You are on page 1of 26

______

ARTIGO

ACESSO DIGITAL: O DIREITO INFORMAO NA REA DA SADE VERSUS A PROPRIEDADE INTELECTUAL DA 12 INFORMAO TECNOLGICA
Rosana Evangelista Vanda de Ftima Fulgncio de Oliveira Sandra Lcia Pareira Valdina Sonia Petinari Resumo: A Engenharia Clnica ou Hospitalar tem a responsabilidade de gerenciar todo o ciclo de vida das tecnologias de sade, o que inclui o processo de especificao, aquisio, instalao, testes de aceitao, treinamento, manuteno corretiva e preventiva e todos os assuntos referentes aos equipamentos. A documentao necessria para atender a estes objetivos est armazenada na Central de Referncia em Equipamentos Biomdicos no Centro de Engenharia Biomdica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo deste trabalho analisar a viabilizao da implantao da digitalizao dos documentos, que hoje esto apenas na forma impressa, restringindo o acesso. Os profissionais tcnicos e instituies remotas sero beneficiados com esta ao. Os direitos autorais, a infraestrutura de software, o desenvolvimento das bibliotecas digitais, e as caractersticas das publicaes e do pblico usurio so discutidos. Como resultado identificamos, qualificamos e agrupamos os usurios da documentao. Este levantamento ofereceu subsdios para tomada de deciso a respeito da melhor forma de atendimento deste cliente virtual. Palavras-Chave: Gesto da informao na rea da sade; Informao em engenharia biomdica; Direitos autorais; Biblioteca digital; Usurio virtual

DIGITAL ACCESS: THE RIGHT TO INFORMATION IN HEALTH CARE VERSUS INTELECTUAL PROPERTY OF THE TECHNOLOGICAL INFORMATION
Abstract: Clinical Engineering is responsible for the management for the whole life cycle of medical equipment and related technology. This includes the specification, acquisition, installation, acceptance tests, training, preventive and corrective maintenance of medical equipment. The necessary documentation to attend these activities is stored in the Reference Center on Medical Equipment of the Center for Biomedical Engineering of the State University of Campinas. This paper analyses the possibility of digitizing all documents to allow their access via digital means, as they are available only in print form. The technical professionals and institutions would certainly be benefited with this action. In this paper we discuss amongst other topics, copyright, software needed, digital library development, document and user and publication characteristics. As a result we have identified, qualified and grouped all users of the documentation. We were then able to decide on the best way to allow the access to the digitized documents by the virtual clients. The main problem we have found is the need for the manufacturers agreement with this procedure, this point is l not solved yet.

Keywords:
Health care Information management; Information on biomedical engineering; Copyright; Digital library; Virtual user

1 2

Este artigo resultado do trabalho do Grupo de Estudos em Informao na rea da Sade. Artigo apresentado no Evento IFLA PR CONFERNCIA M&M: o cliente virtual: um novo paradigma para melhorar o relacionamento entre clientes e servios de informao e bibliotecas, 2004, So Paulo.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

41

______
1 INTRODUO

ARTIGO

O quadro sanitrio brasileiro deve ser analisado levando-se em conta a perspectiva de um Brasil de dimenses continentais e marcado por imensas desigualdades entre os diferentes extratos sociais, tanto no que diz respeito renda, s condies ambientais, s dificuldades ao acesso a direitos tidos como elementares quanto sade, educao, moradia e ao transporte. Os ltimos 30 anos no Brasil foram caracterizados por um desenvolvimento industrial acelerado ao nvel urbano e por grandes investimentos agrcolas, mas ainda ressentimonos de investimentos em saneamento bsico, pois crescente o contingente de pessoas inseridas na linha de pobreza urbana, onde os reflexos das suspenses de programas preventivos e de controle de endemias j se fazem notar atravs do ressurgimento de doenas tidas como erradicadas de nosso meio, como: dengue, tuberculose e outras que vm alertar para dois importantes fatores nesse quadro: 1) Urbanizao no planejada e massiva como forma de disseminao de doenas infecto-contagiosas, anteriormente circunscritas s zonas rurais; 2) A urbanizao como fator de surgimento de maior nmero de doenas crnico-degenerativas, afetando todas as faixas etrias; a esse quadro somaramos o envelhecimento da populao. Portanto, ainda que se possa visualizar um maior ndice de acesso da populao aos servios de sade, tambm se verifica a dificuldade dos hospitais do setor pblico em manterem sua rede funcionando e na capacidade de absoro dessa nova parcela da populao agora mais idosa, sem deixar de atender seus clientes tradicionais que so as mulheres e as crianas, significando assim um alargamento das suas competncias (CASTELAR; IWERSEN, 1995). O desafio da incorporao de novas tecnologias perante esse quadro deve levar em considerao fatores como a estreita relao custo-efetividade dos servios a serem oferecidos. O incremento tecnolgico a que diversas reas do conhecimento humano tm sido submetidas atinge de forma intensa a rea da sade, no que tange aos equipamentos mdico-hospitalares. Os estabelecimentos de sade so impelidos a incorporarem em suas
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

42

______

ARTIGO

estruturas equipamentos cada vez mais sofisticados, que proporcionam a realizao de diagnsticos e tratamentos mais precisos e complexos do ponto de vista mdico e mais humanos do ponto de vista do paciente. Porm, juntamente com essa evoluo h que se adotar metodologias que garantam o nvel de qualidade dos servios de assistncia sade da populao com o intuito de melhor gerir os expressivos aportes de recursos despendidos com a aquisio dessas tecnologias e sua posterior manuteno. A modernizao tecnolgica, por si s, tem elevado a complexidade do funcionamento dos servios, e da administrao do mesmo. Este desenvolvimento leva, freqentemente, o hospital a rever sua forma de gerncia, visto que confrontos so quase que inevitveis, envolvendo equipamentos mdicos e seus nveis de desempenho, alto custo de manuteno, elevao do ndice de reparos e a sua rpida obsolescncia tecnolgica. Quando os recursos e a infra-estrutura so limitados o perigo do uso no apropriado da tecnologia e at mesmo a sua disponibilidade quando necessria fica claramente comprometida, ou seja, h tecnologia disponvel incorporada ao servio, mas nem sempre confivel. Centros de informao, como a CREB (Central de Referncia em Equipamentos Biomdicos) que vamos analisar neste trabalho, tem papel fundamental no controle das informaes que podem auxiliar o quadro acima exposto. Neste contexto a informao fundamental para atender os fatores acima mencionados. Na prtica da Cincia da Informao intrnseca a relao com as outras disciplinas ou reas do saber, ou seja, necessrio que o profissional da informao busque entender a dinmica de cada rea e a partir desta compreenso desenvolver metodologias prprias para a gesto das informaes geradas. Este artigo tem como objetivo discutir as questes sobre direitos autorais, infra-estrutura de software, bibliotecas digitais, caracterizao das publicaes e do pblico usurio, bem como estabelecer critrios para a anlise de cada documento, segundo sua especificidade, definindo quais so passveis de digitalizao, ou seja, aqueles que
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

43

______

ARTIGO

atendam s exigncias da lei de direitos autorais e se enquadram na infra-estrutura computacional existente, dando subsdios ao projeto de implantao da Biblioteca Digital do CEB (Centro de Engenharia Biomdica) para disponibilizao on-line dos documentos que acompanham ou deveriam acompanhar os equipamentos mdicos. Desta forma, propomos o compartilhamento da experincia do CEB na gesto de documentos em tecnologia biomdica, um tema relevante para a prtica do profissional da informao.

Gesto de Tecnologias de Sade e Informao Tcnica O CEB foi criado em 5 de outubro de 1982, pela portaria GR 133, para congregar esforos de ensino e pesquisa em Engenharia Biomdica que existiam at ento diludos, em vrios departamentos da Universidade, sendo seu objetivo atuar de modo paralelo e integrado na pesquisa bsica e no desenvolvimento tecnolgico, bem como na formao de recursos humanos e no apoio rea da sade da UNICAMP. A Engenharia Biomdica uma especialidade relativamente recente e tem prestado importante contribuio s cincias biomdicas e tecnologia aplicada a problemas mdicos. Podemos destacar como objeto de suas sub-reas as seguintes atividades: Bioengenharia - (Estudo de fenmenos e sistemas biolgicos com tcnicas e mtodos quantitativos) nesta atividade o interesse fundamental o estudo do sistema biolgico para que tcnicas e mtodos das cincias exatas venham a ser utilizados com sucesso na melhoria do entendimento da biologia. Engenharia Mdica - desenvolve dispositivos, mtodos e equipamentos para finalidades diagnsticas, teraputicas, de ensino e pesquisa nas reas de sade e biologia, estando nesta sub-rea o desenvolvimento de instrumentao e processamento de sinais e dados, ensaios de produo de equipamentos mdicos e de pesquisa. Engenharia de Reabilitao - derivada da antiga rea de desenvolvimento de instrumentao mdica, as atividades nesta rea esto direcionadas ao apoio (na forma de desenvolvimento de mtodos, tcnicas e instrumentos) ao deficiente fsico.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

44

______
Fsica Mdica atua em Medicina Nuclear, Radiodiagnstico e Radioterapia entre outras prticas.

_
Proteo

ARTIGO
Radiolgica,

Engenharia Clnica ou Hospitalar tem a responsabilidade de gerenciar todo o ciclo de vida das tecnologias de sade, o que inclui o processo especificao, aquisio, instalao, testes de aceitao, treinamento, manuteno corretiva e preventiva e todos os assuntos referentes aos equipamentos.

A rea de Engenharia Clnica do CEB responsvel, entre outras atividades, por providenciar a manuteno corretiva e preventiva dos equipamentos de finalidades odonto-mdico-hospitalares das Unidades de Sade da UNICAMP conforme podemos visualizar na tabela abaixo, de acordo com as solicitaes de servios atendidos no ano de 2003. TABELA 1 Quantidade de Ordens de Servios (OS) realizadas no ano de 2003. Nome do grupo Total de OS Diagnstico 1538 Imagem 704 Laboratrio 1972 Mecnica 4012 Total 8226 Fonte: Sistema de Gerenciamento de Ordem de Servio do CEB A manuteno dos equipamentos mdico-hospitalares dividida por grupo, isto , cada um dos grupos da Engenharia Clnica responsvel por alguns tipos de equipamentos, sendo uns mais complexos que outros. Portanto, o total de OS concludas por um determinado grupo no implica que ele tenha produzido mais. A produo, nesse caso, no medida pelo nmero de OS concludas e sim pela complexidade da manuteno. Preocupa-se tambm esta rea, com a implantao de programas para gerenciamento de tecnologia mdica, no que tange ao desenvolvimento de protocolos para avaliao pr e ps-aquisio de equipamentos, programas de manuteno, otimizao dos recursos materiais e humanos, treinamento de operadores e tcnicos em manuteno bem como atuar no desenvolvimento de plano para preveno de riscos e para deteco, registro e investigao de acidentes envolvendo equipamentos mdico-hospitalares.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

45

______

ARTIGO

A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), atravs da Gerncia Geral de Tecnologia de Produtos para Sade, publicou o documento: Boas Prticas de Aquisio de Equipamentos Mdico-Hospitalares3 que tem como objetivo assegurar que os equipamentos mdico-hospitalares adquiridos pelas instituies: 1) sejam adequados ao uso pretendido; 2) sejam compreendidos por seus operadores; 3) estejam em condies seguras de uso; 4) atendam as normas e regulamentos tcnicos que dispem sobre a segurana, desempenho, instalao e uso destes equipamentos. A gerao de uma documentao tcnica, descrita nos procedimentos operacionais da instituio, dividida da seguinte forma: a) Registros do recebimento; b) Controle da documentao; c) Livro (dirio) ou carto de registros; d) Registros dos treinamentos e prescreve ainda que:
a instituio deve realizar a guarda e controle de toda documentao referente ao recebimento, instalao e aceitao do equipamento, incluindo sua documentao tcnica (manuais de operao e manuais de servio) e atualizaes efetuadas nesta documentao, devendo ainda divulgar nas unidades competentes as informaes nelas contidas (ANVISA).

O documento apresenta algumas conceituaes, das quais destacamos as que so de interesse especfico deste trabalho: Manual de Operao: Conjunto de instrues, em lngua portuguesa, necessrias e suficientes para orientar o usurio de equipamento mdicohospitalar em seu uso correto e seguro. Manual de Servio: Conjunto de informaes tcnicas necessrias e suficientes para a prestao de servios de manuteno de equipamento mdico-hospitalar, incluindo: 1. Esquemas eletrnicos, mecnicos e pneumticos. 2. Procedimentos de manuteno preventiva e corretiva. 3. Procedimentos de calibrao. 4. Relao das ferramentas e equipamentos necessrios para a manuteno e para calibrao. 5. Lista de partes e peas de reposio com os respectivos cdigos de identificao.

ANVISA, GGTPS, UTVIG. Boas prticas de aquisio de equipamentos mdico-hospitalares. Disponvel em : http://www.anvisa.gov.br/produtosaude/auto/boas.htm.Acesso em 16/04/2004. 46

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

______

ARTIGO

O documento apresenta - entre as diretrizes do edital de licitao - que o fornecedor, vencedor da licitao, dever fornecer instituio todas as informaes tcnicas em portugus, necessrias e suficientes para a operao correta e segura do equipamento (manual de operao) repetindo a mesma prescrio nas diretrizes do contrato com o fornecedor. Conforme Calil (2000), o processo de aquisio deve considerar que a documentao tcnica se torna imprescindvel para que a Engenharia Clnica possa resolver defeitos que o equipamento apresente. Segundo o autor a documentao tcnica deve ser entendida como: manual de servio; manual de operao; esquemas mecnicos, esquemas eletrnicos, esquemas pneumticos, procedimentos de calibrao, lista de equipamentos de calibrao, procedimentos de manuteno preventiva e lista de peas com maior freqncia de reposio e seus cdigos respectivos. Esta preocupao no processo de aquisio se justifica porque:
nem todos os equipamentos existentes no hospital possuem documentao tcnica que auxilie sua manuteno. Enquanto alguns fabricantes se dispem a entregar essa documentao gratuitamente, outros somente as vendem. Entretanto, nem todos os fabricantes esto dispostos a fornecer a documentao, tendo em vista que favorecem seus representantes tcnicos na regio (CALIL; TEIXEIRA, 1998, p. 25).

Dessa forma, os autores sugerem que, to logo o grupo de manuteno seja implantado, o seu responsvel deva visitar os vrios servios clnicos com a finalidade de reunir toda a documentao relativa aos equipamentos do hospital, inclusive os manuais de operao existentes, na tentativa de identificar a documentao faltante e buscar providenci-la junto ao fabricante ou a outros hospitais que possuam o mesmo tipo de equipamento. Ainda, de acordo Calil e Teixeira, (1998) outra preocupao no suporte s atividades de Engenharia Biomdica a aquisio de publicaes especializadas como: peridicos, manuais de manuteno, livros tcnicos e livros sobre sistemas de gerenciamento em manuteno e sobre os princpios de funcionamento de alguns equipamentos mdicohospitalares, para a atualizao da equipe de profissionais e para a preparao de cursos e treinamentos, sendo importante tambm a existncia de fontes de informaes sobre os lanamentos de equipamentos mdico-hospitalares nacionais e internacionais, locais de aquisio de peas de reposio, dispositivos de infra-estrutura predial e sensores
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

47

______

ARTIGO

mdicos, servindo como fonte de informao para o caso de especificaes tcnicas de novas aquisies bem como para discutir com o corpo clnico sobre os recursos de cada equipamento. Propriedade Intelectual da Informao Tecnolgica e a Democratizao da Informao. Ao tentarmos discutir sobre propriedade intelectual da informao tecnolgica a questo do registro tecnolgico, protegido pelas patentes, parece interferir na busca por uma soluo que atenda a necessidade social desta informao. O retorno dos custos de desenvolvimento da tecnologia e a busca do lucro por parte das empresas proprietrias transformam em ilegais todas as iniciativas de democratizao da informao que pretendem atender ao aspecto social, principalmente quando se verifica a dependncia que a rea da sade tem deste tipo de informao, j que alguns equipamentos representam condies vitais aos pacientes que deles necessitam. Sabe-se que, no setor industrial, a prtica da concorrncia significa o movimento principal entre os mercados, porm para se manterem ativas e lucrativas algumas empresas buscam o acesso a informaes sigilosas de outras para que possam aplic-las em seu produto e ter condies de entrar e/ou de se manter no mercado, muitas vezes sacrificando a existncia das demais. uma situao que o capitalismo incentiva uma vez que a prpria sociedade movida pela questo financeira fazendo com que a informao tenha um carter econmico. Alm da informao ser considerada uma mercadoria, esta tambm um recurso social, pois a sua criao independe do nmero de pessoas que vo utiliz-la, no se desgasta pelo uso, pois um bem intangvel (CHEVERIE, 2002). Tal afirmao poderia ser empregada para justificar a disseminao de toda a informao, porm para poder ter acesso a ela o usurio acaba pagando os custos da criao desta informao que so mais altos do que a de reproduo. Este elevado custo de criao

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

48

______
tambm afastar os concorrentes (CHEVERIE, 2002).

ARTIGO

protegido pela lei de direitos autorais para que possa agregar valor obra dos autores e

Cheverie (2002) faz uma interessante discusso entre economia baseada em informao, desenvolvimento tecnolgico e reserva de direitos de autor; esses assuntos so discutidos e analisados na tentativa de elucidar a importncia/responsabilidade das bibliotecas com o domnio pblico da informao e essas implicaes em poca de copyright medida que agregam valor informao que protegem; descreve ainda o carter econmico da informao que remonta da criao da lei de direitos autorais, lei que procura prover o retorno financeiro para o autor do custo empregado na produo da informao. A lei tambm assegura que, aps o trmino de validade da lei, a informao ficar em domnio pblico. Porm, a rede de computadores tem acelerado o processo de circulao dessa informao e conseqentemente a violao do direito (CHEVERIE, 2002). Isto tambm exemplificado por Fernndez-Molina (2003) quando descreve a possibilidade de acesso s obras digitais quase instantaneamente em qualquer lugar e em qualquer momento. A misso das bibliotecas tem sido, ao longo do tempo, preservar e tornar pblica a informao que gerada na sociedade. Quando esta misso aplicada em ambientes educacionais, visvel que a informao produzida, quando utilizada pelos estudantes e pesquisadores, resulta na criao de novos conhecimentos gerando novos bens pblicos. Desta forma, as bibliotecas mantm um papel importante em assegurar ao pblico o direito de acesso s informaes, balanceando a rigidez da lei de direitos autorais (CHEVERIE, 2002) e revendo inclusive suas prticas sociais relativas ao uso da informao (MICHEL, 1997). A questo da propriedade intelectual da informao tecnolgica no deve ser confundida neste caso especfico com o registro de pesquisas tecnolgicas por meio de escritrios de patentes. Este artigo se destina compreenso do tipo de material que armazenado na CREB (Central de Referncia em Equipamentos Biomdicos do Centro de Engenharia Biomdica da UNICAMP). Quando adquiridos, todos os equipamentos destinados rea da sade da Universidade devem ser acompanhados de informao tcnica que auxilie o profissional de manuteno destes equipamentos a compreender como funciona

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

49

______
sesso anterior.

ARTIGO

determinada tecnologia, e como consertar o equipamento, como se pode verificar na

A Lei 9610 de 1998 que regulamenta o direito autoral no Brasil prev que so obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro (MARTINS FILHO, 1998). A documentao a que nos referimos e que devem acompanhar os equipamentos, se enquadram nesta lei uma vez que, alm de representar o registro intelectual de informaes a respeito dos equipamentos, esbarra na propriedade tecnolgica e a questo do mercado de concorrentes conforme discutimos anteriormente. Esta proteo legal se justifica perante os argumentos que j vimos at aqui e, portanto, urgente que solues surjam para que os Profissionais da Informao possam cumprir as exigncias da sociedade. Fernndez-Molina (2003) atesta que existem atualmente trs solues a serem empregadas neste caso: a legislativa, a tecnolgica e a contratual. O autor espera que exista a possibilidade de se propor e concretizar modificaes na Lei de Direitos Autorais e assim entende que a soluo por meio legislativo possa trazer melhorias ao acesso. Para nosso estudo compreendemos que as demais solues propostas pelo autor acima (tecnolgica e contratual), possam ser aplicadas neste caso especfico. A soluo tecnolgica significa o desenvolvimento de programas que monitorem o uso e a quantidade de acessos dos materiais digitalizados. A soluo contratual dever ser uma das principais aes propostas por este projeto, pois, pretende-se que os produtores da informao que desejamos disponibilizar eletronicamente, forneam, por meio de contrato com a Universidade, o direito de darmos o acesso eletrnico para uma comunidade controlada atravs da soluo tecnolgica. Iniciativas que tentam criar mecanismos de filtragem das informaes em rede podem se tornar a soluo para a questo da ausncia de territorialidade na Internet, questo essa impossvel de ser resolvida j que no existe dimenso geogrfica para que as leis possam ser aplicadas de acordo com os territrios aos quais os infratores so submetidos dependendo do local onde cometeram a infrao (GUEIROS JUNIOR, 2004).
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

50

______

ARTIGO

Ao utilizarmos a literatura como instrumento de orientao para o bom atendimento de nosso usurio virtual, as publicaes fazem a descrio da Lei que j conhecemos e atestam que na Internet a regra tambm se aplica, porm o controle mais difcil, uma vez que qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode disponibilizar informaes at mesmo aquelas protegidas. No se tem ainda plena certeza de como agir nestes casos, situao tal que pode atrasar ou prejudicar as iniciativas de utilizao desta ferramenta para levar a informao a quem realmente necessita, principalmente como o caso da rea da sade. Biblioteca na Rede Eletrnica O movimento que ocorreu com a criao das redes eletrnicas, impulsionou o profissional da informao na transformao do seu trabalho. Interessante notar que existiram fases nas quais ainda tentava-se compreender os benefcios e aplicabilidade desta ferramenta, e passou-se do auto-reconhecimento do profissional dentro deste novo enfoque at a quebra de paradigmas conforme descreve Pereira (1995) quando atesta que as funes de uma biblioteca tradicional passam por uma modificao de viso na qual evidente um deslocamento da nfase no acervo, na coleo, para o acesso e a distribuio dos recursos informacionais4. A autora acima procura responder em seu trabalho se esta Biblioteca Virtual poder ser uma realidade, questo que podemos hoje responder facilmente bastando, para tanto, buscar na rede. J naquela poca, o usurio/cliente, apesar de no ser citado nesta passagem que transcrevemos, fica em evidncia quando os profissionais procuram oferecer seus esforos para que a informao chegue at ele com esta ferramenta. Em 1997, Drabenstott e Burman publicaram um trabalho de reviso com o objetivo de esgotar os aspectos envolvidos na Biblioteca do Futuro, assim como a chamaram, dentre tantas outras colocaes, descreveram que os trs atores envolvidos em todo o processo eram: os autores das publicaes, os editores e os bibliotecrios, atestando que entre os
4

Nesta discusso procuramos autores que estudaram o acesso informao remotamente no distinguindo as definies conceituais entre virtual, digital ou eletrnico, mas sim compreendendo que todas elas existem virtualmente e so acessadas remotamente. 51

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

______
no usurio final da informao.

ARTIGO

trs deveria haver certa sintonia para que o acesso fosse integralizado pensando sempre

Procurando descrever a misso deste espao virtual as autoras descrevem que necessrio se faz formular polticas que visem cooperao para tornar o acesso cada vez mais aberto e levado aos locais mais longnquos, tendo como base o uso de novas tecnologias sob comando de componentes humanos. Parece que, provavelmente, na poca em que foi escrito, havia uma discusso sobre o desaparecimento do elemento humano nas novas mudanas e por isso nos dois trabalhos estes fatores so destacados reafirmando a necessidade do fator humano. Tambm em 1997 foi publicado o documento Orientaes estratgicas para a implementao de bibliotecas virtuais no Brasil desenvolvido pelo Grupo de Trabalho sobre Bibliotecas Virtuais do Comit Gestor da Internet-Brasil (1997), neste documento, como uma das mais importantes orientaes, descreve que as bibliotecas brasileiras podem vir a cumprir um papel fundamental na participao do Brasil na Internet primeiro em virtude de sua condio de detentoras de importantes fontes de informao organizadas do pas e, em segundo lugar, por sua vocao institucional de intermediao entre seu entorno e as fontes de informao, independentemente de sua localizao. Entre as diversas recomendaes deste trabalho est a Organizao de fontes de informao eletrnica e sua disponibilizao na qual esclarece que a Biblioteca pode promover a organizao e disponibilizao de suas prprias fontes de informao, dando acesso remoto aos usurios. Cunha (1999) j mais recentemente faz uma leitura do momento e atesta que a evoluo das tecnologias trouxe agilidade e confiabilidade no processo nesta poca na qual as bibliotecas passavam pela automao de servios partindo rapidamente para virtualizao de tarefas, sempre preocupado, contudo, com o acesso remoto informao. Notamos facilmente que a tecnologia da informao est procurando atender as preocupaes dos trabalhos acima citados e estamos em uma poca em que os profissionais podero, aliando suas habilidades tecnologia, transformar seu ambiente fsico em um ambiente sem paredes no qual a comunidade poder acessar remotamente.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

52

______
Software Livre e as Bibliotecas na Rede Eletrnica

ARTIGO

J discutimos at o momento a questo dos direitos autorais e uma parcela do processo histrico no discurso dos pesquisadores que relataram a evoluo da virtualizao das bibliotecas. Optamos por dar esta ordem aos assuntos, pois parece-nos que a tecnologia de informao vem trazer subsdios para que os direitos autorais sejam respeitados e a dimenso democrtica da Biblioteca Virtual/Digital seja contemplada adequadamente. No mundo globalizado no existem mais pases isolados. Embora a globalizao no signifique uma homogeneizao da sociedade, as diferenas e desigualdades existem e at mesmo so acentuadas, produzindo uma nova linguagem, um novo paradigma. Junto globalizao vem o movimento de liberao dos cdigos utilizados na construo dos grandes sistemas de informao/comunicao. Para estes, surge o Software Livre, assim como so chamados os sistemas que tm seu cdigo-fonte aberto. So sistemas gerenciados por licenas pr-fornecidas por seus fornecedores, mas que se adequam ao ambiente e no ao contrrio como acontece com a maioria dos sistemas comerciais. Esta nova realidade definida por Modesto (2003) como uma alforria para as bibliotecas o qu no sinnimo de facilidade de uso ou de gratuidade, mas de liberdade de uso. Foi desenvolvido por pesquisadores5 da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) um sistema do tipo Software Livre que j vem sendo utilizado dentro da prpria Universidade e parece atender ao proposto neste artigo. O sistema Nou-Rau foi originalmente desenvolvido para possibilitar a criao de repositrios digitais, mantidos por voluntrios atravs da Internet. Os textos previamente aceitos para insero esto sujeitos a uma indexao automtica que localiza o termo pesquisado em qualquer parte do documento, contabilizando a quantidade de acessos ao mesmo tempo que identifica o usurio, podendo ser configurado de acordo com a inteno da biblioteca.
5

Mais informaes podem ser acessadas no endereo: http://www.rau-tu.unicamp.br/nou-rau/ 53

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

______

ARTIGO

Este acesso controlado que o sistema viabiliza, pode atender a questo do direito autoral, pois identifica o usurio que est solicitando, o qual pode ser contatado posteriormente caso seja feito uso indevido, como a comercializao da informao disponibilizada, que infrinja a Lei de Direitos Autorais. Acreditamos que dessa forma um grande obstculo pode ser vencido e as bibliotecas podero, enfim, cumprir a misso de democratizao do conhecimento. Para Dennis (2001, p. 157), uma biblioteca digital deve incluir cinco componentes a serem contemplados para sua formao, sendo os quatro primeiros relacionados a infraestrutura de software e hardware tanto da biblioteca quanto do usurio final. Enfatizamos o ltimo item, que relata que a criao e a converso de dados realizada pela biblioteca quando ela transforma a coleo local em acervo digital, sendo este o nosso enfoque. Os documentos que esto armazenados no CEB podero atender remotamente os Engenheiros do CEB e ainda democratizar este acesso aos Hospitais para que possam proceder manuteno em seus equipamentos. Conforme os dados levantados neste trabalho, alguns dos manuais existentes na CREB so referentes a equipamentos que no existem mais ou que esto com sua fabricao encerrada. Espera-se que, nestes casos, possamos digitaliz-los e disponibilizar seu contedo no Sistema Nou-Rau devidamente configurado para atender todas as questes anteriormente levantadas. Gesto da Informao na Central de Referncia em Equipamentos Biomdicos Atendendo as necessidades de gesto da documentao tcnica dos equipamentos foi criada na UNICAMP em 1985 a Central de Referncia em Equipamentos Biomdicos (CREB) tendo como objetivo organizar as documentaes tcnicas. Para que compreendssemos melhor a existncia do CEB e a importncia da CREB realizamos entrevistas com alguns dos pesquisadores/docentes os quais participaram do projeto de implantao da CREB.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

54

______

ARTIGO

Em relato pessoal, o professor Calil (2004)6, pontua que o projeto da CREB teve inicio com o professor Wang Binseng7, pois havia um grande projeto de pesquisa junto com a OPS (Organizao Pan-americana de Sade) e dentro desta interao, houve um acordo no qual a OPS encaminharia a documentao tcnica de equipamentos mais antigos ao CEB para juntar-se documentao de alguns equipamentos j existentes na Universidade. Bassani (2004)8 relata que na poca estava ocorrendo desperdcio de equipamentos, devido a falta de documentao tcnica para manuteno. Ainda, segundo Calil (2004), o projeto foi pensado como uma Central que atenderia ao Brasil e tambm pases da Amrica do Sul. Bassani (2004) complementa que a documentao seria compartilhada com outros grupos de Engenharia Hospitalar no Brasil. O projeto surgiu no contexto de formao do Hospital das Clnicas e com um modelo de Engenharia Clnica que foi importado dos EUA na poca, ou seja, seria criada uma Central com a documentao tcnica original e os mdicos ficariam com as cpias dos manuais de operao, o que iria garantir o controle e o acesso documentao para manuteno, conforme nos relatou Calil (2004). Alm destes documentos o acervo tambm composto por obras de referncia, normas tcnicas, literatura comercial, teses/dissertaes, peridicos e multimeios atendendo a demanda de suporte s atividades de Engenharia Biomdica. A este acervo que era muito especfico foram acrescentadas doaes de alguns pesquisadores, vindos de viagens do exterior, e aos poucos pequenos acervos pessoais foram reunidos e formaram a atual coleo. Classificamos a comunidade atendida pela CREB em trs categorias: usurios internos tcnicos, usurios internos acadmicos e usurios externos ao CEB.

Saide Jorge Calil, doutor em Medical Electronics. University of London, foi Diretor do CEB no perodo de 19871994. 7 Wang Binseng, doutor em Cincias em Engenharia Bio-Eltrica pelo MIT, Fundador do CEB, atuando na gesto de 1982 - 1986. 8 Jos Wilson Magalhes Bassani, doutor em Engenharia Eltrica pela UNICAMP, atual Diretor do CEB.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

55

______

ARTIGO

A primeira categoria formada pela equipe de engenheiros/tcnicos de manuteno, totalizando 27; a categoria de usurios internos acadmicos formada pelos usurios cadastrados na CREB, os quais fazem parte da comunidade da universidade (alunos de graduao, ps-graduao, iniciao cientfica, especiais e docentes da universidade em geral) que totalizam 208 usurios com acesso parcial, pois podem consultar a documentao tcnica apenas atravs de consulta local. A Tabela abaixo quantifica e qualifica a primeira categoria: TABELA 2 Quantidade de usurios da rea de Engenharia Clnica do CEB Nome do grupo Quantidade de usurios

Diagnstico 06 1 Engenheiro; 4 Tcnicos; 1 Estagirio. Imagem 1 Engenheiro; 05 3 Tcnicos; 1 Estagirio. Laboratrio 08 1 Engenheiro; 6 Tcnicos; 1 Estagirio. Mecnica 1 Engenheiro; 08 6 Tcnicos; 1 Estagirio. Total 27 Fonte: Cadastro do Sistema de Informao da CREB A Tabela 2 mostra a quantidade de usurios internos tcnicos (27) que podem retirar os manuais da CREB para fins de manuteno junto aos equipamentos da Universidade. A disponibilizao do acervo em formato eletrnico ir otimizar a efetivao das solicitaes de manuteno corretiva e preventiva encaminhadas a estes profissionais (da rea de Engenharia Clnica) conforme foi verificado na Tabela 1 (Quantidade de Ordem de Servio (OS) realizadas no ano de 2003) que atingiu um total de 8226.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

56

______

ARTIGO

O segmento de usurios externos formado pelas instituies hospitalares existentes nos vrios estados brasileiros e em alguns pases da Amrica Latina que possuem equipamentos mdico-hospitalares e so atualmente usurios potenciais, pois j foram atendidos no passado e hoje no podem mais solicitar documentao CREB devido s restries da Lei de Direitos Autorais. TABELA 3 Quantidade de Instituies Cadastradas na CREB Localidade Quantidade Amazonas 01 Bahia 06 Cear 01 Distrito Federal 08 Gois 01 Minas Gerais 21 Mato Grosso 02 Paraba 01 Pernambuco 03 Paran 09 Rio de Janeiro 34 Rio Grande do 02 Norte Rio Grande do Sul 12 Rondnia 02 Santa Catarina 05 Sergipe 01 So Paulo 123 Argentina 07 Bolvia 01 Colmbia 01 Costa Rica 01 Cuba 01 Equador 02 Guatemala 01 Mxico 02 Peru 01 Suriname 01 Uruguai 01 Total 251 Fonte: Cadastro do Sistema de Informao da CREB

Essa ltima tabela apresenta a quantidade de instituies cadastradas junto CREB, as quais tm interesse no acervo de manuais de equipamentos mdicos para fins de manuteno nos seus equipamentos.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

57

______

ARTIGO

Comparando as tabelas 2 e 3 observamos que existem muitos usurios em potencial que necessitam utilizar o acervo, mas que devido s restries da Lei de Direitos Autorais nenhum usurio externo pode utilizar o acervo por meio de solicitao de documentao para efetivao da manuteno em seus equipamentos. importante ressaltar que estes usurios eram atendidos regularmente e ocorreu a interrupo do atendimento em respeito Lei de Direitos Autorais. O efetivo atendimento a estes usurios parece contribuir para o cumprimento social que a CREB tem condio de realizar, uma vez que estes usurios externos so instituies que trabalham com a sade e necessitam disponibilizar os equipamentos em perfeito funcionamento. Se os estudos sobre a proteo intelectual progredirem positivamente, estes usurios tero o acesso garantido. A informao na rea da sade, em nossa opinio, deve ser de livre acesso, pois o indivduo que se beneficia dos recursos tcnicos ou os profissionais mdicos compreendem que esto recebendo um importante apoio e, provavelmente, no iro infringir a essncia da lei, que na verdade quer proteger a produo intelectual do autor e no correndo o risco de ser plagiado com a obteno de lucro com esta ao. Para que esta relao entre os usurios e o acervo pudesse ser estabelecida e melhor compreendida houve a necessidade de se verificar a consistncia da base de dados na qual toda a documentao tcnica da CREB est registrada. Para tanto foi necessrio um inventrio geral do acervo alm do contato com a equipe de engenheiros e equipe de informtica que em alguns casos foi de essencial apoio em definir a forma mais adequada de controle destes dados. Este trabalho foi realizado em aproximadamente 30% do acervo somente aps a concluso deste levantamento poderemos responder a algumas questes como: quais e quantos documentos contm a declarao do fabricante explicitando a proibio de reproduo protegendo os direitos autorais?

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

58

______
mais existentes?

ARTIGO

qual a quantidade de equipamentos com fabricao encerrada ou empresas no quantos equipamentos existem na Universidade para os quais a CREB no possui documentao tcnica? qual o total de manuais da CREB para os quais no mais existem os equipamentos operantes?

Estas questes puderam ser elaboradas devido ao aprofundamento do estudo do acervo em andamento. O nmero total de documentos de aproximadamente 4 mil exemplares. Ao filtrarmos do Banco de Dados da CREB, os fabricantes, equipamentos e modelos obtivemos um resultado de 2879, ou seja, nesta seleo exclumos aqueles que apresentaram duplicao. A tabela 4 apresenta o resultado desta pesquisa. TABELA 4 - Caracterizao do acervo segundo a propriedade intelectual protegida Quantidade Protegida No protegida 2879 394 2485 Fonte: Cadastro do Sistema de Informao da CREB Conforme podemos ver na tabela 4, este total est dividido em 2 categorias, aqueles que possuem a expresso escrita de proibio de cpias (394), ou seja, possui um documento do fabricante, onde o mesmo solicita sigilo das informaes constantes no manual, estando restrito somente para fins de manuteno dos equipamentos da UNICAMP; e aqueles que no possuem esta expresso (2485). Outro importante ponto que est sendo identificado com o inventrio a quantidade de manuais para cada especialidade da rea de Engenharia Clnica do CEB que atende a Universidade, conforme a tabela abaixo:

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

59

______
TABELA 5 Quantidade de manuais por rea

ARTIGO

Nome do grupo Total Diagnstico 132 Imagem 82 Laboratrio 163 Mecnica 33 Outros 373 Total 783 Fonte: Cadastro do Sistema de Informao da CREB At o momento, atualizamos 18,79% da base de dados de manuais, porm 373 manuais no foram identificados no cadastro de equipamentos mdicos do CEB, ou seja, no puderam ainda ser agrupados em nenhuma categoria. Tal situao poder futuramente ser respondida mediante duas hipteses: 1) Existncia de manuais que foram doados pela OPS para a UNICAMP para fazer parte da coleo, embora a UNICAMP nunca tenha possudo os equipamento; 2) Existncia de manuais que foram adquiridos por doao de pesquisadores. Para que possamos decidir quais manuais devero passar pelo processo de digitalizao e futura disponibilizao on-line, estamos classificando o acervo em uma tabela de temporalidade segundo a teoria da arquivologia, que identifica trs estgios de vida do documento: arquivos correntes: conjuntos de documentos em curso ou de uso freqente; arquivos intermedirios: conjuntos de documentos procedentes de arquivos correntes e que aguardam sua destinao final; arquivos permanentes: conjunto de documentos que so preservados, respeitando a destinao estabelecida em decorrncia de seu valor probatrio e informativo. Os dados quantificados esto no quadro abaixo: QUADRO 1 Classificao dos Manuais
Nome do grupo Corrente Interme dirio 3 1 1 0 5 Perm nente 13 5 10 0 28 Total Parcial 132 82 163 33 410

Diagnstico Imagem Laboratrio Mecnica Total

116 76 152 33 377

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

60

______

ARTIGO

Devido ao j exposto anteriormente, 373 manuais no puderam ser agrupados nesta classificao, por isso o total aqui de 410 manuais. Estes manuais conferem com os equipamentos que constam na listagem que foi gerada a partir da base de dados do CEB de equipamentos mdico-hospitalares nos quais o CEB presta manuteno. Dentre estes 410 manuais verificou-se que 5 esto agrupados no nvel

INTERMEDIRIO o qual corresponde ao status do equipamento desativado, porm no baixado. Tal status se refere aos equipamentos que o CEB recomendou desativao devido alguns problemas, tais como: custo do conserto no ser mais vivel; por no haver mais peas de reposio disponveis no mercado; por no atender as normas de segurana, entre outras possibilidades. Como PERMANENTE podemos verificar um total de 28 manuais de equipamentos que foram desativados e j baixados do parque tecnolgico da universidade. A maioria dos manuais, ou seja, 377, pertencem ao nvel CORRENTE, pois os equipamentos continuam funcionando adequadamente. Interessante notar neste levantamento que os nveis INTERMEDIRIO E

PERMANENTE, apesar de a Universidade no os utilizar mais efetivamente, este material poderia ser o primeiro lote a ser digitalizado. Isto permitiria que fosse armazenado em outro ambiente dando lugar aos novos manuais que venham a integrar o acervo. Esta digitalizao atender a demanda do pblico externo que possivelmente ainda utiliza estes equipamentos. Acreditamos que o processo de digitalizao destes manuais possa ser melhor gerenciado uma vez que, com o passar dos anos de fabricao, provavelmente seja mais fcil a possvel negociao com a empresa para que fornea uma declarao autorizando a digitalizao e disponibilizao destas documentaes tcnicas. A digitalizao do restante da documentao pode representar mais implicaes devido a Lei de Direitos Autorais atrelada a Patente da Informao Tecnolgica, porm nosso propsito ir alm destas questes de trabalhar com a informao passvel de ser um bem

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

61

______
de sade.

ARTIGO

pblico, alm de atender este cliente virtual que no nosso caso especfico so instituies

Propostas de Compartilhamento, Visibilidade e Democratizao da Informao A gesto de unidades de informao uma tarefa complexa que implica em tomadas de decises com o poder de interferir no cotidiano dos indivduos. Trabalhando com a rea da sade esta questo fica mais clara conforme discutimos neste trabalho. Existe um ganho real quando utilizamos as tecnologias para diminuir a distncia que existe entre o cliente e as unidades de informao. Acreditamos que a CREB tem no seu acervo tecnolgico, parcela significativa do conhecimento humano caracterizando-se como um bem pblico. Entendemos que a informao s tem sentido quando integrada a algum contexto. A informao por si s se constitui em um dado incompleto, o indivduo que lhe atribui sentido a partir de suas experincias passadas e interesse futuro (FERREIRA, p. 1997). Dar visibilidade ao acervo de manuais, classificados como permanente e intermedirio, significa oferecer aos usurios o potencial desta informao que est arquivada sem que o equipamento exista na Universidade. Esperamos que as 251 instituies agrupadas como usurios externos, possam de alguma forma dar sentido a este acervo, se constituindo em um cliente virtual. Esta situao j pode ser gerenciada pelas tecnologias que esto surgindo no mbito de controle e identificao de acesso virtual a custos baixos ou quase inexistentes. O trabalho de inventrio do acervo tem sido de fundamental relevncia para o diagnstico da situao atual e, a partir destes levantamentos, pretendemos traar estratgias futuras da gesto, visando o compartilhamento, a visibilidade e a democratizao da informao para aproximar o usurio deste acervo. Quando o profissional da informao se prope atingir os objetivos acima, acaba cumprindo uma de suas funes para a qual tambm preparado, ou seja, o
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

62

______

ARTIGO

desenvolvimento de colees, que encontra-se inserido no fazer biblioteconmico como instrumental capaz de apreender as necessidades, anseios e mudanas do fluxo informacional da comunidade usuria do servio de informao. A citao a seguir de Vergueiro (1989, grifo nosso) sumariza esta importante funo:
Trata-se de deixar clara a filosofia a nortear o trabalho bibliotecrio no que diz respeito coleo. Mais exatamente, trata-se de tornar pblico, expressamente, o relacionamento entre o desenvolvimento da coleo e os objetivos da instituio a que esta coleo dever servir, tanto por causa da necessidade de um guia prtico na seleo diria de itens, como devido ao fato de ser tal documento uma pea-chave para o planejamento em larga escala. Alm do mais, poderamos dizer que o processo mesmo de elaborao desta poltica tem uma funo pedaggica, digamos assim, medida que propicia ao bibliotecrio a oportunidade de auto-avaliao e reflexo sobre sua prtica de desenvolvimento da coleo. Acrescenta-se tambm, que apenas a existncia de tal documento pode garantir, pelo menos no limite do possvel, uma coleo consistente e um crescimento balanceado dos recursos informacionais da biblioteca. [...] ela que ir prover uma descrio do estado geral da coleo, apontar mtodo de trabalho para consecuo dos objetivos e funcionar como elemento de argumentao do bibliotecrio, dando-lhe subsdios para discusso com autoridades superiores, tanto para a obteno de novas aquisies como para recusa de imposies estapafrdias.

Essa discusso compromete tanto profissionais da informao quanto equipe gestora, conforme verificamos na citao acima. Por isso recorremos mais uma vez s entrevistas realizadas para que obtivssemos informaes e as expectativas para o futuro. H uma expectativa dos especialistas em Engenharia Biomdica que a CREB se torne um Centro de Referncia em Informao de Engenharia Biomdica como nucleador e disseminador para o Brasil e Amrica do Sul da informao armazenada (BASSANI, 2004; CALIL, 2004). Essa expectativa est atrelada ao desenvolvimento adequado desta coleo. Devemos considerar que a misso da CREB hbrida, tendo de um lado o foco na Engenharia Clnica visando a gesto de tecnologias de sade vinculada ao Complexo Hospitalar - com um conjunto de competncias relacionado a rgos reguladores e fruns especficos de discusso (ANVISA, MS, OMS, OPS) da rea da sade e de outro lado, o foco acadmico da Engenharia Biomdica organizando e disseminando informao cientfica para uso acadmico. Com essa orientao surge a necessidade de conciliar as prticas hoje vigentes com respaldos de uma Poltica de Desenvolvimento de Colees, ou seja: a poltica ir funcionar como diretriz para as decises dos bibliotecrios em relao seleo do
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

63

______
informacionais (VERGUEIRO 1989).

ARTIGO

material a ser incorporado ao acervo e prpria administrao dos recursos

Este trabalho, ao identificar, qualificar e agrupar os usurios da informao da CREB, oferece subsdios para as tomadas de decises a respeito de quem , e qual a melhor maneira de atingir seu pblico alvo. O relacionamento entre clientes e servios de informao deve estar contextualizado dentro dos novos paradigmas da sociedade atual. Recomendamos a continuidade do trabalho desta pesquisa com foco nas questes jurdicas relacionadas aos direitos autorais, elaborao de um documento de poltica de desenvolvimento de colees e de projetos de infra-estrutura financeira para a viabilizao da Biblioteca Digital do CEB. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANTUNES, Elizabeth; et al. A engenharia clnica como estratgia na gesto hospitalar. In: _____. Cooperao Brasil Frana. ditions Scientifiques ACODESS, 2002. cap. 4, p. 45-67. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/tecnovigilancia/capitulo4.pdf> Acesso em: 16 abr. 2004. ANTUNES, Elizabeth; et al. Gesto da tecnologia biomdica: tecnovigilncia e engenharia clnica. Paris: ACODESS, 2002. 210 p. ANVISA; GGTPS; UTVIG.[s.d.] Boas prticas de aquisio de equipamentos mdicohospitalares. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br/produtosaude/auto/boas.htm> Acesso em: 16 abr. 2004. BASSANI, Jos Wilson Magalhes. [Entrevista] 01/04/2004 s 8h45min. 2004. CALIL, Saide Jorge. Critrios para aquisio de equipamentos mdico-hospitalares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMDICA, 17., 2000, Florianpolis. Anais... Florianpolis: UFSC, 2000, p. 38-45. CALIL, Saide Jorge. [Entrevista] 14/04/2004 s 11 horas. 2004 CALIL, Saide Jorge. Anlise do setor de sade no Brasil na rea de equipamentos mdicohospitalares. In: NEGRI, Barjas; DI GIOVANNI, Geraldo (Org.). Brasil: radiografia da sade. Campinas: UNICAMP, 2001. p. 91-122. CALIL, Saide Jorge; TEIXEIRA, Marilda Slon. Gerenciamento de manuteno de equipamentos hospitalares. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, 1998. 108 p. (Srie Sade & Cidadania, 11).

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

64

______

ARTIGO

CASTELAR, Rosa Maria; IWERSEN, Marcelo. O atual quadro sanitrio do Brasil. In: CASTELAR, Rosa Maria; MORDELET, Patrick; GRABOIS, Victor. Gesto hospitalar: um desafio para o hospital brasileiro. Paris: ENSP, 1995. p. 29-37. CHEVERIE, Joan F. The changing economics of information, technological development, and copyright protection: what are the consequences for the public domain? The Journal of Academic Librarianship, v. 28, n. 5, p. 325-331, sep./oct. 2002. CUNHA, Murilo Bastos da. Desafios na construo de uma biblioteca digital. Cincia da Informao, Braslia, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez, 1999. DENNIS, Nancy K. Technology infrastructure supporting digital library developments. In: REENEN, Johann Van (Ed). Digital libraries and virtual workplaces important initiatives for Latin America in the information age. USA: IACD, 2001. p.157-165. DRABENSTOTT, Karen; BURMAN, Celeste M. Reviso analtica da biblioteca do futuro. Cincia da Informao, Braslia, v. 26, n. 2, maio/ago. 1997. Disponvel em: <http://www.ibict.br>. Acesso em: 30 jan. 2004. FERNNDEZ-MOLINA, Juan Carlos. Proteccin tecnolgica y contractual de las obras con derecho de autor: hacia una privatizacin del acceso a la informacin? Cincia da Informao, Braslia, v. 32, n. 2, p. 54-63, maio/ago. 2003. FERREIRA, Sueli Mara S. P. Design de biblioteca virtual centrado no usurio: a abordagem do Sense-Making para estudos de necessidades e procedimentos de busca e uso da informao. Cincia da Informao, Braslia, v. 26, n. 2, maio/ago. 1997. Disponvel em: <http://www.ibict.br>. Acesso em: 30 jan. 2004. GRUPO DE TRABALHO SOBRE BIBLIOTECAS VIRTUAIS DO COMIT GESTOR DA INTERNET-BRASIL (1997) Orientaes estratgicas para a implementao de bibliotecas virtuais no Brasil. Cincia da Informao, Braslia, v. 26, n.2, maio/ago. 1997. Disponvel em: <http://www.ibict.br>. Acesso em: 30 jan. 2004. GUEIROS JNIOR, Nehemias. A ausncia de territorialidade na internet. 2004. Disponvel em: <http://www.mundojuridico.adv.br/html/colunista/nehemias01.htm>. Acesso em: 27 fev. 2004. MARTINS FILHO, Plnio. Direitos autorais na internet. Cincia da Informao, Braslia, v. 27, n. 2, p.183-188, maio/ago. 1998. MICHEL, Jean. Direito de autor, direito de cpia e direito informao: o ponto de vista e a ao das associaes de profissionais da informao e da documentao. Cincia da Informao, Braslia, v. 26, n. 2, p.140-145, maio/ago. 1997. MODESTO, Fernando. Software livre: alforria para as bibliotecas. Coluna Tecnologia da Informao, Site OFAJ, nov./dez. 2003. Disponvel em: <http://www.ofaj.com.br>. Acesso em: 27 jan. 2004.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

65

______

ARTIGO

PEREIRA, Maria de Nazar Freitas. Bibliotecas virtuais: realidade, possibilidade ou alvo de sonho. Cincia da Informao, Braslia, v. 24, n.1. 1995. Disponvel em: <http://www.ibict.br>. Acesso em: 30 jan. 2004. VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de colees. So Paulo: Polis; APB, 1989. (Palavras-chave, 1). 96 p.

Rosana Evangelista Mestre em Biblioteconomia PUC-Campinas. Bibliotecria da Faculdade de Cincias Mdicas da UNICAMP. rosanae@fcm.unicamp.br Vanda de Ftima Fulgncio de Oliveira Graduada em Cincias Sociais e Biblioteconomia PUC-Campinas. Bibliotecria do Centro de Ateno Integral Sade da Mulher (CAISM) da UNICAMP. vanda@unicamp.br Sandra Lcia Pereira Mestre em Biblioteconomia PUC-Campinas. Bibliotecria da Faculdade de Cincias Mdicas da UNICAMP. sandralu@fcm.unicamp.br Valdina Sonia Petinari Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados UNISAL. Graduanda em Cincia da Informao com Habilitao em Biblioteconomia PUC-Campinas. Especializanda em Gerncia de Sistemas e Servios de Informao. Responsvel pela Central de Referncia em Equipamentos Biomdicos do CEB/UNICAMP. val@ceb.unicamp.br Artigo aceito para publicao em: 12/2004

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.2, n. 2, p. 41-66, jan./jun. 2005 ISSN: 1678-765X.

66

You might also like