You are on page 1of 17

PLANO DE NEGCIOS

PROF MARIO T. MENDONA NETO

Em uma sociedade empreendedora, os indivduos enfrentam um enorme desafio, desafio este que precisam explorar como sendo uma oportunidade: a necessidade por aprendizado e reaprendizado continuados".

Definio: um instrumento que visa estruturar as principais concepes e alternativas para uma anlise correta de viabilidade do negcio pretendido, proporcionando uma avaliao antes de colocar em prtica a nova idia, reduzindo, assim, as possibilidades de se desperdiarem recursos e esforos em um negcio. Estudo prvio do negocio.

Objetivos:

O principal objetivo do Plano de Negcios orientar o empreendedor que pretende iniciar uma atividade econmica ou expandir sua empresa na tomada de decises estratgicas antes de iniciar o seu empreendimento, com o intuito de minimizar fatores de risco. Permitir avaliar a viabilidade da implantao da sua idia.

um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais idias e opes que o empreendedor dever avaliar para decidir quanto viabilidade da empresa a ser criada.

Serve,

tambm,

como

instrumento

para

solicitao

de

emprstimos e financiamento junto a instituies financeiras, podendo ainda, ser utilizado na busca de novos scios e parceiros.

Caracterstica:

Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadolgico, tcnico, financeiro, jurdico e organizacional. Do ponto de vista mercadolgico: Qual o potencial do mercado no qual a empresa atuar?

Do ponto de vista financeiro: Quanto vai-se investir para entrar no negocio? Do ponto de vista jurdico: Qual o regime jurdico que a empresa vai adotar? Do ponto de vista organizacional: Quais as principais funes que devero ser executadas e quem se responsabilizar por elas?

UTILIDADE

O plano de negocio constitui um instrumento de grande utilidade pois: Auxilia e elimina ou reduz, ao Maximo a possibilidade de fracasso do empreendimento.Risco natural, inerente a todo negcio inovador; Facilita o acesso a outras pessoas ou entidade que podero apia-lo na implantao e/ou desenvolvimento de negocio: investidores ou potenciais scios, contadores e advogados tributaristas; Bancos e entidades financeiras e empresariais, de forma geral; Permite maior acesso s fontes de informaes para buscar dados necessrios elaborao dos estudos de Mercado, estatsticas setoriais do ramo em que ir atuar; Estimula o empreendedor a ver sua idia evoluindo. Para potencias scios que manifestarem entusiasmo com a idia do empreendimento. Para os possveis investidores de riscos ou agncias de financiamento que podem alocar parte do capital para o investimento inicial. Neste caso, o empreendedor tem de provar no papel que sua boa idia no apenas uma inteno bem inspirada e sim uma proposta fundamental; Para o contador ou o advogado especializado em direito comercial que assessorar o empreendedor na abertura da empresa. O Plano de Negocio facilita a elaborao do contrato social, como clusulas especfica para a empresa, sobretudo

relativamente as responsabilidades dos scios, direitos e obrigaes e outros aspectos como regime jurdico mais apropriado a natureza do empreendimento. Para os principais componentes da equipe inicial da empresa. Para os consultores e rgos de apoio.

ESTRUTURA

O Plano Negcio abrange os diversos aspectos do empreendimento analisa as oportunidades que originaram a idia do negocio; examina o mercado, os aspectos tcnico e financeiros; analisa os aspectos jurdicos e organizacionais da abertura do empreendimento e, finalmente, avalia a viabilidade da implantao da idia. O Plano de Negocio deve ter uma estrutura seqenciada e lgica, que permite ao empreendedor planejar os seus prprios esforos pessoal para elaborao dos estudos necessrios: levantamento de dados, analise das informaes, consultas a terceiros, decises a serem tomadas entre outras aes. A estrutura do Plano Negcio composta de trs partes, antecedidas por um sumario executivo e pela qualificao dos Empreendedores e finalizada por uma concluso. Se preciso, poder ser includo um anexo contendo documentos de natureza tcnico e jurdica.

ESTRUTURA DO PLANO DE NEGCIO

SUMRIO EXECUTIVO QUALIFICAO PESSOAL DO(S) EMPREENDEDOR(ES)


PARTE l:

ASPECTOS MERCADOLGICOS

1.1 A busca e a seleo das oportunidades

1.2 A definio do negcio 1.3 O estudo do mercado -Clientela -Concorrentes (diretos e indiretos) -Fornecedores

PARTE l I :

ASPECTOS OPERACIONAIS, ADMINISTRATIVOS E JURDICOS

2.1

Aspectos operacionais -Localizao (em nvel macro/micro) -Processo operacional. Tecnologia. Instalaes -Equipamentos, mquinas, mobilirio, material de consumo, servios tcnicos.

2.2

Aspectos Administrativos -Estrutura organizacional -Descrio das funes principais e atividades de controle -Definio da equipe de recursos humanos (quantitativa e qualitativa)

2.3 Aspectos jurdicos -Aspectos burocrticos da abertura da empresa -Regime jurdico da empresa
-Estrutura -Aspectos

societria fiscais e tributrios

-Registro de nome da empresa e de patentes tecnolgicas

PARTE l I I:

ASPECTOS ECONMICO-FINANCEIROS

3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

Estimativa do investimento de capital Anlise econmico-financeira do investimento Projeo do fluxo de caixa Estimativa do capital de giro Estrutura dos custos e formao do preo de venda

CONCLUSO Estratgia competitiva do negcio Avaliao final do empreendimento ANEXOS

Documentos de natureza tcnica e jurdica

O Sumario e Executivo uma verso condensada do Plano de Negcios, devendo comportar um texto com mximo, com duas laudas incluindo. A definio do negcio, em 5 ou 6 linhas; A clientela-alvo; Alguns tpicos da parte tcnica (localizao, rea em m, a ser ocupada), descrio sucinta do processo operacional, em 4 linhas, no mximo; Aspecto financeiro: investimento inicial, comentrios sobre indicadores financeiros; A concluso do projeto.

Ao ser lido por interessados no empreendimento, o Sumario Executivo dever deixar clara a idia e a viabilidade de sua implantao; o detalhamento da idia vir das trs partes do Plano Negcio. conveniente, logo aps o Sumario Executivo, apresentar a qualificao resumida do(s) empreendedor (es), destacando sua experincia empresarial e formao escolar; entretanto, no se

trata de um currculo vitae tradicional e, sim, um resumo, ps o empreendedor no esta a procura de emprego. Na primeira parte do Plano de Negcio, os Aspectos Mercadolgicos envolvem ter estudos principais:

A BUSCA E A SELEO DAS OPORTUNIDADES Neste tpico, o empreendedor destacar e justificar a origem da idia do Negcio.

A DEFINIAO DO NEGCIO Este um item estratgico do Plano de Negocio, pois dele depender todo o detalhamento dos outros tpicos do Plano. O empreendedor definir as necessidades clientela-alvo; os

possveis grupos de clientes e as formas de atendimentos daquela necessidade dos clientes visados.

O ESTUDO DO MERCADO Aps a definio do negcio, o empreendedor iniciar o exame do mercado, realizado: O estudo da clientela: caracterizao dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participao da empresas no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida dos clientes, de

caractersticas,

comportamentais,

hbitos

compra, entre outros); O estudo da concorrncia: a dois tipos de

concorrente: os diretos e os indiretos ambos afetados o desempenho do novo empreendimento no mercado. Deve-se analisar os pontos fracos e fortes em ambos os casos; O estudo dos fornecedores: analises das empresas que fornecem produtos e servios entre outros, sistema de vendas e distribuio; polticas de preos e de cobrana; qualidade dos produtos e servios. O

objetivo possibilitar ao empreendedor avaliao comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critrios, definir uma classificao dos mesmos para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirizao de atividades.

Na segunda parte do Plano de Negocio, analisam-se os aspectos operacionais, administrativos e jurdicos. Os aspectos operacionais envolvem os seguintes estudos. Localizao do novo empreendimento em nvel de micro e macro localizao; Processo operacional do negocio do

funcionamento da empresa, desde a entrada da matria-prima ou dos insumos (inputs) at a obteno (OUTPUS); dos produtos dos as servios finais de

engloba

ainda,

questes

tecnologia, layout das instalaes e outros aspectos do processo produtivo.

Devem

tambm,

ser

feita

analise

tcnica

dos

equipamentos, maquinas, material de consumo e servios tcnicos necessrio ao processo operacional. Os aspectos administrativos envolvem a analise do quadro tcnico-administrativo de recursos humanos para funcionamento da empresa quantificao e qualificao dos cargos e funes, a estrutura organizacional, a descrio das funes principais e as atividades de controle da empresa.

Uma vez constituda legalmente, a empresa torna-se uma pessoa jurdica com direito e obrigaes estabelecidas,

caracterizando-se como um contribuinte em potencial para com os cofres pblicos. Surgem, ento, as obrigaes pecunirias relacionadas aos encargos sociais, ao impostos e tributos de maneira geral. Um empreendedor vive de risco.

O empresrio reuni os recursos imveis, mo-obra, tecnologia, dinheiro etc, e constitui uma empresa; Para que empresa passe a ser reconhecida oficialmente por estes ambientes, necessrio o seu registro de nascimento. Alem de pagar seus prprios tributos (como impostos de rendas INSS, FGTS, PIS, COFINS, ISS, ICMS, IPI, etc), a empresa cobra de seus clientes ou desconta de seus funcionrios alguns impostos e repassa-os aos cofres pblicos; como se existisse uma conta corrente entre a empresa e governo. Observa que o peso dos tributos tem sido um fato relevante e conduz ao fechamento de muitos pequenos negcios. Centro de incubaes empresarial. O importante a dedicao do empresrio ao

empreendimento, agindo de forma planejada, aproveitando aos benefcios e incentivos em vigor e administrando os negcios de maneira a obter sucesso e retorno de seus investimentos. Para acompanhar o desempenho empresarial deve-se ,manter os controles administrativos necessrios, medir, sistematicamente, o alcance dos objetivos e metas estabelecidos e monitora a execuo oramentria, comparado o previsto e realizado e testado os nveis de eficincia e eficcia empresarial.

ASPECTOS LEGAIS E JURIDICOS NA ABERTURA DE EMPRESAS A tarefa do empreendedor definir qual a roupagem jurdica que sua empresa adotar. A classificao jurdica determinada por uma serie de questes praticas dentre outra; Existncia ou no; Responsabilidade dos scios;

Contribuio do capital; Formao do nome.

REGISTRO DA EMPRESA A empresa nasce juridicamente a partir do momento em que ocorre o registro de sua constituio na Junta Comercial no caso de Firma individual e Sociedade Comercial, ou cartrio de registro de Pessoas Jurdicas no caso de Sociedade Civil. Dever tambm se solicitar as inscries no Cadastro e Contribuinte mobilirios, ou inscries municipais, para fins dos seguintes tributos; Impostos sobre Ofcios de Qualquer Natureza (ISS); Impostos sobre Vendas a Varejos e Combustveis Lquidos e Gasosos (IVV); Taxa de Fiscalizao de Localizao Instalao e Funcionamento (TLIF); e Taxa de Fiscalizao de Anncios (TFA). Alvar de Funcionamento e Alvar de Vigilncia Sanitria, quando se trata de industria e/ou comercio de produtos alimentcios: obtidos na Prefeitura Municipal; Solicitao de Vistoria de Condies de Segurana e protees Contra Incndios feita ao Corpo de Bombeiro; Registro dos Sindicatos Patronal: para atividades comerciais, feito no Setor de Enquadramento Sindical da Diferao do Comercio, no estado; para atividades industriais, no setor de pagamento Enquadramento Sindical da Federao das

Industrias do Estado; no caso de prestao de servio, no conselho ou associao correspondente; Impresses de Notas Fiscais: solicitar ao Posto Fiscal da Jurisdio para empresas de comercio ou industria ou na Prefeitura para Prestadora de Servio autorizao para emisso de Notas Fiscais;

todas as empresas- mesmo uma microempresa, que esta isenta no pagamento de ICMS e ISS, devem emitir Notas Fiscais; Registro de produto juntos Secretaria de Estado da Sade: no caso de produtos alimentcios,

cosmticos, farmacuticos e embalagens; Licena de |Instalao de Funcionamento com base da legislao ambiental: so solicitadas ao rgo estadual de gesto ambiental; as microempresas esto isentas destas licenas, devendo, no entanto, consulta e obedece a determinaes da legislao local com respeito s normas ambientas, bem como as da Prefeitura Municipal em atendimento a Lei de Zoneamento. A diviso da cidade em regies, de acordo com o uso e a densidade demogrfica (quantidade de pessoas por m) ou zonas, foi determinada Constituio de 1967.

OBRIGAOES LEGAIS DA EMPRESA APS A SUA CRIAAO

A partir do momento em que estiver formalmente constituda, a presena adquire determinadas obrigaes

burocrticas entre as quais esto includas: Apresenta anualmente a Declarao de Imposto de Renda da Pessoa Jurdica e Receita Federal, mesmo quando isenta ou no houver impostos a recolher; Apresenta, anualmente, no caso de microempresas comercial ou industrial, Declarao de

Microempresa para a Secretaria da Fazenda do Estado; Apresenta, anuncialmente prestadora no de caso servios, de a

microempresas

Declarao de Microempresas para a Prefeitura Municipal; Fazem escriturao e manuteno de livros fiscais e contbeis; Preencher entregar qualquer banco as Guias de recolhimento do INSS (Empregados, Empregador e Empresa), Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) e Documento de Arrecadao da Receita Federal (DARF) (Imposto de Renda); Enviar a Caixa Econmica Federal as seguintes informaes obrigatrias: Relaes Anual e Informao Sociais (RAIS): documento em que empresa relaciona seus empregados para efeitos de Propagandas de Integrao Social (PIS) e Programa de

Atendimento ao Servio Publico (PASEP); Declarao de Contribuies e Tributos

Federais (DCTF) entrega mensalmente pela empresa, com os Tributos Federais por ela devido nesse perodo. Por este documento, o Governo faz o lanamento do credito devido; Documento de Informaes de Impostos de Renda Retidos na Fonte (DIRF). Apresentado anualmente pela empresa, informando os valores dos Impostos de Renda, retido na Fonte, de seus empregados. Com base neste documento, o FISCO procede a conferencia com as Declaraes de Imposto de Renda das Pessoas Fsicas estabelecem o valor que tem a restituir ou a pagar; Relaes de Empregados e Desempregados: a comunicao do obrigatria e feita ao

Ministrio

Trabalho, sobre as

formulrio

padronizado,

administraes,

transferncias e demisses de empregados feita pela empresa; Manuteno de Documento dos atos

praticados pela sociedade (recebidos em Notas Fiscais, Guias de Recolhimentos, etc).

Ao concluir que o negocio estudado apresenta viabilidade de implantao, o empreendedor deve tomar algumas decises que marcaro profundamente decolagens) e a consolidao da empresa. Algumas das principais decises estratgicas so: O investimento inicial ser efetuado apenas com recursos prprios ou parte ser financiada com recursos de terceiro? A que custos e em que condies? Qual ser o nvel inicial da capacidade operacional? Quando o mercado, e empresa estar sempre presente em apenas um segmento ou em todos os Nichos identificados plano de negcios? A empresa desenvolver parcerias com outras empresas clientes) (fornecedores, ou verticalizar concorrentes todas as e at e

etapas

processos operacional? As empresas investiro fortemente em promoo e propaganda na frase inicial de lanamento de seus servios ou aguardar reao do mercado para investir marketing? A poltica de preos seguira o comportamento do mercado ou seja baseada na formao de preo a partir dos custos operacionais? A gesto dos negcios das atividades operacionais ser desenvolvida de forma participativa,

envolvendo os empregados ou adotar postura inicial de centralizao das decises, para melhor dominar as caractersticas do negocio?

Estas e outras decises estratgicas devem ser tomadas pelos empreendedores que, para tanto, podem aconselhar-se com terceiros, pois ainda no formar a equipe inicial de trabalho. A medida que esta vai sendo formada, importante.

PONTO CRTICO COMUNS NA IMPLANTAAO NO PLANO DE NEGCIO

ASPECTO MERCADOLOGICO Os pontos crticos mais comuns so: Pouco conhecimento do perfil da clientela e do potencial de mercado, em funo da dificuldade de acesso as fontes de informaes secundarias e a coleta de dados primrios; Perda de vendas ou de clientes potenciais por atendimentos inadequados: A maioria dos clientes no reclamam: eles simplesmente no voltam custa cinco vezes mais recuperar um cliente do que simplesmente mante-lo: Processo de negociao com os fornecedores:

ASPECTO OPERACIONAL Considera-se como ponto crticos mais comuns: Aquisio ou locao do imvel tecnicamente escolhido para microlocalizaao de

empreendimento: Acesso tecnolgico: Qualificao tcnica dos recursos humanos

ASPECTOS FINANCEIROS Capital insuficiente para iniciar o negocio; Taxas de juros e elevados; Falta de capital de giro prprio;

ASPECTO JURDICO Enquadramento microempresa; Divergncias entre scios; Descumprimentos de contratos; ou desenquadramento como

ASPECTO ORGANIZACIONAL Falta de clareza quanto aos objetivos

organizacionais; Conflito na competncia para a execuo de tarefas;

As principais qualidades que constituem as bases do sucesso empresarial so; Na rea mercadolgica; Estratgia e marketing bem definida; Conquista da diferidade da clientela; Comunicao eficaz com o mercado, melhorando a imagem da empresa; Mix de marketing estabelecido com clareza-

produtos/servios; preo; propaganda e promoo; e distribuio. Na rea tcnica operacional; Tecnologia atual; Localizao adequada; Relao de parceria estabelecida com fornecedores; Propaganda de qualidade total; Produtividade e desenvolvimento;

Na rea financeira; Operao com capital ou com alavancagem positiva uso eficiente do capital de terceiros; Reinvestimentos do lucro; Baixas imobilizaes de capital; Endividamentos sobre controle; Capitalizao de empresa;

Na rea jurdica-organizacional; Estrutura societria no-conflitiva entre os scios; Empreendedor/scios/familiares dedicados; Gesto inovadora dos negcios; Estilo gerencial participativo equipe envolvida; Misso e objetivos de indefinidos e disseminados por toda a equipe; Estratgia competitiva para os clientes,

fornecedores e a prpria equipe.

Quais, so ento, os motivos que levam um empreendedor ao fracasso. a culpa do Governo a inflao acabou com o seu negocio O mercado esta muito ruim Os concorrentes no tm tica Os fornecedores s olham para os seus prprios interesses os juros dos bancos so agiotagem. os clientes no tem fidelidade marca e s querem preo. Competncia gerencial. Motivos que efetivamente tm levado muitos em -quanto aos aspectos tcnicos:

Falta de experincia empresarial anterior; Falta de competncia gerencial;

Na rea mercadolgica: Desconhecimento do mercado; Desconhecimento do produto ou do servio;

A rea tcnico-operacional: Falta de qualidade nos produtos/servios; Localizao errada;

Problemas na relao com os fornecedores; Tecnologia de produo obsoleta

rea financeira: Imobilizao exerciva do capital em ativos fixos; Poltica equivocada de credito aos clientes; Falta de controle e de custo e de gesto financeira;

rea Jurdica/organizacional Estrutura organizacional concentrada; Falta de sistema de planejamento e de formao gerencial; Ausncia de inovaes gerenciais.

Sucesso ou fracasso no encontra-se em cada uma das pessoas isto vale para o empreendedor. Da a importncia do seu preparo anterior ou inicial do seu empreendimento, por exemplo ou por meio de alto-avalio da sua caracterstica pessoas (identificando qualidade que o levaro ao sucesso do empreendedor) da elaborao de seus Planos de Negcio, que possibilita a identificao das diretrizes a seres seguidas rumo ao sucesso do empreendimento.

You might also like