You are on page 1of 9

28

INFORMARE - Cadernos do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao

REPRESENTAO DA IMAGEM Johanna W Smit


Professora, USPIECA

Palavras-Chave Imagem Fotogrfica - Representao Contedo Informacional- Imagem Fotogrfica Expresso Fotogrfica - Imagem "Dir-se-ia que afotografia inclassificvel. Pergunto-me, ento, de que poderia depender essa desordem. " Roland Barthes

Trabalho baseado em pesquisa financiada pelo CNPq.

INFORMARE- Cad. Prog. Ps-Grado Ciornf., Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 28-36,jul./dez.

1996

A representao da imagem

29

o termo "imagem" abrange um vasto leque de documentos iconogrficos ou de ilustraes, incluindo pinturas, gravuras, posters, cartes postais, fotografias, etc. Dado que estes registros, embora semelhantes, no demandam as mesmas lgicas de tratamento documentrio - uma vez que suas modalidades de uso so distintas - limitarei meu estudo a um nico tipo de documento iconogrfico: a imagem fotogrfica.
A representao dessa imagem fotogrfica no pode ser pensada a partir de uma transposio automtica dos procedimentos de Anlise Documentria desenvo lvidos para o texto, por duas razes primordiais, que detalharei em seguida, mas que podem ser assim elencadas: o estatuto da imagem fotogrfica distingue-a do texto; a utilizao da imagem fotogrfica (e da imagem em geral) no se baliza unicamente por seu contedo informacional, mas tambm por sua expresso fotogrfica.

Philippe Dubois integra a percepo da imagem fotogrfica, a seu uso. A nfase no uso, neste caso, refora, no que conceme Cincia da Informao, a to propalada mudana de paradigma na documentao, segundo aqual os sistemas de informao devem ser pensados em funo do usurio e de suas necessidades informacionais 1. Este conceito fundamental para pensar a representao e a conseqente recuperao da informao iconogrfica. Dubois (1994. p. 25-56) distingue 3 grandes fases na percepo e uso da imagem fotogrfica: a fotografia como espelho do real; a fotografia como transformao do real; a fotografia como trao do real. Na primeira fase, ou seja, no sculo XIX, a fotografia percebida enquanto uma reproduo mimtica do real, verificando-se a sua semelhana em relao ao referente e a conseqnte reavaliao da funo da pintura. Esta imagem fotogrfica assimilada, por Dubois, ao conceito peirceano de cone. COiltrapondo-se fotografia- cone, Dubois sistematiza uma segunda fase, na qual impera o discurso da desconstruo do cdigo, ou seja, o abandono da viso - ingnua - da semelhana entre a imagem e o referente e a incorporao de discusses que salientam o poder transformador da imagem: a fotografia deixa de ser espelho e passaarepresentar uma realidade relativizada pela codificao cultural e ideolgica. Nesta acepo, a imagem fotogrfica assimilada ao smbolo pelrceano. Finalmente, na trajetria desenhada por Dubois, emerge a fotografia como trao do real, ou seja, uma fotografia que remete ao referente, mas que, livre da obsesso do ilusionismo mimtico, incorporou a relati2 vidade cultural da percepo da imagem . Esta imagem caracteriza-se por sua condio de ndice, na conceituao peirceana: "a foto , em primeiro lugar, ndice. S depois ela pode tomar-se parecida (cone) e adquirir sentido (smbolo)". (DUBOIS, P. 1994. p.53) O conceito da fotografia-ndice parece muito promissor para a documentao. Ele deve determinar os parmetros do tratamento documentrio da imagem fotogrfica, visando sua representao, pelas seguintes razes:

1 O estatuto da imagem fotogrfica para a Documentao


A proposio de uma metodologia de anlise da fotografia supe um entendimento da essncia desta, daquilo que a caracteriza, das razes pelas quais produzida e, sobretudo, das condies em que ser utilizada. Em outras palavras, torna-se necessrio compreender a imagem fotogrfica, enquanto informao a ser tratada e recuperada. A imagem fotogrfica muito discutida, por diferentes correntes do pensamento, acarretando uma primeira e grande dificuldade para pensar sua representao, pois deve-se operar uma seleo nos conceitos que parecem mais adequados, ou pertinentes aos propsitos do estudo. Alm de haver uma diversidade de abordagens da imagem fotogrfica, estas tm uma histria, uma linha evolutivaque facilita sua sistematizao e pela qual a questo pode ser inicialmente abordada.

1 2

A bibliografia sobre a questo vasta. Recomendo o artigo de Morris (1994), interessante sintese da discusso. A relatividade cultural na leitura e uso da imagem no constitui, no entanto, apangio da imagem para a documentao, uma vez que a objetividade e a neutralidade no tratamento documentrio de textos j foram suficientemente denunciadas, enquanto conceitos inoperantes e inadequados.

INFORMARE - Cad. Prog. Ps-Grado CioInf., Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 28- 36,juL/dez. 1996

30

A representao da imagem

preserva a polissemia da imagem, ao rejeitar (ou realmente minimizar) sua leitura enquanto smbolo: a identificao da imagem com um smbolo (p. ex.: mulher+ homem + criana, em certa disposio espacial, de acordo com a esttica renascentista, cultura ocidental crist, etc. = Sagrada Famlia), por mais correta que seja, direciona ou determina a leitura e a conseqente reutilizao da imagem, empobrecendo-a; afirma a existncia de um documento, no qual o referente se faz muito presente, mas que no se confunde com este, como proposto pelo conceito da fotografia- cone. Isto quer dizer que a imagem fotogrfica, por mais que mostre como a coisa foi - "toda fotografia um certificado de presena" (BARTHES, R. 1989. p.122) - no forosamente igual ao objeto enfocado,justamente porque este foi selecionado (segmentando o espao), enquadrado, iluminado, etc. No entanto, o referente se introduz, "adere" imagem. 3 (BAR THES, R. 1989. p. 20) , permanece teImosamente presente ... Diante deste quadro, torna-se possvel isolar o referente (ou seja, o objeto fotografado) 4 sem, contudo, abandon-Io e, ao mesmo tempo, ter em mente que a imagem fotogrfica gerada "representa" este objeto, no se confundindo com ele. H possibilidade, portanto, de assimilar a imagem fotogrfica a um documento que representa "algo" (um ou mais objetos representando conceitos, etc.). Do ponto de vista documentrio, deve-se tratar este documento integrando-se os dois componentes da imagem fotogrfica, ou seja, o prprio documento e o objeto enfocado (o referente). A concepo da imagem fotogrfica, enquanto documento, pode parecer ingnua, mas altamente pertinente, se lembrarmos que boa parte do pessoal prtico em arquivos fotogrficos tem tendncia a esquecer que trabalha com documentos, imaginando estar representando os objetos fotografados, em nome de uma pretensa "transparncia" da imagem. A aderncia do referente, para retomar a expresso de Barthes, constitui fator essencial na compreenso da imagem fotogrfica. Aponta para a natureza da possvel distino entre texto e imagem: o texto representa o objeto por conveno, enquanto a imagem o representa por projeo. (SHA TFORD, S. 1986. p.

51) Esta "representao por projeo" remete novamente intromisso do referente, "teimosia do referente de estar sempre presente". (BARTHES, R. 1989.p.19)

o conceito de fotografia- ndice resume, portanto,


os dois parmetros bsicos que devero nortear o trabalho documentrio com a imagem: a presena do referente e a clareza sobre a relatividade cultural de sua leitura (e, conseqentemente, de sua utilizao pelo usurio final).

1.1 Nveis de anlise da imagem


A vigorosa intromisso do referente na imagem fotogrfica traz, em seu bojo, outro problema que merece uma digresso: a questo da interpretao das imagens. Junto a esse referente, a interpretao infiltrase na Anlise Documentria da imagem, causando srias dvidas. Os nveis estabelecidos por Erwin5 Panofsky (1979. p.47-87) paraa anlise das imagens podem ajudar a nortear a discusso. Resumidamente, esse autor detalha trs nveis para a anlise da imagem: nvel pr-iconogrfico: nele so descritos, genericamente, os objetos e aes representados pela Imagem; nvel iconogrfico: estabelece o assunto secundrio ou convencional ilustrado pela imagem. Trata-se, em suma, da determinao do significado mtico, abstrato ou simblico da imagem, sintetizado a partir de seus elementos componentes, detectados pela anlise pr-iconogrfica; nvel iconolgico: prope uma interpretao do significado intrnseco do contedo da imagem. A anlise iconolgica constri-se a partir das anteriores, mas recebe fortes influncias do conhecimento do analista sobre o ambiente cultural, artstico e social no qual a imagem foi gerada. Panofsky exemplifica os diferentes nveis de anlise a partir de uma imagem simples: um homem segurando o chapu levantado acima da cabea. Ao nvel pr-iconogrfico, a anlise ressalta a existncia

Roland Barthes descreve muito bem esta presena quase indecorosa, quase inoportuna, de algo que a imagem mostra, dizendo que "o referente adere imagem" e que entre os dois se estabelece uma relao de simbiose, que dificilmente desfeita. (BARTHES, R. 1989. p.20) A acepo de "referente", aqui adotada, pode ser discutida, pois h outras. No primeiro caso, "chama-se referente aquilo a que remete o signo lingstico na realidade extralingstica, tal como ela segmentada pela experincia de um grupo humano". (DUBOIS, J. et aI. 1991. p.512) Por mais que Panofsky tenha feito suas propostas para a anlise de pinturas renascentistas, possvel amplar o campo de aplicao de sua teoria para outras imagens e outros ambientes (a Documentao, por exemplo), como proposto inclusive por Shatford. (1986)

INFORMARE - Cad. Prog. Ps-Grado CioInf, Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 28-36,jul./dez.

1996

A representao da imagem

31

do homem e seu gesto (erguer o chapu), sendo que, ao nvel iconogrfico, a mesma imagem seria analisada enquanto representativa de um ato de cortesia. A anlise iconolgica, por sua vez, contextualizaria o ato de cortesia na realidade social e cultural do local e da poca em que a imagem foi gerada, construindo, a partir destes dados, uma proposta de cdigo de cortesia em certa classe social e dado momento histrico. A anlise iconolgica pode ser assimilada elaborao de um modelo ou teoria a ser validada, baseada na anlise da imagem, mas cujo objetivo a ultrapassa, uma vez que se encontra fora da imagem. Na distino proposta por Gardin (1974. p. 77-119), a iconologia visa elaborao de teorias, enquanto que as anlises pr-iconogrfica e iconogrfica permanecem mais prximas da imagem, detalhando seus componentes (pr-iconografia) e nomeando seus agrupamentos (iconografia), configurando atividades de natu6 reza documentria . A iconologia passa, ento, a ser um objeto da Histria ou da Crtica da Arte, Antropologia, Socio logia, etc., e, portanto, no pertinente, para o universo documentrio.

necessidades em termos iconogrficos (p.ex.: Ponte das Bandeiras), muito embora imagens que tenham sentido iconogrfico (a "Ponte das Bandeiras", ou sua vizinha, a "Ponte Cruzeiro do Sul") satisfaam suas necessidades. (SHATFORD, S. 1986. p.47)8 Embora a distino entre o nvel iconolgico e os demais possa, na prtica, parecer tnue, ela se toma imprescindvel, para no perder de vista os objetivos da representao documentria da imagem, ou seja, a representao de seu contedo pr-iconogrfico e iconogrfico. Segundo Panofsky, o nvel pr-iconogrfico composto pela conjuno de um significado fatual com um significado expressivo. (PANOFSKY, E. 1979. p. 48) Voltando ao primeiro exemplo citado, odaimagem do homem levantando o chapu, o significado fatual destaca os elementos visveis em certos objetos ou aes (p. ex.: objeto enfocado: homem; ao: tirar o chapu), enquanto que o significado expressivo no apreenddo pela identificao dos componentes da imagem, mas pelo "significado" que pode ser atribudo ao conjunto destes (p. ex.: o gesto diz que o homem est de bom humor ou que seu sentido de normas sociais fala mais alto que os problemas). Shatford introduz, a partir dessa distino de Panofsky, uma diferenciao, certamente muito frtil, para pensar a representao da imagem, segundo a qual o significado fatual correspondepergunta: A IMAGEM DE QUE? E o significado 9expressivo pergunta: A , IMAGEM E SOBRE O QUE? (SHA TFORD, S. 1986.
p.43)

1.2 Imagem = De + Sobre


A imagem , simultaneamente, especfica e genrica (SHA TFORD, S. 1986. p. 47): a imagem de uma ponte, por exemplo, representa tanto a categoria genrica das pontes como tambm - e forosamente - uma ponte em particular, por exemplo, a Ponte das Bandeiras, em So Paulo. Deduz-se da que, idealmente, toda imagem deveria ser representada, tanto ao nvel pr-iconogrfico (genrico) quanto iconogrfico (especfico), uma vez que o usurio poder procur-Ia, considerando qualquer um destes aspectos 7. Neste sentido, Shatford argumenta que o usurio s pode formular suas necessidades informacionais em termos do que ele j conhece, ou seja, resgatando a terminologia de Panofsky: se um usurio s entende o sentido pr-iconogrfico de uma imagem (p. ex.: ponte), ele no pode formular suas

O referente, teimosamente presente, manifestase tambm na representao da imagem, desdobrando-se constantemente num referente genrico e em outro, especfico. A imagem mostra uma ponte (genrico), mas tambm mostra, forosamente, a Ponte das Bandeiras, em So Paulo (especfico). O reconhecimento do referente especfico supe conhecimentos, no automtico. Por esta razo, diga-se de passagem, a questo da identificao de fotografias acaba tendo importncia e conseqncias imensas, conferidas pela prtica quotidiana dos arquivos fotogrficos. Mas,

6 7

A bibliografia menciona, tambm, outra forma de distino dos nveis de anlise da imagem, opondo a denotao conotao, caracterizando a denotao como ativdade pr-conogrfica e assimlando a conotao a conografia e iconologia. Em funo do perfil do usurio e da poltica do sistema, esta afirmao dever obviamente ser ajustada, dando-se igual peso aos dois nveis, ou priorizando-se um deles: um usurio "genrico" indicando um tratamento que se inicie pelo nvel genrico, complementado pelo especifico, invertendo-se a lgica para o usurio mais "especializado". (SHATFORD, S. 1986. p.56) Por mais que a necessidade informacional do usurio e sua dificuldade para enunci-Ia sejam enfocadas por Shatford, tendo em vista o universo iconogrfico, sua abordagem coincide com a teoria do "sense making", de Brenda Dervin. (DERVIN, B., NILAN, M. 1986) No original: "What a picture is of' e "what iI is about".(SHA TFORD, S. 1986 p.43)

INFORMARE- Cad. Prog. Ps-Grado Cio1nf., Rio de Janeiro, v.2, n. 2,p.28-36,juL/dez.

1996

32

A representao da magem

mesmo quando sua identificao no possvel, o referente especfico continua presente, na forma de um campo "em branco". Este referente pode no ter sido identificado, mas est assim mesmo presente, nem que seja pelo seu silncio. Shatford (1986. p. 47) transpe a distino DEI SOBRE para o nvel iconogrfico e prope um quadro terico para a representao documentria da imagem. O QUADRO 1 resume a proposta de Shatford, relacionando-a teoria de Panofsky. A resposta pergunta A IMAGEM SOBRE O QUE , obviamente, muito mais subjetiva e culturalmente determinada do que as determinaes do DE genrico e DE especfico, de acordo com o perfil do usurio, a determinao do SOBRE deve ser avaliada com muita cautela, podendo veicular informao necessriaou totalmente intil (mesmo assim, adeterminao do SOBRE diminui o espectro de polissemia da imagem).
QUADRO 1

A determinao do SOBRE (aboutness, no texto de Shatford) da imagem assimila-se, no universo da representao de textos, tematicidade destes, "mas interpretaes diferentes dos mesmos smbolos [presentes nas imagens] podem produzir aboutness iconogrficos diferentes". (SHA TFORD, S. 1986. p.45) Retomando a abordagem de Dubois, segundo o qual a imagem pode ser assimilada a um "espelho do real" (o que detennina seu carter indicial, na perspectiva peirceana), esta aponta para o centro da questo da representao da imagem fotogrfica, medida que nos obrigaa responder s seguintes perguntas: "o quedescrever na imagem?" (item 1.3) e "como selecionar informaes para a representao da imagem?" (item 1.4).

1.3 O que descrever na imagem?


As categorias QUEM, ONDE, QUANDO, COMO e O QUE, utilizadas por muitos estudiosos como parmetros para grande variedade de anl ises de textos, inclusiveadocumentria, tambm preconizada para a Anlise Documentria da imagem. Em 1976, com base nestas categorias, Ginette Blry desenvolveu uma minuciosa proposta de representao do contedo das imagens, retomada posteriormente em inmeros outros estudos (Blry, G. apud SMIT, J. 1989. p. 110-111) e apresentada no QUADRO 2: Ginette Blry props ainda outra acepo para a categoria COMO, relacionando-a tcnica empregada para gerar a fotografia (p. ex., vista area, alto contraste, etc.). Muitas informaes provenientes da tcnica so altamente relevantes para a representao da imagem, e sero abordadas no item 2.

ual nificado

PANOFSKY SHATFORD Ponte Bandeiras das Paulo. Ro levanta Homem o DE Sr. Andrade SOBRE Ato demonstra de cortesa, urbano, So Tiet, especfico Transporte o educao urbanizao, arquitetura, DE chapu genrico Exemplo etc. Nvel Niveis pr-

QUADRO

CATEGORIAS

Identificao do "objeto enfocado": seres vivos, artefatos, construes, acidentes naturais, etc. vivo REPRESENTAO DO CONTEDO DAS IMAGENS Descrio Localizao de da "atitudes" imagem ou no "tempo": "detalhes" tempo relacionados cronolgico ao "objeto ou momento enfocado", da imagem imagem quando (p.ex. este 1996, um noite, ser vero). (p.ex. de "espao": espao geogrfico ou espao da (p. ex. So Paulo ou interior cavalo correndo, criana trajando roupa do sculo XVIII). danceteria).

DO 1 OIOQUE

INFORMARE-

Cad. Prog. Ps-Grado Cio Inf., RiodeJaneiro,

v.2, n. 2, p. 28-36,jul./dez.

1996

A representao da imagem

Shatford retoma as mesmas categorias para a representao da imagem, introduzindo uma distino entre DE genrico, DE especfico e SOBRE, chegando ao quadro-resumo exemplificado no QUADRO 3. (SHA TFORD, S. 1986. p. 48-54) Finalmente, deve-se salientar que a determinao do SOBRE nem sempre pode ser assegurada a partir das informaes veiculadas pelo DE genrico e! ou DE especfico de uma ou mais categorias do quadro acima, mas composta a partir da combinatria de muitos elementos distintos .

1.4 Como selecionar a informao iconogrfica?


A operacionalizao da representao da imagem enfrenta duas perguntas, de naturezas diversas, alm das questes gerais,j mencionadas, de poltica geral do sistema e perfil do usurio: questes de quantidade: quantos descritores so necessrios para "bem" representar uma imagem? questes de prioridade: o que enfatizar na descrio? O que selecionar e o que ignorar? Em resumo: que critrios de seleo empregar?

QUADRO 3

simbolo? esta interpretao) contexto permita exemplo anterior) Juventude abstrao? Representam a um manifestao de seres ou que objetos? uma pensamento abstrato? Exemplo

lU'\.; I

--

1996 Eventos individualmente Primavera simbolos seres? de outros Ponte Morte SOBRE funcionam Perfil Paris trata? de cidade como Selva Amazonas Piet das Bandeiras Animado Raramente e inanimado, utilizado, Esperana, fertilidade, Paraso (supe um Tempo Monte de Tempo especificamente, De Esta que quem, imagem Olimpo linear objetos? ciclico linear ou (como de ciclico, De se quem? que o DE genrico Jogo Copa de do futebol Mundo (ao) 1995 O Aes, Tipos arquitetnicos lugar de simboliza eventos lugares ou um Os seres ou objetos Definio especfico geral Que idias abstratas (ou Onde representa mitico? Urbanizao geogrficos, lugar cosmogrficos Nomes diferente est O de lugar a lugares a magem ou no emoes) Esporte estas aes que os objetos e Dor (emoo)

nomeados

idia abstrata ouanos representa o tempo a 40 podem simbolizar? manifestao de uma Arquitetura dos

INFORMARE- Cad. Prog. Ps-Grado Ci.lnf., RiodeJaneiro,

v.2, n.2, p.28-36,jul./dez.

1996

34

A representao da imagem

As preocupaes com o nmero de descritores devem ser balizadas pelos seguintes fatores (Moles, A. apud SMIT, J. 1989. p.109): capacidade do sistema (memria, limitaes do aplicativo utilizado, etc.); tendncia multiplicao dos descritores (por parte do analista, para abranger, pelo menos, o DE genrico e o DE especfico); e, principalmente, conhecimento da maneira como o usurio seleciona as imagens (por comparao, idealmente, entre 30 imagens semelhantes mas no idnticas). Os critrios de seleo a serem aplicados imagem, visando sua representao, constituem, no entanto, um problema de delineamento muito mais complexo. Assim como amaiorparte da bibliografia da rea no explicita os procedimentos de Anlise Documentria de textos, limitando-se a atualizar regras vagas e pr-cientficas, tais como "extrair o contedo principal do texto", a bibliografia da documentao iconogrfica tampouco explica os procedimentos a serem adotados, recomendando que se deva "descrever o que a imagem mostra", de forma igualmente pr-cientfica. (BLRY, G. 1981.; HUDRISIER, H., 1982.; KATTING, c., LEVEILL, J., 1989.; LACERDA, A. L. de, 1993.; SMIT, J. 1989.) Faz-se necessrio, portanto, propor critrios de seleo que, de fato, podero se configurar como regras que norteiem a aplicao das categorias QUEM, ONDE, QUANDO e O QUE, em funo do DE genrico e/ou DE especfico e, caso pertinente, do SOBRE. Em outros termos,j dispomos de uma grade de leitura da imagem, sendo necessrio operacionaliz-la de forma tal que os procedimentos a serem propostos garantam tanto a qualidade quanto a eficcia da representao da Imagem. Pretendo, num prximo estudo, introduzir nesta discusso a questo da tipologia da imagem, tentando delimitar "classes" de imagens (p. ex. retrato, paisagem, fotografia de moda), em funo das quais se possa propor procedimentos de anlise que garantam consistncia e eficincia representao documentria da imagem.

2 Imagem = Contedo informacional + Expresso fotogrfica


Um aspecto menos sistematizado da representao da imagem aponta para outra peculiaridade, uma vez que no factvel traar uma linha demarcatria clara entre a "forma" e o "contedo". No mbito da documentao, a bibliografia aborda a fotografia de formas muito diversas. Ressalta, contudo, invariavelmente, que o contedo informacional da imagem (o que esta mostra) deve ser analisado justapondo-se essa imagem a outra categoria de variveis, a saber: os dados oriundos da gerao da imagem fotogrfica, tais como angulao, enquadramento, tempo de exposio, presena/ausncia de cor, luminosidade, etc .. (BLRY, G. 1981.; DOCUMENTATION FRANAISE. 1984.; LACERDA, A. L. de. 1993.) Esses dados, agrupados na categoria "expresso fotogrfica", so freqentem ente associados noo de "forma", tornando muito tnue a distino entre "forma" e "contedo" da imagem. (DOCUMENTA TION FRANAISE. 1984. p.32) Em funo do acima exposto, a imagem para fins documentrios uma entidade tripartida (LACERDA, A. L. de. 1993. p. 47), composta de: suporte (o objeto fotogrfico); expresso fotogrfica (a forma adotada para expressar o que se quer transmitir pela imagem); contedo informaConal gem mostra). (aquilo que a ima-

A questo do suporte, no que se refere ao tratamento documentrio das fotografias, norma1mente incorporada representao descritiva dos documentos. No entanto, os procedimentos de representao da imagem supem uma sistematizao dos dados oriundos da categoria "expresso fotogrfica" pertinente, significando a elaborao de nova grade de leitura, a ser justaposta grade do contedo informacional. No entanto, os procedimentos de representao da imagem supem uma sistematizao dos dados oriundos categoria "expresso fotogrfica" pertinente, significando a elaborao de nova grade de leitura, a ser justaposta grade do contedo informacional.

INFORMARE- Cad. Prog. Ps-Grado CioInf., Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p.28-36,jul.ldez.

1996

A representao da imagem

35

3 Concluso
A representao da imagem supe: o refinamento da grade de leitura do contedo informacional da imagem fotogrfica, atravs do detalhamento das categorias QUEM, ONDE, QUANDO e O QUE, relacionadas aos nveis DE genrico, DE especfico e SOBRE. A anunciada tentativa de introduo da tipologia da imagem, se esta se verificar pertinente, visar ao aumento da consistncia e eficcia no processo de representao da imagem, retirando-a do atual tratamento "caso a caso"; o detalhamento de uma grade de leitura relacionada "expresso fotogrfica", envolvendo a seleo

de dados da gerao do documento fotogrfico pertinente para a representao da imagem; o estabelecimento de regras de conjuno das duas grades de leitura, ou seja, a proposta de uma gramtica. Finalmente, dada a polissemia inerente imagem, e a imprevisibilidade em relao a seu uso, toma-se, ainda, imprescindvel desenvolver procedimentos totalmente transparentes para o usurio final, para que este, possuindo informao sobre os critrios adotados em seu tratamento, tenha condies de usufruir do resultado da representao da imagem, sem ser seu refm . O programa vasto ....

Abstract The proceedings of abstracting and indexing of textual information can't be transfered mechanically to photography: for documentary purposes, it's necessary to juxtapose the image's informationa1 contents to its form, in otherwords, its photographic expression. Starting from Panofsky's 3 ana1ysis levels for visual arts (preiconographical, iconographica1 and iconological) the theoretical proposal of Shatford is discussed. Shatford proposes 3 1evels (generic of, specific of and about) and details for each leveI the signification ofthe who, where, when and whatcategories. The theory ofShatford has to be analyzed in the context ofan image typology, aiming to increase consistency and efficiency ofthe procedure. The representation of images postulates the specification of 2 different reading grids (informational contents and photographic expression), besides the establishment of combinative mIes between them, in the referential context of image typo10gy.

Bibliografia

BARTHES, R. A cmara clara. Lisboa: Edies 70, 1989. BLRY, G. La mmoire photographique. lnterphototheque, Paris, n. 41, p. 9-33, 1981.

DERVIN, B., NILAN, M. Information needs and uses. Annual Review of Information Science and Technology, v. 21, p. 3-33, 1986. DOCUMENTA TION FRANAISE. Comment informatiser unephototheque? Gestion ettraitement documentaire. Paris, 1984. DUBOIS, J. et aI. Dicionrio de lingstica. So Paulo: Cultrix, 1991. DUBOIS, P. O atofotogrfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994. (Ofcio de arte e forma).
INFO RMARE - Cad. Prog. Ps-Grado Cio Inf., Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 28- 3 6,jul./ dez. 1996

36

A representao da imagem

GARDIN, J. C. Les analyses de discours. Neuchtel: Delachaux et Niestl, 1974. HUDRISIER, H. L 'iconotheque: documentation Franaise, 1982. audiovisuelle et banques d'images. Paris: Documentation 1989.

KA TTING, c., LEVEILL, J. Une phototheque: mode d'emploi. Paris: Editions d'Organisation,

LACERDA, A. L. de. Os sentidos da imagem: fotografias em arquivos pessoais. Acervo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1/2, p. 41-54, 1993. MOLES, A. La photographie, outil de connaissance de Ia vie sociale. Interphototheque, Paris, n. 41, p. 83-102, 1981. MORRIS, R. C. T. Toward a user-centered information service. Journal ofthe American Society for Informaton Science, v. 45, n. 1, p. 20-30, 1994. PANOFSKY, E. Significado nas artes visuais. 2.ed. So Paulo: Perspectiva, 1979. (Debates, 99). SHA TFORD, S. Analyzing the subject of a picture: a theoretical approach. Cataloging & Classification Quarterly, v. 6, n. 3, p. 39-62, 1986. SMIT, J. A anlise da imagem: um primeiro plano. In:__ 2.ed. Braslia: IBICT, 1989. p.101-1l3. . (Coord.). Anlisedocumentria: a anlise da sntese.

INFORMARE - Cad. Prog. Ps-Grado CioInf., Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 28- 36,jul./dez. 1996

You might also like