You are on page 1of 3

METODOLOGIA CIENTFICA Atividade Aula 3 Considere a seguinte afirmativa: Portanto o conhecimento no est pronto, ele construdo e reconstrudo constantemente.

. Neste contexto, esto inseridas as escolas que trabalham com o ensino superior, com a incumbncia de construir esse saber, de preparar o aluno para pensar [...]. (GHELLI, 2013). Podemos, ento, dizer que papel da universidade desenvolver a criticidade do aluno. Voc concorda? Sim ou no? Por qu? Desenvolva a sua resposta em cerca de 10 linhas.

Como deve ser formulado um raciocnio dedutivo para alcanar a verdade lgica? Partir de princpios reconhecidos como verdadeiros (premissa maior), se estabelece relaes com uma segunda proposio (premissa menor) para, a partir de raciocnio lgico, chegar verdade daquilo que prope (concluso).

CINCIAS AMBIENTAIS UNIDADE 2 Atividade Aula 1 Nos dias atuais nossos recursos naturais esto sendo depredados devido ao crescimento populacional e ao seu uso no racional. Temos que pensar sempre em sua conservao, pois isto uma questo de sobrevivncia. Cite de forma objetivauma maneira atravs da qual voc poderia colaborar para esta conservao. Alm disso, esclarea o desafio existente para colaborar efetivamente. Utilize de 10 a 15 linhas para a resposta. FRUM As dificuldades de pr em prtica medidas para reduzir a pegada ecolgica
Muitas medidas para reduzir a pegada ecolgica so simples na teoria. Entretanto, no momento em que devemos coloc-las em prtica, percebemos que existem muitos obstculos a serem superados. Muitos desses obstculos so hbitos que esto profundamente arraigados em nossas rotinas e que, praticamente, nos definem para ns mesmos e para a sociedade. Hbitos alimentares so um exemplo. Ser que voc mudaria sua dieta s porque descobriu que isso contribui para a reduo de sua pegada ecolgica? Depois de calcular e saber como composta a sua pegada ecolgica, aponte um hbito que voc poderia adotar para reduzir sua pegada, mas que na prtica voc tem dificuldade em assumir e explique por que isso difcil. Comente a resposta de um colega, sugerindo uma alternativa para que ele consiga adotar o hbito no qual est com dificuldades. Indicao de leitura:MAGELA, G.Pegada ecolgica: nosso estilo de vida deixa marcas no planeta.Braslia: WWF-Brasil, 2013. 30 p.

AVALIAO DA UNIDADE 2 Na Aula 3, voc aprendeu o que a pegada ecolgica e como calculla. Diga qual foi o valor da sua pegada e como ele composto, ou seja, como ele est distribudo pelas categorias que compem a pegada. Em seguida, explique, em 10 a 15 linhas, as mudanas que voc se compromete a fazer em seu estilo de vida, com o objetivo de reduzir sua pegada ecolgica.

Se todos vivessem como eu, seria necessria uma capacidade de regenerao de 1,8 planetas por ano. Para sustentar meu estilo de vida, torna-se 3,2 hectares globais da rea bioprodutiva do planeta Terra. As maiores reas da minha pegada ecolgica esto em Alimentos e Transporte. Para reduzir minha pegada ecolgica me comprometo a fazer: Consumir os alimentos da estao, frutas, verduras, legumes e cereais produzidos localmente, atravs da agricultura orgnica. Assim contribui para a reduo do uso de agrotxicos e para uma explorao mais racional dos recursos do planeta. Evitar alto consumo dirio de protenas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Alm de uma dieta mais saudvel, ir evitar a produo de muitas embalagens, que logo viram lixo. Valorizar o contato com a Natureza, visitando parques, estaes ecolgicas, e evitar a gerao de grande quantidade de lixo. Buscar realizar a coleta seletiva. O lixo de ser separado e entregue em Pontos de Entrega Voluntria (PEV) ou aos catadores e s cooperativas de reciclagem. Evitar substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduzir o consumo de produtos descartveis. Adquirir produtos verdes, de empresas que estejam envolvidas em programas de responsabilidade socioambiental e certificadas com o ISSO 14000. Ao comprar carvo, verifique na embalagem se o produto registrado no IBAMA. Desligar aparelhos, inclusive da tomada, quando no estiverem sendo utilizados. Privilegiar sempre a iluminao de ambientes com luz natural.

You might also like