You are on page 1of 42

para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia

GUIA DO PROFESSOR

WHERE GENERATIONS MEET

GUIA DO PROFESSOR pARA O TRABALHO DO TEMpLO E DA HIStRIA DA FAMLIA

Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias Salt Lake City, Utah

2010 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados Impresso no Brasil Aprovao do ingls: 8/02 Aprovao da traduo: 8/02 Traduo de Instructors Guide to Temple and Family History Work Portuguese 35804 059

SUMRIO
Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . v Lio 1 O Propsito do Trabalho do Templo e da Histria da Famlia . . . . . . . . . 1 2 Como Comear . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

3 Reunir Informaes em Casa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9 4 Registrar as Informaes sobre a Histria da Famlia . . . . . . . . . . . . . . . . 13 5 Reunir Informaes da Famlia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17 6 Reunir Informaes de Registros Pblicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20 7 Providenciar as Ordenanas do Templo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23

Apndice A Oficina 1: Cadastrar-se no Site do FamilySearch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27 B Oficina 2: Acrescentar Informaes ao Site do FamilySearch . . . . . . . . . 29 C Oficina 3: Preparar Nomes para as Ordenanas do Templo . . . . . . . . . . 31

Introduo
Anotaes

INTRODUO
O Curso sobre o Templo e a Histria da Famlia
O Guia do Professor para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia usado para ministrar o curso sobre o Templo e a Histria da Famlia. Esse curso voltado para iniciantes e tem o propsito de ajudar os membros da Igreja a entender as doutrinas relacionadas ao trabalho do templo e da histria da famlia, a comear a pesquisar sua histria da famlia e a realizar as ordenanas do templo por seus antepassados. Pessoas que j esto envolvidas no trabalho do templo e da histria da famlia tambm podem beneficiar-se com o curso ao aprenderem sobre os recursos adicionais disponveis. Os recursos principais desse curso so: Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia (36795) Guia do Professor para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia (35804) Templo e Histria da Famlia Curso em DVD (54102) Cada pessoa que fizer o curso deve receber um exemplar do Guia do Membro. O professor do curso usa o Guia do Professor para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia e o DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. Os lderes da ala ou do ramo podem pedir a um consultor de histria da famlia ou outro membro qualificado que ministre o curso. Conforme guiados pelo Esprito Santo, os lderes convidam alguns membros para participar. O curso pode ser ministrado em qualquer dia e horrio que for conveniente aos membros, inclusive durante a Escola Dominical, conforme determinado pelo bispado ou pela presidncia do ramo. O material do curso pode ser usado de outras formas para ensinar os membros da ala ou do ramo: Lderes de grupo de sumos sacerdotes, presidncias de qurum de lderes e presidncias da Sociedade de Socorro podem usar algumas lies para dar treinamento no primeiro domingo do ms. Se for adequado, eles podem usar as lies em seres ou outras reunies no meio da semana ou no sbado.
v

Introduo
Anotaes
Bispados e presidncias de ramo podem usar determinadas lies ou o material das lies nas reunies combinadas do Sacerdcio de Melquisedeque e da Sociedade de Socorro no quinto domingo. Podem tambm usar as lies em seres ou atividades para os rapazes e as moas. Consultores do Sacerdcio Aarnico e das Moas podem usar as lies como recurso nas instrues da Mutual. Podem usar as lies para ensinar os rapazes e as moas em conjunto ou em suas respectivas organizaes ou podem basear algumas atividades nas lies. As pessoas podem estudar o curso individualmente.

Para o Professor
Este guia o ajudar a ministrar o curso sobre o Templo e a Histria da Famlia aos membros da Igreja. Esse curso para iniciantes ajudar os membros da classe a: Aprender as doutrinas bsicas relacionadas ao trabalho do templo e da histria da famlia. Reunir informaes de histria da famlia sobre seus antepassados. Registrar as informaes sobre a histria da famlia Realizar as ordenanas do templo para seus antepassados.

Material do Curso
O material do curso deve ser usado como se segue: Trabalho do Templo e da Histria da Famlia Guia do Membro. Cada membro da classe deve ter um exemplar do Guia do Membro. Incentive os alunos a estudar o guia cuidadosamente e a traz-lo para a aula semanalmente. Trabalho do Templo e da Histria da Famlia Guia do Professor. Use o Guia do Professor para ministrar o curso. O guia contm lies bsicas sobre como fazer o trabalho do templo e da histria da famlia. As lies contm objetivos, pontos importantes e tarefas para os alunos. Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. Esse DVD contm vdeos sobre os princpios ensinados em cada lio e que o ajudaro a apresentar as lies. Se no tiver um aparelho de DVD disponvel, voc pode usar apenas o Guia do Professor.

Preparao da Lio
Estas lies podem ser adaptadas de acordo com as necessidades dos alunos. Por exemplo, se os alunos tiverem habilidade com o computador, talvez no seja necessrio ensin-los a registrar informaes em formulrios de papel.

vi

Introduo
Anotaes
Se for necessrio um pouco mais de tempo para dar uma lio, voc poder usar duas ou mais aulas para cobrir todo o material. Talvez existam pessoas na classe que j tenham experincia com a pesquisa da histria da famlia. Se for esse o caso, elas podem ajudar quando a necessidade surgir. Examine as sees Objetivo e Preparao de cada lio. Elas o ajudaro a preparar cada lio e a saber quais suprimentos sero necessrios. Voc pode usar suas prprias experincias ou as experincias de outros para complementar as lies. No incio de cada lio, reveja as tarefas da aula anterior e verifique se os alunos tm perguntas. Convide-os a compartilhar as experincias que tiveram com o trabalho de histria da famlia. Ao final de cada lio, incentive os alunos a completar as tarefas para a prxima aula.

O cinas Opcionais de Uso do Computador


As oficinas que se encontram no apndice fornecem aulas prticas para o uso do site do FamilySearch no endereo new.familysearch.org. Se os alunos precisarem de ajuda adicional para realizarem as tarefas no computador, use essas oficinas para complementar as lies.

Siga a Orientao do Esprito Santo


Ore pelas necessidades dos alunos. Oua o Esprito Santo ao considerar as instrues, os exemplos e segmentos de vdeo do DVD para us-los em cada aula. Alm disso, incentive cada aluno a registrar suas experincias e impresses espirituais ao fazer o trabalho do templo e da histria da famlia. Isso os ajuda a reconhecer e seguir os sussurros do Esprito Santo sobre o que fazer em seguida.

Suporte Tcnico
Se precisar usar o site do FamilySearch, contate o suporte da histria da famlia da rea no telefone 1 (866) 406-1830. Se voc reside fora da Amrica do Norte, visite o site a seguir para saber qual o nmero do telefone de sua rea: contact.familysearch.org

vii

Lio 1

LIO 1

O PROPSITO DO TRABALHO DO TEMPLO E DA HISTRIA DA FAMLIA


Objetivo
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de compreender as doutrinas bsicas do trabalho do templo e da histria da famlia.

Preparao
Como preparar a lio: Em esprito de orao estude as pginas 15 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Providencie para que cada aluno tenha um exemplar do Guia do Membro. Assista aos seguintes segmentos do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar os segmentos, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao dos segmentos.) Salvadores no Monte Sio (3:38 minutos) Voltar o Corao (6:15 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula.

Atividade
D a cada aluno um exemplar do Guia do Membro. Incentive os alunos a estudar o guia cuidadosamente e a traz-lo para a aula semanalmente.

Pontos Importantes
1. O Grande Plano de Felicidade
Pea a algum que leia o primeiro pargrafo na pgina 1 do Guia do Membro. Em seguida, pergunte: Qual o plano do Pai Celestial para Seus filhos? Qual o papel das ordenanas do templo no plano de nosso Pai? Depois de os alunos discutirem essas perguntas, leia a declarao do Presidente Boyd K. Packer, que se encontra na pgina 1 do Guia do Membro. Testifique da importncia das bnos do templo para cada filho de Deus.

Lio 1
Anotaes 2. As Famlias Eternas So Parte do Plano
Convide um aluno para ler a declarao do Presidente Gordon B. Hinckley, que se encontra na pgina 2 do Guia do Membro. Em seguida, discuta as perguntas a seguir: O que Deus quer para as famlias? Como podemos ajudar nossos antepassados a receber a alegria e a felicidade que advm da vida familiar?

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pergunte aos alunos como o trabalho de histria da famlia semelhante Expiao do Salvador, s que em uma escala bem menor. Mostre Salvadores no Monte Sio (3:38 minutos).

Discusso
Convide os alunos a discutir suas impresses sobre a apresentao do DVD. Depois pergunte: O que significa tornar-nos salvadores no Monte Sio? Leia e discuta a declarao do Profeta Joseph Smith sobre como podemos tornar-nos salvadores no Monte Sio, que se encontra na pgina 3 do Guia do Membro.

3. A Misso de Elias, o Profeta


Pea aos alunos que leiam as seguintes escrituras: Malaquias 4:56 3 Nfi 25:56 Doutrina e Convnios 2:13 Pergunte aos alunos: Por que a profecia sobre o retorno de Elias, o Profeta, repete-se com tanta frequncia nas escrituras?

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pergunte aos alunos como podemos voltar o corao para nossos antepassados. Mostre Voltar o Corao (6:15 minutos).

Discusso
Discuta as respostas s seguintes perguntas: Como a profecia do retorno do Profeta Elias se cumpriu?

Lio 1
Anotaes
O que podemos fazer para voltar o corao para nossos antepassados? Como podemos esperar que nossos antepassados voltem o corao para ns? Pergunte aos alunos se algum deles gostaria de compartilhar uma experincia que os ajudou a voltar o corao para um de seus antepassados.

4. As Bnos Deste Trabalho


Pea a um aluno que leia a declarao do Presidente Thomas S. Monson, que se encontra na pgina 5 do Guia do Membro, e a declarao do Presidente Boyd K. Packer, na pgina 5 do Guia do Membro. Pea aos alunos que compartilhem experincias sobre quando foram abenoados ao participarem do trabalho do templo e da histria da famlia. Testifique das bnos que advm do trabalho do templo e da histria da famlia.

TAREFAS Incentive os alunos a: Escolher uma ou mais tarefas listadas na pgina 6 do Guia do Membro para realizar durante a prxima semana. Prepare para a prxima aula a leitura do captulo 2, Como Comear, nas pginas 710 do Guia do Membro.

Lio 2
Anotaes

LIO 2

COMO COMEAR
Reunir Informaes

Realizar as Ordenanas do Templo

Registrar Informaes

Objetivos
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de: Entender o processo de trs passos para a realizao do trabalho do templo e da histria da famlia. Sentir o desejo de seguir os sussurros do Esprito Santo em seus esforos para identificar e redimir seus antepassados. Cadastrar-se no site do FamilySearch e ver as informaes l contidas sobre si mesmos e sua famlia. O endereo do site new.familysearch.org

Preparao
Como preparar esta lio: Em esprito de orao estude as pginas 710 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Entregue ao secretrio da ala uma lista com o nome dos alunos da classe. Pea a ele que imprima um Resumo de Ordenanas Individuais de cada aluno e lhes entregue o formulrio nos ltimos cinco minutos

Lio 2
Anotaes
da aula. O Resumo de Ordenanas Individuais fornece as informaes que os alunos precisaro para realizar as tarefas desta lio. Acesse new.familysearch.org e examine as ajudas e os recursos disponveis na Central de Ajuda. Essas ajudas on-line fornecem as instrues mais recentes sobre o uso do site do FamilySearch. Talvez voc queira imprimir parte desse material para us-lo como resumo para os alunos. Assista aos seguintes segmentos do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar os segmentos, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao dos segmentos.) Iniciar Sua Histria da Famlia (3:24 minutos) Seguir o Esprito (6:35 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula.

Rever as Tarefas
Inicie a aula revendo rapidamente as tarefas da lio anterior. Pergunte aos alunos: Quantos de vocs conseguiram concluir uma ou mais das tarefas na pgina 6 do Guia do Membro? Que experincias vocs tiveram?

Pontos Importantes
1. Processo para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia Apresentao do DVD
Antes de mostrar o segmento do DVD a seguir, explique-lhes que ele fornecer uma viso geral do processo para fazer o trabalho do templo e da histria da famlia. Ele mostra tambm aos alunos onde podem obter ajuda ao iniciarem o trabalho. Enquanto os alunos assistem ao segmento, pea que identifiquem quais recursos se encontram disponveis para ajud-los. Mostre Iniciar Sua Histria da Famlia (3:24 minutos).

Discusso
Examine rapidamente os seguintes pontos do segmento do DVD: Existe um processo de trs passos para a realizao do trabalho do templo e da histria da famlia. (Talvez voc queira mostrar o diagrama da pgina 7 do Guia do Membro.) O site do FamilySearch o local central para encontrar informaes sobre sua famlia e preparar os nomes para as ordenanas.

Lio 2
Anotaes
Os recursos esto disponveis para ajud-lo em seu trabalho com a histria da famlia. Responda a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.

2. Onde Obter Ajuda


Explique aos alunos que nas pginas 710 do Guia do Membro encontram-se informaes sobre os recursos disponveis para ajud-los no trabalho do templo e da histria da famlia. Ajude os alunos a entender a funo de um consultor de histria da famlia (ver a pgina 8 do Guia do Membro). Diga a eles quem so os consultores de histria da famlia da ala ou do ramo. Explique tambm sobre os servios disponveis nos centros de histria da famlia, os quais podem incluir: Aulas grtis Assistncia pesquisa Pedido de microfilmes Servios de fotocpia Acesso Internet

3. Siga a Orientao do Esprito Santo


Convide algum para ler 1 Nfi 4:67. Em seguida, pergunte aos alunos: Por que Nfi foi capaz de ir adiante apesar de no saber o que deveria fazer? Como voc pode exercitar uma f semelhante ao fazer o trabalho do templo e da histria da famlia?

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem maneiras pelas quais o Esprito Santo guia as pessoas no trabalho do templo e da histria da famlia. Mostre Seguir o Esprito (6:35 minutos).

Discusso
Pea aos alunos que descrevam maneiras pelas quais o Esprito Santo Se comunica com as pessoas (ver a pgina 8 do Guia do Membro). Convide um aluno a compartilhar uma experincia em que foi guiado pelo Esprito Santo.

Lio 2
Anotaes 4. Comear pelo Site do FamilySearch
Explique-lhes que o site do FamilySearch um recurso poderoso para as pessoas que esto fazendo o trabalho do templo e da histria da famlia (ver pginas 910 do Guia do Membro). Ele permite que os membros da Igreja: Vejam quais informaes a Igreja tem sobre eles e suas famlias. Visualizem, registrem e alterem suas informaes familiares. Preparem nomes para as ordenanas do templo. Trabalhem com outros membros da famlia. Diga aos alunos que, ao iniciarem o trabalho do templo e da histria da famlia, a primeira coisa que devem fazer cadastrar-se no site do FamilySearch e descobrir quais informaes esto disponveis sobre eles mesmos e suas famlias. Se os alunos no tiverem computador, podem pedir ao consultor de histria da famlia que encontre as informaes sobre sua famlia no site do FamilySearch e as imprimam para eles.

Atividade
Durante os ltimos cinco minutos da aula, pea ao secretrio da ala que entregue aos alunos o formulrio com o Resumo das Ordenanas Individuais. Esse formulrio contm o nmero de registro e a data de confirmao do membro, que sero necessrios para a tarefa desta semana. (As informaes contidas no formulrio so confidenciais. Certifique-se, portanto, de que cada formulrio seja visto apenas pela pessoa a quem pertence.) Entregue tambm a cada aluno uma cpia de quaisquer instrues que voc tenha imprimido a partir do site do FamilySearch. Essas instrues podem ser teis aos alunos quando comearem a usar o site durante a semana.

O cina Opcional
Se alunos precisarem de ajuda para se cadastrarem no site do FamilySearch, talvez voc queira usar a Oficina 1, Cadastrar-se no Site do FamilySearch, que se encontra no Apndice A. Essa oficina pode ser usada com um grupo pequeno ou para ajudar uma pessoa individualmente.

Lio 2
Anotaes
TAREFAS Incentive os alunos a seguir o Esprito Santo ao comearem a reunir informaes sobre a histria de sua famlia. Convide-os a: Cadastrar-se no site new.familysearch.org e ver quais informaes podem encontrar sobre si mesmos e suas famlias. Se alguns alunos no tiverem acesso Internet, incentive-os a pedir ao consultor de histria da famlia que os ajude a encontrar as informaes disponveis sobre sua famlia no site do FamilySearch. Imprimir um grfico de linhagem familiar e um ou mais registros de grupo familiar da famlia deles a partir do site do FamilySearch (ou pedir ao consultor de histria da famlia que imprima os formulrios por eles). Se o site do FamilySearch tiver informaes sobre geraes mltiplas, os alunos podem imprimir os registros de algumas geraes apenas. Incentive os alunos a trazer os formulrios para a prxima aula. Preparar-se para a prxima aula fazendo a leitura do captulo 3, Reunir Informaes em Casa, pginas 1213 do Guia do Membro.

Lio 3

LIO 3

REUNIR INFORMAES EM CASA


Objetivos
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de: Entender quais informaes so necessrias para o trabalho do templo. Entender a necessidade de verificar as informaes sobre sua famlia no site do FamilySearch antes de reunir mais informaes. Comear a reunir informaes em casa.

Preparao
Como preparar esta lio: Em esprito de orao estude as pginas 1213 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Examine tambm a seo Informaes Necessrias para as Ordenanas do Templo na pgina 19 do Guia do Membro. Assista aos seguintes segmentos do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar os segmentos, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao dos segmentos.) Informaes Necessrias para as Ordenanas do Templo (5:51 minutos) Reunir Informaes em Casa (7:02 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula. Traga uma caixa de papelo contendo vrias amostras de registros ou itens familiares comuns de sua casa que contenham informaes de genealogia, como registros de nascimento, de casamento e de bito, uma Bblia da famlia, histrias familiares, recortes de jornal sobre a famlia, obiturios ou um dirio. Esteja preparado para mostr-los aos alunos.

Lio 3
Anotaes

Rever as Tarefas
Inicie a aula revendo rapidamente as tarefas da lio anterior. Pergunte aos alunos: Quantos de vocs conseguiram cadastrar-se no site do FamilySearch? Que dificuldades encontraram para se cadastrar? Quantos de vocs conseguiram encontrar informaes sobre si mesmos ou sua famlia no site? Quantos de vocs conseguiram imprimir um grfico de linhagem familiar e um registro de grupo familiar para trs ou quatro geraes de sua famlia? Se nenhum dos alunos conseguiu se cadastrar no site do FamilySearch e imprimir as informaes de sua famlia, providencie para que consigam ajuda para realizar essas tarefas.

Pontos Importantes
1. Informaes Necessrias para as Ordenanas do Templo
Explique-lhes que ao reunirem informaes, os alunos precisam saber quais informaes so necessrias para as ordenanas do templo por seus antepassados.

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem os tipos de informaes que permitiro que faam as ordenanas do templo por seus antepassados. Mostre Informaes Necessrias para as Ordenanas do Templo (5:51 minutos).

Discusso
Pea aos alunos que discutam sobre as informaes necessrias para que se faam as ordenanas do templo por uma pessoa. Leiam juntos Informaes Necessrias para as Ordenanas do Templo na pgina 19 do Guia do Membro. Ajude os alunos a compreender que devem reunir o mximo de informaes possvel para garantir que as ordenanas do templo no sejam repetidas e prover uma base slida para pesquisas futuras.

2. Usar o Site do FamilySearch


Pea aos alunos que observem o grfico de linhagem familiar e o registro de grupo familiar que imprimiram a partir do site do FamilySearch. Convide-os a compartilhar o que aprenderam sobre a famlia deles.

10

Lio 3
Anotaes
Ajude-os a fazer o seguinte: Analisar as informaes nos registros impressos. Identificar e corrigir erros bvios. Acrescentar informaes que faltam. Ver se h ordenanas do templo que podem ser feitas. Saliente que se os registros mostrarem que as ordenanas podem ser realizadas para um antepassado, os alunos podero ir ao templo imediatamente para fazer esse trabalho. Eles podem consultar as pginas 3436 no Guia do Membro para instrues sobre como realizar as ordenanas do templo. Explique-lhes que se os alunos no tiverem informaes suficientes sobre alguns antepassados que possibilitem a realizao das ordenanas do templo, esse curso os ajudar a aprender a reunir as informaes necessrias e inseri-las no site do FamilySearch.

3. Reunir Informaes que Esto em Casa


Explique aos alunos que eles podem encontrar excelentes informaes da histria da famlia da seguinte forma: Registrando informaes sobre as histrias da famlia de que se lembram. Procurando registros que tm em casa.

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que descubram maneiras de reunir informaes sobre a histria da famlia que eles tm em casa. Mostre Reunir Informaes em Casa (7:02 minutos).

Discusso
Pea aos alunos que identifiquem objetos ou registros que possam ser encontrados em casa e que contenham informaes teis de histria da famlia (ver itens listados na pgina 13 do Guia do Membro).

Mostrar
Mostre aos alunos a caixa contendo os registros reunidos por voc. Mostre os registros aos alunos e discuta os tipos de registros que eles provavelmente encontraro em casa.

11

Lio 3
Anotaes
TAREFAS Incentive os alunos a: Em esprito de orao, escolher uma famlia ou um antepassado para aprender mais sobre ele. Dar ateno especial queles que necessitam das ordenanas do templo. Comear a reunir informaes que tm em casa sobre essa famlia ou pessoa. Pea aos alunos que tragam para a prxima aula algumas das informaes que encontrarem. Preparar-se para a prxima aula lendo o captulo 4, Registrar as Informaes sobre a Histria da Famlia, pginas 1523 do Guia do Membro. Trazer um grfico de linhagem familiar e um registro de grupo familiar impressos a partir do site do FamilySearch para que possam continuar a aprender a registrar informaes sobre a histria da famlia.

12

Lio 4
Anotaes

REGISTRAR AS INFORMAES SOBRE A HISTRIA DA FAMLIA


Objetivos
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de: Entender a importncia de manter registros precisos da histria da famlia. Registrar nomes, datas e locais no formato correto. Proteger as informaes da famlia usando o site do FamilySearch ou formulrios de papel.

LIO 4

Preparao
Como preparar esta lio: Em esprito de orao estude as pginas 1523 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Assista ao seguinte segmento do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar o segmento, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao do segmento.) Como Usar Grficos de Linhagem e Registros de Grupo Familiar (4:44 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula. Se tiver alunos que planejem registrar as informaes familiares em formulrios de papel, talvez voc queira usar a atividade que se encontra no final da lio. Para essa atividade, traga vrios grficos de linhagem e registros de grupo familiar para cada aluno. Voc pode fazer uma cpia dos formulrios que se encontram no verso do Guia do Membro ou pedir formulrios ao Centro de Distribuio da Igreja. O secretrio da ala pode informar-lhe como pedir os formulrios. Traga lpis para os alunos.

Rever as Tarefas
Inicie a aula revendo rapidamente as tarefas da lio anterior. Pergunte aos alunos: Quantos de vocs escolheram uma famlia ou um antepassado para aprender mais sobre ele?

Lio 4
Anotaes
Quantos de vocs comearam a reunir registros em casa? Que novas informaes encontraram? Vocs tm perguntas?

Pontos Importantes
1. A Importncia de Manter Registros
Convide um dos alunos para ler Doutrina e Convnios 128:24 (ver a pgina 15 do Guia do Membro). Pergunte aos alunos: Por que importante manter registros de nossa histria da famlia e das ordenanas do templo? Como podemos fazer um registro digno de ser aceito pelo Senhor?

2. Usar o Site do FamilySearch


Examine com os alunos o primeiro pargrafo de Usar o Site do FamilySearch, na pgina 16 do Guia do Membro. Saliente que depois que as informaes da histria famlia so registradas no site do FamilySearch (em new.familysearch.org), o sistema fornece vrios benefcios, conforme descrito nos itens da pgina 16. Examinem esses itens juntos. Para ajudar os alunos a entender como registrar suas informaes familiares no site do FamilySearch, estude Inserir Voc Mesmo as Informaes ou Trabalhar com um Consultor de Histria da Famlia, na pgina 16 do Guia do Membro. Escolha as opes que melhor atendam s necessidades de seus alunos. Responda a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.

3. Como Registrar Informaes nos Formulrios


Observao: Se a maioria de seus alunos tiver acesso a um computador e planejar registrar as informaes diretamente no site do FamilySearch, talvez voc queira pular esta seo e a atividade da prxima pgina. Ajude os alunos a entender que, se no tiverem acesso a um computador, eles tm a opo de preparar um registro mo de suas informaes familiares. Uma maneira de fazer isso pedir ao consultor de histria da famlia que imprima cpias do grfico de linhagem familiar e do registro de grupo familiar para a famlia dos alunos a partir do site do FamilySearch. Depois, os alunos podem escrever informaes adicionais sobre seus antepassados diretamente nos formulrios. A vantagem dos formulrios impressos a partir do site do FamilySearch que j contm algumas informaes sobre a famlia. Se os alunos no puderem imprimir os formulrios a partir do site do FamilySearch, eles podem usar o grfico de linhagem e o registro de grupo familiar em branco que se encontram no Apndice A do Guia do Membro. Formulrios adicionais esto disponveis nos centros de histria da famlia ou podem ser requisitados no Centro de Distribuio da Igreja.

14

Lio 4
Anotaes Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que descubram como os grficos de linhagem e os registros de grupo familiar so usados para se registrarem informaes familiares. Mostre Como Usar Grficos de Linhagem e Registros de Grupo Familiar (4:44 minutos).

Discusso
Debata as seguintes perguntas: Qual o propsito de um grfico de linhagem? Qual o propsito de um registro de grupo familiar? Por que ambos os tipos de formulrio so necessrios?

4. Diretrizes para Manuteno de Registros


Pea aos alunos que abram o manual em Diretrizes para Manuteno de Registros, nas pginas 2021 do Guia do Membro. Explique-lhes que essa seo fornece as diretrizes sobre como registrar informaes sobre a famlia deles. Faa uma reviso rpida das diretrizes sobre como registrar nomes, datas e locais. Saliente que essa seo do Guia do Membro uma referncia que eles podem consultar para ver as informaes e os exemplos.

Atividade
Observao: Essa atividade apenas para pessoas que desejam registrar as informaes em formulrios de papel. Certifique-se de que os alunos tenham os formulrios impressos a partir do site do FamilySearch ou de grficos de linhagem e folhas de grupo familiar em branco. Ajude os alunos a comear a registrar as informaes que reuniram at o momento nos formulrios apropriados. A maioria dos alunos no terminar essa atividade durante a aula. Incentive-os a continuar a trabalhar nos formulrios em casa.

O cina Opcional
Se alguns alunos precisarem de ajuda para registrar informaes no site do FamilySearch, talvez voc queira usar a Oficina 2, Acrescentar Informaes ao Site do FamilySearch, que se encontra no Apndice B. Essa oficina pode ser usada com um grupo pequeno ou para ajudar uma pessoa individualmente.

15

Lio 4
Anotaes
TAREFAS Incentive os alunos a: Comear a registrar as informaes que reuniram em casa. Se tiverem acesso Internet, podem registrar as informaes diretamente no site new.familysearch.org. Se no tiverem acesso Internet, eles podem registrar as informaes em formulrios de papel. Usar as diretrizes nas pginas 2021 do Guia do Membro para registrar nomes, datas e locais corretamente. Prepararem-se para a prxima aula lendo o captulo 5, Reunir Informaes da Famlia, pginas 2426 do Guia do Membro.

16

Lio 5

REUNIR INFORMAES DA FAMLIA


Objetivos
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de: Identificar os membros da famlia que talvez tenham informaes adicionais sobre a histria da famlia. Contatar essas pessoas para obter as informaes.

LIO 5

Preparao
Como preparar esta lio: Em esprito de orao estude as pginas 2426 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Assista aos seguintes segmentos do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar os segmentos, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao dos segmentos.) Reunir Informaes da Famlia (5:14 minutos) Entrevistas sobre Histria da Famlia (5:42 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula.

Rever as Tarefas
Inicie a aula revendo rapidamente as tarefas da lio anterior. Pergunte aos alunos: Quantos de vocs conseguiram registrar as informaes de histria da famlia que encontraram at agora? Vocs tm perguntas sobre como registrar informaes? Se alguns alunos no conseguiram registrar as informaes que reuniram at o momento, providencie ajuda para que possam concluir essa tarefa.

Pontos Importantes
1. Reunir Informaes da Famlia
Ajude os alunos a entender que os membros da famlia podem ser uma fonte valiosa de informaes de histria da famlia.
17

Lio 5
Anotaes Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem quais so as recompensas de contatarem os membros da famlia. Mostre Reunir Informaes da Famlia (5:14 minutos).

Discusso
Reveja os exemplos da apresentao do DVD. Pergunte aos alunos: Que histrias ou exemplos lhes marcaram mais? Por qu? Que sentimentos tiveram ao assistir apresentao?

2. Entrevistar Membros da Famlia


Ajude os alunos a familiarizarem-se com as informaes contidas no Guia do Membro a respeito de como contatar os membros da famlia e entrevist-los. Mostre as diretrizes que se encontram nas pginas 2427 e debata-as com os alunos. Mostre tambm a lista de exemplos de perguntas para entrevistas no Apndice B do Guia do Membro. Em seguida, pergunte: O que devem fazer antes de entrevistar um membro da famlia para conseguir as informaes mais teis? Que tipos de pergunta devem fazer durante a entrevista sobre a histria da famlia? Depois de uma entrevista, o que devem fazer para usar as informaes que conseguiram da melhor maneira possvel? Incentive os alunos a estudar as diretrizes contidas no Guia do Membro e as perguntas do Apndice B ao se prepararem para contatar os membros da famlia.

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, explique aos alunos que vero dois exemplos de uma entrevista de histria da famlia. Pea a eles que encontrem diferenas entre as duas entrevistas. Mostre Entrevistas sobre Histria da Famlia (5:42 minutos).

Discusso
Pea aos alunos que ponderem a respeito das duas entrevistas mostradas na apresentao. Depois pergunte: Que problemas aconteceram no primeiro exemplo? Que tcnicas foram mais eficientes no segundo exemplo? Talvez voc queira listar os comentrios dos alunos no quadro. Saliente que, no segundo exemplo, a entrevistadora fez o seguinte: Contatou a pessoa com antecedncia.

18

Lio 5
Anotaes
Estava preparada para registrar as informaes. Fez perguntas com mais de uma resposta durante a entrevista. Conseguiu cpias de documentos importantes.

3. Registrar as Informaes Que Reunir


Explique aos alunos que, ao reunirem informaes, eles devem continuar a registr-las no site do FamilySearch. Faa as seguintes perguntas: Por que til registrar as informaes medida que elas so reunidas? Quantos de vocs encontraram informaes que foram acrescentadas s informaes que j haviam sido registradas? Lembre aos alunos que devem continuar a registrar as informaes assim que as obtiverem por meio dos membros da famlia e de outras fontes. Eles podem fazer anotaes simples nos impressos que fizeram a partir do site do FamilySearch ou podem usar formulrios em branco do Apndice A do Guia do Membro.

TAREFAS Incentive os alunos a: Fazer uma lista dos membros da famlia que possam ter informaes adicionais sobre seus antepassados. Contatar um ou mais membros da famlia durante a prxima semana para verificar se eles tm quaisquer informaes que poderiam ser acrescentadas ao site do FamilySearch. Prepararem-se para a prxima aula lendo o captulo 6, Reunir Informaes de Registros Pblicos, pginas 2832 do Guia do Membro.

19

Lio 6
Anotaes

LIO 6

REUNIR INFORMAES DE REGISTROS PBLICOS


Objetivos
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de: Entender o valor dos registros pblicos como fontes de informaes sobre a famlia. Usar a Tabela de Seleo de Registros no Apndice C do Guia do Membro para escolher um registro pblico onde pesquisar. Ir para os locais onde os registros so mantidos e analisar os registros para ver se contm as informaes desejadas.

Preparao
Como preparar esta lio: Em esprito de orao, estude as pginas 2832 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Assista aos seguintes segmentos do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar os segmentos, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao dos segmentos.) Introduo aos Registros Pblicos (5:22 minutos) Reunir Informaes de Registros Pblicos (5:55 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula.

Rever as Tarefas
Inicie a aula revendo rapidamente as tarefas da lio anterior. Pergunte aos alunos: Quantos de vocs conseguiram contatar um membro da famlia e pedir informaes sobre a famlia? Quantos de vocs conseguiram encontrar novas informaes para serem acrescentadas a seu grfico de linhagem familiar e ao registro de grupo familiar? Vocs tm perguntas? Incentive os alunos a registrar quaisquer novas informaes que encontraram sobre seus antepassados e oferea ajuda conforme a necessidade.
20

Lio 6
Anotaes

Pontos Importantes
1. Registros Pblicos a Pesquisar
Explique aos alunos que depois de terem reunido informaes obtidas em casa e com os membros da famlia, talvez seja necessrio pesquisar informaes adicionais em registros pblicos. Entre eles esto registros de nascimento, de casamento e de falecimento, registros de censos e outros, mantidos por governos ou igrejas.

Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem tipos de registros pblicos que contenham informaes valiosas sobre histria da famlia. Mostre Introduo aos Registros Pblicos (5:22 minutos).

Discusso
Pea aos alunos que identifiquem os tipos de registros pblicos conforme apresentados no segmento do DVD e indicados no Guia do Membro, nas pginas 2829. Discuta sobre os tipos de informaes geralmente encontradas em registros pblicos.

2. Reunir Informaes de Registros Pblicos Apresentao do DVD


Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem o processo usado para reunir informaes de registros pblicos. Mostre Reunir Informaes de Registros Pblicos (5:55 minutos).

Discusso
Discuta sobre o mtodo para se reunir informaes de registros pblicos conforme apresentado no segmento do DVD. Depois, faa o seguinte: Pea aos alunos que localizem a Tabela de Seleo de Registros no Apndice C do Guia do Membro. Explique como a tabela funciona. Examine com os alunos algumas das informaes contidas na tabela para que aprendam a us-la. Expliquelhes que a primeira coluna mostra os tipos de informaes sobre um antepassado e eventos importantes na vida desse antepassado. A segunda e a terceira colunas mostram as organizaes que podem ter os registros relacionados a esses tipos de informaes ou eventos. Explique aos alunos que registros vitais so registros de nascimento, de casamento e de falecimento. Responda a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.

21

Lio 6
Anotaes Aplicar
Pea aos alunos que identifiquem em sua rea as organizaes que mantm registros pblicos. Em seguida, discuta as seguintes maneiras de se conseguir uma cpia de um registro pblico: Escrever para a pessoa que mantm os registros. Visitar o local onde os registros so armazenados. Telefonar para a pessoa responsvel pelos registros e pedir cpias dos registros que voc deseja. Verificar se a organizao tem um site na Internet onde os registros esto indexados ou se encontram disponveis. Verificar se outra organizao, como uma Biblioteca de Histria da Famlia, contm um exemplar do registro. Contratar algum para pesquisar os registros para voc.

3. Manter Anotaes sobre o Que Encontrar


Explique aos alunos que eles podem evitar a repetio de esforos se mantiverem um registro da pesquisa feita e das informaes encontradas. Pea aos alunos que abram nos exemplos de anotaes de pesquisa no Apndice A do Guia do Membro. Use as informaes que se encontram na pgina 31 do Guia do Membro para rever como usar as anotaes de pesquisa. Mostre aos alunos como acrescentar informaes s anotaes de pesquisa e responda a quaisquer perguntas que tiverem.

TAREFAS Incentive os alunos a: Usar a Tabela de Seleo de Registros no Apndice C do Guia do Membro para identificar o tipo de registro que pode conter informaes sobre um antepassado. Localizar o registro e ver que informaes contm. Os alunos podem visitar ou entrar em contato com o local onde os registros so mantidos. Eles podem tambm escrever ou enviar um e-mail para eles ou usar a Internet para informar-se sobre os registros. Registrar os resultados da pesquisa nas anotaes de pesquisa do Apndice A. Registrar todas as informaes novas no site do FamilySearch ou em formulrios em papel. Prepararem-se para a prxima aula lendo o captulo 7, Providenciar as Ordenanas do Templo, pginas 3338 do Guia do Membro.

22

Lio 7
Anotaes

LIO 7

PROVIDENCIAR AS ORDENANAS DO TEMPLO


Objetivos
Quando os alunos conclurem esta lio, devero ser capazes de: Entender as bnos que advm do trabalho do templo e da histria da famlia. Entender as normas bsicas e as diretrizes para preparar nomes para as ordenanas do templo. Imprimir uma Solicitao de Ordenana Familiar para levar ao templo.

Preparao
Como preparar esta lio: Em esprito de orao estude as pginas 3338 do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da Histria da Famlia. Assista aos seguintes segmentos do DVD Templo e Histria da Famlia Curso em DVD. (Se no puder mostrar os segmentos, aborde algumas das mesmas informaes apresentando a atividade de discusso que acompanha a apresentao dos segmentos.) Enviar Nomes para o Templo (5:57 minutos) Bnos do Trabalho do Templo e da Histria da Famlia (5:47 minutos) Reserve um aparelho de DVD da biblioteca da capela para ser usado na aula. Examine as normas para se preparar nomes para as ordenanas do templo, que se encontram nas pginas 3435 do Guia do Membro. Esteja preparado para responder s perguntas que os alunos venham a ter a respeito dessas normas.

Rever as Tarefas
Inicie a aula revendo rapidamente as tarefas da lio anterior. Pergunte aos alunos:

23

Lio 7
Anotaes
Quantos de vocs conseguiram usar a Tabela de Seleo de Registros (no Apndice C do Guia do Membro) para localizar registros pblicos teis? Quantos de vocs encontraram novas informaes para serem acrescentadas a seu grfico de linhagem familiar e ao registro de grupo familiar? Que experincias tiveram enquanto pesquisavam os registros pblicos? Vocs tm perguntas?

Pontos Importantes
1. Aguardar as Bnos do Evangelho
Explique-lhes que, durante esta lio, os alunos aprendero a preparar os nomes para as ordenanas do templo. Descubra se algum em sua classe serviu em uma misso ou filiou-se Igreja recentemente. Pea a algumas pessoas que descrevam como os novos conversos se sentem quando podem finalmente desfrutar das bnos do evangelho em sua vida. Explique-lhes que podemos ajudar a proporcionar a mesma alegria a nossos antepassados. Testifique sobre as bnos que recebemos ao servirmos nossos antepassados nos templos do Senhor.

2. Normas para a Preparao de Nomes para as Ordenanas do Templo


Examine com os alunos as diretrizes para saber quais nomes podem ser enviados para as ordenanas do templo, na pgina 34 do Guia do Membro. Faa as seguintes perguntas: Por que importante pedir permisso dos parentes vivos mais prximos quando voc deseja realizar as ordenanas do templo por uma pessoa falecida que nasceu nos ltimos 95 anos? Quais membros da famlia podem ser considerados os parentes vivos mais prximos? Discuta as diretrizes para saber quais ordenanas precisam ser realizadas, nas pginas 3536 do Guia do Membro. Explique aos alunos que, quando inserirem informaes da famlia no site do FamilySearch, o sistema automaticamente identificar quais antepassados se qualificam para as ordenanas do templo e quais antepassados talvez no necessitem das ordenanas. Discuta sobre a responsabilidade que os membros da Igreja tm de realizar as ordenanas do templo por seus antepassados. Saliente que os membros no devem enviar nomes de pessoas, que no sejam seus parentes, para as ordenanas do templo. Incentive os alunos a obedecerem s normas da Igreja ao prepararem nomes para as ordenanas do templo.

24

Lio 7
Anotaes 3. Enviar Nomes para o Templo Apresentao do DVD
Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem as maneiras de enviar os nomes para o templo. Mostre Enviar Nomes para o Templo (5:57 minutos).

Discusso
Pea aos alunos que descrevam as duas maneiras de enviar um nome para o templo. Certifique-se de que eles entendam que podem usar o site do FamilySearch ou formulrios de papel. Depois, pergunte: Como se usa o site do FamilySearch para providenciar a realizao das ordenanas do templo? Como se usam os formulrios em papel para providenciar a realizao das ordenanas do templo? Pergunte aos alunos se tm perguntas sobre o envio de nomes para as ordenanas do templo.

4. Realizar Ordenanas do Templo


Pea aos alunos que abram em Realizar Ordenanas do Templo, nas pginas 3738 do Guia do Membro. Discuta as informaes sobre como agendar uma visita ao templo, o que acontece no templo e o que fazer depois da visita ao templo. Certifique-se de que os alunos compreendam o que esperado deles.

5. Bnos do Trabalho no Templo Apresentao do DVD


Antes de mostrar este segmento do DVD, pea aos alunos que identifiquem as bnos que advm do trabalho do templo e da histria da famlia. Mostre Bnos do Trabalho do Templo e da Histria da Famlia (5:47 minutos).

Discusso
Discuta algumas das bnos mencionadas no segmento do DVD. Se for adequado, convide alguns alunos para descrever as bnos que receberam depois de fazerem o trabalho do templo e da histria da famlia associados a este curso. Leia a declarao do Presidente Boyd K. Packer na pgina 39 do Guia do Membro. Saliente a seguinte ideia: O trabalho de histria da famlia tem o poder de fazer algo em favor dos mortos e o mesmo poder de agir em benefcio dos vivos.

25

Lio 7
Anotaes 6. Continuar Seus Esforos
Convide um aluno para ler Doutrina e Convnios 128:22. Incentive os alunos a continuarem a identificar e redimir seus antepassados por meio do trabalho do templo e da histria da famlia.

O cina Opcional
Se os alunos precisarem de ajuda ao prepararem nomes para as ordenanas do templo, talvez queira usar a Oficina 3, Preparar Nomes para as Ordenanas do Templo, que se encontra no Apndice C. Essa oficina pode ser usada com um grupo pequeno ou para ajudar uma pessoa individualmente.

TAREFAS Incentive os alunos a: Preparar o nome de um ou mais antepassados para as ordenanas do templo. Imprimir uma Solicitao de Ordenana Familiar para levar ao templo. Se alunos estiverem usando registros de grupo familiar impressos, incentive-os a trabalhar com o consultor de histria da famlia para enviar o nome de seus antepassados para as ordenanas do templo. Continuar a reunir informaes familiares nos prximos meses e a enviar informaes para o templo para a realizao de ordenanas.

Acompanhar
Seu desafio como professor acompanhar os alunos para ajud-los a fazer o trabalho do templo e da histria da famlia. Marque horrios durante as prximas semanas para reunir-se com cada um deles para ver como esto fazendo esse trabalho. Oferea ajuda aos alunos no que puder. Voc pode tambm pedir aos consultores de histria da famlia que ajudem a acompanhar os alunos. Seu apoio contnuo ter um papel importante no sucesso dos alunos.

26

Apndice A
Anotaes

CADASTRAR-SE NO SITE DO FAMILYSEARCH


Objetivo
Este material deve ser usado como uma oficina em que os alunos podero praticar com um computador. Quando os alunos conclurem a oficina, eles sero capazes de se cadastrarem no site do FamilySearch.

OFICINA 1

Preparao
Como se preparar para esta oficina: Em esprito de orao estude as pginas 89 do Guia do Membro. Encontre um local para apresentar a oficina. A oficina pode ser apresentada em sua casa, em um centro de histria da famlia ou em qualquer lugar que tenha um computador e acesso Internet. Procure encontrar um local com mais de um computador para que todos os alunos possam praticar o uso do site do FamilySearch, que se encontra no endereo new.familysearch.org Se apenas um computador estiver disponvel, incentive os alunos a alternarem a realizao das tarefas para que cada um adquira experincia. Pratique o uso do site do FamilySearch para mostrar aos alunos como usar os recursos bsicos do site. Isso inclui ver as informaes sobre a famlia, mover-se para frente e para trs no grfico de linhagem e alternar entre a tela do registro de grupo familiar e do grfico de linhagem. Acesse a Central de Ajuda em new.familysearch.org e examine as instrues sobre como usar o site. As instrues on-line so as mais atualizadas. Talvez queira imprimir parte desse material para entregar aos alunos.

Explicar
Explique o processo para se cadastrar no site do FamilySearch. Talvez queira que os alunos abram na pgina 9 do Guia do Membro e revejam os passos l explicados.

27

Apndice A
Anotaes

Demonstrar
Cadastrar-se e Entrar no Sistema
Entregue aos alunos cpias das instrues que imprimiu a partir do site do FamilySearch para que possam acompanhar durante a demonstrao. Use o computador para mostrar aos alunos a pgina inicial do site new. familysearch.org Convide um aluno para ajud-lo a fazer a demonstrao. Pea a um aluno que se sente ao computador. Guie o voluntrio em cada passo do cadastramento enquanto os outros assistem. Depois de esse aluno ter-se cadastrado, ajude-o a entrar no sistema pela primeira vez e ver as informaes de sua famlia.

Navegar
Mostre aos alunos como se mover para frente e para trs na tela do grfico de linhagem. Mostre os cones do templo que indicam quando as ordenanas do templo precisam ser realizadas. Mostre aos alunos como imprimir informaes a partir da tela do registro de grupo familiar e do grfico de linhagem. Talvez tambm queira mostrar aos alunos as ajudas e os recursos disponveis na Central de Ajuda.

Praticar
Se tiver acesso a apenas um computador, faa com que os alunos alternem o uso dele. Se tiver vrios computadores, incentive os alunos a compartilhar o uso dos computadores, se necessrio. Permita que os alunos tenham tempo para se cadastrar no site do FamilySearch, visualizar e imprimir as informaes sobre a famlia deles. Ajude-os e faa comentrios conforme a necessidade. Responda s perguntas que surgirem durante a oficina. Incentive os alunos a procurar os antepassados que precisam das ordenanas do templo.

28

Apndice B
Anotaes

OFICINA 2

ACRESCENTAR INFORMAES AO SITE DO FAMILYSEARCH


Objetivo
Este material deve ser usado como uma oficina em que os alunos podero praticar com um computador. Quando os alunos conclurem a oficina, eles sero capazes de acrescentar nomes, datas e locais a seus grficos de linhagem no site do FamilySearch.

Preparao
Como se preparar para esta oficina: Encontre um local para apresentar a oficina. A oficina pode ser apresentada em sua casa, em um centro de histria da famlia ou em qualquer lugar que tenha um computador e acesso Internet. Procure encontrar um local com mais de um computador para que todos os alunos possam praticar o uso do site do FamilySearch, que se encontra no endereo new.familysearch.org Se apenas um computador estiver disponvel, incentive os alunos a alternarem a realizao das tarefas para que cada um adquira experincia. Pratique o uso do site do FamilySearch para mostrar aos alunos como usar os recursos bsicos do site, como acrescentar o nome de um marido, uma esposa ou de um filho. Acesse a Central de Ajuda em new.familysearch.org e examine as instrues sobre como usar o site. As instrues on-line so as mais atualizadas.

Explicar
Explique os tipos de informaes que podem ser acrescentadas ao site do FamilySearch: Nome de pessoas. Data e local de eventos importantes, como nascimento, casamento e falecimento. Fatos, como ttulo, profisso ou descrio fsica. Fontes de onde obteve as informaes. Anotaes ou detalhes sobre a pesquisa. Parentesco entre as pessoas em relao a outros membros da famlia.

29

Apndice B
Anotaes

Demonstrar
Entre na pgina inicial de new.familysearch.org Mostre aos alunos como acrescentar informaes adicionando uma pessoa em seu prprio grfico de linhagem. Se voc no tiver informaes para acrescentar, use o grfico de linhagem de um aluno para essa demonstrao. Acrescente vrios tipos de informaes, como nomes, datas e locais. Acrescente fatos, anotaes e fontes. Mostre aos alunos como indicar os parentescos.

Praticar
Se tiver acesso a apenas um computador, faa com que os alunos alternem o uso dele. Se tiver vrios computadores, incentive os alunos a compartilhar o uso dos computadores, se necessrio. Permita que os alunos tenham tempo para acrescentar informaes a seus grficos de linhagem. Ajude-os e faa comentrios conforme a necessidade. Responda s perguntas que surgirem durante a oficina. Incentive os alunos a procurar os antepassados que precisam das ordenanas do templo.

30

Apndice C
Anotaes

OFICINA 3

PREPARAR NOMES PARA AS ORDENANAS DO TEMPLO


Objetivo
Este material deve ser usado como uma oficina em que os alunos podero praticar com um computador. Quando os alunos conclurem essa oficina, sero capazes de imprimir uma Solicitao de Ordenana Familiar para levarem ao templo.

Preparao
Como se preparar para esta oficina: Em esprito de orao estude as pginas 3435 do Guia do Membro. Encontre um local para apresentar a oficina. A oficina pode ser apresentada em sua casa, em um centro de histria da famlia ou em qualquer lugar que tenha um computador e acesso Internet. Procure encontrar um local com mais de um computador para que todos os alunos possam praticar o uso do site do FamilySearch, que se encontra no endereo new.familysearch.org Se apenas um computador estiver disponvel, incentive os alunos a alternarem a realizao das tarefas para que cada um adquira experincia. Pratique o uso do site do FamilySearch para mostrar aos alunos como usar recursos bsicos, assim como selecionar as ordenanas do templo e imprimir uma Solicitao de Ordenana Familiar. Acesse a Central de Ajuda em new.familysearch.org e examine as instrues sobre como usar o site. As instrues on-line so as mais atualizadas.

Explicar
Explique os passos bsicos para se preparar um formulrio de Solicitao de Ordenana Familiar: 1. Entrar no site do FamilySearch. 2. Encontrar o nome que voc deseja enviar para as ordenanas do templo. 3. Indicar quem providenciar os procuradores para as ordenanas do templo. 4. Se voc for providenciar os procuradores, selecione as ordenanas a serem realizadas.

31

Apndice C
Anotaes
5. Examinar a Solicitao de Ordenana Familiar na tela para certificar-se de que as informaes estejam corretas. 6. Imprimir o formulrio de Solicitao de Ordenana Familiar e lev-lo ao templo.

Demonstrar
Entre na pgina inicial de new.familysearch.org Mostre aos alunos como encontrar o nome de pessoas pelas quais as ordenanas precisam ser realizadas. Demonstre como selecionar as ordenanas a serem realizadas. Mostre aos alunos como preparar e imprimir um formulrio de Solicitao de Ordenana Familiar.

Praticar
Se tiver acesso a apenas um computador, faa com que os alunos alternem o uso dele. Se tiver vrios computadores, incentive os alunos a compartilhar o uso dos computadores, se necessrio. Permita que os alunos tenham tempo para preparar uma Solicitao de Ordenana Familiar para os antepassados que necessitam das ordenanas do templo. Ajude-os e faa comentrios conforme a necessidade. Responda s perguntas que surgirem durante a oficina. Incentive os alunos a levar ao templo a Solicitao de Ordenana Familiar que imprimiram e realizar as ordenanas.

32

You might also like