You are on page 1of 11

SIMBOLOGIA

A cosmogonia uma cincia cultivada por todos os povos arcaicos e tradicionais e se refere ao conhecimento do homem (pequeno cosmos) e do universo (homem grande). Repete-se de modo unnime e de maneira perene ao longo do tempo (histria) e do espao (geografia), descrevendo uma nica realidade, a do cosmos. Esta realidade, por outro lado, a mesma que ns, os contemporneos, vivemos e habitamos, pois essencialmente imutvel apesar das mutantes formas em que pode ser expressa ou apreendida, j que se mantm perenemente viva. O modo normal pelo qual essa Cosmogonia, Universal e Perene se expressa o smbolo, ou um conjunto de smbolos em ao, constituindo cdigos e estruturas que se conjugam permanentemente entre si, manifestando e veiculando a realidade, ou seja, toda a possibilidade do discurso universal, que se faz audvel e compreensvel por seu intermdio. O smbolo , portanto, a traduo inteligvel de uma realidade cosmognica e, ao mesmo tempo, essa realidade em si, ao nvel em que ela se expressa.

Para o caso da cosmogonia nos interessam particularmente os smbolos numricos e geomtricos, que, como se sabe, mantm uma perfeita correspondncia entre si. Constituem mdulos paradigmticos, presentes em todas as culturas, j que formam a estrutura de qualquer construo, neste caso, da Construo Universal... importante ressaltar que aquilo que a simblica manifesta dentro de si, no mais profundo de sua intimidade, no seno a totalidade do cosmos, atual e constante. Ela prpria, a Cosmogonia Perene e Universal e no s a cincia que trata dela que vlida para todo tempo e lugar na dimenso do humano, no nada mais que um smbolo de algo muito mais amplo que a transcende, j que pode ser concebida e explicada como uma modalidade arquetpica do Ser Universal. Pode-se pensar, equivocadamente, que as estruturas simblicas so meras convenes utilizadas para descrever a realidade. Isso s seria vlido na medida em que se aplicasse igualmente a qualquer manifestao, que sempre uma determinao, uma fixao, comeando pela linguagem, pelo verbo. Porm, bvio que no h maneira de apreender a realidade seno por meio do smbolo (lingustico, numrico, geomtrico, etc.) e dos cdigos que este forma. O smbolo no arbitrrio, e reflete autenticamente o que expressa, requisito sem o qual seria impossvel qualquer relao ou comunicao. Deve-se ter em mente que, por tomar uma forma, constitui uma estrutura na torrente do no-enunciado, na vida larval e catica do vir a ser. Os antigos conheciam sobejamente esta verdade, e da o valor criativo que atribuam palavra. Ou seja: o sujeito participa de qualquer fato objetivo e portanto o gera; a histria de seus ciclos tambm testemunha esta inter-relao constante.

No entanto, a irrealidade do mundo e do homem s pode ser observada porque existe, e deve ser, nesse caso, sujeito e objeto de alguma revelao. Os smbolos, como os conceitos ou os seres, so imprescindveis no plano do Universo, e alguns cdigos como o aritmtico ou o geomtrico, entre outros, no so convenes casuais, mas expressam realidades arquetpicas e formam a base de qualquer estrutura, no s no "exterior" mas tambm no "interior". A ponto que de se poder dizer que estas imagens constituem categorias prprias do pensamento, e fazem do homem um autntico intermedirio entre o conhecido e o desconhecido, ou seja: o maior dos smbolos, capaz de unificar por sua mediao a multido do disperso. Talvez a Roda seja o mais universal dentre os smbolos de todos os povos. Isso se deve, por um lado, ao fato de que este smbolo aparece unanimemente, direta ou indiretamente, em todas as tradies, e parece ser consubstancial ao homem.

Por outro lado, a prpria universalidade dos significados da roda, e sua conexo direta ou indireta com os demais smbolos sagrados, em especial, nmeros e figuras geomtricas, fazem dela uma espcie de modelo simblico, uma imagem do cosmos. Pois a roda no plano um crculo, e a circularidade uma manifestao espontnea de todo o cosmos; portanto essa energia h de provir de um ponto central que a irradia, tal qual o caso de uma roda, smbolo do movimento e tambm da imobilidade, que pode girar e reiterar seus ciclos, possibilitando a marcha graas a um eixo imvel. No plano isso se representa como um centro do qual a circunferncia extrai sua forma (com cordel ou compasso, imprescindvel ter um ponto fixo para traar a circunferncia) por irradiao, tal qual a energia potencial do eixo se transmite ao aro por mediao dos raios das rodas, anlogos ao raio da circunferncia. Qualquer pessoa que traa uma circunferncia sabe que esta depende do ponto central e no ao contrrio.

Entre o ponto central e a circunferncia se configura o crculo; o valor aritmtico associado ao primeiro a unidade, que uma representao natural do ponto geomtrico, e segunda o nove, que o nmero do ciclo por ser o da circularidade, como mais adiante veremos. A soma de ambos nos d a dezena (1 + 9 = 10) que modelo numrico da tetraktys pitagrica, o qual pode ser relacionado com qualquer outra aritmosofia, j que os nmeros e as figuras geomtricas so mdulos harmnicos arquetpicos, vlidos em todo o manifestado e, portanto, para qualquer tempo e lugar dentro deste ciclo humano. Assim, pois, no devemos estranhar que neste trabalho sejam tratados em conjunto os smbolos da roda e do crculo, o da espiral e o da esfera, pois esta, por exemplo, no seno o crculo na tridimensionalidade. Igualmente, que se mencionem smbolos estreitamente associados ao da roda como o da cruz, o quadrado, e outros, assim como que se recorra s distintas tradies onde se encontra testemunhado.

No obstante, este smbolo est presente em nossa prpria Tradio e se acha ao nosso alcance trabalhar com ele. No prpria dia-a-dia podemos observ-lo constantemente; de fato evidente na prpria vida, pois como observamos, as coisas se produzem com um movimento circular e portanto so cclicas, o que um pensamento emitido por todas as doutrinas metafsicas. A figura esquemtica da roda no plano foi associada ao sol por numerosos povos e de fato ainda hoje o smbolo astrolgico desse astro; em alquimia representa o ouro, seu equivalente terrestre. Da a associar o percurso do sol com um carro dourado, ou de fogo, s um passo. De fato seu alcance significativamente mais amplo e se corresponde com a ideia arquetpica de Centro: aquilo que capaz de gerar uma ordem na massa amorfa do caos; o ponto imvel imprescindvel a toda criao, o motor graas ao qual o devir tem um sentido.

Este ponto central da Roda do Mundo se comunica com a periferia, como j se disse, atravs de raios, que so portanto intermedirios entre ambos; e enquanto a roda gira sobre si mesma simbolizando o movimento e o tempo, o eixo permanece fixo expressando a imobilidade e o eterno.

O crculo e a esfera foram tomados por numerosos povos e distintos autores antigos como figuras perfeitas e expresses da totalidade. A roda em particular est associada aos ciclos que repete uma e outra

vez e, portanto, ao relativo, ao passageiro, ao contingente, porm sobretudo recorrncia, reiterao. Como se poder observar, e assim o continuaremos vendo, este smbolo se presta a inumerveis transposies ao plano metafsico, ontolgico e csmico e objeto de conhecimento e especulao.

O que um ponto central ao crculo, o eixo com relao esfera, motivo pelo qual centro e eixo se correspondem exatamente, sendo o primeiro um smbolo plano e o outro smbolo tridimensional do mesmo conceito. Se o ponto virtual, no manifestado e geometricamente no existe, a periferia da roda ser visvel e representar, na ordem csmica, a manifestao universal e, no mundo do homem, qualquer expresso, razo pela qual tambm se pode equiparar o ponto e o crculo, a potncia e o ato, e por conseguinte, a contemplao e a ao. A primeira diviso a que pode dar lugar o smbolo da roda a bipartio da figura que a representa em duas metades anlogas e exatas. Estas representam os dois movimentos, de ascenso e descenso, que realiza a roda no percurso de um ciclo, seja o do sol no ano, ou o do dia, ou o da lua em um ms, ou o da vida de um ser humano; o de princpio e fim com o qual est assinada qualquer criao.

Princpio e fim tm uma origem e um destino comum, o que d lugar, alm disso, s ideias de reincidncia ou repetio, crenas e conceitos de todos os povos arcaicos e tradicionais que viveram sempre um tempo cclico e no linear e indefinido, tal como o ns concebemos atualmente. Qualquer ponto da periferia os que so de nmero indefinido e podem simbolizar, cada um, a vida de um homem na imensido do criado um reflexo do centro e se encontra conectado a ele pelo raio, porm enquanto que no aro todo sucessivo, do ponto de vista central as coisas so simultneas. Esta figura tambm pode ser adaptada obviamente aos conceitos de interior e exterior, de luz e reflexo, e tambm de realidade e iluso, posto que a permanncia do ponto no se altera diante das formas mutantes e sempre perecveis do transcorrer perifrico. Nos diz Ren Gunon que: "O centro , antes de tudo, a origem, o ponto de partida de todas as coisas; o ponto principal, sem forma nem dimenses, portanto indivisvel, e, por conseguinte, a nica imagem que se pode dar Unidade primordial. Dele, por irradiao, so produzidas todas as coisas, assim como a Unidade produz todos os nmeros, sem que por isso sua essncia fique modificada ou afetada de qualquer maneira".

Todos os pontos da circunferncia esto a igual distncia do centro, lhe so equidistantes, motivo pelo qual as inumerveis energias do cosmos se neutralizam em seu seio. Geometricamente o eixo vertical que atravessa distintos planos circulares horizontais, que ele mesmo gera, os que giram como rodas ao seu redor formando a cadeia de mundos, os diferentes estados de um Ser Universal. A energia da irradiao chegada a seus prprios limites retorna a sua fonte por mediao do mesmo raio que as conecta, para ser reabsorvida no Princpio, que novamente volta a eman-la para a periferia, constituindo esta inter-relao, ad extra e ad intra, uma espcie de respirao universal selada pelas leis csmicas da dialtica. Por isso que o Centro, ou o Eixo, a Origem e o Princpio, e irradiando tudo d'Ele, a Ele tudo retorna. O centro pois uma regio mtica, uma ideia arquetpica que, no obstante, se manifesta em determinados pontos da circunferncia que, desta maneira, passam a ser centros para o sistema que eles geram, sempre e quando sejam autnticos reflexos do ponto original ou, o que o mesmo, que esse Centro fosse uma teofania, ou uma hierofania, um lugar, pessoa ou objeto que expressasse a unidade de um modo particular, e que igualmente a irradiasse. Nesse caso os distintos centros ou pontos significativos na periferia seriam focos "cosmizados" que estariam estabelecendo contato com o ponto mdio, rompendo assim com o movimento homogneo e reiterativo da Roda. Por este caminho o sbio perfeito, segundo o taoismo, poderia acessar o "ponto central da Roda", em comunho com o princpio, em absoluto repouso, imitando "sua ao no atuante".

Nota: O alquimista, matemtico e cabalista John Dee, astrlogo da rainha Isabel I da Inglaterra, cujos instrumentos mgicos (espelho, pantculos, bola de cristal) se conservam expostos no Museu Britnico, escreve no Teorema II de seu Mnada Hieroglfica: " pois pela virtude do ponto e da mnada que as coisas comearam a ser desde o princpio. E todas as que so afetadas na periferia, por grandes que elas sejam, no podem, de nenhuma maneira, existir sem a ajuda do ponto central" (Texto: Federico Gonzalez - Continua)

You might also like