You are on page 1of 3

MPF/SP pede aumento de pena para corretores que lesaram fundao

Eles fraudaram o mercado de aes e prejudicou investidores, notadamente a Fundao Cesp. O Ministrio Pblico Federal em So Paulo encaminhou ontem, 5 de dezembro, 5 Vara Federal de So Paulo razes de apelao na qual pede o aumento da pena dos corretores de valores Carlos Arnaldo Borges de Souza e Luiz Henrique Didier, condenados pelo crime de gesto fraudulenta de instituio financeira, em junho deste ano. Em 1994, os dois acusados se envolveram em um esquema que fraudou o mercado de aes e prejudicou investidores, notadamente a Fundao Cesp. Alm do aumento da pena pelo crime de gesto fraudulenta, o MPF pede a condenao dos dois rus pelo crime de operao de instituio financeira sem autorizao, uma vez que, na poca, Souza era proprietrio da empresa Mercap Servios Financeiros e Processamento Ltda., que operava na bolsa de valores como terceirizada da Didier CCTVM S.A. Na sentena de junho deste ano, Souza, hoje um dos donos da corretora Planner CVSA, e Didier foram condenados apenas a cinco e a trs anos de recluso, respectivamente, pelo crime de gesto fraudulenta e absolvidos pelo juiz Gilberto Mendes Sobrinho pelo crime de operao de instituio financeira no-autorizada. No entendimento de Mendes Sobrinho, a terceirizao no crime. Entretanto, na opinio do procurador da Repblica Kleber Marcel Uemura, autor do recurso, a terceirizao ilegal, pois apenas uma forma de burlar a lei, uma vez que as corretoras s podem operar na bolsa de valores com autorizao do Banco Central e da Comisso de Valores Mobilirios (CVM). Para o procurador, quem terceiriza o servio incide no mesmo crime, como cmplice, porque permite que uma empresa opere no mercado sem o aval do Banco Central (BC) e da Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

Day trade - Nos meses de abril e maio de 1994, a Didier realizou negcios em nome de quatro laranjas ligados a Souza e Marcos Jos dos Santos. As operaes, do tipo day trade (operaes de compra e venda de aes em curto espao de tempo), tiveram como destinatrios finais investidores institucionais, dentre os quais a Fundao Cesp, que tiveram grandes prejuzos. As operaes do tipo day trade, ou front running, so feitas em um dia, por um mesmo investidor e envolvendo o mesmo papel e no so ilegais. Porm, as provas acumuladas pela investigao realizada pela CVM demonstram que o objetivo das operaes realizadas pela Didier era obter vantagem indevida com spreads positivos (valorizao dos papis) em detrimento das contrapartes (investidores). Em suma, quem lucrou com a operao foi a corretora, e no os investidores da carteira da Fundao Cesp. Esquema - Para isso, foi adotado o seguinte mecanismo: a corretora, em nome do grupo de clientes da fundao, realizava repetidas vezes operaes de compra e venda de um mesmo lote de aes, obtendo pequenos lucros para as pessoas envolvidas a cada negociao. O sucesso do esquema dependia do relacionamento pessoal entre os operadores responsveis, isto , as operaes s se efetivavam quando havia entendimento entre compradores e vendedores. Uma vez havendo o acordo entre compradores e vendedores, os operadores realizavam os negcios, um aps o outro, criando um aumento artificial na demanda pelos papis negociados, influindo nos preos por eles alcanados. Com os preos alterados, a Didier recomprava os ttulos e repassava-os a quem quisesse compr-los de fato. Dada a natureza dos negcios, fechados no prego viva-voz, os acertos prvios para garantir o sucesso das operaes eram feitos verbalmente, sem deixar registros que permitissem identificar as pessoas que deles participaram diretamente em conluio com a Didier. A quantidade de spreads positivos nas operaes demonstra a ocorrncia de uma prtica que prejudicou os clientes no mercado de aes. "Houve, portanto, verdadeira fraude destinada a induzir em erro o mercado de aes como um todo, os rgos fiscalizadores e os finais compradores, que acreditaram que tais operaes foram feitas em condies normais de oferta e procura", relataram os procuradores da CVM em inqurito administrativo concludo em 1997.

Fundao Cesp - Alm das operaes day trade, a CVM aponta que foram realizadas inmeras operaes que tinham como contraparte a Fundao Cesp. Essas operaes, segundo o relatrio, responderam por aproximadamente 95% do lucro total da Didier, pouco mais de 1,1 milho de reais na poca. Segundo o relatrio, a estratgia operacional para a venda de aes Fundao Cesp consistia na compra de aes pela Didier que no apresentavam elevada liquidez e, aps um curto espao de tempo, normalmente pouqussimos dias, os papis eram desovados a preos superiores aos das aquisies. Havia a certeza, tambm, de que existiria um comprador para as aes, no caso a Fundao Cesp, que comprava da Didier papis de valor aumentado artificialmente. Laudo pericial elaborado pela CVM demonstra que a Didier sabia quais papis interessavam fundao e os comprava antes, repassando-os com "pedgio".

Marcelo Oliveira Assessoria de Comunicao Procuradoria da Repblica em So Paulo 11-3269-5068 moliveira@prsp.mpf.gov.br

SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Braslia/DF CEP 70050-900 PABX: (61)3105-5100

http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_consumidor-e-ordem-economica/mpfsp-pede-aumento-de-pena-para-corretores-que-lesaram-fundacao

You might also like