You are on page 1of 9

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

CONDUTOS LIVRES CANAIS MOVIMENTO UNIFORME Condutos livres esto sujeitos presso atmosfrica, pelo menos em um ponto da sua seo do escoamento. Eles tambm so denominados canais e normalmente apresentam uma superfcie livre de gua, em contato com a atmosfera. Na figura 1 so mostrados dois casos tpicos de condutos livres (a e b); em (c) est indicado o caso limite de um conduto livre embora o conduto funcione completamente cheio, na sua geratriz interna superior atua uma presso igual atmosfrica. Em (d) est representado um conduto no qual existe uma presso maior do que a atmosfrica.

Figura 1

Todos os condutos que conduzem gua com uma superfcie livre so considerados canais, com seo aberta ou fechada. TIPOS DE MOVIMENTO Os escoamentos em condutos livres ocorrem de vrias maneiras:

PERMANENTE (Numa determinada seo a vazo permanece cte) ESCOAMENTO

UNIFORME (Seo uniforme, profundidades e velocidade cte)

VARIADO (Acelerado ou retardado)

Gradualmente

Bruscamente NO PERMANENTE (Vazo varivel)

Se ao longo do tempo o vetor velocidade no se alterar em grandeza e direo, em qualquer ponto determinado de um liquido em movimento o escoamento qualificado como permanente. Nesse caso as caractersticas hidrulicas em cada seo independem do tempo (essas caractersticas podem, no entanto, variar de uma seo para outra ao longo do canal: se elas no variarem de seo para seo ao longo do canal o movimento ser uniforme). UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

Considerando-se agora um trecho de canal, para que o movimento seja permanente no trecho, necessrio que a quantidade de liquido que entra e que sai mantenha-se constante. Consideremos um canal longo, de forma geomtrica nica, com certa rugosidade homognea e com uma pequena declividade, com certa velocidade e profundidade. Com essa velocidade, ficam balanceadas a fora que move o liquido e a resistncia oferecida pelos atritos interno e externo (este decorrente da rugosidade das paredes). No havendo novas entradas e nem sadas de lquido, a vazo ser sempre a mesma e o movimento ser permanente (com permanncia de vazo). Se a profundidade e a velocidade forem constantes (para isso a seo de escoamento no pode ser alterada), o movimento ser uniforme e o canal tambm ser chamado uniforme desde que a natureza das suas paredes seja sempre a mesma. Em outras palavras, escoamento permanente, ou estacionrio, a velocidade e a presso num determinado ponto, no variam com o tempo. A velocidade e a presso podem variar de um ponto para outro do fluxo, mas se mantm constantes em cada ponto imvel do espao, em qualquer momento do tempo, fazendo a presso e a velocidade em um ponto serem funes das coordenadas do ponto e no dependentes do tempo. No escoamento permanente a corrente fluida dita "estvel". E escoamento uniforme, todos os pontos da mesma trajetria que seguem as partculas apresentam a mesma velocidade. Trata-se de um caso especfico do escoamento permanente. Existe a variao da velocidade entre as trajetrias, mas na mesma trajetria, todos os pontos tm a mesma velocidade. Em outras palavras, entre os pontos de uma mesma trajetria, no h variao da velocidade (seu mdulo, direo e sentido permanecem constantes). Neste escoamento, a seo transversal da corrente de fluido invarivel. Um exemplo deste tipo de escoamento percebido em tubulaes longas com dimetro constante. Nesse casso a linha dgua ser paralela ao fundo do canal. CARGA ESPECIFICA Pode-se, ento, escrever para a carga total ( ) existente na seo:

O coeficiente , cujo valor est compreendido entre 1,0 e 1,1, leva em conta a variao de velocidades que existe na seo. Na pratica adota-se o valor unitrio, com aproximao razovel, resultando:

Em sees a jusante a carga ser menor, pois o valor de vai se reduzindo para permitir a manuteno do escoamento contra os atritos. Passando-se a tomar o prprio fundo do canal, a carga na seo passa a ser:

denomina-se carga especifica e resulta da soma da altura de gua com a carga cintica ou energia de velocidade.

UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

Figura 2

Os canais uniformes e o escoamento uniforme no existem na natureza. At mesmo no caso de conduto artificiais prismticos, longos e de pequena declividade, as condies apenas se aproximam do movimento uniforme. Essas condies de semelhana apenas acontecem a partir de uma certa distncia da seo inicial e tambm deixam de existir a uma certa distancia da seo final (nas extremidades a profundidade e a velocidade so variveis). por isso que canais relativamente curtos no podem prevalecer as condies de uniformidade. Em coletores de esgotos, concebidos como canais de escoamento uniforme, ocorrem condies de remanso e ressaltos de gua onde o movimento se afasta da uniformidade.

CANAIS AFOGADOS Cujo nvel dgua a jusante predeterminado por uma condio de chegada. Nesse caso calcula-se a perda de carga e, partindo-se do N.A. conhecido de jusante, pode-se obter o nvel de montante. CANAIS LIVRES Que descarregam livremente a jusante, onde o nvel bem mais baixo. Nesse caso sabese que na extremidade do canal a profundidade do liquido cair abaixo da profundidade critica. Partindo-se da profundidade crtica, determina-se a profundidade pouco acima dela

A partir desse ponto calcula-se a perda de carga para se encontrar o nvel de montante. Se o canal receber contribuies pontuais ao longo da sua extenso, ele poder ser subdividido em trechos para efeito de calculo. FORMA DOS CONDUTOS Os condutos livres podem ser abertos ou fechados, apresentando-se na prtica com uma grande variedade de sees. Os condutos de pequenas propores geralmente so executados com a forma circular. UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

A seo em forma de ferradura comumente adotada para os grandes aquedutos. Os canais escavados em terra normalmente apresentam uma seo trapezoidal que se aproxima tanto quanto possvel da forma semi-hexagonal. O talude das paredes laterais depende da natureza do terreno (condies de estabilidade). Os canais abertos em rochas so, aproximadamente, de forma retangular, com a largura igual cerca de duas vazes a altura. As calhas de madeiras e ao so, em geral, semicirculares, ou retangulares.

DISTRIBUIO DAS VELOCIDADES NOS CANAIS A variao de velocidade, nas sees dos canais, vem sendo investigada h muito tempo. Para o estudo da distribuio das velocidades consideram-se duas sees. a) Seo Transversal A resistncia oferecida pelas paredes e pelo fundo reduz a velocidade. Na superfcie livre da resistncia oferecida pela atmosfera e pelos ventos tambm influencia a velocidade. A velocidade mxima ser encontrada na vertical 1 central, da figura 3 abaixo, em um ponto pouco abaixo da superfcie livre.

Figura 3

Podem ser consideradas as curvas isotquicas, que constituem o lugar geomtrico dos pontos de igual velocidade, figura 4.

Figura 4 Velocidades em ps/s, medidas em canal

b) Seo Longitudinal UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

A figura 5 mostra a variao da velocidade na vertical 1, 2 e 3, indicadas na figura 3.

Figura 5

Considerando-se a velocidade mdia em determinada seo igual a 1 pode-se traar o diagrama de variao da velocidade com a profundidade, figura 6.

Figura 6

RELAES PARA A VELOCIDADE MDIA O servio Geolgico dos Estados Unidos (United States Geological Survey) apresenta as relaes dadas a seguir, que so de grande utilidade nas determinaes e estimativas da vazo. a) A velocidade mdia numa vertical geralmente equivale de 80% a 90% da velocidade superficial. b) A velocidade a seis dcimos de profundidade , geralmente, a que mais se aproxima da velocidade mdia,

UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

c) Com maior aproximao do que na relao anterior, tem-se

d) A velocidade mdia tambm pode ser obtida partindo-se de

Essa ultima expresso mais precisa. REA MOLHADA E PERMETRO MOLHADO Como os condutos livres podem apresentar as formas mais diversas, podendo ainda funcionar parcialmente cheio, torna-se necessria a introduo de dois novos parmetros para o seu estudo. rea molhada de um conduto a rea til de escoamento numa seo transversal. Deve-se, portanto, distinguir S, seo de um conduto (total), e A, rea molhada (seo de escoamento). Permetro molhado a linha que limita a rea molhada junto s paredes e ao fundo do conduto. No abrange, portanto, a superfcie livre das guas. EQUAO GERAL DE RESISTNCIA Tome-se um trecho de comprimento unitrio. O movimento sendo uniforme, a velocidade mantm custa da declividade do fundo do canal, declividade essa que ser a mesma para a superfcie livre das guas. Sendo o peso especfico da massa lquida, a fora que produz o movimento ser a componente tangencial do peso do lquido:

(i) Desde que o movimento seja uniforme, deve haver equilbrio entre as foras aceleradoras e retardadoras, de modo que a fora F deve contrabalanar a resistncia oposta ao escoamento pela resultante dos atritos. Essa resistncia ao escoamento pode ser considerada proporcional aos seguintes fatores: a) Peso especfico do lquido ( ); b) Permetro molhado ( ); UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

c) Comprimento do canal ( ; d) Uma certa funo da velocidade mdia, ou seja, (ii) Igualando-se as equaes (i) e (ii),

Na prtica, em geral, a declividade dos canais relativamente pequena,

Permitindo que se tome (declividade) Resultando

A relao denominada raio hidrulico ou raio mdio:

Chegando-se ento, expresso

que a equao geral da resistncia. Alm da equao de resistncia, tem-se a equao da continuidade.

Essas duas equaes permitem resolver os problemas prticos de maneira anloga a dos condutos forados; conhecidos dois elementos, sempre possvel determinar os outros dois.

UNIGRAN

HIDRULICA II
QUADRO Forma ou seo

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

rea molhada, permetro molhado e raio hidrulico de algumas sees usuais Permetro Altura de gua rea molhada Raio hidrulico molhado CONDUTOS FECHADOS

Observaes

Circular* Circular Circular Circular Circular Quadrada* Retangular* Triangular* CONDUTOS ABERTOS Retangular Trapezoidal a) Talude 60 com a horizontal b) Talude 45 com a horizontal

*Condutos seo plena

FRMULA DE CHZY Em 1775, Chzy props uma expresso da seguinte forma:

O valor de era, nessa poca, suposto independente da rugosidade das paredes. interessante notar que, para um conduto de seco circular, funcionando com a seo cheia,

Tomando-se

e fazendo as substituies na frmula de Chzy, resulta

ou , Expresso anloga a de Darcy, em que o expoente de com a segunda potencia da velocidade. a unidade e a resistncia varia

MOVIMENTO TURBULENTO UNIFORME NOS CANAIS A grande maioria dos escoamentos em canais ocorre com regime turbulento. semelhana do nmero de Reynolds, calculado para tubos de seo circular, pode calcular esse adimensional para os canais. Como para os condutos circulares, o raio hidrulico para seo cheia, vale:

UNIGRAN

HIDRULICA II

Professor Eng. Civil Silvestre Heinen Jnior

Sendo, o dimetro do conduto, para o calculo do nmero de Reynolds para os canais, adota-se frequentemente, como dimenso linear caracterstica, o valor . Assim, se o conduto for uma seo circular cheia, este valor coincidir com o dimetro . Ento, para os canais, usualmente tem a seguinte expresso para o nmero de Reynolds:

ou (iii)

Calculando-se o nmero de Reynolds pela equao (iii), na grande maioria dos escoamentos considerados em hidrulica este valor ser superior a . Assim, s sero considerados, neste capitulo, escoamentos em regime turbulento. Para o caso particular de movimentos laminares , o raio hidrulico e a rea da seo no so os nicos elementos geomtricos do canal que influem na equao do movimento do fluido. H que considerar um outro parmetro, que depende tambm da forma da seo. Nesse momento s sero considerados os movimentos uniformes, ou seja, aqueles em que a declividade da superfcie livre corresponde declividade do fundo, isto , rea molhada, raio hidrulico, vazo e declividade do fundo so constantes.

UNIGRAN

You might also like