You are on page 1of 5

||ANAC12_001_01N326504||

CESPE/UnB ANAC

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca de gesto pblica, julgue os itens seguintes.
51 62

De acordo com o modelo patrimonialista, o gestor pblico deve ter autonomia para gerir os recursos humanos, materiais e financeiros colocados sua disposio, a fim de que os objetivos contratados e a finalidade pblica sejam atingidos.
63

O modelo de excelncia gerencial em gesto pblica no contempla entre seus critrios de avaliao organizacional a liderana. Caso se queira visualizar a relao entre o nmero de reclamaes feitas pelos cidados e o nmero de funcionrios novatos realizando atendimento aos cidados, a ferramenta de qualidade adequada o fluxograma. Os fundamentos do modelo de excelncia gerencial em gesto pblica so inovao, aprendizado organizacional e gesto participativa. O diagrama de Ishikawa uma ferramenta de qualidade por meio da qual podem ser levantadas as causas do atraso no atendimento ao cidado de uma organizao pblica, por exemplo.

52

O modelo gerencial compreende a implementao de conceitos como o de accountability na administrao pblica.

64

53

O diretor de uma empresa pblica que busca definir uma nova estrutura organizacional deve adotar o retorno financeiro como o principal indicador para avaliar os componentes que devem continuar no mercado.
65

54

O modelo burocrtico adotado no Brasil caracteriza-se pela racionalidade absoluta e pela grande despersonalizao no relacionamento.

A respeito dos recursos humanos na administrao pblica, julgue os itens que se seguem.
66

Julgue os itens a seguir, referentes s agncias reguladoras.


55

As agncias reguladoras tm o poder de orientar e de conciliar, mas no de sancionar, competncia exclusiva do Poder Judicirio.
67

A avaliao de desempenho que aprecia a assiduidade, a pontualidade, a capacidade de trabalho e o conhecimento tcnico de servidor pblico, assim como seu relacionamento com o grupo, atribuindo-lhe notas de 1 a 5, compreendida pelo mtodo de incidentes crticos. Servidor pblico avaliado pelo mtodo da escala grfica sujeita-se ocorrncia do efeito Halo. A capacitao de servidores feita sem a conduo e a orientao de um instrutor caracteriza-se como uma instruo programada. Ocorre socializao organizacional na situao em que uma organizao prepara um dos seus servidores para a aposentadoria. De acordo com o modelo de gesto de competncias, deve-se evitar realizar o tradicional levantamento das necessidades e carncias de treinamentos voltado a atender s necessidades imediatas da organizao.

56

As agncias reguladoras so rgos da administrao indireta que exercem unicamente o tpico poder de polcia, impondo limitaes administrativas de fiscalizao e de represso previstas em lei.

68

69

57

As agncias reguladoras tm autonomia financeira e oramentria, assim como receita prpria.


70

58

As agncias reguladoras e as autarquias ordinrias possuem a mesma natureza jurdica.

59

Considere que uma empresa area apresente recurso administrativo questionando uma portaria da ANAC. Nesse caso, a prpria agncia reguladora ser a ltima instncia decisria na esfera administrativa.

Considerando os fundamentos da gesto de pessoas no setor pblico, julgue os itens que se seguem, com base no que dispe a Lei n. 8.112/1990.
71

Reconduo consiste no retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado. A redistribuio de um servidor pblico do poder executivo para o poder judicirio ocorrer sempre que houver interesse da administrao pblica. Quando o servidor pblico acompanhar o cnjuge para uma localidade diferente de seu domiclio funcional, a remoo a pedido ocorrer sempre a critrio da administrao pblica. Reintegrao consiste na reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao. A investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis denominada reverso.
3

Com relao excelncia nos servios pblicos, julgue os itens de 60 a 65.


60

72

A cultura de rotatividade no setor governamental um dos obstculos para a implementao de programas de gesto de qualidade no setor pblico.

73

74 61

Mediante contrato de gesto estabelecido entre o Estado e os rgos estatais, so criados controles normativos burocrticos cujo foco o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo rgo estatal.
75

w ww.pciconcursos.com.br

||ANAC12_001_01N326504||

CESPE/UnB ANAC

A respeito de planejamento estratgico de RH e gesto de desempenho, julgue os itens a seguir.


76

Considerando os conceitos e as dimenses da educao corporativa e a distncia, julgue os itens que se seguem.
91

A forma mais adequada de avaliar os desempenhos individuais e coletivos nas organizaes pblicas realizar mensuraes anuais com base em indicadores quantitativos. A gesto do desempenho implica mensuraes constantes de condies de suporte oferecidas pelas organizaes aos seus membros. Em organizaes pblicas, os resultados obtidos nas avaliaes de desempenho so convertidos em valores financeiros de gratificaes que caracterizam remuneraes variveis. A contratao de pessoas uma estratgia defensiva bsica de RH quando se buscam perfis mais competitivos em relao ao mercado. Os mtodos mistos de recrutamento e seleo tendem a ser aplicados quando as organizaes buscam estratgias analisadoras em que a inovao e a manuteno de suas capacidades direcionam as aes de RH. Em ambientes competitivos, as organizaes que buscam inovar tendem a gerir seus desempenhos a partir de comparaes de sries temporais.

As aes da educao corporativa so voltadas basicamente aos funcionrios e colaboradores, no atingindo os fornecedores e a comunidade em geral.

77

92

A educao corporativa tem um carter doutrinrio, ttico e operacional, diferentemente da rea de recursos humanos, sob a perspectiva tradicional.

78

93

A educao a distncia prescinde do papel do professor por ser um processo mediado por tecnologia, necessitando apenas de materiais bem elaborados e de bons instrumentos de direcionamento das tarefas a serem realizadas.

79

80

94

A flexibilizao do tempo e do espao na educao confere maior autonomia ao processo de aprendizagem, atraindo mais estudantes com ritmos de estudo diferenciados.

81

95

Uma das diferenas entre o setor de treinamento e desenvolvimento e a educao corporativa o foco da aprendizagem: o primeiro enfatiza o aprimoramento de habilidades tcnicas e funcionais e o segundo prima pela cultura organizacional.

Acerca de variveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.


82

A cultura organizacional consiste em um fenmeno multidimensional e multinvel. O clima organizacional observado, por exemplo, a partir da identificao do grau de flexibilidade e comprometimento das pessoas nas organizaes. A satisfao um fenmeno de natureza afetiva, mas no cognitiva, em que as pessoas demonstram o quanto gostam ou no dos diferentes aspectos do trabalho, evidenciando a qualidade de vida no trabalho.

83

No tocante a conceitos e dimenses de planejamento, objetivos de ensino e avaliao no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
96

84

Os objetivos de ensino devem ter como referncia a legislao, os contedos produzidos historicamente e as expectativas e necessidades da sociedade e devem ser executados em conjunto.

No que se refere aos diferentes temas relacionados gesto de pessoas, julgue os itens que se seguem.
85

Para a realizao da gesto do conhecimento nas organizaes, necessrio o apoio de ferramentas e instrumentos de tecnologia de informao e comunicao. Na departamentalizao, so aplicados critrios como amplitude administrativa, grau de especializao do trabalho, nveis hierrquicos da cadeia de comando, entre outros. O uso de escalas psicomtricas recomendado apenas para o mapeamento de competncias em organizaes pblicas em virtude de sua complexidade estrutural. Os modos de converso do conhecimento tcito em explcito referem-se socializao e combinao. Nas organizaes, o mapeamento de competncias deve ser realizado a partir da aplicao de diferentes tcnicas de coleta e anlise de dados qualitativos e quantitativos. Os sistemas de informao em RH so projetados para dar apoio tomada de deciso gerencial acerca de variveis tpicas de pessoal, a fim de gerar solues orientadas eficincia e eficcia organizacional.

97

O planejamento educacional tem como pressuposto a anlise da eficincia do sistema educacional e tem como requisito a continuidade da ao sistemtica para alcanar os fins propostos.

86

98

O nvel curricular do planejamento tem como pressuposto a previso global e sistemtica de toda ao a ser desencadeada pela escola e tem como requisito a interao entre professor e aluno, que se concretiza no mbito educacional.

87

88

99

As funes pedaggico-didtica, diagnstica e de controle da avaliao, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuio de notas ou a mera classificao no se torne o fim do processo avaliativo.

89

90

100 Um planejamento formal que atenda s necessidades

burocrticas da ao educativa assegura por si o xito do processo educativo elaborado.


4

w ww.pciconcursos.com.br

||ANAC12_001_01N326504||

CESPE/UnB ANAC 110 No processo de elaborao de indicadores de desempenho, a

Ao elaborar seu planejamento estratgico para fixao de objetivos, a empresa de aviao TKX fixou uma srie de aspectos do ambiente interno e externo empresa e chegou s seguintes concluses: o capital para novos investimentos insuficiente, a frota de aeronaves encontra-se com idade avanada, os funcionrios so altamente qualificados, a concorrncia com outras empresas que esto realizando fuses com companhias internacionais est acirrada e o governo federal pretende liberar uma linha de crdito para empresas de aviao que possuam projetos de expanso bem definidos e com perodo de implementao de curto prazo. Considerando a situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes.
101 A possibilidade de o governo liberar uma linha de crdito para

faixa de aceitao pode ser estabelecida por referncias externas, por aperfeioamento ou, ainda, por calibragem embasada na experincia interna, na impossibilidade de se considerarem outras referncias.
111 O SIPOC (supliers, inputs, process, outputs, constumers)

uma notao que utiliza fluxogramas com raias, com conceitos similares ao BPMN.
112 O analista que pretende uma viso detalhada de uma cadeia

produtiva pode utilizar a notao denominada IDEF-O para a documentao de processos. Acerca de gesto de projetos, julgue os itens que se seguem.
113 Se, ao desenvolver o seu gerenciamento do tempo, um gerente

empresas de aviao que possuam projetos de expanso um exemplo de oportunidade a ser considerada na anlise estratgica de cenrios.
102 A empresa TKX, em sua anlise estratgica, considera que a

de projeto realizou uma estimativa de trs pontos, com a previso otimista de uma atividade de 10 dias, a previso pessimista de 60 dias e a mais provvel de 29 dias, ento o valor final da estimativa ser de 31 dias.
114 No gerenciamento de riscos, a adoo, pelo gerente de

concorrncia com outras empresas que esto realizando fuses com companhias internacionais caracteriza-se como uma ameaa.
103 Um fator crtico de sucesso da estratgia definida para aumento

projetos, da estratgia de aceitar significa que nenhuma ao ser identificada para tratar a ameaa ou que no h interesse.
115 O risco em um projeto algo que ter impacto necessariamente

do nmero de aeronaves o pequeno capital para investimento existente na TKX.


104 No cenrio denominado manuteno tem-se a preponderncia

negativo e que se caracteriza como um evento ou condio incerta, devendo ser monitorado para evitar o seu impacto na conduo do projeto.
116 A fase de encerramento de um projeto verificada no s no

de foras em contraposio s ameaas.


105 O aumento de emprstimos seria um exemplo nominal de meta

final

do

projeto,

mas

tambm

ao

longo

de

seu

estratgica construdo para garantir a obteno de resultados da TKX.


106 Para acompanhar a melhoria do desempenho da empresa TKX,

desenvolvimento, quando so realizados o encerramento dos contratos e a coleta e o registro das lies aprendidas.
117 O processo de execuo define o escopo de um projeto. 118 No gerenciamento do tempo em um projeto para se elaborar

deve-se optar por um indicador de desempenho complexo. Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, tcnicas de mapeamento de processos, notaes de processos e construo e mensurao de indicadores de processos.
107 Uma ferramenta utilizada para desenvolver o mapeamento do

um cronograma, deve-se estimar a durao das atividades, estimar os recursos das atividades, e sequenciar as atividades, nessa sequncia. Julgue os itens subsequentes, que tratam da organizao racional do processo decisrio e do processo racional de soluo de problemas.
119 Disponibilidade de informaes, conhecimento do assunto,

processo o organograma, que procura apresentar o processo passo a passo, ao por ao.
108 O diagrama de causa e efeito ferramenta til anlise e

tempo existente e conflito de interesses so fatores que afetam a deciso.


120 Uma deciso autocrtica poder ser utilizada com vistas

melhoria dos processos em geral.


109 Como forma de identificar os vrios processos da organizao,

o gestor no deve utilizar a modelagem organizacional.

acelerao do processo decisrio.


5

w ww.pciconcursos.com.br

||ANAC12_001_01N326504||

CESPE/UnB ANAC

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando, caso deseje, o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no ser avaliado fragmento de texto escrito em local indevido. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Ao domnio do contedo sero atribudos at 10,00 pontos, dos quais at 0,50 ponto ser atribudo ao quesito apresentao e estrutura textual (legibilidade, respeito s margens e indicao de pargrafos).

Nos prximos anos, o Brasil sediar dois eventos de grande porte, a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, e os Jogos Olmpicos, em 2016. Ao hospedar esses eventos, o pas se ver s voltas com uma gama de temas e atividades, como a infraestrutura aeroporturia. Nesse contexto, a competncia de gerenciar projetos de suma importncia, e metodologias como a preconizada pelo Project Management Institute (PMI), que fornecem boas prticas de gesto, necessrias implantao de um projeto, passam a ser relevantes. Atualmente, essa metodologia contempla nove reas de conhecimento que descrevem processos a serem seguidos para se alcanar o sucesso na concepo e na implantao de um projeto.

Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito de gesto de projetos. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: < < a diferena entre projeto e processo; [valor: 2,00 pontos] as nove reas de conhecimento da gesto de projetos contempladas pelo PMI, descrevendo cada uma delas. [ valor: 7,50 pontos]

w ww.pciconcursos.com.br

||ANAC12_001_01N326504||

CESPE/UnB ANAC

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

w ww.pciconcursos.com.br

You might also like