You are on page 1of 38

APRESENTAO

A utilizao de tubos metlicos uma ferramenta importante e fortemente utilizada na construo civil. O uso estrutural dos tubos foi fortemente influenciado por pesquisas internacionais que desenvolveram normas especficas para a utilizao destes materiais que trazem em seu conceito tecnologia e eficincia. Apresentaremos nesse trabalho e emplos prticos da utilizao dos tubos metlicos! os conceitos estruturais! vantagens e desvantagens e seus principais usos.

Aspectos gerais
As primeiras e perincias que agregaram conhecimento ao processo da construo em tubos foram as plataformas de prospeco de petr"leo em guas profundas. A construo com tubos metlicos comumente utilizada em trelias espaciais! em vigas treliadas espaciais.

Principais aplicaes
#ua principal utilizao estrutural nos seguintes campos$ %eas comprimidas$ pilares! colunas! pilones &relias planas e espaciais 'omos %lataformas em alto mar e equipamentos 'utos para transporte ou armazenamento de gases! lquidos ou polpa Artes plsticas e m"veis %ostes e torres ( istem variadas formas para perfis metlicos! no entanto! neste trabalho sero abordados os perfis redondos e retangulares fechados! com espessura constante. Os tubos metlicos possuem superfcie lisa e no possuem cantos. )sso favorece a resistncia *s correntes de ventos e gua! pintura e manuteno simples! alm de uma esttica agradvel e limpa.

Vantagens dos tubos metlicos


+rande resistncia * toro, Os tubos redondos apresentam a mesma segurana * flambagem em todas as dire-es e nos retangulares a variao pequena, .esistncia equilibrada * fle o! sendo melhor na fle o multia ial, %ossibilidade de preenchimento com concreto! o que! no caso de colunas! aumenta a resistncia mec/nica e ao fogo,

0uando h momento de inrcia * toro! os perfis fechados so os mais indicados! devido *s suas caractersticas geomtricas. 'entre eles! o circular apresenta melhor resistncia! por sua simetria em relao ao centro, Apresentam menor resistncia ao vento! por no possurem cantos vivos e /ngulos.

adiga
A fadiga o incio do surgimento e crescimento de fissuras varivel ao longo do tempo! decorrente de tens-es variveis aplicadas no material. (struturas tubulares so comumente utilizadas em pontes! guindastes! antenas! plataformas de petr"leo. (stas estruturas! por sua vez! esto su1eitas * ao do vento! ondas! trfego! motores! o que cria a necessidade de verificao peri"dica das estruturas contra a fadiga! 1 que estas foras podem ser! em alguns casos! muito mais nocivas * ligao do que as cargas estticas aplicadas nela. As deforma-es ocorrem com o aumento das cargas na rea tracionada. O rompimento ocorre quando a seco transversal tubular no resiste mais *s cargas solicitadas. (m constru-es soldadas! o crescimento das fissuras freq2entemente na rea soldada. )sto porque a soldagem provoca uma descontinuidade no material! e! alm disso! o cordo de solda possui superfcie e espessura irregulares e fazem liga-es entre peas anguladas! aumentando os pontos crticos.

Elementos e tipos de estruturas


Peas comprimidas! pilares" colunas" pilones %ilares$ passarelas apoiadas em pilares ramificados na parte superior! formando estruturas treliadas! cu1as liga-es e base so feitas por meio de n"s de ao fundido. A ramificao aumenta a quantidade de apoios e a distribuio das cargas. %ilones$ estrutura que utilizam cabos de alta resistncia nas peas tracionadas e tubos nas peas comprimidas. Os tubos so muito utilizados em mastros e pilones de pontes e passarelas! concede * construo leveza e de fcil manuteno. &relias planas e espaciais &relias planas$ so utilizadas em passarelas! cu1as vigas treliadas so invertidas e totalmente compostas por tubos! como por e emplo! a passarela de 3a 4illette em %aris. &relias espaciais$ suas liga-es so soldadas e aparafusadas. 5tilizadas para vencer vos maiores.

'omos
6 uma estrutura metlica e tremamente leve! utilizado na construo da Arena de (stocolmo! com capacidade para 78 mil espectadores.

%lataformas em alto mar e equipamentos


(m plataformas de e plorao de petr"leo so utilizadas 1aquetas com tubos de grande di/metro! para resistir *s grandes cargas estticas e din/micas a que esto su1eitas em alto mar. (m equipamentos! especialmente os destinados ao transporte e manuseio de peas! as estruturas tubulares so largamente utilizadas. O uso de tubos reduz o peso e a manuteno da estrutura! sendo importantes para reduzir o custo dos mecanismos de acionamento. (m antenas e equipamentos para a gerao de energia! os tubos permitem uma construo leve. 'utos para transporte ou armazenamento de gases! lquidos ou polpa

%ostes e torres Artes plsticas e m"veis


5tilizado no suporte de esculturas arquitet9nicas. &ambm so utilizados em guarda:corpo! concedendo esbeltez! reduo do peso! economia na pintura e facilidade de manuteno.

E#emplos e sistemas
%or sua versatilidade! leveza e facilidade de manuteno! os tubos so empregados em vrios segmentos estruturais! como arcos! mastros e pilones de estruturas suspensas! colunas de transportadores de correia! colunas ramificadas! colunas mistas de edifcios! estdios co cobertura estaiada ou suspensa! estdios utilizando malhas de cabos na cobertura ou cabos e membranas! estruturas espaciais moduladas! passarelas moduladas! estruturas mistas ao vidro! escadas e rampas! tensoestruturas tipo tenda.

Abrigos
;oberturas de proteo para pedestres em reas de espera e de passagem.

&ensoestruturas com membrana so modernas estruturas do tipo tenda. #o constru-es leves e de formas atraentes. (stas estruturas foram utilizadas no Ancoradouro em 'oc<lands! em 3ondres! cobrindo a passagem que vai do cais at a rua. (stas tensoestruturas foram largamente divulgadas nas =ltimas dcadas utilizando novos materiais! como lonas com teflon! cabos de ao e tubos comprimidos. (ste tipo de estrutura se adapta a formas inusitadas! vencendo grandes vos. O sistema de tensoestrutura foi utilizado na cobertura da ;oncha Ac=stica %arque >acional de )taipu +ramado.

O shopping de %iracicaba! com ?@@mA! foi construdo tambm com estrutura metlica! viga ) e tubos redondos.

;obertura do shopping de >ova )orque

(m concessionrias! so utilizadas coberturas com tubos metlicos! que servem de abrigo para carros. (m paradas de 9nibus! a utilizao de cobertura estaiada com mastro inclinado permite a liberao da rea de circulao. A utilizao de colunas posteriores! que liberam a passagem de pedestres.

;obertura de acesso ao Bloripa #hopping! #;

O shopping )guatemi Blorian"polis e o #upermercado Angeloni! tambm possuem estru tura em tubos metlicos

;aminhos cobertos
%avilho de ( posi-es em 3eipzig$ concludo em 7CCD! o grande pavilho retangular construdo numa rea escavada de apro imadamente E Fm. de comprimento! com 7G@m de largura e G de profundidade! faz a cone o entre a estao ferroviria no oeste e o estacionamento de visitantes no leste. A forma de ab"bada de EHIm de comprimento! I@ de altura e ?@ de largura! representa a modernidade da combinao de ao:vidro presente no fim do sculo JJ. A estrutura espacial da ab"bada! complementada por arcos adicionais a cada EG metros! uma construo em forma de casca auto:portante calculada para suportar o peso da neve e dos painis de vidro sem moldura! mantidos na sua posio por n"s de fi ao.

Pontes
As pontes rodovirias e ferrovirias geralmente demandam grandes vos e tal necessidade pode no ser atendida com peas de fabricao de linha disponveis no mercado. %ara a necessidade de perfis com se-es transversais de grandes dimens-es! usa:se$ perfis retangulares soldados obtidos a partir de chapas planas! perfis redondos de chapas calandradas! se-es compostas de mais de um dos tubos fabricados.

>a maioria das pontes so usadas se-es fechadas com utilizao de tubos normais. Kuitas pontes com elementos principais usando perfis abertos! empregam tubos nos contraventos. Algumas pontes utilizam tubos nos sistemas de vigas! de arcos estaiados e suspenso! com tubo singelo ou m=ltiplo. As pontes para suporte de dutos so e emplos significativos do uso de tubos. Assim como as pontes m"veis! nas quais a reduo de peso equivale a reduo no preo do equipamento de acionamento. >as pontes ferrovirias! a utilizao de tubos se restringe mais aos contraventos e peas no estruturais.

%ontes %ara 'utos


%ontes construdas para o suporte de dutos podem ser construdas em sistemas usados para pontes rodovirias ou ferrovirias. %odem tambm ser pontes fi as aproveitadas para outras fun-es. A e emplo da %onte de Arzl na Lustria que alm de conduzir duas tubula-es de gua potvel! serve de passarela de ligao entre duas comunidades. (m pontes suspensas o pr"prio tubo a viga principal. 5sa:se cabos laterais para dar estabilidade e manter as vibra-es dentro dos limites de servio. (sse sistema o mais vivel para grandes vos 1untamente com as pontes estaiadas. %ara vos mdios opta:se por sistemas treliados.

%ontes .odovirias
As pontes em arco com tabuleiro inferior utilizam perfis fechados em peas com solicitao predominantemente de compresso! como os arcos e os tubos redondos. %ont de lMObservatoire! #olferino N Olgica ;om E@@ m de comprimento! a ponte foi construda em estrutura metlica com tabuleiro misto. #egundo o sistema viga 3anger ou arco atirantado PboQ:stringR! foi pro1etada com um =nico arco no mesmo plano do tirante! de tabuleiro misto e em curva. As dimens-es do tubo do arco so de 8G@ mm de di/metro e ?@ mm de espessura. ( do tirante! tambm em tubo! so 7 HE@ mm de di/metro e H@ mm de espessura.

(struturas (speciais
%onte ;harles de +aulle sobre o .io #ena N %aris 6 uma ponte mista com caractersticas bem distintas. O tabuleiro uma chapa de conectores! na qual foi concretada a la1e originando uma placa mista. A viga um cai o metlico de fundo curvo. ( os apoios esto dispostos em forma de gaiola de tubos. %onte girat"ria sobre o .io +eeble! Oremerhafen : Alemanha

;onstruda em trelias de perfis fechados retangulares. O peso um importante fator! pois influencia a estrutura e o custo dos equipamentos de acionamento. Outros ( emplos %onte do 3ago #ul! terceira sobre o 3ago #ul! em Oraslia : 'B

;om 7 E@@ metros de e tenso e 7E G@@ toneladas de ao processado. 5tiliza a soluo estrutural tipo arco estaiado. 4iaduto sobre a %raa +eneral 'alle ;outinho! em Osasco N #%

#o E@@ m de e tenso! com um vo de 7G@ m em arco duplo! com E? m de altura! em vigas de seco retangular 7!G m E!@ m! E? tirantes! tabuleiro ortotr"pico e E I@@ toneladas de ao processo. 5tiliza a soluo estrutural tipo viga arco atirantado. %onte de Orlans! Brana ;onstruda sobre o rio 3oire! com H8@m de comprimento total e mais de EGm de largura! comporta H pistas para veculos! duas para pedestres e duas ciclovias! sustentadas por cabos desde um =nico arco de ao com EES de inclinao.

eiras
As estruturas utilizadas para pro1etar constru-es em feiras internacionais! eventos para divulgar produtos e ate em museus so pro1etos arro1ados! que chamam a ateno do publico. %or isso! neste tipo de construo a utilizao de tubos um recurso muito comum pois eles alem de transmitirem uma aparncia agradvel e limpa para as estruturas! eliminam os cantos vivos e utilizam liga-es soldadas sem chapas proporcionando uma estrutura leve e de fcil manuteno. %ara saber o comportamento das tensoestruturas necessrio saber a forma da estrutura tensionada. As foras nestas estruturas so resistidas por tenso e quanto maior a curvatura! tanto menor a tenso para a carga definida. (ssas considera-es levaram a forma clssica de dupla curvatura para as coberturas com membrana ou malha de cabos! que resistem as cargas verticais e a ao do vento.

( emplos$ 'omo do Kilnio! 3ondres

3ocalizado na %ennsula de +reenQich! foi pro1etado para sediar eventos. A construo revestida de lona e cobre uma rea de apro imadamente ?@ mil metros quadrados. (ssa estrutura porem segue um conceito diferente do citado acima. Os cabos radiais tensionados que formam uma estrutura com grande di/metro! so apoiados a estais e a cabos de ancoragem. Os estais so fi ados ao topo de mastros que se ap"iam em uma estrutura em forma de pir/mide com tubos nas arestas. ;abos concntricos mantm os radiais na posio. >esta construo! com a cobertura de lona revestida de teflon! optou:se por um sistema em que a lona forma superfcies planas apoiada nos painis formados pelos cabos! o que simplifica as liga-es da lona.

.oda gigante em 3ondres

(ssa estrutural de tubos uma atrao turstica e estrutural! que permite uma viso panor/mica privilegiada de 3ondres. O anel e terno uma trelia espacial de trs cordas de tubo redondos. As cabines so fi adas a um suporte ligado ao anel. (sse sistema permite o giro completo em torno do ei o longitudinal da cabine evitando os balanos durante o funcionamento do TbrinquedoU.

%lanetrio na cidade de #tuttgart! Alemanha

>uma estrutura de trs cordas! de ao especial! as trelias e ternas de tubos redondos do a esse planetrio um aspecto chamativo visualmente e estruturalmente.

.ealizado num terreno de condi-es desfavorveis! essa estrutura em ao tem os apoios rotulados. >os pendurais ligados aos n"s se fi am placas de concreto! soluo escolhida devido a pro imidade das linhas frreas e estradas.

Estaes $erro%irias
A eficcia na utilizao de estruturas com tubo nesse tipo de construo se deve a necessidade de grandes vos desimpedidos e manuteno simples. Alem de oferecer sistemas arro1ados e esttica favorvel ao pro1eto podendo ate se tornar carto postal do local na qual esto inseridas. #eu uso em obras maiores realizao atravs de sistemas em arco! os estaiados! trelias e p"rticos especiais. ( emplos de uso de tubos em constru-es ferrovirias ou de linhas de trens urbanos$ ampliao da estao 1 e istente, cobertura de obra ane a a estao. (struturas simples como coberturas apoiadas em colunas engastadas nas bases e comple as ( emplos$ (stao )nternacional de Vaterloo! 3ondres

O sistema estrutural dessa estao um arco tri:articulado. ;ada parte desse arco composto de tesouras treliadas em arco atirantado! sendo uma interna e a outra e terna. As tesouras so treliadas espaciais com trs cordas! os montantes so de tubos redondos c9nicos.

(stao ;entral de Amsterdam

>esse caso trata:se de uma ampliao da cobertura da estao! na qual foram usados tubos na estrutura em p"rtico curvo e na viga longitudinal em trelia. As colunas e as vigas longitudinais so de tubos redondos. 5ma das principais e igncias era a facilidade de manuteno! uma das grandes vantagens dos tubos em relao a outras estruturas como perfis abertos. (stao do Ketr9 em .oterdam! Wolanda

>essa estao! os principais elementos da calota de cobertura e do arco de sustentao so de tubos. A parte frontal da calota suspensa por pendurais ligados ao arco superior cruzando a calota. A calota espacial feita de tubos e suspensa em arco tambm tubular de seo transversal triangular com uma corda em cada vrtice.

&ubos nas peas su1eitas a compresso como colunas e montantes. A cobertura uma tpica estrutura mista composta de ao e vidro. >estas constru-es! o

vidro alm da funo de tapamento tem funo estrutural! o que torna necessrio limites mais rigorosos para as deforma-es da estrutura.

;obertura da (stao do Ketro em #tuttgard! Beuerbach

O uso de tubos em plataformas diminui a dimenso das colunas e facilita a circulao das pessoas na plataforma. >a estrutura metlica dessa plataforma foi usada uma estrutura com colunas engastadas na base e vigas transversais em balano. Os arcos transversais servem de apoio a cobertura. As colunas engastadas na base do a estabilidade longitudinal e transversal. >a parte inferior foram fi adas

telhas longitudinais em alguns trechos. O resultado foi uma construo simples! que com recursos! como as varia-es na cobertura! torna:se atraente.

Aeroportos
+rande parte dos modernos aeroportos est sendo construdos com estruturas tubulares! pela viso leve! limpa e agradvel que transmitem * estrutura. A quase ausncia de cantos vivos e o uso de liga-es soldadas sem chapas proporcionam uma estrutura leve e de fcil manuteno. >ovo &erminal de passageiros do Aeroporto )nternacional Werclio 3uz de Blorian"polis! vencedor do concurso realizado pela )nfraero! dever ser desenvolvido em estrutura metlica! com cobertura treliada! o que permite grandes vos.

O novo aeroporto de .ecife tambm foi feito no conceito de estruturas metlicas e utilizao de tubos na estrutura! pilares tubulares ramificados com liga-es soldadas e freq2entemente utiliza:se n"s de ao fundido! guarda:corpo em tubos metlicos e estrutura de trelias espaciais! como se pode observar na figura abai o$

Os seguintes aeroportos! alm da funcionalidade! possuem valor simb"lico de cart-es postais das cidades em que foram construdos. Aeroporto )nternacional de Fansai Osa<a N Xapo! foi construdo sobre uma ilha artificial. A estrutura metlica foi utilizada para dar leveza * construo. As colunas de tubos metlicos tridimensionais! que suportam a cobertura! tm oito metros de altura. %ercebe:se na foto tambm a utilizao de trelias.

Aeroporto de Wamburgo N Alemanha O pro1eto de autoria do (scrit"rio de pro1etos e engenharia +er<an! Karg und %artners. 5tilizao de trelias espaciais de trs cordas e n"s de ao fundido.

&onstrues poliesporti%as
A estrutura metlica vem se mostrando o material estrutural mais utilizado na cobertura de grandes estdios de futebol e das constru-es de ginsios poli esportivos ou com usos variados. %ara um melhor aproveitamento econ9mico do valor empregado destas obras de utilizao descontnua! elas esto sendo pro1etadas para acrescentar atividades paralelas ou com rpidas transforma-es! para serem utilizadas para outras atividades em perodos inativos. 5m e emplo de tensoestrutura utilizada em construo para a prtica de esportes o (stdio )nternacional de .iad! localizado na Arbia #audita. A estrutura composta por mastros e escoras e colunas tubulares! cabos! a cobertura feita de lona e e iste um anel central. >as estruturas recentes! as lonas so utilizadas tensionadas para evitar vibra-es indese1adas. (struturas estaiadas ocorrem! por e emplo! na construo do (stdio de Kade1s<i! .eading:.eino 5nido. A cobertura sustentada por 7E mastros e trelias apoiadas a cada I@ metros. Boram usados tubos com di/metro de at G@?mm! espessura de 7Dmm e comprimento de 7H!Gmetros. (m estdios esportivos a utilizao de tubos estende:se at mesmo *s cadeiras! podendo suportar pesos elevados. ( emplo de utilizao$ #tade de Brance! %aris. ( emplos +insio em ;uritiba! %aran Orasil

(sse ginsio feito em estrutura metlica com o uso da trelia curva de tubos. A fachada do galpo que cobre a piscina tem sua estrutura de um lado apoiada em bases de concreto e no outro em escoras. (sta foto mostra uma vista parcial da fachada! com as tesouras em trelia de trs cordas e os tubos das escoras de apoio. X nessa outra tem:se o detalhe do apoio com n" soldado! com flanges para ser ligado aos tubos das escoras

&ribuna em %hoeni ! Arizona (5A

(sta &ribuna panor/mica foi construda sobre uma rea de treinamento de golfe. #ua estrutura superior do tipo tenda com lona tensionada entre os mastros. Os cabos entre as e tremidades frontais destes mastros e os cabos posteriores ligados a montantes! evitam vibra-es da lona e do estabilidade para a estrutura. &ubos c9nicos melhoram a esttica e o aumento da resistncia acompanha o os momentos fletores. +insio de Farlsruhe! Alemanha

(sse ginsio destinado a esportes e outros eventos. #eu pro1eto! mostra a viabilidade das coberturas suspensas. (sses so esquemas de corte e planta que mostram os mastros! um em cada e tremidade! os dois cabos com as H ancoragens! os pendurais! os contraventamentos nas e tremidades e as vigas laterais. Os cabos tm a forma parab"lica nas regi-es dos tirantes de transmisso das cargas de cobertura para os cabos. Os mastros so rotulados nas bases. Os ressaltos fi ados na parte inferior e usados na montagem permaneceram na obra concluda. Os cabos de ancoragem foram subdivididos no topo dos mastros! para simplificar a fi ao aos blocos de fundao. >essa foto pode:se ter a vista do sistema principal da estrutura! formado pelos mastros inclinados em seo fechada de forma c9nica! os cabo principais no vo suspenso e os cabos de ancoragem. +insio de patinao no gelo em Konique! Alemanha

(sse ringue de patinao no gelo foi construdo como parte do comple o da 4ila Olmpica 1 e istente no local! com a concepo da cobertura de malha de cabos com uma forma apro imadamente elptica. O arco que sustenta a cobertura uma trelia soldada de tubos redondos com trs cordas. A malha de cabos impede os deslocamentos verticais e horizontais e enri1cem m o arco contra a flambagem. 'etalhe do apoio com placa de ao fundido e a esfera que permite a rotao. #eq2ncia que permitiu a montagem do primeiro arco com cabos provis"rios e depois colocao da malha.

(stdio de .eebo<! Oolton .eino 5nido

A forma oval em planta dessa cobertura foi resultado de uma concepo bsica do pro1eto$ o espectador deveria ter uma viso desimpedida em qualquer ponto da arquibancada do estdio. (ssa foto destaca a curvatura das trelias! a inclinao em relao ao plano vertical! os nos soldados e os cabos de estabilizao da corda superior. >o primeiro plano da foto e ao fundo! duas das quatro trelias de sustentao da cobertura. #oluo estrutural apropriada para conseguir o equilbrio funcionamento da viga como trelia! como viga em catenria ou em arco. entre o

As vigas principais treliadas so inclinadas de modo a se alinharem com a inclinao dos mastros. As transversais da cobertura se ap"iam na parede e terna! na corda inferior da trelia e se estendem em balano. %ara a estabilizao da corda superior da trelia foram usados estais ligando a corda superior as transversais.

(stdio de &orino! )tlia

O sistema estrutural desse estdio uma tenso estrutura. Boram utilizados tubos nos mastros nos pilones e nos suportes das arquibancadas. Kastros duplos e p"rticos nas entradas. Os mastros variam de altura ao longo da periferia. A cobertura do tipo sanduche revestido com alumnio. ;orte que mostra a ancoragem! os estais! os mastros e os cabos. A tribuna superior apoiada em uma estrutura treliada de tubos redondos. Kastros e istentes em toda periferia! compostos de dois tubos redondos cada. 5m dos dois pilones nas entradas principais do estdio e os respectivos estais.

&rampolim! (sprito #anto

O trampolim foi pro1etado como parte de um comple o que previa varias unidades relacionadas com esportes aquticos. Os montantes! as vigas das escadas e os guarda:corpos foram pro1etados em tubos redondos. As vigas longitudinais das plataformas foram previstas em cai -es retangulares soldados ou em tubos formados a quente ou a frio. Os degraus das escadas so fi ados diretamente em um tubo central. A toro devido *s cargas e cntricas so facilmente absorvidas pela resistncia a toro dos tubos.

Edi$'cios
(stas constru-es so pro1etadas geralmente em tubos ou em perfis com formas especiais. #o edifcios com tubos nas colunas ou em todo sistema principal. (difcio com forma especial em 3ondres &em sua fachada em forma de globo. Os tubos vencem o p direito e a ligao nas vigas rotulada. >a forma do edifcio! os paralelos so vigas metlicas curvas nas bordas dos consoles. Os tubos fi ados nas vigas so meridianos. ;entro %onpidou N %aris

;onstrudo no bairro de Oeauburg! regio do antigo mercado Walles de %aris. %ro1eto de .enzo %iano e .ichard .ogers atende *s e igncias do edital$ fle ibilidade na utilizao dos espaos! grandes reas livres! arquitetura compatvel com a regio! instala-es semi:independentes permitindo varia-es conforme necessrio. A arquitetura

transparente e funcional! os elementos estruturais e os tubos de utilidade so aparentes. #o cinco pavimentos de 8G@@mA cada! constituindo o espao para eventos. (difcios com colunas de tubos cheios de concreto 'entro do tubo da coluna pode ficar uma armao e conforme os esforos a que est submetida! pode ter no n=cleo uma barra redonda de di/metro varivel. Outros ( emplos Obra$ Academia

Lrea$ C@@!@@ mA Y %eso$ I7 G@@ Fg 3ocal$ )tatiba : #% (strutura metlica para edifcio de m=ltiplos andares! composta de vigamento em trelias para recebimento de alvenarias e cobertura. (strutura metlica de cobertura destacada da estrutura do prdio! com cai ilhos estruturados para vidros! escadas metlicas e mezanino metlico com piso em painel TVallU. Obra$ Branchi Auditoria ;ontbil #Y; 3&'A

Lrea$ 7 ?DG!@@ mA Y %eso$ DE @@@ Fg 3ocal$ )tatiba : #% (strutura metlica para edifcio de m=ltiplos andares! composta de pilares em perfis tubulares! vigamento em trelias para recebimento de la1e em concreto armado e alvenarias. (strutura metlica de coberturas destacadas da estrutura do prdio. ;entro de ;onvivncia : 5B4 em 4)ZO#A N K+

(dificao comercial em estrutura metlica tubular com rea de C8E mA onde funciona um centro de convenincia na 5B4! incluindo lo1as comerciais e agncia do Oanco )ta=.

Obra$ ;ognis Orasil 3tda

3ocal$ XacareY#% Ano$ E@@I %rdio metlico de dois pavimentos! medindo cada piso 7E m de largura e 7E m de comprimento e p direito de 7D!E@ m! totalizando E?? mA de rea. (strutura metlica modelo duas guas com cobertura em telhas de ao galvanizado trapezoidal! escada metlica e corrimo.

Obra$ ;erve1aria %etr"polis : ;erve1aria ;r[stal

(strutura metlica modelo T(spacialU! apoiada sobre colunas de concreto e cobertura para telhas trapezoidal de ao galvanizado pr:pintada com rea total de 7 D7@ mA! incluindo fechamento com rea de ?@@ mA. 3ocal$ OoituvaY#% Ano$ KaioYE@@G.

Obra$ Wotel Oourbon

(strutura metlica modelo TarcoU com liga-es parafusadas! apoiada em colunas metlicas c9nicas! medindo I@ m de largura! IH m de comprimento e ? m de altura! totalizando 7 @E@mA de rea. (! 8C? mA de estrutura metlica para fechamento. 3ocal$ AtibaiaY#% Ano$ E@@H

Passarelas
(ncontram:se passarelas com apoios flutuantes! em arco com tabuleiro curvo que giram em torno de seu ei o longitudinal para permitir a passagem de embarca-es! retrteis tipo sanfona. W passarelas em diferentes sistemas estticos e varia-es dentro de um mesmo sistema$ vierendeel em arcos contnuos! treliada em forma de arco e em viga contnua! estaiada! arcos verdadeiro e atirantado Pviga 3angerR! suspensas com mastros ou pilares de tubos. Algumas das modula-es usuais so muito simples e comp-em:se de rampas de acesso! travessia propriamente dita e pilares! facilitando a rpida montagem! com um mnimo de interrupo no trfego. 4antagens oferecidas$ : economia nas funda-es! pois o peso da obra se reduz significativamente com a utilizao de aos de alta resistncia estrutural e * corroso atmosfrica, : facilidade em reproduzir as mais diversas concep-es arquitet9nicas, : alta qualidade na e ecuo e estrita conformidade com as especifica-es e normas tcnicas aplicveis! uma vez que a fabricao ocorre em ambiente controlado! provido dos mais atualizados recursos tecnol"gicos e humanos, : ausncia de agress-es ao meio ambiente! de ac=mulo de entulhos e de perdas de materiais! alm de reduzido tr/nsito de veculos pesados : caractersticas da metodologia de lanamento e montagem final das pontes e viadutos metlicos, : rapidez na implantao e disponibilizao das pontes aos usurios. ( emplos %assarela Wi:&ech sobre ;uritiba N %.

6 a primeira passarela suspensa com esteiras rolantes construda no pas! um elemento futurista a compor a arquitetura do #hopping ;enter Kueller! em ;uritiba. A passarela suspensa faz parte de um plano de e panso do shopping. )mplantada sobre a .ua Kateus 3eme! a passarela com estrutura metlica e vista panor/mica est suspensa a ?!G@ metros do nvel da rua. Apesar de sua forma cilndrica revestida com elementos metlicos e grandes panos de vidros! ela no rouba a cena da hist"rica fachada do shopping! mas se faz presente na paisagem como contraponto arquitet9nico.

'uas esteiras rolantes trabalham em sentidos opostos! para amenizar e tornar agradvel o percurso dos pedestres at o shopping ou o estacionamento. As esteiras rolantes # CG@@ #chindler! importadas da Lustria! tm capacidade para D.8G@ passageiros por hora e velocidade de @!G@@ mYs. Os m"dulos de trao foram iados e instalados diretamente sobre a estrutura metlica da passarela. Os componentes do corpo das esteiras foram montados separadamente sobre a passarela. 'evido * forma cilndrica da passarela! o fechamento da cobertura se pro1eta para parte da lateral. A continuidade da curvatura da face e terna da cobertura interrompida! em sua rea central! por um corredor tcnico de H@cm de profundidade! que percorre toda a e tenso do tubo. A calha serve para vazo de guas pluviais e manuteno.

;ai as revestidas com equipamentos das esteiras rolantes

painis

de

alumnio

composto

abrigam

os

%assarela de Oudr[:Kesl[ em ;retil %aris Arquiteto$ #antiago ;alatrava A ponte Oudr[:Kesl[ para pedestres liga ;rteil e a rea de desenvolvimento da >ova ;rteil. As partes de ao foram construdas em uma fbrica! e montadas para testar o a1uste! antes de ser desmontada e transportada ao local! onde foi reconstruda.

(ibliogra$ia

http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=1215 http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=1394 http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=1215 http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=148 http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=52 http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=755


http$YYfarmI.static.flic<r.comYEIICYE@G?GD?EC@\fHCHbI@fbG.1pg]v^@

!"#$%&$' (arcio. Estruturas met)lica*/ colaboradore*:()rcio +glie*e.. &,o a+lo: -%(!& ./01/&.$/#$' .arlo* .el*o. Estruturas metalicas na pratica. &,o a+lo: (c"raw2-ill' 1978.
bruna\balvedi_hotmail.com

You might also like