You are on page 1of 10

CONCURSO PBLICO

21. PROVA OBJETIVA

ANALISTA ADMINISTRATIVO

VOC

RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO

50

QUESTES OBJETIVAS.

PREENCHA RESPONDA

COM SEU NOME E NMERO DE INSCRIO OS ESPAOS RESERVADOS NA CAPA DESTE CADERNO.

LEIA CUIDADOSAMENTE AS QUESTES E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA.


A TODAS AS QUESTES.

MARQUE, NA FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS, QUE SE ENCONTRA NO VERSO DESTA PGINA, A LETRA CORRESPONDENTE ALTERNATIVA QUE VOC ESCOLHEU. TRANSCREVA PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, TODAS AS RESPOSTAS ANOTADAS NA FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS. A A
DURAO DA PROVA DE

HORAS.

SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS TRANSCORRIDA A METADE DO TEMPO DE DURAO DA PROVA OBJETIVA. SAIR, VOC ENTREGAR AO FISCAL A FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO DE QUESTES, PODENDO DESTACAR ESTA CAPA PARA

AO

FUTURA CONFERNCIA COM O GABARITO A SER DIVULGADO.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

20.12.2009

FOLHA INTERMEDIRIA

DE

RESPOSTAS

O O T ST ES UE Q QU

RESPOSTA RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

QUE

ST

RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes de nmeros 01 a 06. O que distingue os milhares de anos de histria do que consideramos os tempos modernos? A resposta transcende em muito o progresso da cincia, da tecnologia, do capitalismo e da democracia. O passado remoto foi repleto de cientistas brilhantes, de matemticos, de inventores, de tecnlogos e de filsofos polticos. Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, os cus haviam sido mapeados, a grande biblioteca de Alexandria fora construda e a geometria de Euclides era ensinada. A demanda por inovaes tecnolgicas para fins blicos era to insacivel quanto atualmente. Carvo, leo, ferro e cobre estiveram a servio dos seres humanos por milnios, e as viagens e comunicaes marcaram os primrdios da civilizao conhecida. A ideia revolucionria que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado o domnio do risco: a noo de que o futuro mais do que um capricho dos deuses e de que homens e mulheres no so passivos ante a natureza. At os seres humanos descobrirem como transpor essa fronteira, o futuro era um espelho do passado ou o domnio obscuro de orculos e adivinhos que detinham o monoplio sobre o conhecimento dos eventos previstos.
(Peter L. Bernstein, Desafio aos Deuses)

04. Assinale a alternativa em que as vrgulas so usadas pelos mesmos motivos por que so utilizadas no trecho: Carvo, leo, ferro e cobre estiveram a servio dos seres humanos... (A) Distantes da mdia, diz Lyra, muitos brasileiros criaram empresas rentveis. (B) A fruticultura, no Vale do So Francisco, atende demanda internacional. (C) Drummond surpreende pela linguagem, humor, sentimento de mundo. (D) Rubem Braga, inventor da crnica moderna, cobriu a 2 Guerra Mundial. (E) Conhea o Brasil que voc, felizmente, no viveu quando jovem. 05. Assinale a alternativa que apresenta a voz passiva da frase: viagens e comunicaes marcaram os primrdios da civilizao... (A) ... os primrdios da civilizao eram marcados por viagens e comunicaes... (B) ... os primrdios da civilizao so marcados por viagens e comunicaes... (C) ... os primrdios da civilizao seriam marcados por viagens e comunicaes... (D) ... os primrdios da civilizao vm sendo marcados por viagens e comunicaes... (E) ...os primrdios da civilizao foram marcados por viagens e comunicaes... 06. Assinale a alternativa em que a concordncia est correta, na modificao do trecho: O que distingue os milhares de anos de histria... (A) O que distingue as milhares de pocas de histria... (B) O que distingue os milhares de pocas de histria... (C) O que distingue os mil pocas na histria... (D) O que distingue a mil pocas de histria... (E) O que distingue o mil sculo de histria... Leia o texto para responder s questes de nmeros 07 a 10. Que coreanos comam cachorros um fato antropolgico que no deveria causar maior surpresa nem revolta. Franceses deliciam-se com cavalos e rs, chineses devoram tudo o que se mexe a inclusos escorpies e gafanhotos e boa parte das coisas que no se mexem tambm. Os papuas da Nova Guin, at algumas dcadas atrs, fartavam-se no consumo ritual dos miolos de familiares mortos. S pararam porque o hbito estava lhes passando o kuru, uma doena neurolgica grave. Nosso consolidadssimo costume de comer vacas configura, aos olhos dos hindustas, nada menos do que deicdio. A no ser que estejamos prontos a definir e impor um universal alimentar, preciso tolerar as prticas culinrias alheias, por mais exticas ou repugnantes que nos paream.
(Hlio Schwartsman, Folha de S.Paulo, 14.11.2009)

01. De acordo com o texto, (A) apesar do avano da cincia, o futuro hoje to incerto quanto na poca de Cristo. (B) a geometria de Euclides era ensinada na biblioteca de Alexandria. (C) o capitalismo e a democracia dependem do progresso da cincia e da tecnologia. (D) em quase todas as pocas da histria humana, h demanda por tecnologia blica. (E) o leo e o ferro superaram o carvo e o cobre no progresso da tecnologia humana. 02. Segundo o texto, (A) o mapeamento dos cus ocorreu graas aos sbios de Alexandria. (B) a civilizao que se conhece teve seu incio nas viagens e comunicaes. (C) os acontecimentos futuros eram manipulados, antigamente, por cientistas. (D) homens e mulheres eram passivos, desde que comeou a haver domnio do risco. (E) a democracia fruto de tecnlogos e de filsofos polticos. 03. Assinale a alternativa em que h um sinnimo de primrdio, com o mesmo sentido empregado no texto. (A) princpio. (B) primavera. (C) primeiro. (D) desenlace. (E) remate.
3

07. No texto, Schwartsman critica (A) a diversidade culinria mundial. (B) os chineses, por serem amplamente onvoros. (C) os que criticam prticas culinrias heterodoxas. (D) a tradio judaico-crist ocidental. (E) a culinria coreana, em especial.
CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

08. Deicdio significa um ato de (A) matar um deus. (B) homenagear um ancestral. (C) matar-se por amor divino. (D) confessar-se ateu. (E) imaginar-se vegetariano.

11. Segundo Ruy Castro, seu computador (A) faz correes de modo completamente aleatrio. (B) no tem no programa as regras de acentuao. (C) procura adivinhar as palavras que Ruy vai escrever. (D) foi programado por uma pessoa exibicionista. (E) sdico, muitas vezes, como um escritor.

09. Assinale a alternativa em que um adjetivo no superlativo est formado como em consolidadssimo. (A) crudivorismo. (B) adventcio. (C) utilitarismo. (D) bonssimo. (E) absentismo.

12. Pondo foco no contexto textual, o que o compositor Alcebiades Barcellos inventou foi (A) um novo gnero musical. (B) um instrumento musical. (C) uma mquina de escrever. (D) um objeto chamado Bide. (E) um aparelho de audio.

10. Assinale a alternativa em que o verbo parecer esteja empregado com a mesma regncia com que aparece em: ... por mais exticas ou repugnantes que nos paream. (A) Parecia que as novas remessas tinham atrasado. (B) Parecia impossvel que houvesse um novo apago. (C) Jennifer Lopez parecia estar em dia de glria. (D) Neschling se parece muito a Karajan em temperamento. (E) Parecia-me triste aquela garota sentada ao canto.

13. O sentido de caranguejola no texto (A) crustceo artrpode com carapaa. (B) espcie de realejo movido manivela. (C) instrumento musical improvisado. (D) estrutura instvel sem sustentao confivel. (E) placa-me com apenas um giga de memria.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 15. Troquei a mquina de escrever pelo computador h 21 anos, o que provavelmente j me salvou a vida algumas vezes, mas no pense que minhas relaes com ele so uma maravilha. A cada aperfeioamento no funcionamento da caranguejola, tenho um motivo para sobressalto, at me acostumar com a novidade e passar a domin-la tambm. Uma delas um novo e infernal corretor automtico de texto. Ao perceber que as teclas esto sendo acionadas para formar determinada palavra, o corretor, ligeiro que nem raposa, antecipase e termina de escrev-la por mim. No sei se, com isso, est apenas querendo se exibir ou se acha que errarei na grafia e oferece-se para complet-la. At a tudo bem. S que, ao fazer isso, ele se atrapalha com os acentos, escreve o que no para escrever e me obriga a teclar retrocessos e humilh-lo com uma correo mecnica, o que fao com sdico prazer. Se quero me referir, por exemplo, ao grande sambista do Estcio Alcebiades Barcellos, co-autor de Agora Cinza, inventor do surdo e mais conhecido como Bide, ele intromete um cretinssimo circunflexo e transforma Bide em Bid. O arquiteto francs Le Corbusier torna-se L Corbusier. (...)
(Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 16.11.2009)

14. Assinale a alternativa que apresenta sentido figurado de palavras. (A) ...a teclar retrocessos e humilh-lo com uma correo mecnica, ... (B) Troquei a mquina de escrever pelo computador... (C) ...at me acostumar com a novidade... (D) Se quero me referir, por exemplo, ao grande sambista... (E) O arquiteto francs Le Corbusier torna-se L Corbusier.

15. Assinale a alternativa que contm duas palavras que se diferenciam da mesma forma que Bide e bid. (A) nimo e animar. (B) favorvel e favoravelmente. (C) corrigir e corrigido. (D) rubrica e rubricado. (E) fbrica e fabrica.

CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

LNGUA INGLESA Para responder s questes de nmeros 16 a 21, leia o texto. The Disappearing Deal American obstacles in Copenhagen
By R.K. Pachauri

18. According to the text, the deal includes that investments and the access to technology will be (A) provided by developed countries. (B) sponsored by developing countries. (C) overseen by the Obama administration. (D) in charge of the poorest African countries. (E) afforded by the U.S Congress by 2020.

This December representatives from around the world will meet in Copenhagen under U.N. auspices to hammer out a new agreement for reducing greenhouse gas emissions and taking other measures to tackle climate change. The deal is expected to include a commitment by developed countries to pay for measures in developing states to adapt to the impact of climate change and to cut emissions, as well as providing them with easy access to clean technologies. If there is a deal, that is. In recent months, the prospects that states will actually agree to anything in Copenhagen are starting to look worse and worse. Although the Obama administration initially raised hopes by reengaging in the negotiation process, the U.S Congress has since emerged as a potential spoiler. While the European Union has resolved to reduce emissions 20 percent (from 1990 levels) by 2020, and Japans newly elected government has set an even higher target of 25 percent. All this matters because the effects of climate change are very real. They are also diverse, and will likely hit hardest in the most vulnerable and poorest regions of the world. These areas can expect an increase in the frequency, intensity, and duration of floods, droughts, heat waves, and extreme precipitation. Agricultural yields will decline, with some countries in Africa losing up to half of their farm output by 2020. Food security will get worse, and malnutrition and hunger will grow.
(Newsweek, october 26, 2009. Adaptado)

19. The term likely in All this matters because the effects of climate change are very real. They are also diverse, and will likely hit hardest in the most vulnerable and poorest regions of the world. implies (A) denial. (B) optimism. (C) acceptance. (D) contrast. (E) propension.

20. According to the text, the agreement in Copenhagen is (A) advancing. (B) hindered.

16. According to the text, (A) neither Obama administration nor the U.S Congress will be interested in the new agreement. (B) the Obama administration has intended to negotiate whereas the U.S Congress has not. (C) there is a consensus between Obama administration and the U.S Congress concerning cutting emissions. (D) both the Obama administration and the U.S Congress are being flexible to accept more ambitious targets. (E) by cutting carbon emissions at the same level of Japans goal, Americans will reengage in the process.

(C) concluded. (D) evolving. (E) useless.

21. The term yields in Agricultural yields will decline, with some countries in Africa losing up to half of their farm output by 2020. Food security will get worse, and malnutrition and hunger will grow. refers to the gains through the (A) crops. (B) workers.

17. The terms hammer out in This December representatives from around the world will meet in Copenhagen under U.N. auspices to hammer out a new agreement for reducing greenhouse gas emissions and taking other measures to tackle climate change. mean (A) avoid. (B) change. (C) refuse. (D) define. (E) remove.
5

(C) droughts. (D) government policies. (E) new technologies.

CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

Leia o texto para responder s questes de nmeros 22 a 24. 3 Homemade Natural Cleaning Products One of my earliest memories is of my mother cleaning with what looked to me like cooking ingredients. She would be listening to the radio as she poured baking soda, lemon, and vinegar combinations on the surfaces of our home. Magically these natural cleaning products kept our home clean and smelling fresh, without stretching an already thin household budget. Here are a few basic household ingredients and items you can use to clean your home. Vinegar naturally cleans like an all-purpose cleaner. Mix a solution of 1 part water to 1 part vinegar in a new store bought spray bottle and you have a solution that will clean most areas of your home. Vinegar is a great natural cleaning product as well as a disinfectant and deodorizer. Always test on an inconspicuous area. It is safe to use on most surfaces and has the added bonus of being incredibly cheap. Improperly diluted vinegar is acidic and can eat away at tile grout. Never use vinegar on marble surfaces. Dont worry about your home smelling like vinegar. The smell disappears when it dries. Lemon juice is another natural substance that can be used to clean your home. Lemon juice can be used to dissolve soap scum and hard water deposits. Lemon is a great substance to clean and shine brass and copper. Lemon juice can be mixed with vinegar and or baking soda to make cleaning pastes. Cut a lemon in half and sprinkle baking soda on the cut section. Use the lemon to scrub dishes, surfaces, and stains. Baking soda can be used to scrub surfaces in much the same way as commercial abrasive cleansers. Baking soda is great as a deodorizer. Place a box in the refrigerator and freezer to absorb odors. Put it anywhere you need deodorizing action. Try these three kitchen ingredients as natural cleaning products in your home.
(http://housekeeping.about.com/cs/environment/a/alternateclean.30.10.2009. Adaptado)

24. The term as in She would be listening to the radio as she poured baking soda, lemon, and vinegar combinations on the surfaces of our home. can be correctly replaced by (A) therefore. (B) but. (C) instead of. (D) while. (E) by.

A questo nmero 25 refere-se campanha reproduzida a seguir.

(designforu.blogspot.com.30.10.2009. Adaptado)

25. The blank in how __________ can you live? is correctly filled with (A) long

22. According to the text, the natural cleaning products are (A) controversial. (B) inconvenient. (C) inneficient. (D) harmful. (E) cheaper.

(B) far (C) come (D) high (E) many

23. According to the text, vinegar must be avoided (A) as a disinfectant. (B) because it is acidic residue. (C) on marble surfaces. (D) for its bad smell. (E) when mixed with other products.

CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 26. Frederick W. Taylor foi o idealizador da Organizao Cientfica do Trabalho e seus estudos pioneiros sobre Administrao alcanaram rapidamente sucesso em todo o mundo empresarial. Os EUA eram, no incio do sculo XX, o laboratrio ideal para os estudos de Taylor devido (A) falta de organizao sindical, ausncia de legislao trabalhista e abundncia de mo-de-obra. (B) ao interesse do governo americano em superar a crise de 1929, ao interesse da indstria americana em melhorar seus ndices de produtividade e falta de mo-de-obra. (C) necessidade de eliminar os processo manuais que caracterizavam o mundo do trabalho, disponibilidade de mquinas automticas e concorrncia europeia. (D) ao interesse dos sindicatos em qualificar a mo-de-obra operria, s presses por aumento de produtividade e concorrncia europeia. (E) ao estmulo dado pela legislao trabalhista americana a esse tipo de estudo, ao interesse do governo americano em superar a crise de 1929 e abundncia de mo-deobra.

29. As contribuies de Joan Woodward para o desenvolvimento da teoria organizacional so inmeras e importantes. Ganham destaque entre as suas contribuies as resultantes de incurses pelo campo da tecnologia e estrutura organizacional. Para melhor entender as correlaes entre tecnologia e estrutura ela subdividiu os sistemas produtivos em trs grandes grupos: (A) sistema de corporaes, putting-out-system e sistema de produo fabril. (B) sistema de produo unitria, sistema de produo em massa e sistema de produo por processo. (C) sistema de produo mecnico, sistema de produo automtico e sistema de produo automatizado. (D) sistema de produo informatizado simples, sistema de produo informatizado integrado e sistema de produo informatizado autnomo. (E) sistema de produo de baixa tecnologia, sistema de produo de massa ou tecnologia consolidada e sistema de produo de alta tecnologia. 30. Os estruturalistas fenomenolgicos do maior nfase aos aspectos estruturais e internos da organizao. De acordo com essa concepo, as relaes entre as partes da organizao so de grande importncia, o que os leva a dar um destaque especial s relaes entre a organizao formal e informal, dando sempre preferncia abordagem comparativa. Nesse esforo de comparao, Etzione classifica as organizaes em (A) associaes de beneficirios mtuos, de interesses comerciais, de servio e de Estado. (B) para a produo econmica, para objetivos polticos, integrativas e de manuteno de padro. (C) burocracias de pessoal, burocracias de fluxo de trabalho, burocracias nascentes e burocracias totais. (D) coercitivas, utilitrias, normativas e hbridas. (E) simples, em rede, matricial e integradas. 31. Entre as principais tcnicas de administrao de materiais, encontra-se aquela que busca a eliminao de tudo o que no agrega valor ao produto ou servio, utilizando-se de baixos inventrios desde o fornecedor at o produto acabado posto no cliente. Assinale a alternativa que, corretamente, denomina essa tcnica. (A) Just-in-time. (B) Fornecedor preferencial. (C) Programao de fornecedores. (D) Kanban. (E) Seis sigma. 32. A definio de uma estratgia correta de compras pode dar empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir pela verticalizao, ou seja, produzir internamente, ganha independncia, mas perde flexibilidade. Se a deciso for pela horizontalizao, ou seja, comprar de terceiros, tem-se a seguinte vantagem: (A) aumento da estrutura da empresa. (B) maiores lucros. (C) reduo de custos. (D) maior autonomia. (E) maior exposio.
7
CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

27. Considerado, ao lado de Taylor, um dos grandes nomes dos primrdios da Administrao, Henry Fayol foi fundador da Teoria Clssica cuja nfase estava no(a) (A) tarefa realizada pelo operrio. (B) homem e suas necessidades. (C) estrutura da organizao. (D) ambiente externo. (E) concorrncia.

28. A Teoria das Relaes Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendncia desumanizao do trabalho surgida com a aplicao de mtodos rigorosos, cientficos e precisos, aos quais os trabalhadores deveriam submeter-se. Sobre as suas concluses pode-se afirmar, corretamente, que (A) foram imediatamente aceitas pelos industriais interessados em ampliar a eficincia e a produtividade nas fbricas. (B) contriburam para o desenvolvimento da psicologia ao apontar a existncia dos grupos informais, at ento no estudados. (C) foram bem recebidas pelo movimento sindical devido a sua abordagem humanista e favorvel ao trabalhador. (D) nasceram da reelaborao terica dos conceitos administrativos oriundos da Escola Clssica. (E) foram criticadas pelo fato de representar a evitao e a negao, no sentido psicanaltico, em nvel institucional do conflito de classes.

33. A modalidade conhecida como arrendamento mercantil ou leasing envolve o cliente (arrendatrio) e a empresa de leasing (arrendador) e, dependendo do contrato, o cliente, ao encerramento do prazo contratual, poder exercer o direito de compra do bem em pauta. Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma vantagem dessa modalidade. (A) O arrendatrio pode depreciar o bem e, consequentemente, aproveitar os benefcios tributrios. (B) O risco de obsolescncia do bem do arrendador. (C) Usar o valor residual que normalmente o bem ter ao trmino do contrato. (D) Os pagamentos efetuados a ttulo de aluguel so dedutveis como despesas do exerccio, com reflexos na liquidez da empresa. (E) Alteraes e melhorias no bem no necessitam de aprovao do arrendador.

36. Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitao, os contratos para a prestao de servios tcnicos profissionais especializados devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de , com estipulao prvia de remunerao. Assinale a alternativa que, corretamente, preenche a lacuna da frase. (A) tomada de preo (B) concurso (C) carta convite (D) prego (E) leilo

37. Assinale a alternativa que, corretamente, aponta documento necessrio para a habilitao jurdica em licitaes. (A) Cadastro de pessoas fsicas (CPF). (B) Registro comercial, no caso de empresa individual. (C) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades por aes. (D) Inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades annimas. (E) Decreto de autorizao, em se tratando de cooperativas.

34. A lei que estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios prev que, em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios: I. produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; II. produzidos no Pas; III. produzidos ou prestados por empresas brasileiras; IV. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. Assinale a alternativa que, corretamente, aponta a ordem de preferncia. (A) I, III, IV e II. (B) II, III, I e IV. (C) IV, III, II e I. (D) I, II, III e IV. (E) III, I, II e IV.

38. As minutas de editais de licitao, bem como as dos contratos, acordos, convnios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas pelo(a) (A) Assessoria Jurdica da Administrao. (B) Secretaria de Obras, no caso da esfera municipal. (C) Tribunal de Contas da esfera de poder responsvel. (D) Controladoria Geral do Estado. (E) Assembleia Legislativa.

35. Uma das condies necessrias para a realizao de licitao de obras e servios (A) a demonstrao da urgncia da obra e/ou servio a ser licitado. (B) o produto esperado estar previsto na Lei de Oramento. (C) a existncia de oramento detalhado e demonstrativo financeiro que expressem a composio do seu custo global. (D) a previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento das obrigaes trabalhistas e contratuais. (E) a existncia de projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do processo licitatrio.
CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

39. A expanso ultramarina, iniciada no sculo XV, d inicio ao processo de globalizao da economia abrindo as portas da Amrica, frica e sia aos europeus. Num segundo momento, a Revoluo Industrial vai universalizar o sistema capitalista, estabelecendo relaes comerciais marcadas pela troca de produtos manufaturados europeus por produtos primrios do restante do mundo. Hoje, vivemos o terceiro ciclo da globalizao, em que as prticas comerciais entre as naes detentoras de tecnologias sofisticadas e aquelas que no controlam essas tecnologias aumentam as desigualdades provocadas por esse processo. Um fator que contribui para o aprofundamento dessas desigualdades a existncia de (A) tarifas alfandegrias elevadas para a importao de produtos primrios oriundos dos pases desenvolvidos. (B) blocos econmicos que facilitam a integrao e cooperao econmica apenas entre os pases desenvolvidos. (C) polticas econmicas marcadas pelo liberalismo dos pases desenvolvidos. (D) subsdios governamentais aos produtores agrcolas dos pases desenvolvidos. (E) polticas econmicas marcadas pelo nacionalismo e xenofobia dos pases em desenvolvimento.
8

40. Pode ser considerado como o conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os dirigentes governamentais a prestarem contas dos resultados de suas aes, garantindo-se a maior transparncia e a exposio das polticas pblicas: (A) Governana. (B) New Public Management. (C) Accountability. (D) Gesto por objetivos. (E) Administrao Pblica Burocrtica. 41. O controle dos gastos pblicos se orienta por uma srie de princpios, delineados em diferentes dispositivos da Constituio Federal, de acordo com as disposies que o instituem e o regem. O princpio que garante que as aes de controle devam ser implementadas sem que se permita a intromisso de questes de ordem poltica no desenvolvimento de suas atividades o princpio da (A) universalidade. (B) legalidade. (C) imparcialidade. (D) legalidade. (E) moralidade. 42. Trata-se de um sistema de informaes baseado em computador, introduzido nos EUA nos anos 1970, que apresentou um novo mecanismo para calcular eficientemente que materiais ou componentes so necessrios, quando so necessrios e qual a quantidade mais econmica. Esta ferramenta de planejamento conhecida como (A) TQM. (B) SIM. (C) CAD. (D) MRP. (E) B2C. 43. Na utilizao do mtodo CPM (Critical Path Method), um dos critrios para a identificao de uma atividade crtica : (A) PDI = UDI. (B) PDI > UDI. (C) PDI < UDI. (D) PDI = ZERO. (E) UDI = ZERO. 44. Proporciona benefcios especficos aos gerentes de todos os nveis da organizao porque os capacita a recuperar, manipular e exibir informaes de bancos de dados integrados para tomar decises especficas. Essa aplicao do uso da tecnologia da informao conhecida como sistema de (A) controle de processo. (B) registro de informaes. (C) informaes executivo. (D) processamento de transaes. (E) apoio deciso.
9

45. O Sistema de Planejamento, Programao e Controle da Produo (PPCP) pode apresentar diferentes vises em funo da definio do ambiente de manufatura. Pode-se identificar 4 (quatro) ambientes fabricao para estoque, montagem sob encomenda, fabricao sob encomenda e engenharia sob encomenda. No caso da fabricao sob encomenda, o PPCP dever voltar-se para a (A) previso a respeito das matrias-primas e dos componentes mais crticos, adquiri-los e estoc-los. (B) previso dos componentes e subconjuntos e programar a fabricao e a compra daqueles componentes. (C) previso de vendas dos produtos acabados e programao de compra de matria-prima. (D) utilizao de tcnicas especficas de redes e observar a capacidade instalada para a manuteno dos prazos contratados. (E) utilizao de tcnicas de PERT/CPM e TQC.

46. A Cmara de Comrcio Exterior Camex, do Conselho de Governo, tem por objetivo a formulao, a adoo, a implementao e a coordenao de polticas e atividades relativas ao comrcio exterior de bens e servios, incluindo o turismo. O Conselho de Ministros o rgo de deliberao superior e final da Camex, presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. I. Chefe da Casa Civil da Presidncia da Repblica; II. Ministro das Relaes Exteriores; III. Ministro dos Transportes; IV. Ministro da Fazenda; V. Ministro do Trabalho e Emprego; VI. Ministro da Agricultura, Pecuria e do Abastecimento; VII. Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto; VIII. Ministro da Cincia e Tecnologia. Assinale a alternativa que, entre as autoridades elencadas, aponta apenas aquelas que fazem parte do Conselho de Ministros. (A) I, II, III, VII e VIII. (B) I, II, IV, VI e VII. (C) III, IV, V, VI e VII. (D) II, IV, VI, VII e VIII. (E) II, III, V, VI e VII.

47. Na implementao da poltica de comrcio exterior, o Conselho de Ministros da Camex dever ter presente os compromissos internacionais firmados pelo Pas, em particular na(o) (A) Organizao Mundial do Comrcio OMC, na Comunidade Econmica Europeia CEE e na Associao Latino-Americana de Integrao Aladi. (B) rea de Livre Comrcio das Amricas ALCA, no Mercosul e na Associao Latino-Americana de Integrao Aladi. (C) rea de Livre Comrcio das Amricas ALCA, Tratado Norte-Americano de Livre Comrcio NAFTA e na Associao Latino-Americana de Integrao Aladi. (D) Mercosul, na Comunidade Econmica Europeia CEE e na rea de Livre Comrcio das Amricas ALCA. (E) Organizao Mundial do Comrcio OMC, no Mercosul e na Associao Latino-Americana de Integrao Aladi.
CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

48. O Comit Econmico e de Comrcio Conjunto JETCO, tem o propsito de criar um mecanismo formal entre governos para promover a relao econmica estratgica e desenvolver processos para estimular o comrcio e investimento bilaterais. Proposto ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, em 2006 ele aproxima o Brasil (A) da Frana. (B) dos EUA. (C) da Alemanha. (D) do Reino Unido. (E) da Itlia.

49. Na lgica proposicional, uma tautologia uma frmula proposicional que (A) falsa para todas as possveis valoraes de suas variveis proposicionais. (B) verdadeira para todas as possveis valoraes de suas variveis proposicionais. (C) pode ser falsa ou verdadeira para todas as possveis valoraes de suas variveis proposicionais. (D) falsa para algumas das possveis valoraes de suas variveis proposicionais. (E) verdadeira para algumas das possveis valoraes de suas variveis proposicionais.

50. Observe as seguintes definies: I. O desvio padro indica a disperso dos dados dentro da amostra, isto , o quanto os dados em geral diferem da mdia. Ele igual varincia ao quadrado. II. A mediana o valor que divide a srie ordenada em dois conjuntos com o mesmo nmero de valores. III. A moda o valor que ocorre com mais frequncia na distribuio. Ela igual raiz quadrada da varincia. IV. Amostragem a tcnica especial de escolher amostras que garante o acaso na escolha. V. Amostragem casual ou aleatria simples o tipo de amostragem que baseado no sorteio da amostra. Assinale a alternativa que aponta, apenas, definies corretas. (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) III, IV e V. (D) II, IV e V. (E) I, II e IV.

CTSB0901/21-AnalistaAdministrativo

10

You might also like