You are on page 1of 20

GEOGRAFIAS INVISVEIS: a cidade na conscincia e a conscincia da cidade.

Produo e reproduo da injustia social1


Alexandre Eslabo Bandeira*
RESUMO O presente trabalho a tentativa de compreender alguns processos que geram tenses e conflitos dentro do modelo de desenhar a cidade e de viver nela. Para tanto, o que devemos perceber so os arranjos, as formas e os processos, os quais constituem nossas realizaes concretas no espao. O contraponto lanado, pelo carter invisvel, a relao da existncia da potncia humana, nos projetos individuais e coletivos, na sua contradio lgica, que a cidade com os seus paradoxos, a introduzir uma lgica disfuncional que autoorganiza a sociedade e fundamenta a iluso de pertencimento. Palavras-Chave: Cidade. Conscincia. Potncia Humana. ABSTRACT Invisible Geographies: The City In The Consciense And The Conscience Of The City. Production And Reproductin Of Social Injustice This study is an attempt to understand some processes that generate tension and conflicts within the model of designing a city and living in it. Therefore, we must perceive the arrangements, forms and processes which constitute our concrete achievement in space. The counterpoint is invisible since it is the relation of the existence of human power, in individual and collective projects, in its logical contradiction which is the city with its paradoxes. It introduces dysfunctional logics that self-organizes society and provides a basis for the illusion of belonging. Keywords: City. Conscience. Human power.

Este artigo faz parte de um trabalho maior, desenvolvido a partir da dissertao de Mestrado no Programa de Ps-Graduao em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande FURG e da atualizao do propositor. A dissertao defendida em junho/2010, sob a orientao do Prof. Dr. Drio de Arajo Lima, intitula-se: Reflexes tericas sobre os processos sociais da contradio excluso/incluso. * Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - PPGEO - FURG, rea de atuao Anlise Urbana Regional. E-mail: aebandeira@gmail.com.

AMBIENTE & EDUCAO

| vol. 16(2) | 2011

95

INTRODUO O artigo apresenta a proposta de estudo/pesquisa acerca de fundamentos que geram a cidade, com o objetivo de perquirir sobre as contribuies, limites e contradies que envolvem a conscincia vivida na mesma na sua produo e reproduo. Assim, em decorrncia da minha trajetria, da atualizao do propositor e das transformaes na/da cidade, que se faz pertinente e necessrio tal estudo e reflexo. Nesse contexto, acredito que a existncia atravs da conscincia possa ser tabulada sobre uma tentativa de quadrante da conscincia, o qual focado em quatro eixos, referentes conscincia de classe, de ambiente, de indivduo (configurado na psique geogrfica do ser na filosofia e na psicologia social) e, por fim, de uma conscincia para a vida, a qual remete a uma espcie de autogesto da potncia humana, que envolve em seu conceito os trs eixos anteriores. O mrito dos quatro eixos trabalhar com as diferenas numa relao de eterno retorno, sem recair na condio dual das contradies, que sempre exclui uma relao em detrimento de outra, trabalhando, ao contrrio, com a soma e rompendo com a condio atual de fatalismo ou conformismo que transforma o homem em objeto de sua criao. Sendo assim, o presente trabalho busca problematizar a produo e a reproduo da cidade, atravs da conscincia que temos dela e tambm da que deixamos de ter; no contexto em estudo, Geografias Invisveis a tentativa de compreenso dos processos que geram tenses e conflitos, proporcionando injustia social dentro do modelo de desenhar a cidade e nela viver. Nessa linha proposta, nota-se que, diante do momento atual, devemos rever nossos objetivos histricos e nossas aes distintas e complexas, dentro dos processos contraditrios que envolvem nossa existncia, pois pelas informaes que temos, possumos as solues para os nossos problemas. Refletir acerca das aes do indivduo na sociedade preciso e necessrio para um planejamento crtico dentro e fora do meio no qual ele est inserido. Desse modo, o que devemos perceber so os arranjos, as formas, os processos que constituem nossas realizaes concretas no espao; para tanto, muitas vezes, necessrio recair sobre os processos construtivos que geraram e formaram as cidades; no caso presente, a cidade do Rio Grande RS Brasil torna-se um exemplo prtico de tal estudo, sendo o mtodo progressivo-regressivo utilizado para a referida compreenso.
96 Alexandre Eslabo Bandeira

POSSVEIS CAMINHOS METODOLGICOS PARA A ABORDAGEM DA DIALTICA DA CONSCINCIA DO SOCIAL AO INDIVIDUAL As manifestaes no espao transcorrem de uma histria de fatos que se manifestam sob diferentes formas e significados. Escolher o caminho de um mtodo para abord-las, segundo Milton Santos (1996), significa considerar diversas escalas de manifestao da realidade, havendo uma necessidade de periodizao do espao-tempo. Ainda segundo o mesmo autor, o "espao geogrfico se define como unio indissolvel de sistemas de objetos e sistemas de aes, e suas formas hbridas. As tcnicas indicam como o territrio usado" (p. 19), mas no apontam quais so as disfunes que ordenam o uso, sem explicar tambm os fundamentos conformadores das condies sociais no seu manuseio. No presente trabalho, a tcnica vista como libertadora do ser humano e no como opressora da sua condio. Portanto, projetar e transformar so condies do processo da existncia atravs das aes do indivduo e do coletivo.
A obra O conceito de tecnologia (apresentada por lvaro Vieira Pinto no primeiro volume sobre esse tema), aborda um homem dentro de seu processo de hominizao, sob dois aspectos fundamentais: a aquisio, pela nossa espcie, da capacidade de projetar, e a conformao de um ser social, condio necessria para que se possa produzir o que foi projetado. Juntando na prtica esses dois conceitos, surge o conceito de filosofia da Tcnica, a qual a arte de fazer surgir sempre algo novo; no entanto, quantitativamente esse novo pode alcanar dimenses to assombrosas que efetivamente o revistam dos aspectos qualitativamente originais. Neste contexto, o mesmo coloca a importncia da tcnica como libertadora e a recusa como um mero perigo de nossa espcie, concluindo com isso que sempre o homem o construtor de seu ambiente e de sua qualidade de vida (BANDEIRA, 2011).

Diante do exposto, define-se o caminho a ser percorrido pelo artigo, configurando uma tentativa de contribuir para as distintas esferas da conscincia das realidades. Nesse mbito, o ser social visto como potncia de construo e ocupao dos espaos atravs de sua manifestao existencial, conferindo tenses nas diferentes escalas da realidade (macro, micro, geral, especfico) e nas produes de realidades
AMBIENTE & EDUCAO | vol. 16(2) | 2011

97

(conscincia crtica, conscincia ingnua). Assim, escalas e produes constituem aes humanas, idealizadas na construo dos espaos, mediante as tenses da realidade, sendo que os mecanismos camuflados nessa construo sero tratados como Invisveis. Logo, foi primordial analisar os movimentos inclusivos e exclusivos elencados diante da dialtica social, enfatizando tanto o coletivo quanto o individual, j abordados na dissertao de mestrado intitulada Reflexes tericas sobre os processos sociais da contradio excluso/incluso (BANDEIRA, 2010). As escalas de realidades foram postas e sobrepostas, passando a contemplar os sistemas de objetos e aes que ocasionaram e condicionaram os espaos nas suas aes de uso (SANTOS, (1994, 1999) e que ficam camufladas diante das metforas das verdades; verdades que, em concordncia com o filsofo Nietzsche (1983, p. 48), so iluses, concepes de verdade e mentira. O reflexo de nossas aes nesse cenrio, portanto, seja ele local, nacional, continental ou global fruto de tais iluses. Numa acepo antropocntrica, em que o homem acha-se no centro do universo e tudo gira em seu entorno, a sua racionalidade o envolve e o torna tutor desse patrimnio que a Terra e ainda lhe compromete na sua condio humana. A abertura de movimentos e mobilizaes de algo novo para a objetivao das realidades passo importante, cuja meta a potencialidade humana. O trabalho reflexivo sobre a sociedade no poder recair em universalidades fechadas, gerando simplesmente iluses antropocntricas que no revelam a subcondio do homem, ao projetar ou desenhar a cidade, condicionando o seu entorno e a sua prpria sujeio. Assim, a tarefa aludida caminhar com interlocutores terico-metodolgicos que manifestam, nas mais diferentes perspectivas, a conduta da realidade atual apresentada pela ao do homem no tempo. No interior do sistema capitalista, h um paradoxo das desigualdades: o que para uns no se aplica a outros. No Brasil, apesar da sua economia moderna, existem milhes de seres excludos/includos vivendo sob a iluso de pertencerem, em p de igualdade, ao sistema (social e econmico), sob a lgica do individualismo; e nesse mbito que o mundo do consumo age, sendo o indivduo aqui visto como mero consumidor. Os que tomam a natureza nas mos, manipulando-a, estando, portanto, em condies de pens-la na concretude de seus objetos, fenmenos e propriedades esto subordinados a uma finalidade produtiva que os faz crer que no so autores e, consequentemente, no so
98 Alexandre Eslabo Bandeira

responsveis pelos fins que alcanaro. Esse fim consiste em extrair da natureza os bens de consumo, os quais no sero utilizados para fins prprios, nem enquanto classe, mas sero cedidos a outros, que os arrebataro e os consumiro prontos (HESS, 2005). Nesse sentido, as cincias humanas esto apenas no comeo de sua jornada, tendo muito ainda a se pensar na rea. De acordo com o autor Hemi Hess, toma-se por base uma pesquisa progressiva, podendo, quando necessrio, retomar o mtodo progressivoregressivo, com a finalidade de articular a descrio de estrutura e historicidade. Na estrutura proposta, deve-se focar em uma questo delicada, relativa ao fato de se separar de forma coerente pontos que fazem referncia ao local e ao global, ao geral e ao especfico. Ainda segundo Hemi Hess, aderir a um paradigma mais profundo que inscrever-se em uma teoria. O paradigma da anlise institucional traz consigo valores que parecem ultrapassar o puro processo de pesquisa, em um engajamento militante por uma sociedade mais consciente dela mesma, mais autnoma, por relaes interpessoais mais explcitas. A pesquisa inscreve-se, assim, em uma relao de valores: ela no , dessa forma, jamais neutra (HESS, 2005). Alm do mais, a mesma busca elucidar e iluminar a manifestao da complexidade do social, onde a realidade no condiz com os fatos, precisando resgatar os processos, numa busca de desmistificar as tenses da realidade da sociedade, em processos de potncia, para uma sociedade operante na construo das realidades. Desse modo, a capacidade operante da sociedade requer novas atitudes, novas roupagens para a conscincia da realidade; para tanto, preciso no ser ingnuo na construo de uma realidade de determinada cidade ou pas. Pois bem, numa anlise da complexidade da sociedade atual, no se pode dissociar a cultura do processo de produo, pois ela um bem de consumo que a sociedade produz e distribui aos seus membros atravs da educao para o seu desenvolvimento. Sendo assim, educao e cultura no podem ser vistos como objetos de quantificao, produto de troca ou de consumo; dever recair para estes conceitos, uma quebra de estigmas, onde devero ser vistos como ferramentas para desenvolvimento da conscincia que produz e reproduz os espaos. O problema da realidade social passa a ser considerado mero problema de fantasia quando a conscincia poltica apresenta suas formas de ingenuidade. O prejuzo mais evidente que se tem desse efeito e que pode facilmente ser evidenciado dentro da instituio educao
AMBIENTE & EDUCAO | vol. 16(2) | 2011 99

o de produzir uma noo errnea do processo da realidade. Partindo-se de tal premissa, a educao no deve jamais preceder os processos de desenvolvimento nacional, mas sim acompanh-los contemporaneamente, pois ambos so condicionados mutuamente. Deve estar bem claro que cada etapa do citado desenvolvimento contm metas complexas a serem alcanadas, mediante devido preparo e conscincia e, quando se tem a aludida conscincia das tarefas em questo e a forma de mobilizar os fatores para alcan-las, a que realmente se encontra o ato de educar, demandado pela presente fase do processo, a qual, em nvel nacional, define a cultura. Para o filsofo lvaro Vieira Pinto, na multiplicidade de conscincias, em suas diversas modalidades, que afirma existir a conscincia ingnua e crtica. Sendo que a conscincia sempre um conjunto de representaes, ideias, conceitos, organizados em estruturas suficientemente caracterizadas para se distinguirem tipos e modalidades (PINTO, 1960, p.20). Sob estas modalidades preciso distinguir entre contedos da conscincia e contedos da percepo, por ela prpria do condicionamento desses contedos, os quais podero apresentar graus variveis de claridade na representao dos seus contedos. Na conjuntura atual da realidade, a cultura tida como instrumento que permite a explorao coletiva do mundo e, como meio de produo, uma fora social a servio da sobrevivncia do indivduo e da espcie; logo, o homem por si s um bem de produo. A partir da, passa-se a entender o modo pelo qual surgem as desigualdades sociais com a consequente separao de classes e alienaes. De acordo com Vieira Pinto,
A raiz da separao de classes, como consequncia da posio do indivduo no processo social da produo dos bens, est na natureza dual da cultura, que, em suas manifestaes, materiais e objetivas, simultaneamente bem de consumo e bem de produo (PINTO,1979, p.127)

Embora a cultura surja de baixo para cima, atravs da necessidade do conhecimento geral, comeam a aparecer distines valorativas, diferenciadas em setores especializados e distribudas em graus variveis aos tcnicos e aos prprios operrios, aos seres humanos, nas suas relaes de trocas e de consumo. A partir desse processo, pode-se referir cultura como a relao dos homens com a natureza, atravs de tcnicas

100

Alexandre Eslabo Bandeira

desenvolvidas em sociedade, as quais a utilizam para sua sobrevivncia e para atribuir sentido s coisas; dessa forma, torna-se diferenciada as relaes de troca e de uso para cada segmento social da sociedade. Assim, os seres passam a pertencerem ou no a tal crculo de cultura (estar inserido ser consumidor nesta postura de produo e reproduo da conscincia na/da cidade). A cultura dita geral, pelo filsofo lvaro Pinto, vista numa condio existencial, toma contornos de produo e de consumo dentro da postura de cada ser na construo das realidades. Dentro da linha de raciocnio proposta, insere-se a ideia da cultura do ou, mostrando faces antagnicas: rico ou pobre; latifundirio ou sem terra; tem casa ou sem teto; precisa de cotas ou no precisa delas; corrupto ou honesto; todas, culturas da realidade atual. Portanto, para obter uma radicalidade e uma especificidade dos fatos, foi preciso seguir o j citado caminho progressivo-regressivo, visto que a realidade deriva da lei do desenvolvimento desigual e combinado, conceito de origem marxista. Tambm sustentam a argumentao aqui exposta e o debate terico, George Novack (1988), com sua obra traduzida para o portugus, A lei do desenvolvimento desigual e combinado da sociedade, e Jos de Souza Martins, com a obra Henri Lefebvre e o retorno dialtica. Segundo Jos de Souza Martins (1996), o mtodo dialtico est no centro do retorno progressivo-regressivo, retomando o homem como protagonista da sua prpria histria, das suas aes. A questo do mtodo, desde Marx at Lefebvre, de suma importncia, pois a relao entre prtica e teoria, entre o pensar e o viver assume uma posio vital. Lefebvre indica que as relaes sociais no so uniformes e nem tm a mesma idade; portanto, numa relao de descompasso e desencontro, elas coexistem (MARTINS, 1996).
Cada relao social tem sua idade e sua data, cada elemento da cultura material e espiritual tambm tem sua data. O que no primeiro momento parecia simultneo e contemporneo descoberto agora como remanescente de poca especfica. De modo que no vivido se faz de fato combinao prtica de coisas, relaes e concepes que de fato no so contemporneas. O desencontro das temporalidades dessas relaes que faz de uma relao social em oposio outra a indicao de que um possvel est adiante do real e realizado [...] so estes desencontros que do sentido prxis (MARTINS, 1996, p. 22).

AMBIENTE & EDUCAO

| vol. 16(2) | 2011

101

Novamente em conformidade com Jos de Souza Martins (1996), Lefebvre entende que a desigualdade dos ritmos do desenvolvimento histrico decorre do desencontro que faz do homem produtor de sua prpria histria e, ao mesmo tempo, o divorcia dela. A formao dos ritmos desiguais de origem econmica e social porque abrange simultaneamente esses dois mbitos da prxis: a natureza (o econmico) e a sociedade (o social). Sendo assim, o mtodo progressivo-regressivo atende o olhar para uma realidade de desenvolvimento desigual. Na continuidade, o mesmo autor, ainda em referncia a Lefebvre, interpreta que as foras produtivas e as relaes sociais, juntamente com as superestruturas, vivem em ritmos diferentes.
A lei da formao econmico-social a lei do desenvolvimento desigual: ela significa que as foras produtivas, as relaes sociais, as superestruturas (polticas, culturais) no avanam igualmente, simultaneamente, no mesmo ritmo histrico. Mesmo a, a lei do desenvolvimento desigual foi interpretada na perspectiva economicista que reduziu a qualidade das contradies que integram e opem diferentes sociedades mera gradao de riqueza na dicotomia insuficiente de desenvolvimento e subdesenvolvimento. Na verdade, a lei do desenvolvimento desigual tem uma multiplicidade de sentidos e aplicaes (MARTINS, 1996, p. 17-18).

Dessa forma, na perspectiva adotada, de desigualdade das foras produtivas e das relaes sociais, passa-se a entender que as superestruturas (poltica e cultural) contribuem para uma sociedade do espetculo, amorfa, sendo, assim, domesticada a partir de processos verticais que acabam por influenciar as estruturas coletivas e individuais. Logo, os processos histricos, por meio da lei do desenvolvimento desigual e combinado das sociedades, transformam em lei os desenvolvimentos sacramentados para cada poca, visto que a cada uma, criam-se normas, as quais se perpetuam at serem superadas por outras; tudo em prol do bom funcionamento de uma economia para o mercado. Os processos e suas artimanhas ultrapassam barreiras e fronteiras e so visveis e invisveis, tais como o colonialismo, o escravismo, a globalizao e, por fim, o cidado (mero consumidor) dentro do processo de moderno colonial [(GONALVES, 2006); (QUIJANO, 2008)]. Assim, Geografias invisveis fazem um contraponto s conceituaes que so subjetivas e, portanto, no possuem neutralidade
102 Alexandre Eslabo Bandeira

nos processos e devero ser reformuladas a cada periodicizao, num caminho em que o conhecimento no poder ser vazio, metafrico, e fragmentado como nicos e verdadeiros, mas tem que ser visto como aspectos visveis e palpveis ao todo (realidade concreta), seja ele individual ou coletivo. Alm do mais, elas evidenciam que o momento atual das diferentes realidades no condiz com o viver de cada classe, de cada segmento dentro da cidade, mesmo que cada integrante possa achar que constri o seu espao pelo consumo. O contraponto lanado pelo carter invisvel a relao da existncia nos projetos individuais e coletivos, e a cidade faz parte de suas manifestaes, acabando por resultar em conseqncias atuais entendidas como injustias sociais. A cidade na conscincia e a conscincia da cidade um processo de reflexo que visa reconstruir os acontecimentos no tempo sem mascarar as tenses sociais. A realidade diante desse carter sensvel, sem reflexo, configurado numa anlise abstrata e com falsa viso absoluta das realidades, perde de vista o real condicionamento da sua situao, ficando anestesiada pela dinmica de olhar somente para o momento atual. Dessa forma, o espao que passa a alcanar apenas o do seu horizonte prprio, tendo em vista somente interesses de instituies, corporaes e do estado, o qual, no contexto em questo, uma extenso dos prprios interesses particulares. Como toda a conscincia constituda de um ponto de vista, caber saber qual percepo da existncia possumos. Portanto, a cidade na conscincia e a conscincia da cidade passam pelo movimento de reconhecimento dos processos de construo no curso dos acontecimentos; no entanto, para que seja vlido o conceito, ele dever perpassar a representao do simples ato de constatar. O ato dever tornar-se objeto motivador das conscincias na relao de produo e reproduo das relaes sociais, passando de uma simples representao para uma condio de projeto e origem de ao; do contrrio, segundo lvaro Vieira Pinto, no haver clareza nem inteno objetiva e a conscincia inoperante.
A subjetividade , pois, um carter legtimo que devemos reconhecer, com a condio de no fazer dela a realidade em si. Temos de entend-la como modo de ao, especfico do existir humano, pelo qual este se constitui em foco de representaes, que se ope com carter de polaridade coisa representada, ligando-se a elas por estruturas

AMBIENTE & EDUCAO

| vol. 16(2) | 2011

103

relacionais diversas, que, em conjunto, os filsofos da corrente fenomenolgica chamam de intencionalidade. [...] a conscincia se define pela subjetividade, e , portanto, o que determina o sujeito enquanto tal. (PINTO, 1960, p. 43)

Nesse contexto, entende-se por justia social a dita justia ambiental, que aprofundada no livro organizado por Henri Acselrad sob o ttulo de Justia ambiental e cidadania, o qual prope como justia a procura pelo tratamento justo e o envolvimento consciente de todas as pessoas nas produes e decises que influenciaro suas vidas. Tal tema pode ser usado num contraponto, na relao da dialtica de excluso/incluso, dentro do carter intencional do existir humano que, ao projetar o espao, trava uma clivagem de tenses. Ainda dentro desse mbito de delineamentos, pode ser destacado que a dialtica justia/injustia possui um carter ilusrio, pois o justo e o injusto caminham nas condies de ordens desiguais, no interior da produo e reproduo das relaes sociais na/da cidade.
a condio de existncia social configurada atravs da busca do tratamento justo e do envolvimento significativo de todas as pessoas, independente de sua raa, cor, origem ou renda no que diz respeito elaborao, desenvolvimento, implementao e reforo de polticas, leis e regulaes ambientais. Por tratamento justo entenda-se que nenhum grupo de pessoas, incluindo-se a grupos tnicos, raciais ou de classe deva suportar uma parcela desproporcional das conseqncias ambientais negativas resultantes de operaes industriais, comerciais e municipais, da execuo de polticas e programas federais, estaduais, locais ou tribais, bem como as conseqncias resultantes da ausncia ou omisso dessas polticas. (ACSELRAD, 2004, p. 9)

As cidades e suas organizaes so ambientes onde os indivduos se organizam conforme seu status, sendo esta uma tcnica de excluso (consentida, tolerada e desejada), pois tal organizao dada por leis universais dos direitos humanos, sob um regime democrtico no qual cada indivduo visto como cidado (aqui visto como mero consumidor); mesmo assim, cada segmento tem sua realidade dentro dessa sociedade. Os espaos registram todas as atitudes das quais cada ser participa; nesse caso, a de produo e a de reproduo do consumo. Cada segmento faz parte de um todo e esse todo confere as atitudes e no

104

Alexandre Eslabo Bandeira

atitudes que esses submetem e so submetidos por justificativas os quais cada perodo histrico elencado. Portanto, precisamos especificar a conscincia da realidade, das relaes entre as representaes coletivas e individuais, visto que os indivduos e o individual figuram como elementos originrios da sociedade constituda por conscincias e como finalidade das relaes sociais. CARACTERIZAES DO PROBLEMA DA PESQUISA DA ESCALA MACRO A MICRO: EVIDENCIANDO A INJUSTIA SOCIAL NA CIDADE No estudo da natureza da/na cidade e de sua conscincia, devemos ter presente a relao da globalizao neoliberal com a cidade, enfatizando os aspectos da sua sustentabilidade, como os objetivos da cidade dos negcios e/ou a competitividade enquanto elemento necessrio produo e re-produo da durabilidade do sistema. Sendo assim, ao chegarmos ao espao ou escala local no estudo das cidades atuais , no devemos descurar da articulao dialtica entre as diferentes escalas, alm de levar em considerao que as escalas macroeconmicas e microeconmicas tambm mascaram questes sociais e ticas. Ao se limitar uma cidade ao crescimento econmico global (conjunturas externas), emergem questes relativas desigualdade interna de nveis de vida e de renda. Assim, a dependncia, atravs dos conflitos de escalas de realidade, gera condicionamentos nas produes das prprias realidades. Uma cidade qualquer, diante do tipo de presso que recebe do externo, das diferenas de recursos e de acesso ao recurso do espao geogrfico e da conscincia sobre a sua pr-condio, poder determinar o seu espao. Assim, uma cidade poder ser comparada a uma pessoa sem coordenao prpria, dependente de outros por no possuir vontade prpria (vontade de potncia). Para entender melhor a condio de dependncia, necessrio problematizar a produo e a reproduo ou a durao das coisas dentro dos movimentos da conscincia de determinado lugar. Assim como compreender os problemas do homem brasileiro e de seu contexto no mbito nacional e mundial, muitas so as perguntas que no calam a todos que se indignam com situaes de miserabilidade de uns e riquezas escandalosas de outros, dentre elas: Ser que haver, nesse cenrio, homens privilegiados de um lado e homens fadados ao
AMBIENTE & EDUCAO | vol. 16(2) | 2011 105

fracasso e opresso de outro? Desse modo, no decorrer do trabalho, fiz uma visita a um filsofo (demiurgo) brasileiro, lvaro Vieira Pinto, que freqentou e idealizou o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), o qual tem sua busca centrada no entorno de uma clareza sobre as velhas estruturas numa influncia, sobre novas roupagens, e que so representativas de nossa sociedade, o qual, por opinio prpria, deveria contribuir mais para os estudos em questo, j que discorre sobre a sociedade brasileira. Assim, para este autor desenvolvimentista, a questo trata-se de uma luta entre os modos de pensar representativos de atitudes e de interesses antagnicos, no interior da mesma comunidade. Ainda nesse contexto, a mobilidade do real incessante e, sempre houve e sempre haver, modalidades de conscincia opostas gerando, assim, maior ou menor impacto nas realidades atravs de suas realizaes. Desse modo, interessante e necessrio um olhar para a origem, o significado e o valor da conscincia nacional, trade formadora de um dos maiores interesses do autor em pauta. Assim, o referido dar subsdios ao prprio objeto geral deste tratado, que a cidade na conscincia e a conscincia da cidade por parte da sociedade, desde o coletivo at o individual. Para o autor, a atual fase apresenta o nvel de conscincia no processo da realidade, servindo no s para uma interpretao, como instrumento de discusso dos problemas gerais da conscincia da realidade, mas no caso especial da realidade histrica e poltica construda pela sociedade brasileira. O fato no condiz com a ideia de sociedade abstrata, mas sim com a de uma sociedade numa realidade concreta. Sua gnese dse em um espao fsico e poltico, pela existncia do territrio contraditrio e combinado, dos seus recursos materiais e naturais, junto s transformaes que constituem o fundamento de suas estruturas sociais e pelas atitudes que assume perante as relaes com outras entidades da mesma natureza. Por tais meios, fator de especificidade da realidade rever a nossa gnese e funo no interior de cada setor da realidade, seja qual for a sua instncia, coletiva ou individual. nesse discurso que necessitamos colocar os nossos problemas em pauta, no numa mera soluo paliativa e superficial dos fatos, mas em uma inteira necessidade de uma compreenso dos nossos problemas particulares. Assim, ao longo do progresso de desenvolvimento da racionalidade humana desigual e combinada, assiste-se a um progressivo domnio das foras de produo, em que a cultura aparece como bem de produo e consumo. Portanto, as disparidades apontadas
106 Alexandre Eslabo Bandeira

acontecem sucessivamente entre as sociedades, geografias, economias, classes e instituies, com a cultura do capitalismo global desenvolvendo a cultura do consumo no interior da cultura global e local. Nesse entorno, faz-se necessria a percepo dos nveis territoriais e suas desigualdades para promover a justia social e tambm para adotar um modelo cvicoterritorial diferente do atual. parcial uma avaliao da sociedade atravs de modelos econmicos perfeitos; por isso, o presente projeto busca considerar a complexidade do social, apontando as contradies e combinaes de inmeros desses fatores complexos. Sendo assim, acredito ser preciso denunciar e problematizar a pretensa homogeneizao no cotidiano da cidade, onde todos vivem e convivem como se fossem iguais, sendo isso um fator discriminatrio e evidenciador das contradies da sociedade. Na cidade, conforme o gegrafo Milton Santos (1997, p.25), em lugar do cidado formou -se um consumidor, que aceita ser chamado de usurio em diferentes escalas de espao e de tempo, mas esclareo, discordando em alguns pontos, todos so consumidores, cada um atingindo o consumo merecido com o seu status. Assim, sucessivamente, nas hierarquias sociais ou segregaes espaciais, todos fazem parte do espetculo de suas prprias existncias, e a existncia faz parte do consumo. Por tal caminho, o objetivo do presente artigo deflagrar e rever processos autoanalticos da sociedade perante suas aes no interior dos coletivos sociais para uma proposta de autogesto das conscincias na realidade.
A autoanlise consiste em que as comunidades mesmas, como protagonistas dos seus problemas, necessidades, interesses, desejos e demandas, possam enunciar compreender, adquirir ou readquirir um pensamento e um vocabulrio prprio que lhes permita saber acerca de sua vida, ou seja: no se trata de que algum venha de fora ou de cima para dizer-lhe quem so o que podem, o que sabem, o que devem pedir e o que podem ou no conseguir. Este processo de autoanlise das comunidades simultneo ao processo de autoorganizao (BAREMBLITT, 2002, p. 17).

No citado processo deflagrador, o socilogo Jos de Souza Martins (1997, p.13) categrico em afirmar que antieconomicista, o que, para ele, se deve aos processos sociais e s contradies que se determinam e se explicam pela ao poderosa de instncias de poder (o Estado, as multinacionais, os rgos reguladores da poltica e da
AMBIENTE & EDUCAO | vol. 16(2) | 2011 107

economia mundial etc.). Portanto, a sua orientao antieconmica se baseia numa perspectiva social e poltica (e no econmico-social). Ainda de acordo com o autor, no existe excluso social, mas sim vtimas dos processos sociais, polticos e econmicos excludentes. um processo que empurra as pessoas para as condies subalternas de reprodutores do sistema econmico, ou seja, seres consumidores com um consumo dirigido. Isso significa que a excluso apenas um momento da percepo daquilo que concretamente se traduz em privao: privao de emprego, privao de meios para participar do mercado de consumo, privao de bem-estar, privao de direitos, privao de liberdade, privao de esperana. Ao se discutir a excluso, corre-se o risco de deixar de considerar as formas pobres, insuficientes e, s vezes, at indecentes de incluso. A falsa insero social no s produzida em relaes precrias e marginais, como tambm produz uma reincluso ideolgica no imaginrio da sociedade de consumo. (MARTINS, 2007).
O favelado, que mora no barraco apertado da favela imunda, com o simples apertar de um boto da televiso, pode mergulhar no colorido mundo de fantasia e luxo das grandes fices inventadas pela comunicao de massa; exatamente como faz, pelo mesmo meio e, provavelmente, no mesmo horrio e canal, o milionrio que vive nos bairros ricos das grandes cidades. A nova desigualdade separa materialmente, mas unifica ideologicamente. No entanto, a nova desigualdade se caracteriza basicamente por criar uma sociedade dupla, como se fossem dois mundos que se excluem reciprocamente, embora parecidos na forma: em ambos podem ser encontradas as mesmas coisas, aparentemente as mesmas mercadorias, as mesmas idias individualistas, a mesma competio. Mas, as oportunidades so completamente desiguais (MARTINS, p. 22).

Para Jos de Souza Martins (1997), estamos em face de uma nova mentalidade: a do moderno colonizado, mas que se sente suficientemente feliz por poder imitar os ricos e poderosos, pensando que nisso est a igualdade. Ele se torna, assim, um poderoso agente falsrio da nova sociedade: a sociedade da imitao, do falso novo, da reprodutibilidade e da vulgarizao, em vez da inveno, da criao e da revoluo. Tal ideia poder ser reforada por uma viso potica, por uma transmutao dos seres atravs dos movimentos, de acordo com a viso do poeta Mario Quintana, que dissertou sobre o ser no cotidiano, nas suas colocaes, e
108 Alexandre Eslabo Bandeira

assim caracterizou: ricos e pobres, ambos como espetculo predileto uns dos outros. (QUINTANA, p. 117). A anlise da conjuntura econmica capitalista til, portanto, para mapearmos o tipo de excluso gerada nos ciclos de conduo da economia capitalista (espao-tempo). Nesse mbito, as foras externas das elites dirigentes, combinadas com opes de induzimento econmico, explicam as nuances dos ciclos econmicos e a demarcao da espacialidade geogrfica nos mesmos. Mas, para tanto, precisam ser quebradas as nuances, as artimanhas dos processos no ser; desse modo, o invisvel condiciona o ser social na conscincia que lhe cabe como ser social. A insero do indivduo na sociedade proporcional a sua estigmatizao e ao lugar que ocupa. As estigmatizaes so, de um lado, pejorativas: preguiosos, malandros, marginais, pobres, excludos e gente perigosa; de outro, os senhores detentores do ter e do ser: doutor, patro, chefe. As disparidades so facilmente visveis no espao urbano: condies de vida, habitao, acesso educao, ao lazer; todos, em uma escala mnima ou mxima, dependendo do lugar que se ocupa, so fatores que criam uma cultura endgena das periferias ou dos centros, cultura da mendicncia e da miserabilidade, a do no acesso ou do acesso, da corrupo ou do jeitinho. Surge, ento, nesse contexto, o ser da periferia, da favela, da vila, do mocambo, do subrbio, dos palacetes, sendo que os lugares onde habitam so alvos de agentes manipuladores da sociedade civil, das igrejas e do estado, instncias que integram a sociedade (ROCHA, 2006). Para essas pessoas, a poltica social foi e segue sendo desenvolvida de uma forma assistencialista, paternalista, protecionista e no com o carter de emancipao. A CIDADE NO CAPITALISMO E AS ARTIMANHAS DA DIALTICA EXCLUSO/INCLUSO Todos os espaos geogrficos (velho mundo, novo mundo, novssimo mundo, sistema-mundo) so formas e sentidos criados por ns. Os sistemas so complexos e identificam os lugares conforme normas, qualificaes e quantificaes. Cada perodo caracterizado pela existncia de um conjunto coerente de elementos de ordem econmica, social, poltica e moral, o qual constitui um verdadeiro sistema-mundo (QUIJANO, 2000). No importa a escala dos lugares: elas so a sede dos movimentos que culminam com o que chamado de globalizao da natureza (GONALVES, 2005) e isso
AMBIENTE & EDUCAO | vol. 16(2) | 2011 109

inclui os homens no seu moderno colonial. Foram criadas estruturas e aes que condicionaram e serviram de base para o surgimento de um mercado mundial de produo e consumo (novo escravo). A populao da Amrica foi classificada, juntamente com o mundo, dentro de mecanismos de domnios e conquistas. Foi a articulao de todas as formas histricas de controle do trabalho, de seus recursos e produtos, que viabilizou e proporcionou a funcionalidade do capital e do mercado mundial (QUIJANO, 2000, p.5). Assim, fatores que proporcionaram a explorao e a dominao desde esses tempos, tais como a escrita, a tecnologia e a diferena racial, fizeram e fazem a diferena na diviso e estruturao do que o sistema-mundo, no caso presente, a Amrica Latina. Em relao ao Brasil, foi observado que o pas sempre acompanhou estilos de vida dos pases que lideraram o progresso tecnolgico, sendo envolvido por um emaranhado de racionalidades que fizeram dele um mero complemento de outras economias. Desse modo, a economia brasileira, desde sua gnese, ordenada como complemento de outras economias, outros ciclos, os quais perduram at os dias atuais [(BANDEIRA, 2010, 2011); (PINTO, 1960)].
Portanto, a inviabilidade de isolar os estudos de fenmenos econmicos de seu quadro histrico comprovada na forma que sistemas econmicos heterogneos, sociais e tecnolgicos entram em confrontos e em estado de dependncia e legitimao uns com os outros. O Brasil sempre acompanhou estilos de vida dos pases que lideraram e lideram o progresso tecnolgico, o pas foi envolvido por um emaranhado de racionalidades e artifcios (a escravido e a posterior abolio) que fizeram do pas um mero complemento de outras economias. Assim, o rompimento com as velhas estruturas e a reposio de novas e sob a jurisdio de formas intrnsecas, agora dentro de uma complexidade de fatores, nos leva percepo de que o Brasil ainda um complemento da economia mundial. Desse modo, podemos justificar aes internas e externas combinadas ou no como promotoras das desigualdades e legitimaes delas (BANDEIRA, 2010, p. 83).

Dentro das cidades, o processo de segregao urbana ou ambiental uma das faces mais importantes da desigualdade social e parte promotora dela, no fomento da lgica da desordem/ordem. Segundo Marcelo Lopes de Souza (2003), o que faz uma cidade o singular e o particular, os quais devem ser entendidos, havendo, portanto, uma necessidade de investigar o interno.

110

Alexandre Eslabo Bandeira

Ao analisar a cidade do Rio Grande, com sua urbanizao e industrializao, nota-se que a produo e reproduo ocorreram desde sua gnese, obedecendo caracterstica de ser uma cidade litornea e com capacidade porturia. percebido que esses fatos justificam qualquer planejamento ou investimento que seja feito na sua rea, (vejase hoje o momento atual em que vive a cidade, almejando novas funes dentro do cenrio nacional, regional e mundial). Alm disso, entende-se por que Rio Grande foi palco de grandes manifestaes de ordens sociais e econmicas: a cidade faz parte de uma dinmica que vai do global ao local, com entrada e sada de tudo (mercadorias), como a cidade do capital. Para Marcelo Domingues (1995), Rio Grande no pode ser vista em escala reduzida, pois a sua identidade porturia obedece a uma dinmica do micro ao macro na sua funcionalidade, passando a suas gerncias para um mbito maior de administrao tornando-se maior em escala externa do que interna.
Assim, o espao local passou/passa/passar, a ser o produto da sobreposio de vrios nveis/ escalas de interesses poltico-econmicos. A organizao do espao local seguiu/segue/seguir as orientaes de foras extra-locais sendo as decises/ aes tomadas em gabinetes fechados na esfera federal, estadual, privada (regional, nacional e internacional) e, futuramente, talvez regional supra-nacional (MERCOSUL). O Superporto do Rio Grande torna-se um n fundamental na rede dos fluxos de comrcio do Rio Grande do Sul (DOMINGUES, p. 27).

Assim ficou evidente a indissociabilidade entre espao e sociedade nas suas relaes. Nesse sentido, a cidade do Rio Grande ilustra o propsito do trabalho, que a dialtica da excluso/incluso, no interior de um processo contnuo progressivo e regressivo, justificando a reviso bibliogrfica condutora do debate sobre a cidade no singular. diante disso que Carlos Walter Porto (2006) ressalta que vivemos hoje um carter moderno-colonial do sistema-mundo, visto que no superamos caractersticas do passado colonial; apenas demos novas roupagens a elas. Dessa forma, notamos que Rio Grande, ou at mesmo num diagnstico generalizante, que qualquer que seja a cidade, insere-se no chamado pensamento nico urbano, o qual exige que se ajustem aos propsitos tidos pela globalizao financeira. Atualmente, Carlos Vainer (2009), com seus discursos sobre as cidades competitivas, prega uma verdadeira unidade de pensamento para as cidades como o ambiente
AMBIENTE & EDUCAO | vol. 16(2) | 2011 111

simplesmente para os negcios. Viu-se que a origem, a transformao e o desenvolvimento atual do processo de excluso/incluso so oriundos de todas as manifestaes do macro e do micro, pois so reflexo da dialtica do social ao individual. A excluso/incluso tem um carter ilusrio: a incluso (insero social perversa) faz com que a sociedade exclua para incluir e essa transmutao condio da ordem social desigual, o que manifesta o carter ilusrio da incluso. Nesse vis, Bader Sawaia (2006) afirma que, no lugar da excluso, o que se tem a dialtica excluso/incluso.
A dialtica incluso/excluso gesta subjetividades especficas que vo desde o sentir-se includo at o sentir-se discriminado ou revoltado. Essas subjetividades no podem ser explicadas unicamente pela determinao econmica, elas determinam e so determinadas por formas diferenciadas de legitimao social e individual, e manifestam-se no cotidiano como identidade, sociabilidade, afetividade, conscincia e inconscincia. (SAWAIA, 2006, p. 9).

A sociedade uma multicomplexidade de fatores e percebido que, no modo de produo capitalista, cada indivduo participa como no sujeito, mesmo este recebendo o ttulo de sujeito, restando a ele somente o consolo de ser usurio, consumidor. CONSIDERAES FINAIS Em suma, a pretenso aqui no querer criar a roda novamente, mas sim reconstruir a prpria histria dos fatos contraditrios. A sociedade planeja, almeja e obtm seus desejos com a manifestao dos seres humanos atravs da tendncia para gozos materiais. Assim, a prpria histria do homem banalizada na sua inferioridade, diante do fato de ser mero consumidor, desconhecendo a sua prpria potncia atual, ou seja, opressor/oprimido, ambos no mesmo ser, no cotidiano das cidades. A injustia social proporciona a clivagem cada vez maior entre ricos e pobres, acesso e no acesso, ser e no ser, fruto dos tratamentos desiguais e do envolvimento inconsciente de todos na produo e deciso que influenciam em suas vidas. Desse modo, as cidades so planejadas, tornando-se hoje a gesto da condio de uma pequena parcela da sociedade, estas representadas por corporaes, multinacionais e planos

112

Alexandre Eslabo Bandeira

gestores de instituies globais, que ignoram as disparidades e colocam seus planejamento para uma sociedade globalizada, que tem como objetivo central o mundo dos negcios. Nesse contexto, Rio Grande- RS- Brasil entra nesse processo contnuo do espao-tempo, no chamado pensamento nico urbano, que exige das cidades que se ajustem aos propsitos tidos como inelutveis da globalizao financeira (ACSELRAD, 2004, p.27). Por isso pertinente o debate acerca da justia social, da necessidade de uma nova mentalidade, na qual a sociedade, em sua qualidade de pertencimento (TUAN, 1980,1983), construa uma identidade crtica para os interesses da totalidade. A relao do ser com seu entorno e consigo prprio cria e recria tenses. O ser humano, como produto/produtor de vrias tenses, questes ambientais e sociais, constitui questes territoriais, geradas pelas culturas, que so bens de consumo e de produo; deste modo, a conscincia crtica e ingnua transforma-se em mediadores e conexes destas ditas tenses. Assim, a cincia precisa ser a todo o instante criada e recriada, e a Geografia, uma cincia complexa, no foge desse desafio.
REFERNCIAS ACSELRAD, Henri. A durao das cidades sustentabilidade e risco nas polticas urbanas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. _____. Vigiar e unir: a agenda da sustentabilidade urbana? In: Prefcio 2 edio de A durao das cidades Sustentabilidade e risco nas polticas urbanas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. ARANTES, Otlia F.; VAINER, Carlos B.; MARICATO, Ermnia. A cidade do pensamento nico: desmanchando consensos. 5. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2009. BANDEIRA, Alexandre Eslabo. Reflexes tericas sobre os processos sociais da contradio excluso/incluso. Dissertao (Mestrado em Geografia) Programa de Ps- Graduao em Geografia- PPGEO. Universidade Federal do Rio Grande, 2010. _____. O Conceito de tecnologia sob o olhar do filsofo lvaro Vieira Pinto. Geografia Ensino & Pesquisa, Amrica do Sul, 15 20 03 2011. BAREMBLITT, Gregrio. Compndio de anlise institucional e outras correntes: teoria e prtica. 5. ed. Belo Horizonte: Instituto Felix Guattari, 2002. DOMINGUES, Marcelo Vinicius de La Rocha. Superporto do Rio Grande: plano e realidade. Elementos para uma discusso. Dissertao de Mestrado. UFRJ, 1995. GONALVES, Carlos Walter Porto. A globalizao da natureza e a natureza da globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006.

AMBIENTE & EDUCAO

| vol. 16(2) | 2011

113

HESS, Remi. Produzir sua obra: o momento da tese. Trad. Srgio da Costa Borba. Braslia: Liber Livro, 2005. MARTINS, Jos de Souza. Excluso social e a nova desigualdade. So Paulo: Paulus, 1997. _____. (org.). Henri Lefebvre e o retorno dialtica. So Paulo: Editora Hucitec, 1996. NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Seleo de textos de Gerard Lebrun. 3. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. NOVACK, George. A lei do desenvolvimento desigual e combinado da sociedade. Traduo de Valdemir Lisboa dos Santos. Cidade: Rabisco Criao e Propaganda,1988. PINTO, lvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. _____. Cincia e existncia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. _____. Conscincia e realidade nacional: a conscincia ingnua. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1960. QUIJANO, Anbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y Amrica Latina. In: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad Autnoma de Buenos Aires, Argentina. Julio 2000. ISBN:950-9231-51-7. Disponvel em:<http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/quijano.rtf>. Acesso em: dez. 2008. QUINTANA, Mario. Caderno H. 2. ed. So Paulo: Globo, 2006. ROCHA, Alexandre Souza da. Objetos, Atos e situaes no morar na periferia da metrpole. Momentos e implicao. Tese de Doutorado. Programa de PsGraduao em Geografia Humana. Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2006. SANTOS, Milton. A natureza do espao. Tcnica e Tempo. Razo e Emoo. So Paulo: Hucitec, 1999. _____. O espao dividido: os dois circuitos da economia urbana dos pases subdesenvolvidos. 2. ed. So Paulo: Edusp, 2004. _____. O espao do cidado. So Paulo: Nobel Terra, 2007. _____. Tcnica, espao, tempo: globalizao e meio tcnico-cientfico informacional. 3. ed. So Paulo: Editora Hucitec, 1997. SAWAIA, Bader (org.) et al. As artimanhas da excluso. Anlise psicossocial e tica da desigualdade social. 6. ed; Petrpolis: Vozes, 2006. SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introduo crtica ao planejamento e gesto urbanos. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. TUAN, Y. F. Espao e Lugar: a perspectiva da experincia. Trad. Lvia de Oliveira. So Paulo: Difel, 1983. _____. Topofilia: um estudo da percepo, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lvia de Oliveira. So Paulo: Difel, 1980.

114

Alexandre Eslabo Bandeira

You might also like