You are on page 1of 7

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

5CEDMEPLIC01

ATEMTICAAMBIENTALNOSLIVROSDIDTICOSDEBIOLOGIADOENSINO MDIO:UMAANLISECRTICAREFLEXIVADE1990A2006
AlbertoJosTabosaVila ,FranciscoJosPegadoAblio CentrodeEducao/DepartamentodeMetodologiadeEnsino
(1) (3)

RESUMO Objetivamos neste Projeto a anlise dos livros didticos de Biologia do Ensino Mdio no tocante aos contedos referentes ao Meio Ambiente e Educao Ambiental, baseados nos critrio do PNLD. Foram analisados 32 livrostextos adotados em institutos educacionais de JooPessoa,dediversosautoreseeditoras.Nestaanlisenenhumlivroapresentouoconceito de Educao Ambiental, mas grande parte trata sobre a problemtica dos Impactos Ambientais.EmrelaoaoconceitodeMeioAmbientesomente umlivroapresentouconceito tendoesteumavisoGeneralista.Emmuitasobras,so sugeridosLeiturasComplementares, pesquisasemSitesEducativos,AulasPrticasouExperimentaes,assimcomodesenvolvem temticascomoBiodiversidadeePoluiodosecossistemas. Palavraschave:LivroDidtico,MeioAmbiente,EducaoAmbiental,EnsinodeBiologia.

INTRODUO PesquisasrealizadassobreoLivroDidtico(LD)desdeadcadade70,tmapontado para suas deficincias e limitaes, implicando um movimento que culminou com a avaliao institucional,apartirde1994,dosLDdistribudosnasescolaspblicaspeloProgramaNacional doLivroDidtico(PNLD)(DELIZOICOVetal.,2002). Deumamaneirageral,oLDumpoderosoestabilizadordoensinoterico,tcnicoe fragmentrio das Cincias Biolgicas, coibindo a funo do professor como planejador e executor do currculo (KRASILCHICK, 1987 1996). Considerandose o baixo poder aquisitivo dapopulaoeaelevadataxadeevasoerepetncianasescolas,possvelafirmarqueo LD talvez represente o nico texto que os brasileiros interagem durante suas vidas. Como produto comercial, dificilmente pode apresentar propostas renovadoras que significariam um riscomercadolgico.Pelassuasdifceiscondiesdetrabalho,osdocentespreferemoslivros queexigemmenoresforo,nosquaisseapiamequereforamumametodologiaautoritriae umensinoterico(ABLIOetal.,2004). Sem sombra de dvida, o LD um importante material de apoio da Prtica Docente. Eleestentreosrecursosdidticosmaisutilizadospeloprofessor,eparaboapartedesseso principal recurso, planejando seus cursos conforme o LD adotado (SATO 2002). O professor ficatocondicionadoaoLDquequandonooadota,desenvolvecontedos,propeatividades eexercciosbastantesemelhantes,aospropostosnosLD(DELIZOICOVetal.,2002). Porserbastante utilizado,aqualidadedoLDinfluenciadiretamentenoresultadofinal do processo ensinoaprendizagem. Sua utilizao deve ser feita de maneira que possa constituirumapoioefetivo,oferecendoinformaescorretas,apresentadasdeformaadequada realidadedeseusalunos. OsLDtradicionaisque,atpelafaltadeoutroselementos,tmsidooprincipalsuporte ouguiadoEnsinodasCinciasNaturais,mas,freqentemente, difundepropostaslimitadase equivocadas(BRASIL,2001). OLDdeBiologiatemfinalidadedeensinoenodeguiainflexvelqueoprofessordeve seguirlinhaporlinha, pginaporpgina. Otexto adotado orientaaseleode contedoseo modo de apresentar a matria. Ao abordar os contedos propostos pelo LD adotado, o professor,svezespodeviver situaesembaraosasaose questionarsobrea validadee a importncia de certos temas. As discusses em classe so partes importantes nasaulas de Biologia.Quandoelasacontecem,devemsercongruentescomotextoqueosalunosestudam. Assim, a qualidade do LD adotado vai interferir no desempenho do professor (GOLDAK & MARTINS,1996).

_____________________________________________________________________
)(1)

Bolsi sta

(2)

Voluntri o(a)

(3)

Pr of(a)Ori entador(a)/Coordenador(a).

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

DeumamaneirageralnosLDdasCinciasBiolgicasostemassobreMeioAmbiente e Educao Ambiental so tratados de forma superficial. A prtica pedaggica da Educao Ambiental requer um caminho bastante complexo, envolvendo um plano da reflexo e das experincias adquiridas mediante a realizao de certos projetos experimentais, tendo como suporte um rico potencial metodolgico e materiais didticos auxiliares (ABLIO & GUERRA, 2005).

MATERIALEMTODOS A partir da experincia anterior adquirida nos projetos do PROLICEN 2004 e 2005 sobre a anlise dos temas Meio Ambiente e Educao Ambiental trabalhados nos Livros DidticosdeCinciasdoEnsinoFundamental(de1a4sriesede5a8sries),resultados estesosquais forampublicadosporABLIOetal.(2004)eVILA et al.(2006),nosmotivaram paracontinuaradesenvolverumoutroprojetoparaonvelmdiosobreamesmatemtica. Este projeto de pesquisa foi desenvolvido a partir da anlise dos Livros Didticos de Biologia(nvelmdio)referenteTemticaAmbiental,baseandosenoscritriosestabelecidos peloPNLD(ProgramaNacionaldoLivroDidtico)(2006) Para tantoforam selecionados livrostextos adotados por escolas de Joo Pessoa de diversos autores e editoras, do acervo do Laboratrio de Ensino de Cincias da UFPB, utilizados e indicados em escolas de todo o pas, assim como os acervos de livros de nvel mdiodaBibliotecaCentraldaUFPB. Aanlise dasConcepesdeMeioAmbienteeEducaoAmbientalcontidasnosLD forambaseadanascategoriasdescritasemSAUV(1997)eTAMAIO(2002).

RESULTADOS Com base no PNLD (2006), foram analisados livros adotados pelas escolas de Joo Pessoa, que abordam direta ou indiretamente temas e/ou conceitos sobre Meio Ambiente e EducaoAmbiental. Foramanalisados32livrosdeBiologia(NvelMdio)de13autores,publicadosentreo perodo de 1990 a 2006, os quais apresentaram contedos bsicos sobre Meio Ambiente e EducaoAmbiental. ApartirdaanlisecriticadoscontedosreferentesaMeioAmbiente,apenasumlivro conceitua:Conjuntodecondiesexternasaoorganismoqueinfluemnele.Levandoembase esteconceitotemosumavisoGeneralistadoMeioAmbiente. Na Figura 1, esto representados as porcentagens referentes aos diferentes temas analisadosnoslivrosdidticosdeBiologia,nvelmdio. AoqueserefereEducaoAmbientalnenhumlivroapresentouconceito,masvale ressaltar que alguns autores comentam sobre problemas ambientais, tentando sensibilizar os educandos para a preservao e manuteno do Ambiente. Juntamente com Educao AmbientalnenhumlivroapresentouoconceitodeNatureza. J na temtica de Biodiversidade, 6 obras (18,75%) apresentam conceitos, de um modo geral, enfatizando a riqueza e variedade de seres vivos, sendo estes: A riqueza biolgicadeespciesexistentes numdeterminadoambienteTermousadoparadescrevero variado contingente de espcies de seres vivos que a Terra abriga Nmero e variedade de organismos e de espcies em uma determinada rea Riqueza biolgica que existe no planetaVariedadedeseresvivosemnossoplanetae,variedadedeespciesdetodosos seresvivosexistentesemdeterminadolugarounoplanetacomoumtodo,. NaquestosobrePoluio,14obras(43,75%)demonstraramoconceitodepoluio tendocomoexemplo:Todaequalqueralteraoocorridanoambientequecausedesequilbrio e prejudique a vida Presena de resduos slidos, lquidos e gasoso em quantidades superiores capacidade em que o ambiente tem de absorvlos e que podem acarretar prejuzosaofuncionamentodoambiente,degradaoestticaoudanoaobemestareasade dosseresvivos"Modificaoindesejveldoambiente,emgeralprovocadapeloserhumano, pela introduo de produtos qumicos (poluentes), que podem causar danos, diretamente ou indiretamente,prpriahumanidadee,Acrscimodemateriaisouenergiaaoambiente,em

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

quantidadesquecausamumaalteraoindesejvel.EmrelaoaostiposdePoluio,foram evidenciados os seguintes: Poluio da gua, do ar, do solo, radioativa, qumica, trmica, sonoraevisual.

Biodiversidade

Poluio

Tipo sde Poluio


2,56% 12,81% 20,51%

12,81%

18,75% Apresentaconceito

81,25% 43,75% 56,25% Apresentaconceito Noapresentaconceito

7,70%

20,51%

Noapresentaconceito

15,40%
gu a A r Solo R ad ioat iva Quimica

7,70%
Trmica Sonora Vis ual

C
TiposdeImpac tos Ambientais 2,74% 2,74% 2,74% 16,44% 8,22% 8,22% 1,37% 2,74% 6,85% 8,22%
Inv ersot rmica Lixo Ext inodeespcies

ImpactosAmbientais

1,37% 4,11%

46,87%

53,13%

2,74%

6,85%

Trataatemtic a

Notr ataatematica

15,06% 2,74% 6,85%


Desmat ament o Radioat iv idade

Met aisPesados Derramament odepet rleo Ef eit oest uf a Eut rof izao

ConcentraodeDDT Marv ermelha

LeituraComplementar
SitesEducativos

AulasPrticasouExperim entaes

18,75%

71,87%
84,37%

28,13%

81,25%

15,63%

Apresenta Noapresenta Apreesenta Noapresenta

Apresenta

Noapresenta

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

Figura1A BiodiversidadeBPoluioCTiposdePoluioDImpactosAmbientais ETiposdeImpactosAmbientaisFLeiturasComplementaresGSitesEducativose,H AulasPrticasouExperimentaes. No tocante aos Impactos Ambientais 15 obras (46,87%), ver figura 01 D, procuraram mostrar aos aprendizes os efeitos causados pelo desequilbrio do ecossistema, principalmente pela ao humana. Os Impactos Ambientais mais debatidos nos livros foram: Inversotrmica,Efeitoestufa,ChuvaAcida,BuraconacamadadeoznioeDerramamentode petrleo. Outros impactos foram: Desmatamento, Metais pesados, Radioatividade, Lixo, Esgoto,Crescimentopopulacional,ConcentraodeDDT,Extinodasespcies,Agrotxicos (defensivosagrcolas),Introduodenovasespcies,MarvermelhaeEutrofizao. Outrofatorimportantenaboaaprendizagemapraticadaleituraextraescolaratravs de Leituras Complementares apresentadas pelo prprio livro didtico. Com isso 26 obras (81,25%)apresentaram LeiturasComplementaresnofimdolivroeinseridasou nofinal dos captulose/ouunidades. Podem tambm ser observados nos LD aqueles que mencionam Sites Educativos para pesquisas extrasclasses, ou at mesmo durante as aulas de informticas presentes durante o horrio escolar. Neste tpico apenas 5 obras (15,63%), recomendam para um melhoramento de conhecimento do assunto. J em relao s Aulas Prticas ou Experimentaes mais um fator importante na melhor aprendizagem do aluno somente 9 obras(28,13%)apresentamesserecurso. DeumamaneiageralnosLivrosDidticosdeCinciasostemassobreMeioAmbiente eEducaoAmbientalsotratadosdeformasuperficial. A prtica pedaggica da Educao Ambiental requer um caminho bastante complexo, envolvendo um plano da reflexo e das experincias adquiridas mediantes a realizao de certosprojetosexperimentais,tendocomosuporteumrico potencialmetodolgicoemateriais didticosauxiliares(SOUCHON,1985).

CONCLUSO Apartirdasobrasanalisadas,atento,podemosevidenciarasseguintesconsideraes: *OsLDdeumamaneirageralnoapresentamosobjetivoseosprincpiosbsicosda Educao Ambiental e so ineficientes no tocante aos contedos de Meio Ambiente, promovendoumaconfusodecontedos,priorizandootemaEcologia.Portanto,ratificamosa idia dequeo LivroDidticonodeveseronico recursoutilizadopeloprofessorna salade aula *Sugerese aosprofessoresadotaremcritriospara aescolhados LivrosDidticos e melhoranlisedesterecursodidtico,principalmentenoquesereferesfalhasdetectadasno presenteestudo * Salientase a necessidade de enfocar nos livros utilizados as Questes Ambientais LocoRegionais,considerandoqueaseditorasconcentramseprincipalmentenocentroSuldo pas,priorizandoestaregioeimpondoasuautilizaoemtodoterritrionacional *Recomendaseaosautoreseeditorasbuscarestabelecerumamaiorvinculaoentre oscontedostratadosnoslivrosdidticoseaspropostascontidasnosPCNcomrelaoao eixotemticoMeioAmbienteeEducaoAmbiental.

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

REFERNCIAS ABILIO, F. J. P. & GUERRA, R. A.T. A questo ambiental mo ensino de Cincias e a formaocontinuadadeprofessoresdeensinofundamental.UFPB/BC,132p,2005. ABLIO,F.J.P.VILA,A.J.T.ANDRADE,A.M.S.&MONTENEGRO,A.K.A.Meioambientee Educao Ambiental: uma anlise crtica dos livros didticos de Cincias de ensino fundamental. Anais do 8 Simpsio Processo Civilizador, Histria e Educao: Novas ExignciasdoProcessoCivilizadornaContemporaneidade.ElisaGonalves,FilomenaMoita& SocorroXavier(Orgs.).PPGE/UFPBISBN8590474925,2004. BRASIL.ParmetrosCurricularesNacionais:MeioAmbienteeSade:Temas Transversais. SecretariadeEducaoFundamental:Braslia,1997. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias Naturais. Secretaria de Educao Fundamental:Braslia,2001. DELIZICOV,DANGOTT,J.A&PERNAMBUCO,M.M. EnsinodeCincias:Fundamentose Mtodos.SoPaulo:Cortez,2002. GOLDWAK,D.&MARTINS,E.CinciasNaturezaeVida:atividadesprticasetericas:5 Srie.UFTD,SoPaulo.1996. KRASILCHIK, M. O Professor e o Currculo das Cincias. So Paulo: EPU. Editora da UniversidadedeSoPaulo,1987.
a KRASILCHIK,M.PrticadeEnsinodeBiologia.3 ed.SoPaulo:EditoraHarbra,1996.

SAUV,L.EducaoAmbientaleDesenvolvimentoSustentvel:umaanlisecomplexa. Rev. Educ.Pub.,v6,n10,pp.72102,1997. SATO,M.EducaoAmbiental.SoCarlos:Rima,2002. SOUCHON, C. Reflexiones sobre los nuevos enfoques em la eseanza de las Ciencias. Perspectivas,15(4):571577,1985. TAMAIO, I. O professor na construo do conceito de natureza: uma experincia de educaoambiental.SoPaulo:AnnablumeWWF1,158p.2002. VILA, A.J.T. ABLIO, F. J. P. & GUERRA, R. A. T. (DSE/CCEN/UFPB). Anlise crtica e reflexiva dos contedos de Meio Ambiente e Educao Ambiental nos livros didticos de cinciasda1a4sries(1990A2005).AnaisdoIIEncontroRegionaldeEnsinodeBiologia do Nordeste e V Encontro Paraibano de Ensino de Cincias : ensino de biologia, fios e desafios na construo de saberes. / [Coordenado por] Marslvio G. Pereira, Zoraida M M. Gouveia, Vera Lcia A. Lucena, Virgnia M M. de Moraes, Elenita P. Q. Silva, Marcos A. M. Barros.JooPessoa:EditoradaUFPB,2006. REFERNCIABIBLIOGRAFICADOSLIVROSDIDATICOSANALISADOS ALBUQUERQUE,N.E.BiologiaNvelMolecular.Ed.L.3vol.434p.1993. AMABIS, J. M. & MARTHO, G. R. Biologia dos Organismos Classificao, estrutura e funonosseresvivos.Ed.Moderna.1ed.713p.1999. Amabis,J.M.&Martho,G.R.BiologiadasPopulaes3.Ed.Moderna.2ed.413p.2006.

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

Amabis,J.M.&Martho,G.R. Biologiados OrganismosAdiversidadedosseresvivos, anatomiaefisiologiaplantaseanimais. Ed.Moderna.2ed.617p.2006. Amabis, J. M. & Martho, G. R. Conceitos de Biologia Origem da vida, Citologia, Histologia,eEmbriologia.Ed.Moderna.222p.2002. Amabis,J.M.&Martho,G.R.BiologiadasClulasOrigemdavida,Citologia,Histologia eEmbriologia.Ed.Moderna.1ed.440p.1996. Amabis,J.M.&Martho,G.R.BiologiadasClulasOrigemdavida,Citologia,Histologia, ReproduoeDesenvolvimento.Ed.Moderna.2ed.464p.2006. Amabis,J.M.&Martho,G.R.CursoBsicodeBiologiaGentica,EvoluoeEcologia. Ed.Moderna.1ed.366p.1990. Amabis,J.M.&Martho,G.R.FundamentosdeBiologiaModerna.Ed.Moderna.1ed. 426p.1990. Amabis,J.M.&Martho,G.R.CursoBsicodeBiologiaOsSeresVivos.Ed.Moderna.1 vol.476p.1991. Carvalho,W.BiologiaemFoco.Ed.FTD.1ed.575p.2002. Cleff,N. M.CursodeBiologiaBiologiaCelular,GenticaeEvoluo. Ed.Habra.405 p. 1994. Favaretto,J.A.&Mercadante,C.BiologiaVolumenico.Ed.Moderna.1ed.364p.2001. FrotaPssoa, O. Fragoso, C. & Santini, A. Os caminhos da vida II Ecologia e Reproduo.Ed.Scipione.1ed.311p.2001. FrotaPssoa,O.Fragoso,C.&Santini,A. OscaminhosdavidaI EstruturaeAo.Ed. Scipione.1ed.343p.2001. Gowdak,D.&Mattos,N.S.BiologiaVolumenico.Ed.FTD.477p.1991. Laurence,L.Biologia.Ed.NovaGerao.686p.2006. Linhares, S. & Gerwandsznajder, F. Biologia Hoje Gentica, Evoluo e Ecologia. Ed. tica.7ed.3vol.424p.1998. Linhares, S. & Gerwandsznajder, F. Biologia Hoje Gentica, Evoluo e Ecologia. Ed. tica.11ed.418p.2005. Linhares,S.&Gerwandsznajder,F.BiologiaHojeCitologia,HistologiaeEmbriologia.Ed. tica.14ed.400p.2005. Linhares,S.&Gerwandsznajder,F.BiologiaHojeOsseresvivos2.Ed.tica.11ed. 536p.2005. Lopes,S.BioLivroVerdeGentica,EvoluoeEcologia.Ed.Saraiva. 7ed.267p.1991. Lopes,S.Bio.Ed.Saraiva.1ed.379p.1997. Lopes,S.BioVolumenico.Ed.Saraiva.1ed.608p.1999. Lopes,S.BioVolumenico.Ed.Saraiva.1ed.606p.2004.

UFPBPRG_____________________________________________________________XENCONTRODEINICIAODOCNCIA

Lopes, S. Bio Introduo Biologia e origem da vida Citologia, Reproduo, EmbriologiaeHistologia.Ed.Saraiva.1ed.432p.2003. Marcondes,A.C.BiologiaBsica.Ed.Atual.4ed.352p.1992. Paulino,W.R.BiologiaAtualCitologiaeHistologia.Ed.tica.16ed.327p.1997. Paulino,W.R.BiologiaAtualGentica,EvoluoeEcologia.Ed.tica.2ed.271p.1990. Silva,C.&Sasson,S.BiologiaVolumenico.Ed.Saraiva.1ed.672p.1998. Silva,C.&Sasson,S.Biologia3Gentica,EvoluoeEcologia.Ed.Saraiva.6ed.480p. 2002. Silva,C.&Sasson,S.Biologia2SeresVivos:estruturaefuno.Ed.Saraiva.7ed.528 p.2002.

You might also like