seu uso. Classes de focos de incndio: Extintores:.

de

incndio

A - materiais slidos que deixam de p qumico seco - para resduos. classes B e C B - lquidos inflamveis. de gs carbnico - para classes B e C. C - materiais eltricos em carga de espuma qumica - para classes A e B.

6) Um foco de incndio ocasionado pela queima de madeira deve ser apagado por um extintor do tipo: _______ 7) Para apagar o fogo produzido pela queima de um lquido inflamvel podemos usar o extintor de: __________ 8) As pipetas servem para medir volumes lquidos. Ao us-las, voc nunca deve suspender ou liberar lquidos utilizando a

23

___________. A maneira adequada para a pipetagem o uso de ______________. 9) Para auxiliar na transferncia de lquidos de um recipiente para outro usamos o: ( ) basto de vidro ( ) vidro de relgio

10) A pipeta utilizada para transferir volume fixo de lquido e que mede volume com maior preciso a : ( ) graduada ( ) volumtrica MARQUE "V" PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E "F" PARA AS FALSAS: 11) ( ) Aps usar a pipeta, ela deve ser lavada antes de ser introduzida em outra substncia. 12) ( ) Para pipetar gua devemos introduzir a pipeta no frasco lavador. 13) ( ) Ao pipetarmos gua devemos utilizar um tubo de ensaio ou copo de Becker para auxiliar na aferio. 14) ( a aula. 15) ( ) Deixar a pasta escolar e agasalhos sobre a mesa durante

) Usar o guarda-p sempre abotoado.

16) ( ) Ao trabalhar devemos encostar o abdmen e os cotovelos sobre a mesa. 17) ( ) Ao deixar o laboratrio, verificar se as torneiras de gs e de guas esto fechadas. 18) ( ) No colocar os recipientes aquecidos sobre a mesa ou suporte, diretamente, esperar esfriar para evitar quebras. COMPLETAR: 19) Para completar o volume do frasco lavador usar gua _____________________.

24

20) Ao aquecer um _________________. 21)

tubo

de

ensaio

devemos

utilizar

Ao utilizar a balana, verificar se ela est ______________.

PRIMEIROS SOCORROS A - QUEIMADURA A.1 Queimaduras causadas pela chama ou objetos aquecidos. * Queimaduras leves: aplicar pomada Picrato de Butesina.

* Queimaduras graves: cobrir o local afetado com gaze esterilizada umedecida com soluo aquosa de Bicarbonato de Sdio a 5%. A.2 Queimaduras por cidos: * Lavar o local afetado com gua corrente durante cinco minutos. Em seguida tratar com soluo saturada de Bicarbonato de Sdio e novamente com gua. Secar e aplicar Methiolate.

A.3 Queimaduras por lcalis (bases): * Lavar o local afetado com gua corrente durante cinco minutos. Em seguida tratar com soluo aquosa de cido actico a 1% e novamente com gua. Secar e aplicar methiolate.

B - CIDOS NOS OLHOS *Lavar os olhos com gua corrente durante quinze minutos, aps o que se aplica soluo de bicarbonato de sdio a 1%.

C - LCALIS NOS OLHOS *Lavar os olhos com gua corrente durante quinze minutos, aps o que se aplica soluo de cido brico a 1%.

25

D - INTOXICAO POR GASES *Remover a vtima para um lugar arejado, deixando-a descansar. E - INGESTO DE SUBSTNCIAS TXICAS *Administrar uma sopa de "antdoto universal que constitudo por uma parte de carvo ativo, uma de xido de magnsio e uma de cido tnico.

26

Prtica 1 significativos 1.1. Objetivos

Erro

experimental

algarismos

Familiarizao com a teoria dos erros e desvios experimentais e introduo ao trabalho com algarismos significativos atravs de experimentos simples. Aprender a utilizar uma balana analtica e a realizar medies de volume.

1.2. Procedimento Experimental


Materiais Utilizados: 1 Proveta de 10 mL 1 Proveta de 25 mL 1 Frasco lavador com gua destilada Kit de amostras slidas

Parte 1 1. Ser necessrio o uso de uma proveta de volume total adequado ao tamanho das amostras slidas; 2. Inicialmente as amostras slidas devero ser pesadas. Certifique-se que as amostras no estejam midas. Pese cada amostra 3 vezes; 3. Com um frasco lavador, preencha de gua a proveta at aproximadamente a metade de sua capacidade. Mea este volume utilizando quantos algarismos significativos forem necessrios e prestando ateno ao erro da proveta; 4. Em seguida, introduza na proveta o slido previamente pesado. Tome cuidado ao introduzi-lo para evitar respingar gua de dentro para fora (lembre-se que voc ter que medir este volume); 5. D algumas batidinhas leves na parede da proveta para expulsar qualquer bolha de ar que tenha ficado presa no slido. S depois anote o valor do volume medido (gua+slido). Repita os procedimentos 3 vezes;

27

6. Faa este procedimento de pesagem e medio de volume para todas as amostras slidas recebidas. Parte 2 1. A seguir, inicie a anlise dos dados obtidos. 2. Calcule a densidade das amostras a partir do coeficiente angular da reta, conforme mostra a Figura 2. A densidade de um slido dada pela equao:

Figura 1: Massas das amostras slidas em funo de seus volumes. Note que o coeficiente angular () = (dy/dx) corresponde densidade da amostra slida (m(y)/V(x)).

Instrues para elaborao do relatrio

A. Utilize as recomendaes de elaborao de relatrio descritas anteriormente, ou seja, um relatrio deve apresentar: 1. Folha de rosto; 2. Introduo terica;

28

3. Objetivos 4. Materiais e mtodos; 5. Resultados e Discusso 6. Concluso; 7. Referncias. B. Apresentar os valores de massa e volume medidos em formato de tabela com colunas separando os valores mensurados e a mdia. Apresentar as medidas e o desvio padro. C. Representar graficamente, conforme a Figura 2 os valores medidos e com o clculo do coeficiente angular. Comente o que este parmetro representa.

Questes
1. Explique a diferena entre erro sistemtico e erro aleatrio. 2. Qual a diferena entre erro da medio e desvio padro? 3. Bush, Obama, Bin Laden e Lula praticaram tiro ao alvo. As figuras abaixo mostram os alvos depois dos tiros. Relacione cada alvo com a descrio apropriada: a) b) c) d) Exato e preciso; Exato, porm no preciso; Preciso, porm no exato; Nem preciso, nem exato.

29

Prtica 2 Preciso de vidrarias

2.1. Objetivos O objetivo desse experimento colocar o estudante em contato com diferentes tipos de frascos volumtricos que apresentam diferentes precises.

2.2. Procedimento Experimental Materiais utilizados: - Pipeta volumtrica de 25 mL (1); - Pipeta graduada de 10 mL (1); - Pera ou pipetador (1); - Proveta de 25 mL (1); - Erlenmeyer de 150 mL ou 250 mL (4); - Balo volumtrico de 25 mL; - Balana Analtica. Comparao da preciso de frascos volumtricos 1. Utilize etiquetas ou canetas para identificar os Erlenmeyers como 1, 2, 3 ; 2. Pese estes frascos e um balo de 25 mL em uma balana analtica (4 casas decimais), anotando as massas no caderno de laboratrio. Use um pedao de papel para manusear os frascos para evitar contaminao com gordura das mos, acarretando erros nas massas. Cuidado para no derrub-los; 3. Complete corretamente o balo volumtrico de 25 mL (PREVIAMENTE PESADO) com gua destilada (at a marca do balo verificando o menisco) e pese novamente o balo; 4. Utilize a pipeta volumtrica, junto com o pipetador, para transferir 25 mL de gua destilada ao frasco numerado como 1. O professor ou tcnico responsvel daro as devidas explicaes sobre o uso do pipetador em aula;

30

5. Ao frasco nmero 2 transfira 25 mL de gua destilada com uma pipeta graduada de 10 mL utilizando as mesmas tcnicas de pipetagem do item anterior. Lembre-se de que a pipeta ter que ser usada mais de uma vez para a transferncia do volume total; 6. Complete a proveta at a marca de 25 mL com gua destilada. Transfira este volume ao frasco 3 (o frasco dever estar seco e limpo antes dessa operao). Feche o frasco com sua respectiva rolha e pese-o, anotando a massa; 10. Mea a temperatura ambiente utilizando um termmetro.

Questes
1. Calcular os volumes reais de gua utilizados a partir dos materiais volumtricos da seguinte forma: 1.1. Calcular a massa da gua medida; 1.2. Utilizando a densidade da gua (ver tabela na literatura), calcular o volume real da gua. 2. Calcular a exatido dos materiais volumtricos em forma de erro percentual utilizando a seguinte expresso:

31

Prtica 3. Teste de Chama


3.1. Objetivos Introduo a uma tcnica analtica qualitativa para determinao de alguns metais. Compreender a morfologia da chama do bico de Bunsen. Correlacionar conceitos sobre a teoria atmica pela verificao das cores resultantes aps a combusto de alguns sais. 3.2. Procedimentos Experimentais Materiais Utilizados - Soluo de HCl concentrada; - Bico de Bunsen; - Tubos de ensaios; - Sais de vrios elementos (NaCl, KCl, CaCl2, CuSO4, Pb(NO3)2); - Haste de material inerte; - Mistura desconhecida; Parte 1- Ensaios da chama 1. Ascenda a chama do bico de Bunsen; 2. Limpe a haste de material inerte mergulhando-a no tubo de ensaio contendo soluo de HCl concentrada e em seguida dispondo a ponta da haste sobre a chama. Repita este procedimento at cessar qualquer mudana nas cores da chama; 3. Em seguida molhe novamente a ponta da haste no HCl e depois na substncia de interesse. Leve-a at a chama. Anote o que acontece. Preste ateno ao posicionar a ponta da haste no local correto da chama; 4. Repita o procedimento anterior 2 e 3 para todas as substncia recebidas. Anote suas observaes.

Parte 2 - Anlise da mistura desconhecida 1. Limpe a haste de material inerte mergulhando-a no tubo de ensaio contendo soluo de HCl concentrada e em seguida dispondo a ponta da haste sobre a chama. Repita este

32

procedimento at cessar qualquer mudana nas cores da chama; 2. Em seguida molhe novamente a ponta da haste no HCl e depois na mistura desconhecida. Leve-a at a chama. Anote o que acontece. Preste ateno ao posicionar a ponta da haste no local correto da chama.

Questes
1. Quais as possveis substncias na mistura desconhecida? 2. Qual a relao entre os fogos de artifcio com o teste da chama? 3. Por que os espectros de emisso resultante da queima dos elementos em chama resultam em espectros de linhas e no um espectro contnuo?

Referncia Bibliogrfica: 1. Ferreira,L.H.; Hartwig, D.R.; Gibin, G.B.; Oliveira, R.C. Contm Qumica: pensar, fazer e aprender com experimentos, Pedro & Joo Editores, So Carlos, 2011.

33

Prtica 4. Determinao da porcentagem de sal em uma mistura heterognea


4.1. Objetivos Determinar a porcentagem de NaCl em uma mistura heterognea contendo gua, NaCl e cloreto de sdio. 4.2. Procedimentos Experimentais Materiais Utilizados - Pina de madeira; - Bico de Bunsen; - Tubos de ensaios; - 2 bqueres de 100 mL - 1 proveta de 100 mL - suporte para tubos - 1 funil de vidro - papel de filtro -mistura de areia e sal de cozinha Parte 1 1. Tare um dos bqueres e adicione diferentes quantidades de sal e areia, em proporo (areia/sal) 1/10. Mea a massa do conjunto e anote o resultado. 2. Adicione 50 mL de gua mistura e agite-a utilizando o basto de vidro por 3 minutos. 3. Monte o sistema de filtragem e filtre a mistura. Lave a areia retida no filtro com 50 mL de gua. Utilizando a proveta, mea o volume da soluo obtida. 4. Transfira para o tubo de ensaio (previamente pesado e sua massa anotada) 5 mL da soluo e utilizando uma pina de madeira, leve o tubo ao aquecimento at completa evaporao da gua. Espere esfriar e pese o tubo de ensaio com o sal slido. Anote a massa do tubo de ensaio mais o sal. 5. A partir das massas anotadas, determine o percentual de sal presente na soluo inicial.

34

Questes
1. Calcular o percentual de sal na soluo inicial.

Referncia Bibliogrfica: 1. Ferreira,L.H.; Hartwig, D.R.; Gibin, G.B.; Oliveira, R.C. Contm Qumica: pensar, fazer e aprender com experimentos, Pedro & Joo Editores, So Carlos, 2011.

35

Prtica 5 Ligaes Qumicas


5.1. Objetivos Avaliar o comportamento de diferentes substncias em relao a solubilidade, miscibilidade e condutividade eltrica tentando relacionar seu comportamento ao tipo de ligao qumica da substncia.

5.2. Procedimentos Experimentais Materiais Utilizados - tubos de ensaio -esptula - proveta de 10 mL - condutivimetro -bqueres 100 mL Parte 1. Solubilidade 1. Identifique cada tudo de ensaio. Transfira para cada tudo de ensaio identificado uma pequena quantidade dos seguintes solutos: cloreto de sdio, sacarose, sulfato de cobre e parafina. Adicionar a cada tudo de ensaio 2 mL de gua destilada. Observar o que ocorre (anotar os resultados na tabela abaixo). Repetir o mesmo procedimento para etanol e clorofrmio. Tabela 1. Solubilidade Substncia Cloreto sdio Sacarose Sulfato cobre Parafina de de gua etanol Clorofrmio

36

Parte 2. Miscibilidade 1.Identifique cada tudo de ensaio. Transfira para cada tudo de ensaio identificado 10 gotas dos seguintes solutos: acetona e ter etlico. Adicionar a cada tudo de ensaio 2 mL de gua destilada. Observar o que ocorre (anotar os resultados na tabela abaixo). Repetir o mesmo procedimento para etanol. Tabela 2. Miscibilidade Substncia Acetona ter etlico Parte 3. Condutividade eltrica 1. Transfira 50 mL de cada soluo para cada bquer devidamente identificado. Utilizando um condutivmetro, mea a condutividade de cada soluo. Tabela 3. Condutividade Substncia gua torneira gua destilada NaCl 0,1 mol/L Sacarose 0,1 mol/L cido Clordrico 0,1 mol/L cido Actico 0,1 mol/L Hidrxido de sdio 0,1 mol/L Hidrxido de amnio 0,1 mol/L condutividade gua Etanol

37

Questes
1. Defina a diferena entre solubilidade e miscibilidade. 2. Classifique as substncias utilizadas neste pratica como inicas ou moleculares.

Referncia Bibliogrfica: 1. Brown, T.L.; LeMay, H.E..; Bursten, J.R.; Qumica a Cincia Central, 9a edio, Pearson, SP, 2005.

38

Prtica 6 Identificao de um soluto em soluo


6.1.Objetivos Determinar a presena de cloreto de sdio em uma soluo problema por meio de uma reao de precipitao. 6.2.Procedimento Experimental Materiais Utilizados - Suporte para tubos de ensaio; - 4 Tubos de ensaio; - 20 mL das solues de NaCl; NaOH; CaCl2; HNO3; AgNO3 de concentrao aproximadamente 0,15 mol L-1. Parte Experimental 2. Pegue com o Professor a soluo problema e transfira 5,0 mL dessa soluo os 4 tubos de ensaio presentes na bancada (NO ESQUEA DE NUMERAR OS TUBOS); 3. Adicione vagarosamente 5 mL de soluo de NaOH no tubo 01, soluo de CaCl2 no tubo 02, soluo de HNO3 no tubo 03 e soluo de AgNO3 no tubo 04. 4. Observe em qual dos casos ocorre uma reao qumica e anote.

Questes
1. Descreva uma maneira de identificar o contedo de um frasco que contm uma soluo desconhecida. 2. Cite em qual tubo ocorreu uma reao qumica e descreva a reao.

Referncia Bibliogrfica: 1. Ferreira,L.H.; Hartwig, D.R.; Gibin, G.B.; Oliveira, R.C. Contm Qumica: pensar, fazer e aprender com experimentos, Pedro & Joo Editores, So Carlos, 2011.

39

Prtica 7 Determinao quantitativa da massa de sal de cozinha (NaCl) em uma soluo


7.1.Objetivos Determinar entre duas solues de NaCl a mais concentrada e calcular a massa de soluto em cada soluo original. 7.2.Procedimento Experimental Materiais Utilizados - Balana analtica; - Papis de filtro; - Funil; - Suporte para funil; - Bquer; - Vidros de relgio; - Conta gotas; - Suporte para tubos de ensaio; - Tubos de ensaio; - 50 mL de soluo de NaCl aproximadamente 0,2 mol L-1; - 50 mL de soluo de NaCl aproximadamente 0,3 mol L-1; - 20 mL de soluo de AgNO3 0,5 mol L-1. Parte Experimental 1.Transfira 5 mL de cada soluo de NaCl de concentraes diferentes para 2 tubos de ensaio identificados como 1 e 2. Adicione a cada tubo de ensaio aproximadamente 4 mL da soluo de AgNO3. 2.Identifique os papis de filtro como 1 e 2 e pese cada um deles. Anote as massas obtidas. Prepare o sistema de filtrao e filtre as solues contidas nos tubos de ensaio, separadamente, utilizando o papel de filtro com a mesma identificao do tubo . 3.Transfira os papis de filtro contendo os precipitados de AgCl para dois vidros de relgio. Coloque na estufa para secar as amostras 50 C. 4. Aps secar os papis de filtro e o precipitado deixe-os esfriar e pese cada um separadamente. A massa do precipitado pode ser obtida por diferena da massa do conjunto (papel + precipitado) a massa do papel de filtro.

40

5. Calcule a quantidade de matria contida em cada precipitado e com base na relao estequiomtrica da reao, determine as massas de NaCl, contidas nas solues iniciais.

Questes
1. Como possvel identificar entre duas solues de gua e sal (NaCl) qual mais salgada sem experiment-la? 2. Cite qual a reao qumica envolvida neste experimento.

Referncia Bibliogrfica: 1. Ferreira,L.H.; Hartwig, D.R.; Gibin, G.B.; Oliveira, R.C. Contm Qumica: pensar, fazer e aprender com experimentos, Pedro & Joo Editores, So Carlos, 2011.

41

Prtica 8 Preparo e Diluio de Solues


8.1. Objetivos Introduo s tcnicas de preparo de solues a partir de reagentes estoque e suas diluies; 8.2. Procedimentos Experimentais Materiais Utilizados - Hidrxido de Sdio (NaOH); - cido Clordrico estoque (HCl); - Balo Volumtrico de 100 e 250 mL; - Pipeta volumtrica de 2 e 10 mL; - Pipeta volumtrica de 10mL; - Pera; - Bquer. Parte 1 Preparo e diluio de solues de NaOH 1. Calcule a massa de NaOH necessria para preparar o mais preciso possvel 250 mL uma soluo de concentrao 0,1 mol/L; 2. Observe os erros das balanas na determinao da massa de NaOH; 3. A partir dessa soluo (0,1 mol/L de NaOH) prepare 100 mL de uma soluo 0,01 mol/L o mais preciso possvel; 4. Utilizando papel de pH universal determinar o pH das solues preparadas molhando o papel nas solues. Observao: as solues bsicas sero preparadas em balo volumtrico de vidro, porm o armazenamento correto deve ser em recipientes de plsticos.

42

Parte 2 Preparo e diluio de solues de HCl 1. Calcule o volume de HCl estoque necessrio para preparar o mais preciso possvel 250 mL uma soluo de concentrao 0,1 mol L-1; 2. Observe os erros das pipetas na determinao do volume de HCl em estoque; 3. A partir dessa soluo (0,1 mol L-1de HCl) prepare 100 mL de uma soluo 0,01 mol L-1 o mais preciso possvel; 4.Utilizando papel de pH universal determinar o pH das solues preparadas molhando o papel nas solues.

Questes para elaborao do relatrio


1. Calcule a massa necessria de Na2SO4 para preparar 500 mL de uma soluo 0,5 mol/L. 2. Calcule o volume de HNO3 estoque necessrio para preparar 1 L de uma soluo 6 mol/L. (=1,40, =65%) 3. Por que as solues bsicas devem ser armazenadas em frascos de plstico?

43

Prtica 9 Extrao de corantes naturais


9.1. Objetivos Introduo ao conceito de indicadores cido-base utilizando materiais do cotidiano. Utilizar tcnicas de extrao e filtrao. 9.2. Procedimentos Experimentais Materiais Utilizados - Hidrxido de Sdio (NaOH); - cido Clordrico estoque (HCl); - bqueres de 250 mL e 100 mL - papel de filtro - filtro de vidro - basto de vidro - tubos de ensaio - pipetas de Pauster . Parte 1 Preparao dos extratos de beterraba e repolho roxo A. Extrao do corante da beterraba Pesar cerca de 20 g de beterraba, utilizando um bquer, que esto disponveis em recipientes apropriados. Em seguida, adicionar cerca de 80 mL, utilizando uma proveta, de gua destilada. Agitar a mistura (utilizando basto de vidro) e aguardar 15-20 minutos para a extrao dos corantes. B. Extrao do corante de repolho roxo Pesar cerca de 25 g de repolho roxo. Adicionar cerca de 80 mL de GUA QUENTE (CUIDADO PARA NO ENCOSTAR NA CHAPA AQUECEDORA DURANTE A TRANSFERNCIA DO VOLUME PARA O BQUER. Agitar a mistura (utilizando basto de vidro) e aguardar 15-20 minutos para a extrao dos corantes. C. Preparao do extrato de feijo preto Pesar cerca de 50 g do feijo. Em seguida, adicionar cerca de 80 mL de GUA QUENTE (CUIDADO DURANTE A MANIPULAO). Agitar a mistura (utilizando basto de vidro) e aguardar 15-20 minutos para a extrao dos corantes.

44

2. Processo de filtrao dos extratos b.1. Dobre um papel de filtro duas vezes como indicado na figura

abaixo e coloque-o em um funil de vidro. b.2. Com o auxlio de uma pisseta, molhe o papel filtro com um pouco de gua para fix-lo no funil. b.3. Coloque um erlenmeyer embaixo do funil, de modo que a ponta do funil toque a parede interna do erlemmeyer. b.4. Transfira todo o contedo do bquer contendo o extrato para o filtro, com a ajuda do basto de vidro. b.5. Terminada a filtrao, reserve o erlenmeyer com o corante extrado e retire o papel de filtro com o resduo slido e descarte em lugar apropriado (indicado pelo tcnico).

3. Teste do extrato Selecione 06 tubos de ensaio (tamanho normal ) para os testes com os extratos de. Adicione em cada tubo (devidamente etiquetado como tubo 01, 02 e 03) 5 mL do extrato dos corantes. O tubo 01 servir como padro de comparao. Adicione ao tubo 02, 06 gotas de soluo de HCl 5% (v/v). No terceiro tubo de ensaio adicione 06 gotas de soluo aquosa NaOH 5% (m/v). Observe a variao de cor, se ocorrer, e anote suas observaes. Repita o mesmo procedimento para os demais extratos. Questes: Montar uma tabela como descrita abaixo das cores observadas para os extratos e o efeito da adio de cido e base. Observando a tabela, discutir as cores observadas em funo da adio de cido e base.

45

Material utilizado para extrao

Cor observada

Extrato aps a filtrao beterraba repolho feijo

5 % HCl

5 % NaOH

Referncia Bibliogrfica: Qumica Nova na escola: n.17, pg 27-31, 2003.

46

Prtica 10 Gesto de Resduos de Laboratrio


Consultarem artigo da Qumica Nova na escola: Gesto de Resduos de Laboratrio, v.32, n.1, 2010.

You might also like