You are on page 1of 32

INVESTIGAES SOBRE A IGREJA SUD JS 5 - pedras e Urim e Tumim

A PEDRA DO VIDENTE, OS INTRPRETES E O URIM E TUMIM

De acordo com a histria oficial da igreja, ao receber as placas de ouro de um anjo (cuja traduo seria o que hoje temos como o livro de mrmon),Joseph Smith tambm recebeu o Urim e Tumim para ajud-lo na traduo.

Porm, algumas vezes ele ou seus escribas referiam-se tambm aos intrpretes e Pedra do Vidente. Esta ltima j estava em posse de Smith quando ele ainda caava tesouros.

Portanto, o que so esses aparatos? O que Joseph usou para traduzir o livro de mrmon?

A PEDRA DO VIDENTE

Alguns americanos do sculo dezenove utilizavam Pedras do Vidente na tentativa de obter revelaes de Deus ou para encontrar tesouros enterrados. Esta no era, de forma alguma, exclusividade de Joseph Smith. [1]

Seguindo esta tendncia, Joseph Smith tambm tinha sua prpria "Pedra do Vidente". H vrias verses de como Joseph encontrou sua pedra de vidente, e de quantas eram. Uma delas foi dada pelo prprio pai, Joseph Smith Sr:

Seu filho Joseph estava em um local onde um homem olhava para pedras escuras e dizia s pessoas onde cavar para encontrar tesouros e outras coisas.

Joseph solicitou olhar nessas pedras, colocando seu rosto num chapu onde elas estavam. Porm, aparentemente estas no eram as pedras certas para ele. Mesmo assim, ele pde ver coisas, e entre elas, viu uma pedra, onde ela estava, e que com ela, ele poderia ver o que quisesse.[2]

O local onde Joseph vira a pedra no era distante da casa deles; e sob o pretexto de cavar um poo, eles encontraram gua e uma pedra, na profundidade entre 6 e 7 metros. [3]

No incio da dcada de 1820, Joseph Smith foi pago para atuar como um "vidente", na tentativa de localizar itens perdidos e encontrar metais preciosos escondidos na terra, sempre usando sua pedra do Vidente. [4]

Na realidade, de acordo com a histria oficial da igreja, Joseph Smith possuia ao menos trs Pedras do Vidente: uma marrom (fot abaixo), uma branca e opaca, e uma terceira pedra esverdeada, que permanece sob a posse da Primeira Presidncia da igreja SUD.

Pedra do Vidente - fotografada por Rick Grunder, 1991 - 1991 RICK GRUNDER BOOKS aparentemente adquirida por Joseph Smith em 1820.

Sobre a primeira pedra, Willford Woodruff, um dos profetas da igreja mrmon, escreveu que, em 11 de setembro de1859, em uma reunio do Qurum dos Doze Apstolos:

"O Presidente Young tambm falou que a pedra do vidente que Joseph Smith primeiro obteve estava em um caldeiro de ferro, a 7 metros abaixo do

solo. Ele a viu olhando em outra pedra de vidente, que uma pessoa tinha. Ele foi diretamente para o local, cavou e a encontrou." (Willford Woodruff's journal, 5:382-83).

Sobre esta mesma pedra, a histria oficial da igreja afirma:

"...era de cor achocolatada, uma pedra com formato oval que o profeta encontrou quando cavava um poo em companhia de seu irmo, Hyrum, para o Sr. Clark Chase, prximo Palmyra, NY. Ela possuia qualidades do Urim e Tumim, pois atravs dela, assim como atravs dos intrpretes encontrados com os registros nefitas, Joseph era capaz de traduzir os caracteres gravados sobre as placas [de ouro]". Official History of the Church, Volume 1, Page 128

Porm h especulaes sobre a data correta de seu achado 1819, 1820 ou 1822. [5]

Smith pode ter adquirido sua pedra de colorao verde, quando ainda vivia em Susquehanna County, Pennsylvania.[6] Esta a que est de posse da igreja, e que ficou no altar durante a dedicao do templo de Manti, Utah (foto abaixo)

Smith afirmava e acreditava que havia uma dessas pedras para todos, em algum lugar:

"'Todo homem que viveu sobre a terra', disse Joseph a eles 'tem o direito a uma pedra do vidente,

e deveria ter uma, mas elas so mantidas longe deles em consequncia de suas maldades, e a maioria daqueles que a encontram fazem um mau uso dela'." (Brigham Young's journal, como citado em Latter-Day Millennial Star, 26:118,119)

Em relao s outras pedras, que Smith adquiriu com as placas de ouro, o prprio Smith afirma que Moroni:

"Ele disse que havia um livro depositado, escrito sobre placas de ouro, relatando sobre os antigos habitantes deste continente, e a origem deles.

"Ele tambm disse que a plenitude do evangelho eterno estava contida nele e como fora entregue pelo Salvador aos antigos habitantes. Tambm, que havia duas pedras em aros de prata (e essas pedras, presas a um peitoral, constituam o que chamado Urim e Tumim) depositadas com as placas.

"E a posse e uso dessas pedras era o que constitua os Videntes nos tempos antigos ou modernos, e que Deus as tinha preparado com o propsito de traduzir o livro." (History of Joseph Smith, the Prophet, 2:34-35)

Interessante que Joseph, posteriormente, "profetizou" que todos os que alcanarem o reino celestial, recebero uma pedra do vidente branca (DeC 130:10-11):

10 Ento a pedra branca, mencionada em Apocalipse 2:17, tornar-se- um Urim e Tumim para toda pessoa que receber uma; e por ela tornar-seo conhecidas as coisas pertencentes a uma ordem superior de reinos;

11 E dada uma pedra branca a cada um dos que entram no reino celestial, na qual est escrito um

novo nome que ningum conhece, a no ser aquele que o recebe. O novo nome a palavra-chave.

O URIM E TUMIM

Alguns mrmons acreditam que o Urim e o Tumim de Joseph Smith e do Livro de Mrmon eram o equivalente funcional do Urim e Tumim mencionado no Antigo Testamento. Porm, no h nenhuma indicao, nas sete citaes do Antigo Testamento sobre o Urim e o Tumim, serem usados para traduzir documentos. [7]

Nestas passagens, o Urim e Tumim so apresentados como meios de revelao divina, e so muitas vezes associados aos vesturios dos sumos sacerdotes, em particular o fode e o peitoral.

A Bblia no d maiores descries sobre a constituio, aparncia ou da maneira como eram usados o Urim e Tumim. Parece que no foram usados depois da poca de Davi (cerca de 1.000 a.C.). Segundo a Enciclopdia Bblica de Padro Internacional (2 ed., pp. 957-59):

a razo bsica para seu desuso parece ter sido que Deus estava afastando Seu povo de meios fsicos de revelao para uma maior dependncia de Sua Palavra conforme escrita ou falada pelos profetas

OS INTRPRETES

Em 1823, Smith afirmou que um anjo disse-lhe sobre a existncia de placas de ouro, junto a "duas pedras em aros de prata", presas a um peitoral, que

o anjo chamou de Urim e Tumim. O anjo tambm disse que Deus havia preparado este material para traduzir as placas. [8] A figura abaixo mostra esses aparatos.

De acordo com a me de Joseph, Lucy Mack Smith, as pedras presas ao aro eram semelhantes a um cristal: "diamantes com dois lados lisos e com trs pontas" [9]

notvel que o termo Urim e Tumim no seja encontrado no Livro de Mrmon e nunca foi usado por Joseph Smith com referncia para produzir o Livro de Mrmon at depois de 1833.

O que aparece no Livro de Mrmon o uso de dispositivos chamados "intrpretes" por profetas

como o irmo de Jared e Mosiah. Os intrpretes serviam apenas para receber revelaes para o povo, e no para traduo. Doutrina e Convnios declara que estes intrpretes eram o Urim e o Tumim (DeC 17).

Alguns mrmons tambm acreditam que existem trs diferentes Urim e Tumim: um do Antigo Testamento e dois mencionados no Livro de Mrmon, um usado pelo Jareditas e o outro pelo rei Mosias (Mosias 8:13, 15-17). Aquele usado por Smith seria o nico originalmente possudo pelos Jareditas. [10]

Um amigo ntimo de Smith, W.W. Phelps, especulou que os intrpretes dos antigos nefitas mencionados no Livro de Mrmon e por Joseph Smith poderiam ser o Urim e Tumim do Velho Testamento.

A foto acima de uma "rplica" dos intrpretes feito pela igreja mrmon

Phelps escreveu na publicao SUD The Evening and Morning Star (Jan. 1833) que o Livro de Mrmon tinha sido traduzido com a ajuda de um par de Intrpretes ou culos (conhecidos talvez, nos tempos antigos, como Teraphim, ou Urim e Tumim)... [11]

As palavras de Phelps conhecidos talvez, nos tempos antigos, como Teraphim, ou Urim e Tumim mostram que isso s foi uma mera especulao de sua parte que ligou a pedra de vidente mgica de Joseph com o Urim e Tumim bblico.

A especulao de Phelps ganhou uma rpida popularidade ao ponto dos escritores mrmons

usarem o termo Urim e Tumim para se referirem tanto aos intrpretes msticos (que Joseph Smith disse que estavam com as placas de ouro) quanto pedra de vidente que Joseph colocava em seu chapu enquanto ditava o Livro de Mrmon.

Assim, atualmente, afirmado na histria oficial da igreja que Smith usou os "intrpretes", que mais tarde ele designou como "Urim e Tumim", para traduzir o livro de mrmon. Portanto, as lentes em forma de cristais, presas por um aro, eram chamadas de Intrpretes ou de Urim e Tumim!

URIM E TUMIM, INTRPRETES E PEDRA DO VIDENTE O QUE JOSEPH USOU DE FATO PARA TRADUZIR O LIVRO DE MRMON?

Essa confuso dos termos notvel mesmo entre as autoridades gerais. Uma citao do dcimo Presidente da igreja SUD, Joseph Fielding Smith, nos mostra isso:

Declarou-se que o Urim e Tumim estavam no altar no Templo de Manti quando aquele edifcio foi dedicado. O Urim e Tumim to comentado, porm, era a pedra de vidente que no comeo estava na posse do profeta Joseph Smith. Esta pedra de vidente agora est em posse da igreja.[12]

Esta sobreposio dos termos tambm refletida no testemunho de algumas das testemunhas no processo de ditar de Joseph, como a de Oliver Cowdery citada neste artigo. Porm, de acordo com

David Whitmer, o texto do Livro de Mrmon inteiro que ns temos hoje veio pela pedra de vidente de Joseph e no pelos intrpretes nefitas.

Em uma entrevista em 1885, Zenas H. Gurley, na poca editor da publicao Saints Herald, da igreja Restaurada SUD, perguntou a Whitmer se Joseph tinha usado sua Pedra de Vidente para fazer a traduo. Whitmer respondeu:

... ele usou uma pedra chamada pedra do vidente, pois os Intrpretes foram tomados dele por causa de transgresso. Os Intrpretes foram levados de Joseph depois que ele permitiu que Martin Harris levasse as 116 pginas dos manuscritos do Livro de Mrmon como um castigo, mas foi-lhe permitido continuar e traduzir com o uso da pedra do vidente que ele tinha. Ele a colocava em um chapu no qual ele enterrava seu rosto e falava a mim e a outros que os caracteres

originais apareciam no pergaminho, e sob eles a traduo em ingls.[13]

Estes comentrios de David Whitmer ajudam a esclarecer um pouco a confuso sobre o que exatamente Joseph usou para produzir o Livro de Mrmon:

Joseph disse que os intrpretes eram para ajudar no processo de traduo. Porm, depois que Martin Harris perdeu as primeiras 116 pginas da traduo, que Joseph supostamente teria traduzido com o uso dos intrpretes, ou Urim e Tumin, o anjo retirou as placas e os Intrpretes de Smith como castigo.

Mais tarde, o anjo voltaria com as placas, mas disse que ele no receberia os Intrpretes. Em contrapartida, foi permitido que Joseph usasse sua

"pedra do vidente", a mesma que ele usava para caar tesouros, para produzir o Livro de Mrmon. Portanto, TODO o Livro de mrmon, com exceo das 110 pginas, foi traduzido com o uso das pedras do vidente e seu chapu. Veja AQUI.

H tambm a verso de que Joseph Smith teria dito a Orson Pratt que o Senhor lhe deu o Urim e o Tumim quando ele era um tradutor inexperiente, mas que, como ele cresceu na experincia, ele j no precisava dessa assistncia [14]

Com o tempo, o prprio Joseph Smith e outros se refeririam pedra de vidente como Intrpretes e Urim e Tumim.

H uma interessante observao de D. Michael Quinn, que afirma que por volta de 1829 Smith

estava usando "terminologia bblica usar instrumentos e prtica de magia .... No havia nenhuma referncia ao Urim e o Tumim nos cabealhos do Livro de Mandamentos (1833) ou nos cabealhos das edies de Doutrina e Convnios que foram preparados durante a vida de Smith."[15]

O QUE A IGREJA ENSINA HOJE

Ainda h uma grande confuso sobre os termos e o uso da Pedra do Vidente no ensinado nas aulas dominicais.

FEBRE DA PEDRA DO VIDENTE

interessante que no incio da histria dos SUDs, as pedras do vidente eram usadas principalmente, mas no exclusivamente por Joseph Smith Jr., para receber revelaes de Deus.

Outros mrmons como Hiram Page, David Whitmer e Jacob Whitmer tambm possuam pedras do vidente. [16] Um contemporneo recordou que, em Kirtland, "os lderes mrmons e as mulheres muitas vezes procuravam no leito do rio pedras com buracos causados pela areia, uma pedra do vidente." [17]. James Strang, que alegou ser o sucessor de Joseph Smith, tambm traduziu antigas placas de metal usando pedras do vidente.

Poucos meses depois da organizao da igreja em 1830, Hiram Page, uma das Oito Testemunhas do Livro de Mrmon, comeou a dar revelaes por sua prpria pedra do vidente, de cor preta. A natureza crdula de muitos membros da igreja

primitiva aparente em sua facilidade ao acreditarem em algum que diz receber revelaes atravs da pedra. Exatamente como aconteceu com Joseph Smith.

Na Histria da Igreja de Joseph Smith, ele escreve:

Para nossa grande tristeza no entanto, logo descobrimos que Satans tinha estado espreita para enganar, e procurando a quem devorar. O iIrmo Hiram Page tinha em seu poder uma certa pedra, pelo qual ele tinha obtido algumas "revelaes" sobre a construo do prdio de Sio, a ordem da Igreja, etc, as quais estavam totalmente em desacordo com a ordem da casa de Deus, tal como previsto no Novo Testamento, bem como nas nossas revelaes posteriores.

Como uma reunio da conferncia tinha sido agendada para o dia 26 de setembro, eu pensei que seria sbio no fazer muito alm do que conversar com os irmos sobre o assunto, at nos reunirmos na conferncia. Descobrimos, no entanto, que muitos, especialmente a famlia Whitmer e Oliver Cowdery, acreditavam muito nas coisas estabelecidas por esta pedra, e achamos melhor consultar o Senhor sobre um assunto to importante ... [18]

Joseph Smith, em seguida, teve uma outra "revelao de Deus", colocando Hiram Page em seu devido lugar:

"E tambm, devers procurar teu irmo Hiram Page, em particular, e dizer-lhe que as coisas que ele escreveu por meio daquela pedra no procedem de mim; e que Satans o iludiu; Pois eis que essas coisas no lhe foram designadas e a ningum desta

igreja ser designada qualquer coisa contrria aos convnios da igreja". (DeC 28:11-12)

Aps Smith anunciar que estas revelaes eram do diabo, Page concordou em descartar a pedra que, de acordo com um contemporneo, foi "esmagada a p e os escritos queimados." (DeC 28:11).

Emer Harris, um irmo de Martin Harris, disse que a pedra negra de Page foi "Quebrada a p." [19]. De acordo com Richard Bushman, Smith "reconheceu o perigo das revelaes concorrentes. Reconhecendo que cada novo visionrio poderia tirar pedaos da Igreja". Aps isso, a Igreja afirmou que apenas Joseph Smith poderia "receber e escrever revelaes e mandamentos". [20]

Um problema longo e irritante para as autoridades da igreja foi o menino profeta James Collins Brewster. Quando ele tinha 11 anos, afirmou ter recebido o "Livro de Moroni" por revelao. Vrios membros da sua famlia e outros irmos da igreja seguiram-no devido sua crena nessas revelaes. Cinco anos depois, em 1842, Brewster ainda recebia revelaes e fazia o mesmo que Smith, em sua adolescncia caa ao tesouro. Entretanto, a igreja chamou-o de embusteiro no seguinte aviso publicado no jornal:

Ultimamente temos visto um panfleto escrito e publicado por James C. Brewster, pretendendo ser um dos livros perdidos de Esdras, e ter sido escrito pelo dom e poder de Deus. Consideramos que este um embuste perfeito, e no seria notado se no tivesse sido assiduamente divulgado em vrios ramos da igreja. Brewster disse que este um [livro] menor, mas tem professado por vrios anos ter o dom de ver atravs, ou em uma pedra. Acredita-se que ele descobriu dinheiro escondido na terra de Kirtland, Ohio. Seu pai e alguns dos

nossos fracos irmos, que talvez tenham tido alguma crena nas histrias ridculas que so propagados em relao Joseph Smith, sobre a escavao de dinheiro, ajudaram-no [Brewster] em seus planos tolos, e por isso foram dispensados pela igreja. [21]

Na Gr-Bretanha, em 1841, o mrmon devoto William Mountford afirmava evocar imagens em seus cristais. O lder da igreja local, Alfred Cordon, fez um registro detalhado das circunstncias, incluindo as citaes de Mountford:

"Este irmo Mountford tinha em sua posse vrios Vidros ou Cristais, como ele mesmo dizia: so aproximadamente do tamanho de um ovo de gansa e retos em uma extremidade. Ele tambm tinha uma longa lista de oradores que ele usou. Os oradores estavam sob certos Espritos, que ele disse que estavam no ar."

Ento, cita Mountford:

"Quando eu oro para eles em nome do Pai, Filho e Esprito Santo, qualquer coisa que eu quero vem no vidro."

Cordon, em seguida, descreveu como Mountford adivinhava o futuro de uma jovem:

"Ele trouxe os seus Cristais e orou a um certo esprito [---] ento ela deveria olhar no Cristal e ela veria o jovem que se tornaria seu marido". [22]

Em dezembro de 1835, o Bispo Edward Partridge estava visitando Kirtland de Missouri, quando ele encontrou a filha de John Thorp. Esta moa tinha sua prpria pedra e era conhecida como vidente. Ele descreve as circunstncias:

"Ela me disse que viu uma pedra de vidente para mim, era uma pequena pedra azul, com um furo no canto, que estava a 6 ou 8 ps no cho". [23]

O colono SUD Priddy Meeks descreveu em seu dirio sobre a proliferao de pedras do vidente na cidade Parowan ao sul de Utah. Ele disse que "... mantive as pedras de vidente sob meu controle imediato".

Ele descreveu um filho adotivo que vivia em sua casa com o nome de William Titt:

"... nasceu um vidente natural. Ele foi o melhor em olhar na pedra do vidente que eu j conheci." Ele ainda expe em seu dirio que Titt:

"Fez um grande negcio para encontrar objetos perdidos e dizer s pessoas como seus camaradas estavam se dando bem, mesmo na Inglaterra." "Ele satisfazia-os, pois ele conseguia ver corretamente, descrevendo as coisas corretamente". [24]

Christian Anderson, um ex-conselheiro da estaca de Fillmore Ward, conselheiro do bispado de Fillmore Ward ,vereador, juiz de paz, e registrador da cidade de Fillmore, escreveu em 1890 que:

... visitei a irm Russell de Salt Lake City, que tem uma pedra do vidente, e ela me disse que o futuro

estava claro para mim, que o Senhor me ama e que eu ganharia muito poder e influncia entre os meus irmos". [25]

Trs anos depois, essa mesma irm Russell (Sophia Romriell Russell), foi sancionada pelas autoridades eclesisticas. Olhar o futuro era uma responsabilidade do sacerdcio, assim apenas os homens foram autorizados a faz-lo. James E. Talmage e o presidente da estaca de Salt Lake, Angus M. Cannon, visitaram-na em fevereiro de 1893. Talmage escreveu que ela:

"... afirma seguir a igreja, e tambm confirma a sua capacidade e direito de discernir as grandes coisas com as pedras do vidente em sua posse." Cannon "... lembrou-a que ela estava agindo em desafio ao Sacerdcio, pois o Alto Conselho que a havia julgado, proibiu que ela usasse a pedra para tais

propsitos ocultos, exceto se ela fosse dirigida pelo Sacerdcio." [26]

Em 1887, um guarda-costas do Presidente da igreja, John Taylor, relatou que ele havia visto e tocado a pedra do vidente:

"No domingo passado eu vi e segurei a pedra do vidente que o Profeta Joseph Smith tinha. Era de uma cor escura e no muito redonda em um lado. Tinha a forma como o topo de um sapato de beb, um lado como um dedo do p, e o outro lado redondo "[27]

Aparentemente, a apostasia de alguns crentes nesta poca pode ser atribuda a Smith deixar de usar as pedras do vidente. A famlia Whitmer, devotada importncia das pedras, "disse mais tarde que o seu

desencanto com o mormonismo comeou quando Joseph Smith parou de usar a sua pedra vidente como um instrumento de revelao." [28]

Porm, parece que Joseph jamais renegou suas pedras mgicas. Nas palavras de Richard Bushman, Smith nunca "repudiou as pedras ou negou o seu poder para encontrar tesouros. Resqucios da cultura mgica ficaram com ele at o fim." [29]

Wilford Woodruff, como novo presidente da igreja em 1888, dedicou o templo de Manti, Utah. Enquanto estava l, Woodruff manteve a pedra sobre o altar:

"Antes de sair, eu consagro sobre o altar as pedras do vidente que Joseph Smith encontrou por

revelao, cerca de 7 metros debaixo da terra e carregou-as ao longo de sua vida." [30]

You might also like