You are on page 1of 15

1

FACULDADE DE EDUCAO DE BACABAL FEBAC CURSO DE NUTRIO

MADELLINY MALLORY DA COSTA SOUSA

BIOTRIOS

BACABAL MA 2014

SUMRIO
1 INTRODUO .................................................................................................................................. 3 2 DEFINIO. ...................................................................................................................................... 3 3 TIPOS DE BIOTRIOS .................................................................................................................... 3 4 CARACTERIZAO GENTICA DOS ANIMAIS ...................................................................... 4 5 CARACTERIZAO AMBIENTAL ............................................................................................... 4 6 INSTALAO DE BIOTRIOS E BIOSSEGURANA ............................................................. 5 7 LEGISLAO ................................................................................................................................... 6 8 REFERNCIAS ................................................................................................................................. 7 ANEXO................................................................................................................................................... 8

1 INTRODUO O emprego de animais com objetivos cientficos uma prtica comum e h muito tempo utilizada. O uso de animais de laboratrio em conjunto com estudos realizados em humanos extremamente importante para os resultados de pesquisas que no podem ser obtidas somente pela observao daquilo que normalmente acontece. Atravs destas tcnicas Possibilitou o desenvolvimento de vacinas contra a raiva, ttano e difteria. 2 DEFINIO. Biotrios: so instalaes capazes de produzir e manter espcies animais destinadas a servir como reagentes biolgicos em diversos tipos de ensaios controlados.

3 TIPOS DE BIOTRIOS Biotrio de criao: - Onde so produzidas e mantidas as matrizes das linhagens; - Controle rigoroso da sade dos animais e esquemas especiais de acasalamento para manunteno das caractersticas genticas; - Instalao em reas isoladas, distantes de centros urbanos; - Normas para o transporte dos animais devem ser observadas.

Biotrio de produo: - Onde se criam grandes quantidades de animais para atender s pesquisas, recebendo matrizes dos biotrios de criao.

Biotrio de experimentao: - Recebem animais do biotrio de criao ou de produo; - Os animais ficaro alojados durante um perodo experimental; - Construo deve ser prxima ao laboratrio de pesquisa; - Instalaes de barreiras sanitrias de proteo.

4 CARACTERIZAO GENTICA DOS ANIMAIS Para o uso de animais em biotrios de criao devem ser consideradas as caractersticas genticas, que so de grande importncia no que se refere seleo e ao manejo dos animais utilizados em pesquisas na rea da sade. Vrios tipos de avaliaes podem ser feitos para monitorar e controlar este tipo de variabilidade, tais como simulaes computadorizadas, marcadores bioqumicos, imunolgicos e de DNA, ou anlises genticas quantitativas (NRC, 2003; Majerowicz, 2005). Outro aspecto importante est relacionado confiana e reprodutibilidade de dados obtidos com linhagens de animais de experimentao, as quais, sendo padronizadas, possibilitam-nos simular in vivo as interaes entre rgos e sistemas, reagindo a um determinado tipo de tratamento qumico ou biolgico, favorecendo a compreenso de eventos relacionados ao desenvolvimento de determinada doena. Porm, experimentos realizados com animais contaminados trazem um vis, comprometendo a exatido dos resultados, dificultando sua interpretao ou fornecendo falsos positivos, tornando o animal inadequado como modelo experimental (Passos, 2003).

5 CARACTERIZAO AMBIENTAL A gaiola outro ponto fundamental para se obter as condies ideais de conforto e bem estar dos animais. O material de construo varia de acordo com a espcie animal alojada, sendo preferencialmente de material leve, durvel e isolante trmico, evitando-se materiais que dificultem a higienizao e esterilizao, como a madeira. Alm disso, a arquitetura deve facilitar o acesso dos animais gua e ao alimento, de forma a propiciar conforto e bem estar e evitar competio entre indivduos. As gaiolas utilizadas na experimentao com animais convencionais de laboratrio tendem a manter dimenses padronizadas. Paiva et al. (2005) estabelecem o nmero ideal de animais por caixa bem como suas dimenses (Tabela 1).

Tabela 1. Nmero de animais por caixa para diferentes espcies

6 INSTALAO DE BIOTRIOS E BIOSSEGURANA Para os biotrios de experimentao, conveniente que a edificao esteja prxima ao laboratrio de pesquisa, com a instalao de barreiras sanitrias de proteo, tanto para o bioterista quanto para o meio ambiente. Com relao aos biotrios de criao, apropriado que sejam instalados em reas distantes de centros urbanos, isolando os animais de agentes biolgicos que possam infect-los ou contamin-los, assegurando-se assim, o cumprimento das normas sanitrias adequadas de criao e manuteno (FIOCRUZ, 1998; Cardoso, 2001). Instalaes: - Controle ambiental e sanitrio - Controle de contaminao e preveno de contaminao cruzada Principais aspectos: - Instalao de sistemas de ventilao adequados promover o bem -estar do animal e funcionar como barreiras para o controle de contaminaes; - Monitoramento de temperatura, umidade e trocas de ar controle sobre poluentes, odores e contaminantes aergenos; - Estabelecer fluxos operacionais entre pessoas, animais e materiais por demarcao de reas limpas/sujas minimizar interferncias na qualidade e na segurana. Sistemas de barreiras locais: - Separam os animais de um ambiente geral em ambientes especficos; - Propiciam proteo aos animais pelos riscos de contaminao do ambiente externo; - Protegem o ambiente de possveis experimentalmente e de contaminantes. Isoladores: - Sistema fechado de alojamento que garante a manuteno do padro sanitrio e gentico das linhagens de animais de laboratrio; - Sistema seguro de conteno, sendo extensivamente usado para alojar animais microbiologicamente definidos. Estantes ou gabinetes ventilados: - Sistema de ventilao de ar forado por motores ventiladores, instalados dentro de gabinetes que alojam animais; - Induz, em geral, um fluxo unidirecional de ar forado para o interior das gaiolas, ventilando-as individualmente retirada de poluentes produzidos pelo metabolismo dos prprios animais, diminuindo em particular a concentrao de gs amnia. escapes de animais manipulados

Microisoladores: - Gaiolas com tampas-filtro funcionando como barreiras; - Restringe o fluxo de ar ventilado, impedindo que ele entre no interior da gaiola, ocasionando um acmulo de gases como o de amnia, alm de alta temperatura e umidade no microambiente.

7 LEGISLAO 1. 27 de janeiro de 1978: Assemblia Unesco proclamou a Declarao Universal dos Direitos dos Animais. 2. No Brasil: Lei Federal n 6638 de 08 de maio de 1979: estabelece normas para a prtica didtico-cientfica da vivisseco de animais. 3. COBEA: elaborou artigos referentes aos Prncipios ticos da Experimentao Animal, reforando a Lei Federal 6638. 4. Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008: Estabelece critrios para a criao e a utilizao de animais em atividades de ensino e pesquisa cientfica, em todo o territrio nacional. 5. Legislao brasileira para uso de animais em pesquisa e ensino.

1. A utilizao de animais em atividades educacionais fica restrita a: I estabelecimentos de ensino superior; II estabelecimentos de educao profissional tcnica de nvel mdio da rea biomdica. 2. So consideradas como atividades de pesquisa cientfica todas aquelas relacionadas com cincia bsica, cincia aplicada, desenvolvimento tecnolgico, produo e controle da qualidade de drogas, medicamentos, alimentos, imunobiolgicos, instrumentos, ou quaisquer outros testados em animais, conforme definido em regulamento prprio. 3. No so consideradas como atividades de pesquisa as prticas zootcnicas relacionadas agropecuria.

8 REFERNCIAS Cardoso TAO. Programa arquitetnico de biotrios. In: Teixeira P, org. Curso de Aperfeioamento em Biossegurana. Rio de Janeiro: EAD/Ensp; 2000. p.21-42. Cardoso TAO. Consideraes sobre a biossegurana em arquitetura de biotrios. Bol. Centr. Panam. Fiebre Aftosa, 2001; 64-67:3-17. FIOCRUZ. Fundao Oswaldo Cruz. Comisso Tcnica de Biossegurana (CTBio). Procedimentos para a manipulao de microorganismos patognicos e/ou recombinates na FIOCRUZ. Rio de Janeiro: Fundao Oswaldo Cruz; 1998. NRC. National Research Council. Institute of Laboratory Animal Resources. Comission on life sciences. Manual sobre Cuidados e Usos de Animais de Laboratrio. Goinia: AAALAC/COBEA, 2003. 162p. Majerowicz J. Risco biolgico e nveis de proteo. In: Teixeira P, org. Curso de Aperfeioamento em Biossegurana. Rio de Janeiro: EAD/Ensp; 2000b. Cap. 18. p.11-26. Passos LAC. Anlise do determinismo gentico da resistncia de camundongos infectados experimentalmente com a cepa y de Trypanosoma cruzi. Campinas; 2003. [Tese de doutorado em Cincias Biolgicas, curso de Gentica e Biologia Molecular] Campinas: Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas; 2003. Paiva FP, Maffili VV, Santos ACS, orgs. Curso de manipulao de animais de laboratrio. Rio de Janeiro: Fundao Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Centro de Pesquisas Gonalo Moniz; 2005.

ANEXO ANEXO A: LEI AROUCA - N 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008.

Presidncia da Repblica
Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurdicos LEI N 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008.


Regulamenta o inciso VII do 1o do art. 225 da Constituio Federal, estabelecendo procedimentos para o uso cientfico de animais; revoga a Lei n o 6.638, de 8 de maio de 1979; e d outras providncias.

Mensagem de veto

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1o A criao e a utilizao de animais em atividades de ensino e pesquisa cientfica, em todo o territrio nacional, obedece aos critrios estabelecidos nesta Lei. 1o A utilizao de animais em atividades educacionais fica restrita a: I estabelecimentos de ensino superior; II estabelecimentos de educao profissional tcnica de nvel mdio da rea biomdica. 2o So consideradas como atividades de pesquisa cientfica todas aquelas relacionadas com cincia bsica, cincia aplicada, desenvolvimento tecnolgico, produo e controle da qualidade de drogas, medicamentos, alimentos, imunobiolgicos, instrumentos, ou quaisquer outros testados em animais, conforme definido em regulamento prprio. 3o No so consideradas como atividades de pesquisa as prticas zootcnicas relacionadas agropecuria. Art. 2o O disposto nesta Lei aplica-se aos animais das espcies classificadas como filo Chordata, subfilo Vertebrata, observada a legislao ambiental. Art. 3o Para as finalidades desta Lei entende-se por: I filo Chordata: animais que possuem, como caractersticas exclusivas, ao menos na fase embrionria, a presena de notocorda, fendas branquiais na faringe e tubo nervoso dorsal nico; II subfilo Vertebrata: animais cordados que tm, como caractersticas exclusivas, um encfalo

grande encerrado numa caixa craniana e uma coluna vertebral; III experimentos: procedimentos efetuados em animais vivos, visando elucidao de fennemos fisiolgicos ou patolgicos, mediante tcnicas especficas e preestabelecidas; IV morte por meios humanitrios: a morte de um animal em condies que envolvam, segundo as espcies, um mnimo de sofrimento fsico ou mental. Pargrafo nico. No se considera experimento: I a profilaxia e o tratamento veterinrio do animal que deles necessite; II o anilhamento, a tatuagem, a marcao ou a aplicao de outro mtodo com finalidade de identificao do animal, desde que cause apenas dor ou aflio momentnea ou dano passageiro; III as intervenes no-experimentais relacionadas s prticas agropecurias. CAPTULO II DO CONSELHO NACIONAL DE CONTROLE DE EXPERIMENTAO ANIMAL CONCEA Art. 4o Fica criado o Conselho Nacional de Controle de Experimentao Animal CONCEA. Art. 5o Compete ao CONCEA: I formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas utilizao humanitria de animais com finalidade de ensino e pesquisa cientfica; II credenciar instituies para criao ou utilizao de animais em ensino e pesquisa cientfica; III monitorar e avaliar a introduo de tcnicas alternativas que substituam a utilizao de animais em ensino e pesquisa; IV estabelecer e rever, periodicamente, as normas para uso e cuidados com animais para ensino e pesquisa, em consonncia com as convenes internacionais das quais o Brasil seja signatrio; V estabelecer e rever, periodicamente, normas tcnicas para instalao e funcionamento de centros de criao, de biotrios e de laboratrios de experimentao animal, bem como sobre as condies de trabalho em tais instalaes; VI estabelecer e rever, periodicamente, normas para credenciamento de instituies que criem ou utilizem animais para ensino e pesquisa; VII manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados ou em andamento no Pas, assim como dos pesquisadores, a partir de informaes remetidas pelas Comisses de tica no Uso de Animais - CEUAs, de que trata o art. 8o desta Lei; VIII apreciar e decidir recursos interpostos contra decises das CEUAs; IX elaborar e submeter ao Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia, para aprovao, o seu regimento interno;

10

X assessorar o Poder Executivo a respeito das atividades de ensino e pesquisa tratadas nesta Lei. Art. 6o O CONCEA constitudo por: I Plenrio; II Cmaras Permanentes e Temporrias; III Secretaria-Executiva. 1o As Cmaras Permanentes e Temporrias do CONCEA sero definidas no regimento interno. 2o A Secretaria-Executiva responsvel pelo expediente do CONCEA e ter o apoio administrativo do Ministrio da Cincia e Tecnologia. 3o O CONCEA poder valer-se de consultores ad hoc de reconhecida competncia tcnica e cientfica, para instruir quaisquer processos de sua pauta de trabalhos. Art. 7o O CONCEA ser presidido pelo Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia e integrado por: I 1 (um) representante de cada rgo e entidade a seguir indicados: a) Ministrio da Cincia e Tecnologia; b) Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq; c) Ministrio da Educao; d) Ministrio do Meio Ambiente; e) Ministrio da Sade; f) Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento; g) Conselho de Reitores das Universidades do Brasil CRUB; h) Academia Brasileira de Cincias; i) Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia; j) Federao das Sociedades de Biologia Experimental; l) Colgio Brasileiro de Experimentao Animal; m) Federao Nacional da Indstria Farmacutica; II 2 (dois) representantes das sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no Pas. 1o Nos seus impedimentos, o Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia ser substitudo,

11

na Presidncia do CONCEA, pelo Secretrio-Executivo do respectivo Ministrio. 2o O Presidente do CONCEA ter o voto de qualidade. 3o Os membros do CONCEA no sero remunerados, sendo os servios por eles prestados considerados, para todos os efeitos, de relevante servio pblico. CAPTULO III DAS COMISSES DE TICA NO USO DE ANIMAIS CEUAs Art. 8o condio indispensvel para o credenciamento das instituies com atividades de ensino ou pesquisa com animais a constituio prvia de Comisses de tica no Uso de Animais CEUAs. Art. 9o As CEUAs so integradas por: I mdicos veterinrios e bilogos; II docentes e pesquisadores na rea especfica; III 1 (um) representante de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no Pas, na forma do Regulamento. Art. 10. Compete s CEUAs: I cumprir e fazer cumprir, no mbito de suas atribuies, o disposto nesta Lei e nas demais normas aplicveis utilizao de animais para ensino e pesquisa, especialmente nas resolues do CONCEA; II examinar previamente os procedimentos de ensino e pesquisa a serem realizados na instituio qual esteja vinculada, para determinar sua compatibilidade com a legislao aplicvel; III manter cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa realizados, ou em andamento, na instituio, enviando cpia ao CONCEA; IV manter cadastro dos pesquisadores que realizem procedimentos de ensino e pesquisa, enviando cpia ao CONCEA; V expedir, no mbito de suas atribuies, certificados que se fizerem necessrios perante rgos de financiamento de pesquisa, peridicos cientficos ou outros; VI notificar imediatamente ao CONCEA e s autoridades sanitrias a ocorrncia de qualquer acidente com os animais nas instituies credenciadas, fornecendo informaes que permitam aes saneadoras. 1o Constatado qualquer procedimento em descumprimento s disposies desta Lei na execuo de atividade de ensino e pesquisa, a respectiva CEUA determinar a paralisao de sua execuo, at que a irregularidade seja sanada, sem prejuzo da aplicao de outras sanes cabveis. 2o Quando se configurar a hiptese prevista no 1o deste artigo, a omisso da CEUA acarretar sanes instituio, nos termos dos arts. 17 e 20 desta Lei.

12

3o Das decises proferidas pelas CEUAs cabe recurso, sem efeito suspensivo, ao CONCEA. 4o Os membros das CEUAs respondero pelos prejuzos que, por dolo, causarem s pesquisas em andamento. 5o Os membros das CEUAs esto obrigados a resguardar o segredo industrial, sob pena de responsabilidade. CAPTULO IV DAS CONDIES DE CRIAO E USO DE ANIMAIS PARA ENSINO E PESQUISA CIENTFICA Art. 11. Compete ao Ministrio da Cincia e Tecnologia licenciar as atividades destinadas criao de animais, ao ensino e pesquisa cientfica de que trata esta Lei. o 1 (VETADO) o 2 (VETADO) o 3 (VETADO) Art. 12. A criao ou a utilizao de animais para pesquisa ficam restritas, exclusivamente, s instituies credenciadas no CONCEA. Art. 13. Qualquer instituio legalmente estabelecida em territrio nacional que crie ou utilize animais para ensino e pesquisa dever requerer credenciamento no CONCEA, para uso de animais, desde que, previamente, crie a CEUA. 1o A critrio da instituio e mediante autorizao do CONCEA, admitida a criao de mais de uma CEUA por instituio. 2o Na hiptese prevista no 1o deste artigo, cada CEUA definir os laboratrios de experimentao animal, biotrios e centros de criao sob seu controle. Art. 14. O animal s poder ser submetido s intervenes recomendadas nos protocolos dos experimentos que constituem a pesquisa ou programa de aprendizado quando, antes, durante e aps o experimento, receber cuidados especiais, conforme estabelecido pelo CONCEA. 1o O animal ser submetido a eutansia, sob estrita obedincia s prescries pertinentes a cada espcie, conforme as diretrizes do Ministrio da Cincia e Tecnologia, sempre que, encerrado o experimento ou em qualquer de suas fases, for tecnicamente recomendado aquele procedimento ou quando ocorrer intenso sofrimento. 2o Excepcionalmente, quando os animais utilizados em experincias ou demonstraes no forem submetidos a eutansia, podero sair do biotrio aps a interveno, ouvida a respectiva CEUA quanto aos critrios vigentes de segurana, desde que destinados a pessoas idneas ou entidades protetoras de animais devidamente legalizadas, que por eles queiram responsabilizar-se. 3o Sempre que possvel, as prticas de ensino devero ser fotografadas, filmadas ou gravadas, de forma a permitir sua reproduo para ilustrao de prticas futuras, evitando-se a

13

repetio desnecessria de procedimentos didticos com animais. 4o O nmero de animais a serem utilizados para a execuo de um projeto e o tempo de durao de cada experimento ser o mnimo indispensvel para produzir o resultado conclusivo, poupando-se, ao mximo, o animal de sofrimento. 5o Experimentos que possam causar dor ou angstia desenvolver-se-o sob sedao, analgesia ou anestesia adequadas. 6o Experimentos cujo objetivo seja o estudo dos processos relacionados dor e angstia exigem autorizao especfica da CEUA, em obedincia a normas estabelecidas pelo CONCEA. 7o vedado o uso de bloqueadores neuromusculares ou de relaxantes musculares em substituio a substncias sedativas, analgsicas ou anestsicas. 8o vedada a reutilizao do mesmo animal depois de alcanado o objetivo principal do projeto de pesquisa. 9o Em programa de ensino, sempre que forem empregados procedimentos traumticos, vrios procedimentos podero ser realizados num mesmo animal, desde que todos sejam executados durante a vigncia de um nico anestsico e que o animal seja sacrificado antes de recobrar a conscincia. 10. Para a realizao de trabalhos de criao e experimentao de animais em sistemas fechados, sero consideradas as condies e normas de segurana recomendadas pelos organismos internacionais aos quais o Brasil se vincula. Art. 15. O CONCEA, levando em conta a relao entre o nvel de sofrimento para o animal e os resultados prticos que se esperam obter, poder restringir ou proibir experimentos que importem em elevado grau de agresso. Art. 16. Todo projeto de pesquisa cientfica ou atividade de ensino ser supervisionado por profissional de nvel superior, graduado ou ps-graduado na rea biomdica, vinculado a entidade de ensino ou pesquisa credenciada pelo CONCEA. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 17. As instituies que executem atividades reguladas por esta Lei esto sujeitas, em caso de transgresso s suas disposies e ao seu regulamento, s penalidades administrativas de: I advertncia; II multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 20.000,00 (vinte mil reais); III interdio temporria; IV suspenso de financiamentos provenientes de fontes oficiais de crdito e fomento cientfico; V interdio definitiva. Pargrafo nico. A interdio por prazo superior a 30 (trinta) dias somente poder ser

14

determinada em ato do Ministro de Estado da Cincia e Tecnologia, ouvido o CONCEA. Art. 18. Qualquer pessoa que execute de forma indevida atividades reguladas por esta Lei ou participe de procedimentos no autorizados pelo CONCEA ser passvel das seguintes penalidades administrativas: I advertncia; II multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 5.000,00 (cinco mil reais); III suspenso temporria; IV interdio definitiva para o exerccio da atividade regulada nesta Lei. Art. 19. As penalidades previstas nos arts. 17 e 18 desta Lei sero aplicadas de acordo com a gravidade da infrao, os danos que dela provierem, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do infrator. Art. 20. As sanes previstas nos arts. 17 e 18 desta Lei sero aplicadas pelo CONCEA, sem prejuzo de correspondente responsabilidade penal. Art. 21. A fiscalizao das atividades reguladas por esta Lei fica a cargo dos rgos dos Ministrios da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, da Sade, da Educao, da Cincia e Tecnologia e do Meio Ambiente, nas respectivas reas de competncia. CAPTULO VI DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 22. As instituies que criem ou utilizem animais para ensino ou pesquisa existentes no Pas antes da data de vigncia desta Lei devero: I criar a CEUA, no prazo mximo de 90 (noventa) dias, aps a regulamentao referida no art. 25 desta Lei; II compatibilizar suas instalaes fsicas, no prazo mximo de 5 (cinco) anos, a partir da entrada em vigor das normas estabelecidas pelo CONCEA, com base no inciso V do caput do art. 5o desta Lei. Art. 23. O CONCEA, mediante resoluo, recomendar s agncias de amparo e fomento pesquisa cientfica o indeferimento de projetos por qualquer dos seguintes motivos: I que estejam sendo realizados sem a aprovao da CEUA; II cuja realizao tenha sido suspensa pela CEUA. Art. 24. Os recursos oramentrios necessrios ao funcionamento do CONCEA sero previstos nas dotaes do Ministrio da Cincia e Tecnologia. Art. 25. Esta Lei ser regulamentada no prazo de 180 (cento e oitenta) dias. Art. 26. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. o Art. 27. Revoga-se a Lei n 6.638, de 8 de maio de 1979.

15

Braslia, 8 de outubro de 2008; 187o da Independncia e 120o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Tarso Genro Reinhold Stephanes Jos Gomes Temporo Miguel Jorge Luiz Antonio Rodrigues Elias Carlos Minc

You might also like