You are on page 1of 13

NDICE

BASTA! Violncia Domstica Fatos e nmeros Violncia Domstica a polcia intervm imediatamente! O que eu, como vtima de Violncia Domstica, posso fazer? O que fazer quando uso de violncia? O que posso fazer, quando percebo a existncia de Violncia Domstica?
Impresso: Servio nacional para preveno de delitos (SKVP) 2004 Este trabalho foi realizado em conjunto com representantes da Polcia e representantes de Servios e Projetos de Interveno contra a Violncia Domstica, Servios de Apoio Vtimas, Centros contra a Violncia Masculina, Casas da Mulher, Conferncia Sua de Delegados para Igualdade entre Homens e Mulheres. Realizao: VischerVettiger, Basel Fotograa: Hansjrg Walter, Basel Impresso: scherprint ag, Mnsingen

4 6

13 16

19 22

Informaes, ajuda e aconselhamento

Basta! Violncia Domstica


Tambm entre as prprias quatro paredes:
Nem sempre, a vida familiar um idlio. A vida em comum com outras pessoas abriga possibilidades de conitos. Nos ltimos tempos, aumentou o nmero de notcias que relatam sobre Violncia Domstica. Existe, de repente, mais violncia entre pessoas que vivem juntas? No. Violncia entre o casal e na famlia sempre existiu. J h muito tempo, Casas da Mulher e Centros de Aconselhamento chamam a ateno para este fato. Porm, agora tambm a opinio pblica toma conscincia disto. A sociedade de hoje mudou sua forma de pensar. Violncia, que acontece entre as prprias quatro paredes, no mais visto como um problema pessoal entre duas pessoas. Mas sim, como um assunto pblico que no deve ser mais tolerado. Proteo contra violncia um direito humano, vlido tambm dentro de casa. O Estado e a Polcia se responsabilizam por esta proteo.

Violncia um delito.
Quem bate, usa de violncia. Quem usa de violncia, comete delito. Por isso, a polcia intervm quando chamada. Por ordem do Estado, a polcia protege a vtima e pune o culpado. Este folheto mostra como a polcia age em caso de Violncia Domstica e o que as pessoas atingidas e envolvidas podem fazer.

Fatos e nmeros
O que signica Violncia Domstica?

Violncia Domstica manifesta-se atravs de: Violncia psicolgica Violncia fsica Violncia sexual Violncia econmica

Violncia Domstica atinge, principalmente, mulheres e crianas. Tambm existe violncia contra homens. Todavia, de acordo com pesquisa realizada, uma em cada cinco mulheres na Sua sofreu, pelo menos um vez em sua vida, de violncia fsica ou sexual praticada por seu parceiro. Violncia contra mulheres , na maioria das vezes, expresso de desigualdade nas relaes de poder na vida conjugal. Segundo estimativas, na Sua por ano, em torno de 10 000 mulheres chamam a polcia pedindo proteo contra Violncia Domstica. As consequncias da Violncia Domstica custam anualmente para a economia sua por volta de 400 milhes de francos. Delitos so considerados Violncia Domstica quando acontecem entre duas pessoas que tm uma relao muito prxima. Ou seja, entre pessoas que vivem ou viveram uma relao familiar, conjugal ou semelhante. Na maioria das vezes, a Violncia Domstica comea de forma pequena. Com o tempo, vo se somando os episdios violentos. Diversas formas surgem em combinao. Lentamente, a pessoa violenta desenvolve um comportamento digno de punio.

Aqui, alguns exemplos de comportamentos violentos que infringem o cdigo suo de lei penal: Bater Prender Insultar, ameaar, fazer ameaas com armas Usar armas Molestar ou violar sexualmente

Tambm cai na categoria de Violncia Domstica aes malcas como: Desprezar Privar de dinheiro Fazer chicanas Controlar demasiadamente Isolar uma pessoa, proib-la de contatos

A Polcia intervm, esclarece a vtima sobre suas possibilidades legais e faz as averiguaes necessrias contra a pessoa suspeita de delito. Ela faz a denncia para as autoridades responsveis pela investigao penal ou comunica jurisdio pblica competente. Este procedimento adotado em caso de Violncia Domstica o mesmo realizado em caso de violncia em outros setores. Em caso de violncia, at as prprias quatro paredes no so tabu para a polcia. Pois, contra Violncia Domstica s uma coisa vlida: Nenhuma tolerncia! Por isso, a Polcia leva a srio toda ligao e comunicado.

Violncia Domstica a Polcia intervm imediatamente!


O papel da Polcia: Parar a violncia, proteger a vtima, averiguar em caso de suspeita de delito

Violncia Domstica a Polcia intervm imediatamente!

Proteger a vtima
A Polcia deixa-se informar, pela vtima e no local, sobre o acontecido. Ela interroga a vtima separadamente da pessoa suspeita de delito. Ela esclarece, se o acontecido infringe a lei penal. Em caso de leso corporal, ela acompanha a vtima para um tratamento mdico. A Polcia informa a vtima sobre os possveis passos legais. Na medida do possvel, vtimas femininas so interrogadas por policiais femininas. Ela toma o cuidado para que crianas sejam tratadas e informadas de acordo com sua faixa etria. A Polcia informa a vtima sobre endereos de contato de Centros de Apoio Vtimas ou ela mesma faz o contato com estes Servios.

Punir o culpado
A Polcia impede novos atos de violncia e verica a culpabilidade. Ela apreende vestgios, registra depoimentos de pessoas que tomaram conhecimento do acontecido e recolhe outros materiais de prova. Ela transmite a denncia s autoridades competentes. Pessoas que usam de violncia podem, temporariamente, ser presas. Em alguns cantes existe ainda o direito legal de expulso do pas. A Polcia oferece tambm endereos dos vrios Centros de Aconselhamento.

10

11

Violncia Domstica prejudica as pessoas atingidas no s sicamente, mas tambm psiquicamente. Muitas vtimas olham para trs e vem uma longa histria de degradao, opresso e violncia em suas relaes. A conana em si mesmas est abatida. Elas perderam a fora e a coragem para se defender e talvez at acreditam que elas mesmas que so culpadas. Existem tambm razes plausveis, que explicam por que mulheres continuam em uma relao violenta: Elas acreditam que assim cumprem com sua responsabilidade diante dos lhos, elas so nanceiramente dependentes ou temem, por serem estrangeiras, perder sua permanncia no pas. Por isso, muitas vezes, vtimas de Violncia Domstica reagem muito diferente do que se espera. O que essas pessoas mais necessitam de uma pessoa que as apoie e demonstre compreenso.

O que eu, como vtima de Violncia Domstica posso fazer?


Sempre apenas engulir? ou me defender?

12

13

O que eu, como vtima de Violncia Domstica posso fazer?

Voc sofre de violncia por parte de algum que vive ao seu lado? Voc tem medo? Tem vergonha? Sente-se sozinha/o? Voc precisa saber: Assim, sentem-se muitas vtimas. Em sua situao, essas reaes so absolutamente normais. O que no no normal, a situao em que vive. No existe nenhuma razo que justique a violncia: Voc merece ser amada/o e respeitada/o. Nossa lei no tolera a violncia de forma nenhuma. Voc tem direitos que pode reivindicar. No hesite mais tempo. Quebre com o silncio e procure ajuda.

O que voc pode fazer:


Chame a polcia, em caso de sentir-se ameaada|o. Faa uma denncia. Procure um servio de aconselhamento gratuito, em caso de necessitar de uma consulta e apoio jurdico, psquico ou material. Voc encontra uma relao destes endereos pelo Internet: www.verbrechenspraevention.ch, www.frauenhausschweiz.ch y www.sodk-cdas-cdos.ch. Deixe o Tribunal Civil de sua regio lavrar uma disposio de proteo. Por exemplo, o Tribunal pode lhe assegurar o apartamento, garantir a guarda dos lhos e estipular a obrigao de sustento de seu companheiro. Escolha uma pessoa que lhe seja prxima e de conana. Em caso de emergncia, voc pode pedir sua ajuda. Proteja seus objetos pessoais (carteira de identidade, conta bancria, visto de permanncia, coisas que lhe so importantes) e coloque-as em lugar seguro. Converse com seus lhos e diga-lhes como devem comportar-se em caso de emergncia. Prepare bem sua sada, caso pense em abandonar o apartamento comum. Coloque em uma bolsa tudo aquilo que precisar. Certique-se anteriormente, para aonde possvel ir. Muitas vezes, existem possibilidades especiais para a proteo de pessoas estrangeiras. Uma denncia ou uma separao podem ter consequncias sobre o direito de permanncia, a permisso para tabalhar e outros. Pergunte no Servio para moradores (Einwohnerdienst), qual so as medidas de proteo existentes em seu Canto.

14

15

Pessoas violentas sentem-se dominadas por um impulso que as levam a bater. Talvez elas tentem reprimir sentimentos indesejados como agresses, fraqueza ou medo. No entanto, na prxima oportunidade, elas explodem de novo. Frequentemente, pessoas violentas, colocam a culpa de sua raiva na situao ou em outras pessoas. Elas no querem aceitar que so elas que carregam a responsabilidade por aquilo que fazem. So elas que, em situaes delicadas, reajem com violncia. Mas para violncia no existe nenhuma desculpa mesmo em se tratando de questes privadas.

Voc j bateu em algum que vive ao seu lado? Voc tem medo de perder a pessoa que voc agride e, por isso mesmo, tenta obrig-la a permanecer junto? Na verdade, voc no quer ser assim, acontece simplesmente? No existe nenhuma desculpa para a violncia, nem mesmo no meio familiar. O que voc faz um delito. S voc mesmo pode terminar com este crculo vicioso. No vergonha ter um problema. Procure ajuda antes que seja tarde.

O que voc pode fazer:


Dirija-se a um Centro de Aconselhamento para Homens Violentos. Voc encontra uma lista com endereos pelo Internet. Converse com pessoas prximas sobre seus sentimentos. Observe como outras pessoas enfrentam situaes de presso e raiva. Reita sobre o que voc pretende fazer em caso de sentir agresses ou impotncia. aconselhvel distanciar-se em situaes de conito e stress. Saia de casa quando perceber que vai acontecer de novo. Faa um passeio ou converse com um amigo. Procure ajuda de um mdico, psiclogo ou de um Centro de Aconselhamento. Talvez exista algum no Departamento Pessoal de sua rma com quem voc possa conversar sobre seu problema de violncia.

O que posso fazer quando uso de violncia?


Ficar impotente ou assumir responsabilidade?

16

17

preciso muita coragem para interferir em problemas particulares de outras pessoas. Em caso de violncia, isto torna-se tambm perigoso. Alm disso, muitos temem tornarem-se testemunhas de situaes desagradveis. Por isso, muitas vezes a polcia s chamada quando a vtima j passou por muitos sofrimentos. No entanto, importante reagir na primeira suspeita. Pois, quanto mais tempo durar uma relao violenta, maiores sero os prejuzos de sade da vtima. E, acima de tudo, aumenta o perigo de um delito mais grave.

O que posso fazer quando percebo a existncia de Violncia Domstica?


Fingir que no escuto ou olhar e ajudar?

18

19

O que posso fazer quando percebo a existncia de Violncia Domstica?

Voc sabe ou imagina que exista violncia em seu crculo de conhecidos? Voc ouve de seus vizinhos gritos pedindo ajuda ou outros indcios de maus tratos? Tenha coragem! Faa algo. Voc no precisa intervir diretamente. E voc no precisa agir sozinha/o. Informe-se com outros vizinhos ou familiares, se eles tambm j observaram algo ou se j tomaram alguma atitude. De qualquer maneira, importante que voc faa alguma coisa. Agir no tempo certo pode salvar uma vida.

O que voc pode fazer:


Em caso de emergncia, chame a polcia. No corra o risco de intervir diretamente. Converse com a vtima, quando encontr-la sozinha. Mostre compreenso e simpatia. Leve seu depoimento srio. Diga vtima que violncia na vida familiar no um problema pessoal. Chame a ateno para o fato de que na Sua existe uma lei de proteo s vtimas. Oferea ajuda pessoal (ouvir, refgio em situaes de emergncia). Mas tenha tambm pacincia, caso sua ajuda seja, num primeiro momento, rejeitada. Colete informaes sobre Servios Prossionais de Ajuda Vtimas e oferea pessoa necessitada. importante reconhecer seus limites e no se sentir na obrigao de ter de resolver o problema. Caso voc conhea algum que use de violncia, questione este comportamento, mas sem conden-lo. Chame a ateno para a existncia de Ajuda Prossional.

20

21

Informaes, ajuda e aconselhamento


Em muitos Cantes da Sua existem Centros de ajuda e aconselhamento especiais para casos de Violncia Domstica. Existe: Centros de aconselhamentos para vtimas (Opferberatungsstellen) Centros de aconselhamentos para mulheres (Frauenberatungsstellen) Casas da mulher (Frauenhuser) Telefones de emergncia (Nottelefone) Centros de aconselhamento para homens violentos (Beratungsstellen fr gewaltttige Mnner) Consultrios para homens (Mnnerbros) Centros de aconselhamentos para imigrantes (Beratungsstellen fr die Migrantinnen und Migranten)

Atravs do Telefone Amigo (Sorgentelefon), voc pode ter uma conversa amiga e sem compromisso. Telefone 143 A mo amiga.

Em casos de emergncia, no hesite em chamar a polcia.

A maior parte dos aconselhamentos so gratuitos. Todos os depoimentos e informaes so tratados de forma sigilosa. Outras medidas so tomadas apenas com o consentimento da pessoa envolvida. Informaes sobre os vrios Servios nos Cantes podem ser encontrados no Internet . A voc encontra tambm este folheto em formato pdf.

Telefone de emergncia: 117 ou 112.

22

23

You might also like