You are on page 1of 54

TOPOGRAFIA VIII I INTRODUO O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive.

. No princpio a representao do espao baseava-se na observao e descrio do meio. Com o tempo surgiram tcnicas e equipamentos de medio que facilitaram a obteno de dados para posterior representao. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medies. Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar e GRAPHEN descrio, assim, de uma forma bastante simples, Topografia significa descrio do lugar. DEFINIO: Existem vrias definies na literatura sobre a Topografia, a qual se destaca: Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e mtodos utilizados para obter a representao grfica de uma poro do terreno sobre uma superfcie plana DOUBEK (1989). FINALIDADE: Determinar o contorno, dimenso e posio relativa de uma poro limitada da superfcie terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra. Compete ainda Topografia, a locao, no terreno, de projetos elaborados de Engenharia. (DOMINGUES, 1979). OBJETIVO: O objetivo principal da Topografia efetuar operaes (executar medies de ngulos, distncias e desnveis) que permita representar uma poro da superfcie terrestre. A essas operaes efetuadas em campo para posterior representao, denomina-se Levantamento Topogrfico.

Classicamente a topografia dividida em Topometria e Topologia: Topologia: estuda as formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado. responsvel pela definio de feies, objetos, pontos notveis, e tudo que for representado em planta. Topometria: estuda os processos clssicos de medio de distncias, ngulos e desnveis, objetivando a determinao das posies dos pontos topogrficos. Pode ser dividida em

PLANIMETRIA (determinao das coordenadas planimtricas X e Y) e ALTIMETRIA (determinao da cota ou altitude para representao altimtrica de uma superfcie topogrfica). O trabalho de topografia consiste basicamente na realizao das seguintes etapas: 1 - Definio dos mtodos de levantamento, equipamentos, posies ou pontos a serem levantados; 2 - Realizao do levantamento topogrfico; 3 - Clculo ou processamento das observaes topogrficas; 4 - Mapeamento ou representao; 5 - Locao de pontos ou posies quando necessrio; A topografia a base para diversos trabalhos de engenharia, onde o conhecimento das formas e dimenses do terreno importante. Projetos e execuo de estradas; Grandes obras de engenharia, como pontes, portos, hidreltricas, ; Locao de obras; Terraplenagem; Monitoramento de estruturas; Irrigao e drenagem; Reflorestamento; etc;

II TERRAPLENAGEM PARA PLATAFORMAS Uma das atividades mais comuns nas obras de engenharia a denominada TERRAPLENAGEM. Essa atividade consiste em colocar a superfcie topogrfica em planos uniformes horizontais ou com declividades adequadas a cada tipo de projeto a ser executado. A essa tcnica denomina-se Terraplenagem para Plataformas. Ex: - Construo de terreiros de secagens; - Campos de futebol; - Praas de esportes; - Edifcios; - Projeto de Estradas; - Projetos de Irrigao; Para cada um desses casos, haver uma declividade para o plano considerado, de acordo com as especificaes tcnicas do projeto proposto.

Perfil original do terreno

CORTE ATERRO

CORTE ATERRO

Novo perfil
Em projetos de terraplenagem, quatro situaes podem ocorrer: 1 Estabelecimento de um plano horizontal final, sem a imposio de uma cota final prestabelecida; 2 Estabelecimento de um plano horizontal final, com a imposio de uma cota prestabelecida; 3 Estabelecimento de um plano inclinado sem a imposio da cota que este plano dever apresentar; 4 Estabelecimento de um plano inclinado impondo uma determinada cota a este, atravs da escolha de um determinado ponto;

1) Plano horizontal sem cota fixada

2) Plano horizontal com cota fixada

3) Plano inclinado sem cota fixada

4) Plano inclinado com cota fixada

Sabe-se que os custos de uma terraplenagem compem-se basicamente do custo de corte e transporte. O aterro uma conseqncia direta do corte e do transporte, e por tal motivo, no entra no custo. Com base nestas informaes, podemos dizer que nas situaes 1 e 3 a topografia da rea determinar uma altura do plano final que apresente volumes de corte e aterro iguais, cortando o mnimo possvel, e conseqentemente reduzindo o transporte. Nas situaes 2 e 4, os volumes de cortes e aterros provavelmente sero diferentes. Exemplo: Com o objetivo de transformar uma superfcie topogrfica irregular em um plano inclinado, foi estaqueada uma rea de 1.200 m2 em quadrculas de 10m x 10m, conforme figura a seguir. Para determinar as cotas de cada estaca no terreno, foi realizado um nivelamento geomtrico simples. Considerando que este plano dever ter declividade de -5% na direo x e 8% na direo y, e que na estaca 2.2 ele estar 0,200m acima do terreno, determine os valores da altura de corte (+) ou aterro (-) para cada estaca do terreno?
Estaca Leituras (m) Cota (m) Altura de Corte/Aterro (m)

Terreno R 1.1 1.2 1.3 1.4 2.1 2.2 2.3 2.4 3.1 3.2 3.3 3.4 0,845 1,498 2,345 0,421 2,324 2,542 2,047 1,245 1,476 0,987 1,421 2,914 Vante

Projeto

10,000

Nota: Considerando que o clculo das cotas do novo perfil para as situaes 1, 2 e 4 so simples e independe do clculo da declividade do terreno, e que a situao 3 a mais completa e que engloba todas as outras situaes, mostraremos os clculos somente para essa situao. Para que se possa efetuar a terraplenagem de uma rea e obterem os resultados desejados, devem ser realizadas as seguintes etapas: 1)Topogrficos de Campo: 1.1 Estaqueamento; 1.2 Nivelamento e Contra-Nivelamento; 2) Topogrfico de Escritrio: 2.1 Traado das Curvas de Nvel; 2.2 Determinao das declividades (quando no so impostas); 2.3 Determinao das cotas do projeto; 2.4 Determinao das alturas de corte/aterro; 2.5 Balanceamento dos cortes e aterros; 2.6 Clculo dos volumes de cortes; 3) Execuo da obra no campo: 3.1 Transferncia das alturas de cortes e aterros para o campo; 3.2 Execuo mecnica da obra, utilizando-se mquinas prprias; 3.3 Conferncia das cotas do projeto aps terraplenagem; 1) Topogrficos de Campo: Torna-se necessrio ao realizar uma obra de terraplenagem, o conhecimento a priori da superfcie topogrfica do terreno, ou seja, da informao planimtrica e altimtrica (relevo) do terreno. Um dos mtodos mais utilizados na definio e materializao dos pontos topogrficos a serem levantados em campo a quadriculao. O mtodo mais apropriado e utilizado no levantamento altimtrico o nivelamento geomtrico.

Nivelamento Geomtrico

Relevo Topogrfico

1.1)

Estaqueamento:

Em terraplenagem para plataformas, comum estaquear a rea em forma de quadrcula, onde o encontro de cada alinhamento define uma estao. A rea a ser terraplenada deve ser locada e em seguida quadriculada.

O lado dos quadrados tem seu comprimento estabelecido em funo da extenso da rea e da sinuosidade do terreno. Terrenos mais acidentados, os lados dos quadrados so menores, enquanto que para terrenos mais planos, os lados dos quadrados so maiores. Em geral, as quadrculas podem apresentar lados com comprimentos de 5, 10, 20, 30 ou 50 metros. Estabelecido o comprimento a ser adotado, este ser o padro para toda a quadriculao.

Estaqueamento em quadrculas

1.2)

Nivelamento e Contra-Nivelamento:

Aps o estaqueamento de toda a rea, passa-se para a determinao das altitudes ou cotas das estacas definidas e materializadas no terreno. A forma mais precisa para determinar as diferenas de nveis entre as estacas, e conseqentemente suas altitudes ou cotas, atravs do Nivelamento Geomtrico.

diferena de nvel de A para B igual a diferena entre as leituras de mira em A (r) e B (vante): DnAB= LM(A) - LM(B) cota de B igual a cota de A mais a diferena de nvel de A para B: COTA(B) = COTA(A) + DNAB

Exemplo:
Estaes A B C D E F G Leituras (m) R 0,615 1,523 0,721 Vante 1,143 0,986 0,839 0,427 1,625 1,843 Dif. de Nvel Relativa (m) + 0,528 0,157 0,684 0,412 0,904 0,218 Cotas (m) 100,000 99,472 99,629 100,313 100,725 99,821 99,603 Observaes RN

Estqueamento de 10 x 10 m

O contra-nivelamento nada mais do que o nivelamento com incio na ltima estao do nivelamento e trmino na primeira estao. Os desnveis determinados no contra-nivelamento devero ter valores parecidos aos desnveis apresentados no nivelamento, porm com o sinal contrrio. Adota-se como valor correto para os desnveis, a mdia aritmtica dos mdulos dos desnveis do nivelamento e contra-nivelamento, mantendo o sinal apresentado no nivelamento:

Dn AB =
2) Topogrficos de Escritrio:

Dn AB + Dcn AB 2

Aps o estaqueamento da rea e o levantamento altimtrico da superfcie topogrfica, passase para o clculo das informaes necessrias para a realizao da movimentao de terra para uma determinada obra, atravs da terraplenagem. 2.1) Traado das curvas de nvel:

Com os valores das cotas de todas as estaes do terreno, pode-se representar o relevo dessa superfcie topogrfica atravs das curvas de nvel. Essa representao auxilia na visualizao do relevo, e conseqentemente na movimentao de terra a ser realizada na rea.

2.2)

Determinao das declividades;

Dependendo do projeto a ser executado, as declividades da direo das linhas e das colunas podem ser nulas, preestabelecidas ou as que melhor se adaptem conformao do terreno (paralela declividade do terreno). Quando as declividades so prefixadas, passa-se diretamente para os clculos das cotas do projeto (item 2.3). Entretanto, para o caso de se desejar plataformas que minimizem os volumes de corte e aterro, torna-se necessrio calcular as declividades que melhor se ajusta ao terreno. Exemplo:

Considerando as duas figuras acima, percebe-se que ao escolher um plano com declividade que melhor se ajusta ao terreno, o volume de corte e aterro ser minimizado. Entretanto, nem sempre essa opo atender ao projeto proposto, devendo ser escolhido outra declividade. Existem vrios mtodos de terraplenagem para plataformas com o intuito de determinar projetos que minimizem o volume de corte: - Mtodo do Plano nico - Mtodo das Sees Transversais - Mtodo das Alturas Ponderadas Trataremos apenas do primeiro caso, ou seja, dos volumes de corte e aterro determinados a partir das declividades calculadas com as equaes estabelecidas pelo Mtodo do Plano nico:
12 (i.h i ) 6(n + 1) h i
i =1 n n

Iy =

(n 1)n (n + 1)

i =1

12 (j.h j ) 6(m + 1) h j Ix =
j=1

(m 1)m(m + 1)

j=1

Iy = declividade do terreno na direo das colunas (m/estaca); Ix = declividade do terreno na direo das linhas (m/estaca); i = coeficientes das linhas; j = coeficientes das colunas; n = nmero total de linhas; m = nmero total de colunas; h i = cota mdia das linhas (metro); h j = cota mdia das colunas (metro);

Exemplo: Determinar a declividade do terreno em funo das cotas da rea estaqueada:

Resposta : Iy = 0,40 m/estaca Ix = 1,25 m/estaca

2.3)

Determinao das cotas do projeto:

O objetivo da terraplenagem deixar a superfcie do terreno em planos horizontais ou inclinados, de acordo com o projeto a ser executado, ou seja, determinar novas cotas ou altitudes para os pontos do estaqueamento. As cotas do projeto so de grande importncia, uma vez que indicaro as alturas dos pontos aps a terraplenagem do terreno. Essas cotas so determinadas em funo das declividades, de uma cota de origem, da posio e da cota do centride.

Cota do Centride: mdia de todas as cotas do terreno:

h
Hc =
i =1 j=1

ij

sendo N o nmero total de estaes.

Posio do Centride: posio da linha e da coluna em que se encontra o ponto geomtrico da quadriculao: n (i.m ) i =1 PY = N

( j.n )
PX =
j=1

Cota da origem: referncia para os clculos das cotas do projeto:


H o = H C (I Y .PY ) (I X .PX ) H0 = cota da origem (m); Hc = cota do centride (m); Iy = declividade do terreno na direo das colunas (m/estaca); Ix = declividade do terreno na direo das linhas (m/estaca); Py = Posio do centride, na direo das colunas; Px = Posio do centride, na direo das linhas;

Clculo das cotas do projeto: aps a determinao da posio e da cota do centride, e da cota de origem, podem-se calcular as cotas que definem o projeto:

H ij = H o + (I Y .i ) + (I X .j)

Exemplo: Considerando os dados do exemplo anterior, determine as cotas do projeto?

Respostas : H c = 34,5 m PY = 2 estacas PX = 2,5 estacas H o = 36,83 m

2.4)

Determinao das alturas de corte e aterro;

Tendo-se as cotas do terreno e do projeto, pode-se determinar a altura de corte ou aterro para cada estao representativa da quadrcula: C/A ij = h ij H ij C/A = altura de corte (+) ou aterro (-) em metros; hij = cota do terreno (m); Hij = cota do projeto (m);

Relao entre Corte e Aterro (R): possvel determinar a relao entre cortes e aterros e, se necessrio, at mud-la. Esta relao permite visualizar a quantidade de cortes em relao de aterros: k t = estao de corte; Ct z = estao de aterro; =1 R = tw k = n total de estao de corte; A z w = n total de estao de aterro;
z =1

Exemplo: Considerando os dados do exemplo anterior, determinar a altura de corte e aterro, e a relao entre eles? Resultado : R=

C A
z =1 t =1 w

1,02 = 0,94 * 1,08

* Como o projeto foi calculado considerando a declividade do terreno, a relao entre corte e aterro deveria ser 1. Entretanto, devido s aproximaes realizadas nos clculos, esse valor ficou em 0,94.

2.5)

Balanceamento dos cortes e aterros:

Compactabilidade: os servios de compactao so necessrios para evitar o recalque do terreno. comum verificar que a compactao feita nos servios de terraplenagem, compacta o material em grau maior do que aquele em que seu estado natural; Coeficiente de Empolao (Empolamento): aumento de volume sofrido por um material ao ser removido de seu estado natural (argila tem uma taxa de empolamento de 40%; terra comum = 25%; areia = 12%); Movimento de Terra: Deve-se ter em conta que, quando se corta um terreno que tenha no local certo grau de compactao, o solo tornando-se solto perde a consistncia inicial e aumenta de volume. Entretanto, aps sua compactao o volume diminui, conforme apresenta tabela abaixo:
Solo Areia Condio natural 1,00 0,90 1,05 1,00 0,70 1,11 Convertido solta Compactada 1,11 0,95 1,00 0,86 1,17 1,00 1,43 0,90 1,00 0,63 1,59 1,00

Natural Solta Compactada Argila Natural Solta Compactada

Volume transportado em um caminho: Toco: mnimo 4m3 Truco: mnimo 8m3.


Algumas vezes a relao encontrada entre o volume de corte e aterro no aquela desejada. Em alguns casos pode faltar terra para aterro, em outros pode sobrar terra, sendo necessrio encontrar um local para deposit-lo. A relao recomendada em mdia de 1,3 a 1,6 vezes mais cortes do que aterro, devido a problemas de compactao. Caso a relao encontrada seja maior ou menor do que o valor desejado, preciso ento determinar um fator de correo (). Este fator ser aplicado a todas as cotas do projeto, no sentido de aument-las ou diminu-las, para depois determinar novas alturas de cortes e aterros. Para uma relao de 1,3, a equao usada ser:
w k 1,3 A z C t = z =1 t =1 k + (1,3w )

k = total de estaes de corte; w = total de estaes de aterros; 1,3 = relao entre cortes e aterros desejado;

Exemplo: Considerando os dados do exemplo anterior, determine o valor do a ser aplicado nas cotas do projeto, a partir de uma relao de 1,3 vezes mais corte do que aterro? Resultado : = 0,028 m

Correo das cotas do projeto: Para a correo das cotas do projeto, deve-se considerar a relao encontrada R. Se a relao for maior que 1,3, devemos somar a todas as cotas do

projeto a correo . Caso contrrio, deve-se subtrair de todas as cotas do projeto esta correo. c H ij = H ij Aps a correo de todas as cotas do projeto, pode-se determinar as novas alturas de cortes e aterros. c C/A ij = h ij H c ij Exemplo: Considerando os dados do exemplo anterior, determine as novas cotas do projeto, e as novas alturas de corte e aterro:

2.6)

Clculo dos volumes de cortes:

Quase sempre o preo da terraplenagem calculado em funo do volume total de cortes e do transporte, desprezando o volume de aterros. Para determinar os volumes de corte, necessrio que se tenha a rea total do terreno, em metros quadrados, e a rea de cada quadrcula: r s = rea da quadrcula (m2); Vc = C t s L = distncia entre as estacas s = L.L t =1 St = rea total do projeto (m2) Vc Vc = volume de corte (m3); Vc/ha = 10.000 St = s.N St Vc/ha = volume de corte (m3/ha) Exemplo: Considerando os dados do exemplo anterior e um estaqueamento de 10 em 10 metros, determine o volume de corte a ser realizado nesse projeto?
s = 100m 2 S t = 1200m 2

Vc = 120m 3 Vc/ha = 1000m 3 / ha

3) Execuo da obra no campo:


Aps os clculos das cotas/altitudes das novas posies das estacas, assim como a altura de corte e aterro em cada uma dessas estacas, passa-se para as operaes de campo:

3.1)

Transferncia das alturas de cortes e aterros para o campo;

Com os resultados em mos, inicia-se a marcao em cada estao, das alturas de cortes ou aterros. Uma das formas utilizar-se de estacas colocadas prximas aos piquetes (estaca testemunha), com as inscries das alturas de corte e aterro. comum pintar as estacas de vermelho (corte) e azul (aterro).

3.2)

Execuo mecnica da obra, utilizando-se mquinas prprias;

Motoniveladora (Patrol)

Trator de Esteiras

Trator de Pneus

Scraper

3.3)

Conferncia das cotas do projeto aps terraplenagem:

Aps a execuo da terraplenagem, necessrio uma verificao das cotas/altitudes do terreno, devendo ser iguais (considerando margem de erro ou precises aceitveis) s determinadas para o projeto.

EXERCCIO 1 TERRAPLENAGEM PARA PLATAFORMAS

Dada uma poro da superfcie topogrfica de relevo irregular, limitada por uma rea retangular de 15 m x 25 m (375 m2), determine as cotas de um projeto que atenda a construo de um ptio com declividade constante, visando implantao de um estacionamento de automveis?

Observaes: 1) Em projetos de terraplenagem de terrenos, recomendado quando possvel que as cotas do projeto acompanhem a declividade do terreno. Isso reduz a movimentao de terras na obra, e conseqentemente o custo tambm;

2) A taxa de compactao do solo a ser considerada nesse trabalho de 1,3, ou seja, devem-se ter 1,3 vezes mais corte do que aterro;

3) O objetivo da terraplenagem de plataformas transformar o perfil original do terreno em um perfil com declividade constante e que melhor se adapte declividade do terreno; 4) A rea retangular de 15 m x 25 m (375 m2) ser estaqueada com espaamento de 5 m x 5 m, formando 3 linhas e 5 colunas, totalizando 15 estacas.

1.1

1.2

1.3

1.4

1.5

2.1

2.2

2.3

2.4

2.5

3.1

3.2

3.3

3.4

3.5

1) Levantamento Altimtrico: Nivelamento Geomtrico

Estaes

Leituras (m) R Vante

Plano de Referncia (m)

Cotas Terreno (m) 10,000

Observaes

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 2) Clculo das Cotas do Terreno:

Cota arbitrada

Dn AB = LM A LM B h B = h A + Dn AB

3) Clculo das Declividades do terreno: 12 (i.h i ) 6(n + 1) h i


i =1 n n

Iy =

(n 1)n (n + 1)

i =1

12 (j.h j ) 6(m + 1) h j Ix =
j =1

(m 1)m(m + 1)

j =1

4) Cota e Posio do Centride:

h
Hc =
i =1 j=1

(i.m )
PY =
i =1

ij

( j.n )
PX =
j =1

5) Cota de origem:

H o = H C (I Y .PY ) (I X .PX )

6) Cota do Projeto:

H i, j = H o + (I Y .i ) + (I X .j)

7) Determinao das alturas de corte e aterro:

C/A 1,1 = h 1,1 H 1,1


8) Relao entre Corte e Aterro:

C
R=

A
z =1

t =1 w

9) Balanceamento entre Corte e Aterro:


w k 1,3 A z C t z =1 t =1 = k + (1,3w )

10) Correo das Cotas do Projeto:


c H i, j = H i, j

11) Determinao das alturas de corte e aterro corrigidas:


c C/A c = h H 1,1 1 ,1 1,1

12) Clculo do Volume de Corte:

s = L.L

S t = s.N

r Vc = C t s t =1 V Vc/ha = c 10.000 St

13) Caderneta com as informaes finais de Corte e Aterro:


Altura de Corte / Aterro + 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 Observaes

Estaes

Cotas Terreno (m)

Cotas Greide (m)

III TOPOGRAFIA PARA PROJETO DE ESTRADAS


1)

REQUISITOS DE TOPOGRAFIA PARA PROJETO DE ESTRADAS

1.1 Azimutes e Rumos: Azimute Magntico (Az): Chama-se "Azimute Magntico" de um alinhamento o ngulo que a direo deste alinhamento faz com o Norte Magntico, variando de 0 a 360 e so contados a partir da ponta Norte da agulha no sentido dos ponteiros de um relgio (horrio). Rumo Magntico (Rm): Chama-se de "Rumo" de um alinhamento ao menor ngulo que esta direo faz com a direo norte-sul. Os rumos variam entre 0 e 90 , sendo definido pelo ngulo e seu quadrante.

Azimute

Rumo

Sempre que possvel recomendvel converter o rumo em azimute, tendo em vista sua orientao apenas para o norte, evitando a necessidade de identificar o quadrante.

1Q Az1 = Rm1 2Q Az 2 = 180 Rm 2


3Q Az3 = 180 + Rm 3

4Q Az 4 = 360 Rm 4
1.2 Frmula Geral dos Azimutes:
Normalmente se determina o azimute para um alinhamento de referncia, sendo que os azimutes dos demais alinhamentos so calculados em funo do azimute do alinhamento anterior e do ngulo horizontal no vrtice:

se :

Az i ,i +1 = Az i 1,i + i 180 o

Az i ,i +1 > 360 o subtrai se 360 o Az i ,i +1 < 0 o soma se 360 o

No caso do levantamento das direes de uma estrada, normalmente teremos uma situao do tipo mostrado a seguir: A determinao do azimute pode ser feito da seguinte forma: Az n = Az n 1 + D Az n = Az n 1 E D - ngulo de deflexo direita E ngulo de deflexo esquerda
2)

ESTUDO DO TRAADO DE UMA ESTRADA

O projeto geomtrico de uma estrada comporta uma srie de operaes que consistem nas seguintes fases:

2.1 Reconhecimento ou Anteprojeto:


a primeira fase da escolha do traado de uma estrada. Tem por objetivo principal o levantamento e a anlise de dados da regio necessrios definio dos possveis locais por onde a estrada possa passar. Nesta fase so detectados os principais obstculos topogrficos, geolgicos, hidrolgicos e escolhidos locais para o lanamento de anteprojetos. O reconhecimento pode ser realizado por cartas topogrficas, fotos areas, vo aerofotogamtrico, reconhecimento terrestre.

2.2 Explorao ou Projeto:


Com o objetivo de realizar o Projeto Definitivo de Engenharia da Estrada, executa-se uma segunda etapa de estudos, com mais detalhes, possibilitando a obteno de todos os demais elementos para a elaborao de um projeto inicial da estrada. Esta nova etapa denominada Explorao ou Projeto. Trabalho de campo: na fase de explorao os trabalhos de campo compreendem classicamente trs estgios: a) Lanamento do eixo da poligonal:

b) Nivelamento e contra-nivelamento: O eixo da poligonal dever ser nivelado em todas as estacas, portanto, utilizando-se os piquetes cravados pela turma de estaqueamento, com o objetivo de determinar as cotas dos pontos do terreno, para traar o perfil longitudinal. A cota inicial dever ser transportada de uma referncia de nvel (RN) existente na regio ou arbitrada, quando tal no puder acontecer.

c) Levantamento das sees transversais: Para possibilitar a representao grfica do relevo do terreno, ao longo da faixa de explorao, procede-se ao levantamento de sees transversais, a partir do eixo de explorao:

2.3 Locao ou Projeto Definitivo:


Aps a determinao do projeto definitivo, passa-se locao em campo dos elementos geomtricos calculados a partir da explorao em campo, definindo o traado da rodovia, assim como seus elementos principais.
3)

DESENVOLVIMENTO DE TRAADO DE RODOVIAS

So vrios os fatores que interferem na definio do traado de uma estrada. Dentre eles, destacamse: a topografia da regio; as condies geolgicas e geotcnicas do terreno; a hidrologia e a hidrografia da regio; a presena de benfeitorias ao longo da faixa de domnio da estrada. Regies topograficamente desfavorveis geralmente acarretam grandes movimentos de terra, elevando substancialmente os custos de construo.

Nomenclatura dos principais acidentes geogrficos e topogrficos que interessam a um traado de estrada:
a) Cumeada ou Linha de Cumeada: a linha formada pelos pontos mais altos da montanha ou cordilheira, no sentido longitudinal; b) Garganta ou Colo: uma depresso acentuada da linha de cumeada de uma montanha ou cordilheira; c) Talvegue: a linha formada pelos pontos mais profundos de um curso dgua. Num vale seco o talvegue a linha do fundo do vale; d) Divisor de guas: a parte mais saliente do terreno, que separa as guas pluviais que correm para uma certa bacia. Denomina-se tambm linha das vertentes. e) Espigo: o ponto mais elevado de uma linha de cumeada;

Desenvolvimento de traados: Aparentemente, a melhor soluo para a ligao de dois pontos por meio de uma estrada consiste em seguir a diretriz geral. Isto seria possvel caso no houvesse entre estes dois pontos nenhum obstculo ou ponto de interesse que forasse a desviar a estrada de seu traado ideal. Quando a declividade de uma regio for ngreme, de modo que no seja possvel lanar o eixo da estrada com declividade inferior a valores admissveis, deve-se desenvolver traado.

Exemplos:

Desenvolvimento de traado em ziguezague

Desenvolvimento de traado acompanhando o talvegue

Quando o eixo da estrada acompanha as curvas de nvel, h uma reduo do volume de material escavado. Esta reduo ocorre porque, ao se acompanhar as curvas de nvel, a plataforma da estrada cruzar menos com as mesmas:

Desenvolvimento de traado acompanhando as curvas de nvel

Quando o eixo da estrada tiver que cruzar um espigo, deve faz-lo nos seus pontos mais baixos, ou seja, nas gargantas. Deste modo, as rampas das rodovias podero ter declividades menores, diminuindo os movimentos de terra.

Diretriz cruzando espigo pela garganta

4)

PROJETO GEOMTRICO DE ESTRADAS

A geometria de uma estrada definida pelo traado do seu eixo em planta e pelos perfis longitudinal e transversal. Esses elementos definem um projeto geomtrico de uma estrada.

Elementos Geomtricos de uma Estrada

O eixo de uma estrada o alinhamento longitudinal da mesma. O estudo de um traado rodovirio feito com base neste alinhamento. Nas estradas de rodagem, o eixo localiza-se na regio central da pista de rolamento.

Eixo Longitudinal de uma Estrada

Greide de uma Estrada: So linhas de declividade uniforme que tem como finalidade substituir as irregularidades naturais do terreno, possibilitando o seu uso para fins de projeto. A sua representao, no plano vertical, corresponde a um perfil constitudo por um conjunto de retas, concordado por curvas.

Perfil Longitudinal do Terreno e do Greide

Seo Transversal do Terreno: a representao, no plano vertical, das diferenas de nvel, obtidas do resultado de um nivelamento, normal em cada estaca, pertencente ao alinhamento da estrada.

Perfil Transversal do Terreno

Seo Transversal da Estrada: a representao geomtrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente, em determinado ponto do eixo longitudinal da estrada. Poderemos ter seo em corte, seo em aterro ou seo mista.

Seo Corte

Seo Aterro

Seo Mista

5) CURVAS HORIZONTAIS DE CONCORDNCIA


O eixo de uma estrada formado por inmeras linhas retas as quais encontram-se ligadas entre si por curvas. Cada duas seqncias de linhas retas adjacentes so ligadas por uma curva cujo raio varia de acordo com as condies de trfego que utilizaro a via e as condies da superfcie do terreno. As curvas empregadas em traados de vias so geralmente circulares, havendo, porm, casos em que curvas parablicas podem ser empregadas. Emprego de curvas circulares concordando com o alinhamento inicial e final por meio de arcos de parbola ou espiral de transio so utilizadas a fim de se obter melhor adaptao e visibilidade dos veculos.

Exemplo de Curva Horizontal Circular concordando com espiral de transio.

5.1) Curva Horizontal Circular Simples: Quando uma direo sofre mudana em sua linha de transporte, torna-se necessrio a locao de uma curva de concordncia. Para as estradas rodovirias e ferrovirias, a curva mais indicada a do tipo circular, isto , um arco de circunferncia. O estudo deste tipo de curva fundamental, pois mesmo quando se emprega uma curva de transio a curva circular continua a ser utilizada na parte central da concordncia. Os elementos geomtricos que definem uma curva horizontal circular simples so definidos conforme figura a seguir:
PC = ponto de curva ou ponto de curvatura; PT = ponto de tangente ou ponto de tangncia; PI = ponto de interseo das tangentes; D = desenvolvimento da curva ou comprimento em arco do PC ao PT; = ngulo de deflexo ou de interseo; AC = ngulo central da curva = ; R = raio da curva circular; T = tangente externa (distncia entre PC e PI ou PI e PT); O = Centro da curva; E = afastamento; G = grau da curva ou grau de curvatura; c = corda; d = deflexo sobre a tangente.

Tangente (T): So os segmentos de retas que vo do PC ao PI ou do PI ao PT. AC T = R.tg 2 Desenvolvimento da Curva (D): o comprimento do arco do crculo que vai desde o PC ao PT.
180 Grau da Curva G: Por definio, o ngulo central correspondente ao arco de 20 metros da curva. Trata-se de arco definio, comumente usados nas rodovias. Est diretamente relacionado com o raio R da curva: 3600 G= R D=

.R. AC

Entretanto, pelo fato dos raios usados em rodovias serem sempre grandes, e a medio de arco de circunferncia no ser relativamente simples, podemos definir o grau da curva ou grau de curvatura Gc, como sendo o ngulo central que compreende uma corda de um dado comprimento (c). c Gc = 2arcsen 2R Nesse caso, a corda de 20 metros chamada de corda definio. A diferena entre o grau da curva G determinado utilizando o arco definio e a corda definio para raios superiores a 500 metros de dcimos de segundo, ou seja, pode-se utilizar a corda definio na locao das curvas, que resultar em curvas praticamente iguais.

O grau da curva G est diretamente relacionado com o valor da corda C, que est diretamente relacionado com o raio R da curva: R > 300 m 150 m < R < 300 m R < 150 m Locao de 20 em 20 m (c = 20 m); Locao de 10 em 10 m (c = 10 m); Locao de 5 em 5 m ( c = 5 m);

2,5 10 5 G5 = 2arcsen G20 = 2arcsen G10 = 2arcsen R R R comum em projeto geomtrico de estrada que ao longo do alinhamento as estacas sejam colocadas de 20m em 20m, mantendo essa distncia mesmo nas curvas de concordncia. Em conseqncia disso, as estacas PC, PI e PT resultam geralmente em estacas fracionrias.
Ex: Supomos que o estaqueamento venha na seqncia 39, 40, 41, etc. e continua at o PI. Constatou-se que a distncia entre a estaca 44 e o PI resultou 6,20m. Ento dizemos que a estaca do PI (44 + 6,20m) sendo o primeiro nmero a quantidade de espaos de 20m desde a estaca zero, e o segundo nmero representa a distncia em metros que o PI est alm da estaca 44. Exerccio 1: Supondo que o valor da tangente T seja 80,15m e o comprimento D da curva seja 146,34m, quais sero as estacas do PC e PT sabendo que a estaca PI 44 + 6,20m?
PI = 44 + 6,20m = 44 x 20m + 6,20 = 886,20m T = 80,15m PC = PI T = 886,20 80,15 = 806,05m PC = 40 + 6,05m PT = PC + D = 806,05 + 146,34 = 952,39m PT = 47 + 12,39m As direes dos alinhamentos (eixo da estrada) so sempre fornecidas por azimutes, ou seja, por ngulos horizontais horrios orientados a partir do norte.

Exerccio 2: Calcular os elementos bsicos para concordar a tangente inicial cujo azimute 5812 com a tangente final (azimute 8127). As duas tangentes encontram-se na estaca PI (328 + 1,48m) e o raio da curva horizontal circular simples de 500m.
AzPI-PT PT

PI AzPC-PI

G20 = 21731 = 2315 T = 102,86m D = 202,89m PC = 322 + 18,62m PT = 333 + 1,51m

PC

Mtodo de Locao das Curvas:


O mtodo de locao das curvas mais utilizado o mtodo das deflexes. Trata-se de um mtodo rpido e preciso, e consiste em colocar o teodolito em PC, e com ele fornecer o alinhamento para locar estaca por estaca da curva. Para isso, calculam-se os ngulos destes alinhamentos com a tangente inicial. As distncias so medidas a partir da estaca anterior j locada.

Exemplo de Locao de Curva Horizontal Circular

O clculo das deflexes baseia-se na propriedade das circunferncias: o ngulo central correspondente ao arco de circunferncia AB ; ento qualquer ngulo com vrtice na circunferncia e que compreenda o mesmo arco AB igual a /2. Considerando que uma tangente um caso particular de uma secante, o ngulo MAB tambm igual a /2. Quando o teodolito est no PC, as deflexes correspondem a esta propriedade.
M A /2

/2

Considerando a propriedade das circunferncias, e que o ngulo central de uma determinada corda C o grau da curva Gc, podemos ento definir o ngulo de deflexo dc entre a tangente que parte de PC e uma corda qualquer, como sendo o grau da curva divido por 2: G dc = c 2 Na locao de uma curva circular freqente a necessidade de se determinar valores de deflexo da curva para arcos fracionrios, no coincidentes com os valores inteiros de 5, 10 ou de 20 m. Nesse caso podemos definir a deflexo por metro dm, que o ngulo de deflexo por metro de corda: G d d m = c = c d c = c.d m 2c c

Exerccio 3: Com os mesmos dados do exerccio 2, preparar a tabela de locao da curva circular horizontal simples pelo mtodo das deflexes.

Estaca

Deflexo

AzPC-PI = 5812 AzPI-PT = 8127 PI = 328 + 1,48m R = 500m d20 = 10845,6 dm = 00326,3 /2 = 113730 deflexes = 113731,9 AzPI-PT = PT +d AzPI-PT = 812704

ngulo Horizontal () 581645 592530 603416 614301 625147 640033 650918 661804 672649 683535 694420 694932

PC = 322+18,62 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 PT = 333+1,51

Azimute da tangente 581200

00444,7 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 00511,5

812704

A diferena entre a somatria das deflexes e a metade do ngulo central /2 foi provocada por aproximaes nos segundos. O azimute da tangente final calculado pela tabela foi de 812704, portanto 4 a mais do que o valor ideal que seria de 8127, sendo causado pela aproximao realizada nos clculos das deflexes. Em alguns casos de locao de curva horizontal circular, torna-se necessrio a introduo de um ponto de mudana tambm chamado de estaca de mudana. Isso se deve pelo fato da dificuldade ou impossibilidade de visada de todos os pontos da curva a partir do PC. Os clculos geomtricos so os mesmos apresentados anteriormente, modificando apenas na tabela de locao conforme exemplo a seguir:

Ex: Com os mesmos dados do exerccio 3, introduzir a necessidade de um ponto de mudana na estaca 328.
1 = d1 = 54832,5 2 = d2 = 54859,3 AzPC-PM = AzPC-PI + 1 AzPC-PM = 640033
AzPM-T = AzPC-PM + 1 AzPM-T = 694905 AzPM-PT = AzPM-T + 2 AzPM-PT = 753804 AzPI-PT = AzPM-PT + 2 AzPI-PT = 812704
Estaca PC = 322+18,62 323 324 325 326 327 PM = 328 329 330 331 332 333 PT = 333+1,51 Deflexo ngulo Horizontal 581645 592530 603416 614301 625147 640033 705751 720636 731522 742407 753253 753804 Azimute da tangente 581200

00444,7 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 10845,6 00511,5

694905

812704

A diferena de 4 encontrado entre o azimute ideal e o azimute calculado foi provocada devido as aproximaes no clculo das deflexes.

AzPI-PT AzPI-PT PI 2 PT

AzPC-PI

PM

PC

Etapas para a execuo de uma curva horizontal circular simples:


Conhecendo-se R e AC, o roteiro para os demais elementos da curva circular simples o seguinte: a) Determinao do valor da Tangente (T); b) Deduzindo o valor da tangente T da estaca do PI, tem-se a estaca do PC c) Clculo do desenvolvimento D, que a extenso do trecho em curva; d) Determinao da estaca do PT somando-se ao valor da estaca do PC, o valor do desenvolvimento D; e) Clculo da deflexo por metro (dm);

Exemplo de uma caderneta de locao de curva horizontal circular simples:

Exemplo de caderneta de locao de curva circular

6) CURVAS VERTICAIS DE CONCORDNCIA


O tipo de curva recomendada para concordar duas rampas o arco de parbola, podendo ser simtrica ou assimtrica, sendo a primeira naturalmente a mais recomendada. A curva assimtrica s usada em ltimo recurso. Prolongando duas rampas denominadas aqui de r1 e r2, elas se cruzam na estaca de vrtice EV. Sendo L o comprimento horizontal da curva vertical, EI a estaca inicial da curva e EF a estaca final da curva, a funo que define o arco de parbola da curva : d 2Y = r = cons tan te dX 2 Desenvolvendo a equao que define o arco de parbola, encontramos as seguintes equaes que definem a curva vertical de concordncia: sendo:

e = (r 2 r1)

e = a distncia vertical entre EV e a curva vertical de concordncia; r = o valor da rampa em metros; L = a distncia horizontal da curva em metros; e y1 = 2 y = a distncia vertical entre a rampa e a curva; n n = nmero de cordas em l ou seja, nmero de cordas na metade da curva; y 2 = 2 2 y1 y1 = a distncia vertical entre a rampa e a curva para a 1 corda; 2 2 y 3 = 3 y1 L y n = n y1 y2 = a distncia vertical entre a rampa e a curva para a 2 corda; yn = a distncia vertical entre a rampa e a curva para a corda n;
EV r2 e r1 y EF e Y l = L/2 L

L 8

X EI l = L/2

O comprimento horizontal da curva vertical L, escolhido em funo do raio da curva vertical R, considerando-a circular, uma vez que a parbola bem aberta e, portanto similar a uma curva circular, e as diferenas entre as rampas em percentagem (r1-r2):

L = R L = (r1 r 2) R
Ex: Se a estrada exige um raio mnimo de curva vertical igual a 5.000 metros, e as rampas r1 e r2 tem valores 6% e -4% respectivamente, ento teremos uma curva vertical com comprimento horizontal: L = R L = (r1 r 2) R

L = 6% ( 4% ) 5.000 = 500m

Exerccio 4: Calcular as cotas das estacas que definem a curva vertical de concordncia, sabendo-se que as rampas r1 e r2 valem respectivamente -1,4% e -5,4%, o raio da curva vale 5.000 metros, estaca de vrtice EV = 431 + 0,00, a cota de EV = 312,420m, e estaqueamento de 20 em 20 metros.
r1 = -1,4% r2 = -5,4% R = 5.000m EV = 431 + 0,00 Cota (EV) = 312,420 m

L = 1,4% ( 5,4% ) 5.000 = 200m

L = R L = (r1 r 2) R

EI = EV L/2 = (431 + 0,00) (5 + 0,00) = 426 + 0,00 EF = EV + L/2 = (431 + 0,00) + (5 + 0,00) = 436 + 0,00

200 L 1,4 2 = 312,420 2 = 313,820m Cota (EI ) = Cota(EV ) 100 100 L 200 r2 5,4 2 = 312,420 + 2 = 307,020m Cota (EF ) = Cota (EV ) + 100 100 L ( 5,4 + 1,4 ) 200 e = (r2 r1 ) = = 1,000m 8 100 8 l 100 e 1 y1 = 2 = 2 = 0,040m sendo n = nmero de cordas = = = 5 cordas c 20 n 5 y 2 = 2 2 y1 = 2 2 ( 0,040 ) = 0,160m r1 y 3 = 3 2 y1 = 3 2 ( 0,040 ) = 0,360m y 4 = 4 2 y1 = 4 2 ( 0,040 ) = 0,640m

y 5 = 5 2 y1 = 5 2 ( 0,040 ) = 1,000m que exatamente o valor de e;


Com os valores das distncias verticais entre as rampas e a curva vertical de concordncia, podemos determinar as cotas na curva para todas as estacas que a definem: Estaca EI = 426 427 428 429 430 EV = 431 432 433 434 435 EF = 436 Rampa nas tangentes Cotas nas tangentes (m) 313,820 313,540 313,260 312,980 312,700 312,420 311,340 310,260 309,180 308,100 307,020 y (m) -0,040 -0,160 -0,360 -0,640 -1,000 -0,640 -0,360 -0,160 -0,040 Cota na curva (m) 313,820 313,500 313,100 312,620 312,060 311,420 310,700 309,900 309,020 308,060 307,020

-1,4%

-5,4%

A figura abaixo, apresenta a curva vertical parablica do exerccio 4 em escala vertical exagerada para que se possa ter uma visualizao do comportamento altimtrico da mesma:

-1,4% EI y1 y2 y3 y4 EV e y4 y3 y2 y1 EF 100,000 200,000 100,000 -5,4%

As curvas verticais podem ser cncavas ou convexas, sendo que a primeira so curvas de baixadas ou depresso, enquanto que a segunda so de lombada ou crista:

cnvexas cncavas

Exerccio 5: Calcular as cotas das estacas que definem a curva vertical de concordncia, considerando os dados a seguir:
EI = 212 + 0,00 Cota (EI) = 742,340 m EV = 218 + 0,00 Cota (EV) = 735,860 m EF = 224 + 0,00 Cota (EF) = 743,780 m Cordas de 20 metros l = EV EI = 218 x (20) 212 x (20) = 120 m = 6 estacas L = 2 x l = 240 m Cota (EV ) Cota (EI ) 735,860 742,340 100 = 5,4% 100 = l 120 Cota (EF ) Cota (EV ) 743,780 735,860 r2 = 100 = 100 = +6,6% l 120 (6,6 ( 5,4 )) 240 = 3,600m e= 100 8 y1 = 0,100m y 2 = 0,400m y 3 = 0,900 y 4 = 1,600 y 5 = 2,500 r1 =

Estaca EI = 212 213 214 215 216 217 EV = 218 219 220 221 222 223 EF = 224

Rampa nas tangentes

-5,4%

6,6%

Cotas nas tangentes (m) 742,340 741,260 740,180 739,100 738,020 736,940 735,860 737,180 738,500 739,820 741,140 742,460 743,780

y (m) 0,100 0,400 0,900 1,600 2,500 3,600 2,500 1,600 0,900 0,400 0,100 -

Cota na curva (m) 742,340 741,360 740,580 740,000 739,620 739,440 739,460 739,680 740,100 740,720 741,540 742,560 743,780
EF

EI y1 y2 y3 -5,4% y4 y5 e y5 y4 y3 6,6% y2 y1

EV 120,000 240,000 120,000

Todos os exemplos abordados anteriormente tratam-se de curvas verticais de concordncia simtrica. Em casos em que os dois ramos da curva tm comprimentos diferentes l1 e l2 e conseqentemente nmero de cordas diferentes n1 e n2, consideramos a curva vertical como sendo assimtrica. Nesse caso, as equaes que determinam os elementos necessrios para definir a curva vertical so as seguintes:
e=

(r2 r1 )l1 l 2
2L e n1
2

caso geral
y" 1 =

curva simtrica : l1 = l 2 =
e n2
2

(r r )L L e = e = 2 1 caso particular 2 8

y 1' =

' y2 = 2 2 y 1' ' ' y3 = 3 2 y 1' L y n = n1 y 1' 2

" y2 = 22 y" 1 " " " y3 = 32 y 1 L yn = n2 y " 1 2

Os clculos realizados na determinao de curva assimtrica semelhante ao clculo realizado em curva simtrica, diferenciando apenas no fato de se considerar os dois trechos da curva, com valores diferentes em cada um deles.

EV r2 e r1 y
1

y2 EF

EI l1 (n1) L l2 (n2)

Exerccio 6: Calcular as cotas das estacas que definem a curva vertical de concordncia assimtrica, considerando os dados a seguir:
EI = 34 + 0,00 Cota (EI) = 78,340 m EV = 40 + 0,00 Cota (EV) = 85,060 m EF = 44 + 0,00 Cota (EF) = 82,340 m Cordas de 20 metros l1 = EV EI = 40 x (20) 34 x (20) = 120 m = 6 estacas l2 = EF EV = 44 x (20) 40 x (20) = 80 m = 4 estacas L = l1 + l2 = 200 m
r1 = r2 = Cota (EV ) Cota (EI ) 85,060 78,340 100 = 100 = +5,6% l1 120

Cota (EF ) Cota (EV ) 82,340 85,060 100 = 100 = 3,4% l2 80

e=

2L 2 200 e 2,160 y 1' = 2 = = 0,060m 62 n1


Estaca EI = 34 35 36 37 39 39 EV = 40 41 42 43 EF = 44

(r2 r1 )l1 l 2 ( 3,4 5,6)120 80 = = 2,160m


y" 1 = e n2
2

2,160 = 0,135m 42

' ' ' ' y2 = 0,240 y 3 = 0,540 y 4 = 0,960 y 5 = 1,500

" " y2 = 0,540 y 3 = 1,215

Rampa nas tangentes

+5,6%

-3,4%

Cotas nas tangentes (m) 78,340 79,460 80,580 81,700 82,820 83,940 85,060 84,380 83,700 83,020 82,340

y (m) -0,060 -0,240 -0,540 -0,960 -1,500 -2,160 -1,215 -0,540 -0,135 -

Cota na curva (m) 78,340 79,400 80,340 81,160 81,860 82,440 82,900 83,165 83,160 82,885 82,340

Analisando as curvas verticais simtrica e assimtrica, notamos que enquanto a primeira apenas um arco de parbola com razo de mudana de rampa nica desde EI at EF, a segunda composta de dois arcos de parbola com razes de mudanas diferentes em cada rampa que concordam em EV. por esse motivo que a curva assimtrica no recomendvel, uma vez que ela gera instabilidade no veculo ao variar a razo de mudana de rampa. Razo de mudana da curva simtrica do exerccio 5 Cota na Dif. Cota na Rampa na Razo de curva (m) corda corda % mudana % EI = 212 742,340 0,5 213 741,360 -0,980 -4,9 1,0 214 740,580 -0,780 -3,9 1,0 215 740,000 -0,580 -2,9 1,0 216 739,620 -0,380 -1,9 1,0 217 739,440 -0,180 -0,9 1,0 EV = 218 739,460 0,020 0,1 1,0 219 739,680 0,220 1,1 1,0 220 740,100 0,420 2,1 1,0 221 740,720 0,620 3,1 1,0 222 741,540 0,820 4,1 1,0 223 742,560 1,020 5,1 1,0 EF = 224 743,780 1,220 6,1 0,5 Estaca Razo de mudana da curva assimtrica do exerccio 6 Cota na Dif. Cota na Rampa na Razo de curva (m) corda corda % mudana % 78,340 -0,3 79,400 1,060 5,3 -0,6 80,340 0,940 4,7 -0,6 81,160 0,820 4,1 -0,6 81,860 0,700 3,5 -0,6 82,440 0,580 2,9 -0,6 82,900 0,460 2,3 -0,975 83,165 0,265 1,325 -1,35 83,160 -0,005 -0,025 -1,35 82,885 -0,275 -1,375 -1,35 82,340 -0,545 -2,725 -0,675

cte.

Estaca EI = 34 35 36 37 38 39 EV = 40 41 42 43 EF = 44

cte.

trans. cte.

IV POSICIONAMENTO POR GNSS GNSS Sistema de Navegao Global por Satlites (Global Navigation Satellite Systems) Sistema de rdio navegao por satlites, que fornece a usurios com equipamentos apropriado, coordenada tridimensional, e informao sobre navegao e o tempo.

SISTEMAS GNSS: Atualmente existem quatro sistemas de posicionamento por satlites artificiais:
GPS Estados Unidos: Operacional; GLONASS Rssia: Na iminncia de se tornar operacional; Galileo Europa: Em desenvolvimento; Compass China: Em desenvolvimento;

SISTEMA GPS: NAVSTAR GPS: Sistema de Posicionamento Global baseado na determinao das coordenadas de um ponto, atravs do clculo da distncia e do tempo entre esse ponto e os satlites rastreados. Mantido e operado pelo governo dos Estados Unidos, atravs do Departamento de Defesa (DoD); No existem custos para usar o sistema NAVSTAR-GPS, exceto o de aquisio do equipamento receptor; Objetivo: Garantir tempo e navegao de preciso (posio, velocidade e direo) contnua e global, em tempo real e sob quaisquer condies atmosfricas. Cronologia: 1960 F.A.E.U.A. e a NASA desenvolvem o sistema TRANSIT; 1967 Inicia-se a 1 aplicao do sistema no campo da geodsia; 1974 DoD melhora o sistema e avana com o atual sistema GPS; 1978 Foi lanado o primeiro satlite do GPS; 1995 O sistema fica completamente operacional (com 24 satlites). Metodologia: As coordenadas de um ponto so determinadas em funo das coordenadas dos satlites e das distncias entre este ponto e os satlites rastreados. Matematicamente bastariam apenas as informaes para trs satlites. Entretanto, torna-se necessrio a determinao do erro do relgio do

receptor, o que implica na medio de um quarto satlite. Sendo assim, para a determinao das coordenadas, preciso rastrear no mnimo quatro satlites simultaneamente.

[tp dt
kP =

PkP = tkP .C
k

dt P .C = kP + a
P

(X
1

X k + Y P Yk + Z P Z k

) (
2
1

) (
2
1

a e dt p insignificantes
1 k =

k2 = k3 = k4 =

(X (X (X (X

Xk Xk Xk Xk

) + (Y ) + (Y ) + (Y ) + (Y
2 2 2 2

Yk

) + (Z Z ) + Cdt Y ) + (Z Z ) + Cdt Y ) + (Z Z ) + Cdt Y ) + (Z Z ) + Cdt


2 2 k k 2 2 2 k k 2 3 2 k k 2 4 2 k k

O sistema GPS dividido em trs segmentos: espacial, controle e de usurio.

Segmento Espacial: - 28 satlites operacionais, sendo 24 para o funcionamento do sistema e 4 de reserva; - 6 planos orbitais; - rbitas aproximadamente circulares com raio de cerca de 26.600 km separadas entre si de 60 em longitude; - perodo orbital de 12 horas siderais (~11h e 58min 26s UTC), que faz com que o nascimento dos satlites se d cerca de 4 minutos mais cedo a cada dia; - inclinao orbital prxima dos 55, relativamente ao plano equatorial terrestre. Segmento de Controle: Verificar o funcionamento dos satlites; Calcular as rbitas dos satlites para uma dada poca;

Sincronizar os relgios dos satlites com o tempo GPS; Determinar parmetros ionosfricos; Controlar as manobras de substituio e de correo das rbitas; Atualizar a mensagem de navegao; Enviar os dados necessrios aos satlites;

Os dados recolhidos nas estaes de monitoramento so enviados para a estao principal onde so efetuados os clculos necessrios atualizao da mensagem de navegao. Os dados atualizados so enviados periodicamente para as estaes de transmisso que posteriormente os enviam para os satlites.

Segmento de Usurio: Consiste basicamente dos equipamentos utilizados pelo os usurios do sistema GPS, ou seja, receptores e antenas GPS.

Atualmente os satlites transmitem os sinais continuamente em duas freqncias da banda L, denominadas de L1 (1575,42 MHz) e L2 (1227,60 MHz). Sobre as freqncias so modulados a mensagem de navegao e os cdigos pseudoaleatrios (PRN Pseudo Randon Noise) C/A e P. Na sua concepo original dois tipos de cdigos foram implementados no sistema, sendo eles: P (Precise ou Protected) e C/A (Course/Acquisition). O primeiro modulado sobre as duas portadoras, enquanto que o cdigo C/A modulado somente sobre a portadora L1 Os receptores GPS podem ser divididos em trs categorias:

- Navegao/Recreao: utilizados principalmente na determinao de rotas, orientao para navegao, levantamentos topogrficos expeditos. Suas coordenadas so determinadas utilizando apenas o cdigo C/A como observvel, e tem uma preciso aproximada de 9 metros. - Topogrfico: utilizado principalmente em levantamentos topogrficos relativos, ou seja, em que so utilizados pelo menos dois receptores GPS, determina coordenadas com preciso melhor que 50 centmetros. Essa preciso pode chegar at poucos centmetros, dependendo da distncia para a estao base, e do tempo de rastreio. Utiliza alm do cdigo C/A, a portadora L1. - Geodsico: considerado como receptores GPS de alta preciso, determinam coordenadas com preciso que podem variar de poucos centmetros at milmetros. Utilizam alm dos cdigos C/A e P, as portadoras L1 e L2 como observveis bsicas. So largamente empregados em levantamentos que requerem alta preciso, como os geodsicos, monitoramento de estruturas, etc. utilizando no

somente em levantamentos relativos, como tambm em levantamentos absolutos, como o PPP (Posicionamento por Ponto Preciso). oportuno salientar que o posicionamento com GPS est sujeito a degradaes provocadas por algumas fontes de erros. Tais erros podem ser reunidos em quatro grupos: satlites, propagao do sinal, receptor/antena e estao. A Tabela 2.1 mostra a maioria dos erros que degradam o posicionamento com GPS (MONICO, 2000a). Para obter mais informaes sobre esses erros, consulte tpico 5.4, pgina 17.

Fonte Satlite

Erro
Atraso entre as duas portadoras no hardware do satlite Erro de rbita Erro do relgio Refrao troposfrica Refrao ionosfrica Perdas de ciclos Multicaminho Erro do relgio Erro entre os canais Variao do centro de fase da antena Erro nas coordenadas Multicaminho

Propagao do sinal

Receptor/antena Estao

Tcnicas de Posicionamento/Levantamento O posicionamento atravs do GPS pode ser realizado a partir de diferentes tcnicas e observveis, as quais fornecem nveis de preciso que variam desde algumas dezenas de metros at poucos milmetros. Ressalta-se que a observvel utilizada no processo de estimao das coordenadas um dos principais fatores que influenciam os nveis de preciso alcanados.
As tcnicas de posicionamento podem ser classificadas como esttico e cinemtico: - Levantamento Esttico: quando o receptor permanece imvel em um determinado ponto durante o rastreio das observaes GPS. Geralmente apoiado sobre trips e base nivelante. Pode ser subdividido em esttico quando o tempo de coleta superior a 30 minutos, esttico-rpido quando o tempo inferior a 30 minutos, e stop-and-go quando o levantamento realizado em poucos segundos (< 30 segundos). - Levantamento Cinemtico: quando as coordenadas so determinadas com o receptor em movimento. Trata-se de um levantamento de trajetrias, onde para cada instante determinado uma coordenada. Em ambos os levantamentos, as coordenadas podem ser determinadas em tempo-real, ou seja no exato instante do rastreio das observaes, ou ps-processada, em que as observveis GPS so tratadas, corrigidas de eventuais fontes de erros, e utilizadas na determinao de coordenadas mais precisas.

Tcnicas de Processamento GPS: Dependendo do tipo de levantamento e equipamento GPS realizado, da preciso com que se quer determinar as coordenadas, pode-se realizar o processamento das observaes GPS de duas formas distintas:

- Processamento Absoluto: O posicionamento por ponto, tambm conhecido como posicionamento absoluto ou isolado, requer a utilizao de apenas um receptor. As coordenadas do ponto rastreado so determinadas diretamente das coordenadas dos satlites e das distncias entre eles. Por ser absoluto, alguns erros no so eliminados ou reduzidos no processamento.

- Processamento Relativo: No posicionamento relativo, as coordenadas so determinadas em relao a um referencial materializado atravs de uma ou mais estaes com coordenadas conhecidas. Neste caso, necessrio que pelo menos dois receptores coletem dados de, no mnimo, dois satlites simultaneamente, onde um dos receptores deve ocupar a estao com coordenadas conhecidas, denominada de estao de referncia ou estao base. Nesse processamento, alguns erros so totalmente eliminados ou reduzidos.

Informaes sobre Receptor e posicionamento GPS:


A seguir, so apresentadas algumas informaes importantes que devem ser levadas em considerao no levantamento GPS:

Taxa de Rastreio (Coleta) das Observaes GPS


O intervalo de tempo entre duas observaes GPS consecutivas armazenadas pelo receptor d-se o nome de taxa de rastreio ou taxa de coleta. Trata-se do intervalo de registro de observveis utilizado pelo equipamento GPS. Por exemplo, se um receptor est configurado para trabalhar com uma taxa de rastreio de 1, isso significa que ele ir registrar as observaes dos satlites GPS a cada 1 segundo. Se o receptor est configurado para coletar dados a cada 15, ele s ir registrar observaes de 15 em 15 segundos.

Exemplo de parte de um arquivo RINEX de observao GPS com taxa de rastreio de 1:

12 4 10 13 44 35.0000000 0 3G09G27G02 -8637970.497 8 20651679.084 -8601254.313 8 20257632.944 -8440176.001 8 21141203.717 12 4 10 13 44 36.0000000 0 3G09G27G02 -8637178.464 8 20651830.528 -8600139.147 8 20257845.175 -8437130.507 8 21141783.333 12 4 10 13 44 37.0000000 0 3G09G27G02 -8636361.821 8 20651986.169 -8598999.419 8 20258063.132 -8434060.542 8 21142365.547 Exemplo de parte de um arquivo RINEX de observao GPS com taxa de rastreio de 15: 12 4 10 13 44 15.0000000 0 3G09G27G02 84540646.00047 20645693.000 82948359.00047 20256838.000 86828451.00047 21204403.000 12 4 10 13 44 30.0000000 0 3G09G27G02 84550388.00047 20648072.000 82961898.00047 20260144.000 86810021.00047 21199903.000 12 4 10 13 44 45.0000000 0 3G09G27G02 84560236.00047 20650477.000 82975549.00047 20263478.000 86791618.00047 21195408.000
Considerando as taxas de rastreio apresentadas anteriormente, em um levantamento esttico com durao de 30 minutos, sero coletadas 1800 pocas se rastreadas a uma taxa de 1, ou 120 pocas a uma taxa de rastreio de 15. Como na tcnica de posicionamento relativo exige que as observaes GPS sejam coletadas simultaneamente, importante que as taxas de rastreio sejam iguais ou pelo menos mltiplos. Por exemplo, se dois receptores GPS esto coletando dados simultaneamente, mas um com taxa de rastreio de 5, e o outro com taxa de rastreio de 15, o processamento relativo entre essas duas observaes GPS ser de 15, desconsiderando as demais observaes. As taxas de rastreio mais comumente utilizadas so: - 1 segundo - 5 segundos - 15 segundos - 30 segundos A configurao da taxa de rastreio s permitida quando se est trabalhando com receptores GPS topogrfico ou geodsico. Entretanto, deve-se levar em considerao a capacidade de armazenamento do equipamento, uma vez que quanto maior for a taxa de rastreio das observaes, maior ser o consumo de memria para o armazenamento dessas informaes.

Mscara de Elevao
Sabe-se que os sinais dos satlites localizados prximo ao horizonte sofrem maior pertubao principalmente devido ao efeito atmosfrico. Alm disso, boa parte dos sinais refletidos (multicaminho) so transmitidos prximo ao horizonte. Para evitar que esses sinais sejam rastreados em um levantamento GPS, torna-se necessrio a configurao de uma mscara de elevao. Isso importante porque evita o rastreio de boa parte desses sinais. Alm disso, quando se est trabalhando com equipamentos mais antigos, h um limite na quantidade de satlites a ser rastreados, o que permite a seleo de satlites com melhores sinais. A mscara de elevao consiste em um ngulo de inclinao referenciado a partir do horizonte, na qual permite que somente os satlites que estejam acima desse ngulo, possam ser rastreados. Os valores mais comumente utilizados so 5, 10 e 15. A figura a seguir mostra um receptor GPS rastreando satlites considerando uma determinada mscara de elevao.

Altura da Antena
Quando se est trabalhando com receptores topogrficos ou geodsicos, torna-se necessrio informar a altura da antena utilizada no levantamento GPS, uma vez se tratar de receptores que determinam coordenadas com alta preciso, e pelo fato de utilizar basto, bip ou trip nos levantamentos de campo.

A altura da antena pode ser determinada de forma vertical ou inclinada, e ser medida ao Ponto de Referncia da Antena (ARP). As observaes GPS enviadas pelos satlites e rastreadas pelas

antenas, so determinadas ao Centro de Fase da Antena (APC). A distncia vertical entre o ARP e o APC denominado de Altura do Centro de Fase e varia conforme o modelo de antena utilizada no levantamento GPS. A seguir, so apresentados os elementos de uma antena GPS, assim como alguns exemplos de como medir a altura da antena em um levantamento:

Geometria dos Satlites


Uma das informaes mais importantes no posicionamento absoluto (por ponto) com GPS a geometria que formam os satlites disponveis para serem rastreados e o receptor em um determinado horrio e local. Essa geometria informada atravs do indicador PDOP Diluio da Preciso Tridimensional. Quanto menor for o PDOP melhor a geometria dos satlites. O PDOP corresponde ao inverso do volume slido formado entre a antena do receptor e os satlites rastreados. Recomenda-se levantamentos GPS com PDOP menor que 4.

Existem programas e aplicativos online que auxiliam no planejamento de campanhas GPS, informando o PDOP em um determinado horrio e local, assim como o nmero de satlites disponveis, visibilidade dos satlites e sua espacializao no cu, elevao, mapas de ionosfera, entre outros. http://www.spectraprecision.com/support/gnss-planning/

V DESLOCAMENTO DE ESTRUTURAS
Os processos de medida de deslocamento de grandes estruturas tais como barragens, pontes, edificaes, etc, podem ser obtidos atravs de teodolitos, nveis, estao total e GPS. Os deslocamentos podem ser de dois tipos: horizontal e vertical. As primeiras observaes podem ser realizadas durante a construo da obra, podendo assim, determinar a deformao desde o incio da construo. Para o caso de barragens, o monitoramento dos deslocamentos inicialmente dever ser realizado considerando a elevao e o abaixamento peridico do nvel dgua represada, at constatar sua definitiva elasticidade.

Mtodo Trigonomtrico para Determinao de Deslocamento Horizontal A medida dos deslocamentos pelo mtodo trigonomtrico tem por fim a determinao do deslocamento no espao de pontos localizados sobre a construo, materializados por marcas ou sinais especiais.

Marcas fixas so colocadas sobre a estrutura, em rochas, e em pontos frontais da construo, de tal maneira que se possam avistar todas as marcas, a partir de pilares construdos para a sustentao dos aparelhos (Teodolitos). A partir destes pilares, constri-se uma triangulao topogrfica, de preferncia amarrada a uma ou mais Referncias de Nvel (RN), com a medida de uma base a fim de se conhecer as distncias e as posies relativas dos pilares e marcas. Tendo em vista a preciso exigida na medida dos ngulos, pois se trata da determinao de deslocamento da ordem de milmetros, devem-se tomar certas precaues: 1) As observaes devem ser efetuadas noite, para diminuir as perturbaes atmosfricas; 2) Perfeita centragem do aparelho sobre o pilar; 3) Repeties nas leituras dos ngulos; 4) Trabalhar com equipamentos retificados; Consideremos uma marca "M" da barragem, dois pilares "I" e "II" engastados no terreno e de marcas "RN" de referncia, tambm engastadas no terreno, mas distanciadas da barragem.

Supondo-se que o terreno onde se encontram os pilares (I e II) e as referncias de nvel (RN) no sofra qualquer deslocamento ou deformao, distncia MM corresponde ao deslocamento horizontal da barragem. Para isso, basta montar um teodolito de preciso em cada um dos pilares e medir os ngulos em duas pocas distintas entre as quais se deseja medir o deslocamento. A diferena entre estas duas medidas permite determinar a nova posio M' da marca, relativa antiga posio M. Considerando AB o referencial para a determinao do deslocamento horizontal (XY) do ponto M, calcula-se:

M1 M2

1 A
X

2 D

2 1 B
Y

sin( 1 )sin(1 ) sin( 2 )sin(2 ) X = D sin( + ) sin( + ) 1 1 2 2


sin( 2 )cos( 2 ) sin( 1 )cos(1 ) Y = D sin( + ) sin ( + ) 2 2 1 1

XY =

X 2 + Y 2

Exemplo: poca: poca 1: 881818 881800 881801 881822 881820 Mdia: 881812 poca 2: 874614 874526 874504 874619 874530 Mdia: 874543

464130 464000 464025 464100 464040

Distncia (m) 7,041 6,934 7,015 6,984 6,984

464043
465525 465505 465435 465515 465455

6,992
-

465503

XY = 0,012 2 + 0,0682 = 0,069 m

VI LEVANTAMENTO HIDROGRFICO
Basicamente, um Levantamento Hidrogrfico um conjunto de mtodos e tcnicas que visa cobrir uma determinada rea dos oceanos, lagos ou rios, atravs de um processo de coleta de dados, realizaes de medies e observaes na rea costeira e ocenica, conduzido sob a tica hidrogrfica, com o propsito de mapear a rea levantada. A finalidade de um Levantamento Hidrogrfico a explorao, medida e descrio do relevo submarino, para a elaborao de documentos grficos, como a carta nutica, e no grficos, como os roteiros e as tbuas de mars, possibilitando aos navegantes o conhecimento do meio onde se encontram, assegurando e mantendo as condies de acessibilidade dos portos e de navegabilidade das rotas martimas e fluviais.

Carta Nutica: uma representao cartogrfica de uma rea nutica, podendo representar em conjunto as regies costeiras adjacentes s reas nuticas.

Tbua de Mar: documento onde apresentado informaes referente s alturas das mars ocenicas, tomando como referncia o nvel de reduo: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/ Objetivos: - Explorao, medida e descrio do relevo submarino; - Visa o preparo de cartas e documentos nuticos navegao segura; - Subsdio para projetos de balizamento; - Subsidiar projetos de alterao do calado operacional dos portos; Levantamento Batimtrico: Principal tarefa de um levantamento hidrogrfico consiste na coleta regular de dados de profundidade associados com dados de posio planimtrica. Pode ser realizado utilizando diversas tcnicas, sendo algumas apresentadas a seguir: - Topografia clssica: Medies de ngulos e distncias atravs de uma poligonal de apoio, para a determinao do relevo da superfcie submersa.

Az

Interseo a vante e ecobatmetro: consiste na medio de ngulos de maneira simultnea, a partir de dois pontos conhecidos, onde a distncia entre estes pontos chamada de base. Para determinar a posio do barco durante o levantamento, se faz necessrio um perfeito sincronismo entre a equipe que est a bordo com o ecobatmetro e a equipe que est em terra efetuando o apoio topogrfico. Neste tipo de trabalho se faz necessrio o emprego de rdios comunicadores para se realizar a medida dos ngulos no momento exato em que a sonda efetua a medida da profundidade.

Linhas de sondagens

B
Exemplo: Determinar as coordenadas planimtricas do ponto B, utilizando a tcnica de levantamento por interseo a vante, considerando os dados a seguir: M1: N = 7.465.628,346 m E = 691.482,779 m AzM1-B = 2053451,5 N = 7.465.688,784 m E = 691.569,052 m AzM2-B = 2233221,6 M2: Resposta: N = 7.465.567,186m E = 691.453,501m

- Embarcao com GPS e ecobatmetro: Levantamento batimtrico por um sistema de linhas de sondagem, dispostas regularmente, de forma a permitir a explorao sistemtica, realizada por uma

embarcao que percorre estas linhas, medindo simultaneamente a profundidade do local e a sua posio horizontal.

- Sondagem: A zona a ser levantada coberta por um sistema de linhas de sondagens dispostas regularmente, de forma a permitir uma explorao sistemtica, que realizada por embarcaes ou navios que as percorrem, medindo a profundidade e fixando periodicamente sua posio com referncia a estaes terrestres ou por satlites.
Para medir a profundidade utiliza-se o ecobatmetro que consiste na medio do tempo gasto por um sinal sonoro, para percorrer a distncia entre o transmissor e o fundo do mar, e o retorno do sinal refletido ao receptor. - A referncia utilizada para a determinao da profundidade do mar um nvel bsico denominado NVEL DE REDUO (NR), o qual so eliminadas efeitos de mar, variaes sazonais, etc.

- Carta Hidrogrfica: a representao cartogrfica das profundidades resultantes de levantamentos hidrogrficos de reas ocenicas, mares, baas, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa dgua navegvel e que se destinam a servir de base navegao.
- A representao da profundidade nas cartas hidrogrficas, realizada pelas curvas batimtricas, onde todos os pontos localizados sobre essa curva, tero profundidades iguais.

VII LEVANTAMENTO TOPOGRFICO SUBTERRNEO


Assim como nos levantamentos de superfcie, os levantamentos topogrficos subterrneos dividemse em planimtricos e altimtricos; Os mtodos de levantamento empregados so os mesmos utilizados na topografia de superfcie, com exceo das tecnologias por satlites (GPS) que no funcionam em locais fechados; A execuo do levantamento subterrneo realizada em grande parte atravs do processo de poligonao, podendo ser utilizado tambm levantamentos por irradiao e interseo. Os levantamentos topogrficos subterrneos so essencialmente as medies lineares e angulares, e seus respectivos clculos realizados com o propsito de: Representao grfica de planos e sees; Representao de feies especficas do terreno, como cavernas, aberturas; Locao e acompanhamento de obras subterrneas (tneis, galerias); Controle geodsico subterrneo (desabamentos, ...)

As etapas compreendidas para os trabalhos de levantamento so: - Planimetria: descrio e representao da superfcie, caminhamento e locao dos vrtices (pontos), medio dos ngulos e distncias; - Orientao: referenciar os dados colhidos a um sistema de coordenadas conhecido; - Altimetria: nivelamento geomtrico das sees subterrneas, referenciado ao plano topogrfico da superfcie; A determinao planimtrica das coordenadas dos pontos que definiro a topografia subterrnea calculada da mesma forma que na topografia de superfcie (apresentadas na Topografia VII) Aqui, apresentaremos as frmulas empregadas para a determinao altimtrica dos pontos que definiro a topografia subterrnea: 1 caso: Cho Teto

C B = C A + hi + d i cos(Z ) + h p
sendo C a cota dos pontos A e B, hi altura do instrumento, di distncia inclinada, Z ngulo zenital, hp altura do prisma.

2 caso: Teto Teto

C B = C A hi + d i cos(Z ) + h p
3 caso: Teto Cho

C B = C A hi + d i cos(Z ) h p
4 caso: Cho Cho

C B = C A + hi + d i cos(Z ) h p

Exemplo: Determine as cotas dos pontos visados (PV) da tabela abaixo: Est. A A B C D E PV A B C D E F Ang. Zenital 852030 921040 864020 845250 941210 Di (m) 38,451 43,875 34,578 36,494 39,157 hi (m) 1,250 1,150 1,540 1,200 1,550 hp(m) 0,450 1,300 0,580 1,280 1,200 C(m) 100,000 102,323 98,205 102,333 103,109 100,589

A topografia moderna vem se beneficiando com o desenvolvimento de novos equipamentos, baseados em novas tecnologias. A topografia subterrnea no diferente, e dentre essas novas tecnologias se destaca o Laser Scanner.

O sistema Laser Scanner um mtodo de levantamento topogrfico terrestre desenvolvido para recompilar informaes em trs dimenses de qualquer lugar, em uma grande escala, de maneira rpida e direta. O sistema registra exatamente a localizao e caractersticas de superfcies e mede a posio em trs dimenses, cor natural e intensidade de reflexo de milhares de pontos por segundo sem a necessidade de refletores, utilizando um sistema de levantamento por pulsos laser, permitindo desse modo definies tridimensionais de objetos e estruturas. Laser Scanner na medio de tneis: Dentre alguns objetivos, podemos citar: Clculo do volume total do tnel;

Elaborao de sees transversais; Clculo da rea de cada seo, conferncia das mesmas com os padres do projeto original, e verificao da ocorrncia overbreak e underbreak;

You might also like