You are on page 1of 5

Superior Tribunal de Justia

CONFLITO DE COMPETNCIA N 122.506 - SC (2012/0095677-4) RELATOR SUSCITANTE : MINISTRO SEBASTIO REIS JNIOR : JUZO DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DE JOAABA SC SUSCITADO : JUZO FEDERAL DA 1A VARA CRIMINAL DA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA INTERES. : JUSTIA PBLICA INTERES. : EM APURAO EMENTA PENAL. CONFLITO DE COMPETNCIA. AO PENAL. CRIMES CONEXOS. FALSIDADE IDEOLGICA, USO DE DOCUMENTO FALSO, DESCAMINHO E LAVAGEM DE DINHEIRO. SUPERVENINCIA DE ABSOLVIO QUANTO AOS DELITOS DE COMPETNCIA FEDERAL. INCIDNCIA DO ART. 81 DO CPP. PERPETUATIO JURISDICTIONIS . COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL PARA O JULGAMENTO DOS DELITOS REMANESCENTES. PRECEDENTES DA TERCEIRA SEO. PARECER ACOLHIDO. 1. Mesmo com a absolvio sumria dos denunciados das imputaes concernentes aos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro de competncia federal , remanesce a competncia da Justia Federal para o julgamento dos delitos conexos (falsidade ideolgica e uso de documento falso), de competncia estadual. Precedentes da Terceira Seo. 2. Conflito conhecido para declarar a competncia do Juzo Federal da 1 Vara Criminal da Seo Judiciria de Santa Catarina, o suscitado. DECISO Trata-se de conflito de competncia instaurado entre o Juzo de Direito da Vara Criminal de Joaaba/SC, suscitante, e o Juzo Federal da 1 Vara Criminal da Seo Judiciria de Santa Catarina, suscitado. Versam os autos acerca de ao penal proposta pelo Ministrio Pblico Federal em face de Thiago Gazoni e Gilmar Alex Gazoni, imputando-lhes a prtica dos delitos de falsidade ideolgica, uso de documento falso, descaminho e lavagem de dinheiro. Eis o que narra a acusao (fls. 411/414):
[...] No perodo compreendido entre os meses de fevereiro a julho de 2004, Thaigo Gazoni e Gilmar Alex Gazoni importaram ilegalmente diversas mercadorias, as quais consistiam, basicamente, em equipamentos de
Documento: 23219236 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 03/08/2012 Pgina 1 de 5

Superior Tribunal de Justia


informtica, com a finalidade de revend-las para a Agncia Regional da CELESC (Centrais Eltricas de Santa Catarina) em Joaaba/BA. Inicialmente, em 03.02.2004, os denunciados revenderam parte dessas mercadorias para a referida agncia utilizando-se das notas fiscais n. 000037 e 000038 emprestadas da empresa WORLD FLOWERS LTDA COFFEE EMPORIUM (CNPJ n. 04.363.707/0001-13). Entretanto, para contabilizar a entrada desses equipamentos na empresa COFFEE, Thiago e Gilmar ofereceram notas fiscais falsas n. 009212 da empresa CLASSIC TELEFONIA CELULAR LTDA (CNPJ n. 01.278.210/0002-90) e n. 029451 da empresa COMPUMICRO MICROS E PERIFRICOS (CNPJ n. 03.213.817/0001-36). Em perodo sequencial, compreendido entre os meses de maro a maio de 2004, Thiago e Gilmar revenderam algumas das mercadorias que importaram clandestinamente para a agncia regional da CELESC de Joaaba/SC, apresentando notas fiscais falsas, bem como fazendo-se passar por responsveis pelas empresas constantes nas referidas notas fiscais e, consequentemente, recebendo o valor correspondente. [...] Em etapa posterior, perodo correspondente aos meses de junho e julho de 2004, Thiago e Gilmar, dando continuidade importao irregular de mercadorias estrangeiras, constituram a empresa NET COM INFORMTICA E ELETRNICA (CNPJ n. 06.253.489/0001-90), com a exclusiva finalidade de revender estas mercadorias para a Agncia Regional da CELESC de Joaaba/SC. Em nome dessa agncia da CELESC, os denunciados, atravs da empresa NET COM, emitiram notas fiscais 000001,000002, 000003, 000004, 000005, 000010,000011 e 000016. Entretanto, no intuito de dar legalidade nas mercadorias referidas nas notas fiscais da empresa NET COM, Thiago e Gilmar, quando do cumprimento do mandado de busca e apreenso realizado em 29.03.2006, apresentaram notas fiscais de contabilizao/aquisio dessas mercadorias tambm falsas, correspondentes empresa UNIGRAPH DO BRASIL LTDA CNPJ n. 02.080.668/0001-11 (de nmero 010181), empresa CONECTIONS IND. E COM. EQUIP. ELETRNICOS LTDA - CNPJ n. 02.685.670/0001-14 (de nmero 023738) e empresa COMPUSUL COM. IMP. E EXP. LTDA - CNPJ n. 74.226.127/0001-60 (de nmero 034547). [...]

Recebida a denncia pelo Juzo Federal da 1 Vara Criminal da Seo Judiciria de Santa Catarina, o processo seguiu curso regular at a sentena, ocasio em que os denunciados foram absolvidos sumariamente dos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro. No tocante aos delitos de falsidade ideolgica e uso de documento falso, o Juzo processante consignou o seguinte (fls. 495/496):
[...]
Documento: 23219236 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 03/08/2012 Pgina 2 de 5

Superior Tribunal de Justia


Remanesce, pois, a parte da denncia atinente insero de dados inverdicos em documentos fiscais e ao uso de destes documentos fiscais contendo dados falsos. A competncia para processar e julgar tais delitos, porm, da Justia Estadual. (...) Declino, em favor da Justia Estadual, da competncia para processar e julgar os rus, quanto aos delitos remanescentes.

Remetido o feito comarca de Joaaba/SC, o conflito foi suscitado pelo Juzo estadual, nos seguintes termos (fls. 550/552 - grifo nosso):
[...] Compulsando os autos verifica-se que os acusados foram denunciados, em sntese, por terem importado ilegalmente diversas mercadorias (equipamentos de informtica), com a finalidade de revend-las para a Agncia Regional da CELESC de Joaaba, bem como por terem vendido, no exerccio da atividade comercial, equipamentos de informtica de procedncia estrangeira que introduziram clandestinamente no pas, e, ainda, por terem inserido declaraes falsas em notas fiscais, visando alterar a verdade de fato juridicamente relevante, fazendo uso dessas notas, configurando, em tese, a prtica dos crimes previstos nos arts. 299, 304 e 334, todos do Cdigo Penal, e do art. 1, inc. V, da Lei 9.613/98, na forma do art. 69, do Cdigo Penal (fls. 348-352). O Juzo Federal absolveu os denunciados quanto ao crime de descaminho com base no princpio da insignificncia, eis que o valor provvel das operaes de vendas de mercadorias clandestinas era aqum do patamar adotado pelo Supremo Tribunal Federal, determinando, por consequncia, a insubsistncia do crime de lavagem de dinheiro por atipicidade do delito antecedente, bem como remessa dos autos Justia Estadual (fls. 414-415v e 439-444). Ocorre que o Cdigo de Processo Penal prev em seu art. 81 que:
Art. 81. Verificada a reunio dos processos por conexo ou continncia, ainda que no processo da sua competncia prpria venha o juiz ou tribunal a proferir sentena absolutria ou que desclassifique a infrao para outra que no se inclua na sua competncia, continuar competente em relao aos demais processos.

Sobre a matria o Superior Tribunal de Justia vem entendendo que uma vez determinada a competncia do Juzo Federal diante da conexo entre crimes de sua competncia e da justia estadual, mesmo que haja sentena absolutria relativa aos crimes de competncia federal, esta no se desloca por haver perpetuao de jurisdio nesses casos. [...] Diante disso, suscito conflito de jurisdio perante o Superior Tribunal de
Documento: 23219236 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 03/08/2012 Pgina 3 de 5

Superior Tribunal de Justia


Justia.

Aqui, instado a se manifestar, o Ministrio Pblico Federal opinou pela declarao de competncia da Justia Federal (fl. 567):
CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. PROCESSO PENAL. DESCAMINHO. LAVAGEM DE DINHEIRO. FALSIDADE IDEOLGICA. USO DE DOCUMENTO IDEOLOGICAMENTE FALSO. ABSOLVIO EM RELAO AOS CRIMES DE COMPETNCIA FEDERAL. ART. 81 DO CPP. PERPETUATIO JURISDICTIONIS . IMPOSSIBILIDADE DE REMESSA DOS AUTOS JUSTIA ESTADUAL. PRECEDENTES. PELO CONHECIMENTO DO CONFLITO, A FIM DE QUE SEJA DECLARADA A COMPETNCIA DO JUZO DA 1 VARA FEDERAL CRIMINAL DE FLORIANPOLIS - SJ/SC, O SUSCITADO.

o relatrio. Estou de acordo com o parecer. Mesmo com a absolvio sumria dos denunciados das imputaes concernentes aos crimes de descaminho e lavagem de dinheiro de competncia federal , remanesce a competncia da Justia Federal para o julgamento dos delitos conexos (falsidade ideolgica e uso de documento falso) de competncia estadual. que, em casos tais, a Terceira Seo desta Corte tem asseverado a incidncia do art. 81 do Cdigo de Processo Penal, in verbis :
Art. 81. Verificada a reunio dos processos por conexo ou continncia, ainda que no processo da sua competncia prpria venha o juiz ou tribunal a proferir sentena absolutria ou que desclassifique a infrao para outra que no se inclua na sua competncia, continuar competente em relao aos demais processos.

A ttulo exemplificativo, confiram-se:


PROCESSO PENAL. CONFLITO DE COMPETNCIA. CONEXO OU CONTINNCIA. CONTRABANDO. JUSTIA FEDERAL. INSTRUO CONCLUDA. INCORRNCIA DO CRIME. PERPETUATIO JURISDICTIONIS . Encerrada a instruo, ao cabo da qual o Juzo Federal entende pela
Documento: 23219236 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 03/08/2012 Pgina 4 de 5

Superior Tribunal de Justia


inocorrncia do crime que atraiu a sua competncia por conexo, no caso, contrabando, remanesce-lhe o mnus jurisdicional de apreciar as demais capitulaes penais, mesmo que originariamente da competncia da Justia Comum Estadual. o fenmeno da perpetuatio jurisdictionis , que segundo o professor Jos Frederico Marques, apoiando-se em Chiovenda, extrai-se da idia de que 'a competncia adquirida por um juiz, em razo da conexo de causas se perpetua e subsiste ainda que a lide que pertencia originariamente sua competncia, e que atraiu a seu poder de julgar o litgio que tomado isoladamente pertenceria competncia de outro juiz, desaparece por um motivo qualquer; o juiz continua sendo competente para julgar a causa, que prossegue, e sobre a qual tem competncia adquirida e no originria'. (CC n. 34.321/RJ, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, DJ 26/3/2007 grifo nosso) [...] 3. Estabelecida a competncia da Justia Federal em face da conexo entre crimes de competncia estadual e federal, oferecida a denncia, ainda que haja absolvio ou desclassificao quanto ao delito da competncia estadual, persiste a competncia da Justia Federal. (CC n. 32.458/SP, Ministro Arnaldo Esteves Lima, DJ 2/3/2005)

Ante o exposto, acolhendo o parecer e vista dos precedentes, conheo do conflito para declarar a competncia do Juzo Federal da 1 Vara Criminal da Seo Judiciria de Santa Catarina, o suscitado. D-se cincia aos juzes em conflito. Publique-se. Braslia, 1 de agosto de 2012. Ministro Sebastio Reis Jnior Relator

Documento: 23219236 - Despacho / Deciso - Site certificado - DJe: 03/08/2012

Pgina 5 de 5

You might also like