You are on page 1of 31

O Planejamento, a preparao, absolutamente indispensvel em qualquer atividade.

Planejamento diz respeito s tarefas mais abrangente, principalmente no que se refere s capacidades de produo e a programao est intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Deslocaram-se esse conceito para a parte de clculo das necessidades de matrias, fica mais difcil dizer que est programando uma compra, em vez de ser est planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.

Tem como principal objetivo antever situaes e condies como essas, prevendo o mximo possvel de possibilidades e desenvolver as ferramentas, mtodos ou estratgias para transpor e solucionar obstculos. A no utilizao desses planos (ttico operacional e estratgico) pe a empresa em risco, pois toda deciso passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.

O administrador deve sempre desenvolver planos de ao, criar condies para que as estratgias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.

Ainda que algumas situaes escapem ao controle, o planejamento essencial para que essas situaes apaream com a menor frequncia possvel, no comprometendo os planos de ao e nem os objetivos da empresa.

PLANEJAMENTO SEGUNDO PROF MARCIO EDUARDOPlanejamento um processo contnuo e dinmico que consiste em um conjunto de aes intencionais, integradas,

coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decises antecipadamente. Essas aes devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurana, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inmeras vantagens equipe de projetos. Tais como:- Permite controle apropriado;- Produtos e servios entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;-Possibilita resoluo antecipada de problemas e conflitos; Preparar para o inevitvel, prevenindo o indesejvel e controlando o que for controlvel(PETER DRUCHER).Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento vital para evitar problemas na fase de execuo. O objetivo central do planejamento minimizar a necessidade de revises durante a execuo. |

PLANEJAMENTO SEGUNDO IDALBERTO CHIAVENATO.

Planejamento uma tcnica para observar incerteza sobre o futuro e permitir maior consistncia no desempenho das obrigaes.Planejamento lida com o futuro. Comea com a determinao dos objetivos e detalha os planos necessrios para atingi-ls com eficincia e eficcia. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ao para alcan-los com o mnimo de esforo e custo. |

PLANEJAMENTO SEGUNDO CARLOS ALBERTO DE FARIA.Planejamento: Ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparao para qualquer empreendimento, segundo roteiros e mtodos determinados; planificao. Elaborao por etapas, com bases tcnicas (especialmente no campo (socioeconmico), de planos e programas com objetivos definidos; planificao). |

Planejamento da ao empresarial

Segundo o autor Roberto Shinyashiki, um administrador dever ter a viso alm do seu alcance, no pode ser visto apenas o obvio, mas as oportunidades que surgem de momentos inesperados ou onde pessoas comuns no veriam um bom empreendedor no pode ser limitado e nem possuir uma viso limitada, ele no pode se contentar apenas com o sucesso presente tem que ir alm de sua perspectiva, na vida de um empreendedor o futuro apenas a consequncia do presente, e que existem duas batalhas que so enfrentadas constantemente a do presente e o futuro. Paulo Barreto diz que a globalizao um fenmeno do mundo dos negcios, e que o profissional tem que estar conectado 24, para obter uma carreira de brilhante precisa ser atualizado, estudar muito para empreender neste mercado global, o jovem executivo fara parte da gerao que realmente se preocupa com a qualidade de vida e dedicao profisso, no se incomoda em passar horas trabalhando em atividades produtivas, gosta de estar na liderana, possui igualdade no tratamento com as pessoas no ambiente de trabalho do faxineiro ao presidente, muito empenhado no sucesso da empresa, pois este o melhor caminho par o seu sucesso, no admite tarefas rotineiras, tem desejo de desenvolvimento continuo, espera haver concorrncia com profissionais ainda mais bem preparado. Intui-se que o administrador do sculo XXI tem que ter postura e utilizar ideias futuristas, transmitir segurana, confiana, ser justo, pontual, ter mais acertos do que erros.

O administrador tem que ter viso futurista, planejar os objetivos partindo da ideia que tem que ser atualizado sobre os acontecimentos no mundo, jamais se contentar com a notoriedade

presente e sim projetar conquistas futuras, ser dono de um comportamento exemplar e justo.

DEFINIO DE PLANEJAMENTO.

Defino o planejamento como a arte de pensar em algo antes de ser executado ou na forma de sua execuo, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais prximo possvel daquilo estipulado. Administrar sem planejar torna-se praticamente impossvel.

Stoner (1999,p.5) diz que:

"Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e aes, e que seus atos so baseados em algum mtodo, plano ou lgica, e no em palpites. So os plano que do organizao seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcan-los."

De forma semelhante, Chiavenato (2000, p.195) diz que:

"O Planejamento figura como a primeira funo administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funes. O Planejamento a funo administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcan-los."

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e misso da organizao alm de vrios mtodos e tcnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organizao deixa de agir

unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

TIPOS DE PLANEJAMENTO (TIPOLOGIA)

Nvel Estratgico

Em primeiro lugar, existem os planos Estratgicos, envolvem a viso global de toda a empresa, possui um contedo genrico e bastante sumarizado e so de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano elaborado pela alta administrao ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direo para o futuro da organizao.

Nvel Ttico

Em seguida, vm os planos Tticos, que envolvem os objetivos intermedirios de cada unidade organizacional, seja unidade de negcios ou departamento. Estes planos so menos genricos do que os Estratgicos, so um pouco mais detalhados, so elaborados pela gerncia mdia e cobrem um horizonte de mdio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Tticos devem estabelecer uma coordenao e integrao entre si e devem estar alinhados com o plano Estratgico.

Nvel Operacional

A partir dos planos Tticos so desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos so bem mais objetivos, racionais e

detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operao do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. So planos que se preocupam com o que fazer e como fazer as atividades cotidianas da organizao.

Estes planos devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constitudos tambm por sub-planos, com diferentes graus de detalhamento. No fundo, estes planos simplesmente asseguram que todos executem as tarefas e operaes de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organizao, afim de que esta possa alcanar seus objetivos.

De todos os planos operacionais que podem existir, os mais comuns so:

Procedimentos, oramentos, programas, regras.

CONSIDERAES FINAIS

Conclumos que de acordo com as pesquisas feitas, o planejamento visto por vrios pensadores de uma forma diferente mais com significado praticamente iguais. E podemos destacar o valor que ele tem dentro da administrao, sendo a base para um processo administrativo que visa maiores lucros, menos perca, valorizao de tempo, que visa estar dentro da poltica ambiental, e o mais importante que seria uma seguridade empresarial.

Na atual administrao o planejamento j uma ferramenta usada tanto por grandes empresas quanto por mdias e pequenas

empresas, sendo uma forma positiva de preveno de riscos posteriores.

Vale ressaltar que o planejamento para ser bem sucedido deve ser focalizado e empregado por todos os nveis da empresas, com cada um tendo sua importncia estimativa, tanto no nvel estratgico (donos, presidentes, administradores), como no nvel ttico (gerentes) e operacional.

Podemos ento concluir que alcanar determinado objetivo ou meta planejando antecipadamente se torna mais fcil e completo.

PROJETO EDUCACIONAL INCLUSIVO

Desafios so muitos e muito ainda h a fazer, mas um primeiro passo j foi dado com a conscientizao da nossa responsabilidade, e com compromisso tico e moral que norteia as nossas aes individuais e coletivas.

Uma batalha rdua e contnua que se materializa nos resultados positivos de cada projeto, fruto de um comprometimento srio com a sociedade, que estabelece metas e assume compromissos continuamente consolidando, assim, nossa responsabilidade social.

assim que a rede universitria privada se solidifica prestando servios educacionais e assistenciais voltados para a formao integral das pessoas.

Projeto

O projeto social visa proporcionar aos beneficiados que por sua vez devem estar em situao de vulnerabilidade social ou em risco de excluso social, o acesso s tecnologias da informao e comunicao como forma de incluso social. Para isso, habilita-os no conhecimento de tcnicas e teorias para a interao com o mundo virtual e profissional.

Voltados para crianas, jovens e idosos, as atividades so realizadas em consonncia com as diversas faixas etrias; subsidiando as atividades escolares das crianas, proporcionando aos jovens a capacitao tcnica voltada para mercado de trabalho, alm do desenvolvimento da capacidade cognitiva dos idosos.

Dessa forma, o projeto visa atender as comunidades mais carentes do municpio subdividindo-as em microrregies onde h uma unidade da faculdade e sempre pautado para o compromisso social e sempre contando com os acadmicos no apoio, conscientizando a todos os envolvidos.

As atividades so desenvolvidas respeitando o nvel e a capacidade de cada beneficiado, desenvolvendo neles o gosto pela aquisio de conhecimento e dando aos jovens meios para a incluso no mercado de trabalho, alm de contribuir para a formao de cidados conscientes atravs da discusso de aspectos cotidianos nas atividades. E, ainda, promovendo uma maior interao entre os beneficiados, a faculdade e a comunidade estimulando a insero das famlias dos beneficiados no projeto, proporcionando-lhes o conhecimento acerca dos seus direitos e deveres alm de mostrlos a importncia da famlia no desenvolvimento das crianas e adolescentes e no amparo aos idosos.

A incluso social uma proposta vivel e instiga a qualidade na educao. Porem, se percebe a necessidade dos gestores do projeto, os quais devem atuar como facilitadores para que se desenvolva uma Poltica Social permanente. De modo que se contemple a todos com oportunidades de educao, trabalho, emprego, ocupao e renda. No intuito de ampliar os horizontes, minimizar as diferenas, para que no se mantenham no poder apenas os privilegiados. Desse modo se sugere a ampliao da oferta de projetos inclusivos, bem como qualificao para os professores que queiram trabalhar com essa proposta.

Esta atividade importante para que voc associe a Direo e o Controle como funes do Administrador para as demais funes do Processo Administrativo. Para realiz-la, devem seguidos os passos descritos.

Dar continuidade ao projeto proposto na Etapa 2, promovendo uma pesquisa sobre Direo como funo garantidora do Processo Administrativo, partido da premissa de que administra envolve tambm a distino entre os nveis gerenciais.

Pesquisar em varias fontes, entre livros e artigos acadmicos da Internet (de sites confiveis) sobre o tema.

Na gesto pblica como a privada eficaz dependem da exata compreenso de conceitos importantes como o de direo. Sem a apropriao de tal definio por parte do gestor, a desafiante tarefa de administrar um rgo pblico ou uma empresa fica ainda mais difcil.

De nada adianta um bom planejamento e uma boa organizao se as pessoas trabalham sem orientao e coordenao adequada.

A funo Direo a atividade consistente em conduzir e coordenar o pessoal na execuo de um plano previamente elaborado. Assim, dirigir uma organizao pblica ou privada significa dominar a habilidade de conseguir que os seus subordinados executem as tarefas para as quais foram designados por fora do cargo (setor pblico) ou por fora do contrato de trabalho (setor privado).

Os meios normalmente utilizados para o desempenho de uma direo eficaz so: a) ordens e instrues, b) motivao, c) comunicao e d) liderana, sendo que um bom gestor sabe que os melhores resultados de gesto surgiro do uso combinado delas.

Ou seja, no basta dar ordens e instrues, preciso saber motivar seus subordinados na execuo das tarefas. E isso se faz, por exemplo, atravs de uma comunicao eficiente entre chefe e subordinado. preciso dizer equipe o motivo pelo qual aquele determinado trabalho importante para a organizao. Estes conceitos, apesar de simples, so comumente esquecidos pelos dirigentes de organizaes pblicas e privadas, trazendo-lhes srios prejuzos financeiros e operacionais a curto prazo sem falar na perda da credibilidade do trabalho executado pelo gestor perante seus subordinados, pares e superiores.

Definir como o grupo de estabeleceu os nveis de Direo para o projeto de extenso universitria.

Apresentar o resultado deste levantamento terico no tpico Desenvolvimento do relatrio desta Etapa. O relatrio deve seguir a mesma estrutura descrita na Etapa 1, Passo 1.

Nas consideraes Finais, fazer um paralelo das decises do grupo com proposta do artigo. Por que as ferramentas gerenciais podem falhar do Prof. Srgio Tittanegro. Disponvel em:<http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/7 3/71>. Acesso em: 14 out. 2011.

Procure identificar as possibilidades de falhas nas etapas de Planejamento e Organizao, para garantir que a Direo cumpra o seu papel.

A extenso acadmica um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino e pesquisa de forma indissocivel, e que viabiliza a relao transformadora entre a instituio de ensino e a sociedade.

Dentre as ferramentas de gesto mais utilizadas, o Planejamento Estratgico e a Misso/Viso so objetos de estudo neste artigo, demonstrando que a falta de uma

declarao clara sobre os valores, objetivos e propsitos da empresa, e a forma como isto mensurado pode comprometer a eficincia e a eficcia dessas ferramentas.

Nas ltimas dcadas, diversas alteraes nos cenrios mundiais provocaram, e continuam provocando profundas mudanas nos processos de reestruturao produtiva e gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana. Diante deste quadro, este

artigo prope-se a analisar a importncia do Planejamento Estratgico Organizacional como ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, que ora se apresenta. Fatores considerados relevantes para a elaborao do trabalho foram o contexto histrico de estratgia e planejamento, aspectos conceituais referentes ao assunto e pesquisas baseadas em linhas de pensamento de renomados autores da rea, resultaram ao final na estruturao de um roteiro para o desenvolvimento passo a passo de um plano estratgico objetivo e de fcil implementao.

Buscar um artigo acadmico na base de dados da Anhanguera que trate do tema Controle e que traga algum estudo de caso. Consultar atravs do endereo: HTTP://sare.unianhaguera.edu.br/>. Acesso em 20 de out. 2011.

Omo tudo que o Administrador faz importante para muitas outras pessoas, alm daquelas de dentro da empresa, discutir com o grupo as Implicaes ticas do Controle. Lembre-se de compreender as Implicaes ticas como uma reflexo sobre os possveis impactos que as decises administrativas podem causar na sociedade, no ambiente e no individuo.

No caso deste desafio, analisar as Implicaes ticas a partir da aprendizagem possibilidade pela realizao do desafio quanto ao processo Admistrativo.

As implicaes podem ser positivas ou negativas. Quando forem negativas, o grupo pode propor formas de minimizar os impactos. Quando forem positivas, o grupo pode aproveitar para valorizar a iniciativa.

Incluir o item Implicaes ticas no relatrio do grupo aps o item Consideraes Finais.

No caso deste desafio, analisar as implicaes ticas a partir da aprendizagem possibilitada pela realizao do desafio quanto ao processo Administrativo. podem ser positivas ou negativas. Quando forem negativas, o grupo pode propor formas de minimizar os impactos. Quando forem positivas, o grupo pode aproveitar para valorizar a iniciativa.

Nas organizaes de hoje, sejam elas pblicas, privadas ou mesmo do terceiro setor, a discusso sobre a tica e a responsabilidade social deixou de ser um debate apenas filosfico e ganhou a relevncia que merece. A tica empresarial a disciplina que avalia o comportamento das pessoas e julga este comportamento como adequado ou no, possibilitando a aprovao ou reprovao diante de toda a comunidade, colaboradores, acionistas e demais interessados nas aes de uma organizao. Estabelece tambm a conduta apropriada e as forma de promov-la de acordo com determinadas concepes vigentes de alguns grupos sociais especficos ou da sociedade em geral.

So exemplos de questes ticas nas organizaes, tica organizacional:

1. correto empresas privadas apoiarem campanhas eleitorais?

2. At que ponto lcito influenciar as decises de governos para favorecer algum grupo ou segmento empresarial da sociedade?

3. aceitvel que exista uma grande diferena salarial entre altos executivos e funcionrios operacionais?

4. correto obter altos lucro e incentivar a venda de produtos que notoriamente ofeream riscos sade dos consumidores?

5. Qual a dimenso da responsabilidade de uma organizao em relao comunidade?

6. As empresas podem investigar o correio eletrnico de seus funcionrios?

7. Qual a participao que os funcionrios devem ter em decises que impactem na sua jornada de trabalho, demisses em massa, desativao de operaes, etc?

8. certo demitir funcionrios em nome de eficincia e economia de recursos?

9. So exemplos de implicaes destas questes impactam no ambiente interno e externo da empresa e tm levado diversas organizaes a efetivamente discutir sobre o seu papel diante da sociedade garantindo sustentabilidade e como pode contribuir com a qualidade de vida da populao em geral. Hoje, a discusso sobre responsabilidade social tem proporcionado s organizaes uma mudana de conduta, anteriormente orientada para as obrigaes unicamente com os acionistas e distante dos problemas sociais. Agora a organizao busca criar um sistema de valores que se orienta para o benefcio dos clientes que hoje possui um novo significado: j no mais s aquela entidade externa que

apenas troca o seu dinheiro por produtos e servios que a organizao torna disponveis; mas passou a ter uma dimenso mais interna, e abrange tambm todos os envolvidos no processo como chefes, subordinados, colegas de trabalho e fornecedores.

10.

Entre as aes de sobrevivncia e manuteno do

mercado de qualquer organizao esto aquelas relacionadas ao marketing e a propaganda. O marketing uma atividade saudvel em termos ticos na medida em que o seu objetivo seja encontrar e apresentar formas de satisfazer as necessidades e os desejos das pessoas. A partir do momento em que a propaganda se transforma em um mecanismo de seduo do consumidor baseado em informaes enganosas ou com foco em atitudes tambm enganosas que visem, por exemplo, reduzir a quantidade do produto empacotado, mantendo as mesmas caractersticas da embalagem -, j se pode pressupor que o cdigo de tica entre empresa e consumidor foi quebrado.

11.

Uma das maiores questes contemporneas saber

entender como tica e responsabilidade social podem coexistir com princpios organizacionais.

12.

A responsabilidade social tem a base na cadeia de

negcios da empresa e engloba preocupaes com um pblico maior (acionistas, funcionrios, prestadores de servio, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente), cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar em seus negcios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negcios da

empresa e como ela os conduz. J a tica base da responsabilidade social e se expressa atravs dos princpios e valores adotados pela organizao. No h responsabilidade social sem tica nos negcios. No adianta uma empresa, de um lado pagar mal seus funcionrios, pagar propinas a fiscais do governo e, por outro, desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. Essa postura no condiz com uma empresa que quer seguir um caminho de responsabilidade social. importante seguir uma linha de coerncia entre ao e discurso.

13.

CONTROLE DA AO EMPRESARIAL

14.

O controle a quarta funo do Administrador dentro de

um sistema aberto e cclico, sistema esse que intimamente ligado, interdependente e interagente. Algumas vezes necessrio mudar o planejamento, a organizao e a direo para os sistemas de controle se tornem mais eficientes.

15.

O controle muitas vezes tem conotao de poder dentro

de organizaes j que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas, portanto exercendo o poder interpessoal.

16.

No nosso projeto de trabalho, onde desenvolvemos a

trs funes anteriores do Administrador, trataremos agora a funo da Direo durante o processo. Num leve histrico, o nosso grupo escolheu um objeto especfico para trabalhar em cima dele com intuito estratgico de levar informaes sociedade sobre a importncia da coleta seletiva de lixo. Aps o planejamento, onde as linhas de execuo foram colocadas

no papel seguidas de como agir para a melhor execuo das atividades num mbito pr-ativo, desenvolvemos maneiras de Organizar essas linhas de execuo, onde decidimos sobre a alocao de cada idia de acordo com sua relevncia. Aps essas fases onde foram conseguidos recursos materiais e humanos para a continuidade de nossos intentos houve a necessidade de gerir todos esses recursos disponveis assim como delegar responsabilidades distribudas em nveis hierrquicos entre os ncleos de trabalho de nossa equipe, j que na fase de execuo onde a distribuio de informaes sobre nossa idia para a populao teria que movimentar nossos colaboradores em diversos pontos da cidade para disseminar nosso objetivo.

17.

O papel do controle nesse projeto foi de analisar se os

resultados conseguidos por etapas estavam de acordo com o que foi planejado. No primeiro momento percebemos que apenas distribuio de panfletos respeito do tema em questo no conseguiria adentrar na rotina das pessoas, a ento utilizamos os pressupostos do controle, onde verificamos a situao, entendemos que deveria mudar o foco de ao e ento mudamos a linha de ataque como uma ao corretiva. Utilizamos a fora da mdia como brao direito para a massificao e disseminao de nossa inteno perante a sociedade. O resultado foi um maior conscientizao da populao que passaram a se organizar melhor em seus bairros a respeito de alocar os lixos de acordo com seus tipos. Realizamos um levantamento nos locais estratgicos onde realizamos nossos servios e percebemos que nesses locais a conscientizao da populao mudou em relao a antes. Da vem um questionamento, se ocorressem aes iguais a nossa ser que todos agiriam da mesma forma? Se todos

tivessem acesso a infra-estrutura adequada como uma melhor distribuio de lixo produzido nas cidades com certeza outros fatores que contribuem negativamente para a destruio da natureza iriam ser diminudos sem a necessidade de gastar recursos pblicos, j que a populao no jogaria lixo nas ruas, nem nos rios, contribuindo secundariamente para o bem estar de vida nas grandes cidades.

18.

CONSIDERAES FINAIS

19.

Segundo Chiavenato (2003, p. 635), o controle como

funo administrativa consiste em mensurar o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais sejam cumpridos. Dentre as divises hierrquicas do controle nas organizaes ser enfatizado o controle dentro da organizao, ou seja, o controle interno.

20.

Nas organizaes o controle interno constitudo de

procedimentos que visam proteger a estrutura patrimonial e oferecer melhores informaes para o processo decisrio em nvel estratgico, um controle interno desenvolvido na estrutura do organograma da empresa, onde cada setor tem suas responsabilidades, que so interligados com outros setores, que por sua vez tambm so somados com um todo formando a organizao.

21.

O controle tem como objetivo garantir que os processos

sigam no eixo, identificando os desvios e corrigindo-os para que atenda os objetivos pr-estabelecidos, um conjunto de informaes que tem o objetivo de manter o custo das operaes dentro de um rumo programado, quando esse

rumo programado sofre alguma alterao necessrio detectar o problema, mensur-lo e tomar aes corretivas para san-lo ou pelo menos diminu-lo de forma a manter a organizao no seu caminho. Devido ao mercado ter sofrido alteraes nos ltimos anos o processo de Direo, assim como as outras funes do Administrador, no tem sido tarefa fcil, j que as incertezas que norteiam os arredores da Organizao fazem com que cada deciso seja constantemente avaliada e reestudada para garantir uma Gerncia e Controle com maior assertividade por parte do nvel estratgico e, conseqentemente repassada aos nveis hierrquicos em formas de ordens e execuo.

22.

IMPLICAES TICAS

23.

Como toda organizao tem um relacionamento com o

ambiente externo ento esse ambiente est ligado de alguma forma com ela, podendo ser de ordem poltica, econmica, social, partindo desse preceito d-se a entender que um Administrador tem em suas mos um poder maior do que imaginamos, basta sabermos que o que legitima uma empresa a sociedade, portanto, o Gestor no pode deixar de ter um olhar criterioso para a sociedade.

24.

A natureza formada por uma estrutura nica onde

existe um equilbrio biolgico entre os seres orgnicos e inorgnicos, organismos produzem substncias que so teis para outros organismos. De acordo com esse conceito percebemos que um ato incorreto de um Administrador que provoca uma poluio por exemplo, a poluio causada por resduos slidos, lquidos e gasosos que so produzidos e

jogados no ambiente prejudicando esse equilbrio existente para a sobrevivncia das espcies. E sabemos que ultimamente o problema entre as organizaes e o meio ambiente tem crescido muito, devido, em alguns casos a falta de fiscalizao por parte dos rgos regulatrios. Mas ultimamente esse quadro est mudando, com o demandante mais consciente do produto ou servio que ele adquire ele tende a consumir de quem est seguindo normas, forando as que no seguem tambm seguir para no perderem mercados ou fecharem as portas.

25.

Ento percebemos o impacto de uma situao ocorrida

pela deciso de quem tem uma organizao nas mos, eu abordei somente as questes ambientais, mas existem outras variveis que esto ligadas diretamente com a gesto de um Administrador. Sendo positivas ou negativas, uma clula social tem papel relevante para a sociedade pela sua relevncia de ordem social principalmente, por ter papel de sustentabilidade perante a sociedade e tambm seguindo de marco regulatrio para a economia da populao.

26.

Anlise crtica dos artigos Com uma anlise crtica dos artigos O trabalho do

27.

gerente executivo: uma viso geral e crtica e Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem, se percebe que ambos do enfoque para pocas vividas no mundo contemporneo, mundo esse que est cada vez mais complexo e difcil de se traar um objetivo e cumprilo sem que haja uma necessidade de modificao de alguma etapa do processo no meio do caminho para reajustar algo

que est em desencontro com a meta final. De um modo geral, foram descritas situaes referentes aos nveis estratgicos e tticos de uma organizao e como eles sofreram mudanas com esse novo contexto em que vive o mundo atual, tanto que os autores do primeiro artigo tiveram uma ateno especial ao tratar do gerente executivo, e seus novos planos de ao para conduzir a atividade humana atravs de variveis de grande relevncia como Motivao, Liderana e Comunicao, o novo gerente tem que ter, alm de tudo, habilidades humanas, ter conhecimento psicolgico, por que uma organizao j no tem mais aquele conceito de nfase estrutural de Fayol e Weber, nem vive mais a teoria da mquina como era o conceito da teoria estruturalista, onde uma organizao era constituda de um amontoado de mquinas, tijolos e concreto baseado em um sistema fechado e com o intuito de apenas obter recurso financeiros, esse quadro foi mudando com o passar dos anos onde a realidade vivida fez com que novos enfoques administrativos viessem a sobrepor esses anteriores, o enfoque agora outro, o modelo de gesto agora se baseia num pilar intangvel que tem grande peso diante de situaes advindas dos diversos tipos de variveis externas ligadas diretamente com a organizao de uma forma macro. Esse pilar intangvel abordado pelos autores dos artigos est ligado ao capital humano, capital intelectual, enfim, concepes, cultura, onde juntado ao regime interno de uma organizao forma a cultura organizacional. As ferramentas de gesto do suporte ao administrador para o seu processo decisrio, processo esse que tem que est voltado para o seu principal objetivo que , acima de tudo, a satisfao daquele que lhe sustenta, que o cliente, e claro, alm da satisfao do cliente a fidelidade dele tambm.

28.

O primeiro artigo foca mais um pequeno grupo de

administradores, que so aqueles que possuem recursos disponveis responsveis pela grande parte da participao de mercado, e onde esto os pequenos empreendedores?, ser que eles s aparecem em estatsticas referentes notcias de fechamento de portas antes do quinto ano de vida?, as pequenas empresas so, no meu modo de entender, as grandes responsveis por manterem o equilbrio social, j que contribuem para a manuteno de um grande nmero de trabalhadores que devido as poucas qualidades exigidas pelas grandes organizaes no teriam as mesmas chances de trabalharem, levando a entender que essas micro e pequenas empresas so o termmetro da sociedade. A respeito do artigo aplicao de ferramentas de

29.

gesto de processos nas organizaes que aprendem, eu tenho um ponto de vista que vai de desencontro com a idia central citada por Drucker (1997), onde expressado que os gestores executivos ainda no sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para algum e no para a organizao. Nessa frase o autor d uma conotao generalista, macro, como se todo gestor ou empreendedor no tivesse noo da complexidade do Ambiente Externo e utiliz-lo com base para o planejamento estratgico, foi citado tambm que a utilizao de ferramentas de gesto por parte dos gestores acabaria em insucesso devido falta de conhecimento seja tcito seja explcito. Na minha opinio, as condies atuais oferecidas ao administrador de empresas so muitas e sempre aparece uma situao nova, sem falar de instituies que do suporte desde o nascimento at a continuidade da empresa, como

SEBRAE, SENAI, SESI, e outros rgos que do um norte desde o pequeno at o grande administrador, talvez a idia central contida no artigo seja em relao aos empreendedores que no tenham acesso essas condies para dar continuidade em sua organizao. Polticas governamentais tambm surgiram para dar legalidade ao pequeno empreendedor atravs do programa Pequeno empreendedor individual, onde qualquer pessoa poderia conseguir ter uma identidade de pessoa jurdica, com todo suporte inclusive por tele atendimento, enfim, condies o que no faltam para formar um Administrador competente que consiga utilizar ferramentas de gesto das mais modernas na busca de mensurar os seus objetivos para conseguir chegar a um ponto estabelecido anteriormente, caracterizando sua viso.

30.

IMPLICAES TICAS DOS ARTIGOS

31.

As implicaes ticas so as responsabilidades que o

administrador tem com o meio externo organizao, a partir do momento que ele tem em mos o poder da deciso ela decisiva para o relacionamento com a comunidade em geral, quando analisamos essas responsabilidades no mbito gerencial, entendemos como a relao entre as decises tomadas por esse nvel hierrquico e os afetados diretamente por essas decises que so os seus subordinados, cabendo por parte da gerncia as habilidades essenciais para poder colocar em evidncia o significado referente ao seu ttulo, que gerir, com um foco mais voltado para as pessoas a organizao passou a ser um sistema de gesto orgnico, diferente do burocrtico de algum tempo atrs, esse novo enfoque faz com que as responsabilidades de um gestor se dobrem por que as implicaes de uma gesto mal

administrada podem resultar em penalidades criminais e trabalhistas. A tica tambm um ponto importante que est ligado tarefa de um administrador, todos os seus processos tem que seguir uma espcie de regulamento tico para que seus resultados no possam prejudicar tanto a comunidade tanto seu concorrente, no mbito de uma concorrncia desleal por exemplo. Com o advento da era da informao as repercusses referentes as aes de um administrador toma dimenses globais num piscar de olhos, est cada vez mais difcil de se burlar o sistema, j que at as notas fiscais agora so eletrnicas, reduzindo praticamente a zero as possibilidades de fugir da receita, seria antitico para uma empresa vender produtos sem a nota fiscal, mas isso acontece com freqncia as vezes de comum acordo com o seu demandante talvez para no perder o cliente que compra em pequenas quantidades justificando a no emisso de um boleto. Mesmo sabendo que os rgos regulatrios superfaturam recursos que seriam destinados a setores de primeira necessidade de nosso pas no justifica agir da mesma forma, basta refletir um pouco a respeito, um motorista que leva uma multa, a grande parte oferece propina para no levar a multa, da mesma maneira a situao de um administrador que age por baixo do panos para deixar de recolher impostos para o pais. As conseqncias de atos como esses a falta de recurso disponvel para financiar setores importantes para o desenvolvimento de nosso pas.

32.

Sugestes para a reduo dos impactos Da

administrao.

33.

Partindo do preceito que uma organizao um sistema

aberto e de constante interao com o seu meio externo ela

no pode se limitar apenas a processos internos, da ento uma sugesto para a reduo de riscos referentes tarefa do Administrador, muito difcil seguir essa cartilha mas o Administrador tem que ter a noo que em suas mos est um poder intangvel e que se mal utilizado ir resultar em consequncias para a sociedade que vive em funo dela. A responsabilidade social significa atender s exigncias da competitividade, buscando baixo custo, qualidade, satisfao do cliente, retorno do investimento, mas tambm deve ser necessrio contemplar o desenvolvimento sustentvel, de uma forma macro a Responsabilidade Social visa a conscientizao dos Administradores em funo de uma gesto socialmente responsvel, essa questo deve ser tomada do nvel institucional devido ao seu peso perante a sociedade refletindo na organizao como um todo, de forma macro.

34.

Consideraes Finais

35.

Com a apresentao desse trabalho adquirimos

conhecimento a respeito de todo um conceito relacionado com as tarefas do Administrador com uma viso mais ampla, enfatizando cada funo desse ciclo sistmico interligado e complexo que rodeia as responsabilidades e as aes do Administrador. Atravs da produo de um projeto acadmico, colocamos na prtica todo um conceito relacionado matria Processos Administrativos onde escolhemos um tema de relevncia social e em cima desse tema trabalhamos todas as funes administrativas. Ao analisarmos a sociedade atual, com todos os avanos tecnolgicos e cientficos refletimos sobre como se deu esse avano, ser que foi somente de forma mecnica, com esforos, ou teve um dedo da

Administrao nesse meio? A resposta clara no ? Em todas as esferas so necessrios conhecimentos de administrao, um mdico tem que ter administrao para ter sucesso do sua cirurgia, qualquer profissional deve ter noo de Administrao para gerir os processos de forma a conseguir seu intento. Hoje temos ferramentas de gesto que esto dando suporte para a obteno dos objetivos organizacionais, mas alm das ferramentas utilizadas percebemos que as organizaes que aprendem esto utilizando como base para vantagem competitiva o capital intelectual, essa a nova vertente, o modelo participativo traz resultados mais positivos organizao j que as pessoas passam a ter mais responsabilidades para trabalharem e so acompanhadas pela motivao de conseguir metas que j no englobam apenas metas salariais.

36.

Situao real vivida pelo Administrador

37.

abordaremos situaes vividas pela nossa equipe

durante a realizao de nosso projeto.

38.

No incio de um planejamento todas as variveis

possveis devem ser colocadas no papel para que haja uma maior segurana para o processo decisrio, ento eu como Administrador, com todos os dados em mos e objetivos concretos, reuni pessoas que se uniram nesse projeto com a finalidade de levar a nossa mensagem ao nosso pblico final, discutimos sobre como encontrar recursos para dar suporte ao nosso trabalho, ento corremos atrs de parcerias com os diversos setores de atuao j que todos tem responsabilidades diretas com o tema escolhido para ser o

nosso objeto de trabalho, conseguimos recursos para trabalharmos com nossa divulgao inicial com material impresso, e com o andamento do processos fomos adquirindo mais recursos que nos ajudaram a financiar

39.

toda a fase de Organizao, Direo e Controle

contribuindo de forma positiva para a obteno dos resultados planejados anteriormente.

40.

A atuao do Administrador na gesto da Organizao.

41.

A figura do Administrador se tornou a mais importante

dentro do contexto empresarial, o modelo de gesto sofreu mudanas influenciadas pela realidade vivida em cada poca e a atuao do Administrador teve que se adequar para se ajustar a esse contexto, hoje percebemos que uma organizao causa impacto sobre o meio externo ela, seja positivo ou negativo, com todo esse contexto histrico percebe-se que a Administrao a principal ferramenta Que faz com que os resultados apaream. Essa cincia baseada em um processo cclico onde nada est delimitado, uma situao depende da outra, sistmico, o resultado de um conjunto de valores individuais unidos. Na sua primeira funo o Administrador Planeja, antecipa o que se deve fazer e quais os objetivos a serem alcanados com uma viso pro-ativa. Na Organizao o papel do Administrador fazer com que cada coisa ande, para isso o desenho organizacional, departamental e a modelagem de trabalho do uma base, um norte para que se tome decises mais acertadas. Na Direo o modelo de gesto mais participativo, onde os resultados so divididos por todos, sejam positivos ou negativos nos trs

nveis hierrquicos. No controle so atribudos fases em forma de um processo cclico onde, se estabelece padres, avalia o desempenho, compara esse desempenho e age para corrigir algum desvio, essas fases tem como intuito alcanar os objetivos da viso da organizao.

42.

CONSIDERAES FINAIS DO TRABALHO

43.

Aps o conhecimento terico sobre as funes do

Administrador adquirido em sala de aula atravs do PLT e tambm atravs dos trabalhos de ATPS, onde essa teoria foi colocada em prtica, entende-se que administrar no to simples assim quanto parece, tem pessoas que sonham em ter um negcio prprio, mas se esquece que para manter esse sonho necessrio muito empenho, dedicao e conhecimento, alm de habilidades conceituais para manter esse sonho, tanto que o nmero de empresas que fecham enorme, e isso no se d pelo nmero alto de taxaes advindas de rgos reguladores, a quantidade de baixas se d pela incapacidade ou falta de habilidades do Administrador para conseguir manter a sua empresa em consonncia com o princpil base da contabilidade, o princpio da Continuidade. Entende-se que administrar vai alm das barreiras implcitas, alm de paredes de concreto que cercam uma organizao, a melhor maneira de utilizar recursos sejam materiais, financeiros e humanos e organiza-los de forma a andarem lado a lado como uma orquestra afinada para chagar ao cumprimento de sua misso estabelecida anteriormente.

44.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

45.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria,

processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro:

46.

Elsevier, 2007, v.1.

47.

Acessado durante as aulas

48.

Poder e influncia interpessoal nas organizaes,

disponvel em:

49.

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:L-

YDXnrj11oJ:www.facef.br/facefpesquisa/2005/nr1/2_DINIZ_LI MONGI.pdf+controle+x+poder+na+organiza%C3%A7%C3%A 3o&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShQWKqKjLDh0nKnh6ysbgwjjxhyUwrZNP5CLOPJ12EJImf1LPWFQ09XkjRRTz2v84T7HXtZLkmmxYZE2w1cZ06A7Gkkp1p7EiCmjyjGAf6NlHnn9F83FaoND6izX_TFhOIWL& sig=AHIEtbTDXlcRLXMtRVjHYm4G9l_sfUF_7A

50.

acessado em 30/05/2011

51.

O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e

crtica dos professores Antonio Cury e

52.

Sites:

53.

www.administradores.com.br

54.

www.fae.edu

55.

www.santanderempreendedor.com.br

56.

ANHANGUERA EDUCACIONAL. Manual para

elaborao de trabalhos acadmicos:

57.

apresentao - NBR 14724. Anhanguera Educacional.

Disponvel em

58.

http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca

s/normas_bibliograficas/index.html Acesso em: 06 dez. 2010.

59.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : Teoria,

Processo e Prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (PLT).

60.

Veja o futuro antes dos outros do Prof. Roberto

Shinyashiki disponvel no site

61.

Planejamento Estratgico, disponvel em:

62.

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=e

xplorer&chrome=true&sr

63.

cid=0ByFmrl4MPvQGYjdiNGUyOWYtOTI2MC00ODJlLT

gyMTEtMzgxMWNjMjhiYzRk&hl=pt_BR> Acesso em: 17 out. 2011.

64.

O desafio do administrador do futuro do Prof. Paulo

Barreto dos Santos no site

65.

Artigos.com, disponvel em:

66.

<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=e

xplorer&chrome=true&sr

67.

cid=0ByFmrl4MPvQGZDNjNTdmNzgtMDRmZC00MzhkL

ThkNTItODJlODZjNzkyO

68.

WZj&hl=pt_BR>. Acesso em: 17 out. 2011.

You might also like