You are on page 1of 39

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa.

Amanda Aires
Bom dia!

Muitos de vocs, pelo Brasil afora, que iniciaram as preparaes para os concursos pblicos, certamente no me conhecem. Por isso, aproveito esse nosso encontro para fazer uma rpida apresentao: Meu nome Amanda Aires. Sou economista pela Universitt Zrich, na Sua, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestra em Economia pela UFPE e, agora, estou no segundo ano do doutorado na mesma rea. Alm de estudar economia, tambm sou professora em alguns cursos preparatrios para concursos pblicos e, assim, j trabalhei na preparao de alunos para as provas do Banco Central do Brasil, Polcia Federal e Secretarias da Fazenda estaduais. Atualmente, sou professora concursada pela Universidade Federal de Pernambuco e tambm ministro disciplinas de economia, matemtica financeira, estatstica e econometria em outras universidades e faculdades. O ponto comum dessas disciplinas que elas so voltadas para alunos que no so estudantes de economia, ou seja, contadores, administradores, engenheiros, pedagogos, mdicos. Acredito que esse seja um bom diferencial das aulas, pois agora estou acostumada a olhar o mundo como no-economista, o que facilita a comunicao entre mim e voc, aluno. Por fim, ainda na rea de concursos voltados para a rea fiscal, escrevo livros de economia para no economistas, em parceria com colegas do doutorado, voltados para concursos pblicos.

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

Bem, terminada essa minha breve apresentao (acredito que agora voc me conhea um pouco mais), vamos falar sobre o que faremos, juntos, no Ponto dos Concursos: Com a proximidade do Concurso para o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, esse curso busca orientar voc, concursando, a compreender melhor as questes de economia que tm maior probabilidade de cair na prova, em se tratando de FUMARC como banca avaliadora. Mas vamos ao que interessa, no ? Como faremos esse estudo para dissecar as provas da FUMARC? Fazendo diversos exerccios semelhantes da banca! Ao estudar grupos de questes anlogas, observaremos que a Banca tem um perfil bastante similar entre as questes e, assim, poderemos verificar o que h de comum entre elas. Observando, por fim, o padro de repetio e respostas. Voc observar ainda que as nossas aulas sero diferenciadas, pois, cada vez que for necessrio enfatizar um ponto, eu vou colocar um balozinho vermelho do lado dessa definio, como um comentrio. Para que isso? Para que voc interiorize melhor todo o conhecimento e, caso tenha alguma dvida, possa procurar os conceitos pelos bales. Isso facilita a sua compreenso e acaba funcionando como uma espcie glossrio! Espero que, com os nossos encontros, voc possa observar que a macroeconomia sim uma matria interessante e que pode ser vista de uma forma muito mais descomplicada. Alm disso, pode ser um determinante na sua aprovao.

www.pontodosconcursos.com.br

O curso de Economia para o BDMG ser divido em 10 aulas, excluindo essa aula demonstrativa. Cada uma das aulas ser composta por quatro momentos distintos: em um primeiro momento ser visto o contedo terico da disciplina, sendo seguido por um segundo momento, de exerccios da primeira parte. A seguir, teremos mais uma parte de teoria sendo seguida pelo ltimo momento, a segunda parte dos exerccios. A lista de exerccios e um quadro resumo sero apresentados no fim da aula, como norteamento do que foi visto a partir da prxima aula. Alm disso, uma pequena reviso na parte inicial da aula ser feita s para reavivarmos em nossas mentes o que foi visto na aula anterior. Mas preciso que voc fique em dias com a matria para no se atrapalhar, ok? As revises de incio de aula sero realmente bem rpidas. Hoje, nessa aula demonstrativa, comearemos fazendo uma anlise REDUZIDA do que ser o curso. Ser uma aula para que voc possa compreender que a disciplina no complicada e pode at ser bastante interessante. O curso integral ter cerca de 450 pginas entre teoria e exerccios. As questes sero TODAS de provas anteriores. No procurarei fazer voc pensar como economista, mas me dedicarei a levar a economia para a sua realidade, para que ela fique palatvel e para que, assim, voc tenha um grande xito na sua prova. As aulas sero ministradas SEMANALMENTE, sem interrupes. Abaixo, voc ver o cronograma da nossa disciplina:

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

www.pontodosconcursos.com.br

Aula Demo:

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

Conceitos e questes macroeconmicas, conceito e esboo histrico da macroeconomia. Diferenciaes entre micro e macroeconomia; Aula 01 (28.03): Conceitos e questes microeconmicas; Demanda e oferta: principais conceitos e mecanismo de mercado, o funcionamento do sistema econmico: a formao de preos; Aula 02 (04.04): A teoria do consumidor; Aula 03 (11.04): A teoria da firma e a funo de produo, a funo produo a curto e longo prazo; A produo e o custo, o equilbrio da firma, participao dos custos no equilbrio da firma, tipos de rendimento da firma, relao entre custos e rendimentos; Aula 04 (18.04): O mercado: concorrncia perfeita, monoplio e outros tipos de mercado; Aula 05 (25.04): Renda e consumo, capital e investimento; Aula 06 (02.05): Procura e oferta agregadas, o equilbrio da economia como um todo; A poltica fiscal, a instabilidade da economia, o nvel de emprego;

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
Aula 07 (09.05):

O nvel de emprego: relao entre produo e emprego, inflao e desemprego, renda, produto, emprego e preos; Aula 08 (16.05): Indicadores de crescimento econmico; indicadores de desenvolvimento econmico; ndice de desenvolvimento humano IDH; Aula 09 (23.05): A economia brasileira. A agricultura e o desenvolvimento brasileiro. A industrializao e o progresso econmico. O fim do processo de substituies de importaes e estratgias de crescimento acelerado. Aula 10 (30.05): O setor pblico e a economia brasileira. O comercio externo brasileiro. Desequilbrios regionais. O planejamento e o desenvolvimento econmico do Brasil. Bem, espero que esse curso seja muito til a voc na hora mais importante de toda essa preparao: a hora de resolver a prova do Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais. Estou montando esse curso para que ele possa te dar um apoio definitivo na sua compreenso sobre macroeconomia. Todas as dvidas sero esclarecidas no frum do curso, a que os matriculados tero acesso. Caso voc tenha dvidas sobre outras questes no abordadas, pode enviar. Farei todo o esforo para esclarecer e inserir no nosso material, ok?

www.pontodosconcursos.com.br

Por fim, crticas e sugestes podem ser enviadas para o e-mail: amandaires@pontodosconcursos.com.br Pronto para inicia os estudos?? Ento comearemos contando uma historinha, entendendo o que acontece nesse universo econmico que nos cerca e como isso apresentado nas provas. O ponto inicial para isso a compreenso do que a macroeconomia.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

www.pontodosconcursos.com.br

AULA DEMO:

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

CONCEITOS E QUESTES MACROECONMICAS, CONCEITO E ESBOO HISTRICO DA MACROECONOMIA.

I. INTRODUO MACROECONOMIA A teoria econmica a dividida em trs e grandes o ramos: A

microeconomia,

macroeconomia

desenvolvimento

econmico. A etimologia das duas primeiras palavras j nos ajuda a perceber a diferena bsica entre as suas reas de atuao: enquanto a microeconomia estuda as partes, a macroeconomia estuda o todo, ou, em economs, o agregado. Ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados, a

macroeconomia no analisa, em profundidade, o comportamento das unidades econmicas individuais, tais como famlias, firmas e governos, a fixao de preos nos mercados especficos, os efeitos de oligoplios em mercados individuais, etc. Essas so preocupaes da microeconomia.i A macroeconomiaii aplicada no estudo das relaes entre os grandes agregados econmicos. Ela se ocupa com a economia como um todo, buscando respostas para a determinao de cada uma dessas variveis globais. Nesse sentido, a macroeconomia no estuda o que leva as pessoas a consumir, mas o que acontecer na economia caso todas as famlias passem a consumir uma parcela maior da sua renda. Assim, a figura abaixo mostra um exemplo do que estuda a macroeconomia. Observe que o empregador considera, dentro da sua

www.pontodosconcursos.com.br

possibilidade de ofertar ou no o emprego, o nvel de consumo agregado da economia.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

Figura 1: Exemplo hipottico de negociao entre trabalhador e funcionrio.

Voc consegue compreender lgica na proposio do empregador? Pois , embora possa no parecer muito claro, observe que o que gera o emprego o movimento de todos os consumidores comprando na economia! Assim, segundo essa viso, os empregos s seriam novamente gerados caso o trabalhador, atuando enquanto consumidor, adquirisse mais bens para que a economia fosse, mais uma vez, reaquecida. Claro que voc pode questionar Como o trabalhador consumir se ele no tem emprego? e voc ter razo em fazer isso, porque consumir sem salrio no faz nenhum sentido. a que est a beleza da macroeconomia! Os ciclos se retroalimentam! As pessoas consomem, as empresas vendem mais, ofertam mais empregos, o que gerar mais renda para a sociedade. A sociedade com mais rendimentos, consumir mais, o que gerar ainda mais empregos em um fluxo indefinido de crescimento.

www.pontodosconcursos.com.br

Logicamente, ainda nesse quadrinho analisado acima, o trabalhador poderia argumentar que no h como comprar quando no se tem emprego e, assim, no se pode consumir e fazer a economia girar. Nesse caso, ele no estaria errado em questionar isso. Bem, como veremos mais na frente, os efeitos se retroalimentam, mas afirmar qual deve ser a causa muito complicado. Porque a no depende do que seria exatamente certo, mas a prioridade que deve ser dada a poltica: se incentivar o consumo para gerar empregos ou se gerar empregos primeiro para depois gerar consumo. Veremos esse fator de gerao de crescimento na aula 03. Outro exemplo sobre o que estuda a macroeconomia tange ao conceito do que seja Produto Nacionaliii. Esse um aglomerado de mercados agrcolas, industriais e de servios. J no mercado de trabalho, a macroeconomia se preocupa com oferta e demanda de mo-deobra e com a determinao dos salrios e do nvel de emprego, mas no considera diferenas de qualificao, gnero, idade, origem da fora de trabalho, etc. Quando considera apenas o nvel da taxa de juros, no so destacadas devidamente as diferenas entre os vrios tipos de aplicaes financeiras. Logicamente, existe um custo por fazer tamanha abstrao. O custo que os pormenores omitidos so muitas vezes importantes. A abstrao, porm, tem a vantagem de permitir estabelecer relaes entre grandes agregados e proporcionar melhor compreenso de algumas das interaes mais relevantes da economia, que se estabelecem entre os mercados de bens e servios, de trabalho e de ativos financeiros e no financeiros.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

10

Assim, a teoria macroeconmica preocupa-se tanto com questes conjunturais ou de curto prazo quanto com questes estruturais ou de longo prazo. Entre as questes conjunturais, destacam-se a anlise do desemprego e da inflao.1 As questes estruturais esto associadas a problemas como o desenvolvimento econmico, distribuio de renda, crescimento econmico, globalizao ou progresso tecnolgico.2 Compreender a diferena entre microeconomia e macroeconomia se torna muito importante, pois, como veremos, juntos, a prova do BDMG, pede, em seu edital noes bsicas da macroeconomia. Ento, para responder a prova preciso no apenas identificar o que uma questo macroeconmica, mas tambm entender o que a macroeconomia, item que veremos agora. ENTENDENDO A MACROECONOMIA Em muitos concursos pblicos, embora no seja pedida diretamente a compreenso grfica do que ocorre na macroeconomia, uma vez entendida a direo e o que ocorre em cada mercado, voc no ter problemas para verificar o que acontece em toda a economia e poder analisar, com tranqilidade, qual a assertiva da questo est correta. Por isso, essa parte da nossa aula ser destinada a sua compreenso do que estudaremos ao longo das nossas nove aulas. Uma vez compreendido esse mapa da mina, farei meno diversas vezes ao longo de todas as

Essa parte da disciplina ser vista entre as aulas 5 a 7 ainda na primeira parte do nosso curso! 2 Essa parte da disciplina de macroeconomia ser vista na aula 8 do nosso curso e tambm est prevista no Edital do Concurso do BDMG.
1

www.pontodosconcursos.com.br

nossas aulas para que fique bem reforado e para que voc possa ter uma viso ampliada, ok? Para compreender a macroeconomia, precisamos, inicialmente, saber o que um modeloiv: um modelo como um mapa; ele ilustra a relao entre as coisas. Assim como um mapa no mostra todos os detalhes da paisagem, omitindo rvores, e pontos menos relevantes, o modelo simples no poder mostrar tudo que acontece na complexidade de um

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

11

sistema econmico.v Contudo, assim como o mapa nos leva ao local


onde desejamos chegar, o modelo simples desenvolvido nessa parte permitir ter uma compreenso melhor das relaes macroeconmicas. Ele tambm ajudar a analisar o impacto de mudanas de poltica econmica sobre importantes variveis na economia, tais como produto, taxa de juros, emprego e nvel geral de preos, como ser visto nas aulas seguintes. Para saber o que acontece em um sistema econmico, preciso, antes de qualquer coisa, compreender quais so os agentes econmicos que atuam nesse sistema. Um agente econmicovi, por sua vez, uma pessoa ou entidade que toma decises econmicas. Em uma economia simplificada, dizemos que existem quatro agentes econmicos: as famlias (que buscam maximizar o nvel de satisfao), as firmas ou empresas (que buscam maximizar os lucros), o governo (que busca maximizar o bem-estar social) e o resto do mundo (uma representao dos trs agentes citados que no esto dentro do territrio em anlise). Esses quatro agentes interagem em espaos chamados mercadosvii. Assim, um mercado um local, fsico ou no, no qual agentes

www.pontodosconcursos.com.br

econmicos procedem troca de bens por uma unidade monetria ou por outros bens. Em uma economia, existiro trs mercados-chave: bens e servios (onde so comercializados os bens destinados ao consumo final), Fatores Produtivos (onde so comercializados fatores necessrios produo, como trabalho, terra e capital), e ativos financeiros. Antes de estudar a economia acima descrita, iniciaremos analisando uma economia mais simplificada: uma situao em que s existem dois agentes: famlias e empresas (economia fechada no h comunicao com o resto do mundo e sem governo); e apenas dois mercados: bens e servios e fatores produtivos, conforme mostrado na figura abaixo, denominada de fluxo circular da riqueza.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

12

Figura 2: Fluxo econmico para o caso de uma economia fechada e sem governo.

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

13

De forma simplificada, nesse fluxo circular da riqueza, as famlias so proprietrias de fatores de produoviii (terra, capital e trabalho) e os fornecem s firmas, atravs do mercado dos fatores de produo. As firmas combinam os fatores de produo e produzem bens e servios, que so fornecidos s famlias por meio do mercado de bens e servios. Essas so as transaes formam os fluxos reais, descrito na figura em vermelho. Assim, as firmas produzem bens e servios e os ofertam no mercado de bens e servios. Esses produtos sero adquiridos pelas famlias que, para poder pagar por esses bens, precisam ofertar seus fatores s empresas. Assim, a terra, o capital e o trabalho, que so de propriedade das famlias, sero utilizados pelas empresas para produzir bens e servios que sero consumidos pelas famlias.... Seguindo um fluxo indefinido que se retroalimenta. Para cada elo do fluxo real, descrito acima, existe um fluxo monetrio. Os fluxos reais possuem uma contrapartida monetria, ou seja, so efetuados pagamentos na moeda corrente: as firmas remuneram as famlias quando adquirem os fatores de produo, e as famlias pagam as firmas pelo consumo dos bens e servios produzidos. Essas operaes compem o fluxo monetrio. Percebe-se que toda renda dos agentes se deve a alguma contribuio sua no processo produtivo. Por isso, o fluxo econmico tambm denominado de fluxo circular da renda. Esse fluxo monetrio representado em azul na figura 2.

www.pontodosconcursos.com.br

Logicamente, voc percebe que esse modelo no condiz com a nossa complexa realidade. No comum encontrarmos economias fechadas, sem o contato com o resto do mundo, e ainda mais improvvel encontrar uma economia sem governo. Por isso, embora bastante simplificado, o fluxo acima descrito no se reporta a uma realidade factvel. Observando isso, comearemos a tornar o nosso modelinho mais completo. Comeando, adicionaremos o agente governo na anlise. Nessa economia, conforme voc observa na figura 3, o governo no se comunica diretamente com as empresas. O nico contato que o agente governo estabelece com o outro agente, famlia. Esse fato deve ser levado em considerao, pois, o governo deseja maximizar, entre outras coisas, o bem estar social. Para atingir a esse objetivo, o governo deve tirar recursos das famlias ricas (atravs dos impostos) e destinar s pobres (atravs das transferncias governamentais), sendo desnecessrio o contato direto com as empresas. Alm de tributar e transferir recursos, o governo atua ainda na economia atravs das compras governamentais de bens e servios realizadas no mercado de bens e servios. Note que, nessa economia, o governo no atua no mercado de fatores.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

14

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

15

Figura 3: Fluxo circular da riqueza de uma economia fechada e com governo

Embora no possua contato direto com as empresas, o governo o faz, indiretamente, atravs do mercado de bens e servios, pois o governo tambm compra! Ele adquire os bens e servios providos pelas empresas quando deseja realizar uma obra pblica, por exemplo. Agora, a nossa economia comea a ficar um pouco mais alinhada com o que acontece nos sistemas econmicos mais complexos. Dando continuidade, precisamos verificar o surgimento do agente resto do mundo na nossa economia, at porque a maioria esmagadora dos pases se comunica com outros pases. E como o resto do mundo se comunica com a nossa economia? Atravs do mercado de bens e servios, comprando produtos nacionais e vendendo produtos de outras nacionalidades. Assim, quando o resto do mundo adquire nossas mercadorias no mercado de bens e servios, estamos exportando e www.pontodosconcursos.com.br

quando o resto do mundo vende bens no nosso mercado de bens e servios, estamos importando. A figura 4 mostra o surgimento do resto do mundo na economia.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

16

Figura 4: Fluxo circular da riqueza de uma economia aberta

At

agora,

observamos

que

os

quatro

agentes

se

encontram,

simultaneamente, apenas no mercado de bens e servios. Cabendo ao mercado de fatores a interao entre empresas e famlias, apenas. O modelo at aqui formulado bastante complexo, mas no mostra a totalidade das relaes existentes. Isso porque at agora desconsideramos a existncia de um mercado vital no sistema econmico: o mercado financeiro ou de ativos financeirosix. Assim como no mercado de bens e servios, o mercado financeiro tambm www.pontodosconcursos.com.br

conta com a presena simultnea dos quatro agentes econmicos: as famlias atuam nesse mercado enviando a parte da renda no consumida (a poupana privada), as empresas operam no mercado atravs da tomada de emprstimos para investimentos e a posterior emisso de ttulos da dvida e emisso de aes, enquanto o governo e o resto do mundo podem tanto tomar quando conceder emprstimos ao sistema financeiro nacional. O fluxo circular da riqueza expandido mostrado na figura 5.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

17

Figura 5: Fluxo circular da riqueza de uma economia fechada e com governo

O fluxo circular da riqueza conecta os quatro setores da economia: famlias, firmas, governos e resto do mundo, atravs dos trs tipos de mercados: os fundos fluem das firmas para as famlias na forma de salrios (remunerao do fator produtivo trabalho), juros (remunerao do fator produtivo capital), e aluguis (remunerao do fator produtivo

www.pontodosconcursos.com.br

terra), atravs do mercado de fatores. Depois de pagar os impostos ao governo e receber do governo as transferncias, a famlia aloca a renda restante, ou seja, a renda disponvel, entre poupana privada e gastos com o consumo. Atravs dos mercados financeiros, a poupana privada e os fundos do resto do mundo so canalizados para gastos de investimentos das firmas, tomada de emprstimo pelo governo, tomada e concesso de crdito de estrangeiros e transaes de estrangeiros com aes. Alm disso, os fundos fluem do governo e das famlias para as firmas, para pagar pela compra de bens e servios. Finalmente, exportaes para o resto do mundo geram um fluxo de fundos que entra na economia e as importaes levam a um fluxo de fundos que sai da economia. Assim, quando se soma os gastos de consumo com bens e servios, os gastos de investimentos pelas firmas, as compras governamentais de bens e servios e as exportaes e, em seguida subtrai-se o valor das importaes, o fluxo total de riqueza representado por esse gasto o gasto total com bens e servios produzidos em um pas, uma varivel muito importante para uma economia, conforme veremos adiante. De modo equivalente, esse o valor de todos os bens e servios produzidos no pas, isto , o Produto Interno Bruto (PIB) da economia. O Produto Interno Bruto estabelecido, assim, como tudo que produzido em um pas e tender a manter o mesmo valor caso nenhuma varivel da economia se altere. Bem, entendido isso, voc dever est se perguntando: para que saber de toda essa complexidade do fluxo circular da riqueza expandido?

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

18

www.pontodosconcursos.com.br

Muito

simples:

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
o Produto Interno Bruto uma

19

dos

agregados

macroeconmicos mais importantes de uma economia e no estvel como est descrito a. Mais ainda, as bancas de concurso sabem disso e procuram tirar de voc compreenses sobre esse fluxo. Assim, as bancas perguntam sempre o que acontece na economia caso, por exemplo, o sistema financeiro do resto do mundo entre em crise? Ser que em uma economia emergente, como a brasileira sofre efeito idntico ao sentido por uma economia j consolidada? Para compreender como as bancas questionam isso, basta olhar o exemplo de uma questo de concurso da FCC mostrada abaixo:

Exerccio 01: 01. (FCC, Tribunal de Justia do Estado do Par, Analista Judicirio, rea Economia, Caderno de Prova F, tipo 001, 2009) Analistas econmicos tm comentado que o Brasil no sofreu impactos mais fortes por conta da crise financeira internacional devido, dentre outros, ao fato de que: (A) nos ltimos anos o Estado tem aumentado sua participao no setor financeiro brasileiro, o que no gera expectativas negativas para os depositantes relativamente possibilidade de quebra das instituies financeiras. (B) o Brasil tem diminudo a participao do Estado na economia, desde o governo Collor, e simultaneamente fechado a economia aos fluxos de capital estrangeiro e ao comrcio internacional, o que torna o pas imune a qualquer movimento da economia mundial. (C) os mecanismos de contgio no esto presentes na economia brasileira, j que o Estado sempre interveio para evitar a mobilidade de capitais e restringir a oferta de crdito domstico. (D) o Brasil tem uma poltica econmica eficiente, sendo o Estado capaz de controlar todas as variveis e impedir o contgio de choques externos, independentemente do nvel das reservas internacionais.

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

20

(E) recentemente o Estado aumentou a regulao do setor financeiro brasileiro, alm de auxiliar sua consolidao, por meio de programas que sanearam instituies com problemas de solvncia, vendendo a parte boa a outras instituies slidas. Vamos resolver juntos? Observe primeiramente que essa uma questo que trata de aspectos de curto prazo (no se considera aqui a anlise de crescimento econmico) e da presena do governo brasileiro durante a crise de 2009. Para resolver essa questo, vamos analisar item por item pausadamente: Na letra (A), a assertiva diz que nos ltimos anos o Estado tem aumentado sua participao no setor financeiro brasileiro, o que no gera expectativas negativas para os depositantes relativamente possibilidade de quebra das instituies financeiras. Como voc pode observar, essa afirmao no est correta, pois, primeiro, o Estado brasileiro no aumentou a sua participao no setor financeiro nacional nos ltimos anos e, depois, essa maior presena no necessariamente geraria uma menor expectativa de insolvncia dos bancos. Para analisar isso basta lembrar da forte leva de quebras ocorridas nos bancos pblicos estaduais brasileiros no incio do Plano Real. Naquele perodo, as quebras estiveram associadas justamente forte presena do Poder Pblico nos bancos. A alternativa (B), por sua vez, afirma que o Brasil tem diminudo a participao do Estado na economia, desde o governo Collor, e simultaneamente fechado a economia aos fluxos de capital estrangeiro e ao comrcio internacional, o que torna o pas imune a qualquer movimento da economia mundial. Essa alternativa possui, assim como a

www.pontodosconcursos.com.br

primeira, dois erros. O primeiro erro est na primeira parte da afirmativa: o Brasil tem diminudo a participao do Estado na economia. Na verdade, o que vem se observando, desde o governo Lula a maior presena do estado na economia. Embora o governo tenha diminudo o seu tamanho na economia brasileira nos governos Collor e FHC, tal fato no foi visto no governo posterior. Uma outra informao errada dada na afirmativa diz que a economia est simultaneamente fechado a economia aos fluxos de capital estrangeiro e ao comrcio internacional. Na verdade, o processo de abertura foi iniciado no governo Collor atravs do Plano de Industrializao e Comrcio Exterior (conhecido como Plano PICE). A partir do governo Collor, o programa de abertura da economia brasileira s aumentou. O item (C) afirma que os mecanismos de contgio no esto presentes na economia brasileira, j que o Estado sempre interveio para evitar a mobilidade de capitais e restringir a oferta de crdito domstico. Assim como as letras (A) e (B), o item em anlise tambm est incorreto. Como o Brasil possui contato com o resto do mundo (fato observado no Fluxo Circular da Riqueza Expandido, figura 5) e possui um mercado financeiro integrado com as demais economias, os mecanismos de contgio esto, sim, presentes na economia nacional. Alm disso, contrariamente ao que afirma a assertiva, o Estado no intervm a fim de evitar a mobilidade de capitais nem retrai a oferta de crdito domstico. Em seguida, a opo (D) declara que o Brasil tem uma poltica econmica eficiente, sendo o Estado capaz de controlar todas as variveis e impedir o contgio de choques externos, independentemente do nvel das reservas internacionais. A incoerncia dessa alternativa com

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

21

www.pontodosconcursos.com.br

a realidade do fluxo circular brasileiro versa sobre a capacidade do governo controlar TODAS as variveis e impedir o contgio de choques externos! Veja s, a opo diz que o governo controla TODAS. muito improvvel que o governo consiga ter esse nvel de controle, mesmo que possua uma poltica econmica eficiente, como o caso, verdadeiramente, do Brasil. Por fim, a respostas correta a letra (E). Vamos entender o porqu? Segundo a afirmativa, recentemente o Estado aumentou a regulao do setor financeiro brasileiro, alm de auxiliar sua consolidao, por meio de programas que sanearam instituies com problemas de solvncia, vendendo a parte boa a outras instituies slidas. Essa alternativa est correta pois houve um programa de recuperao das instituies financeiras brasileiras promovidas ainda no governo Fernando Henrique chamado de Programa de Estmulo Reestruturao e ao Sistema Financeiro Nacional, ou PROER. Assim como afirmado acima, o programa visou a sanear os problemas das instituies com problemas de solvncia financeira, alm de fortalecer a regulamentao do sistema financeiro nacional. Assim, o gabarito a letra (E). Ficou claro?

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

22

Agora que compreendemos a importncia do Fluxo Circular da Riqueza, vamos analisar o mais importante agregado de uma economia: O Produto Interno Bruto, que compreenderemos no item a seguir:

www.pontodosconcursos.com.br

II. CONCEITOS MACROECONMICOS BSICOS. FORMAS DE MENSURAO DO PRODUTO E DA RENDA NACIONAIS Para poder contabilizar toda a riqueza produzida ou toda despesa efetuada ou ainda todo rendimento gerado em um pas, preciso utilizar a definio das contas nacionais. Essas contas utilizam uma nova metodologia desde 1996 e tm sido um dos assuntos mais freqentes nos concursos da Receita Federal do Brasil, com presena garantida nos concursos de fiscos estaduais, qualquer que seja a banca examinadora. Considerando tal importncia, veremos, em um primeiro instante, o principal agregado macroeconmico responsvel pela contabilizao da riqueza de toda coletividade, ou, melhor dizendo, a varivel que mede a produo de bens e servios da economia: o Produto Interno Bruto (PIB) O PIB pode ser definido como: O valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em um dado perodo de tempo. Antes de qualquer coisa, voc vai comear a observar que exatamente dessa forma que os bancas dos concursos perguntam o que o PIB de uma economia. Deve-se notar ainda que, dentro dessa definio, possvel ressaltar que todos os bens contabilizados no PIB devem ser queles destinados ao consumo final: bens intermedirios (utilizados na fabricao de bens finais) no sero contabilizados no PIB,

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

23

www.pontodosconcursos.com.br

uma vez que o valor do bem final j considera o valor de todos os bens intermedirios utilizados. Perceba ainda que toda a produo contabilizada no PIB diz respeito ao que foi fabricado em um determinado espao geogrfico, em uma unidade de tempo fixada. Assim, a compra de, por exemplo, apartamento ou automveis usados no so contabilizados no PIB no ano da trocas, mas, apenas, no ano de fabricao. Para se ter uma noo do quanto essa definio importante, veja a questo abaixo:

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

24

02. (Cesgranrio, SECAD/TO, Economista, 2005) Associe os conceitos abaixo s suas respectivas definies, apresentadas a seguir. I - PIB - Produto Interno Bruto. II - PNB - Produto Nacional Bruto. III - PIB Nominal. IV - PIB Real. (N) o total da produo de bens e servios da economia avaliado a preos correntes. (O) O valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em dado perodo de tempo. (P) o total da produo de bens e servios da economia avaliado a preos constantes - sem influncia das variaes dos preos. A associao correta : (A) I - N; II - O; III - P (B) I - N; II - O; IV - P (C) I - O; III - N; IV - P (D) I - P; III - N; IV - O (E) II - N; III - O; IV P GABARITO: (C)

www.pontodosconcursos.com.br

Por enquanto, no quero que voc resolva essa questo, mas note o que est em vermelho. Viu a? exatamente a definio que ns vimos agora, logo acima. Vamos ver outro exemplo?

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

25

03. (Cesgranrio, Prefeitura Municipal de Manaus, Economista, 2005) A respeito de conceitos relativos Renda Nacional, identifique a nica afirmativa INCORRETA. (A) O Produto Nacional Bruto (PNB) o valor da produo de todos os residentes permanentes de uma nao. (B) O Produto Interno Bruto (PIB) mede simultaneamente: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e servios produzidos na economia. (C) O Produto Interno Bruto (PIB) o valor de mercado de todos os bens e servios finais, produzidos em um pas, em dado perodo de tempo. (D) O Produto Interno Bruto real (PIB real) a medida que expressa a quantidade de bens e servios produzidos pela economia sem a influncia das variaes nos preos desses bens e servios produo de bens e servios avaliada a preos constantes. (E) Como elemento do Produto Interno Bruto (PIB), pode-se destacar o consumo (C), que corresponde s despesas com bens e servios feitos pelos governos federal, estadual e local. GABARITO: (E) Por enquanto, no quero que voc resolva essa questo, mas note o que est em vermelho. Viu a? exatamente a definio que ns vimos agora, logo acima.

www.pontodosconcursos.com.br

Observe que as bancas tendem a valorizar muito essa definio. Os dois exemplos acima, que resolveremos juntos depois, mostram claramente essa tendncia. Por isso, bom ficar esperto! Muitos exemplos so considerados dentro dessa definio do que seria PIB, um modelo desse tipo de pergunta considera a formao de estoques em um dado ano. Nesse caso, imagine que o estoque formado seja de ao destinado produo de automveis. Esse bem ser contabilizado no PIB? Nesse caso, a resposta sim. Com o final do ano, todos os bens finais produzidos sero contabilizados no PIB e, a esses, sero somados todos os estoques formados, mesmo dos bens intermedirios, incluindo-se a, o ao produzido. sempre bom lembrar que o PIB diz respeito a tudo que produzido dentro de um pas. Mas ser que correto considerar a produo de todas as multinacionais como se fossem produtos genuinamente brasileiros? Observando essa problemtica entre a contabilidade do que produzido em um pas e do que nacional, surge outra medida dos agregados macroeconmicos, o Produto Nacional Bruto. A diferena entre eles o que compreenderemos, juntos, no item a seguir. Produto Interno Bruto (PIB) versus Produto Nacional Bruto (PNB) O Produto Nacional Bruto (PNB)x definido com a renda gerada pelos cidados de um pas. Inclui a renda que estes ganham no estrangeiro, mas no inclui a renda auferida pelos fatores de produo (trabalho, terra e capital) existentes no pas, que so de propriedade estrangeira. A diferena entre essa medida e o PIB que esse ltimo

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

26

www.pontodosconcursos.com.br

considera a renda auferida internamente por estrangeiros, mas no inclui a renda ganha pelos cidados do pas no exterior. A diferena entre esses dois indicadores reside no montante de rendas recebido e enviado ao exterior. Ou seja, os fluxos de renda, royalties, lucros e juros recebidos e enviados determinam o distanciamento entre os agregados PIB e PNB. Escrevendo a informao de forma simplificada, temos o seguinte: PNB = PIB + RLRE ou PNB = PIB RLEE Onde RLRE significa a renda lquida recebida do exterior e RLEE significa a

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

27

renda lquida enviada ao exteriorxi. Na contabilidade desses dois


indicadores, o primeiro calculado atravs da subtrao entre tudo que recebido pelo pas do resto do mundo e tudo que enviado do pas para o resto do mundo. O segundo indicador considera a ordem contrria na subtrao. Para tornar ainda mais clara a diferena entre PIB e PNB, vamos exercitar um pouco o nosso mais recente conhecimento. Lembrando que iremos no apenas marcar o gabarito, mas vamos verificar o que h de errado na resposta, ok? O Exerccio 05 mostra um exemplo.

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
Exerccios

28

04. (FCC, 2005) Sobre o produto e renda agregada, marque a opo incorreta. (A) A remessa de dinheiro de brasileiros que residem no exterior a familiares no Brasil aumenta da Renda Nacional Bruta; (B) Em geral, pases com alto grau de endividamento externo possuem, ceteris paribus, o PIB maior que o PNB; (C) Quando, em um pas, opera-se um grande nmero de empresas estrangeiras, ao mesmo tempo que poucas empresas e residentes desse pas operam em outras economias, o PIB ser maior que o PNB; (D) Em uma economia fechada, o Produto Interno Bruto coincide com o Produto Nacional Bruto; (E) Em uma economia aberta, o PNB determinado pelos gastos em produtos domsticos efetuados por residentes e no-residentes do pas. Analisemos, cada alternativa separadamente: A letra (A) diz que cada vez que um brasileiro envia renda para seus familiares no Brasil, isso aumenta a Renda Nacional Bruta. Para responder esse item, precisamos saber, inicialmente, o que significa Renda Nacional Bruta. Em economia, existe uma identidade que diz que tudo que produzido no pas igual renda de todos os fatores produtivos (terra, capital e trabalho). Assim, tanto faz se pensamos em Produto Nacional Bruto ou Renda Nacional Bruta. Esses agregados so, por definio, a mesma coisa. Nesse caso, pela identidade mostrada acima, a remunerao de um brasileiro que mora fora do pas aumenta o PNB nacional, no a transferncia para a famlia. O item, portanto, est incorreto.

www.pontodosconcursos.com.br

A assertiva (B) tambm correta, pois se os pases possuem forte endividamento, eles precisam remeter renda para o resto do mundo, o que leva a uma reduo do PNB. Assim, nesses casos, o PIB maior que o PNB. A resposta da letra (C) semelhante ao que ocorre na assertiva (B), por isso, tambm est correta. A opo (D) diz que na economia fechada PIB = PNB, o que est correto pois, nessa economia no existe emisso ou recebimento de renda ao exterior, sendo RLRE = RLEE = 0. Por fim, a alternativa (E), tambm est correta pois o PNB contabiliza todo o produto domstico (ou nacional) consumido tanto por nacionais quanto por no nacionais. Lembre que a definio da produo ser diferente da definio da despesa. Do lado da produo, analisamos que o PNB diz respeito a tudo que produzido por nacionais! Pela tica da despesa tudo que gasto com produtos nacionais! Seja a origem dos recursos vinda do pas ou no, ok? GABARITO: (A)

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

29

Observando a questo acima, podemos verificar a existncia trs identidades muito importantes que aproveito o espao para j enunciar: Produto = Renda = Despesa.

www.pontodosconcursos.com.br

Ou seja, tudo que produzido em uma economia exatamente igual ao somatrio das remuneraes dos fatores, que idntico ao total agregado da despesa da economia. Voltando a definio de PIB e PNB, precisamos ainda entender porque tanto o PIB quanto o PNB consideram apenas o valor dos bens finais. (lembra da definio de PIB dada acima?). Esse item ser tratado no item a seguir. PNB / PIB: Valor adicionado e dupla contagem: O PIB e o PNB so concebidos pelo valor de todos os bens e servios finais gerados em um certo perodo de tempo, por converno, um ano. Assim, segunda essa definio, somar o valor da produo de todas as entidades produtivas significa duplicar o valor das matrias-primas e dos produtos intermedirios produzidos e que so utilizados na produo de outros bens e servios. Essas duplicaes acabam gerando um indicador superestimado da produo global de um pas e deturpam qualquer anlise de polticas pblicas. Dessa forma, a contabilizao dupla evitada pela introduo de um conceito de valor adicionado, que desconsidera da produo final a parcela de consumo intemedirio. Calcula-se o valor adicionado em cada etapa de produo, subtraindo-se do valor do produto da fase em questo os bens intermedirios e materiais que no foram gerados nesta fase, mas adquiridos de outras empresas.

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

30

www.pontodosconcursos.com.br

Resumindo, o valor adicionado reside na contribuio de que cada unidade produtiva acrescenta sobre o insumo para repassar o bem ou servio para a frente. O valor adicionado expresso pela seguinte frmula: Valor adicionado = consumo final somatrio dos consumos

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

31

intermedirios Essa definio de valor adicionado sempre cai nas provas. Um exemplo disso foi retirado da prova da AFPS preparada pela ESAF. Voc ir notar que, nesse caso, assim como j conversamos acima, ser formado um estoque que far um grande diferencial na resposta. Vamos ver juntos na ltima questo da aula de hoje?

05. (Esaf AFPS, 2009) Considere uma economia hipottica que s produza um bem final: po. Suponha as seguintes atividades e transaes em um determinado perodo de tempo: o setor S produziu sementes no valor de $ 200 e vendeu para o setor T; o setor T produziu trigo no valor de $1.500 e vendeu uma parcela equivalente a $ 1.000 para o setor F e estocou o restante; o setor F produziu farinha no valor de $ 1.300; o setor P produziu pes no valor de $ 1.600 e vendeu aos consumidores finais. Com base nessas informaes, o produto agregado dessa economia foi, no perodo, de: (A) $ 1.600 (B) $ 2.100 (C) $ 3.000 (D) $ 4.600 (E) $ 3.600 Para responder a essa questo, vamos utilizar um esqueminha para facilitar.

www.pontodosconcursos.com.br

Bem final produzido: Po

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

32

Setor S: Produo: $ 200 (transferiu integralmente) para Setor T. 200 Setor T: Produo: $ 1.500 $ 1.000 para setor F e ESTOCOU $ 500. (veja que aqui no setor T, diferentemente do que ocorreu no setor S, houve a formao de um estoque de $ 500 (que ser utilizado como bem final. Lembre do exemplo do ao do carro dado acima) e a parcela que vai para o setor F de $ 1.000. 1.000 Setor F: Produo: $ 1.300 (totalmente transferida para o setor P 1.300 Setor P: Produo: $ 1.600 para consumo final.

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, vamos montar uma tabela para simplificar:

Setor S T F P

Valor total 200,00 1500 1300 1600

Produzido Valor intermedirio 0 200 1000 1300

Valor adicionado 200 1300 300 300

Formao de estoques 0 500 0 0

Olhando a tabela acima, voc observa que se voc somar os valores adicionados por cada um dos setores (200+1300+300+300), voc chegar ao valor do produto agregado da economia, nesse caso, $ 2.100. Caso voc deseje olhar pela tica do bem final, ainda mais simples, s contabilizar o valor produzido pelo Setor P (j que esse o setor que

www.pontodosconcursos.com.br

est em contato com o consumidor final) e a formao de estoque ocorrida no setor T. Nesse caso, voc chegar ao mesmo valor, $ 2.100. Assim sendo, o gabarito a letra B

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

33

EXERCCIOS

Exerccio 01: 01. (FCC, Tribunal de Justia do Estado do Par, Analista Judicirio, rea Economia, Caderno de Prova F, tipo 001, 2009) Analistas econmicos tm comentado que o Brasil no sofreu impactos mais fortes por conta da crise financeira internacional devido, dentre outros, ao fato de que: (A) nos ltimos anos o Estado tem aumentado sua participao no setor financeiro brasileiro, o que no gera expectativas negativas para os depositantes relativamente possibilidade de quebra das instituies financeiras. (B) o Brasil tem diminudo a participao do Estado na economia, desde o governo Collor, e simultaneamente fechado a economia aos fluxos de capital estrangeiro e ao comrcio internacional, o que torna o pas imune a qualquer movimento da economia mundial. (C) os mecanismos de contgio no esto presentes na economia brasileira, j que o Estado sempre interveio para evitar a mobilidade de capitais e restringir a oferta de crdito domstico. (D) o Brasil tem uma poltica econmica eficiente, sendo o Estado capaz de controlar todas as variveis e impedir o contgio de choques externos, independentemente do nvel das reservas internacionais. (E) recentemente o Estado aumentou a regulao do setor financeiro brasileiro, alm de auxiliar sua consolidao, por meio de programas que sanearam instituies com problemas de solvncia, vendendo a parte boa a outras instituies slidas.

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

34

02. (FCC, 2005) Sobre o produto e renda agregada, marque a opo incorreta. (A) A remessa de dinheiro de brasileiros que residem no exterior a familiares no Brasil aumenta da Renda Nacional Bruta; (B) Em geral, pases com alto grau de endividamento externo possuem, ceteris paribus, o PIB maior que o PNB; (C) Quando, em um pas, opera-se um grande nmero de empresas estrangeiras, ao mesmo tempo que poucas empresas e residentes desse pas operam em outras economias, o PIB ser maior que o PNB; (D) Em uma economia fechada, o Produto Interno Bruto coincide com o Produto Nacional Bruto; (E) Em uma economia aberta, o PNB determinado pelos gastos em produtos domsticos efetuados por residentes e no-residentes do pas.

03. (Cesgranrio, SECAD/TO, Economista, 2005) Associe os conceitos abaixo s suas respectivas definies, apresentadas a seguir. I - PIB - Produto Interno Bruto. II - PNB - Produto Nacional Bruto. III - PIB Nominal. IV - PIB Real. (N) o total da produo de bens e servios da economia avaliado a preos correntes. (O) O valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em dado perodo de tempo. (P) o total da produo de bens e servios da economia avaliado a preos constantes - sem influncia das variaes dos preos. A associao correta : (A) I - N; II - O; III - P (B) I - N; II - O; IV - P (C) I - O; III - N; IV - P

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
(D) I - P; III - N; IV - O (E) II - N; III - O; IV P

35

04. (Cesgranrio, Prefeitura Municipal de Manaus, Economista, 2005) A respeito de conceitos relativos Renda Nacional, identifique a nica afirmativa INCORRETA. (A) O Produto Nacional Bruto (PNB) o valor da produo de todos os residentes permanentes de uma nao. (B) O Produto Interno Bruto (PIB) mede simultaneamente: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e servios produzidos na economia. (C) O Produto Interno Bruto (PIB) o valor de mercado de todos os bens e servios finais, produzidos em um pas, em dado perodo de tempo. (D) O Produto Interno Bruto real (PIB real) a medida que expressa a quantidade de bens e servios produzidos pela economia sem a influncia das variaes nos preos desses bens e servios produo de bens e servios avaliada a preos constantes. (E) Como elemento do Produto Interno Bruto (PIB), pode-se destacar o consumo (C), que corresponde s despesas com bens e servios feitos pelos governos federal, estadual e local.

05. (Esaf AFPS, 2009) Considere uma economia hipottica que s produza um bem final: po. Suponha as seguintes atividades e transaes em um determinado perodo de tempo: o setor S produziu sementes no valor de $ 200 e vendeu para o setor T; o setor T produziu trigo no valor de $1.500 e vendeu uma parcela equivalente a $ 1.000 para o setor F e estocou o restante; o setor F produziu farinha no valor de $ 1.300; o setor P produziu pes no valor de $ 1.600 e vendeu aos consumidores finais. Com base nessas informaes, o produto agregado dessa economia foi, no perodo, de:

www.pontodosconcursos.com.br

(A) $ 1.600 (B) $ 2.100 (C) $ 3.000 (D) $ 4.600 (E) $ 3.600

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires

36

GABARITO: 01 E 02 C 03 E 04 A 05 B

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
Pessoal,

37

Terminamos aqui a nossa aula demonstrativa. Apenas lembrando, ela ser um pouco menor que as demais, que devero ter entre 40 e 50 pginas, cada. Inicialmente, o que eu trouxe para voc hoje foi uma noo de como um sistema econmico funciona. Essa compreenso muito importante porque uma vez entendido esse funcionamento, voc ter muito mais facilidade de entender e marcar certo na sua prova, o objetivo final desse curso. Tentei, de uma forma bastante geral, mostrar quais sero as diretrizes do curso de uma forma que voc, no economista, possa compreender facilmente. Na prxima aula j passaremos a analisar as definies iniciais da microeconomia, assunto sempre presente nas provas de concursos e item do nosso edital. At a prxima. Abraos Amanda

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
GLOSSRIO

38

A Microeconomia estuda como as famlias e empresas tomam decises e de como interagem nos mercados.
i ii

A Macroeconomia estuda os fenmenos que afetam a economia como um todo, incluindo inflao, desemprego e crescimento econmico.

iii

A noo exata de Produto Nacional ser vista mais adiante, ainda na aula de hoje. Somente para adiantar, o Produto Nacional o mais importante agregado analisado na macroeconomia, e contabiliza toda a produo nacional. Um modelo como um mapa; ele ilustra a relao entre as coisas.

iv

Sistemas Econmicos so arranjos historicamente constitudos, a partir dos queais os agentes econmicos so levados a empregar recursos e a interagir via produo, distribuio e uso dos produtos gerados, dentro de mecanismos institucionais de controle e de disciplina, que envolvem desde o emprego dos fatores produtivos at as formas de atuao, as funes e os limites de cada um dos agentes.
v

Um agente econmico uma pessoa ou entidade que toma decises econmicas.


vi

So agentes econmicos: 1. Famlias 2. Empresas ou firmas 3. Governo 4. Resto do Mundo Mercado um espao fsico ou no onde ocorre a interao entre os quatro agentes econmicos.
vii

Existem 3 mercados-chave dentro de uma economia: 1. Mercado de Bens e Servios 2. Mercado de Fatores produtivos 3. Mercado Financeiro.

www.pontodosconcursos.com.br

Curso Online: Economia para o BDMG Teoria e Exerccios Profa. Amanda Aires
viii

39

Os fatores de produo so necessrios no processo de fabricar bens e servios. Em economia, esses fatores so agrupados em trs grupos: Terra recursos naturais Capital mquitas e equipamentos Trabalho Mo de obra qualificada e no qualificada

ix

O Mercado Financeiro formado por quatro segmentos de mercado: 1. Mercado de Crdito: destinado, prioritariamente a fornecer recursos financeiros para as famlias; 2. Mercado de Capitais: destinado, fundamentalmente, a emisso de crdito para capital de giro das empresas; 3. Mercado Monetrio: utilizado pelo governo para emitir moeda e fazer poltica monetria; 4. Mercado Cambial: utilizado para a converso entre a moeda nacional e as demais moedas estrangeiras.

O Produto Nacional Bruto tambm pode ser expresso como o valor agregado bruto, que corresponde ao total da produo de bens e servios nacionais finais a preos de mercado.
x

O Produto Nacional Bruto pode ser ainda definido como a medida do produto agregado nas contas da renda nacional. O valor de mercado dos bens e servios produzidos por trabalho e instalaes ofertados pelos residentes de um pas. xi H um esquema bastante simplificado que vai ajudar voc na hora de compreender as diferenas entre PIB e PNB: PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) menos (mais) Rendas lquidas enviadas ao exterior (Rendas lquidas recebidas do exterior) igual a PRODUTO NACIONAL BRUTO, PNB

www.pontodosconcursos.com.br

You might also like