You are on page 1of 6

Associao Bahia Sul

PROCEDIMENTOS
AGENDA DE COMISSES

LIVRO DE ATAS
PROCEDIMENTOS CENSURA REMOES DE MEMBROS

TERMO DE ABERTURA LIVRO DE ATAS (Copiar na parte em branco do livro)

O presente livro contm 100 folhas numeradas tipogrficamente e destina-se ao registro de Atas da Igreja Adventista do Stimo Dia de Mucuri nos seus respectivos movimentos. Data: 01/01/2012 Secretria: Aline Ribeiro (assinatura) Pastor: Abimael Santos (assinatura)

O livro de Ata um documento que nunca dever ser inutilizado. No importa quantos anos igreja o tenha. um documento histrico e legal da igreja. Na folha seguinte apresentamos um modelo de agenda e uma ata de Comisso da Igreja. Os casos mais srios para registro de atas dizem respeito s remoes, porque h casos muito delicados que devem merecer muita ateno e cuidado sobre o que vai escrever. Especialmente as remoes por roubo e adultrio que podem resultar em processos, cadeias, divrcios, etc. e o fato de a Comisso da Igreja cumprir o seu dever, votando a remoo, no autoriza piorar a situao da pessoa punida, deixando escrito o roubo que ela tenha feito ou a descrio de que ele ou ela cometera adultrio. Caso isso venha derivar um processo, a ata de reunio da Comisso da Igreja poder servir de pea comprobatria, com a citao, naturalmente, de seus componentes, como testemunhas. O pastor da igreja e o secretrio do campo podero ajudar na redao da ata. E o voto perante a igreja pode ser feito com base na recomendao da comisso da igreja, sem mincias. O secretrio deve guardar este livro com muito cuidado, mesmo depois de todas as paginas completadas.

Veja a seguir, um modelo de agenda para os participantes da Comisso da Igreja (entregar no dia da reunio de comisso): AGENDA DA COMISSO DIRETIVA Data: ____/____/______ Local: ___________________________

MODELO DA AGENDA
(Para cada participante da comisso entregar 1 via) Membros presentes: ___________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ Horrio Comeo: ___________ Orao Inicial: _____________

Assuntos da Pauta; Recebimento de Membros por batismo; Letcia Prado Silva, Audelice Arajo Lima e Juscelino Alves dos Santos. Investidura de Lderes - Maria Antonieta e Joselito Damasceno no dia 25 do corrente ms. Sada de Grupos - Coral Tom Divino para Sarinha em Itabuna-BA no dia 24 de junho do corrente ano, o Clube de Desbravadores Servos de Deus um acampamento nos dias 17 a 22 de fevereiro na Fazenda Terra Nova em Jacarec - BA. Transferncias de membros - Receber por carta Ilma Regina Vasconcelos vinda da igreja Califrnia (Itabuna-Ba) e Wagner Batista Santana vindo da igreja de So Gonalo (So PauloSP), e enviar a carta de Maria Aparecida Souza para igreja de Aracaj (Sergipe-SE). Casamento - Enlace matrimonial de Madalena Gonalves e Lus Eduardo Santana no dia 17 de fevereiro, nesta igreja. Preenchimento de Cargo - Alan Bispo seja Diretor Associado do J.A. e Julita Maria seja Vice Secretria desta igreja.

Orao Final: _______________ Horrio Trmino: ___________

Abaixo segue o modelo da leitura da agenda para votao no plenrio:

MODELO DA AGENDA (Rascunho antes da leitura) Ata da 1 reunio da Comisso Diretiva da Igreja Adventista do Stimo Dia do bairro Mucuri, realizada no dia 05 de janeiro de 2012 s 19:30h em seu templo. Estavam presentes: PR. Abimael Santos, Aline Ribeiro, Anderson Lus, Ana Cristina, Edjan Souza, Fernando Tavares, Marcelo Silva, Neuza Maria, Rubens Pereira e Wanderson Brito. (L-se os nomes da mesma forma que escreve no livro de Atas: 1

do Presidente da comisso, 2 Secretria da comisso e os demais em ordem alfabtica)


Aps orao proferida pelo irmo Anderson Lus e leitura feita no Livro de Atos 1:14, passou-se em pauta:

Voto 2012/001 Recebimento de Membros - Proposto receber por batismo no dia 20 do corrente ms os membros: Letcia Prado Silva, Audelice Arajo Lima e Juscelino Alves dos Santos. Voto 2012/002 Investidura - Proposto que Maria Antonieta e Joselito Damasceno sejam investidos em Lderes de Desbravadores em cerimnia realizada nesta igreja no dia 25 do corrente ms. Voto 2012/003 Sada de Grupos - Proposto que o Coral Tom Divino realize um programa na igreja de Sarinha em Itabuna-BA no dia 24 de junho do corrente ano e que o Clube de Desbravadores Servos de Deus realize um acampamento nos dias 17 a 22 de fevereiro na Fazenda Terra Nova em Jacarec - BA. Voto 2012/004 Transferncias de membros - Proposto receber por carta Ilma Regina Vasconcelos vinda da igreja Califrnia (Itabuna-Ba) e Wagner Batista Santana vindo da igreja de So Gonalo (So Paulo-SP), e enviar a carta de Maria Aparecida Souza para igreja de Aracaj (Sergipe-SE).

Voto 2012/005 Casamento - Proposto realizar o enlace matrimonial de Madalena Gonalves e Lus Eduardo Santana no dia 17 de fevereiro, nesta igreja. Voto 2012/006 Preenchimento de Cargo - Proposto que Alan Bispo seja Diretor Associado do J.A. e Julita Maria seja Vice Secretria desta igreja. Nada mais havendo a reunio foi encerrada s 22:05 com orao feita por Pr. Abimael Santos. Eu como secretria desta igreja proponho que esta ata seja aceita.

Abaixo segue o modelo da Ata j na forma como deve ser escrita no Livro de Atas aps a votao no plenrio: Ata da 1 reunio de Comisso Diretiva da Igreja Adventista do Stimo Dia do Bairro Mucuri, realizada no dia 05 de janeiro de 2012 s 19:30h em seu templo.
Estavam Presentes: Pr. Abimael Santos, Aline Ribeiro, Anderson Lus, Ana Cristina, Edjan Souza, Fernando Tavares, Marcelo Silva, Neuza Maria, Rubens Pereira e Wanderson Brito. Aps orao proferida pelo irmo Anderson Lus e leitura feita no Livro de Atos 1:14, passou-se em pauta: Voto 2012/001 Recebimento de Membros: Votado receber por batismo no dia 20 do corrente ms os seguintes membros: Letcia Prado Silva, Audelice Arajo Lima e Juscelino Alves dos Santos. Voto 2012/002 Investidura: Votado aprovar que Maria Antonieta e Joselito Damasceno sejam investidos em Lderes de Desbravadores em cerimnia realizada nesta igreja no dia 29 do corrente ms. Voto 2012/003 Sadas de Grupos: Votado autorizar a sada do Coral Tom Divino para realizao de um programa na igreja do Sarinha em Itabuna-BA no dia 24 de junho do corrente ano, e o Clube de Desbravadores Servos de Deus, sada para um acampamento nos dias 17 a 22 de fevereiro na Fazenda Terra Nova em Jacarec BA. Voto 2012/004 Transferncias de Membros: Votado receber por carta Ilma Regina Vasconcelos vinda da igreja Califrnia (Itabuna-BA) e Wagner Batista Santana vindo da igreja de So Gonalo (So Paulo-SP), e enviar a carta de Maria Aparecida Souza para igreja Central de Aracaj (Sergipe-SE). Voto 2012/005 Casamento: Votado realizar o enlace matrimonial de Madalena Gonalves e Lus Eduardo Santana no dia 17 de fevereiro, nesta igreja. Voto 2012/006 Preenchimento de Cargo: Votado preencher os seguintes cargos; Diretor Associado do J.A: Alan Bispo, Secretria Associada da Secretaria: Julita Maria. Nada mais havendo a reunio foi encerrada s 22:05h com orao feita pelo Pr. Abimael Santos. Eu como secretria desta igreja lavrei e assino juntamente com o pastor a presente ata votada pela igreja em 20 de Janeiro de 2012. 1 Leitura Feita em: ____/___/___ 2 Leitura Feita em: ____/___/___ (Somente quando necessrio)

Presidente

Secretria

Pr. Abimael Santos

Aline Ribeiro

Para Ata de Reunio Administrativa o modelo o seguinte; Ata da 1 reunio de Comisso Administrativa da Igreja Adventista do Stimo Dia do Bairro Mucuri, realizada no dia 05 de janeiro de 2012 s 19:30h em seu templo. Estavam Presentes: Pr. Abimael Santos, Aline Ribeiro, Anderson Lus, Ana Cristina, Edjan Souza, Fernando Tavares, Marcelo Silva, Neuza Maria, Rubens Pereira e Wanderson Brito. Aps orao proferida pelo irmo Anderson Lus e leitura feita no Livro de Atos 1:14, passouse em pauta: Considerando que esta reunio administrativa foi devidamente convocada no culto de sbado, no dia ___/___/___ pela manh; Considerando que h qurum suficiente; Considerando que a irm Aline Moreira S foi notificada e teve direito a ser ouvido em sua prpria defesa e apresentar provas e testemunhos, foi; Voto 2012/001 Remoo - Votado que Aline Moreira S seja removida do quadro de membros desta igreja por violar os princpios da mesma. Nada mais havendo a reunio foi encerrada s 22:05h com orao feita pelo Pr. Abimael Santos. Eu como secretria desta igreja lavrei e assino juntamente com o pastor a presente ata votada pela igreja em 20 de Janeiro de 2012.

Presidente Pr. Abimael Santos

Secretria Aline Ribeiro

P.S Votos de disciplina de membros sejam eles por censura ou remoo so feitos na reunio administrativa devidamente convocada e s feita 1 leitura. OBS.: Lembrar que dever ser feito uma Agenda com todos estes assuntos e que esta agenda dever ser entregue a cada componente da Comisso no dia da reunio, sendo que, na agenda a palavra VOTADO

entra como PROPOSTO. Aps a leitura na igreja e votao no plenrio, sendo aprovada a Ata repassado para o livro e a sim segue o modelo acima com a palavra VOTADO. Relembrando que disciplinas de membros s h uma leitura e deve ser registrado separado na Ata da Comisso Administrativa, que outra ata.

PROCEDIMENTOS PARA CENSURAR OU REMOVER UM MEMBRO Guia da Secretaria de Igrejas 2010 Pg.51 a 55 Se o membro da igreja se colocar numa situao em que a igreja deva estudar o assunto para uma censura ou remoo, deve-se tomar o cuidado, somente aps visitas pastorais e do ancionato, informar devidamente ao membro da igreja, (conforme modelos nos anexos 20, 21, 22 e 23 do Guia da Secretaria de Igrejas 2010), o seguinte: 1. Notificao ao membro de que o seu assunto vai ser tratado na Comisso da Igreja. 2. Notificao de que o assunto ser levado Igreja, numa reunio administrativa devidamente convocada. 3. Notificao de Censura, ou 4. Notificao de Remoo. No caso de Grupo, s ser enviada a carta de notificao ao membro de que o seu assunto vai ser tratado na Comisso Diretiva da Associao/Misso/Campo Outros comunicados que forem necessrios sero enviados pela Associao/Misso/Campo aps o voto da Comisso Diretiva. Onde for possvel, esta comunicao deve ser entregue pessoalmente pelo pastor ou por algum designado pela Comisso da Igreja, com duas testemunhas, e o membro deve assinar uma cpia da notificao. Se isso for impossvel, recomenda-se, enviar a carta por correio com aviso de recebimento. Se a comisso da Igreja recomendar a remoo do membro, este s ser considerado removido aps voto da igreja. Isso deve ser feito numa reunio administrativa, devidamente convocada, com os membros que estejam em plena comunho e constem na lista de membros da igreja que realiza a reunio. (ver Manual da Igreja, Edio Revisada em 2005, pgs. 87 e 88).

You might also like