You are on page 1of 3

O que Fordismo um sistema de produo, criado pelo empresrio norte-americano Henry Ford, cuja principal caracterstica a fabricao em massa.

sa. Henry Ford criou este sistema em 191 para sua ind!stria de autom"#eis, projetando um sistema baseado numa lin$a de monta%em. Objetivo do sistema & objeti#o principal deste sistema era redu'ir ao m(imo os custos de produo e assim baratear o produto, podendo #ender para o maior n!mero poss#el de consumidores. )esta forma, dentro deste sistema de produo, uma esteira rolante condu'ia a produto, no caso da Ford os autom"#eis, e cada funcionrio e(ecuta#a uma pe*uena etapa. +o%o, os funcionrios no precisa#am sair do seu local de trabal$o, resultando numa maior #elocidade de produo. ,ambm no era necessria utili'ao de mo-de-obra muito capacitada, pois cada trabal$ador e(ecuta#a apenas uma pe*uena tarefa dentro de sua etapa de produo. & fordismo foi o sistema de produo *ue mais se desen#ol#eu no sculo --, sendo respons#el pela produo em massa de mercadorias das mais di#ersas espcies. Declnio do fordismo .a dcada de 19/0, o fordismo entrou em declnio com o sur%imento de um no#o sistema de produo mais eficiente. & ,oyotismo, sur%ido no 1apo, se%uia um sistema en(uto de produo, aumentando a produo, redu'indo custos e %arantindo mel$or *ualidade e efici2ncia no sistema produti#o. Fordismo para os trabalhadores 3n*uanto para os empresrios o fordismo foi muito positi#o, para os trabal$adores ele %erou al%uns problemas como, por e(emplo, trabal$o repetiti#o e des%astante, alm da falta de #iso %eral sobre todas as etapas de produo e bai(a *ualificao profissional. & sistema tambm se basea#a no pa%amento de bai(os salrios como forma de redu'ir custos de produo.

Quem foi Henry Ford foi um importante en%en$eiro americano. .asceu em 40 de jul$o de 1/54, na cidade norte-americana de 6prin%7ells. Faleceu em 8 de abril de19 8, na cidade de )earborn. 9rodu'iu seu primeiro autom"#el em 1/9:. Biografia ;inda jo#em, trabal$a#a na fa'enda do pai, onde era o respons#el pela manuteno dos motores dos tratores. Foi nesta poca *ue desen#ol#eu o talento e o %rande interesse pela en%en$aria automobilstica. Ford considerado o primeiro a implantar um sistema de produo em srie. & en%en$eiro americano notou *ue era muito mais barato e rpido produ'ir um modelo de autom"#el padroni'ado. )e acordo com o sistema fordiano de produo <tambm con$ecido como fordismo=, o autom"#el passa#a por uma esteira de monta%em em mo#imento e os operrios coloca#am as peas. +o%o, cada operrio de#eria cumprir uma funo especfica. )esta forma, e(istiam operrios para determinadas fun>es <pintura, colocar pneus, direo, motor, etc=. .este sistema, um autom"#el era montado em apenas 9/ minutos. & modelo de autom"#el mais famoso produ'ido por Henry Ford foi o modelo ?,@, tambm con$ecido como ?Ford Ai%ode@. 3ste #eculo foi o mais #endido no final do sculo -B-. Curiosidade: - Henry Ford foi um %rande in#entor. C$e%ou a re%istrar 151 patentes nos 3stados Dnidos. - Foi o fundador da Ford Eotor Company. Frases de enr! Ford

- F& passado ser#e para mostrar as nossas fal$as e nos dar indica>es para o pro%resso do futuro F. - F3(istem mais pessoas *ue desistem do *ue pessoas *ue fracassamF. - F.o aponte defeitos, aponte solu>esF. - F3star decidido, acima de *ual*uer coisa, o se%redo do sucessoF.

- F& fracasso a oportunidade de recomear, com mais inteli%2ncia e redobrada #ontadeF. - FDm idealista uma pessoa *ue ajuda os outros a prosperarF. - F; !nica $ist"ria *ue #ale al%uma coisa a $ist"ria *ue fa'emos no presenteF. - F& mel$or uso do capital no fa'er din$eiro, mas sim fa'er din$eiro para mel$orar a #idaF. - F.in%um pode construir uma reputao baseado no *ue ainda #ai fa'er.F - F& capital *ue no mel$ora, constantemente, as condi>es e remunerao do trabal$o, fo%e G sua mais alta misso.F - F9ensar o trabal$o mais pesado *ue e(iste, e, tal#e', seja essa a ra'o para to poucas pessoas se dedi*uem a tal tarefaF. - F&bstculos so a*ueles peri%os *ue #oc2 #2 *uando tira os ol$os de seu objeti#o.F - F.o o empre%ador *ue pa%a os salrios, mas sim o cliente.F - F.ossas derrotas so, Gs #e'es mais frutferas *ue nossos 2(itos.F "rincipais livros escritos por - Ein$a #ida e obra - &s princpios da prosperidade - & judeu internacional enr! Ford:

You might also like