You are on page 1of 37

ESTUDANDO O REIKI

Facilitador: Ricardo Plaa

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

TENSO POSITIVA VERSUS TENSO NEGATIVA


Tenso uma palavra pequena que abrange uns vastos territrios emocionais, psicolgicos e espirituais. importante esclarecer o que exatamente se quer dizer ao usar a palavra tenso. Em primeiro lugar nem tudo que provoca tenso destrutivo. lgumas !ormas de tenso podem ser muito positivas, tais como as que motivam as pessoas a aper!ei"oarem#se em suas responsabilidades. $ tipo de tenso que destri o corpo, entretanto, a ten"o de ordem negativa, cu%a sua origem est& centrada no desamor a vida como um todo. 'orem o que se considera tenso negativa em termos de polaridade, pode vir a ser ben!ico, pois est& incidida na lei da dualidade, polaridade positiva e polaridade negativa, essa energia em (armonia promove o equil)brio dos c(acras e corpos sutis. 'ortanto o que consideramos tenso negativa muito sub%etivo, varia de pessoa para pessoa. toler*ncia + dor, a toler*ncia com pessoas, a toler*ncias com situa",es vivenciada de muitas maneiras di!erentes. lgumas pessoas podem ag-entar uma grande tenso, enquanto outras a mais leve tenso %& se sentem !ragilizadas. $ medo e os traumas emocionais so os !atores que mais contribuem para a cria"o da tenso. .o entanto, (& uma limita"o para os n/meros de medos ou traumas emocionais que uma pessoa pode ter, e isto est& ligada a capacidade de cada um suportar e ser !lex)vel diante de cada situa"o. o !azer uma interpreta"o intuitiva, no necess&rio indicar toda a experi0ncia de tenso que a pessoa %& teve, nem de desenterrar todo o medo existente em seu inconsciente. $s !atores cruciais que eu procuro so aquelas tens,es que so mais !ortes na vida da pessoa. 1uando digo !orte estou me re!erindo a padr,es de tenso que podem tanto conscientes como inconscientes, e que exerce controle sobre o individuo. Em outras palavras, quando um medo se torna uma obsesso, a pessoa esta com e!eito, sendo controlada por ele. 1uando a raiva se torna a !or"a motivadora de algum, sinal de que a raiva est& no controle da pessoa. perda do controle emocional ou psicolgico, cria um tipo de con!lito interno na mente e no corpo da pessoa que permite que a doen"a se desenvolva. $ sistema de energia dos c(acras um organizador natural da tenso (umana em que cada c(acra corresponde por quest,es especi!icas da vida (umana. 2e um ponto quente observado na base da espin(a dorsal, isto indica que as tens,es emocionais e psicolgicas sub%acentes esto diretamente relacionadas com as quest,es da vida associadas com o primeiro c(acra. 3& uma maravil(osa lgica natural ou intelig0ncia corporal que !ica em evid0ncia quando se estuda o !luxo do sistema dos c(acras. 1uando se estuda a questo da vida que esto associadas a cada c(acra, pode#se come"ar a entenderem#se quais tens,es provavelmente iro a!etar &reas espec)!icas do corpo, pois cada tenso espec)!ica para cada local.

37

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com tenso que acompan(a o medo do !racasso, em outras palavras no ir& causar um trauma na garganta ou tornozelo de algum. $ medo do !racasso se relaciona diretamente com o terceiro c(acra e, portanto, a tenso que acompan(a esse medo, ir& a!etar diretamente o estomago, a parte superior do intestino, o p*ncreas, o !)gado ou o ba"o. .s no somos criaturas pro%etadas sem nen(um cuidado. Tudo em ns tem um propsito, lgica e intelig0ncia estabelecida, incluindo como e porque !icamos doentes. s tens,es emocionais, psicolgicas e espirituais presentes em nossas mentes via%am, como o oxig0nio, para todas as partes do nosso corpo. 1uando a tenso se !ixa em uma determinada &rea do corpo, porque esta parte do corpo corresponde ao tipo de tenso ou padr,es que estamos experimentando.

As questes da vida e os chacras na terapia Reiki

4e acordo com meu ponto de vista, as quest,es da vida que esto presentes nos c(acras correspondem ao nosso processo natural de amadurecimentos como seres (umanos. $u se%a, o primeiro c(acra se relaciona com os assuntos mais b&sicos da vida, isto , seguran"a !)sica e prote"o. $ segundo c(acra tambm corresponde a assuntos do mundo !)sico, mas do ponto de vista mais pessoal, tais como situa"o !inanceira. qualidade de nossa sa/de, portanto in!luenciada pela maneira como reagimos ao processo de maturidade, que re!letido em cada um desses centros de energia. importante compreender que, apesar do !ato de que cada c(acra ser& tratado separadamente, cada um parte vital de um sistema completo de energia c(amado corpo (umano. $ voc&bulo usado para ensinar este assunto d& a impresso de que cada c(acra !unciona de algum modo independente do sistema todo, e isso incorreto. muito mel(or considerar que o sistema dos c(acras como um %ogo de revezamento, com sete %ogadores constantemente recebendo in!orma",es id0nticas e respondendo a estas in!orma",es de acordo com sua capacidade individual. $ quadro a seguir ilustra, em termos gerais, que quest,es especi!icas se relacionam a cada um dos setes c(acras principiais. Em seguida ao quadro (& uma descri"o em rela"o das quest,es da vida, assim como dos padr,es de negatividade e de medo mais !req-entes associados a cada centro de energia. Tambm inclui uma pequena lista de doen"as que tem maior probabilidade de se desenvolver em cada &rea do corpo, como resultado de uma grande quantidade de negatividade nesses centros de energia. 38

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

As questes principais de cada chacra

!hacra "5 2eguran"a no mundo !)sico. !hacra #5 'oder e controle no mundo material,din(eiro,sexo e controle sobre as pessoas. !hacra $5 'oder pessoal, medo da intimida"o e da re%ei"o, !alta de alta estima e instinto de sobreviv0ncia. !hacra %5 Tudo o que se re!ere ao amor, incluindo a criatividade, que tem origem no cora"o, seguir o dese%o do cora"o e o amor por outras !ormas de vidas. !hacra & 4esenvolvimento da !or"a de vontade e da expresso pessoal. !hacra '5 6so do con(ecimento, do mais alto racioc)nio e das (abilidades intuitivas. !hacra (5 ceita"o de sua prpria vida, capacidade de atingir seu ob%etivo e encontrar um sentido na vida. o !alar sobre este sistema, re!iro#me a cada c(acra como se !osse uma conta banc&ria que requer investimentos constantes. 7nvestimentos so !eitos na !orma de gotas de sabedoria. 8otas de sabedoria representam o aprendizado adquirido nas experi0ncias de vida da pessoa. 2e estes investimentos so !eitos regularmente, ento teremos sabedoria para usar nos momentos de crise que ocorrem na vida de cada um de ns. Em outras palavras, ns temos pontos de re!er0ncia dentro de nosso campo de experi0ncia pessoal que nos !azem saber que conseguiremos superar cada crise. 2e no temos um amplo suplemento de sabedoria, ento a energia que utilizaremos sair& diretamente do n)vel b&sico de energia, necess&rio para que nosso corpo !)sico !uncione, o que ir& exaurir nosso sistema energtico !)sico. Esse o mecanismo atravs do qual o corpo !)sico se en!raquece.

O Estudo Orienta) dos !hacras na Terapia Reiki


39

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com Os do*e !hacras e corpos sutis na vis+o Reikiana

9(acras so vrtices de energia e de !or"as da consci0ncia, em !orma espiralada. 'ossuem (lices girando, que parecem ptalas coloridas. :uncionam como rgos, por onde entra e dispensada pela sua super!)cie a energia vital vinda dos corpos sutis. Essa energia (armonizada e distribu)da ao corpo !)sico atravs das diversas gl*ndulas endcrinas. livre !lu0ncia de energia nos c(acras garante um bom !luxo de energia vital, propiciando sa/de. $ movimento dos c(acras deve ser r)tmico, constante e (arm;nico para que a energia circule e !a"a a per!eita integra"o do corpo, mente e esp)rito. 1ualquer anormalidade no ritmo ou (armonia de algum c(acra resulta em perda de vitalidade e doen"a. $ diagnstico da sa/de dos c(acras pode ser !eito atravs da cinesiologia, radiestesia, p0ndulos, cristais e sensibilidade nas mos. :ala#se em <= c(acras atualmente. $s > primeiros c(acras esto localizados na !rente do corpo !)sico ?sentimentos@ com similares na parte posterior do corpo ?centros da vontade@. $s A .ovos 9(acras, !icam !ora do corpo !)sico, acima da cabe"a aprox.<,A metros. Esses c(acras possuem !ormas de energias necess&rias para acessar estruturas interdimensionais. Eles !avorecem a conexo com capacidades criativas, ainda inconscientes. 'ossuem !orte liga"o com o corpo de luz 4ivina, acessando diretamente o Eu 2uperior e a consci0ncia 4ivina, !onte de toda vida. atravs deles, que poss)vel densi!icar a energia de pura Buz 4ivina e canaliz&#la para os corpos sutis. Eles existem, apesar de invis)veis e inacess)veis pelos sentidos tridimensionais. 9on!orme se eleva o padro vibratrio, poss)vel perceb0#los, senti#los e interagir com eles. $bs.5 s denomina",es aqui apresentados, podem di!erenciar de outros estudos, pois servem para re!er0ncia. 2ugesto de visualiza"o5 o corpo (umano envolto num tri*ngulo, cu%a ponta est& voltada para cima. Esse, representa o aspecto !)sico da cria"o na matria, com > c(acras. $s A superiores, sup,e#se estarem alin(ados, s que em outro tri*ngulo, acima da cabe"a, com a ponta voltada para baixo. Esse representa o aspecto 4ivino da Trindade 9smica, ou se%a, 'ai, :il(o e Esp)rito 2anto, ambos %untos !ormam uma estrela de C pontas.

40

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com $s 9orpos 2utis so camadas protetoras, que canalizam a !or"a de vida em di!erentes graus e variedades de expresso. 2o compostos de subst*ncia#luz. Esse campo eletromagntico, ou luminoso envolve e penetra o corpo !)sico. Eles !ormam o campo &urico e emitem radia",es com di!erentes !req-0ncias, !un",es, bril(os, cores, densidades e !luidez, alimentando os c(acras. $ 2praD ?aromatizadores coloridos@, !oram desenvolvidos pela equipe EamaFGa(aidon, para atuar diretamente em cada centro de canaliza"o e distribui"o de !or"a vital, para que esses se%am ativados e (armonizados, %untamente com o corpo sutil correspondente. $s novos c(acras, no conscientes, o spraD atuar& no sentido de despert&#lo. Tambm atuar& no desenvolvimento das percep",es extra#sensoriais de sintonia com n)veis superiores da sabedoria universal, possuindo ess0ncias vibracionais mais sutis, prprias para esse n)vel de atua"o. 6s&#los na sua localiza"o nos momentos de introspec"o, mentalizando suas cores e !un",es.

,i-eren.as na vis+o so/re os chacras


.este singelo estudo dos c(acras damos 0n!ase ao 2istema 3indu, entretanto mostramos a viso de outros estudiosos os quais citamos Beadbeater, pois parece (aver muitas di!eren"as em que as propriedades so atribu)das aos c(aHras por v&rios autores. $s nomes dos c(aHras di!erem muito tambm bem como sua localiza"o. .o ocidente o reverendo ingl0s, 9(arles Iebster Beadbeater ? <JK> L <MNK @, um grande estudioso e propagador dos c(acras, !oi sacerdote da 7gre%a nglicana e Oispo da 7gre%a 9atlica Biberal, clarividente, escritor, orador, ma"om e uma das mais in!luentes personalidades da 2ociedade Teos!ica a qual tornou#se membro em <JJ=. Essa sociedade !undada por Gadame OlavatsHD em .ova PorH em <J>A, promove estudos de religio comparativa, !iloso!ia e ci0ncia, e tambm investiga os poderes latentes no (omem. Em 1884, Leadbeater foi estudar na ndia, segundo a orientao de seu guru, e praticou ioga enquanto ser ia ! sociedade" #p$s anos de treinamento, desen o% eu suas facu%dades de c%ari id&ncia e pesquisou as esferas supraf'sicas e a constituio interior do (omem, ati idades esta que resu%tou em seu %i ro )s *(acras, pub%icado em 19+7" ,ia-ou e doutrinou por todo o mundo" .endo escrito apro/imadamente trinta %i ros, fa%eceu em 1934"

Charles Webster Leadbeater

*(ar%es Leadbeater como bispo da 0gre-a *at$%ica L0bera%1 23dne3, #ustr4%ia, 19+5

#ead$eater desconsidero% o c&acra se'%al e aponto% o c&acra do $ao ( espl)nico * 41

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com A/ai0o1 ve2os o -)u0o de ener3ia 4 Siste2a 5ead/eater

Os chacras e 7hindu8s2o9

as 3)6ndu)as

4+

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

$ cientista %apon0s 3iros(i GotoDama um parapsiclogo, cientista, pro!essor e autor espiritual cu%o principal tpico espiritual, o auto#cultivo e a rela"o entre a mente e o corpo. uma re!erencia sobre o estudo dos c(acras dentro do contexto iogue, tambm um sacerdote xinto)sta, alm de um iogue con(ecedor dos tratados de ioga. Ele no s vivenciou o despertar dos c(aHras, mas tambm empreendeu grande n/mero de pesquisas cient)!icas com o ob%etivo de p;r + prova as alega",es !eitas por praticantes espirituais, sobre os e!eitos da pr&tica espiritual nas pessoas. Entre elas est& um trabal(o realizado com cerca de cem membros da sociedade iogue que evidenciou entre outros, o relacionamento entre diversas (abilidades medi/nicas e a energia dos c(aHras. Os chamados chacras, como acontece com os centros menores, conhecidos como pontos de acupuntura ou acupontos (modernamente, campos de vida), so hoje cada vez mais estudados e, mesmo, aparelhos tm sido construdos para detect-los e avali-los. MOTOYAMA, por e emplo, !aseando-se nas hip"teses de #ue cada chacra se relaciona intimamente com um determinado ple o nervoso e seu respectivo "r$o interno, e procurando desco!rir a ener$ia produzida pelos chacras e lan%ada no corpo, desenhou um aparelho #ue denominou &nstrumento do 'ha(ra, o #ual, ao contrrio do eletroence)al"$ra)o e dos instrumentos de eletro)isiolo$ia, con)orme e plica, detecta min*sculas varia%+es ener$,ticas (el,tricas, ma$n,ticas, "pticas) de um paciente, sendo os sinais "pticos e el,tricos por ele emitidos, ampli)icados e analisados por um processador, um analisador de espectros de )or%a e outros e#uipamentos semelhantes localizados no e terior do recipiente, sendo ento re$istrados simultanearnente numa )ita $ravadora de diversos canais, juntamente com variveis convencionais como a respira%o, o -'., o pletism"$ra)o e o ./0.

43

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com 1presentando a tese :E2iss+o de Ener3ia dos !hakras da Io3a e dos pontos dos ;eridianos da Acupuntura< , no 2&& 'on$resso &nternacional de 3arapsicolo$ia (.nova, 4567), o 3ro). 8oto9ama deu a conhecer um mapeamento per)eito dos meridianos, via eletr:nica, #ue coincidia per)eitamente com o )eito pelos chineses, h ;.<<< anos= - nesse mapeamento, )oi tam!,m constatado o potencial de diversos meridianos (pulm+es, intestino $rosso, intestino del$ado e !e i$a). $ trabal(o do dr. GotoDama !orma uma ponte inestim&vel entre a pr&tica espiritual e a comprova"o cient)!ica. 2em d/vida, ele continuar& a esclarecer muitas coisas sobre o relacionamento sutil entre a mente, o corpo e o esp)rito.

"= !hacra > ?@sico1 ra8*1 Vita) ou Aunda2enta)

.ossa %ornada come"a aqui no c(aHra raiz. $ nome em s*nscrito deste c(aHra mulad(ara. Ele se origina de duas palavras que signi!icam QraizQ e QbaseQ ou QapoioQ. Este nome descreve adequadamente a !un"o deste centro energtico, que a de proporcionar um esteio poderoso que nos liga a todas as coisas vivas. Est& situado na base da coluna vertebral, no per)neo e sua cor vermel(a e seu elemento a Terra. 'ossui K ptalas, seu s)mbolo o quadrado e seu som <5a2<B Eege o plexo nervoso5 2acro 9occ)geoR o sistema !isiolgico5 Eeprodutivo e o sistema endcrino5 2upra#Eenais. 9omanda o aspecto !)sico do mundo concreto ancorando a pessoa na Terra. :ornece energia !)sica e vontade de viver e tambm vitaliza os demais c(acras. importante no tratamento da coluna e est& associado a sentimentos de inseguran"a, agresso, sobreviv0ncia e materialismo. 44

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com Eelaciona#se com o corpo Etrico e suas !un",es so5 as atividades !)sicas e as necessidades b&sicas de sobreviv0ncia5 paladar, ol!ato, audi"o, viso, tato, sexo, sono e !ome. a nossa base no mundo !)sico. .s tambm somos parte da naturezaR compartil(amos muitas !un",es e instintos com outras criaturas vivasR somos todos parte de um /nico mundo. 2e deixarmos de recon(ecer isso, estaremos apenas nos iludindo. sensa"o de pertencer ao mundo !)sico absolutamente vital para que nos relacionemos com ele. 2e nos %ulgarmos separados do mundo natural, considerando#nos !orasteiros, observadores e manipuladores, estaremos cometendo um erro grave e !atal. Esse c(aHra, ao contrario dos outros, est& voltado para baixo, na dire"o da terra, de onde extrai e transmite !or"as geodsicas sutis. Esse contato depende da proximidade da terra !)sica. $s con!ortos da civiliza"o podem isolar#nos totalmente, a no ser que !a"amos um es!or"o consciente para contrabalan"ar esse e!eito. 9amin(ar ao ar livre no apenas um bom exerc)cio uma boa oportunidade de nos ligarmos + terra que est& debaixo dos nossos ps. Esse c(aHra representa os nossos instintos e impulsos mais primitivos. .o deve causar surpresa o !ato de que as gl*ndulas associadas a ele se%am as supra#renais, que so respons&veis pela rea"o de ataque ou !uga desencadeada pela produ"o da adrenalina. Trata#se de uma rea"o primitiva, um res)duo dos dias long)nquos em que nossos ancestrais tin(am de correr ou lutar para de!ender suas vidas. 8ostamos de pensar que somos pessoas civilizadas e so!isticadas, mas, em situa",es calamitosas, podemos nos ver lutando pela sobreviv0ncia di&ria, como o !izeram nossos antepassados. Este centro de energia corresponde a questo de se3uran.a e de enrai*a2ento no 2undo -8sicoB 2eguran"a e enraizamento se re!erem + maneira de como a pessoa se sente no mundo externo. 'ara algumas pessoas, o mundo no um lugar seguro. Elas se sentem sub%ugadas !ace + perspectiva de suprir as necessidades b&sicas da vida, tais como ter uma casa recursos !inanceiros. 2ua sa/de a!eta basicamente a sa/de das pernas e a !or"a total para sustentar o corpo !)sico, assim como os quadris e a base da espin(a, e se sobrep,e a &rea plvica do corpo. 3eris m)sticos, tais como 3rcules, ilustram o que signi!ica ter completo dom)nio sobre o mundo !)sico5 3rcules invenc)vel em termo de !or"as presentes no mundo externo. .s o associamos + idia de not&vel resist0ncia !)sica e destreza mental por ser capaz de controlar os elementos !)sicos da vida de modo que eles sirvam +s suas necessidades, em vez de ser dominado por eles. .a verdade esse dom)nio sobre os elementos !)sicos da vida que !az de 3rcules um (eri, e sua atitude principalmente a energia do primeiro c(acra. $utra caracter)stica do primeiro c(acra se relaciona com a capacidade de a pessoa materializar os seus son(os. Esse o verdadeiro sentido de enraizamento L a capacidade de trazer uma idia ou dese%o do estagio mental para o mundo !)sico. Esse processo de trazer nossas idias para a !orma !)sica est& diretamente ligada ao nosso sentimento de se sentir seguro e protegido no mundo !)sico. atravs deste processo que assentamos nossas ra)zes e gan(amos a sensa"o de pertencer a 45

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com algum lugar, pois o que ns geramos ns temos que alimentar. 7sto requer comprometimento e estabilidade, caracter)sticas essas que so essenciais + sa/de emocional e !)sica. $ primeiro investimento de gotas de sabedoria come"a na in!*ncia quando, ainda beb0s, temos atendidas nossas necessidades !)sicas e b&sicas por seguran"a. $ c(aHra b&sico ou raiz, representa a mani!esta"o da vida !)sica. 'ortanto, do < o. ao >o. ano de vida a crian"a deve aprender a enraizar#se estabelecendo#se nas leis de seu mundo e aprendendo a regular suas vontades de comer e de beber, a !im de criar um comportamento adaptado a sua identidade terrestre . s necessidades de seguran"a mudam a cada est&gio, + medida que amadurecemos5 in!*ncia, adolesc0ncia, vida adulta e vel(ice. 9ada est&gio traz desa!ios do mundo externo que somos destinados a superar. Tornar#se um adulto competente um processo constru)do atravs desses desa!ios. sabedoria adquirida na adolesc0ncia se torna o ponto de re!er0ncia para os desa!ios do adulto. 2e no (& sabedoria para ser sacada, em outras palavras, uma conta banc&ria sem !undo, ento o individuo provavelmente ir& preenc(er as lacunas em seu desenvolvimento com medo e com inseguran"as. s g;nadas so a liga"o glandular para o c(aHra raiz. 2o os test)culos no (omem e os ov&rios na mul(er. :azem parte do sistema endcrino, clulas secretoras com capilares nas regi,es ad%acentes ligadas pelo tecido con%untivo. gl*ndula pituit&ria +s vezes c(amada de Qgl*ndula mestraQ. Ela poderia ser considerada como a regente de uma orquestra glandular. o seu QcomandoQ, os (orm;nios so secretados dos test)culos e dos ov&rios. qui, (& uma rela"o bvia com a !ertilidade e com o desempen(o, com os impulsos e com os instintos sexuais. secre"o das g;nadas assegura que os processos naturais # tais como a puberdade # aconte"am normalmente, no momento apropriado. 1uando (& dis!un"o nesses aspectos do crescimento, o trabal(o espec)!ico com o c(aHra raiz a%udar& uma vez mais no processo de cura. raiz re!ere#se +s qualidades de sobreviv0ncia, poder e agresso, e se se situa no vrtice do cccix, atr&s, e na borda superior do osso p/bico, na eleva"o dianteira. .o corpo, o c(aHra raiz rege as pernas e os ps, os ossos e o intestino grosso. $s desequil)brios nesse n)vel podem causar obesidade, ci&tica, (emorroidas, priso de ventre e, nos (omens, problemas na prstata. $s desequil)brios nesse n)vel causam, tambm, problemas psicolgicos, como os estados de pesar, depresso e instabilidade. Estes /ltimos re!letem perspectivas sombrias com rela"o ao mundo. 9omportamentos ego)stas # como gan*ncia, avareza e extremo egocentrismo #, em que cada um representa vis,es limitadas com rela"o ao eu, tambm podem resultar de bloqueios nesse n)vel. identi!ica"o excessiva com esse estado de consci0ncia provoca uma preocupa"o exagerada com estabilidade material e valores externos, como posi"o social, poder e prest)gio. Essa perspectiva restrita passa, ento, a perpetuar a si mesma. .o di!)cil perceber esse tipo de consci0ncia no mundo, de um modo geral. raiz mani!esta#se nas gl*ndulas adrenais e controla a medula espinal, rins e pele e parcialmente, a bexiga. Est& ligada diretamente a vitalidade, e controla nossa resposta de lutar ou !ugir. .a raiz, encontramos o medo b&sico, o medo de estar aqui, pois dentro de ns algo nos diz que 46

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com no pertencemos a este mundo. Este o temor a reencarna"o, de ser (umano neste plano de exist0ncia, agora. raiz age tambm como uma ancora para a estabilidade mental, e sem esta *ncora a pessoa tender& para a esquizo!renia. ge tambm como canal de expresso do dese%o de vir a ser. 2erve para animar o corpo !)sico, a raiz pode ser tomada como a !onte da vida para as subst*ncias do corpo e como o alicerce da matria !)sica. Esse c(aHra se relaciona com a %uventude, a iluso, a clera, a avareza e a sensualidade. 'essoas vivendo motivadas pelo c(aHra b&sico tem um comportamento violento ligado + inseguran"a e c(egam a dormir <S a <= (oras sobre o est;mago. 2o normalmente materialistas e pragm&ticas. $ c(aHra raiz encerra !or"as csmicas. $s c(aHras cont0m in!orma",es e memria + semel(an"a de discos de computador que esto, constantemente, atualizando a quantidade de dados vitais em seus arquivos. $ conte/do de cada c(aHra permanece oculto at que a Qc(aveQ adequada se%a recon(ecida. Essa c(ave pode assumir muitas !ormas, como, por exemplo, a energia aplicada, a medita"o ou o estimulo !)sico. 6m despertar s/bito pode, repentinamente, suscitar uma recorda"o distante e liberar de uma maneira violenta emo",es reprimidas. 1uando o c(aHra raiz est& ativo e equilibrado, existe uma sensa"o de propsito, de pertencer ao mundo natural, e uma disposi"o de assumir a responsabilidade pessoal pelas a",es e empreendimentos.

,e acordo co2 o estado de atividade deste centro1 pode2os de-inir quatro tipos psico)C3icos
3ipoativo5 $ c(acra raiz (ipoativo !az a pessoa calma e passiva, inclinada a estados de pro!unda depresso e sentindo#se impotente em rela"o + autoridade. Esta pessoa tende a !icar em posi"o de in!erioridade por toda a vida. 3iperativo5 qui, temos uma pessoa que tem instinto de luta em excesso e agresso, que tende a ser muito orgul(osa e in!lex)vel, e que gosta de estar sempre no controle da situa"o. Esta pessoa no recebe a derrota e lutar& at a morte. Excesso de !uga5 Esta categoria apresenta a pessoa medrosa, algum que est& sempre em !uga. Exibe grande ansiedade e poss)veis dist/rbios nervosos. 6m tipo exemplo um paranide esquizo!ride. Gal dirigido5 .este estado encontramos uma pessoa que se torna manipuladora para conseguir o que quer. pessoa mostra#se inerme usando isto para controlar a todos a sua volta. mestre na arte da agresso passiva, e muitas vezes torna#se emin0ncia parda. 'or si mesma no tem senso de dire"o pessoal na vida, e vive atravs da vida dos outros.

1uando procuramos nosso lugar na Terra, mergul(amos nossas ra)zes em qualquer coisa que nos o!ere"a a sensa"o de seguran"a e de !azermos parte de algo maior que mais se 47

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com aproxime de nosso ideal no momento. 9om o apego ao trabal(o, posses materiais, identidades e outras pessoas, assim como o controle sobre a maior parte que !or poss)vel de nossa vida, constru)mos uma base relativamente segura para nossa exist0ncia. E ento, em teoria, a medida que o esp)rito come"a a se mani!estar atravs de ns, temos de a%ustar naturalmente nossas circunstancias para satis!azer as necessidades da alma. Entretanto, quando perdemos de vista nosso propsito e temos pouca liga"o com a ess0ncia, !&cil nos apegarmos a vel(as !ontes redundantes de seguran"a, cu%a maioria gira em tomo de sistemas de cren"as pro!undamente arraigados e alimentados pelo medo. Embora o medo agudo se%a saud&vel e a%ude a manter um status quo positivo em nossa vida, o medo crCnico tem um e!eito paralisante em nossa psique, criando bol(as de iluso que podem nos manter en!eiti"ados durante anos sem !im. Bembre#se que o GE4$ pode ser sintetizado numa !rase5 QExpectativas :alsas de uma 9onsci0ncia lteradaQ, onde a verdade esta ausente de nossa viso de mundo. O #ue voc no $ostaria de perder por medo de se descontrolar> O #ue )aria voc se sentir inse$uro se no estivesse mais na sua vida> ?4in(eiro, emprego, !am)lia, sua intelig0ncia, sa/de, capacidade de ser independente, seu par amorosoT@ 1uando nossa sensa"o de seguran"a e controle baseia#se em nosso ape$o a um dos itens acima, que subconscientemente tememos perder, seremos inevitavelmente c(amados a abrir mo dele e nunca teremos o prazer de ter um deles, pois sempre estaremos esperando perd0#los. ssim sendo, quando o dese%o do esp)rito se intensi!ica, encora%ando#nos a nos soltar, con!iar e seguir na dire"o de nossa ess0ncia, e comum consumirmos enormes quantidades de energia na cren"a de que ainda vamos continuar nas ondas da trans!orma"o, imitando os patos que movimentam !reneticamente os ps para continuar exatamente na mesma posi"o no rio. Gesmo quando a luz verde esta em 278 , encontramos novos motivos para !icar, tais como5 O 2edo do -racasso ou da inadequa.+o 2e eu !racassar, ningum mais vai querer saber de mim.Q Bembra#se da crian"a que sempre era a /ltima a ser escol(ida nos %ogos de equipe por causa de seu desempen(o med)ocreT .o !im, o individuo evita situa",es onde (& risco de !racasso, inventando uma desculpa atr&s da outra para perpetuar o medo. $ interessante que alguns estudos psico<gicos mostraram que os que t0m medo de altura em geral t0m medo do !racasso. $ medo do !racasso tambm nos impede de viver o momento presente por causa dos !racassos reais do passado e ansiedade em rela"o aos do !uturo. Uoc0 v0 essas pessoas indo para o trabal(o com uma Vparte delas concentrada no camin(o em !rente e a outra preocupada com a que deixaram em casa. d&diva de um c(aHra da base equilibrado a 48

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com capacidade de viver con!ortavelmente no presente, sabendo que o passado acabou e o !uturo ainda esta sendo criado, totalmente dependente dos pensamentos do presente. O 2edo do sucesso 2e eu tiver 0xito, tudo vai mudar.Q 1ue mundo estran(o esse que (abitamos, onde o sucesso extremamente valorizadoR mas os que o conseguem muitas vezes acabam no ostracismo.$ sucesso tambm pode trazer a carga extra das expectativas dos outros, que gera outro problema, o medo do !racasso. O 2edo da i2per-ei.+o1 de :N+o estar D a)tura< Q1uando eu !or per!eito, tudo vai ser maravil(oso. 9laro, esse momento no existe no !uturo, mas no presente, aqui e agora, sem a necessidade de alterar uma /nica v)rgula em sua vidaR tudo per!eito de uma estran(a !orma imper!eita. .o entanto, o per!eccionista insiste em tentar controlar seu mundo com !rases do tipo, Q6m lugar para cada coisa, e cada coisa em seu lugarQ, o que no leva a rela",es intimas muito espont*neas, e ele se surpreende muitas vezes exatamente no lugar que teme, sozin(o. 6ma (istCria t)pica a da mul(er que, quando a !esta que ela estava dando encontrava#se no auge, resolveu come"ar a limpar a su%eira. E comentou5 QUai me poupar tempo depois e eu simplesmente no suporto bagun"aQR os convidados logo !oram embora. Em compensa"o, tambm existem per!eccionistas extremamente bagunceiros, cu%o mundo externo parece catico, mas que mantm um r)gido controle sobre suas emo",es, deixando muito pouca gente entrar em seu espa"o privado. $s per!eccionistas nunca param quietos, movidos pela necessidade de terminar s mais uma tare!a e convencidos de que Qse vale a pena !azer alguma coisa, vale a pena voc0 mesmo !azerQ. 4evido a prpria inseguran"a, usam a cr)tica como um meio de manter os outros em seu lugar. Q$ vestido lindo, pena que voc0 ainda no perdeu aqueles quilin(osQ ?uma cr)tica sob a !orma de elogio@. QEssa casa muito mais bonita que a que voc0 tin(a antes ?um elogio usado para dis!ar"ar a censura impl)cita@. $ ob%etivo de toda cr)tica ao c(aHra da base puxar o tapete debaixo dos ps da v)tima, para o cr)tico se sentir mais seguro que o outro. .o entanto, os per!eccionistas tambm so muito duros consigo mesmos e podem Qpunir#seQ quando alguma coisa d& errado. 1uando realmente aceitam a necessidade de mudar ?uma sugesto que s pode ser !eita por uma pessoa muito cora%osa@, gentileza, amor e espa"o para cometer erros so coisas que diminuem a tenso, trazendo leveza e risos de volta a sua vida. .a verdade, em geral a solido que desencadeia a mudan"a quando necess&rio !azer uma escol(a entre Qser mel(orQ e Qter intimidadeQ. 49

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa O 2edo de perder o contro)e

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

4etesto quando no consigo resolver uma situa"o, ou quando me deparo com uma situa"o descon(ecida. QEsses indiv)duos em geral acreditam que s quando so !ortes e esto com as rdeas na mo que sero aceitos pela tribo, o que in!elizmente costuma ser verdade5 Q2e no !or !orte, pelo menos controle sua !raqueza 7n!elizmente, quando voc0 se controla, tende a controlar os outros estabelecendo regras estritas relacionadas, muitas vezes, a tempo e espa"o. 'or exemplo5 existem pessoas que sempre c(egam pelo menos meia (ora atrasadas em qualquer ocasio com uma desculpa convincente que em geral envolve o carro, um gato ou um peda"o de cordaW 2e voc0 !or inseguro, vai ser generoso com essas desculpas mesmo que signi!ique desagradar outras pessoasR se !or sensato, vai come"ar a re!ei"o sem elas. E existem os que c(egam antes da (ora, onde o controle obtido com visitas nos momentos mais inconvenientes poss)veis5 Q4esculpe, c(eguei muito cedoT Q !or"a interior vai gui&#lo em sua resposta. :inalmente, outros que gostam de controlar tero regras estritas em rela"o ao lugar que voc0 pode ocupar, ou ter comportamentos de um tipo que vai ser muito di!)cil entender, principalmente se voc0 !or novo no lugar. O 2edo da vu)nera/i)idade ??-u detestaria #ue as pessoas me vissem como realmente sou, #ue vissem meu lado ruim. $ medo da perda de controle !requentemente esconde um medo oculto de estar vulner&vel ou nu diante dos outros. $ estran(o que sempre imaginamos que5 a@ as pessoas ainda no con(ecem os aspectos mais sombrios de nossa natureza e nos amam ainda mais por causa delesR b@ s existe maldade no !undo de nosso ser, quando em geral a riqueza que escondemos. $ dese%o de do e Eva se cobrirem diante dos ol(os de 4eus revela o n)vel de separa"o que (avia ocorrido at naquele est&gio inicial de nossa evolu"o. credito que a verdadeira seguran"a s existe quando estamos dispostos e temos condi",es de estar QnusQ, sem a necessidade de nos esconder atr&s de identidades limitadoras. O 2edo do nosso prCprio poder Este /ltimo medo comum, mas em geral passa despercebido. Uoc0 no tem uma consci0ncia )ntima de um poder imenso, mas tem medo de expressa#loT E do que voc0 tem medoT 4as expectativas que se seguiriam, das mudan"as que se !ariam indispens&veis, da necessidade de administrar esse poder com sabedoria ou do !ato de que, se aceitar essa energia, voc0 no vai mais ter desculpa para no expressar o dese%o de sua alma. .o ambiente certo, recebemos est)mulo, apoio e orienta"o daqueles que descobriram sua prpria vontade de ser e podem partil(ar alegremente de suas conquistas. 6m belo 50

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com exemplo dessa situa"o vem da tradi"o inca, onde o vitorioso em qualquer corrida obrigado a instruir as pessoas que derrotou at que elas se equiparem a ele. 7magine a mudan"a que (averia na educa"o e nos negcios se consegu)ssemos seguir um exemplo dessesW seguran"a vem de saber quem voc0 num n)vel pro!undo, amar a si mesmo aconte"a o que acontecer, ser !lex)vel e ao mesmo tempo saber discriminar ao escol(er compan(eiros e perceber que no (& nada que voc0 precise mudar em si, a no ser usu!ruir o momento presente. A )in3ua3e2 corpora)

9omo todo c(aHra representa um aspecto psico#espiritual di!erente, cada um deles tem sua prpria linguagem corporal para re!letir um desequil)brio de energia. 1uanto ao c(aHra da base, onde inseguran"a e uma atitude de!ensiva so comuns, a linguagem corporal inclui5 a@ necessidade de cruzar as pernas bem apertado quando a pessoa est& sentada, protegendo a base. b@ $ dese%o de passar uma perna em volta da outra quando a pessoa est& de p5 uma proeza acrob&tica. c@ 2entar#se de lado numa cadeira enquanto a parte de cima do corpo esta virada para a !rente5 muito de!ensivo. d@ gita"o constante, como se a pessoa no se sentisse + vontade com seu lugar na terra. e@ $ dese%o de enroscar os ps embaixo do corpo, em vez de plant&#los !irmemente no c(o. !@ presen"a de excesso de gordura nas n&degas e coxas costuma indicar inseguran"a devido a ra)zes !r&geis, com o excesso de peso !uncionando como lastro para manter a pessoa ligada a terra. bom lembrar que quando alteramos nossa linguagem corporal conscientemente, nossas cren"as pessoais tambm mudam. Os padres espec8-icos de 2edo e de inse3uran.a que corresponde2 ao pri2eiro chacra do corpo hu2ano 7o/servar que o posiciona2ento dos chacras E de /ai0o para ci2a91 se re)aciona2 D quest+o da se3uran.a -8sicaB Os 2ais co2uns s+o os se3uintes "B Gedo de no ser capaz de suprir as necessidades da vida para si mesmo e para sua !am)lia. 51

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com #B 2entimentos de que o mundo externo um local amea"ador e que voc0 incapaz de se sustentar por si mesmo ou de proteger. ?no se trata apenas de prote"o !)sicaR isso inclui o medo e a vulnerabilidade que acompan(am viola",es dos direitos (umanos ou a realidade de se encontrar numa situa"o sem direitos legais, quaisquer que se%am eles@. $B s inseguran"as geradas pela sensa"o de que nen(um lugar a sua casa, de que voc0 no pertence a este mundo, a lugar algum.

%B $ medo que se origina do !ato de no ser capaz de acreditar que voc0 pode atingir suas metas. &B sensa"o de que voc0 s tem a voc0 mesmo, sem o apoio de ningum e completamente sozin(o neste mundo.

Bembre#se, o !ato essencial no desenvolvimento da doen"a a intensidade do medo. Embora muitas pessoas ten(am em comum algumas varia",es desses medos, um individuo se torna !isicamente vulner&vel quando qualquer um dos medos exerce controle sobre a sua sa/de emocional e psicolgica.

Doenas associadas
lgumas das dis!un",es mais comuns, que podem ser criadas como resultado desses padr,es de medo, so dores cr;nicas nas costas ?lombar@, ci&tica, veias varicosas, problemas no reto, tumores e c*ncer localizados nessas &reas do corpo. 9omo voc0 vai ver, o n/mero de doen"as relacionadas a cada um dos c(aHras diminui da base at a coroa, re!letindo o alto grau de presso, estresse e inseguran"a que a maioria dos seres (umanos est& sentindo nesse momento. "9 Pris+o de ventre priso de ventre est& relacionada a quest,es de controle que se revelam das seguintes !ormas5 $ primeiro grupo so pessoas que acreditam poder controlar suas !un",es corporais, como 9anute, o rei que tentava controlar os mares. 9oncentram#se a tal ponto no ob%etivo exterior que no conseguem recon(ecer os sinais de tenso nas &reas mais pessoais de sua vida, como seu corpo !)sico e suas rela",es a!etivas. 9om o tempo, as rodas de sua vida come"am a !icar travadas, interrompendo seu progresso e obrigando#as a dar prioridade a essas necessidades b&sicas. $ segundo grupo de mestres no controle de suas emo",es ou movimentos ?ou pelo menos o que gostam de pensar que so@. :azem o poss)vel para parecerem !rios, calmos e imperturb&veis, nunca permitindo que os outros ve%am o lado irracional de sua natureza, seus sentimentos. :requentemente 5+

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com per!eccionistas, gostam de tudo limpo e arrumado, sem nada Qperturbando a pazQ. .o entanto, o resultado dessa situa"o muitas vezes exatamente o que temem # diarria, dor e a expulso embara"osa de grandes quantidades de gasesW Esse controle pode decorrer de uma in!*ncia onde (avia muita cr)tica e !alta de comunica"o, e a crian"a aprende a reprimir suas emo",es e no dizer o que est& pensando. 7n!elizmente, essa conten"o em geral resulta em algum que conserva lembran"as dos eventos at muitos anos depois, !requentemente at o m)nimo detal(e, agarrando#se a m&goas, o!ensas e l&grimas reprimidas. diverticulite costuma ser conseq-0ncia de uma priso de ventre cr;nica causada por !ezes estagnadas, que criam bolsin(as duras no clon que, mais tarde, tornam#se !oco de in!ec"o, espasmos e dor. Guitas caracter)sticas descritas na p&gina anterior e relacionadas a priso de ventre so vistas nessa doen"a, principalmente o dese%o de controle e a reten"o de m&goas antigas. mensagem dessas doen"as aprender a expressar, aceitar, perdoar e seguir em !rente.

# 9 Fe2orrCidas s (emorridas so vasos sangu)neos que se distendem por causa do es!or"o e que no t0m tempo de se esvaziar no !inal da de!eca"o, e tempo uma palavra#c(ave na vida das pessoas com (emorridas ... nunca (& tempo su!iciente. 2e%a a me atare!ada com as demandas constantes de uma !am)lia, se%a um executivo de alto escalo com prazos imposs)veis de cumprir. Tempo e espa"o para os aspectos essenciais do eu t0m uma import*ncia vital pois, no !im, garanto que o corpo sempre t0m a ultima palavraW

$9 !o)ite u)cerativa Essa doen"a intestinal in!lamatria comum entre os =S#KS anos e leva a copiosa diarria sanguinolenta, onde a pessoa pode ir ao ban(eiro at <= vezes por dia, resultando em !raqueza, anemia, dor e perturba"o cr;nicas da vida cotidiana. 3& muitas teorias sobre sua causa e prov&vel que, no !im, os !atores que a provocam incluam estresse, (ipersensibilidade a certos alimentos, in!ec"o viral e uma tend0ncia a problemas auto#imunolgicos ?ver Q $ c(aHra do cora"oQ@.

53

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com 4e um ponto de vista psicolgico, min(a experi0ncia que esses indiv)duos so sens)veis, com o lado intuitivo e criativo extremamente desenvolvido ?mesmo que talvez no ten(am tido espa"o para se expressar@. 9ostumam ser per!eccionistas, temer o !racasso e a cr)tica, embora em geral se%am eles prprios seus capatazes mais exigentes. Guitas vezes, seus antecedentes !amiliares revelam ideais elevados e controle estrito, o que leva a um ressentimento pro!undo em rela"o +queles que ativaram a !or"a motora inicial. 4avid so!reu de colite ulcerativa durante <S anos e estava tomando grandes doses de esterides na tentativa de controlar a doen"a. gora estava com osteoporose, um dos e!eitos colaterais dessas drogas, e os ossos do quadril estavam se es!arelando. 2ua in!*ncia no l(e proporcionara um n)vel adequado de autocon!ian"a e ele ac(ava o trabal(o e as rela",es a!etivas muito di!)ceis. 4urante a consulta, perguntei#l(e se algo positivo decorrera da doen"a e, apesar do ol(ar espantado, ele respondeu5 QEngra"ado, durante todos os anos que consultei terapeutas e mdicos, nunca me !izeram essa pergunta. Gas, agora, pensando bem, se eu no tivesse colite, teria de voltar a trabal(ar e correr novamente o risco do !racasso e do isolamento. doen"a permite que eu pague as pessoas ?os terapeutas@ para serem gentis comigoWQ Esse dese%o de Q!ugirQ um tema comum na colite, com as idas !requentes ao ban(eiro representando um anseio inconsciente. $s quadris problem&ticos de 4avid logo o !ariam parar de correr mas, a menos que ele resolvesse examinar as questCes mais pro!undas por tr&s da doen"a, s l(e dariam mais um motivo para evitar seus temores. Esses indiv)duos precisam de espa"o para expressar sua raiva e seus medos e depois ter a coragem de dar um passo alm de seus controles limitados e assumir responsabilidade por criar a vida que dese%am ter. %9 ,iarrEia diarria simples, independente do !ato de estar associada a comida estragada, costuma estar ligada + ansiedade. 9omo %& dissemos antes, o indiv)duo pode ser algum que, na super!)cie, parece estar no comando, mas no !undo est& aterrorizado, preocupado demais com seu desempen(o e com a opinio dos outros. o desenvolver !or"a para de!ender sua posi"o, imaginando ra)zes pro!undas que ligam seus ps ao centro da Terra, e lembrando que aqueles que causam a ansiedade, como uma banca de examinadores, um publico descon(ecido etc. tambm so seres (umanos, a vida come"a a !icar divertida. &9 O 2a) de !rohn Essa doen"a intestinal in!lamatria tambm a!eta a !aixa et&ria dos =S#KS anos, mas pode envolver qualquer parte do tubo digestivo, da boca ao *nus. uma doen"a particularmente agressiva, produzindo dor, sangramento, diarria, m& absor"o e !)stulas entre um rgo e o seguinte. causa descon(ecida mas, como a colite, provavelmente est& associada a um grande 54

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com n/mero de !atores, entre os quais alergias alimentares e um desequil)brio do sistema imunolgico. 'sico#espiritualmente, esses indiv)duos so per!eccionistas, exigentes ?principalmente com limpeza@, concentrados em um ob%etivo e determinados a Qalcan"&#lo %&QW $ medo menos problem&tico do que na colite, sendo substitu)do por uma natureza abnegada, onde o amor e o carin(o so negados em nome de ideais elevados. 6ma %ovem com o mal de 9ro(n !icou sentada com um ar reservado em meu consultrio, enquanto a me discutia sua doen"a como se !al&ssemos de um eletrodomstico que (avia estragadoR (avia pouca demonstra"o de amor e a!eto. 6m dia, a me atrasou#se para a consulta e deu#me a oportunidade de conversar a ss com a mo"a. s perguntas que l(e !iz sobre o relacionamento das duas levou a um discurso longo e veemente, que durou mais de =S minutos, durante o qual !alou da raiva que sentia da me5 Q$deio min(a meR ela no mostra sentimento algum e exige demaisQ etc. libera"o da raiva, o a!rouxamento dos controles que impun(a a si mesma e a oportunidade de sair e via%ar pelo mundo com o namorado ?desaprovada pela me@, levaram ao !im da doen"a, e sem reca)das. 2 quando recon(ecemos que a per!ei"o no algo do !uturo, mas do presente, e que Qtudo per!eito tal como Q, e que come"amos a des!rutar o momento e apreciar a !or"a do amor que est& + nossa espera5 basta a gente se soltar. '9 Apendicite in!lama"o e in!ec"o do ap0ndice pode acontecer em qualquer idade, mas mais comum por volta da puberdade ou em outras !ases de mudan"a. $ ap0ndice !ica entre o intestino delgado, que absorve, e o intestino grosso, que expele, e eu acredito que a mudan"a de um estado para o outro importante na etiologia dessa doen"a. 'sico#espiritualmente, a apendicite re!lete a dor da mudan"a e da perda, ligada muitas vezes a sentimentos pro!undos de desamparo e raiva reprimida. Tambm suspeito que o indiv)duo possa ver#se como um Qap0ndiceQ ou Qum ser estran(oQ, tanto na !am)lia quanto entre seus pares, o que intensi!ica o so!rimento. 1uando o problema agudo, a cirurgia o tratamento escol(ido, mas seria bom aconsel(ar o indiv)duo a procurar liberar qualquer sentimento reprimido, principalmente aqueles associados ao isolamento. (9 Fipertens+o medida da presso sangu)nea a medida da presso exercida pelo sangue circulante nas paredes dos vasos. Gedicamente, estamos interessados em duas leituras5 a primeira, a mais elevada, re!lete o sangue que est& saindo do cora"o durante sua !ase de contra"o ?s)stole@ e que aumenta quando estamos em atividade ou estressados. Gas a segunda mais importante e esta relacionada ao per)odo de relaxamento do cora"o ?di&stole@. 2e essa medida estiver acima do n)vel normal de JS mm de merc/rio, principalmente MA ou mais, o diagnstico (ipertenso e recon(ecemos que tanto o 55

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com cora"o quanto o individuo tem di!iculdade em relaxar e, de vez em quando, at em descansar. Uoc0 provavelmente con(ece algum assimR a pessoa diz estar deitada quietin(a, enquanto seu observador interno est& em estado constante de alerta. $ que ela temeT Teme ser descoberta, perder o controle, da !ac(ada desmoronar ou no agradar aos ol(os daqueles com quem se importa. (ipertenso uma doen"a QdissimuladaQ, praticamente sem sintomas, atacando o individuo de !orma insidiosa ou explodindo em sua vida sob a !orma de um derrame. E, como o mundo externo re!lete o interno, ve%o muitas e muitas vezes que os que so!rem de (ipertenso t0m um segredo. 1uer ele diga respeito + verdade oculta de sua natureza, que ningum pode ver, um segredo do passado que continua mal resolvido ou at um caso amoroso clandestino que, apesar da excita"o, deixa a pessoa exausta, !azendo com que a tenso aumente. .o !im, a necessidade de proteger o segredo exerce uma presso to grande sobre o indiv)duo que revel&#lo torna#se essencial. 1ualquer expresso criativa, como dan"ar, cantar, escrever, a%uda a diminuir a tenso e, com o tempo, a capacidade de relaxar adequadamente e ser a pessoa que e se re!lete na medida do sangue. G9 Acidente vascu)ar cere/ra) 7 AV!9 ,erra2e s causas mais comuns dessa doen"a so uma embolia ou um sangramento, e este /ltimo ocorre muitas vezes por !alta de tratamento da (ipertenso. mbos so s/bitos e a!etam di!erentes partes do corpo, dependendo da &rea do crebro envolvida. 'sico# espiritualmente, o episdio costuma ser visto naqueles que tem uma personalidade controladora, tanto no *mbito de suas prprias emo",es quanto em rela"o aos outros, e o indiv)duo depara#se com graus variados de perda de controle, tanto !)sico quanto emocional. incapacita"o resultante, se (ouver, desa!ia o indiv)duo a aprender a deixar os outros entrarem em sua vida, a tornar#se mais !lex)vel e menos exigente em rela"o a si mesmo e aqueles que o cercam. lgumas pessoas no conseguem aceitar sua situa"o e sentem amargura e raiva do corpo, que as traiu e, in!elizmente, tambm daqueles que cuidam delas e ainda t0m um corpo saud&vel. $s derrames que duram menos de =K (oras so c(amados de ataques isqu0micos transitrios e so uma advert0ncia para que o indiv)duo Qpegue mais leveQ e relaxe seu controle sobre o maravil(oso !luir da vida. 56

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa H9 San3ra2ento do nari* 7 Epista0e9

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

6ma causa comum desse problema em adultos a (ipertenso, onde o excesso de presso busca uma sa)da atravs dos !r&geis vasos capilares do nariz. Tratar a (ipertenso resposta bvia, ao mesmo tempo em que se procura !ormas de reduzir o estresse que se acumulou dentro do individuo. prender a relaxar, diminuir os controles sobre a vida em geral, alm de seguir as sugest,es apresentadas ?ver (ipertenso, acima@, certamente pode diminuir a incid0ncia desses ataques. .as crian"as (& outras causas da epistaxe, como uma in!ec"o ou alergia ?ver Q$ c(aHra do cora"oQ@, mas tambm importante rever o n)vel de tenso que a crian"a pode estar sentindo, mas no estar expressando, lembrando que brincar e !alar alto e com bom som quando necess&rio so coisas que a%udam a diminuir a tenso retida l& dentro. "I9 Fipotens+o .essa situa"o, a presso sangu)nea baixa, com a medida da di&stole estando abaixo de CSmm de merc/rio. 9omo sangue sin;nimo de !or"a vital, a presso baixa sugere algum que no est& conseguindo utilizar toda a sua !or"a vital nessa Terra. 9omo uma doen"a que no costuma ser tratada, quem so!re dela queixa#se de mos e ps !rios e de sentir tontura quando se levanta de repente. 'sico#espiritualmente, quem so!re de (ipotenso costuma andar (esitante pelo mundo, criticando suas Qimper!ei",esQ e a!irmando que vai se %untar ao resto de ns quando tudo !or beleza e luz. Em geral, essa abordagem acompan(a experi0ncias pessoais de Qno valer grande coisaQ, de cr)tica ou controle, onde a !uga desse tipo de ataque era viver num mundo de !antasia, evitando a todo custo a conexo com a Terra. 7n!elizmente, embora se%a um santu&rio contra o so!rimento, a alma (umana no consegue sobreviver e crescer nessa atmos!era rare!eita. cura vem quando !eita a op"o de continuar neste planeta, evitando a medita"o que permite a pessoa sair !ora do corpo e andando descal"o na grama, imaginando ra)zes que se desenvolvem da planta dos ps e que ligam voc0 a Terra. Tambm a%uda descobrir amigos que no se%am cr)ticos, entre os quais os animais e a natureza, e pedir !or"a para mani!estar a ess0ncia maravil(osa da prpria alma a !im de tornar o mundo um lugar mel(or. ""9 PEs e 2+os -rios 1uando uma pessoa se sente amea"ada, recol(e#se instintivamente a uma Qconc(aQ, trazendo o suprimento de sangue das extremidades para os rgos, o que l(e permite lutar ou !ugir. 4epois que o perigo desaparece, o sangue retorna a todas as partes do corpo quando a pessoa relaxa. 57

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com .o entanto, os que enxergam o mundo como um lugar onde no se pode con!iar nos outros, o !ato de nunca sentir seguran"a e manter essas de!esas acaba levando a mos e ps constantemente !rios, e + possibilidade de desenvolver uma doen"a c(amada doen"a de EaDnaud. Essa doen"a autoimune traz consigo a dimenso extra de autoestima baixa e necessidade de agradar os outros ?ver o c(aHra do cora"oQ@. prender a relaxar, dan"ar, rir e con!iar no mundo e nos seus (abitantes a%uda#nos a !7uir com as experi0ncias da vida e a no estar constantemente em guarda com medo do !racasso ou da (umil(a"o. vida para ser vivida e, quanto mais presentes estivermos nela, tanto mais !ortes nos sentiremos. "#9 ;ic.+o -requente 7 Aa*er 0i0i a toda hora9 bexiga dessas pessoas naturalmente (iperativas re!lete sua necessidade permanente de estar em movimento constante. 2o incapazes de realizar uma tare!a s de cada vez e at quando o corpo est& descansando, a mente est& ativamente envolvida numa mir)ade de preocupa",es e planos, assegurando que nunca vo perder o controle. 9omo sua vida %& estressada e raramente vazia, qualquer presso extra !az com que entrem em p*nico. 4a mesma !orma, sua bexiga se enc(e rapidamente e elas t0m de correr para o ban(eiro. To grande seu dese%o de manter o controle que essas pessoas em geral veri!icam a localiza"o dos ban(eiros da estrada muito antes de sua viagem come"ar. 2ua inseguran"a b&sica, principalmente num ambiente novo, amea"ada quando so convidadas a !icar na casa de outras pessoas ou com a possibilidade de uma viagem longa, onde ento usam sua necessidade recorrente de ir ao ban(eiro como uma desculpa aceit&vel para permanecerem no con!orto de seu prCprio (abitat. "$9 !istite Essa doen"a in!lamatCria da bexiga se caracteriza pela !req-0ncia da mic"o dolorosa. Emocionalmente, (& uma situa"o cl&ssica de medo e raiva. QEstou muito irritada com meu c(e!e no trabal(o, mas ten(o medo de sair e no conseguir outro emprego.Q 3a uma tend0ncia de alimentar remorsos e magoas antiga, em vez de seguir o !luxo natural da vida. cura acontece muitas vezes quando a pessoa assume responsabilidade por sua !elicidade !utura e parte para algo que possa dar satis!a"o a sua alma, a!astando#a da limita"o e da !rustra"o. Guitas vezes, as decis,es so !or"adas pela redund*ncia ou separa"o, embora eu ac(e que muito mais !&cil tom&#las num ritmo normal. "%9 Ji0i na ca2a 7Enurese9 Esse problema, muitas vezes de !am)lia, mais comum do que imaginamos. 7ndependentemente de tratar problemas estruturais e in!ecciosos, a psicoterapia tanto para a crian"a quanto para os pais %& provou sua e!ic&cia na redu"o da incid0ncia. 'arece (aver duas quest,es psicolgicas em %ogo. 6ma que o indiv)duo em geral tem um sono pro!undo, sendo di!)cil acord&#lo 58

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com mesmo em suas mel(ores !ases. U&rios mtodos !oram usados ao longo dos anos para despertar a crian"a, mas uma compreenso mel(or dos est&gios do sono aumentam o potencial do tratamento. $ outro !ator a explorar que !azer xixi na cama visto como uma !orma da crian"a exercer seu poder quando se sente inde!esa e desamparada durante suas (oras de vig)lia. 7sso pode muito bem ser verdade, pois con(eci varias pessoas com esse problema que so t)midas e inseguras devido exclusivamente a sua personalidade ou que se tornaram reservadas por causa de um controle opressivo, muitas vezes sob a !orma de maus tratos ou abuso sexual ou emocional. 'or isso e importante ter um quadro claro da vida domestica da crian"a e en!rentar os problemas quando apropriado deixando claro que no se trata de uma situa"o que mere"a castigo, e sim um estado tempor&rio que geralmente desaparece quando a crian"a ou adulto come"am a !icar longe de casa durante per)odos mais longos.. "&9 IncontinKncia passagem involunt&ria da urina pode ser muito constrangedora e tambm a!eta um grande n/mero de pessoas que nunca !ala de seu problema. mic"o imperiosa est& relacionada com um colo de bexiga !raco e costuma estar associada, assim como a mic"o muito !requente, aos problemas de inseguran"a de que !alamos anteriormente. incontin0ncia por estresse a!eta muita mul(eres depois do parto, quando o assoal(o plvico perde sua :or"a e, com ele, o controle da bexiga, principalmente porque os m/sculos so tensionados quando a pessoa pula, espirra ou tosse. 7ndependentemente de interven",es mdicas e cir/rgicas, os !atores psico#espirituais precisam ser considerados, pois (& uma tend0ncia da pessoa contar com o c;n%uge, o emprego ou a !am)lia como alicerce de sua seguran"a, quando a sua vida interior no o o!erece. :ortalecer o senso de identidade e independ0ncia pode no restaurar o t;nus muscular do per)neo, mas vai levar a uma personalidade mais !orte. "'9 Pedras no ri2 6ma pedra em uma parte do corpo, qualquer que se%a, denota um ac/mulo de material que, por algum motivo, o corpo no consegue eliminar devido a seu excesso. emo"o relacionada com todo o sistema urin&rio, inclusive os rins, e o medo. 'elo que ten(o observado, as pedras no rim aparecem mais !requentemente naqueles que escondem seu medo por tr&s de uma !ac(ada de calma ou e!ici0ncia. 6m (omem, com pedras recorrentes, disse#me que nos dois /ltimos anos vira seu negCcio decair e sabia que %& estava quase na (ora de admitir a derrota. Gesmo assim, dera um %eito de manter a !al0ncia iminente e sua ansiedade descon(ecidas da !am)lia, parecendo sempre animado e otimista em casa. .o ten(o certeza de que a !am)lia ten(a se deixado enganar por essa !arsa, mas depois que ele conseguiu !alar do problema +s claras, as pedras desapareceram.

59

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com $ medo esta relacionado ao c(aHra da base e precisa ter a oportunidade de ser expresso. 9omo terapeutas, encora%amos ativamente a libera"o da raiva e do pesar, mas em geral desviamos nossos clientes da mani!esta"o do medo, provavelmente porque temos di!iculdade de en!rentar o nosso. $ medo uma sensa"o natural e denota a percep"o de que algo esta se aproximando, algo que e novo, perturbador, descon(ecido e provavelmente envolve o desmoronamento de uma parte qualquer de nosso mundo. s crian"as expressam espontaneamente sua ansiedade, gritando, c(orando, tremendo e pedindo um abra"o. 9omo adultos, acreditamos que esse comportamento no est& a nossa altura e que Qtemos de encarar a situa"oQ. 1uando o medo recon(ecido como um poderoso aliado que nos permite en!rentar cora%osamente um novo desa!io, a) temos condi",es de canalizar sua energia e dar expresso a sua voz. "(9 I2potKncia $s rgos sexuais externos, como o p0nis e o clitris, esto sob o controle do c(aHra da base, a sede de nosso poder inerente, com a serpente enrodil(ada a espera de um despertar maravil(oso, a libera"o, org&smica. .o entanto, a subida dessa energia tambm pode ser saboreada em qualquer situa"o em que experimentamos um estado de Q!elicidadeQ, Q0xtaseQ e QunidadeQ, como ao contemplar um belo nascer do sol, estar entre os entes queridos ou alcan"ar um lugar de paz pro!unda na medita"o. .aquele momento no (& separa"o, no (& medo, e sim uma sensa"o de seguran"a e amor incondicional. impot0ncia ou !alta de poder um estado que no re!lete somente uma redu"o da capacidade sexual, mas tambm a !alta de auto#estima e seguran"a pessoal. qui a serpente est& presa em sua toca, incapaz de estender#se em toda a sua altura devido aos medos ?de !racasso, de re%ei"o, de (umil(a"o@, ou a controles rigorosos ?como a culpa@. Tanta 0n!ase tem sido colocada na capacidade de Qdesempen(oQ do (omem que no de surpreender que a impot0ncia este%a aumentando. 4urante os /ltimos =S anos vimos a competi"o intensi!icar#se, com %ulgamentos p/blicos do desempen(oR isso questiona pro!undamente o papel dos (omens no mundo. Entretanto no vai (aver cura se enterrarmos a cabe"a na areia ou culparmos os outros, mas reavaliando os prprios dons e talentos e regenerando de tal modo aquela !or"a interior que a autocon!ian"a possa ser restaurada e a serpente possa subir de novo. "G9 Va3inis2o Esse um problema onde os m/sculos vaginais tem espasmos, tornando a rela"o sexual extremamente dolorosa, quando no imposs)vel. Esse problema tem muitas causas e importante eliminar os !atores estruturais ou aqueles provocados por in!ec"o, pois ambos podem levar a dor severa. 1ualquer (istria de abuso sexual ou maus tratos !)sicos na in!*ncia tambm deve ser explorada, pois explicaria naturalmente porque uma mul(er !ec(aria de tal maneira essa entrada. Todo abuso re!lete uma sensa"o de impot0ncia, exacerbada por qualquer restri"o ao c(aHra da garganta, onde as palavras e sons !icam sem expresso e depois so dolorosamente retidos dentro de outros m/sculos do corpo. 1uando ol(amos para alm 60

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com da super!)cie de qualquer sociedade, o abuso no raro, se%a emocional, !)sico ou sexual. Em todos os casos, o poder sequestrado pelo medo, !alta de auto#estima ou pura inoc0ncia, e o impacto pro!undo de um insulto desses signi!ica que pode ser uma longa viagem de volta at voc0 acreditar em si o bastante para dizer Q. $WQ 9om a a%uda de entes queridos, terapeutas e outros pro!issionais, poss)vel superar o so!rimento, a culpa e a raiva, encontrar a prpria voz, recuperar o poder interior e trazer + vida todas aquelas coisas que do um prazer pro!undo + alma. "H9 !6ndida Esse problema muito comum, encontrado tanto em (omens quanto em mul(eres, a!eta muitos c(aHras, entre os quais o plexo solar, o sacral e o da garganta, mas sobretudo o c(aHra da base. c*ndida um !ungo que normalmente vive em (armonia conosco em nossas entran(as. Gas, quando o ambiente interno muda, como depois do uso de esterides, da p)lula anticoncepcional ou de antibiticos, ou depois de um estresse prolongado, a sobreviv0ncia do !ungo amea"ada e, como resposta, ele produz esporos que levam aos sintomas que relacionamos + c*ndida. Entre eles esto intumescimento abdominal, aumento dos gases, dores de garganta, secre"o branca na vagina, dor durante a rela"o sexual, maior sensibilidade a alimentos como po e a"/car e um cansa"o extremo. 3& outros sintomas, e esse problema em geral acompan(a outras doen"as, principalmente aquelas do sistema imunolgico, como ence!alomielite mi&lgica ?EG@ e alergias ?ver Qo c(aHra do cora"oQ@. $ que importante compreender que a Qdoen"aQ ocorre somente em rea"o a outro problema e, embora uma dieta restritiva a%ude, a causa sub%acente precisa ser tratada. 4e um ponto de vista psico#espiritual, essas pessoas so extremamente sens)veis + atmos!era e +s emo",es dos outros, com pouca autoestima e dese%o de agradar. Tem !ronteiras pouco de!inidas entre o que uma questo sua e o que pertence ao outro, !icando !acilmente sobrecarregadas com os problemas dos outros. 3& uma de!ici0ncia na capacidade do intestino delgado absorver corretamente as coisas que so saud&veis para o indiv)duo e re%eitar o resto e por isso (& uma incid0ncia maior de sensibilidade aos alimentos associada a c*ndida. :inalmente, a irrita"o vaginal reduz o dese%o sexual, o que !requentemente re!lete necessidade de prote"o em situa",es onde a pessoa se sente amea"ada, descontrolada ou sobrecarregada. bvio que o problema vai persistir, a despeito dos tratamentos, at a !or"a interior e !ronteiras adequadas serem restauradas, o que muitas vezes requer uma comunica"o (onesta. #I9 Ferpes va3ina) Essa in!ec"o cada vez mais comum, transmitida durante uma rela"o sexual, leva a dor severa e ulcera"o durante um ataque agudo. 9omo parte do c(aHra da base, sua 61

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com presen"a est& relacionada a inseguran"a e medo de re%ei"o, em geral por parte da tribo, e vista em pessoas cu%as atividades sexuais esto ligadas, de uma !orma ou de outra, a busca de relacionamento e aceita"o. 7n!elizmente, apesar do dese%o de seguran"a, o sexo nem sempre leva a um apro!undamento da rela"o a!etiva, deixando as ra)zesQ da pessoa sem alimento, abandonadas, sem terra onde !lorescer. 2omente quando nos respeitamos que deixamos de procurar os outros para que nos deem seguran"a e encontramos um lar para as ra)zes de nosso ser interior. #"9 Osteoartrose do quadri) osteoartrose apresenta#se patologicamente com dor, rigidez e limita"o de movimento. .ossos quadris so o meio pelo qual nos movemos para a !renteR eles tambm nos do uma base !irme sobre a qual !icamos de p sobre a Terra. 'sico#espiritualmente, essa doen"a revela algum que, subconscientemente, est& aterrorizado com medo da mudan"a e da perda de sua sensa"o de seguran"a. 9ostumam ser muito talentosos para motivar os outros, mas, apesar disso, recusam#se a aceitar a idia de que eles prprios talvez ten(am que mudar. Esses indiv)duos mel(oram quando Qtomam uma atitudeQ pessoal, principalmente uma que envolva seu bem#estar. 6ma dieta de redu"o de peso, muitas vezes necess&ria para diminuir a carga sobre os quadris e %oel(os um ponto de partida excelente. Gas, como terapeuta, voc0 pode se deparar com alguns obst&culos inesperados. Bembro#me de visitar uma paciente idosa que antes (avia se negado a consumir qualquer alimento rico em calorias. B&, empil(ado ao lado de sua cadeira, (avia um monte de doces, biscoitos e doces. 1uando questionada, ela admitiu beliscar aquelas guloseimas somente para agradar a !am)lia, que deixava a comida para apaziguar a culpa de deixar a me sozin(a. 4epois de algumas palavras diplom&ticas, os doces desapareceram e, com a a%uda da !am)lia, ela come"ou a perder peso e !icou mais motivada para descobrir !ormas de ocupar seus dias com atividades que l(e davam prazer. ##9 Pro/)e2as con3Knitos nos pEs $s ps so onde o esp)rito encontra a matria. 1uando ve%o algum cu%a planta do p ?alma@ a!asta#se da Terra ?p torto@ ou quando muito alto ?ps cavus@, recon(e"o pessoas extremamente sens)veis e que no sabem direito se querem continuar neste planeta. Gesmo na gravidez, (& (istrias de amea"a de aborto ou problemas com a placenta, com parto atrasado ou di!)cil. 2ua relut*ncia em c(egar pode ser seguida de protestos nos primeiros anos de vida como c(oros, ataques de raiva e problemas !)sicos. 6+

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com Essas crian"as precisam de um apoio !irme, mas carin(oso, com incentivo para se manterem na rota e no se !azerem de v)timas de sua prpria escol(a pr#natal de encarnar dessa vez. Gas pode ser que somente depois de seu primeiro retorno de 2aturno ?=J#=M anos@, elas se dispon(am a colocar a marca de sua alma no mundo e assumir seu lugar no 8rande 'lano. '2 93 T$2 E E9$2 9 X4$2. Essas pessoas esto claramente aqui para !icar e sentir o mundo atravs de seus ps. Guitas vezes so indiv)duos Qterra a terraQ que, na verdade so um pouco estruturados demaisW Gais uma vez, dan"a, movimento e recorda"o do poder do (umor a%udam esses indiv)duos a levar sua vidaW 1uanto aos adultos que so!rem do problema doloroso dos arcos ca)dos, ve%o uma tend0ncia de se colocarem acima do mundo, com ideais e expectativas elevados. Bembro# me de uma mul(er que era pro!essora de arte culin&ria e ac(ava que ningum !azia um su!l0 como ela. um dia seus arcos ca)ram e ela no pode mais cozin(ar. $brigada a !icar sentada, sua mente passou por todas as pessoas que a (aviam !eito QcairQ nas di!erentes !ases de sua vida e a dor que ainda sentia. 'ercebeu que a dor nos ps era a dor da decep"o e que estava na (ora de perdoar e seguir em !rente. lguns dias depois dessa tomada de consci0ncia, seus arcos voltaram + posi"o normalR belo trabal(oW #$9 PE4de4at)eta Esse problema benigno, mas +s vezes inc;modo, a!eta principalmente os ps, embora outras &reas da pele possam estar envolvidas, e leva + umidade na pele, bol(as dVagua e rac(aduras nos calcan(ares. causado por uma in!ec"o viral que pre!ere as &reas /midas e desprotegidas do corpo, re!letindo a personalidade de um indiv)duo que tem limites pouco de!inidos e reluta em colocar os ps no c(o por medo de !racasso e re%ei"o. Esse tipo de pessoa costuma ver o mundo como um lugar onde est& exposto a criticas, (ostilidade e competi"oR ao mesmo tempo, essa viso dis!ar"a sua prpria inseguran"a. Expondo#se inteiramente + luz, descal"os e QdesprotegidosQ, os ps tem condi",es de se curar. #%9 Osteoporose Esse en!raquecimento dos ossos acontece em ambos os sexos, embora a!ete mais as mul(eres, eleva muitas vezes a !raturas nos pun(os, quadris e vertebras. estrutura dos ossos de!ine#se nos primeiros meses de vida e continua at os ossos pararem de crescer, por volta dos =S anos de idade. 1ualquer perturba"o (ormonal durante esse per)odo a!eta o crescimento dos ossos, inclusive a diabetes, a anorexia nervosa e o consumo de esteroides. Esotericamente, o osso re!lete a estrutura b&sica de nossa vida, atravs da qual dispomos de apoio e, quando no o recebemos em quantidade su!iciente durante esses primeiros 63

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com anos, acredito que a osteoporose se mani!estar& mais tarde. 'or isso eu gostaria de realizar um estudo para saber se quem tem osteoporose teve mais per)odos de inseguran"a na primeira in!*ncia, como mudan"as !requentes de casa, pobreza cr;nica, dissolu"o da !am)lia ou morte de parentes prximos, pois os ossos carregam as lembran"as de nossa (istria de vida. Tambm suspeito que !raturas ou qualquer outro problema nas vrtebras ocorrem em momentos em que o apoio ou sentimento de seguran"a est& sendo amea"ado por circunst*ncias !ora do controle do indiv)duo. #&9 Ataques de p6nico Esses ataques muito assustadores ocorrem em todas as idades e em ambos os sexos. $s sintomas comuns incluem respira"o r&pida e super!icial, batimentos card)acos acelerados, nervosismo, tremores, !ormigamento na ponta dos dedos das mos e dos ps e em volta dos l&bios, e sensa"o de desmaio. 2egundo min(a experi0ncia, os ataques de p*nico ocorrem naqueles que so controladores e gostam de parecer !rios e capazes de en!rentar qualquer situa"o. como se retir&ssemos a tampa de uma panela de presso que !icou !ec(ada durante muito tempo e o corpo soltasse um grande suspiro de alivio. 7n!elizmente, (& uma tend0ncia natural de procurar controlar a situa"o aconsel(ando a pessoa a Qdominar suas emo",esQ o que, evidentemente, s piora as coisas. importante reduzir o ataque da maneira que !or poss)vel, se%a qual !or, mas depois preciso mostrar ao individuo que as rdeas curtas com que governa sua vida, e provavelmente os outros que o rodeiam, deixam#no vulner&vel + reincid0ncia. prender a ser mais leve, mais espont*neo, mudar para um estilo menos exigente, rir mais, so atitudes que aumentam muito a !or"a interior de qualquer pessoa. #'9 InsLnia perturba"o do sono a!eta mil(,es de pessoas no mundo inteiro, apresentando uma grande variedade de sintomas, desde acordar regularmente durante a noite at no conseguir dormir durante um certo per)odo de tempoR o problema pode persistir por muitos anos. Ys vezes, (& uma causa !)sica ou psicolgica bvia, como ansiedade ou ondas de calor mas, em outras ocasi,es, no detectado nen(um motivo logico. 2egundo min(a experi0ncia, (& uma liga"o muito !orte entre inseguran"a e medo de perder o controle durante o estado de inconsci0ncia do sono pro!undo, que tambm pode existir naqueles que temem uma anestesia geral.

64

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com ins;nia certamente mais comum quando os alicerces de nossa exist0ncia !oram abalados de repente e a /nica !orma de agarrar#nos a realidade mantendo#nos acordados. 7sso pode ser visto depois da morte de um ente querido, de uma separa"o, de uma mudan"a de casa ou de pa)s ou quando somos obrigados a mudar de emprego. $utras vezes, a (istoria de inseguran"a remonta a muitos anos antes, como a de uma mul(er que (o%e s dorme intermitentemente, mas se lembra de, aos tr0s anos de idade, ser tirada da cama pelos pais, no meio da noite, para !ugir de tropas invasoras. $utros contam (istrias de abuso sexual em sua cama de crian"a, quando a necessidade de manter#se acordado e alerta tornou#se uma questo de sobreviv0ncia. 'osso dizer que tambm con(eci aqueles que se obrigavam a dormir para no ter de en!rentar a vergon(a e a dor dos abusos e muitos deles ainda caem no sono ao menor sinal de algo que parece amea"ador. 9omo voc0 pode ver, a ins;nia tem muitas !aces e a resolu"o do problema certamente requer mais que alguns comprimidos para dormir. #(9 Ane2ia 6m n)vel baixo de (emoglobina est& presente em muitas doen"as e no poss)vel examinar todas elas. Oasta dizer que, esotericamente, a (emoglobina conduz a !or"a vital# a alegria de viver # pelo corpo todo e, por isso, a anemia representa uma !alta de alegria b&sica em nossa vida, devida !requentemente a inseguran"a causada por mudan"as de situa"o que esto !ora de nosso controle e que lan"am luz sobre a !alta de autoestima sub%acente. Toda exausto exacerbada pelo estresse causado pelo !ato de o individuo estar tentando desesperadamente corrigir a situa"o a sua maneira. 7ndependente do !ato de receber um tratamento mdico ou complementos apropriados importante para o indiv)duo encontrar tempo para descansar, re!letir sobre sua vida, liberar#se do passado ?principalmente de c(oques@ e come"ar a construir uma estrutura slida a partir de dentro, recon(ecendo a singularidade de sua exist0ncia.

Su3estes para equi)i/rar a atividade do chacra da /ase


<@ prender a relaxar e reservar algum tempo para todas as necessidades b&sicas, como dormir, comer, !azer sexo e rir. =@ :azer uma coisa de cada vez sem a distra"o de tele!ones, televiso ou trabal(o. N@ 9riar oportunidades de camin(ar em meio + .atureza, principalmente descal"o. 4escubra uma &rvore que realmente o atraia e encoste#se ou sente#se apoiado nela. Entre em contato com sua !or"a, seus alicerces e sua altura, e imagine suas ra)zes !irmemente plantadas na terra, enquanto seus bra"os se estendem para o cu.

65

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com K@ observa"o de um sol cor de sangue, nascente ou poente, bem como da aurora ou de um p;r#do#sol bril(ante, anima e (armoniza o c(aHra da raiz e desbloqueia estruturas que se contra)ram na sua es!era de a"o. 2ente#se no c(o !resco e inale conscientemente o odor da terra. A@ 2e voc0 sabe que controlador, cr)tico ou per!eccionista, pegue leve. prenda a segurar a l)ngua, a contar at dez antes de !alar e a se concentrar mais na rela"o a!etiva do que em provar que voc0 est& certoW C@ 2e voc0 recon(ece sua necessidade de ser per!eito e algo que o aborrece, !a"a uma ou duas coisas para mudar essa tend0ncia. 6se o relgio no outro bra"o, use meias despareadas, d0 risadin(as ao baixar os ol(os, no lave aquela /ltima x)cara antes de ir dormir, no arrume a cama antes de sair e !a"a aulas de dan"a do ventre. espontaneidade e a !lexibilidade so !undamentais para um c(aHra da base saud&vel. C@ 'on(a de lado Qa varaQ com que voc0 se castiga ao cometer um erroR tudo per!eito, mesmo nossos supostos erros. .ossa autopuni"o muito pior do que o castigo nas mos dos outros. Escreva isso numa !ol(a de papel ou !ale para si mesmo em voz alta, se a%udar, e depois comece a perdoar, aprendendo com a experi0ncia e usando a sabedoria recm#adquirida no !uturo. J@ Em vez de aceitar as cr)ticas que os outros l(e !azem, en!rente#os. Q'or que que toda vez que nos encontramos voc0 tem de !azer um coment&rio que soa como uma cr)ticaTQ Uoc0 tambm pode optar por aceitar o que dizem sem !icar na de!ensiva. QUoc0 um burro.Q Uoc0 pode replicar5 Q2ou, mas estou !eliz comigo mesmo. 'or !avor, aceite#me como sou, em vez de querer me mudar.Q M@ 4an"ar, cuidar do %ardim, camin(ar, !azer potes e esculturas de argila so atividades que podem a%udar#nos a estabilizar nossa energia. 'rocure no se propor tare!as que depois o !a"am correr contra o tempo5 tantos quil;metros em tantas (oras. 4es!rute a experi0ncia. <S@ $pte por estar neste planeta e estar aqui de uma !orma /nica, que a sua, sem a necessidade de provar coisa alguma para ningum. :icar de p com os %oel(os ligeiramente curvados e gritar Q27GWQ realmente uma a!irma"o de seu direito a vida. <<@ 2e uma determinada situa"o !az voc0 se sentir inseguro, coloque os ps !irmemente no c(o e imagine ims puxando as plantas de seus ps para o !undo da terra. 7sso !ortalece o c(aHra da base e voc0 pode !alar ou agir a partir de um *ngulo que l(e d& mais autoridade. <=@ cor vermel(a esta relacionada a esse c(aHra. 9oncentre sua aten"o na base da coluna e deixe sua intui"o escol(er uma cor que parece !ortalecer essa regio. 2e necess&rio, use roupas vermel(as na parte de baixo do corpo, mas lembre#se de que vermel(o demais podem esgota#lo e, por isso, preciso tomar cuidado.

66

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

E0erc8cios ,i@rios para A/rir e !arre3ar os !hakras


9on(e"o tr0s grupos di!erentes de exerc)cios !)sicos para carregar e abrir os c(aHras. $ primeiro abre muito bem os c(aHras nos tr0s n)veis in!eriores da aura. $ segundo, abre#os bem no n)vel astral. E o terceiro, uma combina"o de exerc)cios respiratrios e posturas, abre#os nos n)veis mais elevados do campo &urico. Exerc)cios :)sicos para brir e 9arregar os 9(aHras ?.)veis <#N do 9ampo urico@ Esses exerc)cios v0m ilustrados na :igura abaixo5

!hakra ". :ique de p com os ps bem separados um do outro e com os dedos dos ps e os %oel(os virados para !ora, num *ngulo con!ort&vel para os seus %oel(os. gora dobre os %oel(os o mais que puder. Uoc0 dever& ser capaz de abaixar#se de modo que suas n&degas !iquem to baixas quanto os %oel(os. Govimente#se para cima e para baixo v&rias vezes. crescente Vagora um movimento de vaivm + pelve. Empurre#a o mais para !rente e o mais para tr&s que puder. En!atize o movimento para a !rente. $scile para tr&s e para a !rente desse %eito, tr0s vezes, ao abaixar#se. :ique abaixado e oscile para tr&s e para !rente, tr0s vezes, conservando os %oel(os dobradosR em seguida, oscile para tr&s e para a !rente, tr0s vezes, enquanto se levanta. $ movimento mais importante do exerc)cio a oscila"o quando os %oel(os estiverem bem dobradosR Eepita toda a srie de exerc)cios pelo menos tr0s vezes.

E0erc8cios de Respira.+o e Postura 7N8veis &4( do !a2po Murico9

para !arre3ar e A/rir !hakras

$s exerc)cios mais e!icazes que %& vi para carregar o campo &urico, ilumin&#7a, limp&#lo e !ortalec0#lo so os ensinados pelo Zundalini 7oga, que !ocaliza a posi"o, a respira"o e a !lexibilidade da espin(a. Eecomendo#l(e que os aprenda diretamente num as(ram de

67

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com Zundalini, se tiver a oportunidade de !az0#lo. 2e no tiver, eis aqui, simpli!icados, alguns exerc)cios que eles ensinam e que se v0em na :igura abaixo5

!hakra ". 2ente#se no c(o sobre os calcan(ares. 9oloque as palmas das mos nas coxas. :lexione a espin(a para a !rente, na &rea plvica, com a inspira"o, e para tr&s com a expira"o. 2e quiser, use um mantra em cada respira"o. Eepita diversas vezes.

Exerccios de Orientao
<. Escol(a uma divindade terrestre. Estude sua mitologia e !amiliarize# se com as !ormas nas quais ela !oi representada. =. nalise o seu relacionamento pessoal com o mundo natural, levando em considera"o o seguinte5 $ que a terra l(e d& e o que voc0 d& + terraT N. Gedite a respeito do elemento terra.

Asanas

"B A)e0es do corpo Este exerc)cio atua sobre o vaso governador <, na base da coluna vertebral. <. 2ente#se no c(o, com as pernas esticadas + !rente do corpo. =. pie#se colocando as mos no c(o atr&s de voc0. N. 9urve as n&degas e oscile, suavemente, sobre a base da coluna.

68

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

#B A)on3a2ento das pernas Este exerc)cio alonga o nervo ci&tico, o maior do corpo (umano. <. 2ente#se no c(o, com as pernas esticadas + !rente do corpo. =. Ganten(a a coluna ereta. N. 4obre o %oel(o direito e coloque o calcan(ar entre os rgos genitais e o reto, de modo a sentar#se sobre o calcan(ar. 7sso estimula o vaso da concep"o <. perna esquerda permanece esticada + sua !rente. K. longue#se + !rente e segure a perna na altura da canela, tornozelo ou, at mesmo, do p se isto l(e parecer con!ort&vel. A. Exale e incline#se para a !rente, levando a cabe"a na dire"o do %oel(o esquerdo, mas no dobre, repentinamente, a coluna para a !rente. C. Eepita a postura, exercitando o outro lado do corpo. $B Sentando4se so/re os ca)canhares 7 VaNrasana 9 2entar em Ua%rasana estimula o meridiano da bexiga, que corre no sentido descendente pela parte de tr&s das pernas. concentra"o no nariz estimula o mulad(ara atravs da !ocaliza"o no ponto onde ida .e pingala terminam. concentra"o no per)neo !ocaliza a concentra"o na &rea onde ida e pingala tem sua origem. <. 2ente#se sobre os calcan(ares, com os %oel(os voltados para a !rente e levemente separados. =. Entrelace as mos e manten(a#as abaixo do umbigo, com os pulsos sobre as coxas. N. :ec(e os ol(os e diri%a a aten"o para a ponta do nariz, durante v&rios minutos, + guisa de medita"o. K. 4esloque a aten"o para o per)neo, por v&rios minutos, tambm + guisa de medita"o. $ per)neo tambm pode ser contra)do e relaxado continuamente.

69

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com Visua)i*a.+o Os quatro hori*ontes Ue%a diante de si um c)rculo tra"ado no c(o. Ue%a os quatro pontos cardeais claramente marcados nele. .o centro do c)rculo, ergue#se uma !igura vestindo um manto escuro, com capuz, !eito de um tecido grosseiro. Esta a divindade terrena que voc0 escol(eu. Enquanto voc0 observa, a !igura o convida para entrar no c)rculo. Uoc0s permanecem, ento, no centro. !igura puxa uma varin(a das dobras do manto e aponta na dire"o do long)nquo (orizonte oriental. Uoc0 se v0, ento, observando um grupo de (omens ca"ando a p armados somente com lan"as e ca%ados. Uoc0 corre, agora ao lado deles, enquanto eles perseguem um grande animal. Eles cercam a enorme !era, que bem maior do que os ca"adores. Eles trabal(am em con%unto, atacando e !erindo a gigantesca criatura, visando abat0#la. Uoc0 sente, em parte, a experi0ncia deles5 o terror misturado com a excita"o, a exuber*ncia combinada com a concentra"o. Uoc0 sente um !luxo de adrenalina. 1uando a !era abatida, suas pernas parecem ceder, como se voc0 tambm tivesse participado da persegui"o e do abate. cena desaparece gradualmente e voc0 volta ao centro do c)rculo. !igura dirige, ento, sua aten"o para o (orizonte seguinte. Uoc0 se v0, agora, entre grandes nuvens de poeira e o som Vmet&lico de armas. Uoc0 est& no auge de uma batal(a. 4ois exrcitos esto se lan"ando um contra o outro, sem misericrdia. Uoc0 se pergunta por que ser& que eles esto combatendo. Uoc0 ouve o som de cavalos !eridos e os gritos distantes de (omens !eridos, que agonizam no c(o. Uoc0 no espera para ver o resultado da batal(a, pois no tem como saber se o vencedor de!ende uma causa %usta. 2 consegue ver o massacre de (omens e ouvir os sons do con!lito. Uoltando#se para o outro lado, a cena desaparece gradualmente e voc0 volta ao ponto central. 2eu guia dirige a sua aten"o para o quadro seguinte. Uoc0 se v0 de p, + entrada de uma cidade. 6ma rua )ngreme, cal"ada com pedras arredondadas, ergue#se + sua !rente. 'essoas esto deitadas, ou sentadas e encol(idas, imveis, dos dois lados da rua. 9rian"as maltrapil(as se agarram a mul(eres macilentas. .o topo da ladeira, a rua d& para uma pra"a, que est& decorada com bandeiras e ins)gnias. Entretanto, no vo das portas e nas esquinas da pra"a voc0 ainda consegue ver as !iguras maltrapil(as. 6ma grande procisso, avan"a para a pra"a5 soldados, m/sicos e dan"arinos vestindo roupas extravagantes. proximam#se agora os governantes da cidade, conduzidos em palanquins decorados. Eles passam rodeados por um esplendor de cores. Uoc0 se volta para o outro lado. cena esmaece. Uoc0 est& de volta ao ponto central. 2eu guia dirige sua aten"o para o ultimo quadrante. Uoc0 se v0 transportado para uma pequena colina, que se eleva acima de um arrozal. .o campo, mul(eres plantam arroz. Elas se curvam enquanto trabal(am. Uoc0 as observa trabal(ando lenta e pacientemente, deslocando#se metodicamente atravs da planta"o num ritmo sutil de intensa atividade. Uoc0 espera que !a"am uma boa col(eita. Toda a comunidade depende disso. cena desaparece de vista e voc0 se encontra mais uma vez no ponto central. o seu lado est& a !igura da divindade que voc0 escol(eu. Ela se volta para voc0 e diz5 QUoc0 observou outras pessoasR como pretende usar os poderes da terraTQ .o se apresse em responder. cena, !inalmente, desaparece.

70

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa

Apostila 16

medicina psionica!"mail com

I2a3ens de sonho
$ trabal(o no c(aHra raiz pode produzir, espontaneamente, uma grande srie de imagens, indicando que (ouve um despertar5 por exemplo, son(os que acontecem embaixo da terra e revelam uma !onte de poder at agora oculta, possivelmente numa c*mara subterr*nea, num poro ou adegaR son(os de !ogo subterr*neoR son(os nos quais se abre um al"apo ocultoR son(os que do destaque a escava",es em busca de um tesouro ou de ob%etos de valor. 2on(os que giram em tomo de uma serpente, de um touro, de um ele!ante ou de outra !era de grande porte tambm esto relacionados com esse n)vel de consci0ncia. Re2Edios A)orais do drB ?ach 9(errD plum 9lematis 8orse 'ine 2[eet 9(estnut C M <N =K NS 'ara aprender a renunciar 'ara se ligar a terra integra"o da alegria com a tristeza 'ara assumir a responsabilidade pela prpria vida 'ara con!iar no desenvolvimento pessoal

Terapia dos sons


$ c(aHra raiz sens)vel + m/sica tribal simples e aos ritmos primitivos naturais montonos, !ortemente acentuados. m/sica antiga de muitos povos primitivos expressa esse tipo de m/sica da mel(or maneira. ssim tambm suas dan"as ob%etivam proporcionar a liga"o com a natureza, com suas !or"as e seus seres. $s sons aut0nticos do tambor e das can",es podem encora%&#lo a dan"ar, a bater os ps ou a pular. 'araV V(armonizarQ o c(aHra da raiz, voc0 pode usar os sons da natureza. Esses existem, (o%e em dia, gravados e dispon)veis em v&rios tipos de m)dia, caso no os possa ouvir in loco. Vo3a)5 o c(aHra da raiz corresponde a vogal QuQ. Ela vibra no 4 baixo da escala musical. $ som QuQ estimula um movimento dirigido para baixo, na dire"o das ra)zes, leva#o +s pro!undezas do subconsciente e despem as !or"as primitivas, terrenas, do primeiro c(aHra. ;antra5 B G.

!ro2oterapia
$ primeiro c(aHra ativado pela cor vermel(a, clara e bril(ante. cor vermel(a aquece e anima, d& vitalidade, !or"a vital e coragem. 1uando o vermel(o est& misturado com um pouco de azul, a%uda#o a impregnar de !or"a espiritual os impulsos vitais.

Terapia das pedras preciosas


O3ata5 'roporciona seriedade, !irmeza eequil)brio. %uda a dissolver as emo",es negativas e protege o ser interior. 4espem a valoriza"o do prprio corpo e age de modo construtivo sobre os rgos de reprodu"o. 'lacas de &gata com incluso cristalina do + vida, em desenvolvimento no seu interior # quer 71

ESTUDANDO O REIKI

Apostila 16

Facilitador: Ricardo Plaa medicina psionica!"mail com se trate de um !il(o !)sico ou espiritual#, seguran"a e prote"o. 'roporcionam con!ian"a e !acilitam o parto. Fe2atita5 (ematita, tambm c(amada de pedra sangu)nea, transmite !irmeza e !or"a, edi!icando e !ortalecendo o corpo, e mobiliza !or"as ocultas. %uda, desse modo, a curar os estados de !raqueza e !acilita a recupera"o depois de uma doen"a. lm disso, promove a !orma"o sadia do sangue e das clulas. Paspe San3u8neo5 $ %aspe sangu)neo vermel(o#esverdeado liga voc0 + !or"a elementar e ao amor paciente da Ge#Terra. Ensina#l(e o altru)smo e a modstia, !ortalece o sangue, d& vitalidade e estabilidade, !irmeza e paci0ncia. 'uri!ica e trans!orma o corpo !)sico, e transmite o sentimento de prote"o no ciclo natural da vida, do qual podemos extrair !or"a e paz. Granada5 granada d& !or"a impulsionadora, !or"a de vontade, autocon!ian"a e sucesso. bre a viso para o oculto at a clarivid0ncia. Estimula a sexualidade e a%uda a torn&#7a uma !or"a trans!ormadora e construtiva. .o n)vel !)sico, cura as doen"as dos rgos genitais e estimula a circula"o sangu)nea. !ora) Ver2e)ho5 $ coral vermel(o d& a !or"a e a energia !luente da vida. ge de modo estimulante e animador, auxiliando na !orma"o do sangue. 'roporciona estabilidade e, ao mesmo tempo, a !lexibilidade, de modo que voc0 possa se manter !irme, enquanto acompan(a o !luxo da vida. Ru/i5 $ rubi transmite urna energia vivi!icante, aquecedora e criativa, que leva + puri!ica"o e + trans!orma"o. Estabelece uma liga"o (armoniosa entre o amor !)sico e o espiritual, entre a sexualidade e a espiritualidade, que possibilita novas !ormas de experi0ncia.

Aro2aterapia
!edro5 $ odor &spero do leo de cedro une voc0 +s !or"as terrenas e aos seres da natureza. %uda a acumular energias, transmite paz e o sentimento de prote"o no colo da Ge#Terra. !ravo5 $ leo do cravo#da#)ndia a%uda na dissolu"o de energias bloqueadas no c(aHra da raiz. Estimula a disposi"o de liberar as estruturas bloqueadas que se !ormaram pela nossa necessidade de limita"o e seguran"a, e d& a disposi"o de nos abrirmos para energias novas e revigorantes. ssim, provoca mudan"a e renova"o, se voc0 aceitar a mensagem das suas vibra",es.

Aor2as de io3a que a3e21 principa)2ente1 atravEs do pri2eiro chakra


Fatha4Io3a5 4esdobramento da consci0ncia atravs da puri!ica"o e do est)mulo do corpo !)sico, por meio de determinados exerc)cios e posi",es !)sicas, em combina"o com exerc)cios de respira"o.

7+

ESTUDANDO O REIKI
Facilitador: Ricardo Plaa Qunda)ini4Io3a5 $ despertar da assim serpentina que, partindo do cccix, ascende coluna vertebral e, na sua subida, ativa e c(aHras. 'ara isso, existem os mais exerc)cios !)sicos e mentais.

Apostila 16

medicina psionica!"mail com c(amada !or"a paralelamente + anima os demais variados tipos de

73

You might also like