You are on page 1of 5

1

Notas: 1

Que frase abaixo define corretamente as funes da CEPAL?


Escolher uma resposta.

a. Comisso da qual participam vrios cientistas, entre mdicos, fsicos e socilogos, cujo foco a elaborao de politicas para os sistemas educacionais e de sade pblica na Amrica Latina. b. Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por misso discutir e fazer propostas para a superao do Subdesenvolvimento da Amrica Latina. c. Instituio que participou de forma incisiva na formulao de polticas industriais e de tecnologia da informao para os pases centrais. d. Uma instituio fundada por economistas Latino-Americanos nos anos 1940 para pensar o desenvolvimento humano do mundo e de suas regies, alm das relaes comerciais entre os eixos leste-oeste. e. Instituio de pesquisa voltada para o desenvolvimento dos mercados financeiros e acionrios nos pases da Amrica Latina.

Resposta correta: Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por misso discutir e fazer propostas para a superao do Subdesenvolvimento da Amrica Latina. Comentrio resposta correta: Muito bem! Todas as frases tratam de aspectos corretos Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2
Notas: 1

Sobre a Competitividade, julgue se os seguintes itens so corretos ou incorretos. I Competitividade a caracterstica do que competitivo. Em termos econmicos a competitividade vem dos preos das mercadorias, qualidade, disponibilidade, prazo de entrega etc. II Competitividade Espria a competitividade obtida com o uso de recursos ilcitos e imorais. III Competitividade autntica obtida com o uso adequado de recursos produtivos disponveis e respeitando as leis trabalhistas, tributrias, ambientais etc. IV Competitividade definida como os ganhos nas relaes de comrcio. correto afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. Apenas o item IV est incorreto. b. Todos os itens esto incorretos.

c. II, III e IV esto corretos.

d. Somente os itens II e III esto corretos.

e. Todos os itens esto corretos.

Resposta correta: Apenas o item IV est incorreto. Comentrio resposta correta: Parabns! Voc pode verificar no arquivo de conceitos fundamentais que todas as frases trazem a definio correta de competitividade e de suas variaes, com exceo do item IV. Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3
Notas: 1

Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrializao obtidos nesta aula, julgue as seguintes frases como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde sequncia correta, na ordem das frases. I As economias latino-americanas conseguiram conciliar a explorao econmica dos recursos primrios juntamente com uma indstria de razovel nvel tcnico, o que propiciou o avano do seu processo de industrializao concomitantemente ao resto do mundo. II Industrializao um processo histrico-social por meio do qual a indstria fabril se torna o setor predominante da economia de um pas. III A industrializao comeou na Inglaterra com a Revoluo Industrial, espalhando-se depois pela Europa, Estados Unidos e Japo, e, mais tarde, por pases da Amrica Latina e sia. IV O processo de industrializao caracteriza-se pela formao de um ncleo de indstria pesada, produtora de matrias-primas bsicas e de mquinas-ferramentas (indstrias de base) e alimentadora de todo o parque industrial. Assinale a alternativa que corresponde a sequncia correta.
Escolher uma resposta.

a. F, V, V, V b. V, F, F, F

c. V, V, F, V

d. F, V, F, V

e. F, F, V, V

Resposta correta: TF, V, V, V Comentrio resposta correta: Parabns! Somente o item I est incorreto Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4
Notas: 1

Sobre o progresso tcnico, correto afirmar:


Escolher uma resposta.

a. o desenvolvimento para melhor das tcnicas de produo de uma empresa, indstria ou da economia de um pas. b. Est presente nos pases subdesenvolvidos, pois estes baseiam sua competitividade na gerao, difuso e adoo de progresso tcnico. c. Foi caracterstica marcante da industrializao latino-americana.

d. definido pelos avanos no sistema educacional e pela especializao de uma economia.

e. uma deficincia grave das economias avanadas, como os EUA e a Alemanha.

Resposta correta: o desenvolvimento para melhor das tcnicas de produo de uma empresa, indstria ou da economia de um pas. Comentrio resposta correta: Parabns! Esta alternativa trata da definio de progresso tcnico e de constataes das pesquisas da CEPAL tratadas no resumo. Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5
Notas: 1

De acordo com as pesquisas da CEPAL, os pases da Amrica Latina tiveram um processo de industrializao peculiar, dotado de caractersticas distintas daquelas dos pases avanados. Neste contexto, analise as frases a seguir: I Participao no mercado internacional baseada na exportao de recursos naturais, produtos agrcolas e energia (petrleo) II e na Estrutura importao industrial de atrasada bens e industriais. protegida.

III

Uso

de

tecnologias

avanadas

preservao

dos

recursos

naturais.

IV Limitada valorizao social do empreendedorismo e precria liderana do empresariado nacional pblico e privado nos setores mais importantes de cada pas, geralmente dominados por multinacionais. Com base nestas frases, correto afirmar que:
Escolher uma resposta.

a. I e III so caractersticas das indstrias dos pases latino-americanos.

b. II e III so caractersticas marcantes do setor industrial norte-americano.

c. IV uma particularidade presente na industrializao europeia.

d. As indstrias dos pases avanados pode-se atribuir as caractersticas I e III.

e. I, II e IV caracterizam a indstria dos pases da Amrica Latina.

Resposta correta: I, II e IV caracterizam a indstria dos pases da Amrica Latina. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! Sua resposta est correta, pois as frases apresentam a caracterizao do processo de industrializao. Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6
Notas: 1

(CESGRANRIO/2008 BNDES - adaptada) Segundo a CEPAL (Comisso Econmica para a Amrica Latina), vrios problemas justificavam um esforo de industrializao baseado em proteo aduaneira e aes estatais na Amrica Latina. correto afirmar que NO fazia parte deste leque de problemas:
Escolher uma resposta.

a. O desemprego decorrente do baixo crescimento da demanda internacional por produtos primrios. b. A necessidade de grande quantidade de capital para iniciar a atividade em setores muito intensivos em capital. c. A deteriorao dos termos de troca entre produtos primrios e industrializados.

d. A instabilidade poltica e a presena de governos autoritrios na regio. e. Os rendimentos crescentes da indstria (argumento da indstria nascente).

Resposta correta: A instabilidade poltica e a presena de governos autoritrios na regio. Comentrio sobre a resposta correta: Parabns! A CEPAL centrava suas anlises sob os aspectos socioeconmicos; a instabilidade poltica e o autoritarismo no faziam parte do rol de problemas que fundamentaram o modelo de industrializao adotado na Amrica Latina. Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

You might also like