You are on page 1of 21

Teoria do sistema-mundo (immanuel Wallerstein) Preocupao, assim como a teoria da dependncia, como a desigualdade sistmica.

A tese fundamental do SM somente pode ser entendida por meio da DIT produzida pela estrutura capitalista mundial. Os componentes dessa estrutura internacional so os Estados divididos em trs estamentos hierrquico: Centro, semiperiferia, e periferia. Os Estados centrais se encarregam da produo de bens com valor agregado, enquanto os Estados perifricos so responsveis pela fabricao de produtos com baixo valor agregado, como as commodities agrcolas e minerais. J os Estados semiperifrico se encontram em algum ponto entre os Estados centrais e os perifricos. Sistema-mundo: uma nica estrutura integrada econmica e politicamente, sob a lgica da acumulao capitalista. Diferencia-se de outros marxistas, aproximando-se dos neorrealistas ao ter principal foco a estrutura. Nesta abordagem sistmica, h preocupao sobre como o processo de acumulao de capital se organiza no tempo e no espao Tal processo explica os deslocamentos geogrficos do poder econmico mundial. Recorte histrico do Wallerstein: do sculo XV ao XX Historicamente, se produziu uma organizao espacial do sistema mundo, de acordo com a DIT Esta organizao est dividida em: Nem sempre a distncia entre o centro e a periferia tende a aumentar A semiperiferia refora a lgica do sistema, diminuindo a sua instabilidade. Crise inerente ao sistema podem provocar mudanas na distribuio do poder. Periferia Semiperiferia
Centro

Teoria do Sistema-Mundo A teoria do sistema-mundo surgiu como uma explicao da realidade baseada em factos empiricamente verificveis sob um lgica de anlise neo-marxista, com especial relevncia para as teorias de Wallerstein, Modelski e Mann. Wallerstein refere-se, portanto, a uma economia mundial atual como uma diviso de trabalho nica na qual se compreendem mltiplas culturas, no tendo, no entanto, uma fora poltica unificante encarregue de distribuir a riqueza, ficando esta tarefa ao servio do prprio mercado, de natureza capitalista. Na sua definio, o modo de produo capitalista caracteriza-se pela dinmica entre custo e benefcio em que o comprador procura sempre comprar o seu produto mais barato enquanto que o vendedor tenta vender o seu produto mais caro. O conjunto destas sinergias resulta numa melhor eficincia do mercado e modos de produo. Numa economia de tipo feudal que perdia as suas funcionalidades por volta dos sculos XII e XIII, a elite governante viu-se deparada com uma possvel fragmentao do poder num mercado que j no conseguia controlar. O mercado capitalista surge, de acordo com Wallerstein, como uma alternativa vivel manuteno do seu poder enquanto classe dominante e de satisfao das massas enquanto substrato de consumo, assegurando este sistema atravs de um Estado absoluto. Desta lgica conclui-se que o capitalismo no a vitria de uma classe burguesa sobre uma nobreza feudal ultrapassada mas um processo de renovao dentro dos prprios crculos da elite. O modo de operao do sistema caracteriza-se por consistir em duas lutas: a primeira entre a burguesia e a classe operria, e a segunda entre o centro e a periferia. Atravs destas duas dinmicas o sistema adquiriu a sua capacidade homeosttica, quer resolvendo as contradies internas quer resolvendo as crises econmicas cclicas, atravs de re-arranjos na hierarquia. Neste sistema, Wallerstein atribuiu uma importncia fundamental s semiperiferias, na medida em que servem de mediao entre a polarizao centroperiferia. Recebendo parte da riqueza do centro ao qual est associada, previne-se que as semi-periferias caiam na polarizao em favor da periferia, mas, todavia, tambm no lhe so dados incentivos e possibilidades suficientes para que adquira um poder poltico, econmico e militar que compitam com os do centro. Relativamente aos Estados, estes so vistos como aparelhos instrumentalizados e de alargamento do sistema capitalista enquanto controladores do mercado. Reproduzindo na sua estrutura interna a estrutura tripartida do sistema, aprofunda o seu modo de funcionamento numa economia de sistema-mundo. Constitui, tambm, um resduo histrico uma vez que foi o meio de propulso poltica para o sistema capitalista. No entanto, e ao contrrio de Marx, Wallerstein admite que sendo importantes as lutas de classes entre Estados diferentes, o verdadeiro mundo socialista apenas substituiria um sistema capitalista quando constitusse um governo mundial.

Para alm dos Estados existem ainda outras comunidades solidarizadas por fatores culturais que podem exercer uma certa influncia no prprio sistema, dando aqui especial nfase geocultura. Esta refere-se ao enquadramento cultural do sistema-mundo moderno, em que a cultura inclui valores e processos de pensamento que contribuem para o prprio funcionamento do sistema. , assim, ultrapassada a simples lgica econmica admitindo a influncia da lgica poltica. Escola Inglesa Como um movimento intelectual, a Escola Inglesa comeou com a criao do Comit Britnico de Teoria de Poltica Internacional, a partir de 1958, aps um pedido da Fundao Rockefeller ao ento professor de Histria Moderna de Cambridge, Herbert Butterfield. A ideia era a de que o comit discutisse as relaes entre os Estados e que se estabelecesse uma troca com o Comit Americano, que, apesar de criado concomitantemente, no durou por muito tempo. Butterfield logo trouxe Martin Wight, da London School of Economics, e ambos dirigiam as discusses que ocorriam em trs fins de semana por ano em Peterhouse, Cambridge. O propsito do Comit era o de identificar as premissas bsicas que esto por trs da atividade diplomtica, as razes pelas quais um pas conduz determinada poltica externa, as premissas ticas dos conflitos internacionais e a possibilidade de o estudo da poltica internacional ser conduzido cientificamente. A pratica do comit era a de que o membro que quisesse poderia escrever um artigo, que seria distribudo entre os participantes e discutido nos encontros. Logo, o tema dominante passou a ser o sistema de Estados, largamente refletido nas obra de Wight e Bull, dois dos principais nomes da escola. Finalmente, aps a morte de Bull, em 1985, o comit foi informalmente dissolvido. Apesar disso, a Escola Inglesa continua a existir como uma importante referncia na construo das teorias de Relaes Internacionais. Fase 1de 1959 at 1966 Nesse perodo, o comit encontrou o foco das suas discusses em torno do tema do sistema internacional e da sociedade internacional.

Fase 2 --- de 1966 at 1977 Os livros fundamentais da escola, O sistema de Estados, de Wight , e A sociedade anrquica, de bull, foram desenvolvidos e publicados.

Fase 3 ---de 1977 at 1992 Perodo de consolidao da Escola Inglesa e de transio para uma nova gerao de intelectuais. Nessa fase, o comit deixa de se reunir, mas, apesar disso, diversos autores, como R.J Vincent, James Mall e Cornelia Navari, prosseguem no desenvolvimento das ideias da escola.

Nessa fase, o nome Escola Inglesa dado por Roy Jones, que inicia o ciclo de reflexes sobre a situao da corrente. Fase4---de 1992 at o presente Fase marcada pela 3gerao de acadmicos, com pouca o nenhuma ligao com o comit, que se preocupava em debater as ideias da Escola Inglesa dentro da grande terica de Relaes Internacionais, confrontando as ideias da corrente com o Neo-Realismos e o Construtivismo entre outras teorias contemporneas.

A Escola Inglesa pode ser caracterizada essencialmente pela distino entre o sistema internacional, a sociedade internacional e a sociedade mundial. H alguns autores, como Buzan, que associam essas distines com Hobbes/Maquiavel, Grotius e Kant, respectivamente. Sistema Internacional(Hobbes/Maquiavel): Diz respeito poltica de poder entre os Estados e, nesse sentido, a Escola Inglesa bastante similar ao realismo moderno (ou norte americano, como diriam os ingleses). Ou seja, a configurao do poder em uma ordem anrquica leva os Estados a buscar balancear o poder, especialmente em termos militares, independentemente de qualquer ao consciente por parte deles Sociedade Internacional(Grotius): Essa ideia central e largamente desenvolvida dentro do pensamento da escola. Basicamente, sugere-se que os Estados, assim como as pessoas, tambm so constitudos em sociedade e que nela os seus membros do forma sociedade tanto quanto ela os molda. Em outras palavras, quando um grupo de Estados no forma meramente um sistema, no sentido de que so obrigados a levar em conta o comportamento dos outros Estados em suas polticas e passam a conduzir um dilogo e a consentir um regras comuns e instituies na conduo de suas relaes, v-se que esses Estados construram entre si uma sociedade internacional.

Para a existncia de um sistema internacional, bastam as unidades entendidas como Estados e que estas tenham qualquer tipo de interao, desde guerras, passando pelo comrcio, at o movimento de ideias. No entanto, a construo de uma sociedade internacional pat da premissa da existncia de uma sistema internacional e, a partir da, em determinado grupo de Estados, busca-se a construo de elementos que permitam o desenvolvimento de uma ordem internacional, entendida como a compreenso de que esses Estados tm entre si certos valores em comum que se pretende manter a longo prazo. A fronteira entre o sistema internacional e a sociedade internacional estabelecida quando os Estados no s se reconhecem uns aos outros como

unidade independentes(soberanas), mas tambm esto preparados a tratar uns dos outros sob a mesma base legal. A sociedade internacional diz respeito adoo do direito internacional como uma norma de relacionamento em determinado grupo de Estados. Entretanto, nota-se que a centralidade da ordem legal entre os Estados s passa a ocorrer quando eles possuem certos valores, inclusive culturais, que permitem a institucionalizao do relacionamento entre si. Logicamente, quando os Estados no possuem valores em comum, o sistema internacional, com sua anarquia e a necessidade do balanceamento de poder, predomina. A Unio Europeia facilmente identificada como forma de uma sociedade internacional, pois os seus membros deixaram h muito tempo de se balancear e tornaram a norma europeia como central no seu relacionamento. Ou seja, desde o incio do processo de integrao europeu em 1953, identificaram-se valores comuns entre os seis Estados fundadores da Comunidade de Carvo e Ao, que mais tarde tornara-se a base para a Comunidade Europeia. Para se juntar a uma sociedade internacional como a EU esse Estado tem que passar por um longo perodo de adaptao de suas normas ao chamado Acquis Communuataire, que compreende: O teor, os princpios e os objetivos polticos dos tratados. A legislao adotada em aplicao dos tratados e a jurisprudncia do Tribunal de Justia. As declaraes e as resolues adotadas no Quadro da Unio. Os atos adotados no mbito da poltica externa e da segurana comum. Os atos aprovados no quadro dos domnios da Justia e assuntos internos. Os acordos internacionais concludos pela Comunidade e os acordos concludos entre os Estados-membros nos domnios de atividades da Unio..

Sociedade Mundial(Kant) A sociedade mundial leva em considerao os indivduos, as organizaes no governamentais como um todo (incluindo as empresas transnacionais), como foco das identidades e arranjos sociais globais. A ordem da sociedade mundial est baseada em normas e valores compartilhados por indivduos internacionalmente transcendendo a ordem de Estados. Hedley Bull (1932-1985) Em seu livro, A Sociedade anrquica, Bull comea discutindo o que a ordem e releva que, no sentido mais simples, dizer as coisas que esto relacionadas entre si, formando uma certa estrutura (por exemplo, uma molcula de gua). Essa relao no fruto do acaso, mas resulta de algum princpio geral de

relacionamento entre as coisas. J a ordem internacional definida como um padro de atividades que sustenta os objetos internacionais. Sistema de Estado ou sistema internacional: forma-se quando dois ou mais Estados tem entre si contato suficiente para que decises gerem impactos recprocos. Essas influencias podem ser diretas, por meio de relaes de fronteiras, econmicas e etc., ou indiretas, por intermdio de um terceiro Estado ou pela complexa teia de relacionamento financeiro internacional. Por sua vez, as relaes entre os Estados em um sistema internacional podem realizar pela cooperao, por meio do conflito ou mesmo neutralidade. Sociedade dos Estados ou sociedade internacional: Surge quando um grupo de Estados, consciente de certos valores e interesses comuns, forma uma sociedade, no sentido de se considerar ligado nos seus relacionamento por um conjunto de regras e de construir instituies em comum. Assim, se os Estados formam uma sociedade internacional, porque reconhecem certos interesses e valores em comum e respeitam a independncia uns dos outros, alm de se relacionarem por meio dessas instituies em comum e do direito internacional. Neste sentido a sociedade internacional depende da existncia de um sistema internacional. Ordem Mundial: Os padres ou distribuies da atividade humana que sustentam os objetivos elementares ou primrios da vida social na humanidade considerada em seu conjunto. A ordem internacional aquela entre os Estados, mas estes so agrupamentos de indivduos que podem assumir vrias faces que no a de um Estado. E mesmo os Estados, quando agrupados, ainda possuem outra natureza. Portanto, a ordem mundial mais ampla que a internacional por incluir no s o relacionamento entre os Estados, mas tambm ETNs, OINGs etc.

A ordem dentro de uma sociedade internacional mantida essencialmente por meio dos seguintes elementos: Interesses em comum: Percepo de elementos e princpios comuns ordem de Estados e que podem levar, no mnimo, ao clculo racional da ao de poltica externa como, por exemplo, as consequncias naturais da invaso as territrio de outro Estado, ou seja, a violao do interesse comum de preservao da soberania tem consequncias bastantes conhecidas, como o direito de autodefesa assistido por aliados. Regras: As regras esto refletidas no direito internacional. Elas nada mais so do que a manifestao formal dos interesses comuns dos Estados e servem, portanto, de orientao para as aes estatais. Assim, se h um interesse comum de que a segurana dos Estados seja preservada, so as regras que protegem o territrio. Instituies: O papel das instituies internacionais o de garantir a eficcia das regras internacionais, ou seja, de garantir que as regras

sejam obedecidas. Portanto, as instituies acabam servindo de frum, em que as regras so feitas, socializadas, administradas, interpretadas, interrompidas, aplicadas e protegidas. Alm disso a ordem internacional mantida, muitas vezes, por ser considerada tambm um valor da conduta internacional. Bull refere-se ao valor do direito internacional como cola moral que mantem as relaes entre os Estados. No enteando ele no ignora a importncia do equilbrio de poder e afirma, historicamente, ele impediu que o sistema de Estados fosse transformado pela conquista, em um imprio universal. Em determinada regies, o equilbrio de poder serviu para preservar a independncia dos Estados, impedindo que eles fossem absolvidos ou dominados. BREVE ANLISE DA ESCOLA INGLESA

A teoria da Sociedade Internacional, tambm chamada de Escola Inglesa, apresenta uma viso intermediria entre o Realismo Clssico e o Liberalismo. Desenvolvida a partir do final da dcada de 50. Fundamentada em idias de pensadores como Thomas Hobbes, Nicolau Maquiavel, Imannuel Kant e Hugo Grotius, tem como cones os nomes de Martin Wight, Hedley Bull e Adam Watson, responsveis pelos principais conceitos, idias e elementos desta teoria das relaes internacionais. De incio descrevemos os elementos centrais desta teoria de forma sucinta e objetiva, em seguida faremos uma anlise crtica destes elementos com base no contexto histrico em que foi desenvolvida. PRINCIPAIS ELEMENTOS Sistema Internacional - diz respeito poltica de poder entre os Estados e formado quando dois ou mais Estados tem impacto suficiente sobre as decises do outro, fazendo clculos de poder buscando balance-lo; Sociedade Internacional parte da premissa da existncia de um sistema internacional, a partir do momento em que um grupo de Estados, cientes de certos valores e interesses comuns, esto vinculados por um conjunto comum de regras e participam do funcionamento de instituies comuns; Sociedade mundial leva em considerao os indivduos e as ONGs; sua ordem est baseada em normas e valores compartilhados por indivduos internacionalmente, transcendendo a ordem dos Estados.

Alm desses conceitos existe a teoria dos trs erres Realismo, Racionalismo e Revolucionismo que juntas permitem a compreenso das relaes internacionais. Essa teoria foi contribuio de Martin Wight. A seguir faremos uma breve descrio de cada uma delas.

Realismo: relaes entre Estados baseadas na soberania, ou seja, o sistema anrquico leva balana de poder, associado ao conceito de sistema internacional e ao positivismo; Racionalismo: campo de estudo da Sociologia e da Histria das RI dilogo entre os Estados, normas e leis num sentido de cooperao associado construo da sociedade internacional abordagem interpretativista; Revolucionismo: centralidade do indivduo nas RI e de sua precedncia em relao aos Estados e s Relaes Internacionais associado sociedade mundial.

As idias de ordem e justia tambm so essenciais para compreender as relaes internacionais sob a perspectiva da Escola Inglesa, tais idias foram desenvolvidas por Hedley Bull da seguinte maneira: Ordem Internacional o conjunto de relaes entre os Estados ou a totalidade do sistema poltico internacional podendo ou no existir na poltica internacional, conforme o momento ou o lugar, ou ainda, pode existir em grau maior ou menor, ordem em oposio desordem, depende de normas; Ordem na vida social elemento essencial das relaes humanas independentemente da forma assumida; Ordem Mundial entre a humanidade como um todo. mais fundamental e antiga do que a ordem internacional, porque as unidades definitivas da grande sociedade no so os Estados, mas os seres humanos.

Por fim, Bull tambm desenvolveu o conceito de justia da seguinte maneira: Justia comutativa aborda os procedimentos e a reciprocidade; um processo de reivindicao e contra-reivindicao entre os Estados; Justia distributiva diz respeito aos bens, isto , se refere questo de como as mercadorias deveriam ser distribudas entre os Estados, exemplificada pela idia de que a justia exige uma transferncia de recursos econmicos dos pases ricos para os pobres, uma vez que, pobres e ricos merecem tratamento especial, como a ajuda ao desenvolvimento. ANLISE DA TEORIA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL Algumas consideraes sobre esta teoria de relaes internacionais devem ser feitas analisando principalmente o contexto histrico em que essa corrente ganhou fora, isto , no auge da bipolarizao do mundo a Guerra Fria. Nesse perodo ps Segunda Guerra o foco do debate das relaes internacionais tambm se encontrava polarizado entre o Realismo e o Liberalismo. A partir desse cenrio surge a Escola Inglesa, que se apropria de

conceitos das duas teorias clssicas antecessoras, contudo criando uma via intermediria, uma fuso alternativa onde se utilizava dos elementos do Realismo e do Liberalismo com o objetivo de entender as relaes internacionais e no explic-las. Do Realismo foi herdado o conceito de poder com diferenas quanto ao tratamento, do mesmo conservou-se a noo de anarquia internacional, manteve-se o pessimismo e enxergavam na guerra a soluo dos impasses internacionais. J do Liberalismo, conservou-se as idias de Kant de cooperao, alm de inserir os indivduos e as OIs e ONGs como atores ao lado do Estado, alimentando uma esperana sem iluses de que os Estados viesses a conviver pacificamente o que levaria a humanidade a uma mudana evolucionria. Da juno desses elementos resulta em mudana revolucionria, no no sentido marxista, mas no sentido de transforma a sociedade internacional afim de que esta venha evoluir. Outros pontos da Escola Inglesa que se deve dar importncia que ela volta seu olhar para valores culturais; para a igualdade racial; contra a injustia econmica e para a igualdade soberana dos Estados, o que j sinalizava que muitas idias poderiam ser derivadas a partir dessas premissas no sentido da emancipao humana originando novas teorias, o que de fato veio ocorrer. Quanto a noo de Ordem Internacional, no algo que os Estados busquem ou mesmo algo estabelecido, e sim um conceito onde a possibilidade de existir real, em verdade algo natural, pois os Estados sempre vo existir sob uma ordem instintiva ou forjada. Essa ordem mantida por meio de interesse comum, de regras e de instituies. Dentre as instituies efetivas da Sociedade Internacional se encontra: o equilbrio de poder; direito internacional; diplomacia; o papel das grandes potncias e a Guerra. Entre a ordem e a justia, a ordem mais fundamental e antiga, uma condio para que a justia venha ser realizada. Por fim a Sociedade Internacional refora a idia de soberania afirmando que os Estados no devem reconhecer outras autoridades polticas que lhes sejam superiores. O grande mrito da Escola Inglesa sem sombra de dvida foi abrir a passagem para novos pensamentos nas relaes internacionais, principalmente a passagem para o ps-positivismo to fundamental para se compreender o mundo ps-guerra fria.

Teorias de Integrao Regional Os processos de integrao, desde muito tempo, tornaram-se objetos de estudo tanto de acadmicos da rea econmica quanto das reas da cincia poltica e das relaes internacionais. Assim, realistas (Gilpin), marxistas

(Mandel, Braudel), idealistas (Mitrany), e outros mais, pensaram o tema da integrao sob os mais variados aspectos. Dessa forma, levando-se em considerao a pertinncia do tema da integrao para a rea das Relaes Internacionais (RI) e o carter geral e introdutrio desse artigo, o trabalho apresentar a integrao sob o ponto-de-vista Robert Gilpin a partir de sua obra Global Political Economy: Understanding the International Economic Order. Princeton University Press. No se trata, de forma alguma, de uma resenha, pois, nesse caso, o tema da integrao consome apenas algumas pginas de seu livro. O objetivo maior , ento, debater as opinies de um renomado autor das RI acerca das teorias da integrao, sem claro, negar a contribuio dos demais autores sobre o tema. Ideia da integrao: O conceito de soberania Ordem de Westflia de 1648 e baseado na ideia da igualdade na poltica domstica e anrquica no campo internacional. Legalmente, isso implica que nenhum Estado deveria aceitar o julgamento do outro sobre os assuntos relevantes a seu territrio. Alm disso, politicamente, os Estados podem performar distintas atividades em que eles tm sua autonomia mais presente ou mais limitada, dependendo da funo a ser exercida, ou seja, um Estado pode ser mais autnomo em termos de fora militar, mas ter uma autonomia limitada quando a funo for administrao do mercado financeiro. Funcionalismo: uma teoria que estuda a cooperao internacional em determinadas funes. Essa cooperao quase sempre materializada em instituies internacionais. As suas ideias esto associadas a David Mitrany, que principalmente no fim da dcada de 1940, estava preocupado em como assegurar a paz na Europa do ps-guerra. No ps-primeira guerra, buscou-se construir respostas para a pacificao por meio do idealismo, enquanto, no ps-segunda guerra, a polmica comeava a ser discutida em relao s doutrinas realistas de balano de poder e s ideias de segurana coletiva.

Mitrany criticava a proposta idealista basicamente por tentar tocar na soberania jurdica sem mexer na soberania poltica. Portanto, embora os Estados estivessem moralmente conectados, eles estavam, na prtica, livres para se agredir. Da mesma forma, o autor no acreditava na soluo realista, pois tambm deixava a soberania poltica intocada e, assim, o balano do poder era apenas uma soluo paliativa que no resolvia o problema do conflito entre os Estados. Mitrany pregava que um sistema de paz mundial somente poderia ser alcanado se fosse reduzida a soberania poltica dos Estados por meio de um processo de cooperao conhecido como Bottom Up (de cima para baixo). Esse mtodo consiste em um processo de integrao das diversas funes dos Estados at que a sua soberania esteja to minada a ponto de eles no mais conseguirem agir soberanamente, porque todo o seu poder seria transferido para as diversas instituies internacionais. Nessa viso, no seria formado um grande novo Estado; ao contrrio, as distintas funes estatais seriam governadas por instituies anmalas tentando operar em um mundo no qual a

maior parte dos poderes conduzida por organismos internacionais com funes especificas. A formula mtodo funcionalista pode ser resumida pela frase form follows functionais, que quer dizer: a formula que segue a funo, ou seja, a cooperao somente funciona quando se focam funes especificas dos Estados que poderiam ser performadas mais a dequadamente em um contexto mais amplo. Em segundo lugar, a forma como se d a cooperao deve ser determinada pela funo em questo. Assim sendo, no existe formula para uma cooperao funcional; ela pode significar um sistema de correios global sem instituies ou, por outro lado, um sistema comercial internacional conduzido por uma organizao internacional. A Teoria funcionalista baseada na obra A Working Peace System and Other Writtings de David Mitrany defende a idia de que: a) o desenvolvimento econmico e tecnolgico pressionam a integrao dos estados; b) o problema da guerra pode ser resolvido por meio de acordos internacionais em reas funcionais especficas (sade, servios postais, comunicaes, etc.); c) o mundo integrado econmica e tecnologicamente deu lugar a muitos problemas tecnicamente complexos que os Estados individualmente no podem tratar eficazmente, mas que organizaes internacionais resolveriam; d) os Estados, no seu prprio interesse, deveriam estabelecer tais organizaes internacionais para implementar as atividades requeridas e oportunamente sentiriam as vantagens da cooperao pacfica, diminuindo a importncia das fronteiras polticas. Desta forma, considera-se que a forma mais segura de alcanar a integrao e a paz a cooperao ao nvel de tarefas funcionais, de natureza tcnica ou econmica. Nesse sentido, as organizaes internacionais funcionais estariam mais habilitadas do que os Estados, para realizar certos tipos de tarefas, promovendo, assim, a cooperao e diminuindo as suspeitas sobre o controle supranacional por parte de determinados estados.

Federalismo: O funcionalismo prega que um mundo no qual os Estados soberanos desaparecem em nome de organizao funcionais; por outro lado, o Federalismo prega a criao de novos Estados pela integrao dos que j existentes, geralmente com base regional e, em ltima instancia, a formao de um Estados mundial.

O Federalismo explica a integrao regional por meio de instituies nas quais so transferidas, de forma voluntria, parte da soberania dos estados envolvidos no processo. Este processo tem suas origens na formao da Liga das Naes, idealizada pelos 14 pontos de Woodrow Willson, e posteriormente pela Criao das Naes Unidas. Porm, foi o processo de formao da Comunidade Econmica Europia que deu impulso ao federalismo como teoria poltica para explicar o processo de integrao regional. A dinmica do processo ser maior quanto maior for a presso exercida por uma ameaa militar externa, ou por um possvel aumento do bem estar advindos de um processo de integrao. Robert Gilpin destaca, no entanto, o fato de que

apenas a experincia integracionista europeia promoveu a integrao econmica. O autor lembra que historicamente, a integrao poltica de entidades politicamente independentes resultou de conquista militar ou de unio dinstica e nenhum destes mtodos conduz necessariamente criao de uma economia integrada. Neo-Funcionalismo: As instituies tem papel fundamental na formao de um sentido de comunidade entre os Estados que buscam-se integra, ou seja, para ele, a institucionalizao que leva os cidados a reforar sua lealdade para um nvel supranacional. Central corrente o conceito de spillover, desenvolvida por Haas, que significa que a integrao de determinada funo conduziria integrao de outras funes em um processo de intensificao da integrao. Ou seja, se no princpio se integraram-na Europa o carvo e o ao, isso levou integrao de outros bens e, por conseguinte, a integrao desses outros bens criou a necessidade de instituies comuns que criaram a necessidade de integrao legal, e assim por diante. A lgica do spillover que cada passo de integrao funcional dispara um processo poltico que gera demandas por novos passos no processo de integrao, portanto, os governos nacionais, a cada passo, so forados a escolher entre ceder sua autonomia em mais uma funo ou, em caso de recusa, colocar em risco os esforos de integrao setorial consolidados. Assim, quanto mais setores so institucionalizados, cada vez se torna maior a necessidade de novas institucionalizaes e, a essa altura, se os governos nacionais falharem em se mover para frente, h tambm riscos enormes do custo da interrupo desse processo. O Neofuncionalismo traduz-se no esforo da cincia poltica para explicar a integrao poltica e a integrao poltica europia em particular. Esta teoria, segundo Gilpin, argumenta que a economia, a tecnologia e outros desenvolvimentos no decurso do sculo XX, conduziram os estados integrao econmica e poltica. A teoria neofuncionalista destacou o papel dos grupos de interesse nacionais e dos partidos polticos, que ao promoverem os seus prprios interesses econmicos induzem a integrao. Assim, enquanto os funcionalistas realavam as aes dos lderes nacionais para criar instituies internacionais, a teoria neofuncionalista fixou-se nos grupos de interesses domsticos e partidos polticos para explicar a integrao. Outro ponto importante do neofuncionalismo, ainda segundo Gilpin, a abordagem econmica da teoria das vantagens competitivas que enfatizam que a ocorrncia spillovers de uma rea de integrao para outra. Estes processos levariam a cooperao poltica. Nesse sentido o aumento da interdependncia econmica levaria a um processo de integrao poltica

O neoinstitucionalismo, cujo mais proeminente Robert Keohane, enfatiza a necessidade de instituies internacionais para resolver as falhas do mercado,

os problemas econmicos e tambm os problemas que decorrem da integrao econmica e poltica. Para os neoinstitucionalistas, as instituies internacionais promovem a cooperao e criam os incentivos para que os Estados solucionem as suas disputas. No que se refere ao Intergovernamentalismo, Robert Gilpin afirma que esta corrente a mais significativa abordagem da cincia poltica relativamente sobre a integrao poltica e econmica. O intergovernamentalismo destaca os interesses econmicos como a principal fora condutora da integrao regional, a qual, ao evidenciar a importncia das instituies regionais, atribui um papel central aos governos nacionais. O principal estudioso desta corrente Andrew Moravcsik com sua obra The Choice for Europe que focava na reao dos governos crescente interdependncia das economias e a importncia de instituies internacionais para soluo dos problemas gerados pela interdependncia. A Poltica Domstica tem sido estudada como fonte de presso rumo a uma integrao econmica. Isto estaria embasado na articulao de grupos de interesses e elites polticas no interior dos estados. Nesse caso os grupos que se beneficiam da integrao so a favor do incremento do processo de integrao, enquanto que os grupos que se sentem prejudicados pela integrao econmica tm posies contrrias no que diz respeito ao processo integracionista. A Abordagem Realista argumenta que em um bem sucedido processo de integrao poltica e econmica deve ser liderado por entidades polticas que estejam dispostas a utilizar seus recursos de poder para influenciar e promover a integrao. Nesse sentido, Gilpin cita exemplos de Alemanha (EU), Estados Unidos (NAFTA) e Brasil (MERCOSUL). Para os realistas, os estados procuram os ganhos absolutos de uma economia global ao mesmo tempo em que buscam maximizar seus ganhos relativos. Outra preocupao proteger seus interesses contra ameaas externas em temas de segurana e economia. Consideraes Percebe-se, ao se discutir as teorias polticas sobre a integrao econmica, uma espcie de construo terica nica, que surge com o Federalismo e chega ao Neofuncionalismo. Nesta trajetria evolutiva, busca-se preencher lacunas explicativas que no foram abordadas ao longo do tempo. O federalismo, por exemplo, enfatiza a ao voluntria dos estados nos processos de integrao, sem levar em considerao a ao racional dos estados na busca da maximizao de seus interesses nacionais. O funcionalismo, ao promover a criao de instituies internacionais para a soluo de conflitos especficos oriundos da interdependncia econmica entre os pases, aponta para uma regulao positiva da ao dos estados em nvel intergovernamental. O funcionalismo avana no sentido de que a razo para a integrao no seria simplesmente uma ao voluntria e ideolgica de concesso de sua soberania para criar organismos supranacionais, mas sim

uma decorrncia das necessidades estruturais pontuais da economia e da poltica internacional. Desta forma, os governos estariam interessados na criao destes organismos internacionais. Porm, o funcionalismo no considera, por exemplo, a resistncia dos estados em abrir mo de sua soberania em matrias de segurana em detrimento de possveis ganhos na rea econmica. Seguindo a evoluo terica, surge o neofuncionalismo com o intuito de explicar a formao da Comunidade Econmica Europia. Enquanto as soberanias dos estados so compartilhadas em vrias instituies intergovernamentais especficas, o neofuncionalismo sugere a diluio das soberanias na constituio de uma nica soberania supranacional. O ponto positivo do neofuncionalismo a importncia dada ao papel das elites nacionais na promoo da integrao. Da mesma forma que a teorias anteriores, o neofuncionalismo peca por privilegiar os aspectos polticos no processo de integrao. O neointstitucionlaismo, o intergovernamentalismo, poltica domstica e o realismo so abordagens que buscam, de alguma forma, explicar os movimentos em direo a integrao. Elas trazem insights muito bons sobre a participao das elites nacionais (neoinstitucionalismo, intergovernamentalismo) e dos governos (intergovernamentalismo) na integrao. De alguma forma todas elas buscam explicar a integrao passando a levar em conta a racionalidade e os interesses egostas dos estados. No entanto, o poder explicativo das abordagens limitado pela incapacidade de explicar toda a magnitude poltica e econmica da integrao. Acredita-se, assim, que uma abordagem terica hibrida sobre a integrao propicie, uma forma de explicar e compreender, de forma mais abrangente, os fatos e os padres de comportamento dos atores envolvidos nos processos de integrao. Teoria da Integrao As abordagens terico-analticas do fenmeno da integrao separam-se em duas perspectivas de certo modo complementares: uma perspectiva que enquadra o fenmeno da integrao como um processo, centrando-se principalmente nas causas e variveis que caracterizam o desenvolvimento desse processo; e uma outra que analisa a integrao como o resultado de um processo, como uma situao terminal, procurando descrever esse estado, as suas caractersticas e formas possveis, chegando mesmo a estabelecer, teoricamente, um tipo ideal de integrao. Nestas teorias, o Estado tanto pode ser considerado como a referncia lgica do processo, ou o dinamizador e principal beneficirio desse mesmo processo, que pode ser interpretado a partir de trs perspectivas analticas: como um processo de reproduo do modelo estatal num espao alargado; como um processo de construo multilateral de um espao poltico-econmico, social e cultural nico, alargado e comum; ou como estratgia de defesa do Estadonao.

De acordo com a primeira perspectiva, h uma tendncia para uniformizar os sectores sociais, econmicos, culturais e polticos numa tendncia tipificante de tipo federalista, em que se verifica o esbatimento das soberanias individuais. No segundo caso, as teorias do funcionalismo e do neo-funcionalismo caracterizam o processo de integrao pelo seu gradualismo, fazendo depender a evoluo processual de uma srie de variveis e fatores condicionantes da qual depender a evoluo, aprofundamento ou estabilizao do grau de integrao, sendo a caracterstica do neofuncionalismo a tendncia para o federalismo. Por ltimo, a terceira perspectiva de estratgia e defesa do Estado afirma-se como a primazia das instituies inter-governamentais que desenvolvem esforos de cooperao entre os respectivos Estados sem, contudo, aspirar a um grau de regionalismo to profundo quo as perspectivas anteriores o fazem parecer. A nvel interno, esta perspectiva defende a promoo de um novo projeto de nacionalismo, tambm atravs de processos graduais e evolutivos de integrao poltica, econmica, cultural e social. Antecedentes e causas da integrao , primeiro de tudo, importante clarificar a importncia entre antecedentes e causas. Os primeiros so obviamente anteriores ao fenmeno verificado e no partilham, necessariamente, de uma relao causal com ele. Torna-se, pois, possvel identificar os antecedentes como todos os tipos de relacionamentos que no implicam a alterao da funcionalidade intra-sistmica das unidades e do relacionamento entre elas. Posteriormente, as causas podem ser identificadas como os tipos de relacionamentos mais intensivos que conduziram a uma alterao do estatuto de soberania dos Estados. A motivao da intensificao destes relacionamentos a optimizao dos interesses conflituais, ou da concretizao de objectivos. As motivaes que conduzem os Estados no sentido da integrao resultam em trs nveis de aprofundamento da integrao: - tirar vantagens das oportunidades, ou gerir questes no mbito do sistema internacional vigente; - a reconstruco do sistema internacional; - a superao ou ultrapassagem do sistema internacional existente; Todos esets processos resultam em alteraes sistmicas a trs nveis: em primeiro, no nvel dos relacionamentos; em segundo, ao nvel dos actores; e por fim, ao nvel da estructura do funcionamento sistmico. Eis, de seguida, as vrias gradualidades de interaco: Cooperao - implica a satisfao de interesses especficos dos Estados envolvidos. Representa o nvel mais baixo das relaes e no inclui planos de expanso cooperativa para reas alm do objectivo especfico determinado. No decorre, necessariamente, de situaes de interdependncia;

Harmonizao - implica colaborao recproca, no sentido do estabelecimento conjunto de critrios, princpios e objectivos, tambm geralmente no mbito de uma organizao internacional. No segundo caso, que visa a reconstruco do sistema internacional, podem verificar-se os seguintes casos: ~ Associao - um processo de colaborao que implica um maior grau de formalizao e instrumentos estructurais mais complexos; ~ Consociao - evitando a criao de instituies centrais fortes no sentido de encorajar projectos decisrios conjuntos, ou consensuais, evitando a possibilidade da tirania da maioria. Consiste num conjunto de entidades ou actores diversos e com diversas clivagens como a lngua, a religio, etc, mas que desejam manter um elemento de unidade poltica; Federalismo - Finalmente, no terceiro caso que visa a superao do sistema internacional existente, identifica-se o federalismo como forma especfica de integrao;

Teoria dos Jogos: Teoria dos jogos um ramo da matemtica aplicada que estuda situaes estratgicas onde jogadores escolhem diferentes aes na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econmico e depois usada pela Corporao RAND para definir estratgias nucleares, a teoria dos jogos hoje usada em diversos campos acadmicos. A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evoluo das espcies por seleo natural. Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiro iterado, no qual interesses prprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada nas cincias polticas, cincias militares, tica, economia, filosofia, recentemente, no jornalismo, rea que apresenta inmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a ateno da cincia da computao que a vem utilizando em avanos na inteligncia artificial e ciberntica. A teoria dos jogos tornou-se um ramo proeminente da matemtica nos anos 30 do sculo XX, especialmente depois da publicao em 1944 de The Theory of Games and Economic Behavior de John von Neumann e Oskar Morgenstern. A teoria dos jogos distingue-se na economia na medida em que procura encontrar estratgias racionais em situaes em que o resultado depende no s da estratgia prpria de um agente e das condies de mercado, mas tambm das estratgias escolhidas por outros agentes que possivelmente tm estratgias diferentes ou objectivos comuns. Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade. Um exemplo deste ltimo tipo de aplicaes o Dilema do prisioneiro (esse jogo

teve sua primeira anlise no ano de 1953) popularizado pelo matemtico Albert W. Tucker, e que tem muitas implicaes no estudo da cooperao entre indivduos. Os bilogos utilizam a teoria dos jogos para compreender e prever o desfecho da evoluo de certas espcies. Esta aplicao da teoria dos jogos teoria da evoluo produziu conceitos to importantes como o conceito de Estratgia Evolucionariamente Estvel, introduzida pelo bilogo John Maynard Smith no seu ensaio Game Theory and the Evolution of Fighting. Na economia, a teoria dos jogos tem sido usada, segundo Joseph Lampel, para examinar a concorrncia e a cooperao dentro de pequenos grupos de empresas. A partir da, era apenas um pequeno passo at a estratgia. Pesquisadores de administrao de estratgia tm procurado tirar proveito da teoria dos jogos, pois ela prov critrios valiosos quando lida com situaes que permitem perguntas simples, no fornecendo respostas positivas ou negativas, mas ajuda a examinar de forma sistemtica vrias permutaes e combinaes de condies que podem alterar a situao. As questes estratgicas da vida real do origem a um nmero imenso de variaes, impossibilitando o tratamento exaustivo de todas as possibilidades. Assim o objetivo no resolver as questes estratgicas, mas sim ajudar a ordenar o pensamento estratgico - provendo um conjunto de conceitos para a compreenso das manobras dinmicas contra os concorrentes. Em complemento ao interesse acadmico, a teoria dos jogos vem recebendo ateno da cultura popular. Um pesquisador da Teoria dos Jogos e ganhador do Prmio de Cincias Econmicas em Memria de Alfred Nobel, John Nash, foi sujeito, em 1998, de biografia por Sylvia Nasar e de um filme em 2001 Uma mente brilhante. A teoria dos Jogos tambm foi tema em 1983 do filme Jogos de Guerra. Embora similar teoria da deciso, a teoria dos jogos estuda decises que so tomadas em um ambiente onde vrios jogadores interagem. Em outras palavras, a teoria dos jogos estuda as escolhas de comportamentos timos quando o custo e beneficio de cada opo no fixo, mas depende, sobretudo, da escolha dos outros indivduos. Os jogos estudados pela teoria so objetos matemticos bem definidos. Um jogo consiste de jogadores, um conjunto de movimentos (ou estratgias) disponveis para estes jogadores, e uma definio de pagamento para cada combinao de estratgia. Existem duas formas de representao de jogos que so comuns na literatura. Forma normal Jogador 2 Jogador 2 escolhe escolhe esquerda direita Jogador 1 4, 3 escolhe para -1, -1

O jogo (ou modo estratgia) normal cima uma matriz a qual mostra os jogadores, estratgias, e pagamentos Jogador 1 (veja o exemplo a direita). Onde escolhe para 0, 0 3, 4 existem dois jogadores, um escolher baixo as linhas e o outro escolher as colunas. Os pagamentos so Um jogo na forma normal registrados no seu interior. O primeiro nmero o pagamento recebido pelo jogador da linha (Jogador 1 em nosso exemplo); e o segundo o pagamento para o jogador da coluna (Jogador 2 em nosso exemplo). Suponha que o Jogador 1 obteve para cima e que o Jogador 2 obteve esquerda, ento o Jogador 1 ganha 4, e o Jogador 2 ganha 3. Quando um jogo apresentado na forma normal, presume-se que cada jogador atue simultaneamente ou, ao menos, sem conhecer a ao dos outros. Se os jogadores tm alguma informao acerca das escolhas dos outros jogadores, o jogo habitualmente apresentado na forma extensiva. Forma extensiva

Um jogo na forma extensiva A forma extensiva de um jogo tenta capturar jogos onde a ordem importante. Os jogos aqui so apresentados como rvores (como apresentado na figura a esquerda). Onde cada vrtice (ou nodo) representa um ponto de deciso para um jogador. O jogador especificado por um nmero listado no vrtice. Os pagamentos so especificados na parte inferior da rvore. No jogo mostrado aqui, existem dois jogadores, Jogador 1 move primeiro escolhendo entre F ou U. O Jogador 2 v o movimento do Jogador 1 e ento escolhe entreA ou R. Suponha que o Jogador 1 escolha U e ento o Jogador 2 escolha A, ento o Jogador 1 obter 8 e o Jogador 2 obter 2. A forma extensiva tambm pode capturar jogos que se movem simultaneamente. Isto pode ser representado com uma linha tracejada ou um crculo que desenhado contornando dos diferente vrtices (isto , os jogadores no sabem a qual ponto eles esto). Tipos de jogos Simtricos e assimtricos

Um jogo simtrico aquele no qual os pagamentos E F para os jogadores em uma estratgia particular dependem somente da estratgia escolhida, e no de E 1, 2 0, 0 quem est jogando. Se as identidades dos jogadores puderem ser trocadas sem alterar os pagamentos F 0, 0 1, 2 obtidos pela aplicao das suas estratgias, ento este um jogo simtrico. Muitos dos jogos 22 comumente Um jogo assimtrico estudados so simtricos. As representaes padres do Jogo da Galinha, do Dilema do prisioneiro, e da caa ao veado so todos jogos simtricos. Certos acadmicos estudam variaes assimtricas destes jogos, contudo, a maioria dos pagamentos deste jogos so simtricos. Os jogos assimtricos mais comuns so jogos onde existem grupos de estratgias diferentes para cada jogador. Por exemplo, o jogo do ultimato e seu similar, o jogo do ditador tem estratgias diferentes para ambos os jogadores. possvel, contudo, para jogos que tenham estratgicas idnticas para ambos os jogadores, que ainda assim sejam assimtricos. Por exemplo, o jogo representado na figura direita assimtrico, a despeito de possuir estratgias idnticas para ambos os jogadores. Soma zero e soma diferente zero No jogo de soma-zero o benefcio total para todos os jogadores, para cada combinao de estratgias, sempre somam zero (ou falando mais informalmente, um jogador s lucra com base no prejuzo de outro). O Poker exemplifica um jogo de soma zero (ignorando possveis vantagens da mesa), porque o vencedor recebe exatamente a soma das perdas de seus oponentes. A maioria dos jogos clssicos de tabuleiro de soma zero, incluindo o Go e o Xadrez. Joo Joana Joo 2, 2 -1, 1

Joana 1, -1 3, 3 Um jogo de seduo

Muitos dos jogos estudados pelos pesquisadores da teoria dos jogos (incluindo o famoso Dilema do prisioneiro) so jogos de soma diferente de zero, porque algumas sadas tm resultados combinados maior ou menor que zero. Informalmente, em jogos de soma diferente de zero, o ganho de um dos jogadores no necessariamente corresponde perda dos outros. possvel transformar qualquer jogo em um jogo de soma zero pela adio de jogadores esprios (freqentemente chamados de o tabuleiro), para o qual as perdas compensam o total alcanado pelos vencedores. Simultneos e sequencial Jogos simultneos so jogos onde ambos os jogadores movem-se simultaneamente, ou se eles no se movem simultaneamente, ao menos os jogadores desconhecem previamente as aes de seus adversrios (tornandoos efectivamente simultneos). Jogos sequenciais (ou dinmicos) so jogos onde o prximo jogador tem conhecimento da jogada de seu antecessor. Isto

no necessita serconhecimento perfeito a cerca de cada ao do jogador antecessor; ele necessita de muito pouca informao. Por exemplo, um jogador deve saber que o jogador anterior no pode realizar uma ao em particular, enquanto ele no sabe quais das outras aes disponveis o primeiro jogador ira realmente realizar. A diferena entre jogos simultneos e sequenciais capturada nas diferentes representaes discutidas acima. Forma normal usada para representar jogos simultneos, e a forma extensiva usada para representar jogos sequenciais. Informao perfeita e informao imperfeita

Um jogo de informao imperfeita (as linhas tracejadas representam a parte ignorada pelo jogador 2) Um importante subconjunto dos jogos sequenciais consiste dos jogos de informao perfeita. Um jogo de informao perfeita se todos os jogadores conhecem os movimentos prvios feitos por todos os outros jogadores. Portanto, somente jogos seqenciais podem ser jogos de informao perfeita, uma vez que nos jogos simultneos nenhum jogador conhece a ao do outro. A maioria dos jogos estudados na teoria dos jogos so de informao imperfeita, embora alguns jogos interessantes sejam de informao perfeita, incluindo o jogo centipede. Muitos dos jogos populares so jogos de informao perfeita incluindoxadrez, go e mancala. Informao perfeita freqentemente confundida com informao completa, que um conceito similar. Informao completa requer que cada jogador conhea as estratgias e pagamentos dos outros jogadores, mas no necessariamente suas aes. Jogos infinitamente longos Por razes bvias, jogos como estudados por economista e jogadores no mundo real geralmente terminam em um nmero finito de movimentos. Matemticos puros no esto restritos a isto, e na teoria de conjuntos em particular estudam jogos que se prolongam por um nmero infinito de movimentos, com os vencedores (ou prmios) no so conhecidos at apstodos estes movimentos tenham sido completados. O foco da ateno usualmente no tanto qual o melhor caminho para o jogador em tal jogo, mas simplesmente se um ou outro jogador tem

uma estratgia vencedora. (Isto pode ser provado, usando oaxioma da escolha, que h jogos mesmo com informao perfeita, e onde as nicas sadas so vencedor ou perdedor para o qual nenhum jogador tem uma estratgia vencedora.) A existncias de tais estratgias, para jogos projetados especificamente para este fim, tem conseqncias importantes na teoria descritiva dos conjuntos.

You might also like