You are on page 1of 40

MINISTRIO DA EDUCAO Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica/Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso Diversidade e Incluso na Rede Federal

de Educao Profissional e Tecnolgica

A EDUCAO BSICA : DIREITO e DIVERSIDADE Diretrizes para a educao em direitos humanos. Diretrizes Curriculares Nacionais para educao ambiental. Estratgias para a implementao Fbio Meirelles Hardman de Castro, Jos Vicente de Freitas
Cllia Brando Alvarenga Craveiro. Diretora de Polticas de Educao em Direitos Humanos e Cidadania Professora Titular da PUC-Gois Presidente do CNE 2008 2010 - Reitora da PUC Gois 1994-2001
1

A existncia de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existncia de um sistema normativo, Onde por existncia deve entender-se tanto o mero fator exterior de um direito histrico ou vigente quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da prpria ao. A figura do direito tem como correlato a figura da obrigao

DESIGUALDADE SOCIAL E DIVERSIDADE

DESIGUALDADE SOCIAL e EDUCACIONAL


Escolaridade mdia pessoas de 15 anos ou mais de idade

20% mais pobres 5,6 anos 20% mais ricos 10,6 anos
Pessoas de 16 anos com ensino fundamental completo

20% mais pobres 42,8% 20% mais ricos 85,8%


Fonte: IBGE/PNAD-2011

DESIGUALDADE SOCIAL e EDUCACIONAL

Jovens de 19 anos com Ensino Mdio Completo 20% mais pobres 29,3% 20% mais ricos 78,1%
Escolaridade Lquida (15 a 17 anos) 20% mais pobres 35,8% 20% mais ricos 74,2%
Fonte: PNAD 2011/IBGE 5

RR Taxa de crianas22,2% no alfabetizadas com 8 anos de idade AP


23%

28,3%

AM

32,2%

PA

MA
34% 28,7% 23%

CE

RN 26,9%
PB 22,4% PE 23,9% AL 35% SE 23,8%

18,7%

PI

26,1%

AC

RO

11%

10,9%

MT

DF

TO
17,2%

6,8%

BA

Meta 5 PNE: Alfabetizar todas as crianas, no mximo, at o final do terceiro ano do ensino fundamental.
35% 5%

8,8% 7,6%

MS

GO 9%

6,7%

MG

ES 10%
RJ 9,3%

SP

PR 4,9%
6,7%

RS

SC 5,1%

Brasil: 15,2%

Fonte: Censo Demogrfico 2010/IBGE

EDUCAO COMO DIREITO

EDUCAO E DIREITOS HUMANOS


EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS

Universalizao da Educao Bsica/Acesso Permanncia Concluso

Construo da qualidade social da Educao


Democratizao do Acesso Educao Superior
9

Construo permanncia

da

qualidade

social

da

Educao: acesso universalizante, com


pertinente

idade/nvel/etapas do aprendiz; concluso


qualidade social com relevncia social

10

3. INTRODUO Educao e Diversidade: Justia Social, Incluso e Direitos Humanos constitui o eixo central da educao e o objetivo da poltica educacional. Uma Educao pblica, democrtica, laica e com qualidade. A diversidade, como dimenso humana. Uma construo histrica, social, cultural, poltica.

IGUALDADE

JUSTIA SOCIAL

11

Formao

12
12

SISTEMA

13

UNIO

REGIME DE COLABORAO

ESTADOS

MUNICPIOS

14

SISTEMA ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

a) Intencionalidade. b) Unidade. c) Variedade. d) Coerncia interna. e) Coerncia externa. Saviani


15
15

16

Art. 208.
................................................................................. I - Educao Bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria;(O disposto neste inciso I dever ser implementado progressivamente, at 2016, nos termos do Plano Nacional de Educao, com apoio tcnico e financeiro da Unio).
17

VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da Educao Bsica, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. Art. 211. 4 Na organizao de seus sistemas de ensino, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios definiro formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio.
18

Art. 212.

3 A distribuio dos recursos pblicos


assegurar prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatrio, no que

se refere a universalizao, garantia de


PADRO DE QUALIDADE E EQUIDADE, nos termos do plano nacional de educao.
19

Art. 214. A lei estabelecer o PLANO NACIONAL DE EDUCAO, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em REGIME DE COLABORAO e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a

manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: PIB
20

VI - estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto.

21

Reflexo Inicial
Pq ainda temos uma escola desconfigurada arquitetonicamente ser o reflexo da ausncia de um financiamento efetivo, ausncia de compromissos, ou viso preconceituosa que o pblico para pobre, por isso o que se tem est muito bem. Pq a formao que ainda no alcanou o estabelecido pela dcada da educao 1996 2006. Pq a formao do pedagogo no mergulha na educao da infncia 0 10 anos. Pq a preocupao com a avaliao sobrepe o compromisso com as condies de trabalho para os docentes e para os discentes foco no produto como se ele no fosse resultado de um processo.

Educao Bsica

23

Os estudantes
Os estudantes devem ser estimulados para que sejam protagonistas da construo de sua educao. Quem ele? Quais so esses Outros Sujeitos? Quais as relaes com a famlia?.

24

DCNGEB PARECER CNE/CEB N:7/2010


1-HISTRICO Processo e Metodologia. Contexto. Diagnstico/Referncias conceituais. Sistema Nacional de Educao. Acesso e permanncia para a conquista da qualidade social. Organizao curricular: conceito, limites, possibilidades.
25

Elementos constitutivos para a organizao das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica
O projeto poltico-pedaggico e o regimento escolar.
Avaliao.

Gesto democrtica e organizao da escola.


O professor e a formao inicial e continuada.

26

Direito universal e alicerce indispensvel para o exercer em plenitude o direto a cidadania. TEMPO, espao e contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformaes corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenas. Liberdade e pluralidade exigncias do PROJETO EDUCACIONAL.
27

Princpios Cuidar e Educar


ticos valorizao da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e s diferentes culturas, identidades e singularidades.

Polticos garantia dos direitos de cidadania, do exerccio da criticidade e do respeito ordem democrtica.
Estticos valorizao da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestaes artsticas e culturais.

Cada etapa do processo de escolarizao constitui-se unidade, que se articula

organicamente com as demais de maneira


complexa e intrincada,permanecendo todas

elas, em suas diferentes modalidades,


ao logo do percurso do escolar

individualizadas e intercomplementares.
29

Tema: Educao para as Relaes tnico-Raciais


Descrio: Referenciais sobre a educao para as relaes etnicorraciais, contemplando a histria e diversidade cultural Afrobrasileira e africana; trajetrias do povo negro no espao geogrfico; identidade racial, relaes sociais e diversidade; autoestima e identidade tnico-racial; histria e cultura dos povos ciganos no Brasil e a superao do racismo na escola. Parecer CNE/CP n. 3, de 10 de maro de 2004 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Resoluo CNE/CP n. 1, de 17 de junho de 2004 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE/CEB n 2/2007, aprovado em 31 de janeiro de 2007Parecer quanto abrangncia das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura AfroBrasileira e Africana.
30

Tema: Educao de Jovens e Adultos


Descrio: Referenciais sobre a educao de jovens e adultos, contemplando o mundo do trabalho na contemporaneidade; a economia solidria e o empreendedorismo; a educao digital como estratgia de incluso social; prticas pedaggicas, processos avaliativos e formao de educadores da EJA; a educao de jovens e adultos na perspectiva da educao popular e a organizao EJA no contexto das instituies prisionais. Parecer CNE/CEB n 36/2004, aprovado em 07 de dezembro de 2004 Aprecia a Indicao CNE/CEB 3/2004, que prope a reformulao da Resoluo CNE/CEB 1/2000, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB n 20/2005, aprovado em 15 de setembro de 2005 Incluso da Educao de Jovens e Adultos, prevista no Decreto n 5.478/2005, como alternativa para a oferta da Educao Profissional Tcnica de nvel mdio de forma integrada com o Ensino Mdio.
31

Tema: Educao de Jovens e Adultos


Parecer CNE/CEB n 29/2006, aprovado em 5 de abril de 2006 Reexame do Parecer CNE/CEB n 36/2004, que aprecia a Indicao CNE/CEB n 3/2004, propondo a reformulao da Resoluo CNE/CEB n 1/2000, que definiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB n 23/2008, aprovado em 8 de outubro de 2008 Institui Diretrizes Operacionais para a Educao de Jovens e Adultos EJA nos aspectos relativos durao dos cursos e idade mnima para ingresso nos cursos de EJA. Parecer CNE/CEB n 6/2010, aprovado em 7 de abril de 2010 Reexame do Parecer CNE/CEB n 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educao de Jovens e Adultos EJA, nos aspectos relativos durao dos cursos e idade mnima para ingresso nos cursos de EJA; idade mnima e certificao nos exames de EJA; e Educao de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educao a Distncia.
Resoluo CNE/CEB n 3, de 15 de junho de 2010 Institui Diretrizes Operacionais para a Educao de Jovens e Adultos nos aspectos relativos durao dos cursos e idade mnima para ingresso nos cursos de EJA; idade mnima e certificao nos exames de EJA; e Educao de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educao a Distncia. 32

Tema: Educao do Campo


Descrio: Referenciais para a compreenso do campo no contexto

socioeconmico e cultural brasileiro, contemplando a agroecologia e desenvolvimento sustentvel; a territorialidade e a questo agrria; a produo agrcola e o desenvolvimento econmico e a histria e cultura das diferentes populaes do campo.
Parecer CNE/CEB n 36/2001, aprovado em 4 de dezembro de 2001 Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Resoluo CNE/CEB n 1, de 3 de abril de 2002 Institui Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Parecer CNE/CEB n 23/2007, aprovado em 12 de setembro de 2007 Consulta referente s orientaes para o atendimento da Educao do Campo. Parecer CNE/CEB n 3/2008, aprovado em 18 de fevereiro de 2008 Reexame do Parecer CNE/CEB n 23/2007, que trata da consulta referente s orientaes para o atendimento da Educao do Campo. Resoluo CNE/CEB n 2, de 28 de abril de 2008 Estabelece diretrizes complementares, normas e princpios para o desenvolvimento de polticas pblicas de atendimento da Educao Bsica do Campo. 33

Tema: Educao Especial


Descrio: Referenciais sobre educao especial na perspectiva da educao inclusiva contemplando o atendimento educacional especializado aos estudantes com deficincia, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades e com superdotao; uso pedaggico dos recursos de tecnologia assistiva para a promoo da autonomia e da independncia; a valorizao da diversidade humana como fundamento da prtica pedaggica; a superao do preconceito e da discriminao no contexto escolar com base na condio de deficincia; a gesto e as prticas pedaggicas para o desenvolvimento inclusivo das escolas; a acessibilidade fsica e pedaggica nas comunicaes e informaes. Parecer CNE/CEB n 17/2001, aprovado em 3 de julho de 2001 Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica.Resoluo CNE/CEB n 2/2001, de 11 de setembro de 2001. Parecer CNE/CEB n 13/2009, aprovado em 3 de junho de 2009 diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educao Bsica, modalidade Educao Especial. Resoluo CNE/CEB n 4, de 2 de 34 outubro de 2009.

Tema: Educao Indgena


Descrio: Referenciais para a compreenso da histria e da cultura indgena, contemplando a histria dos povos indgenas no Brasil; a interculturalidade e territorialidade indgena; as lnguas indgenas; a afirmao cultural indgena e especfica dos diferentes povos indgenas. Parecer CNE/CEB n 13/2012, aprovado em 10 de maio de 2012 e Resoluo - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Escolar Indgena.

35

Tema: Educao Quilombola


Descrio: Referenciais sobre as comunidades remanescentes de quilombos, contemplando o quilombo como espao de resistncia; a territorialidade, ancestralidade e organizao; a cultura, a religio e a tradio oral e a histria e os saberes tradicionais das diferentes comunidades quilombolas. Parecer CNE/CEB n 16/2012, aprovado em 5 de junho de 2012 e Resoluo Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Escolar Quilombola.

36

Tema: Educao em Direitos Humanos


Descrio: Referenciais para a educao em direitos humanos e a promoo de uma cultura de convivncia com a diversidade de gnero, sexual, tnico-racial e religiosa, contemplando o reconhecimento da dignidade humana e a eliminao de todas as formas de discriminao e preconceito; a construo histrica dos direitos humanos; os direitos humanos na contemporaneidade; crianas e adolescentes como sujeitos de direitos; propostas pedaggicas para a valorizao das diferenas e mediao de conflitos e reflexes sobre a mdia e os direitos humanos. Parecer CNE/CP n 8/2012, aprovado em 6 de maro de 2012 e Resoluo CNE/CP n 1, de 30 de maio de 2012 Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educao em Direitos Humanos.
37

Tema: Sustentabilidade Socioambiental


Descrio: Referenciais para o desenvolvimento de valores e prticas para a sustentabilidade socioambiental, contemplando conceitos e metodologias de educao ambiental; gesto escolar para promoo da cidadania socioambiental; gesto dos resduos slidos; produo, consumo e descarte; mudanas socioambientais globais; preveno de riscos e desastres naturais e medidas de reduo do impacto social nas comunidades atingidas. Parecer CNE/CP n 14/2012, aprovado em 6 de junho de 2012 e Resoluo CNE/CP n 2, de 15 de junho de 2012 Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Ambiental.
38

Tema: Educao para a Juventude


Descrio: Referenciais que abordem as diferentes formas de participao da juventude no mundo contemporneo, contemplando polticas pblicas para a juventude; trajetrias juvenis na contemporaneidade; juventude, educao, trabalho e famlia e a cultura juvenil afro-brasileira (do Hip Hop, da capoeira e outros). Parecer CNE/CEB n 18/2008, aprovado em 6 de agosto de 2008 Apreciao do Projeto Pedaggico Integrado e autorizao de funcionamento do Projovem Urbano.

39

Cllia Brando Alvarenga Craveiro cleliacraveiro@mec.com.br 61-95706845 61 20229077

40

You might also like