You are on page 1of 2

Campo Eltrico 1 - Introduo

Prof: RENNAN 01. CONCEITO de CAMPO ELTRICO Regio do espao em torno de uma carga ou superfcie carregada (Q), onde qualquer corpo eletrizado fica sujeito ao de uma fora de origem eltrica. Cada ponto desse campo caracterizado por um vetor E, denominado Vetor Campo Eltrico. Uma carga de prova q, colocada num ponto desse campo, sofrer a ao de uma fora eltrica F de tal forma que: importante observar que o campo eltrico uma propriedade dos pontos da regio influenciada pela presena da carga E = F/[q] eltrica Q, no dependendo da presena da carga de prova q nesses pontos para a sua existncia. A carga de prova q utilizada somente para a verificao da existncia do campo eltrico num determinado ponto da regio. A direo do campo eltrico a mesma da fora eltrica; seu sentido depende do sinal da carga de prova q: a. Se q>0, o sentido do campo o mesmo da fora; b. Se q<0, o sentido do campo contrario ao da fora. 1.1. Campo Eltrico de uma Carga Puntiforme Considere uma carga puntiforme Q, fixa, criadora de um campo eltrico. Uma carga de prova q colocada num certo ponto desse campo fica sujeita a uma fora eltrica cuja intensidade, pela lei de Coulomb, : E = k. [Q]/d Pode-se concluir, atravs da figura, que: a. Se Q>0, o vetor campo eltrico afastamento. b. Se Q<0, o vetor campo eltrico aproximao. 1.2. Campo Elt. de Vrias Cargas Puntiformes Sejam n cargas puntiformes fixas Q1, Q2, ..., Qn e um P do espao. O vetor campo eltrico resultante E das diversas cargas a soma vetorial dos vetores campo eltrico E1, E2, ...,En, que cada carga, individualmente, gera em P. E = E1 + E2 +...+ En Frente: 04 Aula: 04
GE130307

1.3. Linhas de Fora As linhas de fora (ou de campo) so linhas imaginrias, tangentes aos vetores campo eltrico em cada ponto do espao sob influncia eltrica e no mesmo sentido dos vetores campo eltrico. Por um ponto de um campo eltrico no podem passar duas linhas de fora. Portanto, duas linhas de fora no podem se cruzar.

Denomina-se espectro do campo a representao grfica de um campo eltrico, ou seja, das suas linhas de fora. As linhas de fora nascem em cargas positivas e morrem em cargas negativas, como mostram as figuras. Pela configurao das linhas de fora, podemos visualizar o campo eltrico de uma maneira simplificada: onde as linhas de fora esto mais prximas, sabemos que o campo eltrico mais intenso; onde as linhas de fora esto mais afastadas, o campo eltrico mais fraco. Observe que as linhas de fora tambm representam uma boa imagem de como E varia numa dada regio.

de de

02. RIGIDEZ DIELTRICA Voc sabe que nas substncias dieltricas (isolantes) os eltrons esto fortemente ligados ao ncleo de seus tomos. Mas, o que acontece quando um dieltrico colocado num campo eltrico? Nesta circunstncia aparece sobre os eltrons do isolante uma fora tal que poder ou no arranc-los de seus tomos. Se o valor do campo for pouco elevado, os eltrons no sero arrancados de seus tomos e a substncia permanece dieltrica. Aumentando a intensidade do campo, os eltrons do isolante se transformam em eltrons livres, pois so arrancados de seus tomos; ai a substncia passa a ser condutora de eletricidade. O maior valor do campo que um dieltrico suporta sem torna-se condutor chamado rigidez dieltrica. A rigidez dieltrica varia de material para material. A do ar em condies normais, por exemplo, de aproximadamente 3. 106 N/C, situao em que ele se comporta como isolante. Acima desse valor, o ar passa a conduzir eletricidade. Voc achou o fenmeno parecido com o surgimento de raios, relmpagos e troves? Pois, de fato, mais ou menos isso o que acontece entre as nuvens e entre as nuvens e a terra.

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

EXECICIOS: 01. Um pndulo eltrico tem comprimento de 1m, a esfera suspensa tem massa de 10g e carga q incgnita. No sistema agem a gravidade (g = 10m/s) e um campo eltrico horizontal de 7,5. 103 N/C. O pndulo estaciona com a esfera distncia de 0,6m da vertical pelo ponto de suspenso. Determine a carga q em micro-Coulomb (mC).

0,6m

06. (ITASP) Representa-se na figura um quadrado de lado 2m possuindo nos seus vrtices as cargas Q1, Q2, Q3 e Q4. Considerando Q1 = Q3 = Q4 = 1C, Q2 = - 1C e k = 9. 109 N.m2/C2, o modulo do vetor campo eltrico resultante no ponto P (centro do quadrado) : Q1 Q2 a) 0 3 b) 27. 10 N/C. c) 36. 103 N/C. d) 9. 103 N/C. P e) 18. 103 N/C.

02. Uma partcula de massa 3,1. 10-15Kg est em equilbrio sob ao das foras peso e eltrica. Sabe-se que, no ponto onde a partcula se encontra, a intensidade do campo eltrico 1,9. 105 N/C. Determine o numero de eltrons em excesso na partcula. Dado: carga eltrica elementar = 1,6. 10-19C.

Q3

Q4

07. (UFMT) As cargas e os pontos ilustrados da figura esto representados no plano da folha. As cargas eltricas da figura so iguais e de sinais opostos. O campo eltrico mais intenso no ponto: 1 a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

+
4

3 5

03. (UFRN) Na distribuio de cargas eltricas puntiformes representadas na figura, o ponto onde o vetor campo eltrico resultante nulo fica: 1m q a) entre as cargas e no centro. b) entre as cargas e a 0,3m de +q. c) a 2m de -4q e sua direita. d) a 1m de +q e sua esquerda. e) a 4m de +q e sua esquerda. 04. Duas cargas eltricas esto situadas nos pontos A e B de um plano, como indica a figura. As linhas de fora do idia do campo eltrico criado por essas cargas. Qual das cargas tem maior intensidade e, tambm, qual o seu sinal? -4q

08. Em dois vrtices de um triangulo eqiltero de lado 0,3m encontram-se duas cargas positivas Q = 4C. Determine as caractersticas do vetor campo eltrico resultante no outro vrtice. (Dado: k0 = 9. 109N.m2/C2.)

09. (Fei-SP) Uma pequena esfera de massa igual a 0,04Kg, eletrizada com carga 2C, est apoiada numa placa plana isolante, inclinada, com um ngulo de E 30 com o horizonte. Calcule a intensidade do campo eletrosttica que mantm a 30 esfera em equilbrio. 10. (Unicamp-SP) Considere as cargas puntiformes colocadas nos vrtices do quadrado (fig.1) e nos vrtices do triangulo eqiltero (fig.2). Desenhe o campo eltrico resultante (direo, sentido e o valor do ngulo com a reta AB) para: a) A carga em A da fig.1. b) A carga em A da fig.2.

05. (VunespSP) Na figura, o ponto P est eqidistante das cargas fixas +Q e Q. Qual dos vetores indica a direo e o sentido do campo eltrico resultante em P, devido a essas cargas? C a) A D B b) B -Q c) C A E d) D P e) E +Q

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

You might also like