You are on page 1of 22

1

36 Encontro Anual da Anpocs GT18 - Marxismo e Cincias Sociais

Ttulo: Antonio Gramsci e a Antropologia Autor: Claudio Reis

Introduo A discusso a ser desenvolvida no presente trabalho no tem como pretenso finalizar a sua problemtica, mas ao contrrio tentar dar mais um passo na direo do entendimento sobre a possvel relao entre o pensamento poltico-social de Antonio Gramsci e a antropologia indispensvel rea do conhecimento das cincias humanas. Interessante notar que assim como a sociologia, a antropologia tambm no foi bem aceita pelo autor sardo/italiano, afinal ambas, em sua poca, estavam bastante influenciadas pela epistemologia positivista. Pelo menos no mbito cientfico-cultural italiano, essa foi a postura de Gramsci. Nos Quaderni del Carcere, o autor situa Cesare Lombroso, considerado um importante antroplogo criminal da poca, no seguinte quadro intelectual italiano:
Ademais tambm este fenmeno tem uma origem histrica e no de modo algum uma qualidade fatal do homem italiano: o materialismo histrico de Graziadei se assemelha ao de Ferri, de Niceforo, de Lombroso, de Sergi, e se sabe que funo histrica teve essa concepo biolgica da barbrie atribuda aos sulistas (alis, aos sujos) na poltica da classe dirigente italiana. (GRAMSCI, 2001, V.2, p. 879)

Portanto, no interior da luta poltica dos comunistas, em sua busca pela conquista da hegemonia da classe operria e dos subalternos da Itlia, a desconstruo do pensamento antropolgico, de cunho biologista, era fundamental. As consequncias de tal ideologia sobre os trabalhadores do Norte italiano teve uma importante contribuio para o enfraquecimento da unidade operrio-camponesa naquele territrio. Certamente, esse aspecto fez o autor se distanciar daquilo que era considerado como pensamento antropolgico. Todavia, seria prematuro afirmar que, mesmo tendo uma postura como essa, Gramsci no considerou o tema da alteridade, por exemplo, como indispensvel para a luta poltico-ideolgica. De qualquer forma, essa relao entre a teoria social gramsciana e a antropologia no se apresenta de maneira clssica, isto , no parece ser tarefa central de Gramsci desenvolver um pensamento antropolgico, pelo

menos do modo como essa cincia social vem se elaborando. O autor no busca, por exemplo, pesquisar sociedades tradicionais localizadas fora do Ocidente. Nem mesmo, sinaliza a inteno de desenvolver um mtodo cientfico especfico a ser praticado num determinado trabalho de campo. Isso ocorre pelo fato de Gramsci no ser um antroplogo stricto sensu, ou seja, como um representante prprio da antropologia. No entanto, o mesmo ocorre em relao s outras reas das cincias humanas. Gramsci, na verdade, pensa a realidade social em sua totalidade e busca criar um pensamento a-disciplinar. Como afirma Renato Ortiz:
Seria Gramsci um socilogo?, Um cientista poltico?, penso que esse tipo de questo leva a formular um conjunto de falsos problemas, pois, como marxista e militante, suas preocupaes transbordavam as fronteiras disciplinares e tinham como referncia direta o campo da prtica poltica. (ORTIZ, p. 95, 2006)

Desse modo, o fato dele no se enquadrar especificamente como um antroplogo, no significa dizer que em suas ideias no existam certos princpios antropolgicos. Antonio Gramsci um marxista, dos mais fecundos no interior dessa tradio de pensamento e que pode ser um elo importante entre o prprio marxismo e a antropologia, tanto no sentido do primeiro contribuir segunda, quanto o inverso. A Antropologia e o tema da alteridade De maneira geral, pode-se dizer que um dos recortes analticos prioritrios da antropologia contempornea sobre a realidade, corresponda ao tema da alteridade. Desde o seu surgimento, a antropologia tem privilegiado a anlise sobre a relao que se tem, ou se deveria ter, um determinado sujeito/grupo/sociedade em relao ao outro. As
sociedades estudadas pelos primeiros antroplogos so sociedades longnquas s quais so atribudas as seguintes caractersticas: sociedades de dimenses restritas; que tiveram poucos contatos com os grupos vizinhos; cuja tecnologia pouco desenvolvida em relao nossa; e nas quais h uma menor especializao das atividades e funes sociais. So

tambm qualificadas de simples; em consequncia, elas iro permitir a compreenso, como uma situao de laboratrio, da organizao complexa de nossas prprias sociedades. (LAPLANTINE, 2003, pp.14-15)

Portanto, em seu incio a antropologia definiu o seu objeto especfico: as populaes externas ao mundo Ocidental fundamentalmente Frana, Inglaterra e Estados Unidos. A sua definio especfica surgiu historicamente, no mesmo contexto de parte significativa das cincias sociais modernas. Apenas no sculo XVIII
que comea a se constituir um saber cientfico (ou pretensamente cientfico) que toma o homem como objeto de conhecimento, e no mais a natureza; apenas nessa poca que o esprito cientfico pensa, pela primeira vez, em aplicar ao prprio homem os mtodos at anto utilizados na rea fsica ou da biologia. (LAPLANTINE, 2003, p.13)

Somente a partir da segunda metade do sculo XIX que a antropologia se atribui objetos empricos autnomos: as sociedades ento ditas primitivas, ou seja, exteriores s reas de civilizao europeias ou norte-americanas. (LAPLANTINE, 2003, p.14) Neste momento, como se v, a antropologia fora feita ainda com um olhar de superioridade do civilizado sobre os primitivos. Expressava, num certo sentido, a relao dos imprios sobre as colnias:
os museus, assim, surgem abrindo uma rea para os trofus que o Imperium, em virtude de sua superioridade, um dia resolveu reunir. E o colecionador do museu, como administrador colonial e o nosso antroplogo vitoriano, sendo sua tarefa a de obter exemplares tpicos das etapas pelas quais tem caminhado a humanidade no seu avano at o nosso tempo e, sobretudo, a nossa sociedade. (DAMATTA, 1981, pp. 90-91)

Somente no incio do sculo XX que se rompe com essa postura no ato da produo do conhecimento. Quando o outro externo passa a ser entendido a partir de suas particularidades. A partir de ento, a antropologia passa a provocar uma verdadeira revoluo epistemolgica, que comea por uma revoluo do olhar. (LAPLANTINE, 2003, p. 22) E isso implica em um descentramento radical, uma ruptura com a ideia de que existe um centro do mundo, e, correlativamente, uma ampliao do saber e uma mutao de si mesmo. (LAPLANTINE, 2003, pp. 22-23) Aparentemente simples, esse reordenamento no entendimento do

sujeito do conhecimento sobre o mundo social, trouxe s cincias humanas uma indispensvel contribuio. Continuando com os argumentos introdutrios de Laplantine, observa-se:
A descoberta da alteridade a de uma relao que nos permite deixar de identificar nossa pequena provncia de humanidade com a humanidade, e correlativamente deixar de rejeitar o presumido selvagem fora de ns mesmos. Confrontados multiplicidade, a priori enigmtica, das culturas, somos aos poucos levados a romper com a abordagem comum que opera sempre a naturalizao do social (como se nossos comportamentos estivessem inscritos em ns desde o nascimento, e no fossem adquiridos no contato com a cultura na qual nascemos). (LAPLANTINE, 2003, p.23)

Portanto, no incio do sculo XX, quando esta cincia social comeou a romper com sua viso etnocntrica originria, os povos existentes fora do eixo Frana/Inglaterra/Estados Unidos, passaram a ser vistos em suas particularidades especficas. Era necessrio, a partir de ento, analisar as formas sociais e culturais das sociedades externas ao Ocidente, sem um olhar pautado na pretensa superioridade do civilizado. O outro deveria ser enxergado a partir de sua complexidade prpria. Assim, o antroplogo estaria encarregado de revelar toda a riqueza cultural e tambm social, daqueles antes vistos como inferiores e brbaros. A humanidade comeava a se revelar em sua real concretude. Nas palavras de Malinowski, em seu trabalho Argonautas do pacfico ocidental, encontra-se o seguinte:
Foi-se o tempo em que se aceitavam relatos nos quais o nativo aparecia como uma caricatura infantil do ser humano. Relatos desse tipo so falsos e, como tal, a cincia os rejeita inteiramente. O etngrafo de campo deve analisar com seriedade e moderao todos os fenmenos que caracterizam cada aspecto da cultura tribal sem privilegiar aqueles que lhe causam admirao ou estranheza em detrimento dos fatos comuns e rotineiros. Deve, ao mesmo tempo, perscrutar a cultura nativa na totalidade de seus aspectos. A lei, a ordem e a coerncia que prevalecem em cada um desses aspectos so as mesmas que os unem e fazem deles um todo coerente. (MALINOWSKI, 1978, p. 24)

Uma das questes centrais desta passagem que o trabalho do antroplogo deve ser efetivado sem a presena de certos princpios de superioridades moral e cultural diante das sociedades analisadas. Em outras

palavras, ausente de condutas etnocntricas. Sobre o trabalho etnogrfico, Malinowski afirma que o
autor , ao mesmo tempo, o seu prprio cronista e historiador; suas fontes de informao so, indubitavelmente, bastante acessveis, mas tambm extremamente enganosas e complexas; no esto incorporadas a documentos materiais fixos, mas sim ao comportamento e memria de seres humanos. (MALINOWSKI, 1978, pp.18-19)

A partir dessa argumentao, o pesquisador deve se tornar parte da organizao social do outro e, ao faz-lo, acaba se tornando tambm alvo de suas interrogaes de pesquisa. Nos dias atuais, a antropologia tambm tem contribudo enormemente para a compreenso de inmeros grupos sociais perseguidos e marginalizados cultural e socialmente no prprio centro das sociedades ocidentais. Tudo na tentativa de se criar relaes sociais em que o outro seja entendido e tratado de modo digno e respeitoso. Para garantir este trabalho de conhecimento da cultura e da organizao social do outro, o antroplogo deve relativizar os seus prprios valores culturais. (THOMAZ, 1995, p. 434) O que no significa colocar em prtica uma postura baseada no relativismo absoluto afinal justamente contra certas atitudes, racistas ou intolerantes, que a antropologia vem dedicando o seu trabalho. Portanto, nem tudo deve ser relativizado. O fundamental da investigao antropolgica que a discusso em torno de um outro, marcado por caractersticas histricas e culturais especficas, torna-se problema central para a cincia social moderna. E essa preocupao sem dvida extrapola o espao cientifico puro, lanando para o mbito da poltica toda a complexidade referente ao processo de construo dos vnculos sociais necessrios para qualquer movimento poltico-cultural. Antonio Gramsci e o outro Diante dessa questo, como inserir o pensamento de Antonio Gramsci? Como se sabe, este sardo/italiano, esteve completamente voltado questo da revoluo comunista na Itlia, em toda a sua complexidade. Tinha-se pela frente a questo da luta pelo poder poltico-social da classe operria e dos

camponeses, a ruptura em relao herana histrico-nacional conservadora, a luta contra o regime fascista, etc., tudo na tentativa de contribuir para a libertao do trabalho humano. Como, ento, relacionar o tema do respeito ao outro, a um pensamento totalmente fundamentado na luta e nos conflitos existentes na realidade social? Como j foi dito, o autor italiano no teve a inteno de formular uma antropologia, como tal caracterizada academicamente atualmente. Entretanto, tambm foi argumentado que isso no descarta a existncia de um princpio antropolgico tanto em suas ideias quanto em suas aes como militante poltico. De modo geral, pode-se afirma que Gramsci no esteve apenas preocupado com o poder da novssima classe social, mas fundamentalmente em como constru-lo. O revolucionrio sardo/italiano esteve claramente atento ao complicado, mas necessrio, processo atravs do qual os trabalhadores italianos poderiam dar a sua contribuio revoluo comunista mundial. E, dentre os inmeros aspectos presentes nessa construo histrica, sem dvida, a questo da alteridade um elemento central. Em primeiro lugar, Gramsci no entendia a classe operria como um dado da natureza; em segundo, para ele existia, para alm desta classe, um conjunto enorme de grupos populares que deveria ser profundamente compreendido pelos comunistas. Em sua leitura, nem sempre os militantes responsveis de organizar poltica e culturalmente os trabalhadores estavam atentos a essa questo o que certamente colocava em xeque o surgimento do intelectual orgnico desta classe. Um fato biogrfico sinaliza a sua preocupao com a alteridade, demonstrado quando jovem, no contexto da Primeira Guerra Mundial. Giuseppe Fiori recupera o acontecido da seguinte forma:
Em confronto com Rabezzana, Barberis e Giuduce, Gramsci tambm inovava no modo de colocar o problema das relaes com os outros partidos. Battista Santhi recorda uma visita redao de Il Grido. Quatro jovens discutiam com Gramsci em tom pacato. Tratavam-se formalmente de senhor. No final da longa conversa, percebi com imensa surpresa que se tratava de jovens catlicos e que a sua oposio guerra se diferenciava da nossa porque era exclusivamente pacifista (Somos contra todas as guerras, diziam) e se baseava nos ensinamentos evanglicos. Gramsci, para provocar-me, props que eu ajudasse esses jovens. No me dei conta imediatamente da

provocao e ingenuamente perguntei se devia unir-me a eles em suas oraes para obter o grande milagre da paz. A seca resposta de Gramsci narrada da seguinte forma por Santhi: A nica coisa que ensinam a vocs um anticlericalismo estpido, que no educa nem intelectual, nem politicamente. No que eu v igreja, porque no sou crente. Mas devemos nos dar conta do fato de que os que acreditam na religio so a maioria. Se continuarmos a manter relaes s com os ateus seremos sempre uma minoria. H burgueses anti-socialistas que so ateus, zombam dos padres e no vo igreja, e, ao mesmo tempo, so favorveis participao da Itlia na guerra e nos combatem asperamente. Estes jovens, ao contrrio, vo missa, no so industriais e pedem apenas para trabalhar conosco no sentido de fazer cessar a guerra o mais rpido possvel. (FIORI, 1979, pp.131-132)

O conjunto da obra de Gramsci demonstra que essa postura no se verifica isolada, muito ao contrrio. Em certo sentido, o autor j em sua juventude percebia a importncia do convencimento poltico-moral sobre aquele outro potencialmente revolucionrio. Dado que este sujeito no um elemento da natureza, mas uma sntese histrica de um determinado momento histrico, a atividade revolucionria deveria ter na alteridade comunista uma situao de relacionamento com os subalternos, com os governados. E nesta condio que o movimento historicamente progressista pode passar da quantidade qualidade, de uma fora poltico-cultural espordica ao poder hegemnico no interior do mundo social. Gramsci entendida que a classe operria era um sujeito da histria inserido numa dinmica ininterrupta. A todo o momento, novas complexidades surgiam tanto para ela quanto para quem buscasse compreende-la. Era preciso, antes de qualquer coisa, desnaturaliza-la, pois somente assim seria possvel entender cada detalhe especfico do seu processo de auto-constituio histrica. Os comunistas, por esse motivo, deveriam rejeitar uma viso etnocntrica ou como o prprio dizia: pedante perante os trabalhadores. Era necessrio estabelecer um dilogo horizontal e um respeito profundo em relao a este outro. A cultura operria, seus valores, seus preconceitos, limites e potenciais, deveriam ser minuciosamente analisados. Em relao aos rgos de representao da classe operria, o entendimento de suas caractersticas tambm deveria ser obtido historicamente. Gramsci buscou no naturalizar suas funes, fixando previamente aquilo que

deveria ser. Sendo os operrios constitudos a partir de snteses historicamente definidas, suas representaes tambm o eram. Em seu artigo Sindicatos e conselhos, publicado em 1920, no LOrdine Nuovo, a argumentao vai na seguinte direo:
O sindicato no esta ou aquela definio do sindicato: o sindicato se torna uma determinada definio, ou seja, assume uma determinada figura histrica na medida em que as foras e as vontades operrias que o constituem lhe imprimem uma especfica orientao e pem como meta da sua ao o objetivo que foi afirmado na definio. (GRAMSCI, 2004, V1, p.367)

Sem um conhecimento srio, portanto, sobre quem so de fato os operrios, ter-se-ia tambm pouca compreenso de suas potenciais organizaes de representao. Tendo em vista um tal objetivo que afirma em seu texto pr-carcerrio Por uma renovao do partido socialista, publicado tambm no LOrdine Nuovo, em 1920 o seguinte:
... necessrio que o Partido viva sempre imerso na realidade efetiva da luta de classe travada pelo proletariado industrial e agrcola; que saiba compreender as diversas fases e os diversos episdios desta luta, suas mltiplas manifestaes, a fim de extrair a unidade da multiplicidade, de ser capaz de dar uma direo real ao conjunto dos movimentos e de infundir a convico nas massas de que h uma ordem imanente na atual espantosa desordem... (GRAMSCI, 2004, V1, p. 355)

O trabalho do militante comunista somente se torna fora efetiva de transformao social quando se insere na vida da classe representada. A profunda compreenso sobre a vida dos trabalhadores, de suas lutas, suas incoerncias, etc., era uma condio fundamental para a existncia do prprio Partido. Para tanto, no poderia haver tratamento vertical em termos morais, no mbito da relao dirigente/dirigido. Seguindo este seu raciocnio, Gramsci crtica a extrema esquerda comunista:
...a extrema esquerda define o Partido (deixando de lado, ou subestimando, seu contedo social) como um rgo da classe operria, que se constitui pela sntese de elementos heterogneos. O Partido, ao contrrio, deve ser definido pondose em destaque, antes de mais nada, o fato de que ele uma parte da classe operria. O erro na definio do Partido leva a uma errada formulao dos problemas da organizao e da ttica. (GRAMSCI, 2004, V2, p. 345)

10

Por fim, e ainda sobre o Partido, o autor diz que uma das atividades a ser desenvolvida pelos militantes era justamente a capacidade de trabalhar
entre as massas, de marcar uma contnua presena em seu seio, de estar na primeira fila de todas as lutas, de saber em todas as ocasies assumir e manter a posio que prpria da vanguarda do proletariado. Enfatiza-se este ponto porque a necessidade do trabalho subterrneo e a errada ideologia da extrema esquerda produziram uma limitao da capacidade de trabalho entre as massas e com as massas. (Gramsci, 2004, V2, pp. 354-55)

Como possvel perceber, vanguarda para Gramsci no se coloca em termos de superioridade moral e intelectual dos dirigentes sobre os dirigidos. Vanguarda aqui em termos polticos, isto , sobre o grau de organizao poltica conquistado por uma parte da prpria classe operria. Outro aspecto interessante de se notar, nesta reflexo gramsciana, corresponde ao que ele chama de trabalho subterrneo. Ser esta uma atividade semelhante quela que em antropologia assume a definio de etnografia? Assim como o trabalho do antroplogo compreender e revelar a riqueza e a complexidade do outro, que pode ser um grupo ou uma sociedade, o comunista deveria ter a mesma postura sobre o seu outro especfico: a classe operria. Gramsci percebia que muitas vezes os trabalhadores eram totalmente desconhecidos pelos seus representantes. Aqui, est condensada toda a tarefa no apenas do intelectual orgnico, mas tambm do intelectual nacional-popular. O partido comunista no deveria ser entendido como para a classe, mas da classe. As instituies revolucionrias deveriam ser a clara expresso do movimento operrio. O intelectual nacional-popular estava encarregado de entender profundamente a subjetividade, os valores, a cultura, os anseios, entre outros, dos trabalhadores (REIS, 2009). Como a classe operria no pode ser entendida a partir de abstraes, o comunista deveria efetivar, ao que parece, um trabalho etnogrfico especifico. Entretanto, importante ressaltar que essa traduo, feita pelo autor, partindo de certos princpios antropolgicos, em direo de uma especfica antropologia comunista, no objetiva se desenvolver a partir do rigor exigido pela cincia. Afinal, o conhecimento que surge desse trabalho etnogrfico tende a enfraquecer a dimenso do outro e fortalecer o mbito do ns. Quando

11

quem analisa tende a se transformar, em sua relao com o analisado, numa sntese, em algo novo. Nos Quaderni, o autor alerta para o fato de que: o elemento popular sente, mas nem sempre compreende ou sabe; o elemento intelectual sabe, mas nem sempre compreende e, menos ainda, sente. (GRAMSCI, 2001, V2, p. 1505) Portanto, no deve haver sobreposio de um ente sobre outro, mas uma unidade dialtica e histrica. Sobre o caso dos inmeros grupos populares que existiam na Itlia, o autor tambm demonstrou a mesma preocupao. Se sobre a classe operria que se apresentava com um certo grau de delineamento poltico, social e cultural, era preciso conhec-la e desnaturaliza-la permanentemente, Gramsci percebe a necessidade de entender profundamente um outro universo popular bastante complexo, definido genericamente como o campons. Aqui as tarefas eram muito mais desafiadoras, afinal o nvel de complexidade que envolvia esse enorme grupo popular era bastante alto. Os camponeses tambm no podiam ser entendidos em bloco, no eram homogneos. Existia uma diversidade cultural/lingstica/poltica que necessitava de uma compreenso sria por parte dos comunistas. O aspecto subjetivo do campons tinha que ser apreendido para se projetar especficas formulaes e prticas polticas. Em contextos de pouca ruptura em relao ao mundo feudal, os camponeses de certos pases europeus, no tinham absorvido determinadas leituras que os situassem no interior dos conflitos de classe, inaugurados com a confirmao histrica do capitalismo. Diz o autor, em Operrios e camponeses de 1919:
A psicologia dos camponeses era, em tais condies, algo que escapava de qualquer controle; os sentimentos reais permaneciam ocultos, envolvidos e confundidos num sistema de defesa contra as exploraes, meramente egosta, sem continuidade lgica, que se materializava em muita dissimulao e servilismo fingido. A luta de classes se confundia com o banditismo, com a vingana, com o incndio dos bosques, com o morticnio do gado, com o rapto das mulheres e das crianas, com o assalto prefeitura: era uma forma de terrorismo elementar, sem consequncias estveis e eficazes. Objetivamente, portanto, a psicologia do campons se reduzia a uma pequenssima soma de sentimentos primitivos dependentes das condies sociais criadas pelo Estado democrticoparlamentar: o campons era deixado completamente merc dos proprietrios e de seus sicofantas e dos funcionrios

12

pblicos corruptos; e a sua maior preocupao vital era a de defender-se corporalmente dos perigos da natureza elementar, dos abusos e da barbrie cruel dos proprietrios e dos funcionrios pblicos. O campons sempre viveu fora do domnio da lei, sem personalidade jurdica, sem individualidade moral: conservou-se como um elemento anrquico, o tomo independente de um tumulto catico, refreado somente pelo medo da polcia e do diabo. No compreendia a organizao, no compreendia o Estado, no compreendia a disciplina; paciente e tenaz no esforo individual de extrair da natureza escassos e magros frutos, capaz de enormes sacrifcios na vida familiar, era selvagemente impaciente e violento na luta de classes, incapaz de propor-se um objetivo geral de ao e de persegui-lo com perseverana e luta sistemtica. (GRAMSCI, 2004, V1, pp. 265-66)

Como possvel perceber, existe um grande esforo em tentar compreender o universo poltico-cultural dos camponeses. Inmeros equvocos poderiam ser evitados, a partir de tal conhecimento. Tal preocupao pode ser justificada historicamente com o exemplo concreto dos revolucionrios russos do sculo XIX que lanaram a conhecida palavra de ordem ir ao povo, com evidente referncia aos camponeses. Como se sabe, a poltica de aproximao dos amigos do povo aos oprimidos da Rssia, no ocorreu como tinham planejado, pois, na maioria das vezes, acabaram sendo denunciados s autoridades pelos prprios camponeses. Entre
1873 e 1877, nada menos que 1.611 narodniks foram presos, 844, condenados. Menos de 10% tinham origem camponesa. A grande maioria provinha de famlias de nobres, de sacerdotes popes , de funcionrios ou de comerciantes. Em nome do povo, e de seus interesses, os filhos ricos da cidade queriam levantar os miserveis do campo. (REIS, 1997, p.31)

Ainda antes de ser preso pelo regime fascista, Gramsci escreveu em A questo meridional, em 1926, que tanto os comunistas quanto a classe operria do Norte, deveriam compreender seriamente os camponeses do Sul. Em suas palavras:
Mas a questo camponesa na Itlia historicamente determinada, no a questo camponesa e agrria em geral; na Itlia, a questo camponesa, como consequncia da especfica tradio italiana, do especfico desenvolvimento da histria italiana, assumiu duas formas tpicas e peculiares, ou seja, a questo meridional e a questo vaticana. Portanto, conquistar a maioria das massas camponesas significa, para o proletariado italiano, assumir como prprias estas duas questes

13

do ponto de vista social, compreender as exigncias de classe que elas representam, incorporar tais exigncias entre suas prprias reivindicaes de luta. (GRAMSCI, 2004, V2, pp. 40809)

A questo do entendimento do outro, era aqui indiscutvel. Como j salientando, eram muito presentes na Itlia do incio do sculo XX, ideologias de cunho racistas lanadas para explicar o sulista, em especial o campons. Diziam que os motivos da misria dessa populao estavam em sua inferioridade biolgica, em sua preguia natural. Essa viso, no raramente, podia ser percebida entre os operrios do Norte. E isso foi identificado por Gramsci. Assim, o trabalho etnogrfico dos militantes era no apenas para inserir os camponeses no movimento comunista, mas tambm para viabilizar a unio destes com os trabalhadores urbanos do Norte. Somente com a produo de um conhecimento revolucionrio sobre este universo popular que o racismo poderia desaparecer entre os operrios. No mbito do Partido, seus membros tinham a responsabilidade de estabelecer um contato com esse outro, potencialmente revolucionrio, partindo do respeito ao seu folclore, aos seus costumes particulares, ao seu dialeto, etc. Somente desprovidos de posturas elitistas ou pedantes (etnocntricas), os militantes poderiam desmontar certar crenas e seriam capazes de ampliar uma viso de mundo at ento provinciana, em direo do universal (hegemonia). E aqui, o processo visualizado pela dialtica entre o particular e o geral que visa o surgimento de algo novo, de uma sntese. Gramsci no v a cultura das provncias de um ponto de vista iluminista, em que o progresso se coloca como inexorvel. Para ele, a imposio de valores universais e a tentativa de destruio, sem as devidas mediaes, deste mundo pequeno e terrvel to ineficaz quanto a pretenso de destruir o mundo grande e desumanizador, sem as corretas relaes com o particular. Portanto, existe uma dialtica entre provncia e mundo que deve ser percebida como condio sine qua non para a criao de um movimento comunista de fato popular. Mesmo quando o autor afirma que os operrios devem dirigir os camponeses, a sua concepo puramente poltica. No existe qualquer influncia da cincia positivista defensora de uma superioridade racial do Norte sobre o Sul (camponeses).

14

Um dos problemas centrais colocado para os subalternos, diz respeito justamente ao modo como pensam a realidade social, sua cultura. Segundo Gramsci,
o carter bsico da cultura subalterna deriva do fato de estar historicamente na defensiva; a questo do poder est no centro de sua teoria da cultura. Isso explica sua frequente utilizao do termo subalterno em suas anlises da mentalidade dos subordinados. sua subordinao, seu carter subalterno, o que determina sua forma de ver o mundo. (CREHAN, 2004, pp.121-22)

A forma como entendem o mundo


em parte um produto de sua posio subordinada e dominada. Sua viso do mundo se forma necessariamente no contexto de vidas vividas em condies de subordinao e de concepes hegemnicas que refletem a viso do mundo nascida da perspectiva dos grupos dominantes da sociedade. Porm a partir da experincia vivida da subordinao que com o tempo podem emergir as concepes contra-hegemnicas da realidade ainda que no princpio somente de forma embrionria. (CREHAN, 2004, pp.137-38)

O entendimento da cultura do subalterno, como possvel perceber, est intimamente ligado questo da construo de uma hegemonia antagnica ao capital. Numa perspectiva universal e historicista, o subalterno inventado pela civilizao ocidental no se restringe ao mundo oriental, pois ela extensiva certos grupos e classes internos ao prprio Ocidente. Em outras palavras:
A irrupo do outro interno sempre foi vista pelo Ocidente como uma ameaa sua estabilidade e identidade; e assim foram encaradas as tantas insurreies camponesas, que eram associadas a heresias. Na poca da modernidade, que comea a encontrar passagem desde a revoluo burguesa na Inglaterra, esse outro interno negativo, ameaador da ordem do Ocidente, que na concepo liberal viria a se chamar despotismo, toma a forma da democracia, que poderia projetar os produtores diretos para a ao poltica. (DEL ROIO, 1998, p.101)

Em tal perspectiva, o subalterno no construdo apenas a partir do mundo econmico, j que forjado tambm nas formulaes polticas e culturais das classes dominantes ocidentais. Com isso, era indispensvel o combater a todo um universo cultural baseado na mistificao de realidades historicamente determinadas, criadas pelas classes dominantes. Todo um conjunto de pensamento elaborado para

15

transformar a realidade em algo esttico, deveria ser combatido pelos comunistas. Sobre essa questo, o autor traz nos Quaderni, o seguinte argumento:
preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia algo muito difcil pelo fato de ser a atividade intelectual prpria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filsofos profissionais e sistemticos. preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens so filsofos, definindo os limites e as caractersticas desta filosofia espontnea, peculiar a todo o mundo, isto , da filosofia que est contida: 1) na prpria linguagem, que um conjunto de noes e de conceitos determinados e no, simplesmente, de palavras gramaticalmente vazias de contedo; 2) no senso comum e no bom senso; 3) na religio popular e, conseqentemente, em todo o sistema de crena, supersties, opinies, modos de ver e de agir que se manifestam naquilo que geralmente se conhece por folclore. (GRAMSCI, 2001, V2, p. 1375)

Essa sua tentativa de desmistificar determinadas concepes de mundo, criadas pela burguesia, objetiva tambm desmontar suas consequncias para o mbito das relaes sociais construdas historicamente. Para o dirigente comunista, por exemplo, a relao filosofia/sendo comum no deve assumir aspectos a-histricos, isto , fruto de pretensas correlaes scio-polticas fixas e naturalizadas. Suas diferenas devem ser apreendidas a partir de especficas construes arbitrrias que variam de acordo com as correlaes de foras sociais. A problematizao do autor, sobre o tema, desenvolve-se do seguinte modo:
Na filosofia, destacam-se notadamente as caractersticas de elaborao individual do pensamento; no senso comum, ao contrrio, destacam-se as caractersticas difusas e dispersas de um pensamento genrico de uma certa poca em um certo ambiente popular. Mas toda a filosofia tende a se tornar senso comum de um ambiente, ainda que restrito (de todos os intelectuais). Trata-se, portanto, de elaborar uma filosofia que tendo j uma difuso ou possibilidade de difuso, pois ligada vida prtica e implcita nela se torne um senso comum renovado com a coerncia e o vigor das filosofias individuais. E isto no pode ocorrer se no se sente, permanentemente, a exigncia do contato cultural com os simples. (GRAMSCI, 2001, V2, pp. 1382-83)

Gramsci visa a todo momento desnaturalizar certas concepes criadas pelas classes dominantes, fundamentalmente aquelas baseadas no pressuposto

16

de que algumas dimenses do pensamento seriam privilgios de poucos, dotados de poderes quase sobrenaturais. Como possvel perceber at agora, o autor sardo/italiano demonstra em vrios momentos de sua reflexo uma profunda preocupao com o processo de aproximao em relao s classes subalternas. O cuidado em conhecer sempre em detalhes o mundo do trabalho condio indispensvel para qualquer atividade que tivesse como o horizonte a construo de um projeto social hegemnico. Para tanto, tenta desnaturalizar as inmeras dicotomias, entre as quais cultura erudita versus cultura popular. Na passagem acima, Gramsci visa desmontar a ideologia burguesa que, forosamente, buscou submeter as manifestaes subjetivas das classes populares a certos padres criados artificialmente neste caso, quando defendido ser o senso comum (popular) um universo absolutamente separado da filosofia (elite). Esse princpio, importante notar, vincula-se afirmao antropolgica acerca da impossibilidade da existncia de um indivduo/grupo/classe sem cultura. Como argumenta Roberto DaMatta, bastante comum no cotidiano os indivduos associarem a palavra cultura ao ser culto e erudito. Como o prprio afirma:
Cultura aqui equivalente a volume de leituras, a controle de informaes, a ttulos universitrios e chega at mesmo a ser confundido com inteligncia, como se a habilidade para realizar certas operaes mentais e lgicas (que definem de fato a inteligncia) fosse algo a ser medido ou arbitrado pelo nmero de livros que uma pessoa leu, s lnguas que pode falar, ou os quadros e pintores que pode, de memria, enumerar. Nesse sentido, cultura uma palavra usada para classificar as pessoas e, s vezes, grupos sociais, servindo como arma discriminatria contra algum sexo, idade, etnia, ou mesmo sociedade inteiras. (DAMATTA, 1986. p. 122)

Ao afirma que todos so intelectuais, Gramsci est fazendo a mesma crtica a esse estado de coisas. Laraia explicita a importncia da cultura para o ser humano, da seguinte forma: o modo de ver o mundo, as apreciaes de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais so assim produtos de uma herana cultural, ou seja, o resultado da operao de uma determinada cultura. (LARAIA, 2006, p.68) Em outras palavras, no existe, novamente recuperando DaMatta: coletividade

17

humana que no se utilize substancialmente de uma noo de sociedade ou de cultura para exprimir partes de sua realidade social. (DAMATTA, 1981, p. 57) Mesmo quando o autor dos Quaderni analisa o folclore, dimenso frequentemente considerada inferior cincia e ao conhecimento erudito, afirma que este tema deveria ser estudado no de modo pitoresco. Em sua opinio,
seria preciso estudar o folclore, (...) como concepo do mundo e da vida, em grande medida implcita, de determinados estratos (determinados no tempo e no espao) da sociedade, em contraposio (...) s concepes do mundo oficiais (ou, em sentido mais amplo, das partes cultas das sociedades historicamente determinadas) que se sucederam no desenvolvimento histrico. (Da a estreita relao entre folclore e senso comum, que folclore filosfico). (GRAMSCI, 2001, V3, p. 2311)

Um elemento interessante aqui como o autor concebe o estudo sobre o folclore, isto , tendo em vista a possibilidade de inseri-lo s concepes do mundo e da vida potencialmente alternativas, de oposio, que mantm a gente subalterna, mas que escapavam dos registros histricos. (CREHAN, 2004, p. 129) Restava, ento, resgatar criticamente tais elementos. Segundo dizia, este elemento cultural das camadas populares no era analisado na Itlia de uma maneira historicista, isto , de um modo vivo e atuante entre as classes populares. Por isso, em muitos casos, o extico e o caricatural acabavam sendo a forma predominante de entend-lo. Em termos metodolgicos, Gramsci defende um instrumento especfico de anlise, isto a filologia viva, atravs do qual os dirigentes do Partido poderiam estabelecer uma especfica relao junto s classes subalternas. Este recurso fora definido da seguinte maneira:
Com o crescimento dos partidos de massa e com a sua adeso orgnica vida mais ntima (econmico-produtiva) da prpria massa, o processo de estandardizao dos sentimentos populares, que era mecnico e casual (isto , produzido pela existncia ambiente de condies e presses similares), tornase consciente e crtico. O conhecimento e o julgamento da importncia de tais sentimentos jamais ocorrem, por parte dos chefes, atravs de intuies baseadas na identificao de leis estatsticas, isto , por via racional e intelectual, frequentemente ilusria que o chefe traduz em ideias-foras, em palavrasforas mas ocorre, por parte do organismo coletivo, atravs da co-participao ativa e consciente, da co-passionalidade, da

18

experincia dos detalhes imediatos, de um sistema que se poderia chamar de filologia viva. Assim, forma-se uma estreita ligao entre grande massa, partido e grupo dirigente; e todo o conjunto, bem articulado, pode se movimentar como um homem-coletivo. (GRAMSCI, 2001, V2, p. 1430)

Nota-se, portanto, o quanto o autor esteve preocupado com o processo de construo de um movimento comunista fundado na unio orgnica entre dirigentes e dirigidos, partido e massa. A filologia viva, ao que parece, no um mtodo formal-burocrtico de anlise, mas um modo de compreender e de se posicionar na vida social, interligando e dando sentido para os inmeros detalhes e acontecimentos do cotidiano dos subalternos. Seria ele uma espcie de etnografia? Enquanto recurso metodolgico da filosofia da prxis, a filologia viva no pode deixar de ser vista como uma maneira eficaz de compreender o real. Gramsci dava muita
importncia filologia, entendida no sentido muito geral de expresso metodolgica da importncia dos fatos particulares. Ele formulou o conceito de filologia vivente para destacar o valor no apenas em relao ao estudo dos textos, mas da vida social e poltica e da prpria concepo de partido. O mtodo da filologia vivente comporta o movimento de circulao do emprico e do individual ao universal e total e vice-versa, sem nunca fechar o crculo ou chegar a uma concluso definitiva e peremptria. Trata-se de uma ideia-chave tanto na cincia como na poltica, no mbito terico e prtico, seja nas dimenses da pesquisa abstrata como na anlise concreta. (BARATTA, 2004, pp. 18-19)

Em tal mtodo, portanto, possvel identificar aquilo que se poderia chamar de princpio antropolgico. Consideraes Finais Em linhas gerais, essas so algumas questes que colocam Gramsci prximo de um tema central da antropologia que aquele referente alteridade. Mesmo no citando antroplogos da poca, o sardo/italiano no deixou de estar dialogando com alguns de seus fundamentos. Mais do que isso, ele mesmo estava fazendo uma certa antropologia. Entretanto, Gramsci ainda no foi devidamente relacionado antropologia, assim como o foi em outras reas das cincias humanas. Alis, de

19

maneira geral, a prpria relao entre antropologia e marxismo tem gerado debates bastante tensos. Infelizmente, para muitos antroplogos contemporneos, essa corrente de pensamento no apresenta elementos que possam contribuir para o entendimento seja da cultura, seja da alteridade. Para muitos, o marxismo ainda est preso ao reducionismo, ao determinismo econmico ou mesmo ao evolucionismo positivista. (TURATTI, 2011) Assim, mesmo estando presente no pensamento poltico do autor italiano um certo princpio antropolgico, seus significados nem sempre so compreendidos seja pelos prprios antroplogos, seja por pesquisadores de outras reas. (CREHAN, 2004) E mesmo quando aparecem nos trabalhos de antropologia, as ideias de Gramsci, quase sempre, carecem de aprofundamento. Este autor mais
citado que realmente conhecido, como disse Foucault. At agora, Gramsci tem sido na antropologia pouco mais que um nome associado ao conceito de hegemonia e, de uma maneira mais geral, a um marxismo aberto e no dogmtico. (...) Em geral, os antroplogos somente entendem a hegemonia como um conceito que descreve uma forma particular de poder e no, como o caso de Gramsci, uma forma de enfocar o problema da produo e reproduo do poder, um enfoque que obriga a apontarmos determinadas perguntas sobre as realidades empricas do poder. (CREHAN, 2004, p. 186)

Portanto, preciso notar no pensamento do autor dos Quaderni, a sua devida importncia para essa rea do conhecimento. Em certo sentido, para ele, a relao consenso/coero corresponde dialtica entre alteridade e antagonismo. Os estranhamentos existentes entre um indivduo ou grupo social em relao a um outro, deveriam ser percebidos a partir de determinadas construes ideolgicas que asseguram tal situao. As diferenas criadas a partir da, nada tm de natural, pois a no compreenso (ou mesmo a no aceitao) histrica do desconhecido, na verdade, tem por base especficas relaes de poder. Em outras palavras, determinadas formulaes polticoculturais. Gramsci um dos autores que, no interior do marxismo, mais tornou explcita a importncia das organizaes comunistas compreenderem em seus mnimos detalhes a vida concreta do proletariado seja da cidade ou do campo.

20

Essa tarefa se torna decisiva para qualquer projeto social que tem por objetivo a transformao radical da prpria sociedade. A hegemonia do mundo do trabalho sobre a vida social depende de um vnculo moral entre dirigente comunista e massas operrias e trabalhadoras em geral. Para tal, o Partido e demais instituies devem compreender seriamente toda a complexidade da classe social que visa representar. Trabalho que se aproxima em muito daquele desempenhado pelo antroplogo, em sua etnografia. E assim como disse Malinowski que o autor , ao mesmo tempo, o seu prprio cronista e historiador, o dirigente comunista, ao se lanar compreenso das classes subalternas, deve tambm est preparado moralmente a se compreender. Gramsci visa, a todo o momento, relativizar, ou mesmo destruir, certas distines criadas pelas classes dominantes: erudito/popular, filosofia/sensocomum, intelectual/massa, partido/classe, etc. Todas essas contraposies que so construes histricas e culturais passaram a ser diferenas ahistricas, fixas e naturais. No entanto, o autor sardo demonstra que possvel ver sensocomum na filosofia, assim como filosofia no senso-comum. Esses mundos que aparentemente so colocados como naturalmente opostos so, na verdade, expresses de certas concepes ideolgicas. Busca-se permanentemente a manuteno da ordem, por meio de construes poltico-culturais arbitrrias que garantem a legitimidade do poder do dominante sobre os dominados. Sobre esse tema da existncia de mundos diferentes, o autor italiano responde, numa carta, aos argumentos da cunhada feitos depois de ter assistido um filme intitulado Dois mundos. O enredo do filme, visto por Tatiana, correspondia a estria de uma relao amorosa impossvel entre uma mulher judia e um oficial austraco. Relao esta condenada pelo fato dos dois pertencerem a dois mundos diferentes. As reflexes de Gramsci vo no seguinte sentido:
Num de seus cartes, naquele em que me falou de suas idas ao cinema e, especialmente, do filme Dois mundos, algumas observaes me deixaram perplexo. Como pode acreditar que existam estes dois mundos? Este um modo de pensar digno dos Cem-Negros, da Ku Klux Khan americana ou das susticas nazistas. (...) O filme certamente de origem austraca, tpico do anti-semitismo do ps-guerra. (GRAMSCI, 2005, V2, p. 89)

21

Em outra carta, o autor continua a discusso sobre o tema (Gramsci, 2005, V2, p. 100-01). O fundamento da argumentao o de que as diferenas sociais, existentes numa dada sociedade, devem ser analisadas a partir de determinadas relaes de foras polticas e culturais. De modo indireto, Gramsci aqui est afirmando que o mundo dos intelectuais comunistas o mesmo vivido pelas massas trabalhadoras. Mundo este que deveria ser permanentemente interrogado e analisado por todos os envolvidos com a transformao radical da sociedade capitalista. Mundo do trabalho e mundo do capital, so diferenciaes histricas, fruto de lutas polticas e culturais prprias. No so separados por um abstrato corte do real, mas, ao contrrio, unidos por uma dialtica entre elementos antagnicos que tende, sempre, criao de algo novo. Identificar as classes trabalhadoras como sendo desprovidas de inteligncia contribuir para que os mundos sejam vistos como dotados de vidas autnomas, quase sempre a partir de hierarquias morais. Este um erro que os comunistas no devem cometer. Bibliografia BARATTA, G. As rosas e os cadernos: o pensamento dialgico de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. CREHAN, K. Gramsci, cultura y antropologia. Barcelona: Bellaterra, 2004. DAMATTA, R. Relativizando: uma introduo antropologia social. Petrpolis: Vozes, 1981. _____. Voc tem cultura?In: Exploraes: ensaios de sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. DEL ROIO, M. O imprio universal e seus antpodas: a ocidentalizao do mundo. So Paulo: cone, 1998. FIORI, G. A vida de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. GRAMSCI, A. Quaderni del crcere. Critica dellIstituto Gramsci A cura di Valentino Gerratana, Torino: Einaudi, 2001, V2. _____. Quaderni del crcere. Critica dellIstituto Gramsci A cura di Valentino Gerratana, Torino: Einaudi, 2001, V3.

22

_____. Escritos poltico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004, V1. _____. Escritos poltico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004, V2. _____. Cartas do crcere. Rio de Janeiro: Civilizaes Brasileira, 2005, V.2. LAPLANTINE, F. Aprender antropologia. So Paulo: Brasiliense, 2003. LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropolgico, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. MALINOWSKI, B. Argonautas do pacfico ocidental, In: Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ORTIZ, R. Notas sobre Gramsci e as cincias sociais. Revista Brasileira de Cincias Sociais, Vol. 21, n 62, outubro, 2006. REIS, C. O nacional-popular em Antonio Gramsci. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, SP, 2009. REIS, D. A. Uma revoluo perdida: a histria do socialismo sovitico, So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 1997. THOMAZ, O. R. A antropologia e o mundo contemporneo: cultura e diversidade, In: (Orgs) Silva e Grupioni A temtica indgena na escola: novos subsdios para professores de 1? e 2 graus. Braslia: MEC/MARI/UNESCO, 1995. TURATTI, M. C. M Antropologia, economia e marxismo: uma viso crtica. So Paulo: Alameda, 2011.

You might also like