You are on page 1of 9

Planificao da aula 13 Regncia Data: 4 Fev. 2014 Ano: 10 A Turma: A Aula n 39 Horrio: 8h20-9h35 (75 min.

.) Professora Estagiria: Joana Dias

No estamos a discutir um tema sem importncia, mas sim como devemos viver. Scrates, A Repblica, de Plato (ca. 390 a.C.)

(Fonte da imagem: http://psicologia1fadeup.blogspot.pt/2011/05/kohlberg-e-moralidade.html)

Tema

II A AO HUMANA E OS VALORES 3. Dimenses da ao humana e dos valores 3.1. A dimenso tico-poltica Anlise e compreenso da experincia convivencial.

Aulas

Uma

Objetivos Gerais 1. Identificar as principais reas e problemas da Filosofia. (Henriques, Vicente, & Barros, 2001, p. 10) 2. Desenvolver uma sensibilidade tica. (Henriques, Vicente, & Barros, 2001, p. 10) 3. Desenvolver a conscincia do significado tico. (Henriques, Vicente, & Barros, 2001, p. 10) 4. Desenvolver actividades especficas de clarificao concetual: aproximao etimolgica, aproximao semntica, aproximao predicativa, definio, classificao. (Henriques, Vicente, & Barros, 2001, p. 11)

Objetivos Especficos 1. Distinguir tica e moral; 2. Diferenciar normal moral de inteno tica; 3. Compreender dois tipos de egosmo: psicolgico e tico; 4. Perceber em que consiste uma conceo mnima de moralidade; 5. Relacionar liberdade, responsabilidade e conscincia moral.

Contedos tica; Moral; Inteno; Norma; Egosmo psicolgico; Egosmo tico; Conceo mnima de moralidade; Ao moral; Liberdade moral; Conscincia moral; Responsabilidade moral.

Estratgias 1. Projeo de um PowerPoint: 1.1. 1.2. Sumrio da aula e os objetivos; Apresentao da Regra de Ouro princpio orientador da ao humana; 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. Passagem da obra Os Irmos Karamzov de Dostovski; Definir tica e moral, distinguindo-as; Apresentao de um dilema moral A beb Teresa; Conceo mnima de moralidade: leitura do texto 2 da pgina 110 do Manual; 1.7. Egosmos psicolgico e tico - leitura do manual na pgina 108; 1.8. Mostrar excerto da obra Da Natureza Humana de Hobbes; 1.9. 1.10. Ao moral leitura do manual nas pginas 111 e 112; Leitura do texto de Fernando Savater, Liberdade e Responsalidade; 1.11. Apresentao de esquema sobre a ao humana.

Recursos 1. Computador; 2. Projetor; 3. Manual; 4. Texto 11.

Ver anexos.

Avaliao Avaliao realizada atravs da observao da participao dos alunos.

Fundamentao cientfica
Esta aula surge no contexto do tema da aco humana e os valores, na unidade a dimenso ticopoltica anlise e compreenso da experincia convivencial e subunidade inteno tica e norma moral. Cientificamente o que importante que saia desta aula que os alunos sejam capazes de perceber do que falamos quando falamos de conceitos como os de moral, tica, norma, inteno. importante perceberem, tambm, que apesar da pluralidade de teorias ticas existentes, h uma conceo mnima de moralidade que serve de ponto de partida maioria dessas mesmas teorias. Na lista de objetivos surge em ltimo lugar a ao moral. Os alunos devem ser capazes de identificar o que uma ao moral e quais so os outros conceitos implicados nesse tipo de agir liberdade, conscincia e responsabilidade. Esta sesso por ser uma aula de introduo a um novo tema necessrio que se apresentem os conceitos de forma rigorosa para que os alunos no sintam dificuldade em trabalhar com eles ao longo das demais sesses. A linha que delimita religio, moral e tica no assim to vincada. Para aqueles que acreditam em Deus tm um motivo para agir moralmente. Deus tudo pode e tudo sabe. Na medida em que Deus tudo sabe tambm vai saber quando nos portamos mal e partida vai-nos castigar de alguma maneira. Deus seria assim o juiz perfeito. No entanto, se no acreditarmos na existncia de Deus podem existir pessoas a cometerem atos atrozes e caso consigam escapar s leis dos homens no sofrem as consequncias dos seus atos vale tudo. Assim, para aqueles que no acreditam em Deus temos de arranjar algo que paute as suas aes. A matriz grega diz-nos que os homens tendem naturalmente para o bem porque so capazes de pensar e por isso distinguir o bem e o mal. Scrates afirma que mais vale sofrer uma injustia que cometla. Como que eu ia querer conviver comigo sendo eu algum com o qual no quero conviver? Dessa maneira, estou em paz comigo mesmo. Hobbes diz-nos que o mundo foi criado para os Homens e o que que cada homem quer? Quer tudo para ele. Hobbes diz-nos que os homens tm uma relao de violncia porque no tm outra escolha. Os homens so egostas porque so racionais (entre a escolha de ser o outro a morrer de fome ou eu, porque que no havia de escolher o outro?). Para garantir que no se prolongassem os conflitos criamos o Estado com regras morais e regras legais. A moral, assim uma criao humana no sentido de construir uma sociedade mais estvel e segura. Onde que est a nossa racionalidade nisto? No facto de 4

percebermos que seria possvel vivermos nesse estado selvagem permanentemente conflituoso. A tica surge, ento, como uma tentativa de autodomnio e de controlo social. Torna-se ento necessrio clarificar duas noes: moral e tica. Vejamos como a enciclopdia Logos caracteriza moral: Que em cada sociedade existam comportamentos considerados bons, outros maus, uma realidade que ningum pe em questo. Isto significa que, quando o homem age e -lhe impossvel no agir, porque no nasce j como um ser totalmente realizado , encontra sua volta e recebe dos mais velhos um conjunto de regras, de prescries e de orientaes de conduta para a tornar recta.. Compreendemos a moral como um conjunto de normas e costumes que existem em cada sociedade. (Cabral, 1989, p. 956) Adela Cortina distingue desta forma tica e moral: a tica distingue-se da moral, em princpio, por no estar de acordo com uma imagem de homem determinada, aceite como ideal por um grupo concreto. Mas tambm certo que o passo da moral tica no supe passar de uma moral determinada a um eclectismo. A tica no uma moral institucional. A passagem da moral tica implica um nvel reflexivo. tica como teoria filosfica da ao tem uma tarefa especfica a cumprir. A tica, ao contrrio da moral, tem de ocupar-se da moral na sua especificidade, sem limitar-se a uma moral determinada. Como reflexo filosfica v-se obrigada a justificar teoricamente porque h moral e deve haver, ou confessar que no h nenhuma razo para que ela exista. (Cortina, 1986, pp. 25,26) A tica, vimos, implica uma reflexo filosfica sobre a moral em geral, no detendo a sua ateno a uma moral determinada. Falar em tica implica falar em autonomia porque funo da tica oferecer razes para o homem justificar a sua ao, quando a ao de facto justificvel eticamente. Nesta linha podemos distinguir tambm norma moral e inteno tica. Quando falamos em norma moral falamos da regra que permite ao indivduo, na sua relao com os outros, distinguir o que bem do que mal. Quando falamos de inteno referimo-nos a um dos problemas fundamentais da tica. O rumo que esta toma depende em grande parte da maior ou menor importncia que se der inteno. Alguns autores destacam, com efeito, como elementos determinantes do valor moral, as intenes; outros, os atos (e ainda o mero resultado deles). Na medida em que falamos em intenes apresentamos dois tipos de teorias sobre a natureza humana: o egosmo psicolgico e o egosmo tico. Egosmo psicolgico: defende que ningum jamais altrusta. Todas as aces humanas so motivadas pelo egosmo. Podemos acreditar que somos nobres mas isso apenas uma iluso. Na verdade importamo-nos apenas connosco mesmos. Baseia-se numa elaborao de reinterpretao dos motivos. Fazemos sempre o que mais desejamos fazer e fazemos o que nos faz sentir bem.

Egosmo tico: o altrusmo autoderrota-se. No podemos saber o que melhor para os outros sem nos estarmos a intrometer nas suas vidas. Tornar os outros como objeto da nossa caridade degradante para eles, priva-os da sua prpria dignidade e amor-prprio. Apesar de observarmos em tica uma pluralidade de teorias existe um mnimo do qual a maioria parte uma conceo mnima de moralidade: a moralidade , pelo menos, o esforo para orientar a nossa conduta pela razo isto , para fazer aquilo a favor do qual existem melhores razes dando simultaneamente a mesma importncia aos interesses de cada indivduo que ser afetado por aquilo que fazemos. Um dos problemas que a tica enfrenta o de lidar, normalmente, com questes que despertam nas pessoas sentimentos fortes. Desta forma, a exigncia que se coloca tica que esta possa assumir-se como uma disciplina racional, objetiva e universal. A ao humana caracteriza-se por possuir uma carga moral. Implica liberdade, uma vez que s pode existir agir moral se este for autnomo. Implica conscincia na medida em que o indivduo intuitivamente apercebe da maior parte das suas aces como corretas ou incorrectas. Implica responsabilidade que surge como consequncia direta da liberdade. A partir do momento em que identificamos um agente como livre exigimos que este se responsabilize pelos seus atos. Fernando Savater, filsofo espanhol trata o problema da liberdade e responsabilidade no seu livro tica Para Um Jovem. A utilizao deste texto fundamental para que os discentes compreendam a relao que existe todas as implicaes do agir moral.

Fundamentao didtico-pedaggica
A turma em questo muito rica. Estamos perante alunos, de maneira geral, cultos e interessados. Normalmente fazem participaes interessantes, no entanto so propcios ao debate desorganizado. Cabe por isso ao docente saber orient-los. Este tema como vimos anteriormente lida com questes que despertam sentimentos fortes da ser esperado que os alunos reajam de alguma forma a alguns casos apresentados como a passagem do livro de Dostoivski, ou o caso da beb Teresa. Se o tempo o permitir aquando a leccionao dos egosmos psicolgico e tico no manual surge uma breve referncia Lista de Schindler, dependendo do comportamento dos alunos aos outros casos apresentados poderemos abordar este caso tambm. Tendo em conta o princpio da diversidade de recursos expresso no programa de Filosofia, optamos por diferentes recursos. Por um lado, utilizaremos o mais importante recurso didtico no ensino de filosofia, isto , o texto filosfico. Segundo o Programa de Filosofia de 10 e 11 Anos os textos filosficos devem constituir os mais importantes materiais para o ensino e a aprendizagem do filosofar. (Henriques, Vicente, & Barros, 2001, p. 17) Por outro lado, utilizaremos recursos didticos alternativos, 6

como o PowerPoint de forma a motivar os alunos e captar a sua ateno, optimizando o processo de aprendizagem. A construo do PowerPoint est formulada de maneira a que os discentes possam acompanhar a matria, deve por isso possuir um fio condutor. Esto inseridas algumas definies para que os alunos possam fazer os seus registos nos cadernos. Recorre-se utilizao de imagens nos diferentes diapositivos na tentativa de o tornar mais dinmico. Por exemplo, sabemos que a moral e a tica esto ligadas por uma reflexo filosfica da apresentarmos uma imagem alusiva a uma passadeira, da moral se passa tica. Por vezes os alunos necessitam de algumas imagens que os ajude a perceber e interiorizar a matria. Assim, quando estiverem a estudar ou a realizar algum trabalho podero recordar-se da imagem e a partir da exporem os seus conhecimentos.

Bibliografia Professor:
Amorim, C., & Pires, C. (2013). Clube das Ideias. Porto: Areal Editores. Cabral, R. (1989). Logos: enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia. Lisboa: Verbo. Cortina, A. (1986). tica mnima: introduccion a la filosofia practica. Madrid: Tecnos. Henriques, F., Vicente, N. J., & Barros, d. M. (2001). Programa de Filosofia 10 e 11 Anos (Ministrio da Educao ed.). Ministrio da Educao. Rachels, J. (2004). Elementos de filosofia moral. Lisboa: Gradiva. Singer, P. (1995). Compendio de tica. Madrid: Alianza Editorial. Singer, P. (2000). tica Prtica. Lisboa: Gradiva.

Alunos:
Amorim, C., & Pires, C. (2013). Clube das Ideias. Porto: Areal Editores. http://www.defnarede.com/

Anexos Texto 1
() Do que se trata de levarmos a srio a liberdade, ou seja, de sermos responsveis. O que h de srio na liberdade que ela tem efeitos indubitveis, que no se podem apagar quando isso nos convm, uma vez que tenham sido produzidos. Sou livre de comer ou no comer o pastel que tenho minha frente; mas, depois de o ter comido, j no sou livre de o ter minha frente ou no. Dou-te outro exemplo, desta vez de Aristteles (sabes, esse velho grego que falava do barco e da tempestade): se tiver uma pedra na mo, sou livre de ficar com ela ou deit-la fora, mas se a atirar para longe j no poderei ordenar-lhe que volte para que eu continue com ela na mo. E se com a pedra partir a cabea de algum ests a ver, no ests? O que h de srio na liberdade que cada ato livre que fao limita as minhas possibilidades quando escolho realizar uma delas. E no vale fazer batota e esperar para ver se o resultado bom ou mo, antes de assumir se sou ou no responsvel por ele. Desse modo, talvez seja possvel enganar um observador exterior, como pretende a criana que diz no fui eu!, mas a ns prprios nunca nos podemos enganar por completo. Pergunta () ao Pinquio! De maneira que aquilo a que chamamos remorso no mais do que o descontentamento que sentimos connosco quando empregmos mal a nossa liberdade, quer dizer, quando a utilizmos em contradio com o que deveras queremos como seres humanos. E sermos responsveis sabermo-nos autenticamente livres, para o bem e para o mal: assumirmos as consequncias do que fizemos, emendar o mal que possamos emendar e aproveitarmos o bem ao mximo. Ao contrrio da criana malcriada e cobarde, o indivduo responsvel est sempre pronto a responder pelos seus atos: Sim, fui eu!. O mundo que nos rodeia, se reparares, est cheio de ocasies que podem servir ao sujeito para se desfazer da sua responsabilidade. A culpa do mal que sucede parece ser das circunstncias, da sociedade em que vivemos, do sistema capitalista, do carcter que tenho (sou assim!), de no ter sido bem-educado (ou de me terem mimado em excesso), dos anncios da televiso, das tentaes que se oferecem nos escaparates [montras], dos exemplos irresistveis e perniciosos Acabo de empregar a palavra-chave destas justificaes: irresistvel. Todos os que querem demitir-se das suas responsabilidades acreditam no irresistvel, naquilo que subjuga sem remdio, seja a propaganda, a droga, o apetite, o suborno, a ameaa, a maneira de ser qualquer coisa serve. Quando aparece o irresistvel, zs, deixa-mos de ser livres e convertemo-nos em fantoches articulados a que no possvel pedir contas. () E se eu te dissesse que o irresistvel no mais do que uma superstio inventada pelos que tm medo da liberdade? ()

O ncleo da responsabilidade, se te interessa sab-lo, no consiste simplesmente em termos a decncia ou a honradez de assumirmos as nossas patadas na poa sem procurar desculpas direita e esquerda. Quem responsvel consciente do real da sua liberdade. E uso real no duplo sentido de autntico ou verdadeiro e no de prprio de um rei: aquele que toma decises sem que ningum acima de si lhe d ordens. Responsabilidade saber que cada um dos meus atos me vai construindo, me vai definindo, me vai inventando. Ao escolher aquilo que quero vou transformando-me pouco a pouco. Todas as minhas decises deixam a sua marca em mim antes de a deixarem no mundo que me rodeia. E, evidentemente, depois de aplicada a minha liberdade em me ir construindo um rosto, j no posso queixar-me ou assustar-me com o que vejo no espelho quando me olho Se ajo bem ser-me- cada vez mais difcil agir mal (e inversamente, por infelicidade): assim, o ideal irmos apanhando o vcio de viver bem. Quando no western o heri tem ensejo de disparar contra o vilo pelas costas, mas diz: Eu no posso fazer uma coisa dessas, todos percebemos o que ele quer dizer. Disparar, aquilo a que se chama disparar, claro que podia fisicamente faz-lo, s que o heri no tem semelhantes costumes. Por alguma coisa ele, afinal, o bom da histria! Quer continuar a ser fiel ao tipo que escolheu ser, a esse tipo de homem que fabricou livremente desde h muito tempo. F. Savater, tica Para Um Jovem, Dom Quixote, 2005, pp.91-94

You might also like