You are on page 1of 4

Os motins eram uma das vias de resistncia dos negros contra a escravido.

No desenvolvimento do regime escravocrata no Brasil, observamos que os negros trazidos para o espao colonial sofriam um grande nmero de abusos. A dura rotina de trabalho era geralmente marcada por longas jornadas e a realizao de tarefas que exigiam um grande esforo fsico. Dessa forma, principalmente nas grandes propriedades, observava-se que o tempo de vida de um escravo no ultrapassava o prazo de uma dcada. Quando no se submetiam s tarefas impostas, os escravos eram severamente punidos pelos feitores, que organizavam o trabalho e evitavam a realizao de fugas. Quando pegos infringindo alguma norma, os escravos eram amarrados no tronco e aoitados com um chicote que abria feridas na pele. Em casos mais severos, as punies poderiam incluir a mutilao, a castrao ou a amputao de alguma parte do corpo. De fato, a vida dos escravos negros no espao colonial era cercada pelo signo do abuso e do sofrimento. Entretanto, no podemos deixar de salientar que a populao negra tambm gerava formas de resistncia que iam contra o sistema escravista. No raro, alguns escravos organizavam episdios de sabotagem que prejudicavam a produo de alguma fazenda. Em outros casos, tomados pelo chamado banzo, os escravos adentravam um profundo estado de inapetncia que poderia lev-los morte. No suportando a dureza do trabalho ou a perda dos laos afetivos e culturais de sua terra natal, muitos negros preferiam atentar contra a prpria vida. Nesse mesmo tipo de ao de resistncia, algumas escravas grvidas buscavam o preparo de ervas com propriedades abortivas. Alm disso, podemos salientar que o planejamento de emboscadas para assassinar os feitores e senhores de engenho tambm integrava esse corolrio de aes contra a escravido. Segundo a perspectiva de alguns estudiosos, as manifestaes culturais dos negros tambm indicavam outra prtica de resistncia. A associao dos orixs com santos catlicos, a comida, as lutas (principalmente a capoeira) e as atividades musicais eram outras formas de se preservar alguns dos vnculos e costumes de origem africana. Com o passar do tempo, vrios itens da cultura negra se consolidaram na formao cultural do povo brasileiro. Do ponto de vista histrico, os quilombos foram a estratgia de resistncia que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos. Nesses espaos, organizavam uma produo agrcola autnoma e formas de organizao sociopoltica peculiares. Ao longo de quatro sculos, os quilombos representaram um significativo foco de luta contra a lgica escravocrata.

Castigos e violncia
Uma das caractersticas do regime escravocrata o que confere ao senhor o direito privado de castigar fisicamente o escravo. A explorao da fora de trabalho escrava requeria necessariamente mecanismos de coero que garantissem a continuidade do trabalho. A relao entre senhor e escravo era, assim, marcada pela violncia. Do ponto de vista da escravido, o castigo do escravo era necessrio e justo.

O sistema escravocrata possua os mais brbaros instrumentos de tortura como forma de manter, pelo terror, a dominao sobre os negros. A palmatria foi instrumento de castigo aplicado nas casas-grandes e senzalas, em escravos, assim como nas crianas, sendo um mtodo pedaggico utilizado para moldar comportamentos e hbitos. O aoite era a pena aplicada ao escravo, usava-se para isso do bacalhau, chicote feito com cabo de madeira e de cinco tiras de couro retorcidos ou com ns. Nas fazendas era utilizado para punir pequenas faltas ou acelerar o ritmo de trabalho, com algumas lambadas. Nos casos de delitos graves, o castigo era exemplar, sendo assistido pelos demais escravos. Era comum a surra-de-carro, no qual ficava o negro amarrado em um carro de boi, de bruos e braos abertos para receber as chicotadas.

Escravos no tronco. Debret, 1835. As execues oficiais eram feitas em praa pblica, no pelourinho coluna de pedra com argolas onde eram presos os escravos. Procurava-se fazer da punio um exemplo que intimidasse a escravaria.

O tronco. Acervo do Museu Imperial, Rio de Janeiro. O tronco foi outro instrumento e tortura, consistia num grande retngulo de madeira dividido em duas partes entre as quais havia buracos destinados a prender a cabea, os pulsos e os tornozelos do escravo. Preso, o escravo permanecia imvel, indefeso aos ataques de insetos e ratos, em contato com sua urina e fezes, isolado num barraco, at o seu senhor resolver solt-lo. A mascara de flandres era usada para punio de furto de alimentos, alcoolismo, ingesto de terra, e, na minerao de diamantes, para impedir que os negros extraviassem as pedras, engolindo-as. A mascara podia cobrir todo o rosto ou apenas a boca, sendo fechada a cadeados por trs da cabea. Usados para prender, transportar, maltratar ou sujeitar os escravos, os instrumentos de ferro faziam parte do patrimnio das fazendas e das casas. Eram correntes, algemas, cadeados, grilhes, colares,

tudo para garantir a submisso dos negros escravos pela tortura e degradao.

Os instrumentos de ferro de castigos e penitncias usados para punir e submeter os escravos: algemas, palmatrias, gargalheiras (espcie de coleira presa ao pescoo do cativo), etc. Acervo do Museu Histrico Nacional, Rio de Janeiro.

Rebeldia e Resistncia negra no Brasil


A violncia legal e sistematicamente utilizada pelo branco como meio de submeter o escravo, gerava o medo, mas tambm a revolta e formas de resistncia por parte dos escravos submetidos a tais castigos cruis. A reao do escravo assumiu vrias formas. O aborto foi freqentemente provocado pelas escravas para no verem seus filhos na mesma situao degradante delas e tambm como meio de prejudicar o senhor, sempre interessado no aumento do nmero de crias. A reao pelo suicdio era uma forma do escravo em se libertar das condies subumanas em que vivia. O suicdio estava geralmente ligado a um momento de medo ou impasse em que o escravo se via indefeso diante da represso do branco, sendo comum escravos se matarem aps terem agredido ou matado um branco. A rebeldia consistia a resposta do negro violncia do sistema escravista. Rebeldia est tambm respondida com violncia pelos escravos. Eram comuns os casos em que feitores, senhores e seus familiares so estrangulados, asfixiados, esfaqueados ou simplesmente mortos a pancada pelos escravos. O dio do escravo era pelo senhor e pelo feitor, mas tambm por suas famlias, pois era um modo indireto de atingi-los. A freqncia de ataques e homicdios cometidos por escravos levou muitas vezes o governo brasileiro a promulgar leis duras, inclusive a pena de morte.

Os quilombos como espao de resistncia e liberdade


A forma de resistncia escrava mais temida pelos senhores era a fuga seguida da formao de aldeamentos coletivos, os quilombos. A fuga era para o escravo a soluo mais simples contra a violncia da dominao branca. O trabalho compulsrio e excessivo, as precrias condies de subsistncia, a degradao e o controle constante a que estavam submetidos predispunham os escravos a evaso, facilitada pela grande extenso de terras sem ocupao efetiva no pas.

Muitos fugitivos iam para a cidade, onde eram empregados por outros senhores em servios espordicos, como se fossem escravos forros. O pequeno comrcio ambulante era uma atividade que empregava esses escravos fugidos. Outros escravos fugidos eram capturados ou convencidos por outros negros para viverem em quilombos. Erguidos nas matas ou em reas de difcil acesso que oferecessem segurana e meios naturais de sobrevivncia, os quilombos eram o grande refgio dos escravos que conseguiam escapar da opresso. Os quilombos tambm abrigavam negros forros, ndios, mulatos e caboclos. Os quilombos surgiram e cresceram em desafio aberto sociedade e autoridade colonial. Para enfrentar a represso, os escravos aquilombados precisaram recorrer violncia e luta armada. Os negros dos quilombos faziam freqentemente incurses para prover, atravs do roubo ou escambo, suas necessidades de alimentos, utenslios, armas e tambm para conseguir, pelo rapto ou persuaso, mais negros para o quilombo. Outros buscavam desenvolver at mesmo relaes com as povoaes prximas, estabelecendo com elas um comrcio regular com troca de alimentos, animais e lenha por tecidos, utenslios e ferramentas. No sculo XVII, a desorganizao da colnia portuguesa no Brasil causada pelas invases holandesas no Nordeste canavieiro facilitou as fugas dos negros, intensificadas a partir de 1630. O quilombo era a melhor alternativa de defesa e sobrevivncia do negro escravo fugido. Os quilombos surgiram em todas as reas do territrio portugus. Em Minas Gerais era grande a concentrao de quilombos no Alto So Francisco, o mais famoso dele chamava-se Ambrsio. No sculo XIX, no Rio de Janeiro, o mais conhecido quilombo foi o liderado pelo escravo Manoel Congo, em Vassouras. Na regio norte, no Gro-Par, os quilombos surgiram sobretudo a partir do sculo XVIII, espalhando-se pelo baixo amazonas (atual regio de Oriximin, bidos, Alenquer), no Tocantins, na Ilha do Maraj e, principalmente, a leste da capital Belm. O Quilombo dos Palmares. Entre todos os quilombos do perodo colonial, os maiores e mais afamados foram os da regio de Palmares, no sul da capitania de Pernambuco (hoje, norte de Alagoas). O quilombo de Palmares surgiu por voltada de 1602. Em seus vrios mocambos (aldeamentos), espalhados por uma rea de 150 km, chegaram a reunir, segundo estimativas, mais de vinte mil pessoas. No quilombo, os negros africanos procuraram se organizar de acordo com antigas regras tribais baseadas na autoridade local do chefe de cada um dos mocambos. Esses chefes estavam submetidos a Ganga-Zumba, em cujo mocambo se reuniam. Com a morte Ganga-Zumba, assumiu o poder em Palmares seu sobrinho, Zumbi. Tanto por presso dos senhores de terra preocupados em recuperar seus escravos, quanto por interesse das autoridades, o quilombo de Palmares foi destrudo em 1694 pelas tropas do pernambucano Bernardo Vieira de Melo e do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, aps quase um sculo de guerras. Os quilombos tornaram-se o smbolo de uma resistncia ameaadora para os grupos dominantes do Brasil e alvo permanente da represso oficial, dando origem inclusive a leis violentas.

You might also like