You are on page 1of 17

Intrprete de Libras e alunos surdos: comunicao em sala de aula Daniela Paladini Groppo

Docente do Centro Universitrio Amparense - Amparo/SP

RESUMO

O presente estudo pretendeu conhecer como a ao pedaggica compreendida pelos intrpretes educacionais de Lngua de Sinais em sua atuao profissional, desde a educao infantil at o ensino superior. Por se tratar de um assunto relativamente novo, a literatura disponvel sobre o tema escassa, porm, o estudo alcanou seu objetivo, onde foi possvel identificar elementos que permitiram verificar se os intrpretes atuam em uma perspectiva pedaggica. As recomendaes preconizadas na literatura acentuam que os intrpretes educacionais devem constantemente buscar alternativas, como oferecer exemplos para que os alunos compreendessem a proposta do professor regente, de forma a dar suporte ao pensar dos alunos surdos, demonstrando-nos, assim, que tanto atuavam quanto concebiam sua atuao na perspectiva da ao pedaggica.

Palavras-Chave: LNGUA BRASILEIRA EDUCACIONAL, AO PEDAGGICA

DE

SINAIS,

INTRPRETE

INTRODUO
A preocupao e interesse em desenvolver esse estudo se originou da dificuldade de participao do aluno surdo nos contedos curriculares no ensino regular. Sendo assim, surgiu a necessidade em conhecer o processo de interlocuo espontnea entre o intrprete de LIBRAS e o aluno surdo, e os dilogos propostos para o aprofundamento dos contedos curriculares ao interagirem pela Lngua de Sinais (LIBRAS) no contexto escolar; visando contribuir na criao de contextos mais significativos para a aprendizagem dos alunos surdos inseridos no ensino regular. Essa preocupao vincula-se ao aprendizado qualitativo desses alunos surdos no ensino regular. No decorrer dos primeiros anos da minha atuao profissional como intrprete de LIBRAS, deparei- me com uma realidade distante daquela descrita na Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educao Nacional. Essa lei exige a obrigatoriedade da oferta de LIBRAS no currculo oficial da rede de ensino, em todas as etapas e modalidades da educao bsica (PERLIN e STROBEL, 2006). At pouco tempo atrs, era possvel perceber no ensino regular o espao segregador em que as salas eram montadas e o horrio contrrio do recreio dos alunos surdos com o dos alunos ouvintes e principalmente o despreparo da gesto e dos docentes em atuar e trabalhar com esse alunado dentro da escola, gerando assim a excluso. Reconhecendo a importncia dessa parceria e aprendizado de uma nova lngua, a LIBRAS, acreditamos que esse estudo possa oferecer dados acerca da importncia de um intrprete de LIBRAS em contato com o aluno surdo dentro da escola, permitindo o acesso lngua de sinais, cultura e identidade surda, na aquisio e ampliao de conhecimentos. Partindo dessa preocupao, para melhor compreenso das representaes da surdez e do contexto histrico e escolar, essa pesquisa conta com as sees apresentadas a seguir:

Na primeira seo, apresenta-se uma reflexo sobre os estudos surdos que valorizam as identidades, a lngua, os projetos educacionais, a histria, a arte, as comunidades e a cultura surda na viso scio-antropolgica e do seu reconhecimento poltico e social. Com a segunda seo, demonstra-se a importncia da presena do intrprete de LIBRAS dentro da escola mediando, por meio da lngua de sinais, a comunicao e a interao com os contedos curriculares propostos.

1.

OS ESTUDOS SURDOS EM EDUCAO


Para o pesquisador Skliar (1998, p. 5), os Estudos Surdos so compreendidos

como um programa de pesquisa em educao que valoriza as identidades, a lngua, os projetos educacionais, a histria, a arte, as comunidades e a cultura surda, a partir de sua diferena, e no deficincia, e do seu reconhecimento poltico e social. S (2002, p. 47) considera os estudos surdos, como um movimento que visa reconstituir a experincia da surdez como um trao cultural, tendo a lngua de sinais como elemento significante para esta definio. Sendo assim, os Estudos Surdos, por estarem enraizados nos Estudos Culturais, buscam focalizar as questes das culturas, das prticas discursivas, das diferenas, das lutas e do reconhecimento do povo surdo, como pertencente a uma mesma sociedade. Diante dessas definies e do percurso histrico, sabe- se que a definio de surdez foi direcionada para uma viso mdica-teraputica, partindo do dficit auditivo e da classificao da surdez, mas que desconsiderou a experincia da surdez e dos contextos psicossociais e culturais nos quais o surdo est inserido e se desenvolve, passando a ser valorizado e considerado pelos Estudos Surdos. H dcadas a discusso e as prticas educacionais vm permitindo apontar os efeitos devastadores do fracasso escolar da grande maioria dos alunos surdos, resultante dessa ideologia clnica dominante. Skliar (2001, p.1) relata que,
Foram mais de cem anos de prticas enceguecidas pela tentativa de correo, normalizao e pela violncia institucional, que negavam a existncia da comunidade surda, da lngua de sinais, das identidades surdas e das experincias visuais, que determinam o conjunto de diferenas dos surdos em relao a qualquer outro grupo de sujeitos.

Estudos (SASSAKI, 1997; ARANHA, 2000; BRASIL, 2002; MANTOAN, 2003) mostram mudanas na escola em decorrncia do emprego de novos paradigmas. No caso dos alunos surdos, as transformaes tm ocorrido sobre as concepes de sujeitos surdos, de surdez, da lngua dessa comunidade, de polticas educacionais e de anlise das relaes de poderes e saberes entre os surdos e os ouvintes. Referem-se, principalmente, a aplicaes de modelos de educao bilnge1 e bicultural2 e ao estudo minucioso acerca das concepes sociais, culturais e antropolgicas da surdez (SKLIAR, 1997). Ainda para Skliar (2001), as restries na organizao de projetos polticos de cidadania, dos direitos lingsticos, e as dificuldades no processo de reorganizao e de reconstrues pedaggicas resultam ainda na existncia de conflitos. Atualmente a necessidade est em focalizar as transformaes no nvel das representaes que comparam os poderes e saberes clnicos3 e teraputicos. O fato das discusses sobre a educao de surdos avanarem lentamente revela a presena de um sentido comum em relao aos significados obrigatrios, como classifica Skliar (2001, p. 8): [...] surdos/deficientes auditivos/outros, deficientes/educao especial/reeducao/normalizao/ integrao. Essas denominaes sugerem tambm um conjunto de contrastes binrios, que marcado por uma pedagogia para surdos onde se constri a partir de oposies: [...] normalidade/anormalidade, sade/patologia, ouvinte/surdo, maioria/minoria, oralidade/gestualidade (SKLIAR, 2001, p. 9). Os surdos so identificados pela sociedade ouvinte a partir dessas oposies, que os colocam em lados opostos nas relaes sociais, dispondo dos espaos reservados a eles, para serem apenas meros observadores, sem participao e muito menos serem considerados.

Goldfeld (1997, p.44) conceitua a educao bilngue, como sendo [...] a aquisio da lngua materna pelo surdo, lngua de sinais, que considerada a lngua natural dos surdos e, como segunda lngua a lngua oficial escrita de seu pas, no caso do Brasil a lngua portuguesa. 2 J a educao bicultural entendida neste estudo como a prevalncia de duas culturas em um mesmo contexto educacional, isto : a cultura surda e a cultura ouvinte. 3 Para Perlin e Strobel (2006, p. 7), na viso clinica a escola de surdos s se preocupa com as atividades da rea de sade, veem os sujeitos surdos como pacientes ou doentes nas orelhas que necessitam ser tratados a todo custo, por exemplo, os exerccios teraputicos de treinamento auditivos e de preparao dos rgos fonador fazem parte do trabalho do professor de surdos quando atua na abordagem oralista. Esses profissionais caracterizam os surdos pelo grau de surdez e no pela identidade cultural.

Diante dessas colocaes, uma nova viso ou paradigma, no deveria satisfazerse com dados quantitativos de fracasso escolar desses alunos surdos, e nem trabalhar com estratgias de remediar e naturalizar a surdez. A Educao de Surdos4, hoje, se encontra dividida no que se refere permanncia dos paradigmas da Educao Especial, multiplicando o fracasso da ideologia hegemnica, ou o movimento de ruptura entre a educao especial e a educao de surdos. Ainda, no entendimento de Skliar (1999), ambas as polticas educacionais, Educao Especial e Educao de Surdos, so diferentemente analisadas. A primeira tem como caracterstica principal a educao no discurso da deficincia, da incapacidade, voltada para a viso clnica-teraputica e, a segunda, visualiza a educao com um perfil de prticas educacionais permeadas de significados ao dar prioridade ao percurso histrico e cultural, e valorizar e respeitar o surdo em sua identidade, cultura, lngua e comunidade lingstica e social representadas. Por outro prisma, ao aprofundar os estudos e as prticas em uma nova viso conceitual, ser possvel que os Estudos Surdos rompam a dependncia representacional com a Educao Especial e estabeleam relaes com as linhas de pesquisa em educao. Com esse rompimento, os Estudos Surdos podero reescrever uma nova trajetria para a Educao de Surdos, preconizando a identidade, a cultura, a comunidade, a lngua e o sinal da comunidade, visualizado e respeitado. Na Educao Especial, esse novo caminho no possvel de ser visto ou trilhado, pois a sua concepo no permite ou oportuniza a sociedade majoritria visualizar o surdo, grupo minoritrio, como sendo uma comunidade nica em suas oportunidades, participaes, percepes e saberes. Esse horizonte pode ser visualizado quando consideramos o documento do Ministrio da Educao e do Desporto, elaborado em parceria com a Secretaria de Educao Especial em 1995:
Reivindicam Subsdios para a organizao e funcionamento de servios de educao especial, com o objetivo de atender aos princpios constitucionais e cumprir o compromisso assumido, no
4

Segundo Strobel (2008, p.14), nas duas terminologias, a escola para surdos e a escola de surdos, so diferentes os conceitos discutidos em GES/ Grupos Estudos Surdos de UFSC. As diferenas seriam assim: a primeira nega a identidade cultural dos surdos procurando fazer com que os alunos surdos procurem imitar os sujeitos ouvintes e na segunda se identificam com identidade lingstica e valorizam a cultura de surdos.

Plano Decenal de Educao para Todos (1993), de universalizar, o acesso educao e promover a equidade; e concentrar a ateno na aprendizagem (PEDROSO, 2001, p. 14).

Esse documento contempla o atendimento ao surdo, estabelece a definio de classe especial contida na Portaria Nacional de Educao Especial (BRASIL, 1994), e esclarece quanto a organizao e funcionamento desse espao ao dar prioridade aos aspectos fsicos e pedaggicos, determina que o objetivo seja trabalhar para o pleno desenvolvimento das potencialidades dos alunos surdos e procura buscar sua efetiva integrao na classe regular, aps a aprendizagem da escrita (PEDROSO, 2001). Percebe-se que o descrito nesse documento no condiz com a realidade encontrada nas escolas regulares, onde os espaos fsicos reservados a essas salas encontram-se, em sua maioria, nos fundos da escola ou em lugares distantes dos demais, propiciando a excluso. Toda a organizao e funcionamento desse espao, a valorizao e aplicabilidade dos recursos pedaggicos, fsicos e tecnolgicos no garantem o [...] pleno desenvolvimento das potencialidades dos alunos surdos (BRASIL, 1995, p. 65). O agente multiplicador e aplicador desses recursos, o professor especializado ouvinte, no compreende e no estabelece significados ao aprendizado desse alunado, levando dificuldades na incluso desses alunos surdos, em virtude de muitos professores, que atuam nessa rea, ainda no apresentarem fluncia em Libras. Sendo assim, os alunos surdos permanecem por mais de dois anos na mesma classe, com poucos avanos em seu processo de escolarizao. Em funo desses argumentos, Pedroso (2001, p. 22), parafraseando Skliar (1998) concorda que:
Os mtodos de ensino s podero ser adequados s necessidades especiais dos alunos surdos se forem capazes de incorporar o modo de viver dos surdos, portanto devero ser organizados com a participao do surdo adulto ou professor surdo, na educao, e com a presena de profissionais capacitados em Libras.

Pedroso (2001, p. 23) discorre ainda que:


O mau funcionamento atribudo a essas classes nas ltimas dcadas e o insucesso dos seus usurios parecem no estar diretamente relacionados s caractersticas do aluno surdo, mas concepo de surdez prevalente nos ambientes escolares, falta de polticas que viabilizem modelos de ensino mais adequados a essa populao e m formao do professor para promover a aprendizagem.

As citaes acima evidenciam que o mau funcionamento e os seus resultados, indicam que a Educao Especial no tem contribudo para o sucesso e avano da escolarizao do aluno surdo. Por outro lado, a permanncia desse aluno surdo em uma escola inclusiva, em sala regular em um perodo e na sala de recursos em outro, viabiliza o contato com outra cultura e valores e a aprendizagem de uma outra forma de comunicao, o portugus escrito, sendo respeitado em sua diferena por ser entendido e se fazendo entender. Skliar (2001, p. 11), em suas anlises, reafirma e define a Educao Especial como [...] um subproduto da educao, cujos componentes ideolgicos, polticos e tericos, so de natureza discriminatria, conduzindo a uma prtica permanente de excluso e incluso. Nessa leitura, a Educao Especial o espao habitual onde se reproduzem estratgias de naturalizao das dificuldades educacionais dos surdos e onde a surdez mascarada. Esse fracasso da Educao Especial pode ser compreendido ao se considerar que a mesma est fundamentada na viso clnica e mdica da deficincia, que busca a cura e a reabilitao do surdo e no oferece perspectivas para as pessoas na condio de deficientes e de incapazes, consideradas como incurveis e intratveis. Essa viso de poltica educacional para o surdo estimula a concepo de que o surdo deve aprender e se socializar, em seu espao, sem contato e/ou trocas com outros alunos ouvintes, por serem deficientes e no diferentes, devendo aprender, como primeira lngua, a lngua majoritria oral e priorizar a padronizao decorrente de uma sociedade hegemnica e segregadora. Aps o Congresso de Milo5, em 1880, at os dias atuais, a filosofia oralista ainda aceitvel e praticada por muitos na Educao Especial, trilhando caminhos que buscam a integrao, a assistncia e o tratamento da surdez como doena. O surdo, de acordo com essa filosofia educacional, tem sido visto como um sujeito deficiente, com dficits nos processos cognitivos e de linguagem, dificilmente superveis, os quais tm produzido uma histria educacional de fracassos e excluso escolar e, conseqentemente, com falta de oportunidades para esses alunos alcanarem nveis adiantados de escolarizao (PEDROSO, 2001).

que determinou a mudana da educao de surdos para o enfoque clnico-teraputico, dando nfase ao modelo ouvinte como referncia ideal e a lngua na modalidade oral como meta almejada.

Os argumentos aqui apresentados fundamentam e ressignificam o paradigma sobre os estudos surdos e a educao de surdos, identificados como um novo modelo educacional que busca preservar a cultura surda, o reconhecimento das diferenas e o uso da lngua de sinais nas relaes sociais e no processo de ensino-aprendizagem desses alunos. As modalidades educacionais implantadas pelas polticas pblicas para os surdos, tais como: classes especiais ou insero nas classes regulares com apoio das salas de recursos6, ainda no conseguem garantir resultados satisfatrios em seu processo de ensino e aprendizagem, na viso de S (2002, p. 69),
[...] o que oferece sustentao ao sucesso escolar do aluno surdo se ele for filho de pais surdos, pois tm a oportunidade de adquirir de forma natural a lngua de sinais utilizada por seus pais e de assimilar informaes sociais e ambientais em tempo e volume semelhantes ao de uma criana que ouve.

O foco dessa discusso est no modelo de educao de surdos hoje e no na educao para surdos (STROBEL, 2008), enraizado nos discursos dentro do bilingismo7 e a partir das manifestaes da comunidade surda, em um espao educacional que prioriza o contato dos surdos com outros surdos em defesa da escola inclusiva8, valorizando o contato da cultura surda com a cultura ouvinte. De acordo com Pedroso (2001, p. 23-24), [...] enquanto os discursos apontam para o carter segregador das escolas especiais, dentro do enfoque bilnge, a escola de surdos vista como o melhor caminho para a to sonhada integrao social e cidadania dos alunos surdos. Mesmo a partir dessas mudanas de paradigmas sobre a educao de surdos e seus mtodos de ensino, ainda se mantm forte a filosofia oralista, que comea a sofrer presses de vrios movimentos de resistncia, que buscam a oportunidade de avanarem no territrio, fortalecendo a lngua, a cultura, a identidade e a comunidade surdas.

A sala de recursos ou escola especial conta com um atendimento individual ou em pequenos grupos, de acordo com a srie ou faixa etria que os alunos surdos esto matriculados no ensino regular. Freqentam essa sala em perodo contrrio, para que os contedos propostos em sala regular possam ser transmitidos e reforados pelo professor ou outro profissional especializado (se no houver professor especializado disponvel). Esses profissionais colaboram tambm para o acompanhamento desses alunos no ensino regular, orientando o professor da sala regular (no que chamado de trabalho itinerante). 7 A proposta de uma filosofia bilnge traz os pressupostos de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e lngua prprias. (GOLDFELD, 1997, p. 39). 8 A escola inclusiva, aqui mencionada, [...] se refere incluso que proporcione uma insero total e incondicional do aluno surdo, na qual a escola ir se adaptar s condies dos alunos e no os alunos se adaptarem ao modelo da escola (WERNECK, 1997 apud PEDROSO, 2001, p. 1).

A abordagem oralista, prioriza integrar o surdo na comunidade ouvinte, apresentando-lhe e ensinando-lhe a lngua oral, desprezando sua identidade, sua cultura, sua lngua e o seu mundo (GOLDFELD, 1997; PEDROSO, 2001). Os resultados da escolarizao dentro do oralismo mostram insucessos na utilizao da lngua oral pelos surdos, pois esta no permite uma comunicao adequada com a comunidade ouvinte e prejudica a compreenso de ambas as partes. O oralismo visualiza o surdo em um modelo clnico-teraputico, definido acima por Perlin e Strobel (2006), que o caracteriza dentro do processo educacional em trs perfis: teraputico, reabilitacional e corretivo, que os segregam (SKLIAR, 1997). A histria mostra ainda que, por muitos anos, essa filosofia oralista era imposta aos surdos como forma de pertencimento a uma sociedade, a sociedade ouvinte. O surdo deveria adquirir a cultura, a identidade e a lngua dos ouvintes, para que pudessem estar junto aos mesmos que, diferentemente dos surdos, se julgavam semelhantes, anulando a origem e raiz cultural da comunidade surda. Na busca de tornar possvel a constituio de uma nica rede social para a representao de todas as culturas, torna-se imprescindvel que a educao, que possui poderes como agente constituidor de subjetividade, se transforme em uma educao multicultural, dentro dos Estudos Culturais9 (S, 2002, p. 74). Os Estudos Culturais tiveram incio em 1964, na Inglaterra. Seus pesquisadores discutiam a compreenso de cultura dominante (S, 2002, p. 33) e concluram que para ser apto a compreender a cultura dominante precisaria de um grupo muito pequeno, onde as pessoas fossem capazes de estabelecer julgamentos espontneos, a principio, privilegiando esse pequeno grupo ao acesso a cultura, os elitistas. As barreiras foram vencidas pelos fundadores do Centro de Estudos Culturais Contemporneos que passaram a estudar as formas culturais urbanas, com referenciais marxista, nos anos de 1980. Por muitas dcadas os conflitos polticos e sociais contriburam para que novas vises fossem questionadas e revistas, passando para o ps-estruturalismo e, na dcada de 1990, sofrendo influencia de idias e estilos psmodernos sobre os conhecimentos cientficos e as identidades (STROBEL, 2008).

descrita por S (2002, p. 74), como sendo um contexto de luta entre os grupos culturalmente dominantes e os culturalmente dominados, incluindo nos temas multiculturais os debates sobre a democratizao das relaes de poder nas sociedades de modo geral.

Os Estudos Culturais se relacionam com os Estudos Surdos quando buscam perceber e analisar as prticas culturais e sociais dos surdos na construo de suas identidades e a contribuio desses significados em suas vidas dirias. Atualmente esses estudos demonstram a necessidade de se evidenciar como objeto de anlise a subjetividade e as identidades individuais e coletivas, destacando quem eu sou e quem ns somos no contexto cultural que pertencemos (S, 2002, p.35). Para representar as anlises realizadas nos Estudos Culturais, so consideradas todas as prticas sociais, que partem de uma viso cultural e agem na construo da subjetividade. S (2002, p. 38) assim apresenta essa questo: [...] recriaes que buscam desvelar os mecanismos pelos quais o significado produzido na linguagem, na narrativa ou em outros tipos de sistemas de significao. O presente estudo visa de modo semelhante, retratar por meio de uma ampla reviso bibliogrfica, o processo pelo qual os alunos surdos estabelecem interlocuo com o intrprete de Libras, mediado pela primeira lngua do surdo, envolvendo a construo de sua identidade, cultura, valores e significados prprios de sua comunidade. Visa, tambm, mostrar a necessidade e importncia em se priorizar a qualificao e o sucesso escolar desse alunado, promovendo uma incluso mais realista do que idealista e polticas pblicas mais eficazes. Esse parece um caminho educacional que garante o acesso dos alunos surdos aos significados dos contedos escolares, priorizando a qualificao e o sucesso escolar. Assim, possvel lhe oferecer suporte cognitivo para enfrentar a busca de uma qualificao no mercado de trabalho e o ingresso em uma sociedade mais igualitria e inclusiva, que torna possvel e vivel as oportunidades, escolhas e participaes do aluno surdo nos processos pedaggicos vivenciados dentro da escola.

2.

O INTRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR 2.1 A Escola como Espao de Todos

O compromisso de ensinar os contedos curriculares fica com os professores ouvintes, na maioria das escolas pblicas ou privadas, que atendem os surdos matriculados no ensino regular.

Na formao ou no decorrer da carreira docente desses professores ouvintes, ainda no eram oferecidos cursos preparatrios de comunicao em sinais (Libras), portanto os mesmos desconheciam as especificidades lingusticas e culturais da comunidade surda. Mesmo hoje, quando os cursos so oferecidos pelos rgos pblicos estaduais e municipais ficam limitados, como previsto, ao ensino de LIBRAS e no comportam discusses sobre o planejamento pedaggico adequado s especificidades dos alunos surdos. Segundo Ges (2002, p. 42-43) a falta de comunicao e de interao sobre conhecimentos e experincias [...] consome os esforos de interlocuo, para instituirse, ou constituir-se ela prpria, de maneira que a elaborao de conhecimentos pretendida (pela intencionalidade pedaggica) realiza-se de forma muito limitada quando (a duras penas) se realiza. Alm disso, quando essa capacitao docente ocorre, seu programa ainda estabelecido dentro de uma viso ouvintista, em consonncia com o currculo prescrito, resultando em uma sistemtica mdico-educacional (SKLIAR, 1999). Com a representao social de doente e incapaz, o surdo passa a ter o seu status (SKLIAR, 1999) diminudo e sem qualquer poder, por ser minoria em um espao ouvinte e receber o rtulo de problemas de sade mental, justificado pela ausncia de audio e pela necessidade de utilizar uma lngua prpria, que a lngua de sinais. A viso mdico-educacional continua quando diagnosticada pelo mdico a perda auditiva e indicando a utilizao do aparelho auditivo, como forma de sanar aquele dficit ou aquela limitao em ouvir sons ambientais e da fala, buscando a cura de seu mal. Sendo assim, ele poder ser semelhante aos ouvintes ao utilizar o aparelho de amplificao sonora indicado, pois por meio do aparelho sua audio e fala voltar ao normal. Esta sistemtica desconsidera e desrespeita a identidade da pessoa surda, sua subjetividade, seus sentimentos e emoes de pertencer a uma cultura e comunidade diferente sem ser deficiente (SKLIAR, 1997). Para Skliar (2000, p. 42)
[...] a lngua de sinais no se configura plenamente como uma das marcas de sua identidade e, de outro lado, ela no dominada o

suficiente, fazendo com que as dificuldades de compreenso e negociao levem a um reconhecimento de si como participante pouco capaz de acontecimentos dialgicos.

A lngua de sinais pode ser mesclada por vrios recursos gestuais o que dificulta o domnio e o intercmbio formal, ficando distorcida por um portugus sinalizado. Essa construo dificulta a interlocuo entre o professor ouvinte e o aluno surdo, pois requer um intenso esforo na busca de estratgias de compreenso comunicativa que limitam a obteno de resultados positivos para a construo de conhecimentos nas diversas reas do currculo. Considerando essas dificuldades de comunicao entre ouvintes e surdos na escola, vrias problemticas podem ser ressaltadas nesses espaos institucionais envolvidos na educao de surdos, como discutido a seguir. Ao ser encaminhado Escola Especial, aps diagnstico e protetizao, caber gesto pedaggica da escola, ouvintes, decidir qual turma o alunos surdo deve freqentar, em qual faixa etria e com que professor. Essas decises, em geral, levam em considerao apenas o seu tipo de perda 10, sem uma avaliao de seus saberes e que tenha a participao ou mediao de um educador e/ou interprete de LIBRAS, para evitar descaracterizar seus conhecimentos alegando no saberem se comunicar com esse aluno e desconhecerem a utilizao da lngua de sinais. Para Goldfeld (1997, p. 40) necessrio ao surdo adquirir a lngua de sinais e a lngua oficial de seu pas, mas somente na modalidade escrita e no oral. Essa pesquisadora afirma ainda que deva ocorrer [...] esta aquisio, preferencialmente, atravs do convvio da criana surda com outros surdos mais velhos, que dominem a lngua de sinais. Ainda na viso de Goldfeld (1997, p. 41) [...] a lngua de sinais seria a nica lngua que o surdo poderia dominar plenamente e que serviria para todas as suas necessidades de comunicao e cognitivas, isto , comunicao e organizao do pensamento. A presena de um surdo competente na construo do currculo permitiria considerar as suas diferenas culturais, de identidade e lngua, evitando apenas reformular aquele construdo no perfil do aluno ouvinte cujo acesso se d por meio da
10

O tipo de perda auditiva ou dficit auditivo determinado pela seguinte classificao: profunda (acima de 90 dB); severa (entre 71 90 dB); moderada (entre 41 55 dB); moderadamente severa (entre 56 - 70 dB); leve (entre 26 40 dB) e normal (0 26 dB). (NORTHERN e DOWNS, 1989).

lngua oral e que resulta no fracasso escolar do aluno surdo. Sob essas condies educacionais o aluno surdo no est includo nesse currculo e, muito menos, nessa escola. O currculo deve ser construdo e/ou reelaborado considerando as especificidades do aluno surdo. A esse respeito, em sua dissertao, Pedroso (2001, p. 25) afirma que:
A construo de um currculo para surdos, que contemple as suas necessidades, a sua forma de comunicao e a sua cultura, essencial na busca de um modelo de ensino apropriado para esses alunos, com qualidade, de fato, e capaz de promover a sua educao, na plenitude, ou seja, form-lo e inform-lo, garantindo-lhe autonomia diante das circunstncias s quais est exposto, na sua vida individual e social.

A sistemtica de elaborao e aplicao de um currculo voltado para o aluno ouvinte ocorre, principalmente, pelo no reconhecimento do sujeito surdo. No basta reconhecer sua lngua, mas necessrio tambm considerar a sua essncia que contempla: identidade, cultura, hbitos e comunidade. A condio de no convivncia com o outro e a falta de domnio da lngua de sinais so sinalizados por Ges (2000, p. 42) quando relata:
Para o surdo os fatores de diluio dos sinais numa gestalt11 de realizaes lingsticas e o seu envolvimento com as dificuldades, afetam a significao de si, pois de um lado a lngua de sinais no se configura plenamente como uma das marcas de sua identidade e de outro lado, ela no dominada o suficiente fazendo com que as dificuldades de compreenso e negociao levem a um reconhecimento de si como participante pouco capaz de acontecimentos dialgicos.

Mesmo no generalizando, os docentes ouvintes e as escolas, no podem ignorar a existncia de diferentes graus de capacitaes, idades e outras caractersticas desse aluno surdo, caso contrrio, acabam por comprometer a insero e divulgao da lngua e sua necessidade no mbito escolar, o que implicaria em uma resistncia focada primeiramente no aprendizado de outra lngua. A superao dessas dificuldades acarretaria a desconstruo e construo de paradigmas, ainda no aceitos por muitos docentes por estarem enraizados em culturas tradicionais e preconceituosas, principalmente quando se pensa que o diferente deva ser excludo e segregado da sociedade hegemnica e majoritria a qual pertence, com a justificativa de que receberia um tratamento especfico para surdos.
11

Entende-se por gestalt, a psicologia da forma, psicologia da Gestalt que uma teoria da psicologia que considera os fenmenos psicolgicos como um conjunto autnomo, indivisvel e articulado na sua configurao, organizao e lei interna. Funda-se na idia de que o todo mais do que a simples soma das partes.

O desconhecimento e dificuldades dos docentes em aprender a lngua de sinais, podem sugerir atitudes discriminatrias de uma maioria lingstica. Segundo Skliar (1999), os gestores e professores no conseguem visualizar a necessidade e importncia da utilizao da lngua de sinais dentro da escola e da sala de aula, pois o aprendizado dessa nova lngua solicitado por uma minoria que, para eles, nem conhece a si mesmo. Nesse caso, por que ocupar seu tempo livre para aprender e aprimorar outra lngua? No sabem quando e onde vo precisar usar essa nova forma de comunicao; onde buscar formao adequada e como dispor de tempo. Skliar (1999, p. 20) declara tambm que talvez se espere que os professores aprendam a usar sinais em seu tempo livre, fora do horrio escolar. Geralmente, esperar-se- que eles aprendam sinais como indivduos em situaes que esto separados da escola e/ou sala de aula. O autor sugere ainda que o ensino da lngua de sinais, no ocorra fora da escola, em horrio livre dos professores, mas dentro da rotina da escola, com todos os funcionrios. preciso que a LIBRAS tenha espao para ser aprendida e divulgada, pois dentro da escola que esto inseridos os sujeitos da ao pedaggica e social, sejam eles surdos ou ouvintes. Se a escola e seus agentes educacionais no repensarem a construo e adequao do currculo para a real incluso do aluno surdo no ensino regular, seguindo os ideais de participao e mudana, o fracasso desse aluno ser grande e permanente, principalmente quando alcanar um determinado grau de escolaridade e perceber que est sozinho e isolado dentro da sala de aula e da escola (PEDROSO, 2001). Portanto, a construo adequada de um currculo pensado e organizado para atender as necessidades e dificuldades do aluno surdo; com a participao de seus representantes, como intrprete de LIBRAS, e o aprendizado da lngua de sinais por todos os agentes da escola; de suma importncia para proporcionar a ele, aluno surdo, a sua participao efetiva e qualitativa na educao para todos segundo a LDB (BRASIL, 1996) e vivenciar a verdadeira incluso.

CONCLUSO
Os resultados dessa pesquisa mostram a importante e necessria presena do intrprete de LIBRAS na sala de aula regular, ressignificando os contedos propostos, ensinando novos conceitos e permitindo a construo da identidade surda.

A presena de intrprete de LIBRAS nas aulas planejadas para serem aplicadas na sala de aula pode demonstrar a necessidade do uso da lngua de sinais na construo da identidade surda, valorizando-a como instrumento de comunicao, troca, reflexo, crtica, posicionamento e oportunizando ao surdo significar sua interao com outro surdo. A reviso bibliogrfica tambm sinalizou que o desconhecimento dessa forma de comunicao (LIBRAS) pelos professores ouvintes podem no permitir o aprendizado pleno e efetivo dos alunos surdos frente aos contedos propostos em sala regular e de recursos. Acreditamos que ensinar uma lngua mais do que expor o aluno a dados lingsticos, um processo de reorganizao constante e dinmica do eu do outro. O estudo aponta que a interlocuo em lngua de sinais se desenvolve nas interaes sociais construdas na relao intrprete de LIBRAS e alunos surdos. Essa intensa relao de trocas de identidade, cultura, hbitos e lngua so determinantes para que o desenvolvimento do sujeito surdo e o seu aprendizado sejam efetivados, o que sugere Vygotsky (SMOLKA e GES 1993) Sem essas oportunidades significativas de acesso a interlocuo e aos contedos propostos em sala regular, resta a esse aluno ficar com o pouco que compreende do que est a sua frente, expresses de fala de seus professores, gestos sem sentido para ele, expresses faciais e corporais desvinculadas de significados. A importncia da presena da lngua de sinais e de um ou mais membros da comunidade surda dentro da escola, no caso especificamente o educador surdo, o interesse dessa pesquisa. Pelo que foi possvel observar, a lngua de sinais um elemento mediador entre o surdo e o meio social em que vive, permitindo ao surdo demonstrar suas capacidades de interpretao do mundo e evoluir suas estruturas mentais em nveis mais estruturados. Quando um surdo oportunizado a dominar sua primeira lngua, a lngua de sinais, aprende tambm a jogar com ela elaborando conhecimentos novos, o surdo cultural e provedor de novos sentidos lingusticos, construdos a partir de condies sociais, e capaz de produzir sua prpria histria. O aluno no percorre sozinho o caminho do aprendizado, a interveno de outra (s) pessoa (s), no caso da escola o professor e os demais alunos, necessria para que o

seu desenvolvimento possa ser promovido. No caso do surdo essa promoo s poder acontecer na presena da lngua de sinais e do intrprete de LIBRAS ou professor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARANHA, M. S. F. Incluso social e municipalizao. In: MANZINI, E. J. Educao especial: temas atuais. Marlia, SP: UNESP, 2000, p. 01-09. BASTOS, M. H. A experincia de uma implementao de um curso de Libras para professores da escola pblica. 2009. 128 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Centro Universitrio Moura Lacerda. Ribeiro Preto, SP, 2009. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Poltica nacional de educao especial. Braslia: SEESP, 1994. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Subsdios para organizao e funcionamento de servios de educao especial. Braslia: SEESP, 1995. BRASIL. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Lei N. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional.. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 02 fev. 2011. BRASIL. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Lei N. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10436.htm>. Acesso em 10 jan. 2011. SMOLKA, A. L.; GES, M. C. R. (Org.). A Linguagem e o outro no espao escolar: Vygotsky e a construo do conhecimento. Campinas, SP; Papirus, 1993. (Coleo Magistrio: Formao e Trabalho Pedaggico). GES, M. C. R. Com quem as crianas surdas dialogam em Sinais? In: LACERDA, C. B. F.; GES, M. C. R. (Orgs.) Surdez: Processos educativos e subjetividade. So Paulo: Lovise, 2000. p. 29-49. GES, M. C. R. Linguagem, surdez e educao. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. GOLDFELD, M. A criana surda: linguagem e cognio numa perspectiva sciointeracionista. So Paulo: Plexus, 1997. MANTOAN, M. T. E. Incluso escolar: o que ? por qu? como fazer?So Paulo: Moderna, 2003. NORTHERN, J. L.; DOWNS, M. P. Audio em crianas. 3. ed. So Paulo: Manole: 1989.

PEDROSO, C. C. A. Com a palavra o surdo: aspectos do seu processo de escolarizao. 2001. 155f. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal de So Carlos. So Carlos, SP, 2001. PERLIN. G. T. T.; STROBEL, K. Fundamentos da educao de surdos. Florianpolis: Editora UFSC, 2006. S, N. R. L. Cultura, poder e educao de surdos. Manaus: Editora UFA, 2002. SASSAKI, R. K. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. SKLIAR, C. Educao & excluso: abordagens scio-antropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Mediao, 1997. SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Editora Mediao, 1998. SKLIAR, C. A localizao poltica da educao bilnge para surdos. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educao bilnge para surdos. Porto Alegre: Mediao, 1999. p. 07-14. SKLIAR, C. Uma perspectiva scio-histrica sobre a psicologia e a educao dos surdos. In: SKLIAR, C. (Org). Educao & excluso: abordagens scio-antropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Mediao 2001. p. 107-154. STROBEL, K. L. Surdos: vestgios culturais no registrados na histria. 2008. 176 f. Tese (Doutorado em Educao) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 2008.

You might also like