You are on page 1of 5

EP Dt01

O Mercantilismo
Diferente de pas para pas, o mercantilismo associa-se, basicamente, a uma concepo poltica de construo de um Estado forte e poderoso no conjunto das naes, dando nfase ao primado da civilizao material, do nacionalismo econmico, do intervencionismo e proteccionismo estatais, de controlo e estmulo da atividade econmica. Com o mercantilismo, aparece pela primeira vez o conceito de balana comercial, relao entre o valor das exportaes e o das importaes. Esta corrente de pensamento econmico defendia uma organizao e regulamentao da atividade produtiva e comercial como forma de se conseguir construir um aparelho econmico capaz de conduzir os pases desejada acumulao de riquezas. Algumas das medidas assentavam 1. no desenvolvimento de infraestruturas no pas, das comunicaes aos portos; 2. na criao de mercados exteriores para os produtos nacionais, as colnias na maior parte das vezes, regies s quais o mercantilismo dar uma ateno cada vez maior. 3. na proteo aduaneira (taxas alfandegrias), que visava principalmente os artigos de luxo ou os considerados improdutivos e pretendia travar as importaes para que no superassem as exportaes.

1 UnIA DESp. Dr. Catarina Gomes

EP Dt01
Historicamente, o mercantilismo teve implantao nos sculos XVI e XVIII, com particular incidncia neste ltimo. Geograficamente destaca-se na Frana de Jean-Baptiste Colbert. Neste pas, o mercantilismo confunde-se com a figura daquele estadista. Colbert promoveu ao mximo as exportaes de produtos agrcolas ultrapassando o conceito de subsistncia at ento dominante na agricultura e manufacturas para prover os cofres nacionais de ouro. Desenvolveu indelevelmente a indstria do pas e dinamizou o comrcio, principalmente o colonial. J em Inglaterra e na Holanda, o mercantilismo tinha um matiz muito mais comercial, facilitado pela capacidade de transporte e intercmbio de produtos que aqueles pases detinham, dominando os mares. Nas monarquias ibricas, principalmente no caso espanhol, o mercantilismo assentava, sobretudo, na proteo e transporte dos metais preciosos oriundos das minas americanas, no evitando, todavia, a sua sada para o estrangeiro, nomeadamente para pagamento das avultadas e caras importaes de que dependiam, pois a sua actividade produtiva nunca fora alvo de incentivos. O mercantilismo traduz tambm a relao cada vez mais estreita da economia com a poltica, para prover os cofres nacionais de receitas capazes de suportar os elevados encargos do aparelho do Estado, cada vez mais pesado e oneroso. As estimativas e clculos oramentais, bem como a contabilidade actualizada, so cada vez mais comuns nos Estados europeus, introduzidas pelas directrizes mercantilistas de controlo e organizao da actividade econmica, estrutura basilar da nao e sua maior fonte de riqueza e prestgio. H tambm uma remodelao do funcionalismo e uma maior fiscalizao, agora centralizada.

2 UnIA DESp. Dr. Catarina Gomes

EP Dt01
Em Portugal, surgiram tambm medidas e prticas mercantilistas, de certa forma mesclando as correntes francesa, espanhola e inglesa. Destacando-se, no sculo XVIII, a figura do marqus de Pombal como smbolo do mercantilismo portugus, principalmente no sentido do combate ao luxo e ociosidade, da valorizao e fomento da produo nacional e incremento do comrcio atravs das companhias de monoplio, outra faceta do mercantilismo europeu. O sculo XVIII marca, contudo, o fim do mercantilismo como corrente de pensamento econmico no poder, dando lugar ao liberalismo econmico naunciado no fisiocratismo e ao desenvolvimento do capitalismo, sistemas com muito maior poder de resposta s tendncias da economia que se avizinhavam com a industrializao crescente. De qualquer modo, o iderio mercantilista no sucumbiu com a indstria, pois algumas das suas matrizes e linhas essenciais foram retomadas, em pleno sculo XX, pelo grande economista ingls John M. Keynes (1883-1946) na sua teoria econmica, que alis influenciou largamente o New Deal norte-americano, que permitiu sair da Grande Depresso. quase impossvel caracterizar o que seria o 'sistema de liberdade natural' de Adam Smith sem fazer referncia ao que ele denomina por 'sistema comercial ou mercantil', uma vez que o primeiro aparece praticamente como uma anttese do segundo. Como sugere poeticamente Schumpeter, das cinzas do sistema mercantil que "(...) emerge, como fnix, o sistema poltico de Smith" (Schumpeter, 1966: 186-7). E, de facto, o "sistema de liberdade natural" (e a famosa metfora da mo invisvel) foi apresentado no Livro IV da Riqueza das naes, no contexto de uma discusso crtica deste sistema. Smith expe a teoria que ele considera correta sobre a natureza e causas da riqueza para se lanar tarefa de respaldar a crtica ao mercantilismo no rigor da teoria econmica. Smith conceptualiza a escola mercantilista (na verdade um conjunto de polticas, artigos, panfletos, propaganda, etc.), ao sistematizar, no Livro IV, os seus pontos centrais antes de combat-los.

3 UnIA DESp. Dr. Catarina Gomes

EP Dt01
Segundo o autor, as principais caractersticas desse sistema seriam: a identificao de riqueza com riqueza metlica e a ideia de que, para deter metais, era preciso manter a Balana Comercial superavitria. Neste sentido, "(...) tornou-se necessariamente o grande objeto da Economia Poltica [dos mercantilistas], diminuir tanto quanto possvel a importao de produtos externos para o consumo domstico, e aumentar tanto quanto possvel a exportao do produto da indstria domstica. Os seus dois grandes mecanismos para enriquecer um pas, portanto, eram restries sobre importaes e incentivos s exportaes. (WN, IV, i: 450). Ao Estado caberia, ento, intervir na vida econmica de forma a garantir que a aco dos indivduos engendrasse a maior acumulao possvel de metais para a nao. Smith dedica praticamente todo o Livro IV da Riqueza das Naes anlise detalhada das principais polticas que ele associa a este sistema de Economia Poltica que so divididas, em grandes linhas, em polticas que limitam as importaes e estimulam as exportaes. Do lado das restries s importaes, ele discute a limitao imposta importao de produtos domsticos (similares nacionais), especialmente quando provenientes de pases em relao aos quais a nao apresentasse dfices comerciais. Do lado do estmulo s exportaes, Smith analisa as polticas de drawbacks; de subsdios (bounties); os tratados comerciais e a poltica colonial. Mas as polticas mercantilistas no se limitavam a essas medidas. Smith discute tambm algumas polticas que visavam estimular a importao e restringir a exportao de matrias-primas com o objectivo de tornar as manufaturas mais competitivas, alm de medidas que restringiam a liberdade dos artesos, impedindo-os de trabalhar, ou residir

4 UnIA DESp. Dr. Catarina Gomes

EP Dt01
em outros pases, como forma de evitar que o seu saber fosse apropriado pelos pases concorrentes.

Vrios aspectos deste conjunto de polticas que constituiriam o "sistema mercantil" foram duramente atacados por Smith. So de salientar basicamente duas crticas que avalio como sendo as mais importantes na Riqueza das naes: 1. uma crtica mais especificamente "econmica"; 2. uma crtica de carter mais filosfico (respeitante aos graus de justia e liberdade garantidos pelo sistema). Sendo a Riqueza das naes um livro que se prope a estudar a natureza e as causas da riqueza das naes, no de se estranhar que a crtica "econmica" seja a mais elaborada e desenvolvida. No entanto, a questo da justia tambm aparece de forma recorrente na obra. Ao comparar o mercantilismo com o 'sistema de liberdade natural', Smith argumenta que este ltimo, alm de ser o que tenderia a maximizar a riqueza das naes, seria tambm o mais justo e o que permitiria o maior grau de liberdade aos indivduos.

Fontes: http://www.infopedia.pt/$mercantilismo. Laura Vallado de Mattos. As razes do laissez-faire: uma anlise do ataque ao mercantilismo e da defesa da liberdade econmica na Riqueza das naes. Revista de Economia Poltica. Rev. Econ. Polit. vol.27 no.1 So Paulo Jan./Mar. 2007. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010131572007000100006&script=sci_arttext.

5 UnIA DESp. Dr. Catarina Gomes

You might also like