You are on page 1of 40

INSTRUO SUPLEMENTAR - IS

IS n 43.13-004 Reviso A
Aprovao: Assunto: Portaria n 1.630/SAR, de 16 de agosto de 2012, publicada no Dirio Oficial da Unio N 160, Seo 1, pgina 3, de 17 de agosto de 2012. Procedimentos para Reparo de Aeronaves Avariadas em Origem: SAR Acidente/Incidente Aeronutico ou Ocorrncia de Solo com Avarias Estruturais de Grande Monta.

1.

OBJETIVO Estabelecer os procedimentos a ser seguidos por operadores e empresas certificadas no reparo de aeronaves avariadas em Acidente/Incidente Aeronutico ou ocorrncia de solo com avarias estruturais de grande monta.

2.

REVOGAO Esta IS incorpora os assuntos da IAC-3127-43-0890, de 30 de agosto de 1990, revogada pela Resoluo n 244, de 14 de agosto de 2012.

3.

FUNDAMENTOS O RBHA 43.13(d) estabelece que cada pessoa executando reparo de aeronaves acidentadas dever cumprir as instrues especficas da autoridade de aviao civil relativas comunicao de acidentes, transporte e translado da aeronave, incio dos servios, liberao da aeronave e registro dos servios executados.

4.

DEFINIES Esta IS faz uso de definies e conceitos j definidos no RBAC 01 e no RBHA 43.

5. 5.1 5.1.1

DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO Generalidades A ocorrncia de acidentes e incidentes, ou mesmo ocorrncias de solo, traz uma srie de preocupaes aos proprietrios e operadores de aeronaves, no s pelo evento em si, muitas vezes com vtimas e prejuzos materiais, mas tambm com o processo de recuperao da aeronave para retorn-la condio de aeronavegabilidade. Embora usado com frequncia, o termo recuperao no reconhecido oficialmente nos regulamentos. O termo correto a ser empregado nesse caso reparo, que poder ser um grande reparo ou um pequeno reparo.

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

5.2 5.2.1

Aeronavegabilidade Toda aeronave que tenha sofrido avarias em consequncia de acidente, incidente aeronutico ou ocorrncia de solo deve ser submetida a uma avaliao da sua condio de aeronavegabilidade de acordo com os RBHA/RBAC. Visando adequada investigao e/ou processo de reparo, a ANAC suspender, pelo cdigo 1, o Certificado de Aeronavegabilidade das aeronaves em cuja investigao o CENIPA tenha informado interesse ou que tenham sofrido avarias de grande monta em consequncia de acidente, incidente aeronutico ou ocorrncia de solo, sendo da responsabilidade do seu proprietrio no permitir o voo nessa situao. A aeronavegabilidade ser definitivamente invalidada e a matrcula no Registro Aeronutico Brasileiro ser cancelada no caso de acidente / incidente / ocorrncia em que a aeronave seja considerada irreparvel, conforme estabelecido nos pargrafos 5.8.1 e 5.8.2 desta IS. O processo de reparo das aeronaves que tiveram seu Certificado de Aeronavegabilidade suspenso conforme o item 5.2.2 ser considerado terminado quando da entrega do formulrio constante do Apndice B desta IS ANAC, e for revogada a suspenso do Certificado de Aeronavegabilidade da aeronave. O retorno ao voo de uma aeronave reparada aps acidente / incidente / ocorrncia em desacordo com os dispositivos desta IS implicar, conforme estabelece o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, em suspenso ou cassao do certificado para a empresa certificada, e em multa, suspenso ou cassao de certificados (o que for aplicvel) para operadores, proprietrios de aeronaves, pilotos e mecnicos. Transporte ou translado Somente aps terem sido cumpridas todas as exigncias legais aplicveis, relativas ao SIPAER e constantes das NSCA 3-5 (Notificao e Confirmao de Ocorrncias no mbito do SIPAER) e NSCA 3-7 (Responsabilidades dos operadores de aeronaves em caso de acidente e incidente aeronutico e de ocorrncia de solo), as aeronaves avariadas em acidente/incidente/ocorrncia podero ser transportadas ou transladadas. O transporte utilizando meios areos ou de superfcie independe de autorizao, desde que cumpridas as exigncias relativas ao SIPAER e que seja comunicada ANAC a sua realizao, informando a procedncia e o destino. O translado em voo dever ser solicitado ANAC pela empresa certificada que executou os servios de emergncia necessrios, e aps o cumprimento das exigncias relativas ao SIPAER. O translado somente ser permitido nas seguintes condies: a) Condies meteorolgicas visuais, exceto quando o voo IFR for expressamente autorizado; b) Tripulao mnima requerida para aeronave;

5.2.2

5.2.3

5.2.4

5.2.5

5.3 5.3.1

5.3.2

5.3.3

5.3.4

Origem: SAR

2/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

c) Sem carga ou passageiros exceto o mecnico responsvel pelos reparos de emergncia; e d) Seguro em ordem e em dia. 5.4 5.4.1 Incio dos servios Nenhuma empresa certificada poder iniciar os reparos em uma aeronave avariada em acidente/incidente aeronutico ou ocorrncia de solo conforme o item 5.2.2 sem autorizao da ANAC. Caso a comunicao de acidente prevista no pargrafo 5.3.1 desta IS no tenha sido feita, a autorizao da ANAC ficar condicionada ao recebimento de todas as informaes disponveis sobre o ocorrido. As empresas certificadas devero, aps autorizao da ANAC e antes de iniciar os reparos, preencher um laudo de avarias padronizado (Apndice C desta IS) que discriminar detalhadamente os danos sofridos pela aeronave, incluindo fotografias. Execuo dos servios Os reparos em uma aeronave avariada conforme previsto no item 5.2.2 devero ser executados em empresa certificada no Padro C para o tipo de aeronave. Havendo necessidade de servios em motores, em hlices ou em quaisquer outros componentes, eles devero ser executados em empresas devidamente certificadas para tal. Competncia para liberao da aeronave para retorno ao voo Se o nvel das avarias sofridas pela aeronave for tal que todos os trabalhos a serem executados sejam pequenos reparos previstos em publicaes tcnicas do fabricante da aeronave ou em documentos aprovados pelas autoridades aeronuticas brasileiras ou do pas de origem da aeronave, a empresa certificada poder executar os servios e ter competncia para liberar a aeronave para retorno ao voo. Se o nvel das avarias da aeronave for tal que envolva a execuo de grandes reparos, a empresa certificada poder executar os servios e ter competncia para liberar a aeronave para retorno ao voo, desde que os grandes reparos sejam executados de acordo com dados tcnicos considerados aprovados pela ANAC. So considerados dados tcnicos aprovados para reparos aqueles que estejam detalhadamente descritos em publicaes tcnicas especficas para o tipo da aeronave em questo, emitidas pelo fabricante ou pelas autoridades aeronuticas brasileiras ou do pas de origem da mesma, bem como aqueles que foram especificamente aprovados pela ANAC. O desenvolvimento de dados tcnicos (projeto e desenhos) para grandes reparos, visando sua aprovao, da responsabilidade de engenheiro com atribuies definidas em resoluo do CONFEA, e que tenha registrado em seus assentamentos no CREA atribuio para exercer a atividade de projeto e especificao de reparos em aeronaves, ou equivalente;

5.4.2

5.4.3

5.5 5.5.1 5.5.2 5.6 5.6.1

5.6.2

5.6.3

Origem: SAR

3/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

5.6.4

Estaro dispensados da aprovao das autoridades aeronuticas brasileiras os reparos que envolverem tcnicas por ela consideradas aceitveis e descritas em documentos emitidos, em Advisory Circulars emitidas pela Federal Aviation Administration ou em documentos equivalentes emitidos pela autoridade aeronutica do pas do fabricante da aeronave. O conceito de grande reparo encontra-se descrito no RBAC 01. Exemplos de grandes reparos so listados no Apndice A do RBHA 43. Documentao tcnica e registros de reparos A oficina certificada dever elaborar um relatrio de reparos que constar de: a) Identificao completa da aeronave (fabricante, tipo/modelo, nmero de srie e marcas de nacionalidade e de matrcula); b) Data e local do acidente / incidente / ocorrncia; c) Identificao da oficina incluindo o nmero do Certificado de Homologao de Empresa; d) Identificao completa (fabricante, tipo / modelo e nmero de srie) dos motores instalados; e) Identificao completa (fabricante, tipo / modelo e nmero de srie) dos cubos e ps de hlices instaladas; f) Identificao completa (fabricante, modelo e nmero de srie) das caixas de transmisso, no caso de helicpteros; g) Descrio detalhada dos servios executados incluindo croquis elucidativos; h) Cpias dos laudos de exame de material, de ensaios no destrutivos e de reviso geral de componentes; i) Cpia da ficha de peso e balanceamento, quando aplicvel;

5.6.5 5.7 5.7.1

j) Documentos comprobatrios da origem das peas aplicadas em substituio s julgadas inaproveitveis; k) Identificao completa (nome, qualificao, nmero da Licena e cdigo da ANAC) e assinatura dos mecnicos responsveis pela execuo e inspeo; l) Declarao de que a aeronave foi reparada de acordo com as normas e legislao vigentes e est aeronavegvel. No caso de Grandes Reparos, o formulrio SEGVOO 001 dever ser preenchido; m) Identificao (nome, ttulo, CREA emitente da Carteira Profissional e nmero de registro) do engenheiro, quando for o caso; e n) Referncias s publicaes tcnicas utilizadas.
Origem: SAR 4/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

5.7.2 5.7.3

A ttulo de orientao o Apndice D desta IS apresenta um modelo de relatrio de reparos que atende ao subttulo anterior. O relatrio de reparos dever ser arquivado juntamente com o laudo de avarias por um perodo no inferior a cinco anos, findo os quais ficar a critrio da empresa certificada seu destino. As empresas concessionrias do Transporte Areo Regular, que possurem todas as informaes solicitadas no pargrafo 5.7.1 desta IS permanentemente disponveis no controle de manuteno, estaro dispensadas da elaborao do relatrio de reparos para as aeronaves pertencentes sua frota. A empresa certificada dever fazer um registro do servio executado na caderneta de clula da aeronave ou em documento equivalente, incluindo as informaes requeridas pelo Apndice A desta IS. Adicionalmente, o registro de grande reparo deve ser feito em um formulrio SEGVOO 001, conforme requerido pelo RBHA 43, pargrafo 43.5 (b) e Apndice B desse RBHA. A empresa certificada dever enviar ANAC o formulrio constante do Apndice B desta IS devidamente preenchido e assinado por empresa certificada. A retirada de uma aeronave de uma oficina certificada sem que o processo de reparo esteja concludo dever ser comunicada pelo proprietrio ANAC. O transporte ou translado da aeronave, conforme o caso, dever ser processado de acordo com a subseo 5.3 desta IS. No caso dos reparos em uma aeronave serem executados por mais de uma empresa certificada, aquela responsvel para liberao da aeronave para retorno ao servio dever fazer a coleta, anlise e arquivo de todas as informaes, documentos tcnicos e registros de reparos necessrios confeco dos relatrios de reparo. Aeronaves irreparveis A ANAC s expedir laudo tcnico atestando a irreparabilidade de aeronave acidentada com base em laudo tcnico emitido por empresa certificada ou profissional competente conforme o item 5.6.3 aps anlise do relatrio de acidente, se aplicvel, e, sempre que possvel, aps a vistoria de aeronave. O laudo tcnico de que trata o pargrafo anterior ser emitido somente em caso de interesse pblico e ser enviado ao Registro Aeronutico Brasileiro para fins de cancelamento da matrcula. APNDICE: Apndice A Modelo do registro a ser feito nos documentos de aeronave reparada aps acidente / incidente aeronutico ou ocorrncia em solo Apndice B Comunicao de Concluso do Reparo Apndice C Modelo de Laudo de Avarias

5.7.4

5.7.5

5.7.6 5.7.7

5.7.8

5.8 5.8.1

5.8.2

6.

Origem: SAR

5/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

Apndice D Modelo de Relatrio de Reparos Apndice E Lista de Redues Apndice F Tabela de Referncia Cruzada entre a IAC 3127 e a IS 43.13-004A 7. 7.1 7.2 DISPOSIES FINAIS Os casos omissos sero dirimidos pela ANAC Nesta primeira edio (reviso A) da IS 43.13-004, no necessrio que se revise a documentao de entidades reguladas pela ANAC (por exemplo, manuais, formulrios, etiquetas, etc.), caso o nico intuito dessa reviso seja atualizar eventuais referncias IAC 3127. O Apndice F desta IS correlaciona os itens da IAC 3127 aos itens de mesmo assunto desta IS.

Origem: SAR

6/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

APNDICE A Modelo do registro a ser feito nos documentos de aeronave reparada aps acidente / incidente aeronutico ou ocorrncia em solo: (Logotipo) (Nome da organizao de manuteno) (Nmero do certificado) (Endereo, etc.) DECLARAO

Atestamos que a aeronave ........................., acidentada em ......../......./......., e acumulando nesta data ........ horas totais, foi por ns inspecionada, reparada e considerada em perfeitas condies de aeronavegabilidade no final do processo de recuperao a que foi submetida sob nossa responsabilidade com total observncia s normas e legislao aeronuticas em vigor. _________________________, ____/______/________ Local dia ms ano

Responsvel pela Execuo dos Servios

Responsvel pela Aprovao para Retorno ao Servio ____________________________________ Assinatura Nome: Mecnico: (Licena e Cdigo ANAC)

__________________________________ Assinatura Nome: Mecnico: (Licena e Cdigo ANAC)

Origem: SAR

7/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

APNDICE B Comunicao de Concluso de Reparo Modelo de formulrio a ser encaminhado ANAC comprovando a concluso dos reparos. (Logotipo) (Nome da organizao de manuteno) (Nmero do certificado) (Endereo, etc.) Fabricante: AERONAVE PROPRIETRIO / OPERADOR: Horas Totais: ACIDENTE Local: DECLARAO

Modelo/Tipo: N de Srie: Endereo: Ciclos Totais:

Matrcula:

Data:

Atestamos que a aeronave acima identificada, acidentada em ......../......./......., foi inspecionada e reparada por esta empresa de acordo com: 1. os requisitos do RBHA 43 e outros regulamentos aplicveis, 2. os manuais e instrues do fabricante, 3. a utilizao de dados tcnicos aprovados pela ANAC, e considerada aeronavegvel ao final dos servios de reparo.

_________________________, ____/______/________ Local dia ms ano

Responsvel pela Execuo dos Servios __________________________________ Assinatura Nome: Mecnico: (Licena e Cdigo ANAC)
Origem: SAR

Responsvel pela Aprovao para Retorno ao Servio ____________________________________ Assinatura Nome: Mecnico: (Licena e Cdigo ANAC)
8/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

APNDICE C Modelo de Laudo de Avarias Modelo de Laudo de Avarias padronizado a ser preenchido pela empresa. IDENTIFICAO DA EMPRESA AERONAVE Proprietrio/Operador: Horas Totais: ACIDENTE Local: N de Srie: Endereo: Ciclos Totais: Data : LAUDO DE AVARIAS I IDENTIFICAO DE COMPONENTES AERONAVE 1 MOTORES A - Fabricante / Tipo B - Nmero de srie / horas totais / horas aps reviso geral 2 HLICES A - Fabricante / Tipo B - Nmero de srie dos cubos / horas totais / horas aps reviso C Nmero de srie das ps / horas totais / horas aps reviso II IDENTIFICAO DE COMPONENTES AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS 1 MOTORES: A Fabricante / Tipo B Nmeros de srie / horas totais / horas aps reviso 2. ROTOR PRINCIPAL A Part Number do cubo / nmero de srie / horas totais / horas aps reviso B Part Number das ps / nmeros de srie / horas totais / horas aps reviso 3. ROTOR DE CAUDA : A Part Number do cubo / nmero de srie / horas totais / horas aps reviso B Part Number das ps / nmeros de srie / horas totais / horas aps reviso (Logotipo) (Nome da organizao de manuteno) (Nmero do certificado) (Endereo, etc.) Fabricante: Modelo/Tipo:

Matrcula:

Origem: SAR

9/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

4. CAIXAS DE TRANSMISSO : A Nomenclaturas / Part Numbers / nmeros de srie / horas totais / horas aps reviso III DESCRIO DAS AVARIAS AERONAVES DE ASAS FIXAS Descrever para cada uma das partes ou componentes listados abaixo da Clula, do Grupo Motopropulsor e dos Sistemas, o tipo da avaria, sua extenso e sua localizao. Essa lista apenas um exemplo. Ela deve relacionar todos os elementos que sofreram avarias no acidente/incidente. A ESTRUTURA A.1 Fuselagem A.2 Asa esquerda A.3 Asa direita A.4 Estabilizados vertical ( ou deriva) A.5 Estabilizador horizontal A.6 Ailerons A.7 Flapes A.8 Leme A.9 Profundores A.10 Carenagens. B TREM DE POUSO B.1 Trem de pouso principal esquerdo B.2 - Trem de pouso principal direito B.3 Trem de pouso auxiliar. C GRUPO MOTOPROPULSOR C.1 Motores C.2 Bero dos motores C.3 Hlices C.4 Outros (componentes, acessrios e partes do grupo motopropulsor) D SISTEMAS D.1 Sistema hidrulico D.2 Sistema eltrico D.3 Sistema de pressurizao e ar condicionado D.4 Sistema de proteo a chuva e gelo D.5 Instrumentos D.6 Outros ( sistemas de combustvel, comandos de voo, pneumtico, etc.).

Origem: SAR

10/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

III - DESCRIO DE AVARIAS AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS A ESTRUTURAS A.1 Cabine estrutura inferior A.2 Cabine estrutura superior A.3 Fixao do grupo motopropulsor A.4 Cone de cauda A.5 Estabilizadores A.6 Carenagens A.7 Outros B TREM DE POUSO B.1 Esqui B.2 Trem de pouso C GRUPO MOTOPROPULSOR C.1 Motores C.2 Rotor principal e mastro C.3 Rotor auxiliar C.4 Transmisso Principal C.5 Demais caixas de transmisso C.6 Outros D SISTEMAS D.1 Sistema hidrulico D.2 Sistema eltrico D.3 Sistema de ar condicionado D.4 Sistema de proteo a chuva e gelo D.5 Instrumentos D.6 Outros IV CONCLUSO:

___________________, ______/______/________ Local dia ms ano RESPONSVEL PELO LAUDO DE AVARIAS : _____________________________________________ Assinatura Nome : Qualificao Profissional: N da Habilitao (ANAC ou CREA)

Origem: SAR

11/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

APNDICE D Modelo de Relatrio de Reparos Modelo de Relatrio de Reparos: Operadores RBHA 91, RBAC 137 e RBAC 135 (No TPR) (Logotipo) (Nome da organizao de manuteno) (Nmero do certificado) (Endereo, etc.) Fabricante: Modelo/Tipo: N de Srie: Endereo: Ciclos Totais : Local: Data:

IDENTIFICAO DA EMPRESA AERONAVE

Matrcula:

PROPRIETRIO / OPERADOR: Horas Totais: ACIDENTE

RELATRIO DE REPAROS Aeronave: CESSNA Modelo 182M N de Srie : 18260000 Matrcula : PP-CEU Acidente: Garimpo do Morro Coberto Municpio de Ouro Verde GO Data : 28 Fev 2008 Motor: Hlice: Continental 0-470-R N de Srie : 10.000 Mc Cauley 2A34C66/90AT-8 (passo fixo) N de Srie : 110.820

Origem: SAR

12/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PP-CEU A aeronave acima descrita foi reparada seguindo o previsto nos manuais de servios da CESSNA para modelos 182, manual de reviso da CONTINENTAL para motores 0470 e manual de reviso de hlices Mc Cauley. 1. FUSELAGEM: 1.a - As cavernas das estaes 185.5 a 199.0 foram desamassadas e inspecionadas. Vide fig. 30, itens 2 e 3. 1. b - Dois reforadores longitudinais do cone de cauda do lado esquerdo foram substitudos. Vide fig. 30, itens 26 e 28. 1. c - Os revestimentos laterais inferiores traseiros e dianteiros do cone de cauda foram substitu dos. Vide fig. 30, itens 48 e 50. 2. EMPENAGEM: 2.a - A nervura mais baixa da deriva (fig.13A, item 16) foi recuperada com um reforo, conforme fig. 801. 2.b - A longarina traseira da deriva foi substituda. Vide fig.13A, item 8. 2.c - A nervura central da deriva, fig. 13A, item 5, foi recuperada com reforo, conforme croqui fig. 801 (Folha 1 de 2) 2.d - O revestimento da deriva, fig. 13A, item 34, foi reparado conforme croqui fig. 801 (Folha 5) 2.e - Todo conjunto do leme foi substitudo. Vide fig. 12A. 3. ASAS: 3.1 - ASA ESQUERDA: 3.1.a - As nervuras das estaes 100.0 e 190.0 foram substitudas. Vide fig.2, itens 27 e 33. 3.1.b - As nervuras das estaes 118.0, 136.0, 154.0 e 172.0 foram desamassadas e posteriormente inspecionadas. Nada de anormal foi encontrado. Vide fig.2, itens 28, 30, 31 e 32. 2

Origem: SAR

13/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PP-CEU (continuao) 3.1.c - A longarina frontal (fig. 4, item 22) foi recuperada com reforo prximo estao 120.0. Vide fig. 801 (Folha 2) 3.1.d - Substituda a janela de reteno e o farol. Vide fig.1A itens 22 e 28. 3.1.e - O bordo de ataque da estao 100.5 a 190.0 foi totalmente substitudo. Vide fig. 3A, item 9. 3.1.f - O revestimento superior da estao 100.5 a 190.0 foi desenrugado e os reforadores (fig. 5, itens 5, 6 e 7) sofreram reparos conforme fig. 801 (Folha 1) 3.2 - ASA DIREITA Nada a reparar. 4. TREM DE POUSO: 4.1 - TREM DE POUSO DO NARIZ: 4.1.a - Foi substitudo o cilindro. Vide fig. 41, item 1. 4.1.b - A carenagem foi desamassada e posteriormente pintada. Vide fig. 60, item 35. 4.2 - TREM DE POUSO PRINCIPAL DIREITO 4.2.a - Foi substituda a perna do trem. Vide fig. 39, item 3. 4.3 - TREM DE POUSO PRINCIPAL ESQUERDO: Nada a reparar. 5. GRUPO MOTO-PROPULSOR: 5.1 - MOTOR CONTINENTAL 0-470-R, N DE SRIE 10000: Foi efetuada reviso geral conforme laudo anexo. 5.2 - BERO DO MOTOR: Foi recuperado, tendo sido soldada uma luva de reforo. Foi feito teste de Magnaflux conforme laudo anexo. 3

Origem: SAR

14/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PP-CEU (continuao)

5.3 - HLICE Mc CAULEY 2 A34C66 / 90AT-8: Foi efetuada reviso conforme laudo anexo. 6 - TESTE FINAL Foi testado o funcionamento do motor, dos flaps e dos comandos de voo. Todas as demais partes e sistemas da aeronave que no foram afetadas pelo acidente, e aqui no mencionadas foram inspecionadas, nada sendo encontrado de anormal. Foi efetuado teste em voo. Foram verificados o funcionamento do motor, dos comandos do voo e demais sistemas, tendo a aeronave se comportado normalmente, dentro das caractersticas do manual.

CONCLUSO Atestamos que a aeronave PP-CEU, acidentada em 28/Fev/88, e acumulando nesta data 3905 horas totais, foi inspecionada reparada e considerada em perfeitas condies de aeronavegabilidade ao final do processo de recuperao a que foi submetida nesta empresa com total observncia s normas e legislao aeronutica em vigor.

So Gonalo, 18 Jul 2008 Inspetor (Designado para APRS): _________________________ Jos da Silva Cd. ANAC n 352789 Responsvel Tcnico ___________________________ Jos Aparecido Cdigo ANAC n 452897 4

Origem: SAR

15/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PP-CEU

26 28

50

48

ITENS: 2- Reparado / inspecionado 3 - Reparado / inspecionado 26 Substitudo 28 Substitudo 48 Substitudo 50 - Substitudo Figura 30. Conjunto do cone da cauda Compartimento de Bagagem Aumentada Origem: SAR

5
16/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DE SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M N DE SRIE 18260000, PT-CEU (continuao)

34

15

16

ITENS: 8 Substitudo 15- Reparado / inspecionado 16 Reparado / inspecionado 34 Reparado / inspecionado

Figura 13A. Instalao da Deriva e Barbatana Dorsal Antena de Comunicao do VHF Origem: SAR

17/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

Reparo Tpico de Nervura Figura 801 (Folha 2)

7
Origem: SAR 18/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

Reparo Tpico de Nervura Figura 801 ( Folha 1 de 2)

8
Origem: SAR 19/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

Reparo no Revestimento Figura 801 ( Folha 5)

9
Origem: SAR 20/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

ITEM : Todo o conjunto do Leme foi substitudo

Figura 12A. Conjunto do Leme Enflechado

10

Origem: SAR

21/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

31 32 27 28 30 33

ITENS : 27 - Substitudo 28 Reparado/ /Inspecionado 30 Reparado / Inspecionado 31 Reparado/ Inspecionado 32 Reparado / Inspecionado 33 - Substitudo

Figura 2. Conjunto da Estrutura da Asa

11

Origem: SAR

22/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

22

ITEM 22 Reparado /Inspecionado

Figura 4. Conjunto das Longarinas da Asa

12

Origem: SAR

23/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

Reparo da Longarina da Asa Figura 801 ( Folha 2)

13

Origem: SAR

24/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

22

28 ITENS : 22 Substitudo 28 Substitudo

Figura 1A. Conjunto da Asa Completa

14

Origem: SAR

25/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

ITEM: 9 - Substitudo

Figura 3A. Conjunto do Bordo de Ataque da Asa Alcance Estendido

15

Origem: SAR

26/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

ITENS: 1- Reparado / Inspecionado 5 Reparado / Inspecionado 6 Reparado / Inspecionado 7 Reparado / Inspecionado 5 1 7

Figura 5. Instalao de Revestimentos e Reforadores

16

Origem: SAR

27/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

Reparo Tpico de Reforadores e Canaletas Figura 801(Folha 1) Origem: SAR

17
28/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

ITEM : 1 - Substitudo

Figura 41. Conjunto do Trem de Pouso do Nariz

18

Origem: SAR

29/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

ITEM : 3 - Substitudo

Figura 39. Instalao do Trem de Pouso Principal (Folha 1)

19

Origem: SAR

30/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

RELATRIO DOS SERVIOS EXECUTADOS NA AERONAVE CESSNA 182M, N DE SRIE 18260000, MATRCULA PT-CEU (continuao)

35

ITEM: 35- Reparado / Inspecionado

Figura 40. Instalao do Trem de Pouso do Nariz

20

Origem: SAR

31/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

NOTA: As informaes deste Certificado podem ser inseridas em um formulrio SEGVOO 003 ou este Certificado deve ser referenciado nesse mesmo formulrio SEGVOO 003, o qual de preenchimento obrigatrio. AEROMOTOR LTDA CERTIFICADO N : ...................... Aeroporto Silveira Martins Hangar 2 So Gabriel MS Certificado ANAC N 127/80 ORDEM DE SERVIO N ............ CERTIFICADO DE REVISO DE MOTOR FABRICANTE ESPECIFICAES DO MOTOR MODELO / TIPO NMERO DE SRIE Data da Entrega do Motor para Utilizao Causa da Indisponibilidade Nmero Emitido do Certificado Continental 0-470-R 10.000 20 ABR 98 Baixa Presso de leo 006/98 NO ------Parada Brusca 007 / 08 1.500 h 25/05/2008

REVISO ANTERIOR

Horas Previstas Completa CAUSA DA Mau Funcionamento INDISPONIBILIDADE Avaria REVISO ATUAL N da Ficha do Banco Ensaio Limite de Horas Para Reviso Data de Entrega do Motor

SERVIO EXECUTADO: O motor acima especificado e seus acessrios foram submentidos reviso geral nesta Organizao de Manuteno, de acordo os manuais e instrues dos fabricantes, tendo sido cumpridos todas as DA e boletins mandatrios aplicveis, estando em perfeitas condies para uso, dentro das limitaes do fabricante. So Gabriel, 25 de Maio de 2008 _________________________________ Responsvel pela Execuo Jos da Silva Cdigo ANAC : 352789 ________________________________ Responsvel pela Liberao para Servio Jorge Aparecido Cdigo ANAC : 452897 21
Origem: SAR 32/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

NOTA: As informaes deste Certificado podem ser inseridas em um formulrio SEGVOO 003 ou este Certificado deve ser referenciado nesse mesmo formulrio SEGVOO 003, o qual de preenchimento obrigatrio. AEROMOTOR LTDA CERTIFICADO N ......................... Aeroporto Silveira Martins Hangar 2 So Gabriel MS ORDEM DE SERVIO N............. Certificado ANAC N 127/80 CERTIFICADO DE ENSAIO DO MOTOR NO BANCO DE PROVA FABRICANTE ESPECIFICAES DO MOTOR MODELO / TIPO NMERO DE SRIE Continental 0-470-R 10.000

N da Ficha do Banco Ensaio RESULTADO DO ENSAIO NO BANCO DE PROVA Parmetros do Fabricante Verificados Durante o Ensaio Resultado Final do Ensaio

007/08 Todos dentro dos Limites Aprovado

MOTIVO DO ENSAIO: Ensaio feito aps reviso geral do motor.

VALIDADE DA ARMAZENAGEM: o motor foi armazenado para curto prazo (30 dias). OBSERVAES: Registro das leituras dos parmetros durante o teste do motor no Banco de Ensaio encontra-se nas folhas anexas. So Gabriel, 20 de Maio de 2008

______________________________ Responsvel pela Execuo Roberto de Castro Cdigo ANAC 2345678

_________________________________ Responsvel pela Aprovao Joo da Silva Cdigo ANAC 9012345 22

Origem: SAR

33/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

NOTA: As informaes deste Laudo podem ser inseridas em um formulrio SEGVOO 003 ou este Laudo deve ser referenciado nesse mesmo formulrio SEGVOO 003, o qual de preenchimento obrigatrio. END ENSAIOS NO DESTRUTIVOS LTDA. Av. da Felicidade, n 300 Dourados, MS Certificado ANAC n 023/98 LAUDO DE ENSAIO NO DESTRUTIVO CLIENTE: Organizao de Manuteno de Aeronaves Ltda. ORDEM DE SERVIO N: 1030/2008, de 15 de Abril de 2008 MATERIAL: Bero de motor de aeronave Cessna 182M, PT-CEU SERVIO SOLICITADO: Ensaio com Partcula Magntica de todo bero.

RESULTADO DO ENSAIO: Item 1 2 3 4 Qtde. 1 ---------------Unidade Pea Nomenclatura Bero de motor, P/N 364172-2 S/N 3452 Resultado APROVADO

RELATRIO: A pea constante deste laudo tcnico foi submetida a testes no destrutivos para a deteco de trincas. Foi aplicado o mtodo de inspeo por partculas magnticas e nenhuma trinca foi constatada. CERTIFICADO: Certificamos que o material acima listado foi submetido a ensaio no destrutivo por partcula magntica e encontra-se aprovado com relao existncia de trincas. Dourados, 20 de abril de 2008 ______________________________ Responsvel pela Execuo Joo Carlos da Silva Cdigo ANAC n 192837 ___________________________________ Responsvel pela Aprovao Ricardo Arajo Cdigo ANAC n 92837465 23
Origem: SAR 34/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

NOTA: As informaes deste Laudo podem ser inseridas em um formulrio SEGVOO 003 ou este Laudo deve ser referenciado nesse mesmo formulrio SEGVOO 003, o qual de preenchimento obrigatrio. OFICINA DE HLICES SANTOS DUMONT LTDA. AEROPORTO DE DOURADOS, MS CERTIFICADO ANAC N 048/2000

LAUDO TCNICO DE: Inspeo

X Reviso Recuperao

HLICE: FABRICANTE: Mc Cauley TIPO: Passo Fixo MODELO: 2A34C66/90AT-8 N de Srie: 110820 SERVIOS EXECUTADOS DESMONTAGEM, LIMPEZA E INSPEO Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Servio Executado Remoo Desmontagem Geral Inspeo Visual Grau de Empeno Rest. Cotas Angulares Inspeo Magntica Inspeo Zyglo Inspeo Eddy Current Aplicao de Grafite Remoo dos Ferrolhos Polimento Anodizao Observao N/A N/A Inspecionada. OK Conferido. OK Conferido. OK N/A Inspecionada. OK N/A N/A N/A N/A Pintada

X X X X

24
Origem: SAR 35/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

MONTAGEM FINAL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Pr-carga dos Rolamentos ngulo Mnimo ngulo Mximo ngulo Trava ngulo Bandeira ngulo Reverso ngulo dos Contra pesos Alinhamento Track Esquadria do Coletor Esquadria do Colar Reg. Do Degelador Balanceamento Est. Vertical Balanceamento Est. Horizontal Balanceamento Est. Individual Pintura Boletins Cumpridos Manual de Overhaul Instalao Data de Entrada: 10/05/2008 X X N/A 11 N/A 14,5 N/A N/A N/A Das pontas N/A N/A N/A Conferido. OK Conferido. OK N/A Completa OK Mc Cauley, n XPTO, Rev. N57 N/A Data de Sada : 20/05/2008

X X X X X X

CERTIFICADO: Certificamos que a hlice acima especificada foi submetida aos servios de Reviso Geral, de acordo com o manual do fabricante e os requisitos dos RBHA/RBAC aplicveis, estando aprovada de acordo com os mesmos. Dourados, 20 de maio de 2008.

____________________________________ Responsvel pela Execuo Carlos Arruda Cdigo ANAC n 2246810

______________________________ Responsvel pela Aprovao Washington de Souza Cdigo ANAC n 357911

25
Origem: SAR 36/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

NOTA: obrigatrio o preenchimento de um formulrio SEGVOO 003 para atestar a aeronavegabilidade do produto constante neste recibo. O recibo pode ser referenciado nesse mesmo formulrio SEGVOO 003.

RECIBO R$ 2.500,00

Recebi do Sr JOO PRETORIANO GASTANI, residente Rua das Amoras, 1200 - Ouro Verde - GO, a quantia supra de R$2.500,00 (Dois mil e quinhentos Reais) referente a venda que ora lhe fao de um conjunto de leme usado, revisado, P/N 1231001-5, que equipava anteriormente a aeronave Cessna 180M, de matrcula PT-CAO, de minha propriedade. Para maior clareza e efeitos legais, firmo o presente recibo.

Monte dos Anjos, 05 de maio de 2008. Joo Castanheira TXI AREO POUSO SUAVE LTDA End: Aeroporto de Monte dos Anjos Caixa Postal 12.000 Monte dos Anjos - GO CEP 34350-047

26
Origem: SAR 37/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

APNDICE E LISTA DE REDUES E1. SIGLAS a) ANAC Agncia Nacional de Aviao Civil b) APRS Aprovao para Retorno ao Servio c) CHE Certificado de Homologao de Empresa d) CREA Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e) CONFEA Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia f) DA Diretriz de Aeronavegabilidade g) IAC Instruo de Aviao Civil h) IS Instruo Suplementar i) j) l) NSCA Norma do Sistema do Comando da Aeronutica RBAC Regulamento Brasileiro da Aviao Civil SIPAER Sistema de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos

k) RBHA Regulamento Brasileiro de Homologao Aeronutica m) TPR Transporte Areo Pblico Regular E2. ABREVIATURAS N/A

Origem: SAR

38/40

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

APNDICE F TABELA DE REFERNCIA CRUZADA ENTRE A IAC 3127 E A IS 43.13-004A IS 43.13-004A I Generalidades 5.1 Generalidades (texto alterado, pois o anterior inerente realidade do setor areo na poca da aprovao da IAC 3127) II Aeronavegabilidade 5.2 Aeronavegabilidade 2.1 5.2.1 2.2 5.2.2 2.3 5.2.3 2.4 5.2.4 III Transporte ou translado 5.3 Transporte ou translado 3.1 5.3.1 3.2 5.3.2 3.3 5.3.3 3.4 5.3.4 IV Incio dos servios 5.4 Incio dos servios 4.1 5.4.1 4.2 5.4.2 4.3 5.4.3 V Execuo dos servios 5.5 Execuo dos servios 5.1 5.5.1 5.2 5.5.2 5.3 5.5.3 5.4 5.5.4 VI Competncia para liberao da aeronave 5.6 Competncia para liberao da aeronave para retorno ao voo para retorno ao voo 6.1 5.6.1 6.2 5.6.2 6.3 5.6.3 6.4 5.6.4 6.5 5.6.5 6.6 5.6.6 6.7 5.6.7 VII Documentao tcnica e registros de 5.7 Documentao tcnica e registros de reparos reparos 7.1 5.7.1 7.2 5.7.2 7.3 5.7.3 7.4 5.7.4 7.5 5.7.5 7.6 5.7.6 7.7 5.7.7 7.8 5.7.8 VII Aeronaves irreparveis 5.8 Aeronaves irreparveis 8.1 5.8.1 8.2 5.8.2
Origem: SAR 39/40

IAC 3127

17/08/2012

IS n 43.13-004 Reviso A

IX Disposies finais Anexo 01 Modelo do registro a ser feito nos documentos de aeronave reparada aps acidente / incidente aeronutico

Anexo 02 Modelo de formulrio a ser encaminhado ao rgo competente do Sistema de Segurana de Voo por ocasio da concluso dos reparos Anexo 03 - Modelo do Laudo de Avarias Apndice C Modelo de Laudo de Avarias padronizado Anexo 04 - Modelo de Relatrio de Reparos Apndice D Modelo de Relatrio de Reparos

Excludo, pois o texto aplica-se apenas estrutura organizacional do antigo DAC. Apndice A Modelo do registro a ser feito nos documentos de aeronave reparada aps acidente / incidente aeronutico ou ocorrncia em solo Apndice B Comunicao de Concluso do Reparo

Origem: SAR

40/40

You might also like